4 minute read

FREI MASSIMO FUSARELLI SE REÚNE COM OS FRADES EM RONDINHA

Descendo para o Sul do Brasil, Frei Massimo Fusarelli, eleito Ministro geral da Ordem dos Frades Menores em 2021, visitou os frades do Regional de Curitiba na Fraternidade São Boaventura, de Campo Largo (PR), junto aos filósofos, acompanhado de Frei Paulo Roberto Pereira, nosso Ministro provincial e Frei César Külkamp, nosso Definidor geral para a América Latina.

Às 11h, a chegada do sucessor de São Francisco em nossa Fraternidade foi marcada por uma acolhida calorosa com muita música e alegria próprias do carisma, além da partilha em torno à mesa.

Advertisement

Após o almoço, às 14h30, Frei Massimo, Frei César e

Frei Paulo se reuniram com os frades estudantes no salão São Boaventura para uma partilha sobre a vida fraterna dos religiosos na Ordem e na Província. “Fraternidade é a palavra mais dita entre nós [frades], somos irmãos porque nos entendemos como filhos de um mesmo Pai. [...] Porém, é preciso compreender que a fraternidade é o irmão, real! concreto!”, enfatizou o Ministro geral.

Refletiu sobre a vida acadêmica própria dessa etapa de formação e chamou a atenção dos presentes para um perigo invisível, mas letal à vida fraterna e religiosa: por muitas vezes ficamos presos a conceitos, em um nível intelectual, e somos levados por uma filosofia ocidental a nos prendermos ao racional, isso, contudo, dificulta nos- sa relação com Deus, que precisa lutar por um espaço na nossa vida. Raros são os momentos que partilhamos da nossa vivência pessoal com Deus, ou por ser algo muito pessoal e precioso, ou por simplesmente não existir.

Em suas palavras, Frei Massimo, também animou os confrades a ler os sinais dos tempos, a serem missionários, estarem entre irmãos, com o povo. “Essa é a visão de Igreja dos Frades Menores, somos todos povo de Deus! Nascemos, essencialmente, leigos”.

Após uma breve pausa para o café, às 16h30, os confrades solenes do Regional de Curitiba, com a presença também de Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, se reuniram com o Ministro para refletirem sobre a Ordem nos dias de hoje, os desafios e os projetos.

E após uma tarde chuvosa, às 18h30, com o sol se pondo, todos os irmãos se reuniram para celebrar a Eucaristia em fraternidade. A celebração foi presidida pelo Ministro geral e concelebrada pelo Frei César Külkamp, Frei Daniel Dellandrea, Guardião da Fraternidade de Rondinha e Definidor da Província, Frei José Idair Ferreira Augusto, Guardião da Fraternidade Bom Jesus dos Perdões de Curitiba, Frei Evaldo Ludwig, coordenador do Regional e Dom Frei Diamantino Prata.

Ao iniciar, pediu pela viagem apostólica do Papa Francisco ao Congo e ao Sudão do Sul e reforçou nosso compromisso com os refugiados e os mais pobres. Em sua homilia, Frei Massimo ressaltou a corporeidade do Evangelho de Cristo, o cerne da nossa fé: “A fé cristã não é uma doutrina, não é iluminação, não é moralidade, não é ética, não é lei, não é norma, não é costume, não é cultura; a fé cristã é precisamente sobre a carne, o corpo. O escândalo do cristianismo é que Deus é 'corpo' [...]”. Por esse motivo pedimos ao Senhor que não tenhamos medo de nossas limitações e nem das limitações dos outros, para que possamos encontrar justamente ali, onde ninguém quer estar, o lugar de encontro, revelação e salvação”.

Antes do jantar, Frei César lembrou aos frades dos centenários que a Ordem estará celebrando até 2026, a começar pela Regra que este ano comemora os seus 800 anos de aprovação papal. Em um gesto concreto, cada frade recebeu, pelas mãos de Frei Massimo, um livreto contendo a Regra Bulada da Ordem e um Tau, abençoado na igreja da Porciúncula.

E para encerrar o encontro, tivemos uma noite de pizza para confraternizar e estreitar os laços com os irmãos, que apesar de diferentes, caminham no mesmo firme propósito de seguir as pegadas de Jesus Cristo.

Regional Vale E Leste Catarinense E Frei Bruno

Encontro Com Os Frades No Noviciado De Rodeio

Aconteceu no dia 2, em Rodeio (SC), um encontro com o Ministro geral da Ordem dos Frades Menores com os frades dos Regionais do Vale e Leste Catarinense e Frei Bruno. Frei Massimo Fusarelli fez um pequeno encontro com os confrades do Regional Vale e Leste Catarinense e, em seguida, com os noviços.

O maior encontro foi no final da tarde com todos os confrades presentes. Frei Germano Guesser dirigiu breves palavras para o Ministro geral, agradecendo sua presença: “Essa casa centenária é o berço da vida franciscana de muitos frades. Aqui, nos reunimos hoje para acolhê-lo com a mesma alegria que os primeiros frades sentiram ao encontrar-se com São Francisco”. Em seguida foi dada a possibilidade de um frade de cada Fraternidade apresentar sua missão, bem como as alegrias e tristezas das suas Fraternidades.

Frei Massimo trouxe alguns pontos para reflexão, afirmou que “esta Província possui bastante frentes de missão. Há bastante trabalho. Mas é preciso conciliar a vida fran- ciscana com as nossas atividades”. Com maior ênfase disse que “precisamos conciliar nosso carisma com nossas vidas”.

Ao falar sobre formação franciscana, o Ministro geral destacou a importância da formação permanente para todos os frades. Disse que “precisamos ter gratidão pela nossa vocação como irmãos e menores”. Também chamou a atenção para não esquecer o que o Capítulo Geral afirmou sobre a evangelização e missão no espírito de minoridade: “Nossa proposta é de uma vida evangelizadora em fraternidade”.

Ao falar sobre os irmãos que deixam a vida fraterna franciscana, Frei Massimo disse que “é muito triste ler as cartas dos confrades que desistem e ver os irmãos numa vida muito solitária e isolada”. Afirmou que “vivemos num mundo de múltiplas culturas e de desintegração social”, lembrando que o carisma é essencial para enfrentar as dificuldades.

Em seguida, deu-se a possibilidade para os confrades fazerem perguntas ao Ministro geral. Frei César Külkamp lembrou temas que estão em discussão na Ordem, sua reestruturação, novas formas de evangelização e resgate da identidade de Frades Menores. Por fim, Frei Gilson Kammer agradeceu o momento de conversa e diálogo em nome de todos os frades e encerrou o momento com a oração da Ave-Maria.

Após algumas fotos, os frades foram para a igreja para a celebração da Eucaristia com o povo de Rodeio. A celebração estava marcada para as 19 horas na Igreja Matriz. Na homilia, Frei Massimo tratou sobre o tema da festa da Apresentação do Senhor, que deve nos estimular a levar a Cristo, onde formos enviados”.

No final da celebração, Frei Massimo recebeu presentes e agradecimentos dos confrades e do povo de Rodeio. Houve também entrega de um presente para cada frade. O Ministro geral entregou um Tau e a Regra franciscana juntamente com um abraço e uma mensagem de ânimo a cada confrade.

Após a celebração, a Fraternidade do Noviciado ofereceu um coquetel para todos os confrades. Encontro marcado por uma conversa fraterna e sincera, os frades que atuam em diversas Frentes de Evangelização no Paraná e em Santa Catarina puderam renovar sua comunhão com o sucessor de São Francisco. Paz e Bem!

Frei Junior Mendes