Revista ASBRAV - Edição Especial Mercofrio

Page 1

Nossa saúde, nosso planeta

Mercofrio 2022 traz um olhar

atento ao clima e à saúde da população

Comissão organizadora

adão Webber Lumertz

anderson rodrigues

eduardo gus brofman

eduardo Hugo müLLer

eLton aLoísio tHomé

feLipe aCCorsi

fernando pozza

Hani Lori KLeber

maria inez da Luz gomes

João CarLos antonioLLi

Luiz aLberto Hansen

Luiz afonso dias

mário aLexandre m. ferreira

mário Henrique CanaLe

mauríCio fernandes barbosa de CarvaLHo

pauLo fernando presotto

riCardo aLbert

Comissão CientífiCa

Coordenador

mário aLexandre m. ferreira asbrav

revisores

aLberto Hernandez neto usp

antonio Luís de Campos mariani usp

bruno de rosso ribeiro puCrs

eduardo graLa da CunHa ufpeL

eduardo gus brofman puCrs

enio pedone bandarra fiLHo ufu / anpraC

fLavio vanderLei zanCanaro Júnior ufrgs / Campus LitoraL

João manoeL dias pimenta ufu / anpraC

José parise puC-rio

mário Henrique maCagnan unisinos

matHeus pereira porto ufmg

nisio de CarvaLHo Lobo brum ufrJ

pauLo otto beyer asbrav / ufrgs

pauLo roberto Wander unisinos

pauLo smitH sCHneider ufrgs

renata de veCCHi ufsC

sérgio bosCato garCia puCrs

2
3 Edição 2022 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio ÍNDICE 6 Editorial 6 Recepção 10 Abertura 14 Homenagem 16 QAI 18 Rios Voadores 22 Fluidos 28 Ventilação 36 Amônia 48 Prêmio ANPRAC

O Sucesso do Mercofrio 2022

Tivemos uma renovada satisfação de estarmos reunidos dentro dos propósitos que estamos levando a toda a comunidade do HVACR, após uma pausa ocasionada pela pandemia. Nos sentimos honrados por retomar a normalidade, justamente quando o evento está acontecendo aqui no Sul.

Obrigado Daikin, Dufrio, Hidrodema, Industrilas, Johnson Controls Hitachi, Midea Carrier, Sicflux e Trane, Chemours, Comset, Sulgás, Trox Technik. A organização é da Office Eventos e Instituições apoiadoras. Meus profundos agradecimentos a todos.

Presidente da ASBRAV, Luiz Alberto Hansen

Esperamos ter recebido e servido a todos da melhor forma possível, pois este congresso vem representar para todos nós que militamos nesta área, a efetiva retomada dos eventos presenciais, pois a pandemia é praticamente um evento do passado. E viva a normalidade. A normalidade nos nossos encontros, nos nossos congraçamentos, no nosso abraço fraterno que já nos podemos dar com o grau de liberdade que necessitamos.

Este foi o maior Mercofrio que tivemos de todos os tempos, uma conquista da ASBRAV, seus patrocinadores e todos que acompanham e representam as áreas envolvidas.

6

Soluções em Ar Condicionado

Detentora das marcas Hitachi e York no Brasil, possui produtos e soluções inovadoras para todos os tipos de projetos, desde os residenciais aos de grande porte como aeroportos, hospitais e indústrias.

O portfólio é composto de produtos com alta tecnologia embarcada, iniciando com o Hi Wall Inverter até Chillers de Mancais Magnéticos.

Saiba mais: www.jci-hitachi.com.br

7 Edição 2022 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio
A Johnson Controls-Hitachi, é fruto da joint venture global de duas grandes empresas do setor HVAC: Johnson Controls e Hitachi.
©
Johnson Controls-Hitachi Ar Condicionado do Brasil Ltda. All rights reserved.
2022

Jantar de confraternização na véspera do encontro

ASBRAV promove jantar de boas-vindas para parceiros do Mercofrio

8

Soluções completa para HVAC

Indicado para a condução de água gelada em sistemas de climatização, a solução em sistemas de tubulações Hidrodema possui menor condutividade térmica e menor perda de carga, se comparado ao aço.

Pode ser utilizado por empresas de diferentes segmentos: ar-condicionado central, prédios de escritórios, hotéis, hospitais laboratórios, teatros, shoppings e indústrias em geral.

MATERIAL APROVADO PELA

NBR 16.401-1 2021

Material mais leve. Excelente resistência mecânica (NORMA SCH80).

Longa vida útil do sistema sem manutenção. Ileso a oxidação ou incrustação.

9 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio

Clima e saúde são destacados na abertura do Mercofrio 2022 em Porto Alegre a

solenidade de abertura do evento, que aconteceu em Porto Alegre, foi marcada pela preocupação ambiental e com a saúde da população. As duas áreas são ligadas direta e indiretamente ao segmento HVAC, composto por em-

presas de ar-condicionado, refrigeração, aquecimento e ventilação. Serão três dias de atividades com a participação de profissionais de variadas áreas no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre (RS).

10
O coordenador do Mercofrio, Mário Alexandre M. Ferreira, agradeceu os patrocinadores

Precisamos olhar para o Meio Ambiente

Ocoordenador do Mercofrio, Mário Alexandre M. Ferreira, destacou a importância de direcionar o olhar para o meio ambiente, tema central do encontro.

“Precisamos fazer uma reflexão sobre nossas responsabilidades e as consequências que podemos gerar para nosso futuro, seja de forma direta ou indireta pela necessidade energética que dá suporte aos nossos sistemas”, afirmou.

“Este congresso representa muito para nós: é o maior Mercofrio que já tivemos em todos os tempos. Batemos os nossos recordes e esta é uma conquista não só da ASBRAV, mas de seus patrocinadores e todos que de alguma forma se engajaram no projeto”

11 Edição 2022 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio

O presidente da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), Arnaldo Basile, elogiou a receptividade no evento e falou da importância do Congresso no cenário atual.

"O aprendizado que propagamos é o mais importante, ou seja, aquilo que compartilhamos com parceiros e colaboradores. É muito bom estar com todos aqui vivendo esse importante encontro", afirmou.

Também se manifestaram o presidente da ANPRAC, Enio Bandarra Filho; o representante da ASHRAE Brazil Chapter, Walter Lenzi; o presidente da ASHRAE South Brazil Chapter, Felipe Accorsi e a diretora regional da ASHRAE, Túlias Rios. A diretora do CNCR - Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração, Cristiane Lacerda, lembrou a importância de aproveitar o Mercofrio para aprimorar conhecimento.

12
Diretora do CNCR, Cristiane Lacerda Presidente da ASHRAE South Brazil Chapter, Felipe Accorsi Presidente da ABRAVA, Arnaldo Basile Presidente da ANPRAC, Enio Bandarra Filho

Túllias Rios

Edição 2022
“Estes encontros são de grande valia para o setor e para cada um de nós, como profissionais da áreas.
É uma oportunidade de criar laços profissionais e aproximar, por exemplo, estudantes e profissionais. A ASBRAV está de parabéns. O evento tem uma grandeza enorme para o mercado"
Representante da ASHRAE Brazil Chapter, Walter Lenzi Diretora regional da ASHRAE, Túlias Rios

Homenagem a Paulo Otto Beyer o

conselheiro da ASBRAV, Paulo Fernando Presotto, prestou uma homenagem aos patrocinadores. Após, foi feita uma homenagem ao engenheiro mecânico e professor, Paulo Otto Beyer, que foi um dos idealizadores do Mercofrio.

Chamado ao palco, ele agradeceu emocionado.

"O ar-condicionado é algo muito presente em nossas vidas e me dedico a ensinar e transmitir conhecimento o máximo possível. Acredito que este é o nosso papel. Faço isso com dedicação e agradeço o reconhecimento”, disse.

14
Reconhecimento ao trabalho do professor Paulo Beyer foi feito no Mercofrio

Controle de qualidade do ar interno e externo dominam debates no primeiro dia do Mercofrio 2022

as palestras do Congresso Mercofrio 2022, reuniram abordagens distintas para um grande problema: o cuidado com o meio ambiente. Na primeira atração da tarde, o convidado internacional,

Henry Slack, alertou para fenômenos que estão em andamento. O aumento da precipitação pode levar ao aumento do risco de inundações e umidade em ambientes fechados e ao crescimento de mofo em ambientes fechados.

16
Evento aconteceu de 13 a 15 de setembro no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre (RS)

diminuição das chuvas ou secas podem levar a incêndios florestais que criarão partículas de poluição do ar que podem se infiltrar em ambientes fechados. Temperaturas extremas e tempestades podem levar as pessoas a ficar dentro de casa para se protegerem dos elementos e aumentar o uso de sistemas de aquecimento, ventilação e ar- condicionado (AVAC).

as condições forem severas, as pessoas irão desejar ficar dentro de casa. Há fumaça de incêndios florestais, tempestades severas e temperaturas extremas. A asma aumentou porque a qualidade do ar interior é afetada pelo ar externo

Programa Nacional da Qualidade Interna do Ar – PNQAI

Outra pauta do dia foi a redução de fontes de contaminação interna, bem como tratamento de ar externo que estão entre as ações do Programa Nacional da Qualidade Interna do Ar – PNQAI. O assunto foi apresentado pelo engenheiro Civil e Segurança do Trabalho, CEO da Conforlab. Presidente da Brasindoor e PNQAI, Leonardo Cozack.

A17 Edição 2022 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio
"Quando
e pelo clima. Esses são só alguns exemplos" Henry Slack

Rios Voadores e o impacto no meio ambiente

Aapresentação dos convidados Flamínio Levy Neto e João Manuel Pimenta impressionou o público. Os especialistas falaram sobre os Rios voadores que são imensos volumes de vapor de água que vêm do oceano Atlântico, precipita sob a forma de chuva na Amazônia – onde ganham corpo – e seguem até os Andes, encontrando a muralha rochosa presente nessa região, que os faz desviar e flutuar sobre a Bolívia, o Paraguai e os estados brasileiros de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo; às vezes alcançando até o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os rios voadores possuem cerca de três quilômetros de altura, algumas centenas de largura e milhares de extensão. Isso significa que, em alguns dias do ano, um rio com as dimensões do Amazonas atravessa os céus do Brasil. A apresentação foi complementada pelo professor João Manuel Pimenta. Segundo o especialista, para o setor, existe uma pressão constante em busca do desenvolvimento de equipamentos cada vez mais eficientes.

18

"Não é só as emissões de CO2 que preocupam, mas a água que deixamos de lançar na atmosfera. Os rios voadores são um mecanismo natural que faz com que não tenhamos um deserto. Graças a essa felicidade de termos esse mecanismo, estamos mais protegidos. Porém, estamos passando por uma crise energética e o desafio da indústria é desenvolver sistemas mais eficientes. Com a energia mais escassa se coloca uma pressão em todo o setor"

desmatamento e

estão

nizando” a Amazônia, ou seja, secando a floresta que é úmida. No ritmo atual, o processo se tornará irreversível a partir de 2030"

19 Edição 2022 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio
João Manuel Pimenta
"O
as queimadas
“Sava-
Flamínio Levy Neto

Impactos Ambientais

dos refrigerantes e os seus significados. Além da preocupação ambiental a inflamabilidade é um aspecto que exige atenção. Materiais como o propano, são eficientes e não agridem o meio ambiente, mas são altamente inflamáveis.

“As normas de segurança sempre devem ser rigorosamente atendidas. Isso requer treinamento”, alertou.

Os desafios da indústria no impacto ambiental, foram apresentados pelo palestrante Carlos Mendes Moraes. Ele mostrou dados preocupantes em relação ao cenário atual.

Os impactos dos fluidos refrigerantes no clima foram abordados por Enio Pedone Bandarra Filho, que é presidente da ANPRAC, Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento.

A palestra trouxe demonstrações em vídeos de comparações e testes feitos com diferentes fluidos refrigerantes.

“Estamos cometendo um grande erro queimando resíduos. Precisamos transformar esses materiais para usá-los novamente na cadeia produtiva”

Durante a fala, explicou as diferentes nomenclaturas adotadas para os flui-

Carlos Mendes Moraes

Carlos Mendes Moraes

Uso adequado de fluidos refrigerantes traz ganhos à segurança da população e ao meio ambiente

os impactos dos fluidos refrigerantes no clima foram abordados por Enio Pedone Bandarra Filho, que é presidente da ANPRAC, Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar condicionado,

22
Fluidos mais eficientes e menos agressivos à natureza

Ventilação e Aquecimento.

Durante a fala, explicou as diferentes nomenclaturas adotadas para os fluidos refrigerantes e os seus significados. Além da preocupação ambiental a inflamabilidade é um aspecto que exige atenção. Materiais como o propano, são eficientes e não agridem o meio ambiente, mas são altamente inflamáveis. A palestra trouxe demonstrações em vídeos de comparações e testes feitos com diferentes fluidos refrigerantes.

Edição 2022
"As normas de segurança sempre devem ser rigorosamente atendidas. Isso requer treinamento”
Enio Pedone Bandarra Filho

Absorção: sistemas e processos

Os sistemas de absorção usam energia térmica para produzir um efeito de refrigeração. Nestes sistemas, o refrigerante, ou seja, a água, absorve o calor a temperatura e pressão baixas durante a evaporação e libera o calor em temperatura e pressão altas durante a condensação. Quando o refrigerante passa por uma série de processos absorve calor de uma fonte de calor de baixa temperatura e o libera em um dissipador de alta temperatura. A técnica foi uma das atrações do dia no Mercofrio 2002, com apresentação do convidado Ingo Muhle.

Qualidade do Ar: cuidados e particularidades na medição

Professor na Poli USP e engenheiro mecânico, Antonio Luis C. Mariani abordou as peculiaridades e os cuidados para que a medição da qualidade do ar nos ambientes internos seja feita da maneira certa e com os instrumentos corretos.

"É preciso planejar os experimentos e medições considerando o objetivo da operação. Definir os objetivos e quais resultados se deseja alcançar", explicou.

24 / Mercofrio 2022

Variações climáticas exigem construções diferenciadas

As questões climáticas e as edificações foram abordadas em duas palestras. Ana Paula Melo mostrou o impacto dos dados climáticos na simulação de desempenho de edificações.

“É importante ter um entendimento das variáveis climáticas para traduzir um pouco mais no desempenho térmico das edificações”, disse.

biente térmico. Ela é relacionada a percepção humana envolvendo variáveis humanas e ambientais”, explicou. Na sequência, Marcelo Salles Olinger, explicou como os dados climáticos futuros na simulação interferem no desempenho das edificações.

Em sua fala, ela lembrou a importância da engenharia trabalhar com foco na sensação de conforto térmico para as pessoas e detalhou conceitos importantes em relação ao tema.

“O desempenho térmico é resultado do clima, tipo de edificação, compo nentes e modo de uso. A avaliação do desempenho térmico auxilia na determinação da eficiência energé tica na edificação Já o conforto tér mico, segundo a Norma Americana ASHRAE 55, é a condição de mente que expressa satisfação com o am

que é

25 Edição 2022 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio
"Não podemos, por exemplo replicar algo
projetado no Macapá, da mesma forma no Sul do Brasil”
Ana Paula Melo

Palestra destaca função de segurança dos dutos na condução do arclimatizado

O ar-climatizado é "muito precioso" por algumas peculiaridades: "ele não pode ser armazenado e assim que produzido tem que ser entregue. Ele é caro e é difícil de ser contido e protegido". Hoffmann também abordou alguns aspectos das novas normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. De acordo com ele, agora, são duas classes definidas: a de pressão e a de vazamento.

Engenheiro Wili Colozza Hoffmann explicou classes de pressão e de vazamento trazidas pela nova norma

O controle de vazamento na rede de dutos foi tema da palestra do engenheiro Wili Colozza Hoffmann. O palestrante explicou a função de segurança exercida pelos dutos.

"Eles surgiram junto com o ar-condicionado. A função deles é conduzir o ar-climatizado de forma segura até o condicionador e até o ambiente climatizado", pontuou.

“Quando temos pressão interna no duto causa dois efeitos. Deformação mecânica e vazamento do ar por frestas"
Wili Colozza Hoffmann

Roda entálpica e roda dessecante em aplicações comerciais

Osistema que transfere temperatura e umidade entre dois fluxos do ar foi apresentado durante uma das palestras. Os detalhes técnicos da instalação foram trazidos pelo palestrante Bo Andersson, diretor na Comset, recuperação de energia, HVAC. Ele destacou características da estrutura como: controle de temperatura, umidade, pressão, vazão e qualidade do ar. A unidade é composta por ventiliado -

res, filtros, recuperadores, serpentina, lâmpada UV e umidificador. O convidado também mostrou detalhes do funcionamento da Roda Dessecante, equipamento desumidificador de ar

curso técnico em REFRIGERAÇÃO E

CLIMATIZAÇÃO

27 Edição 2022 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio

A importância da ventilação desde os primórdios tempos até os dias atuais

ao longo da história humana a ventilação de ambientes habitados é condição de sobrevivência sobretudo depois da descoberta do fogo por nossos antepassados pois não é possível habitar recin-

tos onde há fogo sem uma adequada ventilação e renovação do ar. Através deste resgate histórico, o Mercofrio 2022 procurou mostrar a importância do assunto na atualidade.

28
Tema foi apresentado durante o Congresso Mercofrio fazendo uma viagem no tempo

O convidado é engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mauá exerce a atividade de projeto de equipamentos de ar condicionado, ventiladores, filtragem de ar e aplicações nos principais fabricantes do Brasil atualmente. Executa as atividades de Consultoria em Engenharia voltadas aos ramos de HVAC, Refrigeração, Ventilação industrial, Filtragem de ar, Transmissão de Calor e software técnico associado. É membro do CB-55 participa de vários grupos de trabalho do na confecção e revisão de normas técnicas inclusive a NBR-16.401 parte 3 objeto desta apresentação e atualmente presidente do DN Ventilação e Distribuição de ar.

Em climas quentes desde a época dos egípcios tem sido aplicadas as torres de vento. Uma torre de vento, também conhecida como apanhador de vento, Malqaf ou Badgir, é um elemento arquitetônico tradicional de resfriamento, que tem sido usado há milhares de anos em países com climas extremamente quentes. Alguns historiadores e arqueólogos atribuem aos persas a invenção das torres de vento, após descobrirem as ruínas de um templo persa de 3.000 aC que apresenta estruturas semelhantes a chaminés, sem vestígios de cinzas”

29 Edição 2022 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio
"Em um passado mais recente podemos nos remeter aos fogões a lenha e lareiras de nossos bisavós onde a peça fundamental da ventilação é a exaustão pela chaminé.
Eduardo C Bertomeu

Olhar atento ao passado presente e futuro na refrigeração

Nas últimas décadas, as ciências de refrigeração e ar condicionado têm estado em um estado de fluxo, principalmente devido à eliminação progressiva dos refrigerantes CFC e HCFC que destroem a camada de ozônio e, secundariamente, devido a preocupações ambientais relacionadas aos impactos diretos do aquecimento global de alguns dos refrigerantes de reposição. Devido a essas preocupações, há um grande interesse mundial em usar substâncias que ocorrem naturalmente na biosfera como refrigerantes, que são considerados benignos ao meio ambiente e são denominados “fluidos de trabalho naturais”.

rantes e suas respectivas tecnologias que podem ser usadas no futuro. É importante uma avaliação de suas características relacionadas à escolha de um versus outro, e uma identifica-

ção das tendências estabelecidas por essas escolhas”, disse Dr. Eckhard, que é o Reilly Professor da Engenharia Mecânica e Chefe da Engenharia Mecânica da Purdue University.

“Surpreendentemente, muitas dessas substâncias já eram usadas como refrigerantes no início da tecnologia de refrigeração no final de 1800. Por isso, fiz uma revisão detalhada dos refrigerantes passados e presentes e refrige -

30
“Ao olhar para os refrigerantes do futuro, é essencial entender quais substâncias foram usadas no passado"
Dr. Eckhard A. Groll
Palestra de Eckhard Groll
31 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio
Wellsphere™

Palestra apresenta preocupação ambiental e metas para descarbonização

oengenheiro e representante comercial da Daikin, Luciano Marcato, apresentou o painel "Tendências tecnológicas para descarbonização do setor de HVAC" onde trouxe as metas da empresa para a

redução da emissão de gases de carbono. Em um auditório lotado, o tema foi trabalhado nesta quarta-feira (14/09), no Congresso Mercofrio 2022. De acordo com ele, o objetivo

32

da Daikin é ter operações neutras até 2050, no entanto, avançando de maneira gradual ao longo do tempo.

Segundo ele, este posicionamento da Daikin se deve a neutralidade do carbono e a adesão ao acordo de Paris. "Queremos até pelo menos 2025 reduzir em 30% e um avanço adicional de 50% até 2030", pontuou.

Os pilares da visão ambiental da empresa são "produtos, soluções e o poder do ar". A descarbonização passa por desenvolver estratégias para isso nas edificações contendo a emissão dos gases estufa.

Edição 2022
Representante comercial da Daikin, Luciano Marcarto projetou mudanças com reflexos já em 2025
"As edificações correspondem até 40% da emissão dos gases e se espera que isso dobre até 2060. Por isso, é preciso agir"
Luciano Marcato

Roda entálpica e roda dessecante em aplicações comerciais

Atualmente o VRF (Variable Refrigerant Flow) é mais do que uma simples família de produtos, é uma “tecnologia”. Em 2022 a Jonhson Controls Hitachi completou 38 anos do lançamento do seu primeiro VRF. Durante a apresentação, no Mercofrio 2022, o palestrante Márcio Pereira, mostrou razões que diferenciam nossa tecnologia como único fabricante e com engenharia para desenvolvimento aqui no Brasil.

Análise da variação de filtragem e da vazão do ar externos

Aapresentação do palestrante

Antonio Luis de Campos Mariani falou da filtragem e variação do ar externo na relação com a Qualidade do Ar Interior. O especialista comentou estudos que mostraram a importância da técnica no proceso de purificação do ar.

mentos filtrantes. A concentração de material particulado em baixos níveis não permitiu verificar influências da filtragem”, disse.

“O que percebemos é que a a variação da vazão de ar exterior trouxe maior influência que a troca de ele - Antonio Luis de Campos Mariani

34
Márcio Pereira

Palestras Técnicas mostram uso adequado de purificadores de ar, umidificadores e

Aprimeira parte do bloco dedicado a ensinamentos técnicos foi trazido por Maria Vitória de Oliveira Fonseca que prestou orientações quanto ao uso de condicionadores de ar split em ambientes escolares de modo a reduzir transmissão área de vírus. Após, Robson Petroni, discorreu sobre os testes de eficácia em purificadores de ar e qual a importância desses protocolos. A renovação do ar interno com ar externo

limpo (tratado) é a maneira mais eficaz de melhoria da qualidade do ar. Contudo, muitas residências, hospitais, hoteis e escritórios não possuem sistemas de renovação do ar. Ao final do bloco, Alexandre Fernandes Santos, trouxe uma comparação holística de energia e missões para desumidificação de piscinas cobertas.

35 Edição 2022 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio
Robson Petroni Alexandre Fernandes Santos

Reduzir a emissão de Carbono e buscar fontes de energia alternativa

Reduzir as emissões de carbono nas operações; reduzir a demanda de energia, preservando a qualidade e funcionalidade dos ambientes internos; adotar fontes de energia renovável; reduzir as emissões de carbono durante a construção das edificações; e reduzir o carbono incorporado nos materiais estruturais, do envelope e dos sistemas dos edifícios são as missões mais importantes do ponto de vista ambiental nas áreas de atuação do segmento de HVAC. Em sua apresentação “Decarbonization, the solution to climate sta-

bilization”, o convidado João Carlos Antoniolli abordou temas atuais associados ao ODP e os escudos do planeta, GWP e o calor, Efeito Estufa, Ciclo do carbono, Descarbonização e seu conceito e finalizando com os três fatores mais relevantes para reduzir os efeitos dos equipamentos de HVAC na pegada de carbono.

“O gás carbônico é um dos gases de efeito estufa, um fenômeno natural e fundamental para a manutenção da vida no planeta. Mas quando há CO, em excesso, o efeito estufa é intensificado e a temperatura do planeta

36

se eleva, o que chamamos de aquecimento global. Aqui vale relembrar que existem três formas de liberação de gás carbônico na atmosfera e apenas uma forma de absorção ou reciclagem. A liberação de gás carbônico acontece por meio da respiração celular; decomposição de organismos vivos e combustão”, disse.

Ao final, o palestrante lembrou que é fundamental que os países busquem

fontes limpas de energia, como por exemplo, a energia solar, eólica e hidrelétrica. “É importante que essas fontes sejam renováveis. Os combustíveis fósseis levaram milhares de anos para serem produzidos e não se renovam na mesma velocidade da nossa utilização. Isso significa que essa é uma fonte de energia esgotável”, acrescentou.

Palestra Top Reasons to Choose Hitachi VRF Technology

Atualmente o VRF (Variable Refrigerant Flow) é mais do que uma simples família de produtos, é uma “tecnologia”. Em 2022 a Jonhson Controls Hitachi completou 38 anos do lançamento do seu primeiro VRF.

O sistema de climatização VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável) é um sistema de ar- condicionado central, do tipo Multi Split, que funciona com uma única condensadora (unidade externa) ligada a várias evaporadoras (unidades internas) através de um ciclo único de refrigeração.

O palestrante é engenheiro Mecânico formado pela UNISINOS, possui especializações em Refrigeração e Climatização (UFRGS), Desenvolvimento de Produtos e Processo (UFRGS), Gestão Empresarial (UNISINOS) e MBA em Gestão de Projetos (FGV).

37 Edição 2022 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio
Palestrante Márcio Pereira,

Uso da amônia em pauta

oespaço contou com participação do presidente da Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (ANPRAC), Enio Bandarra. Professor Titular da UFU e bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, possui graduação em

Engenharia Mecânica pela UNESP, Mestrado e Doutorado pela USP. Em sua abordagem, o palestrante discorreu sobre o IIAR – Instituto Internacional de Refrigeração por Amônia. Após, o público acompanhou a apresentação de Vanderlei Giareta, que aprofundo os

38

UNIDADE DE TRATAMENTO DE AR TKE-M

A nova Unidade de Tratamento de Ar modelo TKE-M da TROX possui um gabinete compacto e modular, permitindo a customização do equipamento e mantendo a qualidade já conhecida de suas UTA’s.

Diversos acessórios para atender diferentes tipos de aplicações do seu projeto!

Solução ideal para Hospitais, Laboratórios e Clínicas.

39 Edição 2022 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio LANÇAMENTO
MODULAR COMPACTO EFICIENTE VERSÁTIL TROX do Brasil Atendimento aos Clientes  +55 (11) 3037-3900  +55 (11) 97395-1627 Rua Alvarenga, 2025 - Butantã 05509-005 - São Paulo - SP - Brasil trox-br@troxgroup.com www.troxbrasil.com.br TROX Social: MODELOS DISPONÍVEIS MODELO SL Slim (2 - 25TR) MODELO SQ Square (2 - 30TR) cuidados necessários na instalação de sistemas com amônia. O palestrante é coordenador de Eficiência Energética e Contas Corporativas na TROX. É formado em Engenharia Mecânica e Engenharia Ambiental e Urbana pela Universidade Federal do ABC e Queens University, do Reino Unido, com especialização em Sistemas de Ar Condicionado e Ventilação Mecânica pela ABRAVA. Enio Bandarra

O desafio da mudança climática

Amudança climática impacta a toda população e o tema não poderia ficar de fora na realização do Mercofrio.

O convidado internacional Henry Slake, falou sobre o assunto abordando as possibilidades que os membros da ASHRAE podem contribuir neste processo.

Henry Slake

Bombas de calor cumprem papel importante na descarbonização

As bombas de calor desempenham um papel significativo na descarbonização predial. O tema foi apresentado pelo engenheiro Ricardo Albert.

41 Edição 2022 Copyright© 2022. Todos os direitos reservados. Opteon™ é uma marca registrada ou marca comercial da The Chemours Company FC, LLC. O logotipo da Chemours e Chemours™ são marcas registradas ou marcas comerciais da The Chemours Company, LLC ou de suas afiliadas.
R-449A
“Os equipamentos normalmente se aproveitam de um compressor eletricamente acionado e de um ciclo de compressão de vapor fechado. As bombas de calor de nível comercial vêm de muitas formas e podem for-
necer aquecimento e resfriamento úteis ou, simultaneamente, fornecer aquecimento e resfriamento úteis”, explicou Albert.
Ricardo Albert

Painel - Plano Nacional da Qualidade do Ar Interno o

intuito foi mostrar como tem funcionado o trabalho do PNQI. Os convidados acompanharam uma apresentação e discussão dos principais desafios do grupo.

“Queremos levar isso para fora. É uma iniciativada sociedade civil, como cidadãos.

Há alguns anos estamos tentando falar com o setor público, através de ministérios mas até hoje não conseugimos fazer com que os governos vissem esse tema como

42

uma prioridade”, afirmou Leonardo Cozak que é engenheiro Civil e Segurança do Trabalho, CEO da Conforlab. Presidente da Brasindoor e PNQAI.

Os primeiros estudos sobre Qualidade do Ar Interno (QAI) tiveram início nos anos setenta com a crise do petróleo, quando a preocupação em reduzir o consumo de energia tornou os edifícios herméticos para não perder parcelas de ar já em temperatura de conforto. Assim, melhorias no isolamento dos edifícios, com a consequentemente redução das ta-

xas de troca de ar entre os ambientes externo e interno, provocaram o que conhecemos como Síndrome dos Edifícios Doentes, reconhecida oficialmente em 1983 pela Organização Mundial da Saúde. “Na ausência do Estado, como sociedade civil resolvemos nos unir e disseminar na população a importância de cuidar do ar que respiramos. Não aprendemos a fazer isso, nem no Brasil e nem no mundo”, acrescentou.

Edição 2022

Painel destaca importância de projeto adequado no segmento de HVAC u

m dos blocos finais do Congresso Mercofrio foi voltado aos projetos em diferentes aplicações no segmento. Roberto Montemor discorreu sobre projetos industriais em cozinhas.

44
Tema foi debatido por profissionais, como Ricardo Pimenta, com abordagens em áreas distintas Ricardo Gibrail

Na sua apresentação sugere como elementos padrão nos projetos usar entalpia do ar externo como carga térmia e influflar o ar de 18 C a 22 C, além de sugerir o uso de Spot Cooling, que faz um direcionamento do ar. O espaço também contou com apresentação de Fernando Tessar. Francisco Pimenta com o painel Mercofrio projetos premiados pela ASHRAE. Ricardo Gibrail encerrou a

programação. Na sua fala, apontou elementos vitas na obtenção da presente certificação LEED: consciência do cliente em relação ao investimento para a Certificação LEED;projeto de arquitetura discutido e definido; contratação da equipe multidisciplinar com experiência em Certificação e contratação de empresa Certificadora.

45 Edição 2022 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio
"As grandes indústrias que estão no Brasil, hoje, há algum tempo condicionam a cozinha porque a legislação trabalhista é muito séria"
Roberto Montemor
Fernando Tessaro

Em alusão à realização do Congresso Mercofrio 2022

“Uma nova ordem está no ar”

A Sicflux tem uma mensagem muito importante para você!

No dia 7 de agosto comemoramos três décadas entregando excelência para nossos clientes. Agradecemos a todos que acompanharam nossa evolução ao longo desses 30 anos, principalmente nossos colaboradores e clientes.

Está em nosso DNA a inovação, por isso, estamos sempre em movimento como o ar, buscando sempre novas soluções para as demandas do mercado e necessidades dos clientes, afinal, o propósito da empresa é cuidar da saúde das pessoas através da qualidade do ar e entregar para as gerações futuras um mundo melhor, mais saudável.

E é pensando em inovações para a qualidade do ar interno e preservação do seu bem-estar que desenvolvemos produtos essenciais quando o assunto é renovação do ar e climatização de ambientes internos.

Os aparelhos de ar-condicionado SPLIT não possuem como função a renovação de ar em ambientes fechados, eles apenas recirculam o ar interno. Por isso a Sicflux desenvolveu o insuflador Splitvent, agora na geração todo em plástico ABS. Ele foi projetado para ser instalado em ambientes de até 4 pessoas com ar-condicionado SPLIT. O insuflador puxa o ar de fora, filtra e o insere no ambiente atendendo a NBR 16401. Produto bem compacto e único no mercado.

O sensor de CO2 QAII é ideal para ambientes fechados , único por funcionar pelo método rampa junto com os equipamentos de tomada de ar externo da Sicflux.

A Linha SR é um ventilador centrífugo com motor radial construído em chapa de aço galvanizado. Projetado para aplicações de ventilação e exaustão com ótima performance, variadas posições de instalação e destaca-se pelo seu tamanho compacto e por não possuir polias e correias.

O CRS, recuperador de calor 100% nacional. Compacto e eficiente, é ideal para casas, apartamentos, escritórios e outros pequenos ambientes fechados, recupera até 68% de temperatura e umidade, com vazões de até 2.000m³/h.

A Sicflux apresenta o novo modelo de insuflador, exaustor e ventilação: o Titan SGSD. Com Tampas de Acesso para facilitar a sua manutenção, opções de Filtros Incorporados, uma carcaça em chapa de aço e Motores Trifásicos, o Titan SGSD é uma caixa de ventilação de rotor Siroco que respeita a velocidade de face de 3m/s dos filtros sendo única em sua concepção , com modelos que atendem até 20.000m³/h."

30 ANOS (47) 3452-3003
(47) 3452-3033
www.sicflux.com.br sicflux.profissional / sicflux.consumidor @sicflux.profissional / @sicflux.consumidor
|
Rua Prosperidade, 656, Araquari - SC, CEP 89245-000
Splitvent Nova geração ABS Titan SGSD Novo Modelo
QAII Sensor Co2 SR
CRS 355 Recuperador de calor
EMPRESA BRASILEIRA
100%

Medições

de IAQ ajudam a aprimorar a busca pela qualidade do ar interior

Aanálise do Indoor Air Quality, ou qualidade do ar nos ambientes internos tornou-se uma valiosa ferramenta para promoção de um ar saudável e que proteja a população de doenças.

A pauta, foi abordadada na programação por Mário Canale e Carlos

Henrique Madeira.

SULGÁS, ENERGIA PARA

É da natureza da Sulgás a expansão para levar os benefícios do gás natural a cada vez mais gaúchos.

R$ 300 milhões em investimentos nos próximos anos.

SAC Sulgás: 0800 54 197 00

385 km de novos gasodutos e ampliação para novos mercados.

Biometano

Um gás 100% renovável que em breve estará disponível para os gaúchos.

Edição 2022 30
EXPANDIR O RIO GRANDE.
• www.sulgas.com.vc

Distinção foi entregue no encerramento do Congresso Mercofrio 2022 em Porto Alegre

Prêmio ANPRAC reconhece trabalhos técnicos no segmento HVAC o

s trabalhos foram apresentados durante o encontro realizado em Porto Alegre (RS), no Centro de Eventos BarraShoppingSul. Concor-

reram ao prêmio, os trabalhos técnicos nas categorias de melhor trabalho de QAI e Saúde, Fundamentos em HVAC&R e Destaque Inovação.

48

Categoria QAI e Saúde

Análise da Variação de Filtragem e da Vazão do Ar

Externo sobre Parâmetros de Qualidade do Ar Interior

Antonio Luis de Campos

Mariani

Categoria Fundamentos em HVAC&R

Avaliação Experimental do R436A como um refrigerante alternativo ao R134A em um ciclo de refrigeração em cascata que opera com R744 de Enio Pedone Bandarra Filho

Desempenho Térmico

Experimental de um Radiador

Automotivo Operandom co

Nanofluidos de Nanotubo de Carbono (MWCNTS) de Edwin

Martin Cardenas Contreras (representado por Enio

Pedone Bandarra Filho)

49 Edição 2022 Revista ASBRAV - Especial Mercofrio

Melhores momentos: Jantar ASHRAE

nos vemos em 2024!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.