Page 1

relatรณrio de atividades_2015


RG DA VIRA: CONSELHO EDITORIAL Ismar de Oliveira, Izabel Leão, Immaculada Lopez, João Pedro Baresi e Sérgio Rizzo. CONSELHO FISCAL Everaldo Oliveira, Renata Rosa e Rodrigo Bandeira CONSELHO PEDAGÓGICO Alexsandro Santos, Aparecida Jurado, Isabel Santos, Leandro Nonato e Vera Lion PRESIDENTA Susana Piñol Sarmiento VICE-PRESIDENTA Gisella Hiche PRIMEIRO SECRETÁRIO Rafael Lira DIRETORIA EXECUTIVA Paulo Lima COORDENAÇÃO Vania Correia EQUIPE Bruno Ferreira, Cleide Agostinho, Cristiane Oliveira, Elisangela Nunes, Juliana Rodrigues, Giovanni Nardin, Pedro Neves Fonseca e Welton Gabriel. ADMINISTRAÇÃO/ASSINATURAS Douglas Ramos e Norma Cinara Lemos MOBILIZADORES DA VIRA Acre (Leonardo Nora), Alagoas (Alan Fagner Ferreira), Amapá (Alessandro Brandão), Amazonas (Jhony Abreu, Claudia Maria Ferraz e Sebastian Roa), Bahia (Emilae Sena e Mariana Sebastião), Ceará (Alcindo Costa e Rones Maciel), Distrito Federal (Webert da Cruz), Espírito Santo (Jéssica Delcarro e Izabela Silva), Maranhão (Nikolas Martins e Maria do Socorro Costa), Mato Grosso do Sul (Fernanda Pereira), Minas Gerais (Emília Merlini, Reynaldo Gosmão e Silmara Aparecida dos Santos), Pará (Diego Souza Teofilo), Paraíba (José Carlos Santos e Manassés de Oliveira), Paraná (Juliana Cordeiro e Digo Henrique Silva), Pernambuco (Edneusa Lopes e Luiz Felipe Bessa), Rio de Janeiro (Gizele Martins), Rio Grande do Norte (Alessandro Muniz), Rio Grande do Sul (Evelin Haslinger), Roraima (Graciele Oliveira dos Santos), Sergipe (Elvacir Luiz) e São Paulo (Luciano Frontelle).


ÍNDICE 5_Introdução 7_Site e Redes Sociais | Revista Viração 9_Renajoc 10_Agência Jovem de Notícias: sem fronteiras digitais 11_Plataforma dos Centros Urbanos 12_Viva Melhor Sabendo Jovem 13_Casas de Cultura e Cidadania | Cobertura da COP 21 14_Jovens Mobilizadores de Alagoas | Mais Educomunicação 15_Redes e Articulações Políticas | Espaço da Viração 16_Trabalhos Acadêmicos | Viração na Mídia


17_Viração Internacional: Conferência Europeia Vamos Cuidar do Planeta | Agenzia di Stampa Giovanile

18_Viração Internacional: Agência Jovem de Noticias em Portugal | Participação em Eventos

19_Prêmio e Reconhecimento 20_Viração em Números 25_Parceiros 26_Balanço Patrimonial 27_Demonstração do Resultado do Período


INTRODUÇÃO Viração é uma organização de comunicação, educação e mobilização social entre adolescentes, jovens e educadores. Criada em março de 2003, recebe apoio institucional do UNICEF, UNESCO, ANDI Comunicação e Direitos, USP, Ashoka Empreendedores Sociais, Fundação Friedrich Ebert, Centro de Competencia en Comunicación para a America Latina, Associazione Jangada e Província Autônoma de Trento, na Itália. Utilizando a educomunicação - conceito elaborado pela Universidade de São Paulo a partir da identificação de práticas transformadoras de educação com o uso de técnicas e métodos da comunicação -, sua missão é promover e incentivar a mobilização de adolescentes, jovens e educadores para a efetivação do direito humano à comunicação e a transformação socioambiental pautada em valores sustentáveis. A Viração possui procedimentos exclusivos de trabalho, além de experiência comprovada em processos, projetos e produtos educomunicativos de mobilização social juvenil; experiência de trabalho em escolas e com grupos de diferentes naturezas; experiência em planejamento, gestão e habilidade de trabalho em grupo, em parcerias e redes, na implantação e implementação de projetos sociais na área da infância e juventude; experiência no desenvolvimento de materiais de comunicação e cobertura jornalística a partir do olhar de crianças, adolescentes e jovens; e histórico de compromisso com os direitos da criança, do adolescente e do jovem. A base desta visão é o entendimento de que o adolescente é um sujeito de direitos que precisa ser considerado em sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, com potencialidades e vulnerabilidades específicas, mas que representa uma grande oportunidade de desenvolvimento para sua família, comunidade, escola, governo e para si próprio. Além de trabalhar para o desenvolvimento integral dos adolescentes, a Viração também atua na implementação de uma comunicação integral e integradora, não entendida apenas sob o ponto de vista tecnológico e instrumental. Em 2015, no Brasil, a Viração desenvolveu 8 projetos, atuando diretamente com 550 adolescentes e jovens, distribuídos em 21 turmas diferentes, que participaram das mais de 150 oficinas promovidas ao longo do ano. Também promoveu atividades de formação com 130 educadores e prestou 3 consultorias com foco em educomunicação e direitos da juventude. Realizou 16 coberturas jovens de eventos, teve ação estratégica em espaços de formulação de políticas públicas locais, nacionais e internacionais, como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de Paris – COP 21. A Viração atuou com jovens de 20 Estados, integrantes dos Conselhos Virajovens e também mobilizadores da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores (Renajoc). Na Europa, Viração desenvolveu 2 projetos internacionais: a Conferência Europeia Vamos Cuidar do Planeta e a Agência Jovem de Notícias Internacional.

Relatório de Atividades - Viração 2015

5


No âmbito da Conferência Europeia Vamos Cuidar do Planeta, foram realizadas 18 atividades de formação e mobilização em 3 escolas do segundo ciclo do Ensino Fundamental no norte, centro e sul da Itália (Tuenno, Roma e Tricase), para 240 estudantes de 12 classes. Além disso, foram realizadas atividades de formação para 10 estudantes de 5 países europeus durante a Conferência de Bruxelas, realizada no mês de maio. O projeto Agência Jovem de Notícias Internacional envolveu 30 jovens de 11 países durante 18 dias da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de Paris – COP 21. Em seu processo de gestão, a Viração tem procurado desenvolver ferramentas educomunicativas, democráticas e colaborativas. Sob a consultoria de Rodrigo Bandeira, membro do Conselho Fiscal da instituição e fundador e diretor da ONG Cidade Democrática, realizou seu planejamento operacional em março e o processo de avaliação dos projetos e ações em dezembro. Esses processos são realizados em vários níveis, com o público dos projetos, parceiros e com a própria equipe da Viração, sempre preocupados com uma gestão horizontal e participativa. Ainda em 2015, a Viração trabalhou com um quadro integral de 12 colaboradores fixos e 2 mobilizadores jovens, atuantes em diferentes áreas: administrativa e financeira, produção de conteúdo, pedagógica e de mobilização social, juntamente com a diretoria institucional, composta por três representantes.


SITE E REDES SOCIAIS Em 2015, a Viração renovou seu site institucional (www.viracao.org) e seu site de notícias, a Agência Jovem de Notícias (www.agenciajovem.org), que recebe conteúdos de adolescentes, jovens, organizações e especialistas em juventude de todo o País. Além disso, possui uma página no Facebook e uma conta no Twitter, por meio das quais divulga suas publicações. Em 2015, foram postadas 281 notícias no site da Agência, posteriormente divulgados nas redes sociais, realizando assim um trabalho integrado com as novas mídias. Neste ano, tivemos ainda um significativo aumento no número de acessos ao site da Agência Jovem de Notícias. Ao todo, foram 198.919 acessos, 17,4% a mais que no ano anterior. A página do Facebook da Agência registrou 16.627 curtidas, 203 a mais de seguidores que no ano anterior.

revista viração:

edição sobre meio ambiente e mudanças climáticas O primeiro semestre de 2015 foi dedicado à produção da primeira edição da Revista Viração em formato semestral, temático e de distribuição gratuita. A edição com tiragem de 5 mil exemplares, teve 771 acessos na Plataforma Issuu, sendo a edição mais visitada on-line. Em razão do grande envolvimento da Viração Educomunicação na cobertura colaborativa de edições anteriores da Conferência das Partes, definimos que a edição de lançamento da revista neste novo formato seria sobre mudanças climáticas, acreditando que ela poderia ser um grande chamariz para a COP 21, ocorrida em Paris, em dezembro. Participaram da edição 8 conselhos editoriais jovens da Viração, de todas as Regiões brasileiras, totalizando 12 jovens diretamente envolvidos na produção de conteúdos. Os conselhos tiveram como base as seguintes cidades: Curitiba (PR), Natal (RN), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Lima Duarte (MG), São Paulo (SP), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).

Relatório de Atividades - Viração 2015

7


O tema foi proposto à rede Virajovem em fevereiro de 2015 e, a partir de discussões por meio da rede social Facebook, os integrantes dos conselhos acharam importante expandir a discussão das mudanças climáticas para alternativas sustentáveis já colocadas em prática por movimentos sociais e coletivos contestadores do modelo capitalista de vida, alicerçado no consumo excessivo, relações exploratórias e esgotamento dos recursos naturais do Planeta Terra. Portanto, dos 18 conteúdos publicados na edição nº 109 da Revista Viração, 4 abordaram especificamente as mudanças climáticas e o debate das Nações Unidas em torno da questão; 7 abordaram práticas ambientais e socialmente sustentáveis ou iniciativas voltadas à sensibilização para as questões ambientais; 4 procuraram definir sustentabilidade, problematizar sua relação com o sistema capitalista e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); uma aborda o grave problema da crise hídrica em alguns estados brasileiros, especialmente em São Paulo; outra apresenta o perfil da ambientalista Rachel Carson; e por último, há uma resenha de filmes que abordam a questão do meio ambiente, de autoria do crítico de cinema Sérgio Rizzo, antigo colaborador da Revista Viração. Para financiar a impressão e distribuição gratuita dos 5 mil exemplares, a Viração realizou uma campanha de financiamento colaborativo por meio da plataforma Kickante (http:// www.kickante.com.br/campanhas/revista-viracao-precisamos-conversar-sobre-o-meio-ambiente). Dos 15 mil reais solicitados, arrecadamos R$ 7.850,00, ou seja, 52% da meta. Por esse empenho, a Viração recebeu da Rede Papel Solidário e da Kickante um certificado pelo êxito da campanha, cedido também a duas outras entidades que integram a rede. No contexto da campanha pelo financiamento colaborativo, a Viração produziu cerca de 60 conteúdos para o site Agência Jovem de Notícias e suas redes sociais, informando sobre a questão das mudanças climáticas e mobilizando pessoas a doarem dinheiro para viabilizar a impressão e distribuição dos exemplares.

Parceiros: Associação Jangada e Província Autônoma dE Trento.

REVISTA VIRAÇÃO PARA JOVENS CEGOS No segundo semestre de 2015 produzimos a terceira edição da revista Viração para jovens cegos. A edição nº 109 da publicação foi descrita em áudio e encaminhada para 5.000 instituições juvenis, estatais e públicas de todo o território nacional.

Parceiros: Associação Jangada e Província Autônoma dE Trento.


RENAJOC:

REDE NACIONAL DE ADOLESCENTES E JOVENS COMUNICADORAS E COMUNICADORES A Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores (Renajoc) foi criada em abril de 2008 no 1º Encontro de Adolescentes e Jovens Comunicador@s promovido pela Viração, que antecedeu a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, em Brasília. Em 2015, as atividades da rede estiveram centradas na realização do 5º Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores (5º Enajoc), que aconteceu de 30 de outubro a 2 de novembro, em Brasília (DF), reuniu 33 jovens de 19 estados do Brasil e do Distrito Federal. Durante o encontro, os integrantes da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores dialogaram sobre fraquezas, oportunidades, pontos fortes e ameças para a rede, bem como desafios; realizaram reuniões por regiões em que os participantes estabeleceram propostas de articulação e atividades para 2016; finalizaram a redação da Carta de Princípios da rede, discutida e iniciada pelas redes sociais; e dialogaram e propuseram um novo modelo de gestão da rede, por meio de uma facilitação nacional de facilitações regionais que formarão comissões que, além de mobilizarem a rede nos territórios e regiões, deverão assumir uma das cinco funções de caráter nacional e orgânico da Renajoc: (1) Comunicação; (2) Incidência Política; (3) Captação de Recursos; (4) Gestão Financeira e (5) Formação e cultura de rede. Na ocasião do Encontro, realizamos ainda uma Conferência Livre Nacional de Juventude e Comunicação, chamada “É nóis que fala”, que contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas, incluindo os participantes do 5º Enajoc, na sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Dessa atividade, resultaram 38 propostas formuladas pelos presentes, a maioria adolescentes e jovens, que foram encaminhadas à Secretaria Nacional de Juventude e discutidas durante a 3ª Conferência Nacional de Juventude, convocada pelo governo federal e realizada em dezembro, também em Brasília.

ParceirA: Fundação Luterana DE DIACONIA.

Relatório de Atividades - Viração 2015

9


AGÊNCIA JOVEM DE NOTÍCIAS: SEM FRONTEIRAS DIGITAIS Durante o primeiro semestre de 2015, a Viração Educomunicação desenvolveu atividades em telecentros e pontos de cultura de 12 comunidades de São Paulo por meio do Edital Redes e Ruas, das Secretarias de Serviço, Cultura e Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo. O projeto formou, no total, 180 adolescentes em Comunicação e Direitos Humanos. Em cada comunidade, a Viração desenvolveu o ciclo de formação em seis semanas. Na ocasião, os adolescentes participantes puderam produzir peças de comunicação em diferentes linguagens midiáticas. No total, foram 288 horas de atividades nas 12 comunidades, em que os adolescentes produziram: 2 aplicativos para smartphones, 4 fanzines colaborativos, 13 vídeos de bolso, 2 spots para rádio, 4 fotonovelas, 10 histórias em quadrinhos, 2 mostras fotográficas, 3 cartazes e 6 máscaras de estêncil. Como finalização da atividade, a Viração promoveu, em 10 de julho, uma Mostra Cultural na Praça do Patriarca, centro de São Paulo, que contou com a participação de 100 pessoas. Durante a atividade foram expostas diversas produções midiáticas dos jovens dos doze núcleos onde foram realizadas as oficinas. Foram exibidos vídeos, banners com fotonovelas, lambes, fotografias, histórias em quadrinhos e fanzines sobre os diversos temas discutidos nos encontros de formação. Além disso, foram realizadas intervenções com estêncil a partir das máscaras produzidas em oficinas com os jovens.

Parceiros: Secretaria de Direitos Humanos da prefeitura de São Paulo, Ponto de Cultura Comunidade Cidadã, ceu caminho do mar, Ponto de Cultura Jardim Filho da Terra, Telecentro Instituto para Viver Melhor, Telecentro 26 de julho, Telecentro UNIBES, Cieja Profª Marlucia Gonçalves de Abreu, Telecentro São Joaquim, Biblioteca Monteiro Lobato, E.E. Joaquin Suarez.

10

Relatório de Atividades - Viração 2015


PLATAFORMA DOS CENTROS URBANOS A Plataforma dos Centros Urbanos é uma iniciativa do UNICEF que busca contribuir com a redução das desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes que vivem nas grandes cidades. A iniciativa teve início em 2008 e acontece por meio da articulação e parceria com os governos e a sociedade civil. A Viração é parceira técnica do UNICEF para a realização de uma das frentes de ação da PCU: o fortalecimento da participação cidadã de adolescentes atua mobilizando e capacitando adolescentes para que participem de processos de mobilização social, incidência nas políticas públicas e educação entre pares. Em 2015, a Viração trabalhou em 3 comunidades populares de São Paulo, com 150 adolescentes que participaram de 36 encontros de formação em comunicação, direitos humanos e participação cidadã. Ao longo dos encontros, foram discutidos temas como: Sexualidade e Gravidez na Adolescência na perspectiva dos direitos, discutidas a partir dos indicadores da PCU; Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Homicídio juvenil, também abordado a partir dos indicadores da PCU; Direito à Cidade e ao Transporte público, realizado em parceria com membros do Movimento Passe Livre; O que é ser adolescente e jovem; Introdução aos direitos humanos; Desigualdades intraurbanas e Indicadores da PCU, além de um ciclo com três encontros sobre Política: democracia, estrutura do estado e papel dos entes federados e dos poderes, facilitado em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil. Parceiros: EMEF Zilka Salaberry De Carvalho, instituto anchieta grajaú, centro comunitário jardim autódromo, emefm oswaldo aranha bandeira de mello, ceu navegantes e ação educativa.

Relatório de Atividades - Viração 2015

11


VIVA MELHOR SABENDO JOVEM Viva Melhor Sabendo Jovem é uma estratégia em saúde que visa ampliar o acesso de adolescentes e jovens ao teste para o HIV, por meio de acolhimento, encaminhamento e adesão ao tratamento para o público reagente, bem como o acesso às informações sobre prevenção e autocuidado, através da realização de testagem extra muros entre pares. A formatação da estratégia com foco no público juvenil é uma iniciativa do UNICEF e, em São Paulo, é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, com apoio do UNICEF e parceria técnica da ONG Viração Educomunicação. O projeto, iniciado em meados do segundo semestre, se estrutura a partir de ações de comunicação e da realização de intervenções urbanas com unidade móvel de saúde, onde são ofertados testes de fluído oral anti-HIV, gratuitamente, além da distribuição de insumos de prevenção. Os testes são realizados por agentes jovens de prevenção capacitados pelo Programa Municipal de DST e aids. Em 2015, foram realizadas 278 testagens em São Paulo por 9 agentes jovens formados para ações de prevenção e testagem. Além disso, a Viração promoveu uma oficina de sensibilização e formação sobre mobilização social, gênero, sexualidade, DST/HIV e Aids, que contou com a participação de 115 adolescentes e jovens, selecionando 10 agentes jovens que participam diretamente das ações do projeto. Realizou ainda um processo de formação continuada, com três encontros, para o grupo de agentes. Foram produzidas peças de comunicação como banners, adesivos e camisetas, além de um canal de comunicação no Facebook que conta com 1.280 curtidas.

Parceiros: secretaria municipal de saúde de são paulo, por meio do programa municipal de dst e aids da prefeitura de são paulo, e unicef.

12

Relatório de Atividades - Viração 2015


CASAS DE CULTURA E CIDADANIA Ao longo de 2015, a Viração prestou assessoria às Casas de Cultura e Cidadania em São Paulo, Lins e Caconde, para a implementação de Agências Jovens de Notícias em cada uma das unidades. Foram realizados encontros de formação com os educadores, produção de material de apoio pedagógico e facilitação do planejamento operacional das Casas. Além disso, foram realizadas duas oficinas com jovens das unidades de Lins e Caconde e, em São Paulo, um ciclo com dez oficinas nas quais os adolescentes produziram um programa de rádio sobre os 25 anos do ECA e as violações de direitos. O programa foi apresentado num evento público, seguido de um debate com jovens, educadores, lideranças comunitárias, técnicos, gestores e conselheiros tutelares da comunidade, reunindo cerca de 30 pessoas.

Parceiros: casas de cultura e cidadania de são paulo, lins e caconde:

COBERTURA DA COP 21:

CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS Dando continuidade ao projeto da Agência Jovem de Notícias Internacional, iniciado em 2012, a Viração promoveu a cobertura educomunicativa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21) de Paris e eventos paralelos que se realizaram de 26 de novembro a 12 de dezembro de 2015. Participaram da cobertura cerca de 30 jovens do Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Costa Rica, Itália, França, Grécia, Espanha, Portugal e Dinamarca. Ao todo foram produzidos mais de quarenta textos, reportagens fotográficas, vídeos e postagens em quatro diferentes línguas (português, espanhol, inglês e italiano) para os sites da Agência Jovem de Notícias (www.agenciajovem. org), Red Mas Vos (www.redmasvos.org) e Agenzia di Stampa Giovanile (www.stampagiovanile).

Relatório de Atividades - Viração 2015

13


Parceiros: Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores, Rede Mas Vos, Fundación TierraVida, Engajamundo, Coletivo Clímax Brasil, Fundação Friedrich Ebert, Associação Jangada, Província Autônoma de Trento, Associação In Medias Res, Associação Monde Pluriel.

JOVENS MOBILIZADORES - ALAGOAS O projeto é desenvolvido pela Viração com o apoio e coordenação do Instituto Inspirare, no contexto de um esforço articulado que concentra uma série de ações, em várias frentes, com foco na melhoria da qualidade da educação no município de São Miguel dos Campos (AL). A ação da Viração no município pretende contribuir para a criação e o fortalecimento de ações e processos que promovam uma efetiva e qualificada participação e mobilização de adolescentes e jovens para melhoria da educação em São Miguel dos Campos. Para isso, foram realizados 7 encontros de formação sobre comunicação, educação e participação cidadã com o grupo de mobilizadores, que reúne cerca de 40 jovens. Além disso, a Viração assessorou o grupo a distância para a realização de atividades comunitárias e implementação de ações de comunicação. O projeto também prestou apoio à Secretaria Municipal de Juventude e ao Conselho Municipal de Juventude para a realização da Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude e o início do processo de elaboração do Plano Municipal de Juventude.

Parceiro: instituto inspirare

MAIS EDUCOMUNICAÇÃO O Mais Educomunicação é um projeto trienal realizado em parceria com a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores e financiado pelo Instituto C&A. Em 2015, último ano do ciclo, o projeto contou com mais de 200 oficinas, com a participação de 400 adolescentes, em 18 cidades do Brasil. Cada ciclo de oficinas discutiu temas relacionados aos direitos dos adolescentes e jovens. Além disso, foram aplicadas oficinas sobre linguagens de comunicação, nas quais foram produzidas mídias e intervenções pelos adolescentes.

14

Relatório de Atividades - Viração 2015


REDES E ARTICULAÇÕES POLÍTICAS A Viração participa das seguintes redes e articulações políticas: Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rede Papel Solidário; Rede Paulista pela Democratização da Comunicação e da Cultura; Pacto da Juventude pelo Conselho Nacional de Juventude e da Secretaria Nacional de Juventude; Fórum Mundial de Mídia Livre; Fórum Nacional de Mídia Livre; Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular; Rede Nossa São Paulo; Rede Nacional de Adolescentes pelo Esporte seguro e Inclusivo e Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores.

ESPAÇO DA VIRAÇÃO Em 2015, recebemos visitas dos seguintes grupos e pessoas: • Eduardo Suplicy e Cláudio Souza, secretário de direitos humanos e coordenador de juventude do município de São Paulo; • Estudantes de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa; • Estudantes de Administração da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba; • Participantes do Programa Jovem Monitor, do Centro Cultura de Juventude de São Paulo; • Turmas de adolescentes e jovens da Casa de Cultura e Cidadania de Lins e Caconde; • Grupo de professores e alunos da EMEF Julio Marcondes Salgado – rádio JMS; • Turma de Adolescentes da EMEF Roberto Plínio Colacioppo – Elaboração TCA (Trabalho Coletivo Autoral) sobre homofobia na Cidade de São Paulo.

Relatório de Atividades - Viração 2015

15


trabalhos acadêmicos Em 2015, a Viração Educomunicação foi objeto de estudo de alunos de Administração da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, que visitaram a organização para fazer um trabalho acadêmico para a disciplina Administração no Terceiro Setor. Uma estudante de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas também estudou as fontes e o fluxo de financiamento da Viração, resultando num trabalho acadêmico que envolveu outras organizações do chamado Terceiro Setor. A Viração também foi objeto de estudo da tese de Mestrado sobre Empreendedorismo social no Brasil realizada pelas estudantes Marianne Mann e Gisela Artola da Copenhagen Business School, na Dinamarca. O fundador e diretor executivo da Viração, Paulo Lima, escreveu artigo acadêmico para a Revista Comunicação & Educação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), sobre sua experiência em Educomunicação e história de vida, bem como outro artigo para o livro “Ciudadanía y Educomunicación: Experiencias en Europa, América Latina y Africa”, junto com o Prof. Dr. Ismar de Oliveira e a Profª Dra. Patrícia Horta, promovido pela Revista Internacional de Comunicación y Desarrollo. A Viração foi objeto de estudo também de um trabalho acadêmico realizado pela estudante de Jornalismo Giovanna Chavez, da Universidade Federal do Ceará, e contribuiu com a elaboração de um livro sobre Educomunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizado pelo Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). O projeto Agência Jovem Internacional de Notícias Internacioal nas Conferências ONU sobre Clima foi objeto de estudo da estudante de Jornalismo da Universidade Paulista (Unip), Karine Ferreira.

viração na mídia Integrantes da Viração também concederam entrevistas ou escreveram artigos e outros trabalhos acadêmicos para a rádio do Observatório do Terceiro Setor, Rádio Nacional da Amazônia e Universidade Unipaulistana.

16

Relatório de Atividades - Viração 2015


VIRAÇÃO INTERNACIONAL CONFERÊNCIA EUROPEIA VAMOS CUIDAR DO PLANETA Em 2015, a Viração junto com sua parceira em Trento, a Associação Jangada, coordenou em nível italiano a Conferência Europeia Vamos Cuidar do Planeta, com a participação de dezenas de escolas, organizações sociais e ambientalistas e centros de pesquisa de 16 países. Na Itália, a Viração trabalhou em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisas de Bologna (CNR) com as seguintes escolas: Instituto Comprensivo di Tuenno no Trentino, Istituto Comprensivo di Torre Annunziata em Roma e Istituto Comprensivo Giovanni Pascoli na cidade de Tricase, na região da Puglia, sul da Itália. Ao todo, participaram das atividades cerca de 240 estudantes do Ensino Fundamental.

Parceiros: Associação Jangada e CONSELHO NACIONAL DE PESQUISAS DA BOLOGNA (cnr).

AGENZIA DI STAMPA GIOVANILE NA ITÁLIA Dando continuidade à manutenção de um núcleo da Agência Jovem de Notícias na Itália, em 2015, a Viração desenvolveu um novo projeto de formação para 10 jovens estudantes universitários e pesquisadores em parceria com a Associação Jangada e com o financiamento da Província Autônoma de Trento. Foram realizados 8 encontros de formação com duração de 4 horas cada no Centro de Formação à Solidariedade Internacional. O grupo de jovens participou da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP21 de Paris, além de eventos paralelos que se realizaram de 26 de novembro a 12 de dezembro de 2015. O conteúdo produzido em italiano está disponível no site: www.stampagiovanile.it. No final do percurso de formação, os jovens resolveram criar juridicamente a Associação In Medias Res, com o apoio da Viração.

Relatório de Atividades - Viração 2015

17


Parceiros: Associação Jangada, Associação In Medias Res, Centro de Formação à Solidariedade Internacional, Observatório Trentino sobre o Clima.

AGÊNCIA JOVEM DE NOTÍCIAS EM PORTUGAL Em 2015, a Viração fortaleceu a parceria com a organização Bué Fixe (www.facebook.com/buefixe.pt), que atua com educomunicação e prevenção de DSTs/Aids em Lisboa. Sob a consultoria da Viração, a Bué Fixe está implementando uma experiência piloto para a criação de um núcleo da Agência Jovem de Notícias em Portugal, com foco em saúde do jovem e adolescente.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS Integrantes da coordenação, educomunicadores, adolescentes, jovens e parceiros representaram a organização nos seguintes eventos nacionais e internacionais, entre os quais se destacam: - Encontro de Midialivrismo e Juventude (em maio, no Rio de Janeiro); - 6º Encontro Brasileiro de Educomunicação (em junho, em Porto Alegre); - Conferência Livre Nacional de Juventude e Comunicação (em outubro, em Brasília); - Semana do Bebê em Cidade Tiradentes – atividade promovida pelo UNICEF onde os adolescentes desenvolveram oficina sobre sexualidade com outros adolescentes (em abril, São Paulo); - Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (maio, em São Paulo); - Gabinete aberto – debate com Eduardo Suplicy e Nabil Bonduki sobre a redução da maioridade penal (junho, em São Paulo); - Roda de conversa com o secretário de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy; o coordenador de políticas para juventude, Claudinho Silva, e a articuladora do Juventude Viva na Cidade Tiradentes (julho, em São Paulo); - Seminário Nacional da Plataforma dos Centros Urbanos sobre a Redução das Desigualdades Intramunicipais (julho, em São Paulo); - Lançamento do Ir benzinho – versão de crianças e adolescentes da pesquisa IRBEM – Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (julho, São Paulo); - Lançamento da Campanha Internet sem vacilo, sobre segurança na internet, do Google e UNICEF (julho, São Paulo); - Construção do Plano Municipal Socioeducativo, apoio na construção da metodologia e facilitação das oficinas (maio, São Paulo);

18

Relatório de Atividades - Viração 2015


- Formação sobre direitos humanos e webativismo, com foco no enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes, promovida pela Campanha ANA (julho, Fortaleza); - Participação da Oficina Adolescente Jovens Inovando, sobre inovação social (agosto, São Paulo); - Oficina e Concurso sobre segurança na internet – Geração Digital do Google (outubro, São Paulo); - Seminário Internacional sobre Deficiências chamado “Nuevas Voces, Nuevos Desafios” (outubro, São Paulo); - Encontro de Adolescentes e Jovens: 25 anos do ECA, dentro do Festival de Direitos Humanos (dezembro, São Paulo).

PRÊMIO E RECONHECIMENTO Em junho, a Viração recebeu o prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação na categoria Ação Profissional, concedido pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), durante o 6º Encontro Brasileiro de Educomunicação ocorrido Porto Alegre. Em dezembro, a Viração recebeu um reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) como instituição brasileira inovadora e criativa na educação básica. Outras 177 instituições também receberam o título.

Relatório de Atividades - Viração 2015

19


VIRAÇÃO EM NÚMEROS site da agência jovem e revista viração

281

NOTÍCIAS POSTADAS NO SITE DA AJN

QUASE

199 MIL ACESSOS AO SITE DA AJN

5 MIL

EXEMPLARES IMPRESSOS DA REVISTA VIRAÇÃO

771

ACESSOS À VIRAÇÃO NA PLATAFORMA ISSUU

20

Relatório de Atividades - Viração 2015


40

renajoc

80

PARTICIPANTES DO v ENAJOC NO DF

12

PARTICIPANTES DA CONFERÊNCIA É NÓIS QUE FALA, NO DF AGÊNCIA JOVEM DE NOTÍCIAS: SEM FRONTEIRAS DIGITAIS

COMUNIDADES PARTICIPANTES em sp

46

288

HORAS DE ATIVIDADES

PRODUTOS MIDIÁTICOS, INCLUINDO 2 APLICATIVOS PARA SMATPHONE Relatório de Atividades - Viração 2015

21


ATUAÇÃO EM

3 150

PLATAFORMA DOS CENTROS URBANOS

COMUNIDADES, CONTEMPLANDO ADOLESCENTES

36

ENCONTROS DE FORMAÇÃO

VIVA MELHOR SABENDO JOVEM

278 testes de hiv realizados

9

agentes jovens formados para ações de prevenção e testagem 22

Relatório de Atividades - Viração 2015


COBERTURA DA COP 21

30

jovens de 11 países participaram

200 oficinas realizadas em 18 cidades

240

estudantes participaram junto a centros de pesquisa de 16 países

jovens mobilizadores de alagoas

40 PARTICIPANTES em 7 encontros de Formação mais educomunicação

400 adolescentes participantes conferência vamos cuidar do planeta, na itália Relatório de Atividades - Viração 2015

23


participação de

10 8

jovens em encontros de formação

PRÊMIO E RECONHECIMENTO

1

PRÊMIO CONCEDIDO PELO NCE/USp E ABPEDUCOM

24

agenzia di stampa giovanile

Relatório de Atividades - Viração 2015

1

RECONHECIMENTO DO MEC COMO INSTITUIÇÃO CRIATIVA E INOVADORA


PARCEIROS

Asso

ciazione Jangada

Relatório de Atividades - Viração 2015

25


LUIZ CARLOS SAVIAN

BALANÇO PATRIMONIAL 8050 VIRACAO EDUCOMUNICAÇÃO CNPJ: 11.228.471/0001-78

FOLHA:

PERÍODO DE ENCERRAMENTO: 01/01/2015 ATIVO

PASSIVO CIRCULANTE

DISPONIBILIDADE DEPOSITOS BANCARIOS APLICAÇOES FINANCEIRAS

VALORES EXIGIVEIS A CURTO PRAZO 33.704,50 D 124.498,32 D 21.846,73 D

VALORES REALIZAVEIS A CURTO PRAZO ANTECIPAÇÕES

OBRIGACOES TRABALHISTAS E PREVIDE EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS

128,45 C 2.414,02 C 1.264,37 C 16.500,00 C

EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS

133.771,85 C

PATRIMONIO SOCIAL

IMOBILIZADO

PATRIMONIO SOCIAL REALIZADO 31.525,07 D 2.917,96 C

PATRIMONIO SOCIAL

RESULTADO DO EXERCICIO 354.624,00 D

237.290,31 C

RESERVAS RESERVAS PATRIMONIAL

TOTAL DO ATIVO..............................................

71.516,58 C

VALORES EXIGIVEIS A LONGO PRAZO 15.374,13 D

ATIVO PERMANENTE

(-)DEPRECIACAO ACUMULADA

OBRIGACOES TRIBUTARIAS

EXIGIVEL A LONGO PRAZO

VALORES A REALIZAR A LONGO PRAZO

BENS

FORNECEDORES

C/C ASSOCIADOS 130.593,21 D

REALIZAVEL A LONGO PRAZO CREDITOS E VALORES

31/12/2015

PASSIVO

ATIVO CIRCULANTE BENS NUMERARIOS

A

000002

TOTAL DO PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Reconhecemos a exatidão do presente balanço encerrado em 31 de Dezembro de 2015 conforme documentação apresentada.

SUSANA DANIELE PINÕL SARMIENTO

GERALDO VIEIRA DE SOUZA

CPF: 309.296.758-51

FUNÇÃO: CONTADOR CPF: 846.604.308-04 TC/CRC: 1SP262977/O-5

65.002,53 C 173.264,11 D 354.624,00 C


LUIZ CARLOS SAVIAN

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO PERÍODO 8050 VIRACAO EDUCOMUNICAÇÃO CNPJ: 11.228.471/0001-78

FOLHA:

PERÍODO DE ENCERRAMENTO: RECEITAS

01/01/2015

A

000002

31/12/2015

Valores do Mês

Acumulado do Exercício

0,00

53.080,00 C

0,00

53.080,00 C

0,00 183.940,81 C 0,00

350,00 C 694.029,98 C 2.800,00 C

183.940,81 C

697.179,98 C

0,00

2.654,00 D

0,00

2.654,00 D

0,00

6.493,39 C

0,00

6.493,39 C

192,90 C

4.173,69 C

192,90 C

4.173,69 C

0,00 542,71 C

18.544,81 C 2.280,84 C

542,71 C

20.825,65 C

184.676,42 C

779.098,71 C

184.676,42 C

779.098,71 C

Valores do Mês

Acumulado do Exercício

0,00

150,00 D

PROJETO FUNDAÇÃO TELEFÔNICA IV

0,00

150,00 D

Total de CUSTO

0,00

150,00 D

184.676,42 C

778.948,71 C

3 - RECEITAS 3.1 - RECEITA OPERACIONAL BRUTA 3.1.1 - RECEITA BRUTA 3.1.1.01 - VENDA BRUTA 3.1.1.01.0002 - RECEITA DE SERVICOS VENDA BRUTA 3.1.1.02 - RECEITAS DOAÇÕES 3.1.1.02.0001 - DOAÇOES PESSOAS FISICAS 3.1.1.02.0002 - DOAÇOES PESSOAS JURIDICAS 3.1.1.02.0004 - RECEITAS DE DOAÇÕES RECEITAS DOAÇÕES 3.2 - DEDUCOES DAS RECEITAS 3.2.1 - DEDUCOES E ABATIMENTOS DAS VENDAS 3.2.1.02 - DEDUCOES E ABATIMENTOS 3.2.1.02.0004 - ISS DEDUCOES E ABATIMENTOS 3.3 - RECEITAS PARCERIAS 3.3.1 - RECEITAS TERMO DE PARCERIAS 3.3.1.01 - RECEITAS REPASSE PARCERIAS 3.3.1.01.0001 - RECEITA DE REPASSE RECEITAS REPASSE PARCERIAS 3.5 - RECEITAS FINANCEIRAS 3.5.1 - RECEITAS FINANCEIRAS 3.5.1.01 - RECEITAS FINANCEIRAS 3.5.1.01.0001 - RENDIMENTOS S/APLICAÇÃO FINANCEIRA RECEITAS FINANCEIRAS 3.6 - OUTRAS RECEITAS 3.6.1 - RECEITAS DIVERSAS 3.6.1.01 - RECEITAS DIVERSAS 3.6.1.01.0001 - RECUPERAÇÃO DE DESPESAS 3.6.1.01.0002 - OUTRAS RECEITAS RECEITAS DIVERSAS

Total de RECEITAS (=) RECEITA… CUSTO 4 - CUSTO 4.1 - CUSTO PROJETOS 4.1.1 - CUSTO PROJETOS ESPECIAIS 4.1.1.04 - PROJETO FUNDAÇÃO TELEFÔNICA IV 4.1.1.04.0002 - ANUNCIOS E PUBLICAÇÕES

(=) SUPERÁVIT BRUTO


LUIZ CARLOS SAVIAN

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO PERÍODO 8050 VIRACAO EDUCOMUNICAÇÃO CNPJ: 11.228.471/0001-78

FOLHA:

PERÍODO DE ENCERRAMENTO: DESPESAS

01/01/2015

A

000003

31/12/2015

Valores do Mês

Acumulado do Exercício

3.794,84 D 3.794,54 D 0,00 1.897,26 D 466,19 D 0,00 52,83 D 0,00 0,00 37,94 D

41.197,82 D 3.794,54 D 5.059,39 D 12.512,80 D 4.015,92 D 19,90 D 739,16 D 950,00 D 1.646,46 D 498,88 D

10.043,60 D

70.434,87 D

0,00 439,87 D 0,00 0,00 554,24 D 0,00 0,00 779,19 D 286,00 D 72,12 D 1.233,36 D 0,00 252,30 D 39.000,00 D 2.518,92 D 0,00 224,97 D 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 2.200,00 D 0,00 0,00 0,00 841,00 D 0,00 0,00 0,00 0,00 180,10 D 0,00 0,00

230,00 D 24.917,14 D 103,60 D 607,16 D 7.083,66 D 1.625,94 D 195,59 D 3.417,87 D 6.641,47 D 865,44 D 10.689,12 D 6.332,19 D 1.849,69 D 431.473,78 D 24.645,08 D 290,00 D 2.907,77 D 2.462,24 D 399,21 D 6.159,77 D 641,00 D 59,80 D 41.377,48 D 5.480,00 D 20.184,32 D 1.709,90 D 16.038,37 D 3.450,00 D 46.372,50 D 57.764,21 D 4.540,00 D 74.675,00 D 10.069,99 D 1.236,40 D 2.168,20 D 272,81 D

48.582,07 D

818.936,70 D

366,00 D 0,00

6.311,36 D 388,23 D

5 - DESPESAS 5.1 - DESPESAS ADMINISTRATIVAS 5.1.1 - DESPESAS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 5.1.1.01 - DESPESAS C/PESSOAL 5.1.1.01.0001 - SALARIOS 5.1.1.01.0006 - 13 SALARIO 5.1.1.01.0007 - FERIAS 5.1.1.01.0010 - INSS S/FOLHA 5.1.1.01.0012 - FGTS 5.1.1.01.0013 - ASSISTENCIA MEDICA 5.1.1.01.0014 - VALE TRANSPORTE 5.1.1.01.0033 - ESTAGIARIOS 5.1.1.01.0034 - AJUDA DE CUSTO 5.1.1.01.0037 - PIS S/ FOLHA DESPESAS C/PESSOAL 5.1.1.02 - DESPESAS GERAIS 5.1.1.02.0001 - CONSERTOS E MANUTENÇOES 5.1.1.02.0003 - TAXI E CONDUÇÕES 5.1.1.02.0004 - MAT. P/ MANUTENÇÃO/CONSERVAÇÃO 5.1.1.02.0006 - SEGUROS DIVERSOS 5.1.1.02.0008 - TELEFONE E INTERNET 5.1.1.02.0009 - ENERGIA ELETRICA 5.1.1.02.0010 - AGUA E ESGOTOS 5.1.1.02.0011 - CORREIOS E TELEGRAFOS 5.1.1.02.0012 - IMPRESSOS E MATERIAIS DE ESCRITORI 5.1.1.02.0014 - DEPRECIACAO 5.1.1.02.0015 - HONORARIOS CONTABEIS 5.1.1.02.0016 - LANCHES E REFEICOES 5.1.1.02.0017 - PROVEDOR INTERNET 5.1.1.02.0018 - SERVS PRESTADOS PESSOA JURIDICA 5.1.1.02.0019 - ALUGUEIS 5.1.1.02.0020 - MATERIAL DE USO E CONSUMO 5.1.1.02.0021 - XEROX/FOTOCOPIAS 5.1.1.02.0022 - BRINDES E PRESENTES 5.1.1.02.0024 - CARTORIO/AUTENTICACOES 5.1.1.02.0025 - CONDOMINIO 5.1.1.02.0026 - MANUTENÇÃO INFORMATICA 5.1.1.02.0027 - MANUTENÇAO SOFTWARE 5.1.1.02.0028 - VIAGENS E ESTADIAS 5.1.1.02.0029 - CONSULTORIA DE MARKETING 5.1.1.02.0032 - SERVS.PREST.PESSOA FISICA 5.1.1.02.0037 - DESPESAS DIVERSAS ADMINISTRATIVAS 5.1.1.02.0041 - BENS DE PEQUENO PORTE 5.1.1.02.0044 - LOCAÇÃO DE VEICULOS 5.1.1.02.0045 - SERVIÇOS C/GRAFICA E EDITORAÇÃO 5.1.1.02.0047 - REEMBOLSO PROJETOS 5.1.1.02.0050 - CAMISETAS 5.1.1.02.0055 - REPASSE PARCEIROS 5.1.1.02.0086 - BOLSA ESTAGIO 5.1.1.02.0202 - MAT. DE HIGIENE E LIMPEZA 5.1.1.02.0204 - PROPAGANDA E PLUBLICIDADE 5.1.1.02.0205 - SERVICOS DE INTERNET DESPESAS GERAIS 5.1.1.03 - DESPESAS FINANCEIRAS 5.1.1.03.0001 - DESPESAS BANCARIAS 5.1.1.03.0002 - JUROS PASSIVOS


LUIZ CARLOS SAVIAN

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO PERÍODO 8050 VIRACAO EDUCOMUNICAÇÃO CNPJ: 11.228.471/0001-78

FOLHA:

PERÍODO DE ENCERRAMENTO: 5.1.1.03.0003 - MULTAS 5.1.1.03.0005 - I.O.F

01/01/2015

31/12/2015

0,00 391,41 D

362,54 D 566,37 D

757,41 D

7.628,50 D

0,00 0,00 0,00 0,00

373,20 D 121,64 D 129,60 D 5.000,00 D

0,00

5.624,44 D

0,75 D 0,00

925,11 D 19,40 D

0,75 D

944,51 D

0,00

44.023,80 D

0,00

44.023,80 D

1.440,00 D 0,00

2.940,00 D 1.680,00 D

1.440,00 D

4.620,00 D

60.823,83 D

952.212,82 D

123.852,59 C

173.264,11 D

123.852,59 C

173.264,11 D

123.852,59 C

173.264,11 D

DESPESAS FINANCEIRAS 5.1.1.04 - TAXAS E IMPOSTOS 5.1.1.04.0001 - I.P.T.U 5.1.1.04.0003 - CONTRIBUICAO SINDICAL 5.1.1.04.0005 - TAXAS E EMOLUMENTOS 5.1.1.04.0008 - ITCMD TAXAS E IMPOSTOS 5.1.1.05 - DESPESAS TRIBUTARIAS 5.1.1.05.0001 - IMP. RENDA RETIDO 5.1.1.05.0004 - OUTRAS TAXAS E IMPOSTOS DESPESAS TRIBUTARIAS 5.1.1.06 - DESPESAS IRRECUPERAVEIS 5.1.1.06.0001 - DESPESAS IRRECUPERAVEIS DESPESAS IRRECUPERAVEIS 5.1.1.07 - ATENDIMENTO ADOLESCENTES 5.1.1.07.0001 - ALIMENTAÇÃO 5.1.1.07.0002 - TRANSPORTE ATENDIMENTO ADOLESCENTES

Total de DESPESAS (=) DÉFICIT OPERACIONAL

A

000004

Outras Receitas/Despesas: (=) DÉFICIT ANTES DOS IMPOSTOS, PARTICIP. E CONTRIBUIÇÕES Provisão de Impostos: Participações e Contribuições: (=) Total

do DÉFICIT do Período:

Reconhecemos a exatidão da presente demonstração encerrada em 31 de Dezembro de 2015 conforme documentação apresentada.

SUSANA DANIELE PINÕL SARMIENTO

GERALDO VIEIRA DE SOUZA

CPF: 309.296.758-51

FUNÇÃO: CONTADOR CPF: 846.604.308-04 TC/CRC: 1SP262977/O-5


Relatório de atividades 2015  

Relatório de atividades da Viração Educomunicação 2015.

Relatório de atividades 2015  

Relatório de atividades da Viração Educomunicação 2015.

Advertisement