Page 1

Alzheimer:

Passeio da Memória assinalou em Tavira dia mundial da doença

Semear Saúde Edição nº 16 | Setembro 2017

Associação Semear Saúde abraçou uma vez mais uma causa solidária no âmbito da saúde p. 5

Programação neuro linguística:

Naturopatia:

As potencialidades da avaliação funcional na definição do seu estado de saúde

Para além do pensamento positivo por Carlos Baltazar p. 7

p. 3


2 26.09.2017

Semear Saúde editorial

exercício físico

Vamos prevenir Exercício Físico com Amor a demência!? Quando iniciamos um relacionamento ele constitui o nosso principal foco.

Enquanto presidente da Associação Semear Saúde, sinto um grande orgulho pela parceria que estabelecemos com a Associação Alzheimer Portugal e pela realização do Passeio Memória em Tavira, no dia 17 de Setembro em Tavira.

associacaosemearsaude@gmail.com

Quero agradecer à Alzheimer Portugal, a todos patrocinadores, a todos os parceiros, mas especialmente a todos os participantes, que se juntaram a esta iniciativa que pretende despertar a atenção da população portuguesa para a problemática das demências que afectam mais de 180 mil pessoas no

Faça uma dieta saudável. A nutrição pode assumir um papel importante na prevenção e progressão da Doença de Alzheimer. O PNPAS publicou um manual sobre “Nutrição e Doença de Alzheimer” em 2015, em parceria com o Centro Virtual sobre o Envelhecimento. Consulte-o para saber mais.

Cláudia Brito

Presidente da Associação Semear Saúde

TAVIRA 2017

nosso país. Apesar de não existir uma maneira de prevenir a demência, há certos comportamentos/ medidas que podemos adoptar para vermos reduzido o risco de desenvolver demências e melhorar a nossa função cognitiva ou abrandar o declínio cognitivo que surge naturalmente com o avançar da idade. Para ajudá-lo (la), saiba o que pode mudar no seu dia-a-dia para reduzir o risco de desenvolver demências: Faça atividades que estimulem o seu cérebro. A leitura, as palavras cruzadas, o uso de tecnologia são alguns exemplos de atividades que podem contribuir para o “desenvolvimento” do nosso cérebro. Sociabilize. Encontrar-se com amigos, sair para conversar sobre assuntos interessantes proporcionam o bem-estar mental.

Saiba administrar as suas emoções, o seu cérebro agradece. Ele terá mais energia armazenada para usá-la no que é realmente importante e evitará que os níveis de stress e ansiedade se instalem. Faça atividades físicas com regularidade, caminhar, dançar, praticar desportos propiciam o regular funcionamento de todas as funções metabólicas corporais e contribuem para uma maior manutenção de todas as nossas funções cerebrais. Estes e outros comportamentos/medidas que podemos aos poucos trazer para as nossas vidas podem ajudar-nos a diminuir o risco de demência e de muitas outras doenças. Pense nisso caro leitor. Como diz o velho ditado “Mais vale prevenir do que remediar” Previna-se! Abraço carinhoso,

Podemos fazer um paralelismo entre o exercício físico e uma mulher exigente. As mulheres gostam de ser mimadas, de atenção, dedicação, cumplicidade, envolvimento e acima de tudo compromisso. Ora, o exercício físico dever ser praticado com a mesma paixão que dedicamos a uma mulher e com as mesmas regras a que um relacionamento sério obriga. Lanço-te um desafio: és capaz de olhar para o exercício físico como olhas para a tua mulher? Assumi-lo com a seriedade e compromisso de uma relação importante? Porque não? Quando existe paixão e uma vontade de estar tudo flui melhor, na ausência de paixão corremos o risco de nos tornarmos um barco à deriva, sem qualquer tipo de objectivo. Quem não se queixa de falta de tempo para treinar? Não é desculpa! Também se treina de forma sistemática e em curta duração. Os momentos mais curtos podem ser os mais intensos e que nos proporcionam maior prazer. Pensemos…o que nos preenche mais a mente? Um acontecimento mais longo ou aquele que nos deixa água na boca, ansiosos por repetir, mais e mais?

Olhar para o exercício físico com outros olhos! Olhar para o exercício físico como uma relação sexual, alguns minutos por dia são suficientes para que possamos encarar o nosso dia de forma mais positiva. A exigência diária é altíssima, nas nossas escolhas do quotidiano, nas pessoas que nos rodeiam, porque não ser exigente da mesma forma que fazemos a prática de exercício físico? Se não formos exigentes connosco, nunca seremos os melhores ou pelo menos nunca conseguiremos melhorar.

O exercício físico eleva a auto-estima É importante definir se queres ser mais um ou se

fotos: d.r.

Rui André

Personal trainer www.ruiandrecoaching.com

Podemos encarar o exercício de forma positiva primas pela diferença, diferença para melhor. Supera os teus medos, vence, conquista! Corre atrás daquilo que te dá prazer, daquilo que queres para a tua vida, com exercício e com amor! Como um casamento que perdura e te suporta emocionalmente, o exercício é o teu mais que tudo que te proporciona bem-estar físico e que te eleva a auto-estima. Como em todos os relacionamentos existem regras! Regras estas que tem que ser cumpridas. Olha para o exercício físico da mesma forma, investe, conquista, convive com ele, mas acima de tudo respeita as suas regras. Investe neste casamento com o exercício físico e a roti-

na será melhor, maior disposição, vontade de te alimentares de forma correcta e os teus dias serão repletos de um brilho que te eleva a um nível, que as tuas conquistas mais difíceis parecerão tarefa fácil. Mesmo na parte mais difícil da questão…as dores, aquelas que aparecem no dia a seguir ao treino, podemos olhar para elas como sendo aquelas que ficam do último encontro com ela, a tua mulher. E se te entregares em pleno vais descobrir que essas dores são o reconhecimento do teu esforço. Imaginemos o seguinte cenário: uma relação de verão, em que estás com alguém esporadicamente, é bom? É! Mas será isto que te completa a médio e longo prazo? Dificil-

Aproveitar o que o ambiente envolvente nos oferece é um dos conselhos de Rui André

mente conseguirás elevar esta relação a outro patamar, ou talvez consigas, mas não será o que te faz melhor à saúde. Persistência – Nos primeiros encontros é preciso suar, tens que dar o litro para ficares com ela, tens que a conquistar, tens de provar que a mereces. Aquece os teus músculos, acelera o coração e fica com ela como se não houvesse amanhã, como se fosse sempre a última vez, colocando em cada gesto a tua maior energia, esgota-te nela em pleno, só assim fará sentido.

Todos os dias são dias para vencer Insiste, persiste, não desistas, sem medos…todos os dias são dias para vencer, persiste porque és mais forte que a preguiça, persiste porque só assim triunfarás. Esgota esse poço interminável de energia para a conquista, para que ela sinta que a mereces, para que ela veja que a amas.

Aproveita os recursos do planeta Não gostamos de coisas fáceis, mas também não gostamos de coisas muito difíceis. Por isso arranja um equilíbrio para que seja possível amar. Ama durante a semana e descansa ao fim de semana, mas aproveita para caminhar e ganhar energia nesse descanso. Aproveita os recursos que o planeta te dá, o sol e o mar, a energia que te invade e te torna um ser diferente. O amor está sempre presente, sempre disponível e sem acesso condicionado. Contudo pode ser um luxo e demasiado complexo, pelo que nem todos temos capacidade de amar e colocar amor naquilo que fazemos. Ama incondicionalmente, mas acima de tudo AMA-TE praticando exercício físico.


26.09.2017  3

Semear Saúde

programação neuro linguística

Para além do pensamento positivo Vale a pena insistir em pensar de uma “forma positiva”? O que pode a PNL (Programação Neuro Linguística) ensinar acerca deste tema? Existe muita opinião publicada que diz que as pessoas beneficiam com o pensamento positivo. Mas como isso acontece? Eu tenho uma notícia má: o pensamento positivo não funciona e outra boa: o pensamento positivo faz parte daquilo que funciona. Começo por algumas das suas mais gritantes limitações. Considere o exemplo de alguém que está doente ou sofre de condições de vida intoleráveis. Dizer a essas pessoas que têm aquilo que o seu pensamento originou é errado, imoral e cruel. O “Segredo” e a visão pobre do “pensamento positivo” tomam uma verdade como “o eu é uno com o Universo” e avançam: “somos o Universo” e “o Universo está dentro de nós”. Isto é narcisismo espiritual. Se assim fosse, bastaria pedir ao Universo e ele daria. Pensemos positivo e o Universo (qual escravo do nosso ego) conspira para nos dar tudo. Tudo inclui: uma casa nova, um carro veloz ou umas férias exóticas com um companheiro encantador! Não desertem já desta leitura, caros leitores desiludidos: é mesmo possível que o Universo conspire a nosso favor. Veremos em que condições isso sucede. E ainda vamos perceber melhor porque o “pensamento positivo” só por si não funciona e pode ser perigoso. Imagine que não tem preparação física e lhe pedem para saltar entre dois altos penhascos, afastados 3 metros. Você hesita e respondem-lhe que basta acreditar e, se pensar positivamente, vai conseguir saltar de um penhasco para o outro. O que irá fazer nestas circunstâncias? Mas mude o cenário. Você é um atleta a fazer montanhismo. A caminhada levou-o a optar entre saltar ou voltar atrás. Você decide-se a saltar. O pensamento positivo ajuda? Certamente que sim e pode fazer toda a diferença. Se você saltasse com dúvidas de que ia conseguir, teria uma grande probabilidade de falhar.

Pensamento positivo e acção positiva Mais do que o pensamento positivo, o que funciona é o pensamento útil virado para a acção positiva. E, muito importante, funciona a geração de significados construtivos. Isto é: se você tem uma experiência

fotos: d.r.

Mar2018 - Jul2018

Carlos Baltazar

Master e Trainer de PNL

Curso de Practitioner de Programação Neuro Linguística

carlosbaltazarpnl@gmail.com

TAVIRA

OPORTUNIDADE!

Inscrições abertas para o Curso de Programação Neuro Linguística

menos boa, você reenquadra-a de forma a fazer dela uma interpretação positiva. Imagine que tem filhos que lhe desarrumaram a casa. Qual das opções seguintes lhe parece mais eficaz? 1. Você diz a si própria que não desarrumaram nada (pensamento positivo limitado) e ignora o facto de eles não parecerem nada interessados em adoptar comportamentos alternativos. 2. Você fica irritada e grita-lhes que são uns desordeiros que lhe fazem a cabeça em água. 3. Você pensa que ainda bem que tem filhos saudáveis que brincam activamente (reenquadramento construtivo) e pede à sua parte criativa que ajude com ideias para começar a ensinar-lhes hábitos de arrumação. O pensamento positivo não vai evitar que você se molhe à chuva, mas pode certamente mudar a sua percepção do que significa estar molhado!

As molduras mentais para que o “pensamento positivo” funcione Nem tudo tem de ser mudado! Respeite a dor, a tristeza ou o luto. Dê-se tempo para estar recolhido e ganhar energia antes de se atirar para projectos “positivos”. Vivemos hoje debaixo de uma ditadura do positivo que, frequentemente, vai contra o mais fundo de nós. Cada coisa a seu tempo! Ligue este parágrafo ao que vai ler mais à frente sobre aceitação e resignação. A triologia funcional: fisiologia, foco

e linguagem Os seus estados emocionais e a sua motivação dependem fortemente desta trilogia. Experimente baixar os ombros, curvar-se e olhar para baixo e respirar superficialmente. Nessa posição, tente sentir-se entusiasmado e motivado. Agora, assuma uma posição aberta, endireitando-se e olhando em frente, com os olhos ligeiramente para cima. Respire com amplitude, movendo o diafragma. Nestas condições, tente sentir-se deprimido. Esta é a importância fundamental da fisiologia. Se quer que os seus pensamentos positivos funcionem, adopte uma fisiologia adequada. Quanto ao foco, ele é o cerne mesmo da ideia de pensamento positivo- ocupar a mente com aquilo que deseja e não aquilo de que foge. Imaginar cenários de sucesso e não os de falhanço. A linguagem, é o veículo da nossa comunicação interna e externa. As palavras devem ser coerentes com os resultados que quer alcançar, evitando formas de obrigação, (eu tenho de...) e usando formas de possibilidade (eu posso, eu quero…).

Crie um espaço mental receptivo Muito bem, você tem uma ideia, formula-a com palavras poderosas e tenta focar-se nos seus resultados. Contudo, o que sucede se não criar um espaço mental receptivo? Pura e simplesmen-

te, o seu inconsciente vai dizer-lhe que nãoi funciona. Imagine que quer plantar novas plantas no seu jardim, mas este está repleto de pedras, terra seca e ervas daninhas. Que resultado vai obter? Limpar o jardim significa remover crenças limitadoras e baixar o ruído mental. Abordemos o tema das crenças e convicções limitadoras noutro artigo, mas resumo aqui um pouco. Isto refere-se aquilo que você acredita acerca de si ou das suas capacidades e valor e que limita a possibilidade de alcançar os seus melhores objectivos. De que lhe serve pensar positivamente em vencer um campeonato de danças de salão se, bem no fundo, você acreditar que não merece o sucesso ou que é um perdedor? Examine as suas crenças limitadoras, perceba donde vêm, quem lhas ensinou e verifique o seu prazo de validade. Remova-as, substituindo-as por outras que lhe deem poder. A ecologia do pensamento positivo: Para conseguir o que pretende para que o seu esforço positivo funcione, o seu objectivo deve respeitar as condições ecológicas. Só assim pode esperar que o universo conspire consigo. Perguntas para o controlo ecológico: O que ganha e o que perde se obtiver os resultados? Perceba se há partes de si que objectem ao sucesso. Acredita que merece o sucesso e este está ao seu alcance? O que ganha e o que perde se não atingir o seu objectivo? Será que tem ganhos secundários insconscientes

com o estado actual? Penso no equilíbrio do Universo. O seu pensamento está alinhado com o Universo? Faz sentido pedir aquilo que quer, sob o ponto de vista da humanidade? É ético e moral ter o êxito que procura? Se tiver dúvidas a este respeito, pode reformular o seu objectivo? Se o seu desejo for viver numa casa digna e se se focar nesse resultado com toda a sua energia e capacidade de acção, acredito que o Universo o ajude. Mas se o seu desejo for ter uma casa luxuosa? Neste caso, o pensamento positivo ainda é útil mas acho que o Universo não se vai incomodar consigo.

Aceitação e não resignação Não adianta lutar contra os factos ou recusar a suas emoções. Se não se aceitar, não há pensamento positivo que lhe valha. A base de qualquer transformação, é a aceitação de si. É como apoiar-se num terreno sólido para daí efectuar o seu impulso para a mudança. Aceitação NÃO é resignação. A resignação é ficar parado. Aceitação é o primeiro passo no seu caminho de construção. O que resiste persiste. Este é um corolário do ponto anterior. Aquilo a que você resiste constitui de facto um foco poderoso para a sua mente. Pedro tinha iniciado uma empresa por conta própria, mas uma parte de si temia o risco e resistia a tomar iniciativas de procurar novos negócios. Focava-se no seu receio de não ter dinheiro suficiente, contava todos os tostões e não conseguia progredir. Um dia, decidiu interrogar-se sobre a raiz da sua resistência e decidiu focar-se no seu sucesso e acreditar que o dinheiro iria aparecer na senda dos seus esforços e do seu espírito optimista. Com isto, alterou a energia com que se apresentava aos seus colaboradores e clientes e os negócios floresceram. Pedro não se ficou só pelo pensamento positivo- tomou as medidas correctas, com um plano de negócios bem estruturado e objectivos ecológicos e razoáveis. A PNL desenvolve e estrutura a forma como podemos comunicar de uma forma positiva, isto é, que conduz a resultados eficazes e congruentes com as nossas intenções e valores.


4 26.09.2017

Semear Saúde nutrição

A importância do pequeno-almoço Desde pequena que sempre ouvi que devemos ter o pequeno almoço de um rei, o almoço de um príncipe e o jantar de um mendigo e certo é que muitas vezes descuramos esta refeição tão importante.

Granola Algarvia Chamo-lhe Algarvia porque lhe adiciono figos secos e amêndoas tão tradicionais desta região do País e é uma das minhas preferidas pois a junção destes dois ingredientes depois de tostados no forno lembram as estrelas de figo e amêndoa. Existem milhares de receitas de granola, e outras tantas de possíveis combinações de ingredientes, onde a base geralmente são flocos de aveia (ou de cevada, centeio) combinados com frutas (maçã, pêra, ananás), sementes (girassol, abóbora, sésamo) e frutos secos (amêndoas, nozes, avelãs, pistachos, pinhões …), algo de doce (mel, geleia de arroz, xarope de agave) e uma gordura (óleo de coco, óleo de grainha de uva, óleo de girassol) para ajudar a ligar os diversos ingredientes. A sua preparação é muito fácil e rápida, e o resultado é um frasco cheio de granola para utilizar todos os dias onde lhe apetecer, nas papas de cereais ao pequeno almoço, com iogurtes e frutas ao lanche, num creme de arroz ao jantar… enfim vá até onde a sua imaginação o levar! ÔÔ Ingredientes: 3 chávenas de flocos de aveia (de preferência grossos e integrais) 2 c.sopa de sementes de girassol e 2 de de sementes de sésamo

Quer seja por falta de tempo para o confeccionar, falta de apetite matinal ou por falta de ideias cada vez mais são as pessoas que levam horas desde que se levantam até ao momento que ingerem a sua primeira refeição. Após um período de jejum nocturno, no qual o corpo necessitou de ir às suas reservas

fotos: angela oeiras

energéticas para obter energia para se regenerar e desempenhar as funções básicas, ao não tomarmos o pequeno almoço, estamos a prolongar esse período de jejum e com isso provocamos uma maior sensação de sonolência e fadiga, e um menor desempenho físico e intelectual. Agora que se reinicia o perí-

odo escolar é fundamental que tanto crianças como adultos obtenham através do pequeno almoço toda a energia que vão precisar para se sentirem activos e produtivos nas suas manhãs. Hoje trago três ideias diferentes que sem perder muito tempo e a baixo custo poderemos confeccionar deliciosas alterna-

Papas de aveia com maçã

tivas saudáveis aos tradicionais pequenos almoços. A Granola Algarvia preparada com produtos típicos desta região pode ser confeccionada com antecedência e guardada em frascos para servir com cremes de cereais, iogurtes, frutas, etc… As papas de aveia com maçã são fáceis e rápidas de preparar e proporcionam-nos muita energia para enfrentarmos o dia. No fim de semana, quando dispomos de um pouco mais de tempo podemos preparar

fotos: d.r.

Angela Oeiras

Formadora na Escola Hoteleira de V.R.S.A., blogger www.angelaoeiras.com

umas fantásticas panquecas e servi-las com frutas e cremes fazendo as delicias de miúdos e graúdos.

Panquecas

1 chávena de figos secos e 1 de amêndoas 1 c.sopa de canela em pó, 2 de óleo de coco e 2 de geleia de arroz ÔÔ Preparação: Picar os figos e as amêndoas de modo a não foquem muito finos e colocá-los dentro de uma tigela. Adicionar os flocos de aveia, as sementes de girassol e de sésamo e a canela e mexer com uma colher para uniformizar a mistura. Se for Inverno e o óleo de coco estiver coalhado, colocá-lo dentro de um tachinho em lume baixo até este derreter, adicionar a geleia de arroz e misturar os dois ingredientes. Se for Verão e o óleo de coco estiver líquido basta que se misture dentro de uma tacinha juntamente com a geleia de arroz. Adicionar esta mistura ao preparado anterior e com as mãos ir misturando até que toda a mistura de cereais e sementes fique impregnada com a gordura e o doce. Colocar esta mistura dentro de um tabuleiro de ir ao forno, ou na própria bandeja do forno e levar a tostar durante 20 minutos em forno pré-aquecido a 180º. De 5 em 5 minutos ir mexendo com uma colher para que a granola fique tostada por todos os lados. Retirar do forno, deixar arrefecer e guardar num frasco de vidro com tampa.

As papas de aveia, ou Porridge, tão consumidas nos pequenos almoços do Reino Unido, são uma fonte de energia e um óptimo aliado numa dieta adelgaçante.

As panquecas, tipicamente Americanas são uma delícia para as festas dos mais pequenos, se bem que os adultos também se deliciam com elas.

A aveia destaca-se por ser um dos cereais mais ricos em proteínas, e nas suas gorduras predominam as insaturadas, especialmente o ácido linoleico. Este cereal é também rico nas vitaminas B1, B2, B3 e E, e ainda em minerais tão importantes como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro, o zinco e o enxofre. As papas de aveia devem levar cerca de 18 minutos a preparar, e inicialmente cozidas em água, podendo depois acrescentar leite vegetal e aromatizantes como a canela em pau, casca de limão, estrelas de anis, baunilha. Depois de cozinhadas e colocadas numa taça é importante esperar 3 minutos para que a tigela arrefeça ligeiramente e para que as papas de aveia fiquem macias e aveludadas de fora para dentro.

Esta é uma versão mais saudável, pois na sua composição não entram farinhas brancas, nem trigo, nem lácteos, nem ovos. A sua realização é bem simples, basta misturar os ingredientes e colocar colheradas de massa numa frigideira para que cozinhem. Uma opção para estarem sempre disponíveis é ter os sólidos já misturados guardados num frasco de vidro bem fechado e momentos antes de as fazer misturar o leite vegetal escolhido. Podem servir-se simples com mel ou geleia de arroz, ou então com creme de chocolate e frutas, é só usarem o vosso gosto e imaginação.

ÔÔ Ingredientes: 1 chávena de flocos de aveia finos 3 chávenas de água 3 c.sopa de leite vegetal (arroz, coco, amêndoa…) 1 pitada de sal Canela em pó 1 maçã Geleia de arroz (ou outro adoçante a gosto como mel ou xarope de agave)

ÔÔ Ingredientes: 1 chávena de farinha de espelta (ou kamut) 1 chávena de farinha de trigo sarraceno 2 colheres de sopa de farinha de soja (facultativo, mas ficam mais esponjosas) 1 1/2 chávena de leite de amêndoa (ou arroz, ou outro vegetal à escolha) 1 colher de café de fermento em pó (de preferência biológico) 1 pitada de baunilha em pó 1 pitada de sal

ÔÔ Preparação: Colocar os flocos de aveia numa panela e adicionar a água a ferver e uma pitada de sal. Levar a cozinhar em lume médio até levantar fervura, reduzir o lume ao mínimo e deixar cozinhar durante 15 minutos ou até ficarem grossas e cremosas, mexendo sempre e adicionando perto do fim 3 colheres de sopa de leite vegetal à escolha. Colocar as papas de aveia numa taça, esperar 3 minutos e adicionar por cima a maçã ralada crua, polvilhar com a canela em pó e regar com a geleia de arroz.

ÔÔ Preparação: Misturar todos os ingredientes secos, juntar o leite aos poucos e ir misturando até obter um creme. Colocar colheradas desta preparação numa frigideira previamente aquecida, deixar cozinhar e quando estiver completamente coalhado dar a volta com a ajuda de uma espátula e deixar dourar o outro lado. Servir simples com mel ou geleia de arroz (ou outra geleia ao gosto) ou com creme de chocolate e frutas.


26.09.2017  5

Semear Saúde

saúde mental

Passeio da Memória em Tavira assinalou Dia Mundial da Doença de Alzheimer A Associação Semear Saúde juntou-se à Alzheimer Portugal e organizou, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Tavira, no domingo dia 17 de Setembro.

Todos a caminhar - percurso das 4 Àguas

fotos: d.r.

Uma caminhada solidária que reuniu dezenas de pessoas na cidade de Tavira, que teve como objectivos: informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver a demência, para os sinais da doença de Alzheimer e para a importância do diagnóstico atempado.

Associação Semear Saúde cria grupo de caminhadas

Dezenas de pessoas fazem a caminhada solidária Dezenas de pessoas juntaram-se na Praça da Republica em Tavira, pelas 8h30, para realizarem alongamentos e o aquecimento necessários antes da caminhada, que durou cerca de 30 minutos. Toda a preparação física dos participantes ficou a cargo do Gymnasium, representado por Artur Minhalma e Ricardo Santos, que colocaram, em plena Praça da Republica, todos a mexer por uma boa causa, preparando todos os participantes para o percurso de 5,93 quilómetros que todos concluíram com sucesso.

dos, Rui André Personal Trainer, Sul Saúde, Snack Bar Romba, Restaurante O Forno, Taah Billa Guest House, Transpessoal Portugal, Termografia Internacional. O Passeio da Memória contou com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, da Junta de Freguesia e do Jornal Postal do Algarve.

Percurso de 5.93 quilómetros concluído por todos colheu fundos, quer através das inscrições quer através de patrocínios, que revertem integralmente para a Alzheimer Portugal. Além dos patrocinadores do even-

Depois de alguns participantes do Passeio da Memória terem manifestado a vontade de continuar a caminhar regularmente, a Associação Semear Saúde decidiu criar um grupo “Caminhadas Semear Saúde”, que fará caminhadas semanalmente em Tavira. Se deseja integrar este grupo e/ ou saber mais informações ligue 281 320 902/926 485 533. No mesmo dia, outras cidades de norte a sul do país receberam tam-

Cláudia Brito

Presidente da Associação Semear Saúde associacaosemearsaude@gmail.com

bém o Passeio da Memória 2017, evento anual, organizado pela Associação Alzheimer Portugal, que se insere nas comemorações do mês Mundial da doença de Alzheimer. A iniciativa, que pretende despertar a atenção da população portuguesa para a problemática das demências que afetam mais de 180 mil pessoas, tem tido uma aderência cada vez maior da população portuguesas.

to: Crédito Agrícola, Farmácia Sousa, Forma & Animus, Gymnasium, Monte Pio Artístico Tavirense, Ortopédietica, Oxigenesis, PRA- Raposo Sá Miranda & Associados- Sociedade de Advoga-

5.93 km (Percurso com início e fim no mesmo local) Subida acumulada: 35 m, Descida acumulada: 33 m Diferenças de Altitudes 33 m (Altitude desde: -1 m para 32 m) © CPSE | © Mapbox | © OpenStreetMap contributors | iText 4.2.0 | ID: txotigcrzceqvmhi

Sorteio de tratamentos faciais com oxigénio puro No final da corrida, representantes da Associação Semear Saúde realizaram em plena praça da Republica um sorteio, onde foram oferecidos três tratamentos faciais de oxigénio puro, oferta da marca Oxigenesis, que se realizaram na Associação Semear Saúde.

Fundos do evento revertem integralmente para a Associação Alzheimer Portugal Com o Passeio da Memória em Tavira, a Associação Semear Saúde re-

Associação Semear Saúde cria grupo de caminhadas após Passeio da Memória

Ricardo Santos e Artur Minhalma do Gymnasium participaram no evento solidário

pub


6 26.09.2017

Semear Saúde psicologia e comportamento alimentar

Os transtornos alimentares É comum ouvirmos falar em transtornos alimentares, sendo que alguns são mais conhecidos do que outros, nomeadamente a anorexia nervosa e a bulímia. Caracterizam-se por alterações no padrão do comportamento alimentar que têm prejuízos severos directos na saúde das pessoas. Os transtornos alimentares têm geralmente início na infância ou adolescência e atingem em maior número as mulheres, se bem que o número de homens com estes transtornos tem vindo a aumentar. É importante um diagnóstico precoce e uma abordagem terapêutica adequada dos transtornos alimentares para atenuar as suas diversas consequências. Neste artigo iremos abordar de um modo generalista os factores que podem influenciar o despontar dos distúrbios alimentares. Nos próximos artigos iremos enumerá-los e abordá-los mais aprofundadamente.

fotos: d.r.

Porque surgem as perturbações alimentares? A questão que mais se coloca é o porquê do surgimento destas perturbações. O facto é que não é fácil responder, pois percebe-se que não existe uma causa única, mas várias causas subjacentes, complexas e múltiplas. Existem assim factores predisponentes, precipitantes e de perpetuação.

Filipa Nobre Psicóloga

naturamentepsi@gmail.com

Factores que potenciam perturbações alimentares Os factores predisponentes são aqueles que constituem uma pré-condição para que uma determinada doença surja. São factores já presentes no indivíduo ou no seu ambiente antes do desenvolvimento da perturbação do comportamento alimentar. Não são eles que desencadeiam o problema, mas existem no indivíduo de forma a que os factores de precipitação tenham um efeito específico da doença. Assim, são factores predisponentes a personalidade, pois encontram-se características pub

RAFCAL, programa que pode ajuda-lo nas perturbações alimentares de personalidade muito comuns nos diferentes distúrbios como o perfeccionismo, introversão, impulsividade, auto-estima, etc; a dinâmica familiar, pela forma como a família se relaciona; os factores biológicos, como alterações do sistema nervoso, do sistema endócrino, do metabolismo assim como a possibilidade de existência de transtornos psiquiátricos; factores sociais, ou seja pela forma como as linhas corporais são encaradas na sociedade como o belo, a moda, o bullying dirigido principalmente aos mais gordinhos; factores culturais, dentro de uma determinada cultura e/ ou religião ditando hábitos alimentares, mitos e modelos a seguir.

Stress: o gatilho que pode originar perturbações alimentares Os factores precipitantes que são aqueles que parecem desencadear o início da doença, tendo em conta os factores predisponentes da pessoa. É como se fosse a “última gota” que leva ao “transbordar do copo”! Geralmente o “gatilho” destas situações são situações de stress que levam a uma reacção por parte da pessoa, nestes casos dirigidos ao comportamento alimentar. São exemplos o bullying por se ser mais gordinho que poderá desencadear a atitude extrema de fazer uma dieta rigorosa

que em conjunto com as características de personalidade, ambiente familiar e social levam à precipitação de um distúrbio do comportamento alimentar. Outras situações de stress podem actuar como factores precipitantes, como a mudança de casa, escola, trabalho, perda de alguém significativo, tensões familiares, traumas graves como acidentes, maus tratos ou abusos sexuais. Muitas vezes, a falta de controlo associada a estes eventos pode ter como consequência a perda de peso. Esta, pode ser encarada como um efeito positivo, que leva a uma satisfação e à sensação de controlo em, pelo menos, na sua comida, forma física e perda de peso, despontando o sentimento positivo associado ao sucesso que acaba por perpetuar os comportamentos alimentares e assim se entrar numa espiral de sensação de controlo e consequente perda de peso

acentuada. Se existe cedência à vontade de comer, é encarada como perda de controlo e fracasso, o que leva à adoção de distúrbios no comportamento alimentar.

Comida usada para aliviar ansiedade Por outro lado, existem pessoas, que perante os mesmos eventos traumáticos podem, devido aos seus factores predisponentes agir da forma oposta, ou seja encontrar na comida forma de conforto, preenchimento e alívio da ansiedade. Daí ser tão importante que os indivíduos sejam vistos de forma individual e personalizada atendendo a todas estas características. Por fim, os factores de perpetuação são aqueles que continuam presentes na vida da pessoa, podendo ser os mesmos que os precipitantes, como por exemplo a continuação do bullying, dos proble-

Comida alivia ansiedade

mas familiares, financeiros, ou situações antigas que estão bloqueadas e por resolver que vão perpetuando o distúrbio alimentar como os traumas e abusos. Há que considerar ainda a comorbidade com outras perturbações que influenciam directamente os transtornos alimentares, como os transtornos de humor, da ansiedade, os transtornos obsessivo compulsivos, transtornos da personalidade ou da dependência química.

Vários factores podem desencadear um distúrbio alimentar Desta forma, podemos dizer que as causas dos problemas alimentares são numerosas e ocorrem de forma combinada, ou seja, não existe apenas um factor único para desencadear um distúrbio alimentar. Há que considerar as pré-condições para o desenvolvimento da doença (predisposição), os factores que desencadeiam o problema (precipitação) e os factores que a mantêm depois de se ter iniciado (perpetuação). Se sente que o seu comportamento alimentar se alterou e que de certa forma se sente controlado ou descontrolado em relação à comida, procure ajuda, pois é uma doença que requer acompanhamento pois pode ter graves consequências biológicas assim como psicológicas e sociais. A psicologia do comportamento alimentar com o Programa RAFCAL . Reabilitação Afeto Cognitiva do Comportamento Alimentar, atua especificamente nesta área. Para mais informações contacte a Associação Semear Saúde através do número 281 320  902 ou através do email associacaosemearsaude@gmail.com .


26.09.2017  7

Semear Saúde

naturopatia

Sistema de avaliação funcional permite detectar qualquer patologia no início do problema É na Associação Semear Saúde, em Tavira, que qualquer pessoa, incluindo crianças a partir dos seis anos de idade, podem fazer um check-up indolor e não invasivo que permite efectuar o despiste de doenças em tempo real. Rui Coelho, naturopata com cédula profissional do Ministério da Saúde, é o responsável pelo “aparelho quântico funcional que faz uma medição técnica via mãos, pés e testa, que indica se a pessoa está bem ou menos bem”. Após vários anos dedicado à medicina convencional, optou pela medicina natural que “existe desde o princípio da humanidade e é válida e eficaz em vários grupos de doenças”. Mesmo com a cada vez maior afirmação das terapias alternativas na sociedade, Rui Coelho considera que “ainda há muitos preconceitos em relação a este complemento terapêutico”. Relativamente à Associação Semear Saúde, onde colabora desde o início,

Rui Coelho acredita que está a ser desenvolvido um bom trabalho, mas considera que “há condições para dar ainda mais apoio às pessoas”.

Check-up despista situações que não são visíveis em exames convencionais “O exame detecta qualquer patologia no início do problema e acusa determinadas situações que não são detectadas nos exames convencionais” afirma Rui Coelho. Embora não diga especificamente qual a doença do paciente, indica que há probabilidade de acontecer um problema na área que está menos bem, com sobrecarga ou diminuição energética. “A partir daí, com a anamnese que se faz ao paciente, chegamos à conclusão que realmente a pessoa está menos bem nas áreas que o aparelho sinaliza”, esclarece. Após detectados os problemas, o próximo passo é mudar a alimentação das

pessoas, “não sou muito severo, mas tento mudar certos alimentos para que os consumam menos e de forma faseada. Começo pela lactose, durante 15 dias, se não resultar passo para o glúten, por mais 15 dias, e assim conseguimos ver se a pessoa tem ou não intolerância”. Se a pessoa for intolerante ou até mesmo alérgica, as melhoras são bastante significativas, “no caso da enxaqueca, por exemplo, embora esta não desapareça totalmente, a dor será sentida com menos frequência”. No que respeita aos doentes oncológicos, são vários os aspectos em que este tipo de terapia alternativa pode ser útil, “saber ouvir as pessoas já é uma ajuda, fazer alterações alimentares é outra ajuda, e depois o complemento com antioxidantes para ajudar a aumentar a imunidade”. Rui Coelho aconselha que as pessoas comecem com este processo antes de fazer a quimioterapia ou a radioterapia, para estarem mais preparados e os efeitos dos tratamentos não sejam tão agressivos. Apesar de muitos casos de sucesso já conhecidos, o naturopata é convicto em afirmar que “isto não substituiu nenhum exame convencional, dá-nos sim indicações para que depois a pessoa siga o seu caminho e consiga chegar a uma situação normal junto do médico de família. Nós não estamos aqui para substituir os médicos, estamos aqui para ajudar e não para complicar”.

d.r.

O naturopata Rui Coelho dá consultas na Semear Saúde naturopatia incluí também os produtos fitoterápicos que, “consoante a queixa do paciente, permitem equilibrar o seu estado. Como funciona como suplemento, o químico que a pessoa está a tomar não é retirado e apenas é comple-

mentado com alguns produtos que podem ser vitaminas ou outro tipo de produtos que ajudem a pessoa a reestabelecer o equilíbrio e a saúde”, esclare o naturapata. O exame não tem qualquer contra-indicação e para fazer

uma marcação basta dirigir-se à Associação Semear Saúde, na Rua Dr. Silvestre Falcão nº13 C, em Tavira; ligar para os números: 281 320 902/281 320 907, ou enviar um email para associacaosemarsaude@ gmail.com. pub

CURSO TERMOGRAFIA CLÍNICA

Câmara de termografia gratuita

Rui Coelho trata vários tipos de patologias na Associação Semear Saúde

Saiba como está a sua saúde

A nível estrutural, Rui Coelho trata de todo o tipo de dor, desde problemas lombares, a problemas articulares, lombalgias, fibromialgias, centalgias, torcicolos, tendinites, e outros tipos de problemas. “A osteopatia dá normalmente boas indicações e bons resultados nestes casos”, afirma. A homeopatia abrange casos como as neoplasias ou diversos tipos de quistos, e a

Informações: associacaosemearsaude@gmail.com TM. 926 485 533


pub

 8

FORMAÇÃO

20, 21 e 22 de Outubro Inscrições: associacaosemearsaude@gmail.com I 281 320 902 / 926 485 533

CURSO TÉCNICAS DE ESTETICISMO

Tel. 281 320 902 / 926 485 533 associacaosemearsaude@gmail.com

pub

SEMEAR SAÚDE 16 - 26 SET 2017  

• CONHEÇA O SEMAR SAÚDE DESTE MÊS • • ON-LINE a informação à distância de um clique em www.postal.pt • • No Facebook em https://www.facebook...

SEMEAR SAÚDE 16 - 26 SET 2017  

• CONHEÇA O SEMAR SAÚDE DESTE MÊS • • ON-LINE a informação à distância de um clique em www.postal.pt • • No Facebook em https://www.facebook...