13 minute read

Sociedade & Cidadania (pág

O cubo mágico...

Advertisement

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento os alunos da turma do 7º C, no mês de outubro, dedicaram algum do seu tempo a tentar resolver o cubo mágico. A professora Ana Bebiano, responsável pela disciplina, na tentativa de desenvolver a capacidade de concentração dos alunos, através de uma atividade do seu interesse, investiu neste desafio. São muitas as vantagens deste brinquedo educativo: • É portátil – devido ao seu tamanho pode ser levado para qualquer lado, assim as crianças podem usufruir do quebra-cabeças em qualquer momento; • Trabalha a retenção de informação – ao lembrar cada movimento necessário para resolver o cubo mágico, a criança ativa a memória e a capacidade de armazenar informações; • Promove a capacidade de análise – da mesma forma que o xadrez, a criança tem de identificar os possíveis cenários para solucionar o cubo; • Melhora a localização espacial – a criança exercita a capacidade de perceber semelhanças e diferenças entre as diferentes partes do objeto; • Fomenta a paciência e a persistência – a criança tem de se manter na atividade durante um longo tempo, até terminar o cubo; • Exercita a atenção e a concentração – a criança precisa focar e estar atenta aos movimentos realizados; • Estimula a criatividade – ao permitir escolher diversos caminhos para chegar ao objetivo final, a resolução do cubo mágico; •Incentiva à interação social – especialmente as crianças mais tímidas podem usufruir desta vantagem, pois pode ser um jogo de grupo, onde as crianças falam sobre o tema, brincam em conjunto, aprendem umas com as outraConsegue perceber-se que o que mais falta neste alunos é a paciência e persistência. O objetivo é que a maioria dos alunos da turma consiga resolver o quebra -cabeças.

Dia Mundial da Alimentação

No passado dia 16 de outubro, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, comemorou -se, mais uma vez, na nossa escola, o Dia Mundial da Alimentação. Este ano, com a ajuda do bom tempo, os alunos interagiram num piquenique saudável, realizado nos espaços verdes do nosso recinto. Convidamo-vos a testemunharem o momento através das fotografias.

Profª Susana Félix/Jornaleco

Comida saudável

Projeto Mypolis: Encontro Cidadania em Ação

Teve lugar, no dia 29 de outubro, no auditório do Centro Cultural Convento de São José, o Encontro My Polis: Cidadania em Ação.

Neste pretendeu-se sublinhar a importância do papel dos jovens na na comunidade envolvente.

O encontro teve três grandes momentos:

- Apresentação dos resultados e entrega de prémios no contexto do Orçamento Participativo Jovem 2021; - Apresentação, no âmbito do Projeto Academia My Polis nas escolas, das propostas referentes ao ano letivo 2020/2021; - Discussão/debate com a participação de três alunos dos Agrupamentos de escolas do concelho, do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, da Vereadora, Ana Martins, e da Presidente da Assembleia Municipal, Dra. Águas da Cruz. Jornaleco

O Jornaleco convida a espreitar esta ligação.

Semana da Floresta Autóctone

No passado dia 23 de novembro decorreu no Centro Cultural do Convento de São José, em Lagoa, a cerimónia de entrega do Galardão da Bandeira Verde, do Programa Eco-Escolas

2020/2021. Os Coordenadores deste projeto, na Escola Jacinto Correia de Lagoa, professores Susana Félix e Fernando Pessoa, estiveram, mais uma vez, presentes para receber, pela sexta vez, a bandeira verde. De forma a Comemorar a Semana da Floresta Autóctone, que decorreu neste período, a autarquia ofereceu às escolas galardoadas do Conselho uma Alfarrobeira. No âmbito da disciplina de Laboratório de Campo, a turma do 6.ºC plantou-a no espaço exterior da escola.

Cuidar da Floresta é Cuidar de nós!

Profª Susana Félix/Jornaleco

MENTES ZEN: ESCOLA A MEDITAR

Ação de sensibilização “ESCOLA A MEDITAR” “Vem meditar connosco, 10 minutos pela TUA, pela NOSSA Saúde Mental!”

Estes últimos tempos, (tendo em conta, a pandemia), em um momento ou outro, as nossas vidas, rotinas e hábitos foram alterados. Este período trouxe-nos, a todos muitos desafios! Assim sendo, para mantermos ou melhorarmos a nossa saúde mental um dos primeiros passos é assegurarmo-nos que estamos a tratar bem de nós, a respeitar o nosso ritmo e as nossas necessidades.

Então, o que é a Saúde Mental?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o termo está relacionado à forma como um sujeito reage às exigências, desafios e mudanças da vida e, ao modo como gere os seus pensamentos e emoções. Assim sendo, achamos pertinente partilhar convosco 6 “ingredientes fundamentais” para equilibrar a Saúde Mental, através da combinação de letras

“MENTAL”:

- M - Mente sã em corpo são; - E - Exercício - N - Nutrição (uma boa alimentação é essencial) - T- Tempo de descanso - A - Adaptação, ou seja, a importância de aceitar algumas circunstâncias da vida, pois não controlamos tudo o que nos acontece. - L- ligação (família, amigos e comunidade). Após facultarmos estes 6 ingredientes e tendo em conta a importância da Saúde Mental, desafiamos os professores e alunos do 2º ciclo e 3º ciclo da Escola EB 2/3 Jacinto Correia (Agrupamento ESPAMOL), a participar nesta Ação de Sensibilização: “Vem meditar connosco, 10 minutos pela TUA, pela NOSSA Saúde Mental” . A ação decorreu durante a semana de 11 a 15 de outubro, nos períodos da manhã e da tarde, com o apoio das várias turmas e respetivos professores. São gestos tão simples como este, que poderão fazer “algumas diferenças” e quiçá contribuirmos para uma mudança de comportamentos e atitudes, naqueles que nos rodeiam. Algo tão simples, como 10 minutos propostos neste desafio, poderá sensibilizar a todos para uma Sociedade e uma Escola que valoriza e respeita a Saúde Mental. Juntos pela Saúde Mental!

Mentes Zen: Dia de aulas ao ar livre

O “Dia de Esvaziar a Sala de Aula” foi fundado por Anna Portch e teve início em 2012. Em 2016 o movimento tornou-se mundial sob a designação Dia de Aulas ao Ar Livre. De forma a dar prosseguimento a esta iniciativa foi realizada uma sessão, no dia 8 de novembro, com os alunos do Programa “Mentes ZEN”, na Escola EB 2/3 Jacinto Correia. Esta aula contou com a parceria da disciplina de Português. A sessão foi concretizada ao ar livre e com base numa prática japonesa: “Banho de Floresta” (ShinrinYoku) que surgiu no início dos anos 80. Existem estudos (Universidade de Chiba) que comprovam que ambientes florestais/natureza demonstram impacto positivo na saúde, nomeadamente redução da concentração do cortisol (hormônio (substância química), responsável pelo stress), da pressão arterial e melhora a concentração. Face aos benefícios do contacto com a natureza e de forma a contribuir para este movimento, os alunos do 6ºE realizaram a sessão como habitualmente, mas desta vez aproveitando, o nosso maravilhoso espaço exterior, o jardim da nossa Escola. Deste modo, foi efetuada uma prática de atenção plena, intitulada “A Árvore”, dando ênfase aos 5 sentidos e à respiração consciente, permitindo assim que todo o organismo estivesse em plena sintonia, com a natureza envolvente. Posteriormente, os alunos realizaram uma dinâmica de grupo, através de gestos. Esta dinâmica tinha como objetivo estimular a comunicação não verbal e a atenção, ajudando os alunos a se expressarem de forma clara e empática, a se conectarem com eles próprios e com os pares, no momento presente e a desfrutarem de um maior sentimento de tranquilidade e contacto com o meio envolvente.

Sandra Diogo (Técnica do PNPSE)

LPCC: peditório 2021

Nos passados meses de outubro e novembro, entre os dias 29 e 1, respetivamente, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os nossos alunos mostraram o seu lado solidário, humano e preocupado ao participarem no peditório de rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A escola recebeu um agradecimento especial por tal envolvimento:

“Vimos expressar o nosso agradecimento pela dedicação e carinho com a Liga a todos os alunos, funcionários, familiares e amigos da Escola E.B. 2, 3 Jacinto Correia e Espamol que colaboraram no Peditório 2021 e que contribuíram para que, num ano tão atípico, o Peditório fosse um sucesso. O resultado obtido só foi possível alcançar graças ao vosso empenho e envolvimento, é neste sentido que lhe damos conhecimento do valor por vós angariado: 652.71 €. E porque nunca é demais agradecer, reiteramos o nosso obrigado pela confiança, compreensão e colaboração a cada momento, em especial neste ano tão difícil para todos! Em 2022 estamos certos de que vamos conseguir dar continuidade à nossa missão no apoio ao doente oncológico e na luta contra o cancro. Porque contra o Cancro todos Contam, porque podemos contar consigo, o nosso grande BEM-HAJA! Aproveitamos a época festiva para desejar um Santo Natal e um Feliz Ano Novo de 2022 Com amizade e gratidão,

Jorge Carvalho Esperança Pereira

Liga Portuguesa Contra o Cancro | Grupo de Apoio de Faro, Núcleo Regional do Sul”

Quatro alunas do 6.ºD registaram o momento em fotografia, partilhando assim a sua alegria pelo envolvimento nesta ação de voluntariado.

Jornaleco/Profª Sílvia Paixão

O Natal é de todos!

A coordenadora da nossa escola resolveu “pôr mão à foto” e registar momentos no recinto da escola: alunos, assistentes operacionais e professores sorriram para a câmera, ajudando a abrilhantar este momento repleto de fotogenia. Eis alguns desses momentos:

Profª Ângela Boucinha e Jornaleco

Aqui a ligação para outras fotografias.

O Natal n nossa escola

No âmbito da Unidade Letiva 2 «O Advento e o Natal», da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (E.M.R.C.), os alunos inscritos das turmas do 5ºD, 6ºA e 6ºD realizaram decorações de Natal, que depois foram colocadas na árvore de Natal, no átrio da entrada da escola, junto à sala do aluno. Os alunos foram empenhados e criativos, assinalando esta época festiva, tão significativa para eles e para a comunidade escolar, de um modo geral.

Profª Sónia Pagarete

Concurso Árvore Ecológica

O nosso Natal é comemorado a pensar na sustentabilidade e na pegada ambiental, por isso, mais uma vez, os alunos construiram árvores com esta preocupação no pensamento, reutilizando materiais. Eis as dos alunos do 5ºF premiados no concurso “Árvore de Natal ecológica” com os 1º, 2º e 3º lugares.

Profª Susana Félix/Jornaleco

Na página ao lago, mais fotos...

(Continuação)

Canções de Natal

Nas aulas de Educação Musical, sob a orientação das docentes Sandra Martins e Graça Mendes, as turmas dos 6.ºC e 5.ºB puseram os seus adereços natalícios e “aqui vai disto!”: cantaram, encantaram e deixaram esta mensagem à comunidade escolar.

Jornaleco

Aqui é possível ver e ouvir o video da atividade.

O Ambiente importa!

A nossa escola continua a preocupar-se com o ambiente! Todas as semanas é feita a recolha de material reciclável, pela turma do 6.ºF, no recinto da Jacinto Correia. Na nossa escola, a pegada Ambiental é importante! Não vivemos para o passado, corrigimos o presente para melhorar o futuro. As bicicletas estacionadas à entrada da escola também são exemplo disso: chama-se mobilidade sustentável, significando, isto, que os nossos alunos se preocupam, igualmente, com o seu bem estar físico, ao virem bicicleta para a escola.

Profª Susana Félix/Jornaleco

Momentos Mindfulness, em Família

No passado dia 6 de janeiro de 2022 foi realizada uma sessão, intitulada: “Momentos Mindfulness, em Família, integrada no âmbito da Ação IV – INFOPAIS do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE). Esta sessão contou com a presença de cerca de 30 participantes, entre os quais, pais/ encarregados de educação, professores, técnicos e alunos.

Tendo em conta, o ritmo acelerado em que vivemos e, uma vez que tínhamos iniciado um novo ano (2022), quisemos “desligar o piloto automático”, pelo menos durante 2h, aproveitando o momento presente. Pretendeu-se, com a sessão, informar e sensibilizar sobre a prática do Mindfulness/Atenção plena, assim como promover a relação de proximidade, entre os alunos/família/escola. A sessão contou com alguns exercícios interativos e dinâmicos, facultando, estratégias/ferramentas promotoras de bem-estar e convívio, entre os participantes. A atenção/concentração é algo precioso, seja, em contexto pessoal, familiar, escolar ou profissional, para obtermos resultados positivos e “atuarmos”, perante os nossos desafios. Os estudos indicam, que a prática regular e consistente do Mindfulness, melhora a atenção/concentração, a autorregulação emocional e comportamental e as competências sociais. Se incluirmos estas práticas nas dinâmicas entre famílias/pais/professores criam-se hábitos de atenção/concentração, aprendendo a realizar pausas e a encontrar momentos de serenidade, reforçando as relações e potenciando momentos de qualidade e bem-estar.

Pais serenos, filhos tranquilos… Sandra Diogo (Técnica do PNPSE)