
3 minute read
QUARTO DIA
PROPÓSITO:“OQUEQUEREMOSEPARAONDEVAMOS“
Paramim,umdosmomentosquemaismemarcounoencontro foiteroprivilégiodeestaremumadasregiõesmaislindasdeMata AtlânticadoBrasilepoder,antesdecomeçarodia,darummergulho nomaresentirosolnocorpo.Nãosomosapenasmentais.
Advertisement
“ “
QuandofuiaomarcomaEdnelza,gerente daPousadaUacari,evê-labrincandonomar, corajosa,umaribeirinhadoAmazonas, queconhecetudoderio,experimentaras águassalgadasnaBahiapelaprimeiraveze, maisdoqueisso,brincarcomela,paramim foiummomentodemuitosignificado.

Obrigada,Ednelza!
Atividade
Abertura na praia – brincadeira em duplas – ganhe o quanto puder ganhar.
Nessa atividade cada dupla recebeu a orientação de que deveria dar a mão direita ao outro, como em um aperto de mãos, um de frente para o outro, e cada um deve tentar colocar a mão do outro na sua cintura. A cada vez que conseguir fazer isso, ganha um ponto. O objetivo é fazer o maior número de pontos possível em um minuto. Ao final de um minuto, as duplas que tentaram individualmente fazer o maior número de pontos, competindo entre si dentro da dupla, fizeram cada pessoa no máximo 5 pontos, porque usaram a força para evitar que o outro fizesse pontos, enquanto que as duplas que colaboraram um com o outro permitindo que o outro fizesse pontos e vice versa, conseguiram fazer mais de 100 pontos.
No trabalho em rede é a mesma coisa, se permitirmos que cada um faça o seu melhor e se encontrarmos os espaços de cada um dentro da rede, faremos juntos muito mais pontos. Aquecidos com isso, o grupo partiu para definir as prioridades da rede e planejar juntos como essa rede pode fazer o maior número de pontos possível.
EstarnaBahiafoiarealizaçãodeumsonho,convivercompessoas dediversasregiõesdopaísfoicomprovaroquãograndeéesseBrasil, dançarquadrilhaecarimbóàluzdeumafogueiraàbeira-maréver quecadapovoeculturaébelapelasimplicidadeequecadaumde nósquandoestálongedecasaganhaumanovafamíliaoumelhores amigosdepoucosdiasseforcapazdesedeixardoarereceberamor e carinho!
“ “
Aprendiqueotrabalhoemgrupodemanda tempoesabedoriaparalidarcomtantasidéias, propostasepensamentos,masquesódessa formaecomessachuvadeinformações avançaremosrumoaosnossossonhos, poisemconjunto,tendoumaooutropara apoiar-seoutirardúvidas, ficaprazerosoeatédivertidocaminhar. Isso é trabalhar em rede!
Naiara Miranda
Projeto Saúde e Alegria, Santarém - PA


Com os vínculos criados durante as diversas atividades em subgrupos, chegava a hora de uma ação em grupo de planejamento futuro. A idéia era, na grande roda, definir os temas prioritários da rede que pulsaram mais durante o encontro para serem discutidos em pequenos grupos e a partir deles planejar as ações dos próximos anos. A metodologia usada para este momento foi a dos espaços abertos (www.openspaceworld.org).
Referência da metodologia: A tecnologia do espaço aberto é uma tecnologia aberta e gratuita que pode ser usada para a facilitação de grupos de 5 a 2.000 pessoas onde os participantes saem do lugar de meros expectadores para serem protagonistas do processo. Os temas, as discussões e os resultados sairão da organização do próprio grupo, portanto a facilitação apenas orienta por meio de regras simples e não se preocupa em controlar o resultado final.
Na grande roda, com levantamento na plenária foi perguntado o que cada um tinha para contribuir mais com a rede e o que esperava que a rede pudesse oferecer. A partir da rodada inicial, foram listados e sistematizados 6 temas prioritários para a Rede Turisol:
1- COMERCIALIZAÇÃO
2- FORMAÇõES E INTERCâMBIOS
3- COMUNICAÇÃO
4-JUVENTUDE E TURISMO COMUNITÁRIO
5- UNIVERSIDADE E TURISMO COMUNITÁRIO
6- INFLUêNCIA EM POLÍTICAS PúBLICAS
Em seguida, todos os participantes receberam as orientações sobre como participar dos espaços abertos e se dividiram nos grupos por interesse, para discussão e levantamento de ideias que poderiam ser desenvolvidas na Rede Turisol dentro daquele assunto. Foi definido um espaço do hotel para cada um dos temas prioritários. O espaço aberto possui uma única regra: a lei dos dois pés que dita
“Se você está em um lugar onde não esteja nem contribuindo, nem aprendendo, use os seus dois pés e vá para outro lugar.”
Além da lei, há quatro princípios:
1- Quem quer que venha, são as pessoas certas.
2- Quando começar é a hora certa.
3- O que quer que aconteça é a única coisa que poderia ter acontecido.
4- Quando acabar, acabou.





As ideias foram registradas em papel por grupo e apresentadas na plenária depois do almoço.
Na mesma plenária foi definido um projeto responsável por cada linha prioritária, para liderar o plano de ação daquela linha, para o próximo ano.
Os projetos responsáveis tiveram até dia 16 de agosto de 2010 para enviar aos demais membros da rede a sugestão de plano que estão em discussão para serem definidos como plano de ação final para o ano de 2010-2011 da Rede Turisol. A responsabilidade se dividiu da seguinte maneira:
COMERCIALIZAÇÃO – Projeto Bagagem FORMAÇõES E INTERCâMBIOS – Acolhida na Colônia COMUNICAÇÃO – Saúde e Alegria
JUVENTUDE E TURISMO COMUNITÁRIO – Fundação Casa Grande em parceria com Geração Muda Mundo da Ashoka UNIVERSIDADE E TURISMO COMUNITÁRIO – Instituto Mamirauá em parceria com UFRJ INFLUêNCIA EM POLÍTICAS PúBLICAS – Rede Tucum
“ “
Aprendiqueexistemdiversasinstituiçõesbemintecionadasedispostasadesenvolveroturismocomunitário.
Paramim,oimpactonaminhavidaprofissional foiqueagoratenhomaisfacilidadeemanalisarprojetos relacionadosaoturismocomunitário,apósconhecer algunsdelesmaisafundonoencontro.
Selene Garcia, TAM Linhas Aéreas São Paulo - SP
“ “
Queaspropostassejamcompartilhadasoquanto antescomtodos.Yoroshikuonegaiitashimassu–muitoobrigado,estamosàdisposição!
Wellington Azevedo, Pousada Aldeia dos Lagos Silves - AM