Page 1

Este caderno faz parte integrante da edição n.º 1198, de 23 de Fevereiro, de 2018, do jornal Postal do Algarve e não pode ser vendido separadamente.

Desertificação, Floresta e Agricultura são temas em destaque nas Jornadas do Mundo Rural Espaço Guadiana acolhe terceira edição do evento nos dias 2 e 3 de Março AS JORNADAS DO MUNDO RURAL ESTÃO DE REGRESSO A ALCOUTIM NOS DIAS 2 E 3 DE MARÇO E, COMO HABITUALMENTE, SERÁ O ESPAÇO GUADIANA A ACOLHER O EVENTO.

Investigação Agrária e Veterinária (‘Solos e Água’); Jorge Capelo, do Instituto

Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e Membro do Centro de Investi-

gação LEAF (‘Vegetação’); e Inocêncio Coelho, do Instituto Nacional de Invesd.r.

Em colaboração com a Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana, a Câmara Municipal de Alcoutim organiza a terceira edição do evento, que este ano terá como temas centrais a Desertificação, a Floresta e a Agricultura. Representantes de diversas entidades e vários agentes individuais vão debater as problemáticas actuais relativas aos temas em destaque e, como não poderia deixar de ser, a sessão de abertura volta a estar a cargo do presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Gonçalves, desta vez acompanhado por Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.

Desertificação é tema central do primeiro dia Num debate moderado por Maria Costa Freitas, da Universidade do Algarve, as ‘Questões-Chave na Estratégia de Combate à Desertificação’ vão ocupar todo o primeiro dia das Jornadas do Mundo Rural,culminandocomatertúlia‘Desertificação:UmProblemaMultidimensional’. As intervenções serão da responsabilidade de: Rui Rodrigues, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (‘Clima e Alterações Climáticas’); Conceição Gonçalves, do Instituto Nacional de

Diversos especialistas debatem problemáticas actuais da Desertificação, Floresta e Agricultura

tigação Agrária e Veterinária (‘Questões Socioeconómicas’).

Floresta e Agricultura voltam a ser o centro das atenções No sábado, dia 3 de Março, a Floresta e a Agricultura voltam a estar no centro das atenções em Alcoutim. Jorge Eusébio, da CCDR Algarve, vai moderar o debate sobre a ‘Floresta - Agentes Bióticos e Abióticos’, onde vão intervir: Nuno Guiomar, da Universidade de Évora (‘O Território’); Francisco Amaral, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (‘A Importância das ZIF’); Hilário Cerqueira, da Guarda Nacional Republicana (‘Faixas de Gestão de Combustível’); e Norberto Santos, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (‘Pragas e Doenças’). A parte da tarde será inteiramente dedicada à Agricultura e às Adaptações Climáticas, num debate moderado por António Santa Maria, da Escola Superior Agrária de Beja. As intervenções serão de: Marina Resende, Associação Cumeadas (‘Espécies Autóctones’); José Fernandes, da Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Algarve (‘Fitossanidade – Xilella Fastidiosa’); e José Nunes, da Associação de Produtores de Medronho do Barlavento Algarvio (‘Medronho’). A fechar o evento vão estar José Galrito, vereador da Câmara Municipal de Alcoutim, Fernando Severino, director da Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Algarve, e Valentina Calixto, directora do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve.

Município assina contrato de execução da ETAR de Montes do Rio É o culminar de um longo processo que se arrasta desde 2009 MOVIDO PELA URGÊNCIA EM RESOLVER UMA QUESTÃO ADIADA HÁ DEMASIADO TEMPO, O EXECUTIVO DA CÂMARA MUNICIPAL LIDERADA POR OSVALDO GONÇALVES VAI AVANÇAR COM A CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTODEÁGUASRESIDUAIS (ETAR) DE MONTES DO RIO. Depois da aprovação por unanimidade do despacho de adjudicação da empreitada de execução da ETAR de Montes do Rio, na reunião de Câmara

de 13 de Dezembro de 2017, a autarquia assinou no passado dia 7 de Fevereiro, o contrato da empreitada de execução da obra com a empresa C ONSDEP – Engenharia e Construção, S.A.

Processo arrasta-se desde 2009 O Município avança assim com um processo que se arrasta desde 2009, ano em que foram concluídas as obras de saneamento naquelas localidades. Um atraso provocado pelas alterações a que o pro-

jecto tem sido sujeito e pela reprovação da candidatura aosfundoscomunitários, onde a despesa elegível seria reembolsada em 70%. A Câmara Municipal avança agora com a adjudicação, provisionada aos recursos próprios, podendo ainda vir a ser comtemplada num segundo aviso dos fundos comunitários. O valor total da empreitada é de 170.912,19 €, acrescidos de IVA, e com um prazo de execução de 270 dias, contados a partir da data da consignação de trabalhos.

d.r.

Contrato foi assinado com a empresa CONSDEP


Desporto motorizado volta a Alcoutim para Quatro Horas de Todo-o-Terreno 4 Horas TT regressa já este sábado, 24 de Fevereiro d.r.

prova composta por equipas de um ou dois pilotos e uma ou duas motos, existindo apenas duas classes: Classe 1 (um Piloto e uma Moto) e Classe 2 (dois Pilotos e uma ou duas Motos).

São esperadas grandes figuras nacionais da modalidade

Concelho oferece excelentes condições para a modalidade A BARRAGEM DA ALDEIA DO PEREIRO É ESTE FIM-DE-SEMANA O PONTO DE ENCONTRO PARA OS AMANTES DO DESPORTO MOTORIZADO, SEJA PARA PARTICIPAR OU APENAS PARA ASSISTIR AOS MOMENTOS ÚNICOS QUE ESTA MODALIDADE PROPORCIONA. O concelho que oferece condições ímpares para eventos desta natureza recebe, pelo

quarto ano consecutivo, o Encontro de Resistência 4 Horas TT, já no próximo sábado, 24 de Fevereiro, com o prólogo agendado para as 10.30 horas. Num circuito de aproximadamente seis quilómetros, o formato das corridas será o mais tradicional, com partida ao estilo Le Mans. Os pilotos vão lutar pelas primeiras posições em grelhas de partida convencionais com os treinos cronometrados, numa

À semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, com as presenças de figuras como Hélder Rodrigues, Rúben Faria, Paulo Gonçalves, António Maio ou Luís Tei-xeira a abrilhantar o evento, o Grupo Desportivo de Alcoutim e a Associação de Jovens do Nordeste Algarvio, os organizadores desta quarta edição, esperam que as maiores figuras nacionais da modalidade regressem este ano para momentos de grande beleza competitiva. Mas com profissionais ou amadores, a grande festa de todo-o-terreno vai sem dúvida deixar marca nos pilotos e no público que ano após ano regressam a Alcoutim para quatro horas de todo-o-terreno. Quem também está de regresso para garantir a cobertura televisiva do evento é a empresa A2 Comunicação, especialista na área de desportos motorizados. O 4 Horas TT conta ainda com a colaboração da Câmara Municipal de Alcoutim e da União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro.

Feira de Doces d’Avó torna Alcoutim irresistível

Doçaria regional, ateliers infantis e muita animação fazem parte do programa a 30 e 31 de Março A DOÇARIA TRADICIONAL DA SERRA ALGARVIA VOLTA A TER LUGAR DE DESTAQUE NO MUNICÍPIO DE ALCOUTIM, QUE ORGANIZA, PELA 13ª VEZ, O EVENTO MAIS DOCE DO CONCELHO.

Nos dias 30 e 31 de Março, a Orquestra Improvável sai à rua para encher de animação os milhares de visitantes que anualmente marcam presença na Feira de Doces d’ Avó.

Na sua 13ª edição, o evento volta a aliar a doçaria tradicional à doçura das crianças que podem aprender a confeccionar um folar ou pintar os Ovos da Páscoa, característicos da época. Nos últimos dias de Março, das 14 às 19 horas, vai ser impossível resistir à tentação dos folares, filhós, tartes, bolos e os mais tradicionais sabores da serra algarvia que convidam a uma visita à mais doce vila da região.

Cartão Social apoia 61 famílias carenciadas do concelho

Munícipes ganham o direito a ser apoiados pelo município na aquisição de bens e serviços A APOSTA NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO CONTINUA A SER UMA DAS PRIORIDADES DA CÂMARA MUNICIPAL LIDERADA POR OSVALDO GONÇALVES.

Com a atribuição do Cartão Social, a Câmara de Alcoutim vai apoiar 61 famílias carenciadas do concelho, através de uma iniciativa integrada no âmbito de “uma política social centrada especialmente nos agregados familiares que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social e na criação de instrumentos que visem diminuir carências e ajudar a inverter dinâmicas de exclusão social”.

Cartão é renovável e válido durante um ano A atribuição do cartão permite a estas famílias receber apoio do município no que confere à redução em 50% do pagamento de taxas, tarifas, preços e licenças devidas pelo utente, ou ainda usufruir do tarifário social nos serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos urbanos. O cartão é válido por um ano e renovável por igual período, a requerimento do interessado. As candidaturas são efectuadas no Gabinete de Acção Social, Saúde e Educação da Câmara Municipal, durante os meses de Novembro e Dezembro. d.r.

Alcoutim reforça aposta no desporto com 1º Campeonato Municipal de Futsal

Inscrições decorrem at é ao final do dia de hoje, 23 de Fevereiro NO ANO EM QUE A SELECÇÃO NACIONAL SE SAGROU CAMPEÃ EUROPEIA DE FUTSAL, O CONCELHO DE ALCOUTIM REFORÇA A APOSTA NA MODALIDADE E PROMOVE O PRIMEIRO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL.

2 FEV 2018

A partir de 2 de Março, os amantes da modalidade fazem a festa no Pavilhão Desportivo José Rosa Pereira, numa competição aberta a todos os clubes e colectividades do concelho mas também individualmente, aos munícipes com idade igual ou superior a 16 anos que sejam naturais, residentes ou eleitores no concelho. A prova, que é organizada pela Associação Inter-Vivos e pela Câmara Municipal de Alcoutim, oferece assim aos atletas da mo-

dalidade a possibilidade de participar num quadro competitivo alargado a todo o concelho, tendo como principal objectivo servir de incentivo à prática de actividade f ísica junto de segmentos da população que apresentam baixos níveis de participação desportiva e contribuir para a revitalização do tecido associativo.

Campeonato joga-se às sextas-feiras O campeonato joga-se às sextasfeiras, com a realização de dois jogos por noite, sendo que a primeira partida tem pontapé de saída marcado para as 20 horas e o segundo jogo disputa-se a partir das 21.30 horas. Hoje é o último dia de inscrições e

todos os documentos solicitados devem ser entregues por e-mail (intervivos.actividades@gmail. com) ou na sede da Associação Inter-Vivos, em Martim Longo. A inscrição deve ser feita de acordo com os seguintes critérios: l ter um familiar de 1º grau residente no concelho de Alcoutim; l frequentar o 1º ou 2º ciclo numa escola do concelho; l apresentar o atestado de residência de uma das freguesias do concelho; l ser um elemento da guarda nacional republicana que esteja afecto aos postos do concelho (Alcoutim ou Martim Longo); l estar vinculado a empresas do concelho; l ou exercer a sua profissão no concelho.

Melhorar as condições de vida da população é a prioridade


Festival de Caminhadas integra pela primeira vez Algarve Walking Season De 9 a 11 de Março, o Algarve pode ser descoberto através de 13 experiências imperdíveis O FESTIVAL CHEGA ESTE ANO À SUA 5ª EDIÇÃO E ESTÁ PELA PRIMEIRA VEZ INTEGRADO NO ALGARVE WALKING SEASON, UM NOVO EVENTO REGIONAL APOIADO PELO TURISMO DE PORTUGAL E PELO TURISMO DO ALGARVE. São, para a autarquia, “cinco anos de crescimento de um evento estratégico para o desenvolvimento do território, aliando as potencialidades naturais a todo o património

cultural, histórico e gastronómico existente, bem como, a todas as actividades empresariais que exploram o turismo sustentável e as experiências que o visitante pode ter neste outro Algarve”. Um Algarve que pode ser descoberto através dos 13 percursos que fazem parte desta edição do evento, com diferentes níveis de dificuldade.

Muito mais que simples caminhadas Um pouco por todo o concelho e d.r.

Acompanhar rebanho de cabras é uma das experiências

até Sanlúcar de Guadiana, a Câmara Municipal, em colaboração com o Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana, convida a conhecer os ‘Entardeceres de Alcoutim desde Sanlúcar de Guadiana’, a descobrir o caminho ‘Entre a ribeira de Cadavais e as estrelas’, a percorrer as ‘Paisagens apícolas das Taipas’, a andar pelo ‘Trilho dos Pastores e dos Moinhos’, a passar a ‘Manhã com o pastor’, a entrar na ‘Via Algarviana - Sector 1’, a ‘Caminhar e fazer pão’, a conhecer os ‘Anoiteceres do Caldeirão’, a entrar nos ‘Trilhos de Ronda no Guadiana, do Vascão a Alcoutim’, a fazer o ‘Percurso de Observação da Natureza na Ribeira do Vascão’, a aventurar-se ‘Pelos Caminhos da Defesa Raiana no Guadiana - Entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana’, a participar na ‘Marcha Corrida de Vaqueiros’ ou até mesmo a passar a ‘Tarde com o pastor’. Propostas que vão além de uma simples caminhada, afirmando-se como verdadeiras experiências onde os participantes aliam o exercício à história da região, conhecendo espaços, monumentos, gastronomia e as gentes de cada terra por onde passam. Experiências como conhecer o ciclo do mel, provar queijo fresco de cabra, cozer pão, degustar produtos da terra ou acompanhar um rebanho de cabras podem ser vivenciadas durante alguns dos percursos.

Autarquia e Santa Casa promovem integração profissional de munícipes

4 FEV 2018

A Câmara Municipal vai atribuir à Misericórdia de Alcoutim uma comparticipação financeira no valor de 21.600 euros para suportar as despesas do projecto que tem como principal objectivo fomentar a integraçãoprofissionaldosmunícipesem situação de maior vulnerabilidade à exclusão social, nomeadamente pessoas em risco, deficientes, doentes crónicos, vítimas de violência doméstica, beneficiários do Rendimento Social de Inserção e minorias étnicas. O Gabinete de Acção Social, Saúde e Educação da Câmara Municipal assume a responsabilidade de efectuar o levantamento dos munícipes

em condições de integrar o projecto e o posterior contacto com os mesmos, deixando na Santa Casa o dever de acordar com os munícipes a atribuição de uma bolsa mensal, sem qualquer vínculo contratual, para que estes desenvolvam as actividades propostas. A Santa Casa compromete-se ainda a proporcionar a formação adequada para que

Todos os percursos são de inscrição obrigatória e a maior parte deles tem número de participantes limitado. A inscrição prévia deve ser

feita até 6 de Março no serviço de Turismo do Município de Alcoutim, presencialmente ou através dos contactos: festival.caminhadas@cm -alcoutim.pt, +351 965 764 457 ou +34 610 839 395. d.r.

Participantes percorrem concelho até Sanlúcar de Guadiana

Município apoia Cumeadas na conservação do património

Alcoutim renova protocolo com Misericórdia por mais um ano FOI APROVADA A RENOVAÇÃO DO ACORDO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO E A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ALCOUTIM POR MAIS UM ANO EM REUNIÃO DE CÂMARA DE 14 DE FEVEREIRO.

Inscrição prévia até 6 de Março

Associação ajuda produtores florestais

os munícipes possam desenvolver as respectivas acções, assim como também prestará qualquer apoio psicossocial que seja necessário. A iniciativa pretende contribuir para a colocação dos munícipes em serviços municipais, Juntas de Freguesia, IPSS’s e Igrejas, possibilitando desta forma a sua integração na dinâmica do concelho. d.r.

Protocolo visa integrar munícipes na dinâmica do concelho

d.r.

Associação actua em todo o concelho A AUTARQUIA ALCOUTENEJA APOIA COM 20 MIL EUROS ANUAIS A ASSOCIAÇÃO CUMEADAS - ASSOCIAÇÃO DE PROPRIETÁRIOS FLORESTAIS DAS CUMEADAS DO BAIXO GUADIANA. A celebração de um protocolo de colaboração com a Cumeadas foi aprovada em reunião de Câmara, a 14 de Fevereiro, com vista a garantir o desenvolvimento de acções de conservação e valorização do património natural, endógeno, agrícola e florestal, como as acções de silvicultura preventiva, para reduzir

o risco de incêndios; acções de vigilância de incêndios e apoio ao combate (primeira intervenção, acções de rescaldo e vigilância após o rescaldo); ou acções de sensibilização junto das populações e a colaboração na organizaçãodejornadaseeventos.Com quase duas décadas de existência, a Associação sediada no Pereiro tem prestado um importante apoio aos produtores florestais alcoutenejos. A Cumeadas actua em todo o concelho de Alcoutim e também em duas freguesias do concelho de Castro Marim (Azinhal e Odeleite), com a principal missão dinamizar o investimento sustentável.

ALCOUTIM 18 - 23 FEV 2018  

• LEIA O ESPECIAL ALCOUTIM DESTE MÊS • Sexta-feira (dia 23/02) nas bancas com o PÚBLICO e o POSTAL • ON-LINE a informação à distância de um...

ALCOUTIM 18 - 23 FEV 2018  

• LEIA O ESPECIAL ALCOUTIM DESTE MÊS • Sexta-feira (dia 23/02) nas bancas com o PÚBLICO e o POSTAL • ON-LINE a informação à distância de um...