Matéria Revista Maio

Page 1

Foto: divulgação

GASTRONOMIA

Tempero afetivo Ainda não é o momento para aquele abraço apertado na mamma, mas dá pra caprichar num almoço especial e entregar na casa dela no Dia das Mães.

T

IVANILDE SITTA

odo dia é dia das mães, mas a data oficial comemorada anualmente no segundo domingo de maio vem pra gente reforçar na dose de afeto e carinho à figura materna. Mesmo distante, há várias maneiras de os filhos marcarem presença no coração da mãe, mas a melhor das melhores é surpreendê-la pelo estômago. Afinal, além de nutrir, comida é afeto. Que tal vestir o avental e preparar a especialidade de que ela tanto gosta ou aquele prato que só você sabe fazer e que ela vive elogiando? Caso seu plano para o Dia das Mães seja pedir uma comida pronta e repartir com ela, já que não é todo mundo que leva jeito com as panelas, tudo bem. Mas, então, faça pelo menos uma sobremesa, ainda que seja um brigadeiro no micro-ondas, para materializar seu cuidado, dedicação e carinho. Melhor

ainda se a iguaria for acompanhada de um delicado cartãozinho escrito feito por mim pra você. Aí ela vai derreter de emoção. Porém, se quiser arriscar no forno ou fogão, aqui você encontra uma variedade de pratos salgados, alguns tão fáceis de preparar que até o mais inexperiente na cozinha vai tirar de letra. Dê uma olhada na diferenciada receita de costela de boi na panela de pressão, sugerida pelo gastrônomo Pedro Weber. Nem precisa de água para o cozimento e fica uma delícia. Há outros preparos mais elaborados, como o bacalhau espiritual, nome bem sugestivo e boa pedida para o cenário que estamos vivendo, ou fettuccine caseiro com molho gruyere. Todas as receitas são indicações de chefs de cozinha, culinaristas e nutricionista. Escolha uma delas, capriche no preparo e seja generoso na dose de afeto.

Estrogonofe de mignon suíno com palha de mandioquinha

Por Vitor Bourguignon, chef do Restaurante Strô INGREDIENTES

n 400 g de mignon suíno cortado em tiras n 300 ml de creme de leite fresco n 50 g de manteiga

n 80 ml de passata de tomate

n 2 colheres (sopa) de mostarda

n 2 colheres (sopa) de molho inglês

n 40 g de cebola cortada em cubinhos n Conhaque para flambar

n Páprica defumada a gosto n Pimenta Tabasco a gosto

n Sal e pimenta-do-reino a gosto n 300 g de mandioquinha n Óleo para fritar

PREPARO DA PALHA DE MANDIOQUINHA Rale a mandioquinha na espessura que desejar e lave em água corrente. Seque muito bem com um pano de prato limpo e leve para fritar em óleo preaquecido em fogo médio até dourar. Escorra em um papeltoalha e salgue a gosto. PREPARO DO ESTROGONOFE Em uma panela preaquecida em fogo alto, sele no azeite as tiras de mignon temperadas com sal e pimenta. Flambe com o conhaque, retire da panela e reserve. Na mesma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola por 3 minutos. Adicione a passata de tomate, o creme de leite e os demais temperos e continue cozinhando por mais 10 minutos. Retorne o mignon suíno selado à panela e cozinhe por mais 3 minutos. Sirva com arroz branco e a palha de mandioquinha.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Matéria Revista Maio by COOP - Issuu