Page 1


sustentabiLidade

20 |PROJETO INOVADOR - De Surucucu, no noroeste do estado de Roraima, vem o exemplo de geração de energia híbrida solar/grupo geradores (diesel). Em seis meses, o projeto reduziu em 65% a queima de óleo.

aViaÇÃo de caÇa

34 |PÔSTER - A Aerovisão faz um tributo aos heróis brasileiros na Segunda Guerra. Reconstituímos a foto histórica com os atuais pilotos do 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB.

seGuranÇa de Voo

40 |SEM GRAÇA - Saiba por que brincadeiras inconsequentes como soltar balões e apontar raio laser verde para a cabine das aeronaves podem colocar em risco a aviação.

fab em ação - Conheça o trabalho dos militares na construção de pistas de pouso na Amazônia. As obras realizadas pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) são estratégicas para o desenvolvimento daquela região.

especialistas da fab - Na estreia, conheça a especialidade de música, onde é abordado o perfil e as diferentes formas de atuação do militar que une a sensibilidade musical com a disciplina da caserna. Conheça também a rotina do Especialista em Enfermagem.


resGate aeroMÉdico

28 |INTERCÂMBIO - O trabalho conjunto entre os militares da FAB e socorristas na transferência de pacientes de emergência na tragédia de Santa Maria pode servir de referência ao país. Em outra frente, uma UTI aérea com sete leitos fez a diferença.

caPa

48 | COMO NASCEU O PROJETO A-29? - O que na década de 80 era uma necessidade operacional da Força Aérea Brasileira hoje é utilizado para reforçar a vigilância das fronteiras e renovar a frota responsável pelo controle de 22 milhões de km2 do espaço aéreo brasileiro.


MĂ rcia siLVa JuLiana Mota


Com tanto tempo de voo, pode-se perseguir um alvo atÊ o momento mais adequado para a ação e, com a altura de voo correta, sem ser visto.


fevereiro de 2011 BINFAE de Recife e de unidades de Infantaria das Bases Aéreas de Fortaleza, Natal e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

agosto de 2011 O segundo foi formado por militares do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Manaus.

Março 2012 O terceiro pelotão foi composto por militares do batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Brasília.

novembro de 2012 Militares das Bases Aéreas de Natal, Salvador e Fortaleza, do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial do Recife e do Centro de Lançamento da barreira do Inferno.


HuMberto Leite


GabrieLLi siqueira daLa VecHia Lucas Marco (fotos)


27

GUARULHOS

3 21

VIRACOPOS

CONGONHAS

CURITIBA

GALEテグ

2 20 0 15 1 8

2012 2013

1

1

3


1

PA

TO MT DF

1 MG

3

SP RJ

PR 22

84

SC

27 1

“Balão recolhido no aeródromo. O balão, ao tocar o solo, nas proximidades da taxiway ‘E’ pegou fogo, não causando perigo às aeronaves estacionadas” relato enviado por funcionário do órgão de administração aeroportuária de curitiba


Pampulha

120

Viracopos

115

Fortaleza

113

Vitória

108

“Decolamos de Congonhas para um heliponto de um edifício de um centro comercial. Uma pessoa na cobertura do Flat Stay Bridge que estava de frente para a aeronave começou a apontar o laser verde a poucos instantes antes do pouso. Eu, como co-piloto, mudei a trajetória do helicóptero para virar a aeronave de lado. Tentei me esconder embaixo do painel para não perder o heliponto de vista. Quando estava em cima do heliponto, desci e ficamos atrás de outro prédio que impedia o indivíduo de continuar apontando o laser para a aeronave” Relato de um piloto de helicóptero


Jussara Peccini Eduardo Marques (fotos)


CARLA DIEPPE


Gl贸ria Galembeck


AEROVISÃO nº 236 Abr/Mai/Jun - 2013  
AEROVISÃO nº 236 Abr/Mai/Jun - 2013  

Como uma necessidade operacional da Força Aérea Brasileira conquistou o mercado mundial da aviação militar

Advertisement