2 minute read

dia a dia

MAnobrAS

AfAstAmento

Advertisement

Ontem, apenas Idenor havia pedido afastamento. Pepa e Cirilo, que fazem parte da base aliada da prefeita Délia, não adotaram a mesma medida sem chAnce Isso porque abririam brecha para os suplentes Toninho Cruz e Marcelo Mourão terem a suposta chance de votar na eleição e, com isso, Pepa teria chances de ser derrotado duAs chAPAs Pedro Pepa, cotado como favorito na eleição, tem como vice Júnior rodrigues. Outra chapa na disputa é de Alan guedes e cada um dos concorrentes tem oito votos, ou seja, empate. Isso acontece porque os três vereadores detidos deveriam votar em Pepa. Como alternativa para mudar o cenário de empate, Idenor pediu afastamento da Câmara ontem pela manhã, por 32 dias, e o suplente Maurício Lemes pediu posse imediata. Caso Daniela Hall emposse Lemes antes da eleição da mesa diretora, ele estará apto a votar, podendo ser voto de decisão para escolha do novo presidente. Maurício Lemes atua como servidor comissionado na prefeitura. Se não houver nenhuma reviravolta, ainda hoje, e caso Pepa seja eleito e continuar preso, o cargo dele na presidência será ocupado em 1º de janeiro pelo vereador Júnior Rodrigues. Se isso ocorrer será escolhido apenas os demais membros para compor a mesa diretora. No entanto, é grande a chance de Maurício Lemes não tomar posse, hoje. Embora Idenor Machado tenha protocolado licença ontem e Maurício requerer posse, a presidente da Câmara cumpria agenda fora do Legislativo e somente na manhã de hoje que terá acesso aos pedidos dos parlamentares. Depois disso ela pedirá ao departamento jurídico para avaliar as condições para só depois haver a posse. A vereadora Lia Nogueira, que assumiu a vaga mês passado de Denise Portolann, presa em Operação do Gaeco, teve de esperar quatro dias para ser empossada. Isso significa que Maurício Lemes só deve ser empossado na segunda-feira, durante sessão ordinária da Câmara.

Ainda assim, caso Maurício não tome posse a tempo para votação da mesa diretora, é grande a chance de dar empate entre Pepa e Alan. Acontecendo essa hipótese, a Lei orgânica do Município prevê que o critério de desempate se dá pelo candidato mais velho. Alan Guedes tem 32 anos e Pepa, 49.

Na operação do Gaeco e da Polícia Civil, Daniella Hall disse que foram apreendidos documentos referentes a licitações dos anos de 2010 a 2016. “Não tive acesso ao processo e não sei quais provas existem que levaram os vereadores a prisão”, informou a presidente, alegando que pedirá ao MPE informações para tomar medidas necessárias. Segundo o MPE, foi apurado que diversos processos licitatórios apresentavam concorrentes empresas “car- tas marcadas”, que atuavam em conluio, algumas delas, inclusive, existiam apenas no papel, com o mero intuito de simular uma concorrência leal nas licitações. Sem a devida concorrência, os valores dos contratos oriundos destes processos se faziam exorbitantes. E para garantir que o esquema se perpetuasse, as empresas repassavam valores mensais, propinas, a servidores públicos, dentre eles os membros da Mesa Diretora da Câmara da época. Mais suplência Ontem, apenas Idenor havia pedido afastamento. Pepa e Cirilo, que fazem parte da base aliada da prefeita Délia, não adotaram a mesma medida do colega detido. Isso porque abririam brecha para os suplentes Toninho Cruz e Marcelo Mourão terem a suposta chance de votar na eleição da mesa diretora e, com isso, Pepa teria chances de ser derrotado.

Dia a Dia

Entr E vista · ademir Garcia Baena Fonoaudiólogo especialista em voz

This article is from: