
2 minute read
Símbolo do Tempo da Criação 2022: A Sarça Ardente
from Escutar a voz da criação - Tempo da Criação 2022 - Guia de Celebração
by Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)

"Eu ouvi o choro deles… Eu conheço o sofrimento deles… Venha agora! Eu te enviarei… eu estarei contigo" (Ex 3:1-12).

A sarça ardente é o Símbolo do Tempo da Criação 2022. Convidamos vocês a usar o símbolo durante seus eventos. Hoje, a prevalência de incêndios não naturais é um sinal dos efeitos devastadores que as mudanças climáticas têm sobre quem está em situação de mais vulnerabilidade de nosso planeta. A ganância humana, a desertificação e o mau uso da terra levam à desintegração dos ecossistemas, à destruição dos habitats e à perda de meios de subsistência e espécies a um ritmo alarmante. A criação grita enquanto as florestas crepitam, os animais fogem, e as pessoas são forçadas a migrar devido aos incêndios de injustiça que causamos.
Em contraposição, o fogo que chamou Moisés quando cuidava do rebanho no Monte Horebe não consumiu nem destruiu o arbusto. Era uma chama do Espírito que revelou a presença sustentadora da vida que vem de Deus. Esse fogo sagrado afirmou que Deus ouviu os gritos de todas/os as/os que sofrem e prometeu estar conosco enquanto seguirmos fielmente na libertação das injustiças. Durante o Tempo da Criação esse símbolo nos convoca a escutar a voz da criação e responder fielmente através de adoração, arrependimento e ação.
Foi dito a Moisés que tirasse suas sandálias, pois estava de pé em solo sagrado na presença de Deus. Queira esse símbolo nos mover para tirar as "sandálias" de nossos estilos de vida insustentáveis que nos desconectam da criação e de nosso Criador, para contemplar nossa ligação com o território sagrado em que vivemos, e para escutar a voz da criação.
Convidamos você a considerar o recurso anexo a este Guia de Celebração que descreve maneiras de criar uma Sarça Ardente, e usá-la durante ou na preparação para o Tempo da Criação.
Ao celebrar este Tempo da Criação, acenda velas ou um novo fogo pascal, enfeite um arbusto em seu lugar de culto ou de ação e se encha de esperança para apagar o fogo da injustiça com a luz do amor restaurador de Deus que sustenta nossa casa comum.

