3 minute read

A missão evangelizadora nos meios de comunicação

encontro formativo da Frente de Evangelização da Comunicação, realizado no dia 21 de junho, teve como base o documento da Ordem, “O Reino de Deus está próximo - orientações para evangelização missionária franciscana” e teve a assessoria de Frei Volney Berkenbrock, diretor da Vozes e professor do Departamento de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), pesquisador do Programa de Pós-Graduação do mesmo departamento e membro do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ). Este foi o terceiro encontro formativo da Frente e foi realizado por videoconferência, reunindo os colaboradores e frades dos principais trabalhos desta Frente da Província da Imaculada Conceição, que tem como coordenador Frei Neuri Reinisch. Também participaram do encontro o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, e o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella.

Frei Volney fez um resumo de todo o documento, explicando que ele é dividido em quatro partes, mas se concentrou especialmente na parte da comunicação. Segundo o frade, esse documento surgiu a partir do Capítulo Geral de 2015, que pediu para Ordem elaborar as linhas diretivas para a evangelização missionária. Diz o documento: “Desejamos sonhar e ao mesmo tempo ser profetas de esperança, capazes de anunciar o Evangelho para a construção do Reino, denunciando e combatendo as situações concretas de injustiça e de violência do mundo atual”.

Advertisement

Segundo o documento, “a mídia representa, já faz algum tempo, um espaço sempre mais privilegiado e estimulante para a missão evangelizadora franciscana. A Ordem e os frades, em seu trabalho em todo o mundo, estão presentes na mídia mais conhecida e tradicional, como estações de rádio ou televisivas, casas editoras, jornais e revistas, quer estes se encontrem sob a responsabilidade de uma instituição franciscana quer não”.

“A atividade franciscana na mídia deve ser sempre iluminada pela verdade e pela mensagem do Evangelho. O pontificado de Papa Francisco é marcado por um convite a uma “Igreja em saída”. A presença franciscana na mídia é uma ocasião para alcançar aqueles espaços que gravitam além da fronteira institucional, seja franciscana, seja eclesial, constituindo assim uma forma privilegiada de ‘Igreja em saída’”.

Frei Volney destacou na sua exposição o trecho lembrando que a mídia franciscana deve ser: espaços de diálogo, caracterizados pela abertura à pluralidade de pensamento que contribui para o bem comum; espaços para a paz, caracterizados pelo modo de ser de Francisco de Assis que guiou a sua vida e a sua ação na busca da “paz e do bem”; espaços para o apoio a projetos humanizantes, em que vem colocada em evidência a construção da família humana onde todos são irmãos e irmãs.

Lembra também o documento que as ‘redes sociais’, nascidas e crescidas vertiginosamente nos últimos anos, têm sido também um possível lugar de ação para a missão

Oevangelizadora. “Dadas as situações de polarização política, religiosa, social, de gênero, não raramente estes espaços se tornaram mais campos de batalha, de transmissão de ódio e de notícias falsas do que lugares de encontro e de comunicação. Para o franciscano aqui se aplica particularmente a afirmação da Regra não Bulada sobre o modo de estar na missão: ‘que não litiguem nem disputem’ (RnB 16, 6). A ação franciscana, através dos meios sociais, vai da interrupção da partilha de mensagens que causam divisão à formação ou à adesão a grupos que promovem a paz, o diálogo e a humanização”.

Após a apresentação de Frei Volney, seguiu-se uma partilha sobre o tema.

Frei Medella lembrou que o curso on-line “Ecologia Franciscana: Revolução Laudato Si’ interage com todas as Frentes de Comunicação e terá início no dia 02 de agosto e encerramento no dia 27 de setembro de 2021. Será realizado através da plataforma ITFConnect, onde os vídeos das aulas estarão disponíveis, podendo haver atividade síncrona, previamente informada, com participação livre.

Moacir Beggo