
2 minute read
Perguntas frequentes
by Polo Films
Para sanar as principais dúvidas relacionadas ao novo coronavírus, separamos algumas perguntas e respostas baseadas em informações da Organização Mundial de Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Ministério da Saúde e autoridades sanitárias.
O que é o coronavírus? Coronavírus é uma família de vírus, identificada pela primeira vez na década de 1960, que causam infecções respiratórias em humanos. O novo coronavírus (SARS-Cov-2) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, em Whuan, na China. A doença causada pelo novo coronavírus é chamada de COVID-19.
Quais são os sintomas de alguém infectado com COVID-19? Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre acima de 37,4ºC, cansaço, tosse seca, dificuldade para respirar e dor de garganta. Alguns pacientes podem apresentar desconfortos como congestão nasal, dor de cabeça, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Algumas pessoas são infectadas, mas apresentam apenas sintomas muito leves.
Como ocorre a transmissão do coronavírus? O novo coronavírus pode se espalhar por meio do contato direto, indireto (através de superfícies ou objetos contaminados) através de secreções como saliva e secreções respiratórias que são expelidas quando uma pessoa tosse, espirra, fala ou canta. Pode ocorrer também pelo toque ou aperto de mãos, caso não realize higienização das mesmas com água e sabão ou álcool gel após o contato.
O que fazer em caso de sintomas? Caso você sinta indisposição ou identifique algum tipo de sintoma relacionado à COVID-19, avise imediatamente o seu gestor. Não permaneça no ambiente de trabalho se não estiver se sentindo bem! Em casa, pratique o isolamento social (em um quarto, por exemplo), distanciando-se de seus contatos domiciliares até que tudo se esclareça. Com essas medidas, você estará protegendo seus colegas e seus familiares.
Quando você deve procurar atendimento médico? Se você tiver sintomas menores, como tosse leve ou febre leve, geralmente não há necessidade de procurar atendimento médico. Porém, se tiver dificuldade de respirar ou dor/pressão no peito, procure atendimento médico imediatamente.
Importante: não faça exames de detecção da COVID-19 sem orientação médica. Os testes possuem protocolos para serem eficazes e não indicarem resultados falsos.
Existe uma vacina contra COVID-19? Já existem algumas opções de vacinas desenvolvidas e outras seguem sendo testadas por laboratórios. A produção dos imunizantes obedece a uma agenda global de enfrentamento à COVID-19. A campanha de imunização em andamento no Brasil segue o calendário nacional estabelecido pelo Ministério da Saúde, com vacinas sendo aplicadas por grupos prioritários.
Lembramos que é de responsabilidade de todos os colaboradores seguir as recomendações que constam neste guia e em outros materiais fornecidos pela Polo Films, bem como as orientações dos órgãos de saúde competentes, e cumprir os protocolos de higiene e segurança corretamente.
Dúvidas e outras informações Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail deptomedico@polofilms.com.br ou pelo WhatsApp do RH (51) 99337-7427.
Referências Organização Mundial da Saúde (OMS) - https://www.who.int/home Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) - https://www.paho.org/pt Ministério da Saúde - https://saude.gov.br/
A PREVENÇÃO É A MELHOR ARMA CONTRA O VÍRUS!
#JuntosSomosMaisFortes #genteétudoparagente
@polofilms