
2 minute read
Arte
from Viver o Batismo - Caderno de Estudos - Tema do Ano 2020
by Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
Deus quer dar nova vida a todas as pessoas! O Guia Nossa Fé - Nossa Vida explica que essa é a razão do Batismo, o grande dom de Deus. A reflexão proposta pela IECLB em 2020, expressa no seu Tema do Ano, nos convida a “Viver o Batismo”.
Na base da arte do cartaz, vemos a água, que transmite, entre tantos outros aspectos, fluidez, transformação e fonte de vida. Na tradição cristã, a água usada no Batismo, unida à Palavra de Deus, comunica que morremos para o pecado e ressurgimos mediante o lavar regenerador do Espírito Santo para uma vida nova a cada dia.
O Tema é apoiado pelo Lema Bíblico, que, nesse ano, traz a palavra de Jesus: “Eu escolhi vocês para que deem fruto” (João 15.16). O fruto, como vivência do Batismo, está simbolizado nas gotas, que são as ações cotidianas de cada pessoa batizada. As iniciativas podem ser diversas no seu aspecto, mas são iguais nos seus objetivos: anunciar o Evangelho e testemunhar o amor de Deus com todas as suas consequências.
Sob a perspectiva do Sacerdócio Geral de todas as pessoas que creem, a vivência da fé por meio do amor acontece na família, na Comunidade e na sociedade em geral. A água se propaga, simbolizando envolvimento: algum dia, essa “onda” vai alcançar todas as pessoas e teremos um mundo melhor para viver!
No ato do Batismo, somos marcadas e marcados pela cruz de Cristo, que nos dá a vitória sobre o nosso fracasso e é o ponto de partida para um novo começo. Por estar na base do Batismo, a cruz é o elemento da arte presente em todos os espaços da ilustração e para além deles. Assim também é o alcance do Batismo na nossa vida: integral! O Batismo não é um acessório que usamos onde, como e quando convém. O Batismo está presente em todas as nossas decisões e ações. Nós vivemos o Batismo e o Batismo vive em nós.
A cruz tem movimento de onda, a mesma dinâmica da água, pois Batismo é água viva, água da vida! “Viver o Batismo”, Tema do Ano, ganha destaque logo acima do braço da cruz. A fonte (a letra) é fluida, seguindo o curso da água, que deixa marcas e, ao mesmo tempo, purifica os caminhos por onde passa.
A cor predominante da arte é azul, popularmente referida como cor do céu e da água, e, afetivamente, associada à tranquilidade, verdade, confiança, espiritualidade, devoção e fé.
A força e a serenidade da combinação dos elementos cruz e água ressaltam esse presente gracioso de Deus, o Batismo, que marca o início da vivência cristã. Água e cruz demonstram o amor incondicional de Deus pelo ser humano, nos fazendo filhos e filhas e motivando-nos a viver o Batismo em Comunidade.