Edição Especial - Seminário Estratégias para Economia

Page 1

Especial - Seminário Estratégias para Economia Quarta-feira, 26 de abril de 2017

Ano: XXIV - Nº 6091

FOTOS: GUSTAVO BEZERRA/PTNACÂMARA/ALESSANDRO DANTA/PTSENADO

Lula: Brasil “precisa deixar de ser pequeno”

O

ex-presidente Lula se insurgiu contra o entreguismo explícito de Michel Temer, do PSDB e companhia que comandam o Brasil após o golpe que tirou a presidenta Dilma da cadeira presidencial. Em evento promovido pelas bancadas do PT na Câmara e no Senado, em conjunto com a Fundação Perseu Abramo, na segunda-feira (24), o ex-presidente afirmou que o Brasil “precisa deixar de ser pequeno” e que o País se amesquinhou sob a gestão de Temer, que tem imposto ações anacrônicas que afetam a nossa soberania e penalizam toda a sociedade brasileira. “O Brasil não é mais dos brasileiros. É a volta do complexo de vira-latas da elite brasileira”, sintetizou Lula durante o seminário “Estratégias para a Economia Brasileira: Desenvolvimento, Soberania e Inclusão”, realizado em Brasília. No evento Lula recebeu documento elaborado pelas bancadas do PT com sugestões de medidas para recuperação da economia, do emprego e da renda. O ex-presidente lembrou que o paradigma da globalização neoliberal foi ultrapassado e que agora vigora o protecionismo como resposta à crise internacional. Ao mesmo tempo, criticou o entreguismo de Temer disfarçado de adesão à economia globalizada. “Agora que todos eles viraram protecionistas, Temer quer que o País abrace a globalização”, ironizou.

Fechamento: 25/4/2017 às 22h00

Mídia – Lula também se dirigiu com ironia à imprensa “tão democrática e que me trata maravilhosamente bem” e defendeu a regulamentação da mídia como um dos desafios a ser enfrentado. “Vamos ter que regulamentar os meios de comunicação neste País. Quero que [os meios de comunicação] sejam democratizados de verdade, que meia dúzia de famílias não detenha o monopólio dos meios de comunicação”, explicou. O líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP) (SP), ressaltou a importância das medidas emergenciais que constam no documento elaborado pelas bancadas petistas para o Brasil se recuperar. “Queremos a revogação da Emenda Constitucional 95, que implantou um teto orçamentário que impede o crescimento e o desenvolvimento da educação, da saúde, da pesquisa, da ciência e da tecnologia. Também lutamos contra as Reformas da Previdência e a Trabalhista”, frisou o líder. Centenas de militantes, parlamentares e dirigentes do PT participaram do seminário. O evento contou com a presença do presidente nacional do PT, Rui Falcão, dos líderes das bancadas na Câmara, Carlos Zarattini, e no Senado, senadora Gleisi Hoffman (PR), e dos líderes da minoria na Câmara, José Guimarães (CE) e no Senado, senador Humberto Costa (PE).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.