
1 minute read
NORDESTINOS DE
ADVOGADA / DIREITO DAS MULHERES

Advertisement

- Ex Promotora de Justiça de São Paulo (2003/2022)
- Presidente do Instituto Justiça de Saia
- Idealizadora do Projeto Justiceiras, a maior força tarefa online do mundo de enfrentamento a violência contra a mulher.

São 15 mil justiceiras no Brasil, que atenderam 13.500 mulheres, dados atualizados em março 2023.
O Brasil já foi considerado em 2015 o quinto país do mundo com maior número de feminicídios e, atualmente, autoridades já perceberam um aumento do número de denúncias de violência contra a mulher por conta das práticas de isolamento domiciliar relacionadas à prevenção da transmissão do citado vírus. De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, houve um aumento de quase 9% de ligações para o canal que recebe esse tipo de denúncia, o número de denúncias saltou de 829, de 01 de março a 16 de março, para 978, do dia 17 ao dia 25, primeiro período que o isolamento social se iniciou no Brasil.
O Projeto “Justiceiras” visa suprir a necessidade de canais e sistemas alternativos para combater e prevenir à violência de gênero. Exatamente por isso, a advogada especialista em Direitos das Mulheres e Promotora de Justiça (2003-2022) Gabriela Manssur –“Instituto Justiça de Saia” -, desenvolveu o projeto “Justiceiras”.

Para atender meninas e mulheres vítimas de violência doméstica, os institutos pretendem reunir o maior número possível de mulheres voluntárias nas áreas do Direito, Psicologia e Assistência Social de todo o Brasil, para que acolham, apoiem e prestem orientação técnica à distância, por meio do atendimento virtual. Também há busca por mulheres que desejem compartilhar experiências de vida, profissional e que possuem empatia com o tema da violência contra a mulher, em exercício de solidariedade e esperança.
