3 minute read

Amor, fé e esperança (Cânticos 8.6

ROTEIRO DA OASE 2022

JUNHO

Ponha-me como selo sobre o seu coração, como selo sobre o seu braço, porque o amor é tão forte como a morte. Cânticos 8.6

Meditação

AMOR, FÉ E ESPERANÇA

Arquivo pessoal

Amor, fé e esperança são as três virtudes essenciais, conforme nos diz o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 13.7: Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência (NTLH). O mestre Jesus nos deixou o roteiro a ser seguido em tempos de sofrimento e dor. Ela, a esperança, é que vem revigorar nossa vida. É através dela que devemos alegrar nossos corações. Em Romanos 15.13 diz: O Deus da esperança encha vocês de toda alegria e paz na fé que vocês têm, para que sejam ricos de esperança no poder do Espírito Santo. Luciana da Silva Granez Essa expectativa positiva vem da garantia completa que devemos ter na força de Deus, que sustenta todas as coisas. Ao centrar em Deus, Senhor de todas as instâncias da vida, e onde se encontram graça e misericórdia, nosso coração suporta as mais diferentes dores e angústias com resiliência e serenidade (Salmo 31.24: Sejam fortes, e que se revigore o coração de todos vocês que esperam no Senhor).

A humanidade, no decorrer da história, passou por muitos desafios, guerras, catástrofes climáticas, fome, e conseguiu superá-los. Foram muitos obstáculos e acontecimentos, nos quais conseguimos ter êxito. Tais vitórias foram obtidas pela coragem, resiliência, perseverança e esperança de algo bom. A esperança virá da mudança de atitude e aproximação com o Evangelho de Jesus, na proposta moral e fraterna, e que precisamos exercitar com quem conosco

convive, começando pelo lar. As lições deixadas por Jesus devem ser vivenciadas no dia a dia em nossas vidas. Aprender o Evangelho é vivê-lo no cotidiano. Quando Deus nos enviou seu Filho amado para vivermos a sua graça, ele estava nos convidando a participar da sua glória. A esperança repousa em Deus. Nele não existe sensação de fracasso, pois ele não se corrompe, nem de frustração, porque ele não desiste da humanidade. Sejamos a voz da esperança. Divulguemos a boa notícia de que quem comanda o mundo continua sendo Deus. A esperança vem do alto. Sem reconciliação, sem amor e sem perdão nada vem. Em Romanos 15.4 lemos: Pois tudo o que no passado foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Esperança é virtude que opera como recurso mental e espiritual para fazer frente ao futuro. Ela permite à pessoa enfrentar com otimismo e segurança o que está por acontecer.

O Verbo encarnado, Jesus, nos deixa a certeza da vida eterna. Somos alimentados por uma esperança viva que não perece e jamais perde seu valor. 1 Pedro 1.3-4: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que não pode ser destruída, que não fica manchada, que não murcha e que está reservada nos céus para vocês. Tenhamos em nossos corações sempre presente a esperança por dias melhores, pois foi esta a mensagem de Jesus para a humanidade: Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão (Mateus 24.35)

Então, gente, “BORA ESPERANÇAR!”

Oração: Deus amado, somos gratas por não desistires de cada uma de nós.

Sabemos que a caminhada é árdua e cheia de desafios. Nossa esperança repousa na certeza de que em Cristo Jesus estaremos firmes, com coragem e fé, participando da tua glória. Confiantes na tua misericórdia e amor sem fim, damos-te graças, Senhor. Fica conosco hoje e sempre. Amém.

Dinâmica: Perseverar, esperançar

Material: pedaços de barbante (+50 cm) Distribuir no grupo um pedaço de barbante para cada participante. A pessoa deverá pegá-lo com uma das mãos e esticar o braço. A partir daí o desafio será fazer quantos nós forem possíveis no pedaço de barbante. Não poderá dobrar o braço para fazer o nó.

This article is from: