
1 minute read
trabalhadora (fotos de Sebastião Salgado
from 1º EDIÇÃO JORNAL DO GRÊMIO ESTUDANTIL EE LAURO GOMES DE ALMEIDA SBC/SP, maio de 2022
by Proatec Lga
Sebastião Salgado
“Economista mineiro, nascido em 1944, migrou para a fotografia onde construiu uma sólida carreira. Radicado em Paris há mais de 40 anos passou pelas principais agências de imagens do mundo, dentre elas Sigma, Gama e Magnum. Premiado internacionalmente, realizou trabalhos – publicações e exposições – fundamentais para a compreensão dos movimentos de diferentes populações no mundo” ( https://www.cadaminuto.com.br/no ticia/2015/09/01/misa-recebe-expo sicao-terra-com-fotografias-de-seb astiao-salgado ).
Advertisement
“As lentes do fotógrafo Sebastião Salgado se apropria do cotidiano dos trabalhadores rurais e relata a trajetória de luta, sonho e resistência do Movimento SemTerra” ( https://www.cadaminuto.com.br/no ticia/2015/09/01/misa-recebe-expo sicao-terra-com-fotografias-de-seb astiao-salgado ).
MAIO É O MÊS DE LUTA DAS TRABALHADORAS E TRABALHADORES “Sebastião Salgado esteve por 33 dias no local que tinha uma mina de 200 metros de profundidade, registrando o dia a dia dos trabalhadores precários. As fotografias foram capturadas em 1986 durante a chamada febre do ouro” ( https://www.culturagenial.com/fotos-sebastiao-salgado/)
Dica de leitura: TRABALHADORES, de Sebastião Salgado é uma arqueologia da era industrial' presta homenagem ao trabalho realizado com a força do corpo, tradução que os séculos honraram e que agora, quando se aproxima um novo milênio, dá lugar no mundo inteiro ao desempenho de máquinas e computadores. Com imagens de beleza e veracidade eloqüentes, Sebastião Salgado compõe uma elegia visual àqueles homens e mulheres cujo ânimo laborioso se sobrepôs às condições mais duras. Vistos por um olhar solidário, eles aparecem neste livro num singular estado de graça. 350 fotografias de intensa luminosidade formam uma perspectiva arqueológica das atividades que têm sido sinônimo de trabalho duro, penoso


UM VERDADEIRO FORMIGUEIRO HUMANO
“É o que retrata a imagem da paisagem da mina de ouro de Serra Pelada, no Estado do Pará (município de Curionópolis). A maior mina a céu aberto do mundo vinha sendo explorada pela mineração com condições desumanas para os trabalhadores” ( https://www.culturagenial.com/ fotossebastiao-salgado/)
Dicas de filme: http://redeglobo.globo.com/filmes/noticia/2015/12/confira -algumas-curiosidades-sobre-o-longa-nacional-serra-pelada. html