ORDEM DO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL
O DEBUTAR DO SERVIÇO SOCIAL NA FORÇA AÉREA REMONTA AOS PRIMÓRDIOS DA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA, COM A INSERÇÃODASPRIMEIRASSERVIDORASCIVISAINDANADÉCADADE1940.
EM 1982, NUM SIGNIFICATIVO MARCO HISTÓRICO, A PRIMEIRA TURMA DO QUADRO FEMININO DE OFICIAIS (QFO) FORMOU 14 PROFISSIONAIS, AS QUAIS SE ESPALHARAM PELO PAÍS E DERAM NOVOS RUMOS E MAIOR ROBUSTEZ ÀS AÇÕES SOCIAIS EM PROL DA FAMÍLIA AERONÁUTICA.
COM A MODERNIZAÇÃO DA FORÇA, A PRIORIZAÇÃO ÀS ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ALCANÇA NOVO MARCO HISTÓRICO COM A CRIAÇÃO DO QUADRO DE OFICIAIS DE APOIO EM 2015 E A FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE CARREIRA COM ESSA ESPECIALIZAÇÃO. HOJE, DENTRE MILITARES DE CARREIRA E TEMPORÁRIOS, O COMANDO AERONÁUTICA ORGULHA-SE DE POSSUIR MAIS DE UMA CENTENA DE REPRESENTANTES NESSA AÉREA TÃO SENSÍVEL.
A CONTRIBUIÇÃO DESSES PROFISSIONAIS, POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE PROJETOS E CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS SOCIAIS, VEM SE CARACTERIZANDO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O ENFRENTAMENTO ÀS MÚLTIPLAS EXPRESSÕES DAS VULNERABILIDADES SOCIAIS QUE ATINGEM O EFETIVO E SUAS FAMÍLIAS, CONTRIBUINDO, ASSIM, PARA A MANUTENÇÃO DA OPERACIONALIDADE DA TROPA. A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL É RESPALDADA EM PRINCÍPIOS ÉTICOS E ALICERÇADA NA BUSCA CONSTANTE POR APRIMORAMENTO.
A AÇÃO DE NOSSOS PROFISSIONAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL FOI RECENTEMENTEPOTENCIALIZADAPELAPUBLICAÇÃODA INSTRUÇÃODO COMANDO DA AERONÁUTICA (ICA) 30-10, POR MEIO DA QUAL SE ESTIMULA O TRABALHO COLABORATIVO JUNTAMENTE À ASSISTÊNCIA
RELIGIOSA E AO SUPORTE PSICOLÓGICO. ESSAS ÁREAS DESEMPENHAM PAPEIS COMPLEMENTARES DIANTE DAS DEMANDAS E DESAFIOS DA VIDA
NA CASERNA, RESULTANDO NO DESEJADO APOIO SOCIOEMOCIONAL E HUMANÍSTICO À FAMÍLIA AERONÁUTICA.
NESSE CENÁRIO, TORNA-SE IMPERIOSO APRIMORAR OS PROCESSOS DE GOVERNANÇA, INOVAR COM RELAÇÃO ÀS METODOLOGIAS DE MONITORAMENTO E AGILIZAR OS TRÂMITES RELACIONAIS ENTRE ÓRGÃOS CENTRAL E EXECUTIVOS, COM VISTAS A PROMOVER A CELERIDADE, A UNIFORMIDADE E A EFICÁCIA DO ATENDIMENTO SOCIAL PARA A FAMÍLIA AERONÁUTICA. TAL PROCESSO É FOMENTADO POR AÇÕES COMO O TERCEIRO ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO, QUE TEM COMO CONSEQUÊNCIA DIRETA O FORTALECIMENTO SISTÊMICO E O APRIMORAMENTO DOS PROGRAMAS SOCIAIS NO ÂMBITO DO COMAER.
O TRÁGICO EVENTO DAS ENCHENTES NA REGIÃO SUL REFLETE A IMPORTÂNCIADESSESRECURSOHUMANOS,OSQUAISENCONTRAM-SENA LINHA DE FRENTE NO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO ATINGIDA PELA MAIORENCHENTEDAHISTÓRIADOESTADODORIOGRANDEDOSUL,COM O INCANSÁVEL ENVOLVIMENTO DOS ELOS DO SISESO NAS LOCALIDADES DE CANOAS E SANTA MARIA, SOMADOS AO REFORÇO DE PROFISSIONAIS DEOUTRASREGIÕES QUESEDESLOCARÃOJUNTOÀ EQUIPEDOHOSPITAL DE CAMPANHA.
ESSES PROFISSIONAIS REPRESENTAM O COMPROMISSO DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL COM O CUMPRIMENTO DO SEU DEVER. COM CORAGEM,ATENDEMASDETERMINAÇÕESDOSEUCÓDIGODEÉTICA,QUE DIZ QUE É UM DEVER DO ASSISTENTE SOCIAL “PARTICIPAR DE PROGRAMAS DESOCORRO À POPULAÇÃOEM SITUAÇÃODECALAMIDADE PÚBLICA, NO ATENDIMENTO E DEFESA DE SEUS INTERESSES E NECESSIDADES”; CUMPRINDO SEU JURAMENTO MILITAR, NO QUE SE REFERE A DEDICAR-SE INTEIRAMENTE O SERVIÇO DA PÁTRIA; MAS, ACIMA DE TUDO, COLOCAM-SE COMO INSTRUMENTO PARA VIABILIZAR O DIREITO HUMANO À VIDA.
NESTE 15 DE MAIO, O COMANDO DA AERONÁUTICA PARABENIZA NOSSOS
ASSISTENTES SOCIAIS, DESTEMIDOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM DE FORMA INCANSÁVEL, POR VEZES ANONIMAMENTE, NA BUSCA PELOBEM-
ESTAR SOCIAL DA FAMÍLIA AERONÁUTICA, CONTRIBUINDO ASSIM PARA
QUE OS NOSSOS MILITARES POSSAM CUMPRIR A MISSÃO DE GARANTIR A SOBERANIA DO ESPAÇO AÉREO E INTEGRAR O TERRITÓRIO NACIONAL, COM VISTAS À DEFESA DA PÁTRIA, PROPICIANDO QUE A NOSSA FORÇA
AÉREA BRASILEIRA ESTEJA ONDE O BRASIL PRECISAR.
Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares Comandante-Geral do Pessoal