3 minute read

Grupo belga investe 20 milhões para reabilitar espaço comercial

Quinta-feira • 23 junho 2022 Recuperará antigo espaço comercial que ardeu Nova Vila Retail Park está em consulta pública

Documento pode ser consultado até 8 de julho no portal online ‘Participa’. Investimento recupera o licenciamento de 2005.

Advertisement

ANA SOFIA VARELA

Investimento de 20 milhões prevê criar 211 postos de trabalho diretos

Ana Sofia Varela

OEstudo de Impacte Ambiental (EIA) do Novo Vila Retail Park estará em consulta pública até ao dia 8 de julho, no portal online ‘Participa’. Os cidadãos podem, assim, conhecer o projeto que grupo belga Mitiska Reim pretende implementar naquela área e apresentar participações, sugestões ou reclamações.

Este é um investimento de 20 milhões de euros que revitalizará o antigo Portimão Retail Park, que se incendiou em 2012, seis anos após ter sido construído. No total, são 78 mil metros quadrados de área, das quais 22 mil preveem construção. O investidor apoia-se, desta forma, no licenciamento anterior, datado de 2005, para fazer este novo plano.

A diferença é que naquela altura não foi exigido um EIA, que, desta vez, foi solicitado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. Na verdade, a nível de área de construção e de estrutura, pouco mudará face ao anterior.

Tanto que, segundo o documento, “o novo projeto de ‘retail park’ respeita os parâmetros definidos para o lote”, destacando que para cumprir à “área máxima de impermeabilização, o pavimento em betuminoso, que se encontra ainda no local, será substituído” por outro “em betão drenante, que garante 100% de permeabilidade”.

Terá uma frente de lojas, com estacionamento ao ar livre, tal como antes, mas o promotor adaptou “os princípios da implantação do edifício e da organização geral” para atenuar a escala e reduzir o impacto na envolvente.

“Optou-se por organizar o ‘retail park’ em zonas de menor dimensão e também por procurar fragmentar visualmente o próprio edifício”, partindo “de um eixo central, alinhado com a rotunda de acesso”. O edifício central terá a forma de ‘L’, com as lojas de maior dimensão nos topos nascente e poente. A circulação pedonal será realizada por uma galeria ao ar livre, embora coberta, ao longo das frentes de loja, havendo zonas comerciais de menor dimensão e de espaços de apoio ao retail, além de 800 lugares de estacionamento.

Por fim, acrescenta que serão criados 211 postos de trabalho. O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense promove a VII ‘Gym Fun and Dance’, em duas sessões, uma às 15h30, e outra às 19h00, no dia 2 de julho, no Teatro Municipal de Portimão. Assim, sob o tema ‘O Regresso’, este espetáculo coloca fim a dois anos de pandemia, reafirmando os valores que estiveram patentes neste período, explica o CIRM. “Com a luz ao fundo do túnel, a vida e o mundo nunca mais serão os mesmos. Este é um regresso ao 'novo normal', representado através de música e movimento, trazendo aos palcos aquela que foi uma realidade para todos”, acrescenta. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro ou na plataforma BOL.

Rosa do Mundo termina com concerto na Igreja Matriz

‘A Face Oculta da Lua’ marca final do ano letivo da Escola de Dança

A segunda edição do evento ‘Rosa do Mundo – Música Antiga em Portimão’ fecha com um concerto no dia 2 de julho, às 21h00, na Igreja Matriz da cidade. Sob o mote ‘A voz e a dança’, atuam Michele Tomaz, soprano, o Consort de Flautas da Academia de Música de Portimão, com direção de Filipa Oliveira, e João Janeiro, no órgão. Este espetáculo é antecedido por uma visita guiada ao órgão ‘Fontanes’, na Igreja do Colégio, com João Janeiro, no mesmo dia, às 11h00. Esta sexta-feira, dia 24, às 19h00, há o concerto ‘Duas violas iguais – L’Amoroso’, na Igreja do Colégio, com Jordi Comellas Solé e Guido Balestracci, ambos com viola da gamba.

O encerramento deste ano letivo 2021/2022 para a Escola Municipal de Dança será assinalado com o espetáculo ‘A Face Oculta da Lua’, no dia 16 de julho, às 22h00, no grande auditório do Teatro Municipal. Será interpretado pelas classes de ballet intermédio e por contemporânea, de iniciação e avançada. Serão convidados do evento a bailarina Laura Abel e o músico Paulo Viegas. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio do bilhete.

VII ‘Gym Fun and Dance’ apresenta-se no Teatro Municipal