Page 1

NATUBA P R E F E I T U R A M U N I C I PA L D E

Infraestrutura Obras finalizadas e em andamento por toda cidade - pág. 20

Turismo Uma cidade repleta de belezas naturais - pág. 16

58 anos de Emancipação Política


58

anos de Emancipação Política, de beleza e luta em sua história

Desejo um Feliz Aniversário a nossa querida Natuba! Manifesto aqui primeiramente o orgulho de ter toda a minha história começada nesta terra que por nada trocaria. Mesmo não tendo nascido aqui, pois na época não existia maternidade, cresci e corri por todas essas ruas... brinquei em todas as cachoeiras lindas que temos e no decorrer da minha vida, essa terra foi meu porto seguro. E hoje contribuo com o meu trabalho para fazer desta cidade um lugar ainda melhor para se viver. Sinto imensurável orgulho de nossa cidade, de suas belezas, histórias e localização geográfica privilegiada. Natuba é, acima de tudo, um lugar de gente de bem, acolhedora, amiga, trabalhadora e esperançosa. Desejo que cada munícipe seja um ponto de apoio na construção diária, com valores sólidos, semeando ações e colhendo conquistas, buscando no presente o futuro.

palavras da prefeita

Janete Santos Sousa da Silva

Que as conquistas do nosso município sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã e que a perseverança é a luz que ilumina o caminho para uma cidade cada vez mais justa. Nossa amada Natuba está em um processo de desenvolvimento contínuo. Sei que não sou a única a me orgulhar de morar aqui. Por isso, divido essa alegria com todos vocês que se sentem da mesma forma. Sei que todos os natubenses, nascidos nessa terra ou aqueles que a adotaram assim como eu, como sua cidade, zelam por ela e a defendem. Feliz aniversário, querida Natuba! Parabéns pelos seus 158 anos de emancipação política!


expediente PREFEITURA MUNICIPAL DE NATUBA Revista Informativa Gestão 2017/2020

NOVEMBRO DE 2019 EDIÇÃO I

indíce 02 Fala do Prefeita

04 História do Município 05 Educação 08 Agricultura 10 Esporte 11 Saúde 14 Assistência Social 16 Turismo 18 Festa da Uva 20 Infraestrutura 22 Administração

Prefeita JANETE SANTOS SOUSA DA SILVA Vice-prefeito HUMBERTO JERÔNIMO LEITE SECRETARIAS Administração ANTONIO FRANCO DA SILVA Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos JOSÉ GERMANO DA SILVA Governo OLYMPIO ROGACIANO DE AGUIAR BATISTA Educação JANAINA BRAZ DE NEGREIROS SOUZA Cultura e Esporte FRANCISCO MONTENEGRO BORBA NETO Finanças ROSINALVA VICENTE PATRÍCIO DA SILVA Obras, Serviços Urbanos e Habitação OTACÍLIO JOSÉ DA SILVA Saúde ELIZEU VIEIRA DE MELO Assistência e Desenvolvimento Social JOSINALVA GUERRA LINS SILVA Distrital MANOEL MESSIAS DO NASCIMENTO Turismo e Juventude ARYUSKA ARYELLE SANTOS SOUSA DA SILVA Transporte e Desenvolvimento Urbano JOÃO BATISTA DE SOUSA JÚNIOR ANA SÍLVIA ANDRADE ARAÚJO Secretária Executiva de Planejamento de Governo MARIA ELISÂNGELA SOUZA SILVA Secretária Executiva de Administração JORGE BRUNO DE ALMEIDA Secretário Executivo de Turismo

Revista Políticas & Negócios CNPJ 12.363.175/0001-42 REDAÇÃO Claudete Leitão e Tamiris Leitão DIAGRAMAÇÃO Marcelo Filho FOTOS Equipe P&N e Assessoria de Imprensa Municipal


história Natuba é um município brasileiro localizado na microrregião de Umbuzeiro, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 10.278 habitantes distribuídos em 192 km² de área. Sabe-se que em 1874 foram adquiridos uma imagem e um sino para a capela em homenagem a Nossa Senhora das Dores, o que fez acreditar que na época já existia por ali o início de uma povoação. Recebeu o topônimo de Natuba, passando depois a chamar Trambeque e mais tarde para Barra de Natuba. Em 1875, uma grande cheia do Rio Paraíba destruiu por completo a vila, fazendo com que seus moradores edificassem a povoação um pouco mais acima, onde se encontra, hoje, a sede municipal. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. Situa-se no município a maior queda d’água da Paraíba, a belíssima Cachoeira Bica Grande, principal ponto turístico da cidade, com 77 metros de altura. Alguns moradores contribuíram para a formação do lugarejo, destacando-se Francisco Costa, Manoel de Farias Vasconcelos e João Bezerra, participantes ativos do crescimento do lugar. O progresso de Barão Bezerra, participantes ativos do crescimento do lugar. O progresso de Barra de Natuba foi rápido e, em 1914, o Manoel de Vasconcelos fez a doação de um terreno para se construída uma nova sede da igreja, que foi reformada, em 1940, e hoje é a Matriz da comunidade, sob orago de Nossa Senhora das Dores. O Distrito foi criado com a denominação de Natuba, pela lei provincial nº 2, de 11 de setembro de 1848, subordinado ao município de Umbuzeiro. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Natuba figura no município de Umbuzeiro. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01de julho de1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Natuba, pela lei estadual nº 2601, de 29 de novembro de 1961, desmembrado de Umbuzeiro. Sede no antigo distrito de Natuba. Constituído de 2 distritos: Natuba e Pirauá, ambos desmembrado de Umbuzeiro. Instalado em 27 de outubro de 1962. Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de1963, o município é constituído de 2 distritos: Natuba e Pirauá. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

04

INFORMATIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE NATUBA Novembro de 2019 - Gestão 2017/2020


educação A Secretaria Municipal de Educação estabeleceu diversas metas de cunho pedagógico e administrativo para serem cumpridas ao decorrer dos anos. As ações consistiam em melhorar a organização da pasta e das unidades escolares. Além das metas, a pasta conseguiu executar muito mais do que o efetivamente planejado. Ao longo dos meses, foram percebidas urgências que precisavam de uma intervenção mais efetiva, como era o caso, por exemplo, da merenda escolar.

Merenda Saudável Através destas análises foi implantado o projeto “Merenda Saudável”, com objetivo de organizar a merenda das creches, ajustando o cardápio, manipulação e armazenamento correto dos alimentos e ainda a quantidade de comida que deve ser produzida em cada refeição, evitando desperdício de alimento. As mudanças foram acompanhadas de perto pela nutricionista Rosângela Thamirys. No cardápio foram substituídos alimentos embutidos por carnes que são mais saudáveis; reduzida a quantidade de caldos, substituindo-os por comidas mais sólidas, entre outras mudanças benéficas para a alimentação das crianças. De acordo com a secretária municipal de educação, Janaina Braz, mesmo com a melhoria do cardápio e da alimentação das crianças das creches, foi possível fazer mudanças significativas inserindo capacitações. “O objetivo da capacitação foi aprimorar a qualificação e valorizar o trabalho das merendeiras e auxiliares de atividades gerais, aprofundando o conhecimento sobre a importância do cuidado com a manipulação dos alimentos”, explicou Janaina Braz. Durante a formação, foram discutidos assuntos como higiene pessoal e ambiental, armazenamento correto dos gêneros alimentícios, manipulação, preparo e conservação dos alimentos. Com isso a alimentação das crianças deu um salto significativo no valor nutricional e consequentemente na aprendizagem.

Semeando Valores, Colhendo Amor Implantado exclusivamente para a educação infantil, o objetivo é proporcionar o desenvolvimento de valores indispensáveis à formação humana, oportunizando às crianças diferente situações lúdicas para que através da convivência em grupo possam desenvolver a sociabilidade, autonomia, cooperação, respeito e solidariedade. A criança é incentivada a expressar seu ponto de vista com clareza e intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola trazendo reflexões e atitudes que visam o bem-estar de todos.


Gincana da Juventude A E.M.E.I.F. Salvador Ramos da Silva, em parceria com a Secretaria de Juventude e Turismo, realizou em agosto o Segundo Ano da Gincana da Juventude cujo objetivo foi levar os jovens a resgatar a cultura e arte. Esse ano o tema desenvolvido foi a reciclagem, onde no decorrer foram recolhidos diversos materiais para serem separados e encaminhados para a comunidade de recuperação em dependência química. Através da gincana, foram descobertos muitos talentos dos estudantes.

Desfile Cívico, um marco que merece destaque "Os desfiles de 07 de Setembro são uma oportunidade para as escolas trabalharem questões como ética, cidadania e símbolos pátrios. Mas como fazer destes eventos também uma oportunidade de ensino? " Pensando nessa pergunta que a secretária de educação realizou mais um desfile cívico. Realizado no distrito de Pirauá no dia 22 de setembro, a Secretaria de Educação reuniu as escolas do município com secretários, vereadores, prefeita e demais autoridades assim como a população pode acompanhar um ato cívico tão importante com pelotões desenvolvidos no tema “Nossa Escola, Nosso Mundo”. ‘‘O Desfile Cívico já faz parte da agenda anual da educação aqui no município, sou muito grata por organizar este ato, e mais, por ter o envolvimento e a participação de cada munícipe. Cada ano fazemos o máximo para trazer temas para o desfile, e este ano presenciamos a apresentação da nossa Banda 29 de Novembro como também bandas de outros municípios convidadas e que abrilhantaram mais ainda o vento”, concluiu a secretária municipal.

Sequência Didátia: Consciência Negra O Dia da Consciência Negra foi desenvolvido nas principais escolas municipais com o objetivo de desenvolver experiências críticas sobre parte da cultura nacional, a partir das contribuições dos negros na formação da sociedade brasileira, considerando não só os aspectos de formação no passado, língua, costumes e origens como também os de convivência atual – cotas nas universidades, racismo, miscigenação - temas importantes para serem debatidos desde pequeno.


Projeto SOMA: uma Formação Continuada Criado em 2017, o SOMA é um programa que visa a melhoria dos indicadores de desempenho no Ciclo de Alfabetização e a progressão da aprendizagem no Ensino Fundamental. Constitui-se numa Política Estadual de Alfabetização, sendo um importante instrumento de colaboração entre o Estado e os municípios, envolvendo estudantes do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Municipal. O SOMA têm como foco a alfabetização plena dos alunos ao fim do 3º ano do ensino fundamental, além da garantia de níveis de letramento adequados para os estudantes do 5º ano dessa mesma etapa de escolaridade e o auxílio aos alunos dos anos finais do ensino fundamental que não atingiram o desenvolvimento pleno da alfabetização e o nível de letramento adequado. Organizado em uma rede de trabalho colaborativo, que reúne professores alfabetizadores, diretores escolares, coordenadores municipais e supervisores regionais, o Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba está alicerçado em um conjunto de iniciativas que envolvem a avaliação da educação, a formação de professores, o monitoramento de ações educacionais e o desenvolvimento profissional dos gestores escolares. Práticas de aprimoramento para a alfabetização na idade certa são discutidos no programa, além de discussões de práticas de aprendizagem, desenvolvimento das sequências didáticas e aprimoramento dos planejamentos de aula.

IV Mostra Literária Com o Tema: “Novas viagens, grandes descobertas” a IV Mostra apresentou trabalhos de vários autores desenvolvidos através de estudos de alunos que apresentaram a história de cada autor com a supervisão da equipe de gestoras: Léia Natálicia e Laís Franklin sobe a coordenação pedagógica de Ivanilda Amâncio e Stephany kalyn

Incentivo à Leitura, Meta da Gestão A Secretaria de Educação implantou diversos projetos para estimular a leitura na rede municipal, como o projeto “Trilha da Leitura”, cujo objetivo é estimular nos alunos um processo de leitura permanente visando estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno contemporâneo. “De Texto em Texto Vivendo a Magia de Ler” é um outro projeto desenvolvido pela E.M.E.F Pedacinho de Amor cujo objetivo é acelerar o processo de aquisição da leitura, desenvolvendo atividades de incentivo, ampliando o universo linguístico dos alunos através do acesso aos diversos gêneros textuais. Outro projeto que merece destaque é o “Viajando na Leitura”, implantado nas escolas municipais em março desse ano para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno; promover o desenvolvimento do vocabulário favorecendo a estabilização de formas ortográficas; possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita, esses são os principais objetivos da Secretaria.

INFORMATIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE NATUBA Novembro de 2019 - Gestão 2017/2020

07


agricultura Fortalecendo o crescimento da economia local e o cultivo da uva A Prefeitura de Natuba através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos tem buscado dar a melhor assistência aos produtores locais. E para isso tem realizado diversas ações na zona rural para que dê uma perspectiva de renda a essa parcela da população. Uma das ações que foi realizada anualmente e que neste ano bateu o seu recorde de público foi a Festa da Uva, que tem como objetivo fomentar a agricultura familiar e a produção dos derivados da fruta, bem como promover o turismo de experiências e a economia criativa na região. Durante os dias que antecederam a festa, a Secretaria de Agricultura realizou a I Oficina Culinária, onde o ingrediente principal é a famosa Uva Isabel, ou a Vitis Labrusca, como é conhecida cientificamente. A oficina foi realizada nos dias 10 a 12 de abril, onde aconteceu pela manhã e tarde cursos de Geleia de Uva, Bolo de Uva e Licor de Uva. Mais de cinquenta pessoas participaram da I Oficina de Culinária da Festa da Uva e levaram novos conhecimento e um certificado pra suas casas. “A cidade de Natuba tem uma longa história com a produção de uva e hoje é responsável pela distribuição de quase toda a uva Isabel consumida na Paraíba e em estados vizinhos como Pernambuco e Rio Grande do Norte. Realizar este tipo de evento cria muitas oportunidades de negócios, aprendizados e vínculo com esse importante produto que faz com que Natuba se desenvolva”, comentou o Secretário Germano Filho. Já no mês de Setembro, a Secretaria de Agricultura realizou a II Oficina Culinária, desta vez com aprendizado voltado para alimentos feitos a base de leite. Iogurte Natural, Pão de Leite Condensado, Mistura para Cappuccino artesanal e Requeijão Caseiro foram as receitas ensinadas pela Monitora Telma Maria, que também foi a responsável durante a primeira edição. De acordo com os alunos, essas aulas são importantes para ajuda-los a descobrir novos sabores e combinações com comidas, além de formas didáticas de fazer alimentos diferentes com os ingredientes que são encontrados na própria agricultura e pecuária. “Assistir essas aulas sempre contribui com muita aprendizagem. E principalmente como a Professora Telma nos conduziu com sua simpatia e humildade. Desde já lhe agradeço e que o Senhor abençoe vocês”, comentou a aluna natubense Sueli que participou de ambos os cursos.


Projetos desenvolvidos voltados para a melhoria do meio ambiente A Prefeitura Municipal de Natuba também tem dado atenção especial aos cuidados especiais voltados para o Meio Ambiente local através de ações importantes que tem ajudado a produzir uma consciência ecológica e a melhorar o meio ambiente, através do Projeto Adote uma Árvore desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O Projeto tem como metodologia a distribuição de árvores frutíferas para moradores e agricultores da área urbana e rural. Entre os tipos de mudas distribuídas estão banana, uva, abacaxi, coco, cana de açúcar, acerola, sabiá, algaroba, maracujá, videiras, laranja, entre outros. A produção das espécies obedecem às normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Durante a 6ª Edição da Festa da Uva, a Secretaria de Agricultura também colocou um stand para a distribuição de mudas e de informação para com os cuidados com as mudas entregues a cada um. “Eu quero agradecer demais a Prefeita Janete Santos que tem apoiado muito o meu trabalho em frente a pasta de Agricultura e no desenvolvimento do Projeto Adote uma Árvore, que vai trazer novas oportunidades de plantio para o agricultor além da renovação do ar dos setores que estão recebendo este benefício”, comentou o Secretário. No mês de maio, a Secretaria de Agricultura realizou uma ação de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Esse trabalho já é feito regulamente pela equipe da secretaria, porém se viu a necessidade da criação de uma ação para incentivar esses agricultores de Natuba e de municípios vizinhos para a consciência ambiental através da devolução dessas embalagens.

Parcerias são firmadas para o desenvolvimento agrícola e do meio ambiente Para o Secretário de Agricultura Germano Filho, “a minha pasta tem a função de estimular o desenvolvimento da pecuária e da agricultura, e através disso garantir o crescimento do produtor local e assim a qualidade de vida daquela parcela da população”. E isso é notado nas parcerias que a Secretaria tem firmado para continuar trabalhando pela comunidade rural. A exemplo disso, tem-se a parceria que foi firmada entre a Prefeitura Municipal de Natuba e Ministério da Agricultura pelo Governo Federal através do Programa Garantia Safra, voltada para o agricultor familiar do Nordeste em regiões semiáridas que sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas, e passará a receber um benefício em dinheiro, para ajudar ao desenvolvimento de sua renda. Além disso, a Prefeitura também firmou uma parceria com o Governo do Estado para a disponibilização de mudas de plantas para a distribuição através do Projeto Adote uma Árvore. Em alguns momentos o Secretário da pasta se reuniu com o Secretário de Estado da Paraíba Luiz Couto para a solicitação de mais mudas de plantas, auxiliando em um projeto de grande importância para o município. INFORMATIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE NATUBA Novembro de 2019 - Gestão 2017/2020

09


esporte Esporte uma prática valorizada pela gestão A Prefeitura de Natuba sabe dos inúmeros benefícios que o esporte pode trazer para a população e tem buscado formas de incentivar a prática. Uma ação que a Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Cultura, busca incentivar e que merece um destaque especial é O Festival de Futebol de Campo da Independência que esse ano esteve em sua 25º edição, contando com times de todo o Município. Ao final do dia ouve as entregas dos troféus e show artístico com Zé Cantor. Outra ação que merece destaque é a Taça Cidade, um torneio que conta com a participação das equipes da cidade. Os jogos sempre são realizados nas tardes de sábado e domingo no campo de futebol da comunidade de Jussatal. Para marcar a data do Dia do Trabalhador, que é comemorado em 1º de maio, a Prefeitura de Natuba, através da Secretaria de Esportes e Cultura, promoveu um grande torneio de futsal “Torneio do Trabalhador”, um campeonato com os desportistas fazendo desse dia um momento de descontração e qualidade de vida. Para o secretário Francisco Montenegro “a Gestão Municipal de Natuba acredita no poder de transformação que o esporte tem, por isso a nossa Secretaria junto a prefeita Janete Santos estamos sempre nos empenhando no desenvolvimento esportivo do nosso povo desportista”.

Compromisso com os desportistas A prefeita se faz presente nas ações municipais, comparecendo assiduamente às reuniões com desportistas para ouvir as sugestões e dialogar sobre melhorias na área. Os desportistas realizam várias perguntas, a Prefeita ouve as reivindicações e prontamente todas são anotadas e respondidas. No final da reunião os atletas ficam satisfeitos com a clareza e sinceridade da Prefeita, que agradece sempre a oportunidade de estar com todos eles unidos em prol do esporte no município.


saúde Saúde: uma referência da atual gestão

O controle social é um instrumento fundamental na Gestão da coisa pública, sobretudo, na área da saúde, conforme preconiza a lei federal 8.142/90. Foi dentro deste contexto que a prefeita Janete Santos, logo no início da sua gestão solicitou que os Conselhos de políticas públicas fossem organizados em todas as secretarias. Em janeiro de 2018, foi a vez do Conselho Municipal de Saúde passar por um momento de capacitação, com a finalidade de que cada componente do Conselho conhecesse o seu papel enquanto conselheiro. Outro fator preponderante dentro do controle social da saúde, é o Plano Municipal da Saúde, documento que absorve propostas oriundas da Conferência de Saúde. No entanto, esta prática era pouco vista antes da atual gestão. No dia 12 de julho de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, com apoio de uma consultoria, realizaram a primeira oficina para elaboração deste importante documento. O resultado deste trabalho é que hoje o Município de Natuba possui um excelente Plano Municipal de Saúde com vigência até 2020.

Mais Investimento na Saúde Ampliar a oferta de serviço na Atenção Básica é sempre uma meta da Gestão Janete Santos. No dia 08 de janeiro de 2018, ao convidar o atual secretário de saúde, Elizeu Vieira para assumir a pasta da saúde, Janete já deixou agendado a inauguração da ampliação das novas instalações da UBS III, em Fervedouro, e assim aconteceu. No dia 28 de março de 2018 a obra foi inaugurada e o serviço ampliado para melhor atender a comunidade. A unidade de saúde passou a contar com consultórios médicos, sala de vacina, sala de curativo, recepção, consultório dentário, copa, banheiros para público e funcionários.

Cumprindo Promessa de Campanha Construir uma UBS âncora no Sitio Jussaral foi uma promessa de campanha da prefeita Janete Santos, promessa esta que consta no seu plano de governo, elaborado com participação da comunidade. A obra ainda não está pronta, mas dentro de pouco tempo estará sendo entregue à população. A unidade de saúde, apesar de receber o título de âncora, conta com todos os espaços de uma UBS, segundo padrões do Ministério da Saúde.

INFORMATIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE NATUBA Novembro de 2019 - Gestão 2017/2020

11


Novos Veículos para à Saúde O ano de 2018 foi mesmo o ano de grandes conquistas para o Município de Natuba. Além da ampliação de unidade de saúde, melhoria na assistência social, na infraestrutura e em outras áreas, a prefeita Janete Santos, investiu pesado na compra de veículos para melhor servir à comunidade. Foram adquiridas três vans, sendo uma para o SAMU, e duas para transportes de pacientes que fazem tratamento fora de domicilio (TFD). As vans que fazem TFD são modernas e confortáveis, inclusive com três assentos para pacientes com necessidades especiais. Além das vans, foram adquiridos mais dois FORD CAR e duas ambulâncias, uma para servir no hospital e outra no distrito de Pirauá, sendo a primeira vez que o distrito é contemplado com algo desta natureza.

Próteses Dentárias: um benefício que merece destaque Buscando possibilitar aos natubenses uma reabilitação protética, além de possibilitar a melhoria estética e das funções mastigatórias dos pacientes, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realizou a entrega de 37 próteses. As próteses são feitas com alto padrão de qualidade e individualizadas para cada paciente de acordo com sua necessidade de reabilitação.

Saúde Bucal também é prioridade Na cidade de Natuba, um profissional que é de grande importância na rede pública de Saúde é o dentista, que vem mudando a realidade na vida de muitas pessoas no município. A Prefeitura, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, vem desenvolvendo ações de prevenção contra doenças odontológicas. Esse trabalho vem sendo realizado pelas Equipes de Saúde Bucal nas escolas municipais. As ações como aplicação de flúor, escovação supervisionada, palestras e informações dos devidos cuidados necessários para com boca acontecem em todas as escolas. A Estratégia Saúde da Família do município, que possue equipe de saúde bucal, prevê uma programação com encontros, debates, campanhas educativas e outras atividades sobre o tema, a fim de orientar e prevenir as doenças bucais da população natubense. Na sala de espera da UBS, por exemplo, são usados recursos para abordar temas como próteses e câncer bucal para idosos, saúde bucal para bebês e gestantes e doenças prevalentes na boca.


Campanhas de Conscientização Campanhas de conscientização também são uma marca dessa Secretaria. Através de campanhas e ações de combate, previne-se os munícipes de muitas doenças. São exemplos das campanhas a “Contra a Dengue” na sede do município e no distrito Piraua, com o intuito de conscientizar e realizar o combate do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e as ações de combate à Leishmaniose Visceral, conhecida como Calazar, realizadas no sítio Pangular com borrifação contra flebótomos, transmissor do calazar e implantação de atendimento volante quinzenalmente. Mobilizações importantes também são uma marca da secretaria ações como “O Setembro Amarelo” que é uma campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio com objetivo de alertar a população a respeito dessa realidade no Brasil e no mundo. Foram realizadas pela secretaria atividades durante todo o mês de setembro nas UBS I e V e na UBSF II do distrito de Piraua com pacientes para estavam para receber atendimento. Com o apoio da equipe do NASF, profissionais alertaram a comunidade para sinais de depressão e suicídio, que são problemas sérios de saúde. O Outubro Rosa na UBS de Fervedouro é uma ação que merece destaque do mês de outubro onde Palestras e ações de prevenção do câncer de Mama e de Colo Uterino marcaram a campanha, chamando a atenção das mulheres para esse tema na Âncora de Jussaral. E agora em novembro chamamos atenção para o Novembro Azul, um programa de impacto social na orientação sobre a SAÚDE DO HOMEM, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. Palestras marcam o mês nas UBS I e V. Outras ações são desenvolvidas nos postos de saúde onde levam a população ao acompanhamento. Desta vez priorizando o atendimento a primeira infância na SEMANA DO BEBÊ . Com o apoio dos agentes comunitários de saúde, a comunidade foi convocada para comparecer à unidade para avaliação médica e de enfermagem das crianças entre 0-6 anos, contando com roda de conversa e orientações sobre temas importantes à essa faixa etária, como alimentação saudável, estímulo à amamentação, importância da vacinação e cuidados com a segurança de nossas crianças. Além de campanhas de vacinação e acompanhamento de gestantes, idosos e adolescente com ações preventivas e de acompanhamento de diabéticos, hipertensos e todos os grupos garantindo assim mais qualidade na saúde e na vida.


assistência social

Ações sociais oferecidas pela Prefeitura Municipal

A Secretaria de Assistência Social de cada município tem a função de desenvolver políticas públicas voltadas para a área social com famílias, sobretudo aquelas que estejam em situação de vulnerabilidade com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. A pasta também tem o intuito de oferecer assistência as famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social, através de programas sociais. No município de Natuba, a população encontra a disposição todos os centros ativos com estrutura profissional e física. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento do município conta com o CRAS que é a casa da família, onde disponibiliza atendimentos diários de psicologia, assistência social e pedagógica, dentre nossas oficinas e cursos. Até o mês de outubro, mais de 80 pessoas foram beneficiadas pelos serviços prestados pela secretaria. O município neste ano de 2019 realizou diversas palestras, encontros, desfiles e eventos voltado para temas diversos, como o Carnaval Social que tinha como tema a criação de uma rede estadual de proteção às mulheres vítimas de violência sexual e doméstica no mês de fevereiro. Já no mês de maio foi realizado uma mobilização e uma caminhada em torno da Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A intenção foi orientar e convocar a população do município para o engajamento em ações contra a violação dos direitos desses indivíduos, por meio de atividades educativas mostrando importância do combate à exploração sexual infantil, entre outras. A Secretária de Assistência Social, Josinalva Guerra ressaltou a importância do município participar desses eventos, sempre visando promover avanços significativos nos serviços de assistência social em Natuba na busca de garantir direitos de inclusão social de famílias carentes, reduzindo o impacto das desigualdades sociais. “O objetivo desta campanha é conscientizar a sociedade local sobre a importância de respeitar os direitos da criança e do adolescente, garantindo-os o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual, bem como informá-los sobre as formas de identificação das condutas que caracterizam esses tipos de crimes”, comentou Josinalva.


Eventos únicos são destaques na gestão No intuito de realizar momentos descontraídos e únicos para os moradores de Riacho de Santo Antônio, a Secretaria de Assistência Social tem realizado pequenos eventos e homenagens com toques culturais. Em comemoração aos acontecimentos, a Secretaria realizou homenagens as mães, aos pais, ao Dia Internacional da Mulher, festejos juninos, da semana santa e muitos outros. Em todas essas ocasiões foram realizadas apresentações de dança, sorteio de brindes e comidas deliciosas. Além disso, foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde, foi realizado uma palestra com rodas de conversas referente ao Setembro Amarelo que é uma ação alusiva ao combate a depressão e suicídio. Além disso, também foi realizado em parceria encontro com os Grupos de Mulheres "Viver com Dignidade" e Terceira Idade "Alegria de Viver" para falar sobre prevenção e conscientização do Câncer de Mama durante o mês de outubro. Empoderamento Feminino também foi tema de uma palestra que foi ministrada para o Grupo da Terceira Idade que participa do SCFV na SEDE e no Distrito de Pirauá. Uma palestra divertida e feita por mulheres cheia de guerras voltada para melhorar a auto estima e pensamento de cada mulher presente. Pensando em todo mundo, a equipe técnica do CRAS realizou palestra sobre os diferentes tipos de família com o Grupo Desafiando Limites, que participam pessoas com deficiência e seus responsáveis.

Programa do município beneficia mais de 2 mil natubenses

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único. O município de Natuba, graças ao trabalho da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social apresentou uma cobertura de 68% da estimativa de cobertura de famílias pobres do município. Só no mês de novembro, a Secretaria de Natuba injetou mais de 250 mil reais na economia do município, beneficiando mais de 1.200 pessoas através do Programa Bolsa Família. Os atendimentos realizados pela equipe do Cadastro Único e Bolsa Família de Natuba ultrapassaram a marca de mais de 1.800 atendimentos na sede do município. Já em Pirauá, distrito do município, foram realizados 528 atendimentos aos natubenses que residem em Pirauá, totalizando 2.354 atendimentos às famílias de baixa renda do município. “Fico feliz em saber que conseguimos realizar uma cobertura tão extensa com esse programa, podendo ajudar a quem tem pouco a equilibraras coisas. Esse é o resultado de uma gestão séria e comprometida com o desenvolvimento social de cada morador natubense”, comentou a Secretária Josinalva.

INFORMATIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE NATUBA Novembro de 2019 - Gestão 2017/2020

15


turismo Natuba: um município com grande potencial turístico

O Município de Natuba, mesmo localizado na abrangência do semiárido brasileiro, é muito beneficiada em sua natureza. Conhecida nacionalmente como a cidade da uva, Natuba também tem importância por ter em suas áreas a maior queda de água do Estado do Paraíba. Com 77 metros de altura, a Cachoeira do Juçaral atrai diversos turistas que acabam conhecendo as outras diversas quedas, trilhas e pedras que existem no município. Esse trabalho de desenvolver a visitação de pessoas das mais diversas localidades para Natuba, aquecendo o comércio e os investimentos no município é de competência da Secretaria de Turismo e Juventude que está sendo comandado com grande êxito pela Secretária Municipal Aryuska Santos. O trabalho da secretária só é exitoso graças aos esforços diários realizados pela mesma. Neste ano, Aryuska participou ativamente do Fórum de Turismo do Vale do Paraíba. O Fórum foi realizado em fevereiro no município de Itabaiana e tinha como objetivo definir metas para o ano. O Vale do Paraíba é região turística a qual Natuba está inserido, juntamente com os municípios de Umbuzeiro, Itatuba, Itabaiana, Ingá, Mogeiro, Salgado de São Felix, Pilar, Juripiranga e Gurinhém. A participação ativa da Secretária no Fórum é um dos critérios que permite a manutenção do município no “Mapa do Turismo” do Ministério do Turismo, que através desta participação, o município pode angariar recursos junto ao ministério para desenvolver ações turísticas no município. E exemplo disso tem o recurso que acaba de ser empenhado através do Senador Veneziano Vital para recuperação e reformas da Cachoeira da Bica Grande. Visando sempre melhores formas de projetar o município no cenário turístico, seja através do próprio destino ou do artesanato local, a secretaria também participa de eventos estaduais, como a TechTur e o Salão de Artesanato em Campina Grande, regionais, nacionais e com alcance até internacional, como é o caso do JPA Travel Market que a secretária participou em 2018 e 2019.


“Mesmo sendo uma secretaria com pouco tempo de existência, é notável o crescimento da visibilidade do município a partir de nossa atuação, com reflexo direto em segmentos como os restaurantes, que registram aumento considerável no atendimento a turistas. Da mesma forma há o aumento na possibilidade de empreendedorismo em áreas como hospedagem, receptivos, e condutores ou guias turísticos. Fico muito feliz em estar a frente da gestão desta pasta que tanto auxilia o desenvolvimento do município”, comentou Aryuska.

Ações realizadas fomenta o turismo e auxilia o desenvolvimento do município A Secretaria de Turismo do município de Natuba tem sido responsável pela organização do calendário municipal, como eventos organizados pela sociedade civil ou entidades religiosas, seja em âmbito urbano ou rural, buscando sempre integrar as ações das diversas secretarias. Além disto, também tem atuado na promoção de festas e eventos do município, normalmente em conjunto com a Secretaria de Esporte e Cultura, tendo como maior destaque o planejamento dos concursos culturais da festa da Uva. Neste ano de 2019 muito foi feito pela Secretaria para a população, como por exemplo o Bingo das Mulheres, que foi realizado no dia 08 de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Prêmios como secadores de cabelo, escova rotativa, babyliss, chapinha e bolsa, maquiagem, perfumes, calçados foram doados pela Prefeita, Secretários e Vereadores do município. A partir do mês de abril, foi realizado semanalmente oficinas de artesanato em fibra e palha da bananeira, visando o estímulo à perpetuação da tradição do artesanato local. Essas oficinas são realizadas tanto na zona urbana quanto na rural, estabelecendo um desenvolvimento igualitário em todas as zonas do município. Também no mês de abril a Secretaria, visando resgatar valores culturais, deu seu apoio incondicional a quadrilha junina Natubrilha, realiza por jovens natubenses. Neste ano de 2019 a quadrilha apresentou-se não só nas festividades do município, mas arrancou elogios também em Pilar, Umbuzeiro, Orobó, Macaparana e Santa Maria do Cambucá. Já no mês de agosto, a Secretaria de Turismo auxiliou na execução das Gincanas da Juventude que tem como objetivo desenvolver o espírito de solidariedade entre os estudantes do município, aguçar a criatividade, reforçar os conhecimentos intelectuais, morais, bem como propor um momento de integração, recreação e diversão entre os participantes. Em 2018 a gincana aconteceu junto as escolas da rede municipal de ensino, havendo destaque para a ação de arrecadação de brinquedos, que foi redistribuído entre as escolas de ensino infantil de zona rural da rede municipal. Já em 2019, a gincana estendeu-se também para a rede estadual de ensino. “O grande destaque deste ano durante as execuções das Gincanas foi a abordagem do lixo, com provas como a de arrecadação de recicláveis, que contribuiu bastante para a diminuição dos resíduos sólidos jogados em locais impróprios na nossa cidade, tal qual o auxílio na conscientização de que manter a cidade limpa é uma responsabilidade de todos. Em ambos os anos a cultura, história, turismo e costumes do município, bem como do estado da Paraíba, permearam a grande maioria das provas da gincana”, comentou a Secretária Aryuska Santos.

INFORMATIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE NATUBA Novembro de 2019 - Gestão 2017/2020

17


festa da uva 6ª edição da festa que é a cara da cidade

Para tem quem pensa que na Paraíba não se cultiva uvas, Natuba realiza com sucesso garantido A Festa da UVA Esse ano se realizou a sua 6ª edição de uma festa que comemora a colheita, a produção e a comercialização da uva Isabel, ou a Vitis Labrusca, como é conhecida cientificamente. A “Festa da Uva” tem como objetivo fomentar a agricultura familiar e a produção dos derivados da fruta, bem como promover o turismo de experiências e a economia criativa na região. A festa aconteceu esse ano aconteceu entre os dias 25 a 28 de Abril. Durante os dias de festa, dois palcos foram montados no centro da cidade onde aconteceram concursos, shows e show de talentos, também foi aberto um espaço para exposição e comercialização de produtos da agricultura local e artesanato. Este ano cerca de 5 mil pessoas prestigiaram o evento Durante a programação aconteceram concursos da rainha mirim, da rainha da uva, do maior cacho de uva, do melhor vinho, do maior chupador de uva, e também concurso gastronômico, que incentivou a criação de sobremesas regionais produzidas com a uva Isabel. Ainda houve show de talentos e shows com Lucas Lima, Swing Moral, Rony Barbosa e Mara Pavanelly. Um dos destaques da festa ficou por conta do Por do Sol Sertanejo, que aconteceu no Mirante da cidade, com igual destaque, o Bloco da Uva levou para as ruas de Natuba, os cantores, Stella Alves e Ramon Schnayder.


infraestrutura

Obras em todas as áreas

A Prefeitura de Natuba tem investido em pontos importantes do município. E com a Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Habitação isso não seria diferente. A cidade tem sido transformada ao longo desses três anos virando um grande canteiro de obras, levando melhorias de infraestrutura, facilitando a mobilidade urbana e trazendo qualidade de vida aos natubenses. De acordo com as solicitações feitas à gestão de Natuba, a Prefeita Janete Santos viu a necessidade de construir e revitalizar obras que fossem ajudar o transporte e o lazer dos que moram na sede e nos distritos. Como fruto deste trabalho, a população já usufrui das seguintes obras: - Revitalização da passarela da cachoeira da Bica Grande; - Construção de quadra poliesportiva na Escola d. Adauto na Vila do Costa; - Revitalização da Praça do Mirante; - Recuperação das estradas vicinais; - Construção de Cisternas; - Reforma e adequação do prédio para funcionamento da subsede da Prefeitura no distrito de Pirauá; - Recuperação da antiga quadra localizada na Rua José Ziul Ribeiro; - Reforma e ampliação do prédio para funcionamento da Subsecretaria de Educação em Pirauá;

O Trabalho não Para De acordo com o secretário de obras Otacílio Junior, a limpeza e conservação das vias públicas, dos meios fios, capinação de matos, manutenção dos cemitérios, poda de árvores, embelezamento dos canteiros, praças, logradouros, iluminação pública, coleta de lixo e muitas outras ações também é uma preocupação da pasta.E esforços não serão medidos juntamente com a prefeita Janete Santos e uma equipe altamente comprometida de estar acompanhando os serviços e garantindo o resultado esperado. "Nossa gestão só confirma uma obra quando já há dinheiro em caixa, liberado pra gente fazer. Em três anos de gestão, já fizemos muito e ainda vamos fazer muito mais por Natuba. Nosso crescimento será rápido e inevitável", destacou a líder do executivo municipal.


Obras a todo vapor Atualmente, uma obra de grande relevância para a cidade é a construção da Creche tipo 1 com salas de aula que possibilitará melhorias significativas na educação. Outra obra importante é a Ampliação da Escola Municipal Salvador Ramos em Pirauá e a construção da quadra poliesportiva anexa na escola Pedacinho de Amor. A Construção de uma Unidade Básica de Saúde na comunidade de Jussaral também está em andamento no município com previsão de entrega em 2020. Já a recuperação do prédio do Hospital Municipal Napoleão Laureano vem para facilitar significativamente o atendimento ao natubense, não precisando que sejam atendidos em outra cidade. Na área esportiva podemos citar a revitalização do campo de futebol o Zaldão, trazendo para os desportistas locais um espaço totalmente preparado para a diversas atividades, como também competições esportivas organizadas e apoiadas pela administração municipal. A Secretaria trabalha em várias frentes com o objetivo de ampliar a mobilidade urbana das ruas, reformar praças, ginásios e escolas e continuar investindo em obras nas áreas da saúde e educação oferecendo melhores oportunidades e perspectivas para os mais de 10 mil habitantes do município.

Mais obras a caminho Em breve a Secretaria estará iniciando mais obras que facilitarão a mobilidade urbana, trarão lazer e qualidade de vida e garantirão cada vez mais uma cidade que tem em sua meta a palavra crescimento e desenvolvimento. Obras como: - Pavimentação em paralelepípedos de diversas ruas e estradas vicinais; - Reforma da Praça Manoel Catarino; - Construção de uma quadra poliesportiva no distrito de Pirauá; - Revitalização do parque ecológico da Cachoeira da Bica Grande; - Ampliação do Hospital Municipal;

Erradicar as casas de Taipa Já na área de habitação, em conjunto com a ação social, a Secretaria formou um cadastro permanente de necessidades habitacionais, visando principalmente acabar com as casas de taipa e oferecer moradia digna aos natubenses. Casas populares foram construídas na íntegra ou em parcerias com as famílias. Para o titular da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Otacílio Junior, o volume de obras em execução e planejamento em Natuba reforça a garantia de dignidade e cidadania aos moradores do município. “A construção desses empreendimentos traz para a cidade, além de infraestrutura e melhora da mobilidade urbana, a universalização do acesso aos serviços públicos, com ampliação do atendimento em saúde, cultura, educação, segurança, esportes e até mesmo no turismo, com geração de empregos e fortalecimento da economia local”, afirmou o secretário.


administração O Pensar Administrativamente com inovações significativas faz a diferença em uma gestão Para se ter uma gestão de excelência precisamos estar alinhados e, mais do que tudo, trabalhando numa mesma velocidade para que os atos, ações e projetos sejam implantados de forma rápida e eficaz garantindo a transparência e a legalidade do processo. Dessa forma, a Secretaria de Administração tem um papel fundamental para a continuação e garantia das ações municipais. Através do desenvolvimento das atividades de forma continuamente mais ágil, menos onerosa e mais eficaz, a Secretaria serve de referência para os demais órgãos municipais como provedora de atos e ações, contribuindo para a melhoria da prestação de serviço ao cliente cidadão, institucional e ao cliente servidor, este último, através de uma política de valorização continuada, por meio de melhorias nas condições de trabalho, salariais, entre outros benefícios. Tendo como valores o gerenciamento eficiente dos atos e bens, o provimento dos meios para outras secretarias, transparência e eficiência nas ações, política de valorização, entre outros, a Secretaria de Administração, desta forma, torna-se o alicerce das demais secretarias, através da integração entre os setores e da imparcialidade no gerenciamento. A Secretaria de Administração junto aos seus Departamentos: Licitação, Recursos Humanos, e Identificação, vem prestando relevantes serviços à população natubense. Possui uma equipe técnica voltada e compromissada com a gestão pública municipal na promoção de ações com eficiência e alto desempenho administrativo. A Secretaria de Administração tem ouvido constantemente a demanda dos cidadãos, e servidores públicos municipal, verificando o índice de satisfação dos mesmos em relação aos serviços oferecidos, e se identificarmos eventuais problemas na gestão pública, de imediato propomos soluções à Chefe do Executivo para correção, objetando alcançar os anseios da população.


Contracheque Online – Valorizando o servidor público A Secretaria facilita, de forma inovadora, a formalização dos atos administrativos, sendo prestados com ética e elevado índice de transparência pública, visando uma gestão com celeridade nos processos e próspera em resolutividade. No decurso desses três anos de trabalho foi implantado o contracheque ONLINE no Portal do Servidor, para que os servidores municipais possam desfrutar de ferramentas modernas de fácil acesso e possível impressão de seus próprios contracheques. Tal ação visa reduzir custos financeiros com o deslocamento de suas residências até o departamento de Recursos Humanos da Prefeitura em busca de seus holerites.

Capacitações – Uma constante municipal Viabilizamos junto a parceiros, como o SEBRAE, diversas palestras motivacionais para os profissionais da Prefeitura visando melhor desempenho no atendimento aos cidadãos, bem como foram ministradas capacitações/treinamentos aos profissionais buscando a excelência nos serviços ofertados pela Prefeitura Municipal de Natuba. Capacitações para os servidores municipais, tais como cursos para Recepcionista, Condutor de Estudantes, Oratória, e treinamento para qualificação na área de Licitação e Compras Públicas, Setor Tributário, e Pessoal do RH são vários exemplos de treinamentos implantados para os servidores aprimorando o conhecimento contínuo. Para o secretário de administração Antônio Franco da Silva, a inovação mais importante é a forma como as Audiências Públicas com os cidadãos natubenses se dão, discutindo metas e prioridades para execução do orçamento anual, que hoje, de forma bastante participativa, são respeitadas dentro do planejamento com bastante sucesso. E vale também fazer referência a disponibilidade de atendimentos à população em geral na Subprefeitura do Distrito de Pirauá-Natuba-PB, descentralizando o serviço e evitando o deslocamento de pessoas até a sede do município.

INFORMATIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE NATUBA Novembro de 2019 - Gestão 2017/2020

23


Com 10 anos de experiência, o Políticas & Negócios busca sempre estar sincronizado com o que há de mais novo nos meios de comunicação. Unimos ainda mais os serviços impressos e digitais, nos tornando cada dia mais completos na divulgação das suas ações, buscando sempre trabalhar com compromisso, ética e responsabilidade. E é assim que nos consolidamos como a maior cobertura do Estado da Paraíba, oferecendo um serviço de valorização da sua gestão e buscando fortalecer o seu negócio.

todos os meios de

comuni cação que

Junte-se e faça suas ações serem vistas.

www.politicasenegocios.com.br EMAIL contato@politicasenegocios.com.br FACEBOOK /revistapoliticasenegocios INSTAGRAM @politicasenegocios TELEFONE 83 99984-2791

99107-1371

uma prefeitura precisa

Profile for Políticas e Negócios Patos

Edição Municipal - Natuba  

Edição Comemorativa aos 38 anos de Emancipação Política da cidade de Natuba-PB.

Edição Municipal - Natuba  

Edição Comemorativa aos 38 anos de Emancipação Política da cidade de Natuba-PB.

Advertisement