2 minute read

Natal de nosso Senhor (25-12-05) – Jo 1.1-5;9-14 – Ari Knebelkamp

NATAL DE NOSSO SENHOR 25 DEZ 2005

ISAÍAS 52.7-10 HEBREUS 1.1-9 PRÉDICA: JOÃO 1.1-5; 9-14

Ari Knebelkamp

1 Meditando o sentido do texto

Os três textos têm em comum um Deus voltado a seu povo. Em Is 52.710, a situação é o exílio e a expectativa de um iminente retorno. O Deus esperado está chegando para reinar. Ele vem com o manto da justiça, trazendo perdão e um novo projeto de paz. Em Hb 1.1-9, temos a memória das muitas maneiras como Deus outrora falou a seu povo. A nova linguagem de Deus agora é o Filho Jesus Cristo, que amou a justiça e a eqüidade e odiou a iniqüidade. Por isso Deus o ungiu com o óleo da alegria (v. 9). Esse é o Verbo encarnado, que assim assumiu a nossa humanidade na manjedoura de Belém.

Em Jo 1.1-5, 9-14, temos um texto com uma riqueza e densidade teológicas quase únicas. E não podia ser diferente: A religião cristã é a única na face da terra que afirma a “revelação” de Deus como “encarnação” = “tornar-se carne” por parte do Verbo de Deus. O Verbo de Deus não está apenas entre nós como idéia, mas essencialmente como ser humano. Para o evangelista João, o Verbo se fez carne e veio morar no meio de nós. E o mundo viu essa luz. E essa presença trouxe vida, e vida em abundância. João, o discípulo amado de origem judaica, irmão de Tiago, escreveu da Síria esse evangelho para seus contemporâneos há quase dois mil anos. Escreveu-o em língua grega e nele polemiza com o judaísmo e os gnósticos.

No princípio, era o Logos (Verbo). Como parte integrante do poder criador de Deus, o Logos já estava com Deus antes de qualquer criação. Ele não pertence à criação. Só com Jesus ele entrou no mundo (criação) ao assumir forma humana. O que era “no princípio”, quando Deus “falou”, não precisamos mais deduzir pessoalmente. Está diante de nós de forma palpável em Jesus, o Verbo que se fez carne, o Logos encarnado.

A vida estava nele, e a vida era a luz dos homens. Jesus Cristo, o Verbo eterno e encarnado, está nesse mundo, e agora isso significa: “A luz resplandece nas trevas”. A verdadeira luz, vinda ao mundo, ilumina todas as criaturas. “Veio para o que era seu”, eis o milagre do Natal.

This article is from: