Page 1

Revista PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 29 de agosto de 2010 | Edição 35


Quem não gosta de receber uma agradável e gostosa surpresa? Acredito eu, que ninguém. Ainda mais quando esse ato vem de alguém que amamos, temos respeito ou admiramos.

ÍNDICE

Lembro de certa vez quando estava em Minas. Era meu aniversário, e segundo as circunstâncias acreditava que meus amigos tinham esquecido essa data que para mim é importante. O dia passou e a tristeza tomou conta do meu coração já no fim da tarde resolvi ir ao supermercado.

EM FOCO 03

No momento que sai, sem saber, meus amigos foram a janela do meu quarto para fazerem uma serenata. Ao perceberem que não estava todos correram ao meu encontro. Quando saia do supermercado com a cabeça baixa fui SURPREENDIDA por todos eles. Lá, a minha frente, todos sorriam e cantavam uma música especial na porta do supermercado. Fiquei emocionada ao ouvir a serenata porque nesse dia eles se dedicaram para escrever uma letra ressaltando a importancia da minha vida na vida deles. Aquele dia certamente me marcou de forma especial e inesquecível. Com Deus não é diferente, Ele ama planejar, presentear e surpreender seus filhos. Fico imaginando Ele conversando com os anjos e elaborando a melhor forma de nos SURPREENDER. Nessa edição, você saberá como foi a incrível experiência vivida pelos jovens adultos . O retiro aconteceu nos dias 20 a 22 desse mês em Guaratuba-Pr. Muitas pessoas saíram desse evento impactados com o amor de Deus e as inúmeras surpresas que ele entregou a cada um de forma única e especial.

CONHECENDO A PIB 04 CHAMADO EM AÇÃO 05 VIDA CRISTÃ 06 VIDA EM CÉLULAS 07 ANOTAÇÕES 08 EDUCAÇÃO CRISTÃ 09 DESTAQUE 10

HOMENS 12 PROFISSIONAIS 13 FALANDO NISSO 14

Envolvidos nesse clima é muito importante saber ouvir a voz do dono e você sabe como podemos fazer isso? Não? Então, não perca o artigo na sessão Falando Nisso.

ACONTECE NA PIB 15

Como sempre tudo feito com muito carinho para você nosso leitor.

NESTA SEMANA 17

Boa leitura! A Redação

CLASSIFICADOS|ANÚNCIOS 19

Direção de Comunicação Albert Martins Oliveira Filho Secretaria Geral Tânia Regina Plaza Machado dos Santos Redação Beyvi Martins • Kelly Oliveira Projeto Gráfico e Direção de Arte Israel Trancoso Lessak Capa Wesley Senna Cortes Diagramação Filipe Costa Pessanha Revisão Ismael Carrenho Merli Impressão e Acabamento Gráfica Capital REVISTA PIB | Ministério de Comunicação Contato (41) 3091-4321 | secretaria@pibcuritiba.org.br Rua Bento Viana, 1200 - Batel | Curitiba, PR | CEP 80240-110 Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h www.pibcuritiba.org.br

2

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010

EXPEDIENTE

EDITORIAL

Surpreendidos em Amor


EM FOCO

Restart, Fiuk e Colírio da Capricho por Tiago Cata (Ministério de Adolescentes)

Você já parou para pensar que de época em época aparece uma nova modinha adolescente? Uma nova banda, um novo ícone ou até mesmo gírias que ninguém entende? Esse é o caso da banda Restart, do cantor Fiuk e dos Colírios da Capricho. Talvez você não conheça nenhum dos nomes citados acima. Mas se você tem filho(a), irmão(ã), conhece algum adolescente ou é adolescente, é muito importante você ler este artigo até o final. A banda Restart é uma banda que faz um som pop rock emo e usa roupas bem coloridas! Cabelo estilo lambido na testa e repicado. Além das músicas, estão influenciando os adolescentes também com seu estilo e ideias. Pra se ter uma noção, o sucesso começa com os pré-adolescentes que são apaixonados por eles. E isto não só fora da comunidade evangélica, mas dentro também. Basta vir no culto dos adolescentes da nossa igreja e observar como se vestem. Fiuk é um cantor, vocalista da banda Hori e ator da Malhação. Também faz sucesso entre as meninas, que olham para ele como um exemplo de homem para casar. Capricho é uma revista para meninas, e “Colírio da Capricho” é o nome que eles deram para um garoto considerado “lindo”, ele sai no site da capricho com fotos, dados pessoais e um pouco sobre o que ele faz, para as meninas ficarem olhando e conhecendo um pouco sobre ele. O que mais chama a atenção? Fazem vários perfis no orkut, ele fica famoso em pouco tempo, ficam twittando o dia inteiro, ao ponto de não se preocupar com os estudos, pois já se acham “pop” e isso é o que importa. Uma futilidade tremenda.

O que nós temos a ver com isso? Como igreja e família precisamos conhecer o que os nossos adolescentes estão buscando como influência. E com certeza as influências citadas acima não são as melhores. Ideologias em letras de músicas que forçam o avanço de adolescentes na vida sexual, uma revista que o “legal” é ficar, ser famoso, a beleza é ditada, e quem não está dentro desta regra está fora da “galera”. Em Romanos 12:2 diz: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Este versículo deveria fazer mais parte de nossa vida. As vezes estamos conformados com algumas situações e achamos que o que vemos é normal. Devemos prestar mais atenção em algumas questões pois pode ser duro o resultado que as más influências farão com o adolescente no futuro. Pais, peço-lhes que conheçam de perto o que seu filho está fazendo, quem são seus amigos e acima de tudo, seja presente em sua vida! Não deixe seu filho muito tempo na internet sozinho, procure conhecer os sites de relacionamentos no qual ele está participando, as músicas que está ouvindo, quem que o rodeia. Igreja, ore pelos adolescentes, continuem valorizando o ministério que temos, ame-os e que a maior influência em suas vidas possa ser Jesus Cristo. Adolescentes, sejam diferentes, sejam autênticos, e saibam que quem nunca saiu de moda foi Jesus Cristo! O único que é falado, estudado, pesquisado a mais de 2000 mil anos em todo o mundo. Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010

3


CONHECENDO A PIB

Comprometimento com Deus (parte 2) por Beyvi Buganha Martins

4

Na edição passada (Revista PIB 22/08, n° 34), falamos sobre cursos oferecidos pelo Ministério de Educação Cristã. Assim como a Linha Básica e a Escola Bíblica Generalista, o Discipulado Integrado é um deles. Ele surge da necessidade de aperfeiçoamento espiritual e ministerial de que o discípulo de Jesus precisa para viver conforme a vontade do Senhor. São módulos com conteúdo fundamentado na Bíblia, abertos para toda igreja e formatados especialmente para quem terminou a linha básica de ensino. Cada módulo possui dois encontros, com duas horas de duração cada, e abrange temas como Disciplinas Espirituais e Avivamento Pessoal, Batalha Espiritual, Vida Após a Morte, Mordomia Cristã, Vivendo em Comunidade e Coração do Adorador.

Dons e Serviço (dons e ministérios), o Poder da Palavra (aprenda a estudar a Bíblia), Mentoria Espiritual (mentoria). A família é o tema específico do Viva-a-Vida, que pretende apresentar conceitos saudáveis para relacionamentos, bases sólidas da espiritualidade cristã e ferramentas práticas de como fortalecer o casamento, a educação de filhos, a dinâmica familiar e de relacionamentos. Resumindo, os encontros do Viva-a-Vida se propõem a dar vitalidade à vida familiar cristã como um todo.

Já os seminários acontecem duas vezes por ano, em março e agosto. Eles têm foco na capacitação específica para a obra de Deus. Em cada edição, cinco temas diferentes são tratados, em encontros simultâneos. Cada seminário dura oito horas no total. Começa na sexta-feira à noite e se estende por todo o sábado. No encerramento, os participantes se reúnem com os professores de todos os seminários e realizam um debate em torno de um tema importante. Os temas são: Fazendo Jesus Conhecido (foco em missões), Formação de Discipuladores (formação do discipulador),

O programa de ensino de Liderança Ministerial pretende fornecer treinamento para líderes das diversas áreas da igreja, proporcionando um melhor serviço no reino de Deus e na igreja local. Esses eventos de formação acontecem ao longo do ano, de acordo com a demanda e necessidade de cada área. Os principais cursos são para líderes e supervisores de células, docentes de educação cristã, capacitação para integração no ministério de adoração e artes, formação de diáconos e seminaristas.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010

“Queremos estar a par das necessidades das pessoas (dinamismo, agilidade e praticidade) sem deixar de lado a verdade de Deus, os valores do reino e a profundidade em buscar o Senhor. Por isso, para ampliar o alcance das iniciativas de educação cristã, a PIB Curitiba está trabalhando para dar aos interessados a possibilidade de fazer alguns módulos de diversos cursos na modalidade online. A principal vantagem do estudo à distância é a facilidade de adaptar horários à agenda do aluno. É possível, por exemplo, ver aulas gravadas e enviar as atividades por e-mail, mantendo contato com o professor por meio da internet”, informou.

“A PIB Curitiba entende que é propósito de Deus que todos os seus servos exerçam seus dons por meio de um ministério e por isso deu um passo adiante”, comentou o pastor. A novidade mais recente da área de educação é o Centro de Formação Ministerial (CFM), do qual falaremos na próxima edição da Revista PIB.


CHAMADO EM AÇÃO

Batistas de todo o mundo se reúnem no Havaí por Cleide Neto

Ouça o Espirito. Este foi o tema da 20ª. Aliança Batista Mundial (ABM) que aconteceu no período de 28/07 a 01/08 de 2010, em Honolulu, no Havaí. Delegações de 105 países com cerca de 4000 inscritos estiveram presentes, representando os cinco continentes. Pr. David Coffey, o presidente da ABM, em sua mensagem de abertura falou sobre – Testificação do Espirito em mim e sobre mim, despertando para uma reflexão sobre proclamação, libertação, transformação e dedicação, temas que serviram de base para os grupos de estudos. Tanto as mensagens dos cultos quanto os estudos nos grupos foram realizados em oito idiomas. Esses cultos foram marcados também com apresentações de musicais. Um coral com cerca de 500 crianças coreanas encantou o mundo; o Brasil foi representado pelo coral da Igreja Batista da Liberdade, de São Paulo. Formada por 216 convenções batistas, a ABM tem hoje uma adesão de 37 milhões de crentes batizados e uma comunidade de 105 milhões pessoas. O congresso da ABM é realizado de cinco em cinco anos em alguma parte do mundo.O penúltimo foi realizado em julho de 2005 em Birmingham, England. Este ano (2010), a PIB de Curitiba, foi representada pelos pastores Paschoal Piragine e esposa, Paulo Davi e Silva, Izaias Quirino (Secretário Executivo da Convenção Batista Paranaense) e Cleide Neto. Segundo o Pr. Fausto Vasconcelos, Diretor de Evangelismo, Missões, Educação e Reflexão Teológica da ABM, a maior dificuldade encontrada pelos participantes foi a liberação do visto americano. Isso impossibilitou a participação de muitas caravanas que já estavam organizadas, principalmente de países do continente africano, inviabilizando algumas ações da própria organização. Todos os 87

delegados de Angola tiveram seus vistos negados, 40% dos 247 membros da delegação nigeriana não conseguiram. Dos 27 representantes de Serra Leoa, somente dois conseguiram e somente 24% dos 100 inscritos de Bangladesh receberam permissão para entrar nos Estados Unidos. O mesmo aconteceu com mensageiros de Gana, da Libéria, da India e de outros países. Para os próximos cinco anos foi eleito para presidente o Pr. John Uptan, Diretor Executivo da Associação Geral Batista da Virgínia e da Junta de Missões da Convenção Batista da Virgínia, nos Estados Unidos. A ABM une batistas em todo o mundo, lidera na evangelização do mundo, atende pessoas necessitadas, defende os direitos humanos e promove a reflexão teológica; atua em situações de emergência, quando circunstâncias incomuns atingem a vida de comunidades, como: fome, terremotos, furacões, ciclones, tornados, incêndios, inundações, erupções vulcânicas e guerra. Esse trabalho é mantido por todas as igrejas batistas do mundo, inclusive a PIB de Curitiba quando mensalmente contribui através do Plano Cooperativo para a Convenção Batista Paranaense e Brasileira ,sendo que parte desses recursos são repassados à ABM. O Havaí é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América. Localiza-se em um arquipélago no meio do Oceano Pacífico, é considerado o Estado americano mais isolado em relação ao resto do país. Sua capital e maior cidade, Honolulu, localiza-se a mais de 3100 km de qualquer outro estado americano. Sua economia está baseada primariamente no turismo. Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, é nascido nesse estado. A 21ª. ABM acontecerá em 2015, na cidade de Durban, África do Sul. Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010

5


VIDA CRISTÃ

GRUPOS DE ORAÇÃO

PEDIDOS DE ORAÇÃO 29

Igreja

Interceda pela proteção e o cuidado de Deus ao nosso Templo. Clame que cada pessoa que adentrar venha à procura do fortalecimento de seu relacionamento com Deus. Ore para que Nosso Senhor proteja o nosso Templo.

30

Grupo de Trabalhos Manuais

Interceda por cada senhora de nossa igreja que participa desta linda reunião. Todas as segundas feiras estão reunidas para agasalhar, através de seus trabalhos, pessoas necessitadas. Ore por doações de lã e fios para os trabalhos. Ore pela líder, Vivian, que Deus a abençoe.

31

Culto da Vitória

Sentinelas de Oração Domingos, das 9h às 10h30 Quartas-feiras, das 9h às 11h Jardim de Oração | Diná: 9997-0495 Projeto Débora

(pais intercedendo por seus filhos)

Quartas-feiras, 14h Jardim de Oração Odete: 3528-9405/8885-8204

Projeto Débora

Clame por cada mãe que ora por seus filhos, semanalmente. Que suas suplicas cheguem ao Senhor cada vez mais fortalecidas causando impacto espiritual em cada filho. Suplique pela participação dos pais também. Ore pela Odete.

02

Junta Nacional de Missões

Peça ao Senhor que sustente os nossos irmãos e irmãs da Junta, diariamente por meio da Sua Palavra e que levante cristãos de todo o Brasil para apoiá-los nos projetos de evangelização. Ore pelo Pr. Fernando Brandão.

03

Iêmen

Clamor Jovem Sábados, 18h | Jardim de Oração Fernanda: clamorjovem@pibcuritiba.org.br

Orando pelo Brasil Pare tudo e ore diariamente às 12h

Orando pelos Funcionários Isabel Muller

Orando pelos muçulmanos Quintas-feiras, 18h Jardim de Oração Pr. Fernando e Cristina

Pedidos de Oração por e-mail Jovens (Fernanda): clamorjovem@pibcuritiba.org.br

RIVI (Daura): Aniversariantes Catarina | 3018-7765/9186-5883 ministeriooracao@pibcuritiba.org.br

NÓS CREMOS Trindade As Escrituras revelam Deus como único, mas em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta é a única maneira em que Deus revela a si próprio. Ele tem uma identidade coerente consigo mesmo, capaz de nos incluir nele. Trindade revela um Deus pessoal, que fala, que é vivo e quer que nos envolvamos com ele diariamente, num relacionamento de amor. Que tal conhecer ainda mais um Deus maravilhoso assim? “Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e

Levante um clamor em favor dos nossos irmãos que vivem no mundo muçulmano. Peça ao Senhor que os proteja e faça com que eles sejam um farol a iluminar a escuridão da sociedade em que vivem.

04

Professores do Ensino

Quintas-feiras das 13h às 13h30 edcrista@pibcuritiba.org.br

Esposas orando por seus maridos Famílias Terças-feiras, 14h | Salãozinho Pr. Gerson e Maria José | 9154-0084

Interceda por cada pessoa que comparece semanalmente. Que as palavras e cânticos causem impacto espiritual nesses encontros, movendo o coração de todos. Ore pelos pastores e lideres deste culto.

01

Participantes Escola Bíblica

Agradecimento

pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me agrado’ ” (Mt 3.16,17). “...escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora

Agradeça pelo mover do Espírito de Deus em nossas vidas. Pelo constante fortalecimento que Ele nos dá.

do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue...” (1Pe 1.2). Dúvidas? noscremos@pibcuritiba.org.br

6

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010


VIDA EM CÉLULAS

Campanha 30 dias para viver: CAUSAS IMPOSSÍVEIS Na última campanha dos “30 Dias Para Viver”, colocamos um desafio para cada participante da nossa celula: “pedidos das causas impossíveis”, somente aqueles pedidos que aos nossos olhos seriam inalcançáveis. Eu não fiquei de fora, e lá foi o meu pedido. Em 1983, meus irmãos, minha mãe e eu fomos deixados pelo meu pai que foi atrás de garimpo na ilusão de constituir uma vida melhor para todos nós. Morávamos no interior do Paraná e ele foi embora para o Mato Grosso, onde o vimos pela ultima vez. Tive, naquele momento, um sentimento de criança (tinha 5 anos na época) de que nunca mais o veria. Chorei muito, chorava de soluçar, mas apesar do choro o abracei e o beijei pela última vez. O tempo foi passando e em 1990 tentamos procurá-lo nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sem sucesso. Não obtivemos nenhuma resposta em delegacias, IML e nem mesmo no Cartório Eleitoral havia registro dele. Resolvemos mudar para o interior do Estado de São Paulo. À medida que crescia, a esperança de encontrar meu pai diminuía. Há 7 meses minha adorável mãe faleceu repentinamente em virtude de um infarto fulminante. Além de ficar sem pai, agora minha mãe também havia partido apertando ainda mais o sentimento da saudade. Além disso, ela deixou um legado de 8 irmãos adotivos com problemas físicos e mentais, uma grande responsabilidade que ela geria sozinha.

“De tudo que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque este é o dever de todo o homem.” Eclesiastes 12:13

Todavia, na última campanha de oração da igreja, “30 dias para viver”, desafiamos cada participante da nossa célula a orar por “causas impossíveis”. Eu fui o primeiro a colocar um pedido: “queria receber noticias de meu pai, vivo ou morto”. Em Lamentações 3:25 diz “Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca”. Então, buscamos em célula, em comunhão e oração uns com os outros, cada causa que parecia ser impossível. O meu pedido era o PRIMEIRO DA LISTA. No dia 11 de Agosto de 2010, quarta-feira, ás 19h05 meu telefone toca. Uma pessoa do interior do Pará, distrito de Crepusculizo, Município de Itaiatuba, 1100km de Belém do Pará, disse: “não é um trote, estou te procurando há algum tempo, e quero te trazer notícias do seu pai. Ele não está morto, ele está aqui no Pará”. Disse a ele que era impossível, que meu pai não estava vivo. Há quase 27 anos que não tinha notícia alguma... ele insistiu: “seu pai está vivo, e se você quiser amanhã você irá falar com ele”. Quase não dormi do dia 11 para 12, só imaginando como seria. E para a honra do DEUS DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS, no dia 12, ao meio-dia, falei com meu pai. Depois de tantos anos, voltei a ouvir a voz dele! Louvo a Deus pela nossa célula 125. Sabemos e sentimos que Deus opera nas coisas impossíveis. Lucas 1:37 PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL. Arquimedici P. Assis - Celula 125. Pense nisso: “Por mais que a Bíblia seja muito clara a respeito de nossa necessidade de falar de Jesus para os outros, muitas vezes o evangelismo não é uma atitude normal nossa. Por isso, em nossas células, nós separamos um tempo para lembrar dessa nossa necessidade, para planejar e para orar por aqueles amigos e familiares que ainda não conhecem o amor de Jesus. Nesse tempo da célula também oramos por missões e por nossos missionários.”

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010

7


ANOTAÇÕES

Pregador:____________________________ Tema: ______________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 8

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010


Acesse os recursos da área de Educação Cristã e prepare-se para sua transformação! www.pibcuritiba.org.br MERGULHE DE CABEÇA! Seja um servo voluntário desta igreja iniciando um processo de auto-descoberta espiritual e ministerial para que Deus o use para o proposito que ele criou. Preencha seu cadastro no stand da Central de Voluntariado Ministerial. central@pibcuritiba.org.br

Educação cristã

CONHEÇA MAIS A ÁREA DE ENSINO DA PIB

DESTAQUE Viva-a-Vida Você já sentiu medo ou pavor? Já perdeu alguém querido ou alguma coisa e passou pelo luto? Depressão é algo comum em sua vida ou de alguém de sua família? Como trabalhar estas emoções e obedecer ao mandamento bíblico de ser alegre? Como controlar seu temperamento e aproveitar o máximo de sua personalidade para servir a Deus? Você quer desenvolver emoções saudáveis? Esses são alguns dos temas abordados em nossas classes voltadas para as famílias. Esse é o proposito do programa de ensino VivaA-Vida: abençoar sua família. Em Setembro, o Viva-A-Vida tratará dos seguintes temas: “Emoções saudáveis” (turma 1) e “Conflitos familiares: perigo ou oportunidades?” (turma 2). Você escolhe o tema de sua preferencia. Todos os domingos, às 9h30, na PIB.

POR QUE FREQUENTAR A ESCOLA BÍBLICA?

Fé e Obediência

A fé vem pelo ouvir a palavra de Cristo e é confirmada pela prática da palavra de Jesus. (Rm. 10:17) Uma pessoa só pode possuir uma fé genuína se for oriunda da reflexão das verdades da Bíblia Sagrada e aplicada diligentemente na obediência dela. Você deve participar do ensino bíblico para poder alimentar sua fé e aprender a obedecer a Deus de acordo com a vontade dele.

LINHA BÁSICA DE ENSINO

DISCIPULADO AVANÇADO

Essa linha é essencial para todos que estão trilhando nos passos de Jesus e querem ser como ele, e ajudar na inclusão de novos membros à PIB.

Neste programa de ensino, tratamos de temas pertinentes ao fortalecimento doutrinário e posicionamento da igreja diante de temas de aprofundamento bíblico.

Nela estudamos: quem é Jesus, como ler a Bíblia e entende-la, a bênção da oração, entre outros temas.

Sempre às 9h nos dias:

Quartas às 19h, sábados às 18h e domingos às 9h30. Temos ainda outros horários especiais! Participe!

22 e 29/08: Disciplinas espirituais e avivamento pessoal 12 e 19/09: Batalha espiritual 17 e 24/10: Mordomia cristã 21 e 28/11: Coração do adorador

CENTRO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL

Contextualização: Como falar de Jesus em uma cultura corrompida sem ferir a essência do evangelho? Dia 09/09, as 19h Preletor: Bob Moffitt Publico-alvo: estudantes do CFM, diáconos, discipuladores, supervisores e líderes de células, seminaristas e pastores. É para todos que queiram evangelizar de modo relevante.

Como posso participar dos ensinos? Basta começar a frequentar o estudo e se cadastrar diretamente com o professor responsável. Informações: no stand da Educação Cristã após os cultos ou pelo telefone 3091-4309 e e-mail edcrista@pibcuritiba.org.br

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010

9


DESTAQUE

SURPREENDIDOS! por Pr. Adriano Fogaça dos Santos (Min. de Artes e Jovens Adultos)

Sim, nós estávamos pedindo grandes coisas a Deus já há alguns meses, desde que começamos a sonhar o retiro. Mas não tem jeito, com Deus é assim: por mais que imaginemos coisas lindas ao orar, Ele sempre nos surpreende. Tudo foi “mais” e “melhor”do que poderíamos planejar. Abrimos 120 vagas, foram quase 170 pessoas inscritas, e se fosse possível haveriam mais pessoas conosco. Pedimos por conversões, elas aconteceram. Confesso que não deu para contar quantos, mas a imagem que tínhamos na cabeça, talvez baseados no retiro do ano passado era de um pequeno grupo de pessoas se levantando para atender aos apelos. Mas dessa vez faltou espaço “lá na frente”. Pedimos por um tempo bom, e Ele nos surpreendeu com lindos dias, e noites agradáveis que possibilitaram ficar um pouquinho mais tarde ao ar livre de Guaratuba, cantando, orando, conversando e fazendo perguntas ao nosso casal de pastores preletores, Paschoal e Cleusa. Nos sentimos sentados na sala de estar com a família, à luz das tochas de querosene num clima único por causa da presença de Deus naquele lugar. Pedimos por livramento, e mesmo não imaginando que íamos precisar de um tão grande, Ele nos surpreendeu. Agradecemos a Deus por sua imensa graça superabundando em todas as circunstâncias.

10

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010


DESTAQUE Pedimos para que esse tema escolhido fos-

saudades uns dos outros, vivemos uma comunhão

se realmente absorvido pelo povo. E que coisa

nova, acolhimento, abraços, orações, expressões

fantástica, nosso pastor querido enfatizou tanto

sinceras, aceitação, graça. Eu acho que ficamos

o vida na vida! Sinto que realmente saímos com

meio apaixonados uns pelos pelos outros. Agora o

a noção perfeita do objetivo do retiro: Fazer a

desafio é transformar esta paixão em amor, inves-

diferença nesse mundo, começando pelo nosso

tindo na parceria e na caminhada juntos. Semana

coração. Sermos os instrumentos de Deus para

após semana.

espalhar a semente do amor dEle de forma natural, dar frutos.

Já estão surgindo movimentos de oração novos entre nós, compromissos de discipulado e

Pedimos que o amor entre nós, o calor da

decisões de servir ao próximo.

amizade verdadeira e não fingida fosse uma marca mais forte entre nós, e de novo Ele nos surpre-

Viva! Um abraço pra vocês Jovens Adultos.

endeu, de forma que as pessoas ficaram ligadas.

Como já disse, amo vocês e sei que Deus tem

De alguma forma que não consigo explicar, mas

bons planos pra gente. Glória aquele que nos sur-

que tem haver com o poder de Deus, ficamos com

preende sempre!

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010

11


homens

Liderança Atenta por Prof. Menegatti

Num curso de formação de líderes, quando solicitado aos alunos que apontassem as várias habilidades que um líder necessita para ter sucesso, umas delas dizia respeito ao saber ouvir. Se a idéia de que ouvir é uma aptidão vital para os líderes de hoje, então por que é tão difícil achar pessoas que entendam esse ponto de vista? • O homem de negócios passa normalmente cerca de 40% do seu dia ouvindo. Uma pequena melhora na habilidade de ouvir as pessoas trará uma melhora significativa no seu dia de trabalho; • Grande parte da comunicação, durante uma conversação, ocorre através do tom de voz e da linguagem corporal. Basta dizer que muito do significado da mensagem é comunicada por meios não verbais, como gestos, tom de voz e expressão facial. A sintonização das indicações não verbais pode ampliar muito a compreensão do que está oculto numa conversação; • Infelizmente, a humildade tende a diminuir com o aumento do sucesso da pessoa. Um consultor americano disse que: “Quando se está no auge, as pessoas tendem a deixar de ouvir”.

12

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010

Então, os líderes precisam estar atentos e se esforçarem ao máximo para terem certeza de que estão ouvindo tão bem seus clientes e seus colaboradores hoje, como os ouvia no início da sua liderança. Para isso basta aplicar o princípio bíblico que está em Tiago, 1:19, que diz para sermos prontos para ouvir e tardios para falar...

Acontece no Min. dos Homens 1° Fórum de Gestão, Empreendedorismo e Ética Prepare-se, vem aí um evento aberto a todos, uma ótima oportunidade de você trocar experiências, traga sua empresa, mostre seu negócio. Dia 06/11. Info: José Carlos, 9983-0926 Nossas reuniões acontecem todas as terças-feiras na sala 101 - com inicio as 19h30, com um gostoso café. O Pr. Manfred está atendendo para aconselhamento, ligue e agende seu horário.


PROFISSONAIS Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010

13


FALANDO NISSO

A voz do dono e o dono da voz por Haroldo Portugal

Na classe do módulo Igreja da Linha de Ensino (quartas e domingos aqui na PIB), um dos capitulos aborda o tradicionalismo religioso e as perturbações que ele pode causar à obra de Deus. Conforme apresentamos através do livro Igreja (Pr. Igor Pohl Baulmann), nas igrejas de hoje existe o perigo do tradicionalismo: “O tradicionalismo não entra de um dia para o outro na comunidade, porém, quando entra torna-se uma erva daninha, pois sorrateiramente descarta Jesus da história de cada um e da comunidade, assimilando apenas os preceitos da sua história denominacional e religiosa. Alguém já sentenciou que tradição é a fé viva dos que já morreram; tradicionalismo é a fé morta dos que ainda vivem”. Meus amigos mais chegados conhecem minha predileção por música orquestrada e sinfônica. De vez em quando vou ao Guaíra apreciar concertos. Em termos de hinódia também sou mais conservador. Sabe do tipo “cantor cristão”? No entanto, embora meu gosto pessoal, devo lembrar que participando do reino de Deus neste pedaço gostoso que é a PIB, preciso entender que tenho irmãos e amigos queridos que não têm e não precisam ter o mesmo gosto musical que eu e isso, se explica basicamente por dois motivos: primeiro, pelo fato de ser associado à esta igreja, não estou aqui para ter meu gosto ou estilo musical satisfeito e sim, todos aqui estamos para louvar e adorar a Deus acima de todas as coisas, na diversidade sim, mas com sinceridade; segundo, porque é preciso ter em mente que a comunicação do evangelho precisa ser contextualizada de geração em geração caso contrário, hoje estaríamos apenas com cítaras, harpas e címbalos nos ajudando na adoração. Isto me faz lembrar, de uma história de um cantor de música popular que, nos anos oitenta, tendo rompido seu contrato com o casting de uma gravadora então, revoltado, Chico Buarque compôs uma música cujos versos demonstravam de maneira brincalhona, sua indignação com os atos de seus diretores que queriam processá-lo; só para ilustrar os menciono aqui:

14

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010

“Até quem sabe a voz do dono Gostava do dono da voz O dono andava com outras doses A voz era de um dono só Deus deu ao dono os dentes Deus deu ao dono as nozes Às vozes Deus só deu seu dó.” Como líder de área visito células semanalmente. Imagine se em cada célula, no momento da exaltação, eu esperasse que o playback fosse com clássicos da hinódia brasileira dos anos 60-70 só para atender meu gosto; estaria completamente desfocado da realidade! Quando, preocupados

com a forma como alguns seguidores estavam apresentando o evangelho, João foi a Jesus e disse: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios pelo poder do nome do Senhor, mas nós o proibimos, porque ele não é do nosso grupo”. Então Jesus disse a João e aos outros discípulos: “Não o proíbam, pois quem não é contra vocês é a favor de vocês”. (Lucas 9.49-50). Leia também Números 11.27-29. As pessoas que integram uma comunidade de fé como a nossa, e aqui já não me refiro apenas a PIB mas à toda comunidade cristã, independente da denominação, não devem, em nome de alguma tradição religiosa, impor uma preferência, seja de música, dança, teatro ou qualquer outra expressão de louvor, porque aí vira tradicionalismo. Não convém nos tornarmos “as vozes dos donos” no sentido de padronizar ou segmentar a adoração. Se a motivação for o tradicionalismo religioso, precisamos atentar para o que a Bíblia nos ensina e adverte. As vozes e os corações dos filhos de Deus têm um só dono: Jesus Cristo.


Moçambique

Na qualidade de presidente, convoco os

Viagem missionária em Outubro/2010.

membros do Conselho Executivo da Primeira

Contato e informações: Cleide Regina

Igreja Batista de Curitiba e os delegados

9138-7888 / 3207-2661.

da ABASC, para nossa reunião mensal que realizar-se-á dia 16 de setembro, quintafeira, às 19 horas, no salãozinho, e para a Assembléia Bimestral, que acontecerá no

cleider100@gmail.com

________________________________ Vem aí: MISSIONAR 2010

dia 28 de setembro, após o culto de oração,

Dias 23 a 26/09

na Capela.

Tema: “Esperança para as Nações”. Pr Paschoal Piragine Junior.

________________________________

________________________________ Encontro de Jornalistas

Retiro de Casais

Dia 12/09, às 17h.

Dias: 30/10 a 01/11.

Informações: Tânia, 3091-4321.

Hotel Colina Monthez - Brusque-SC.

secretaria@pibcuritiba.org.br

________________________________

Tema: “As quatro estações do amor”. Preletores: Pr. Sebastião, e o casal Albigenor

ACONTECE NA PIB

Convocação

e Rose Militão.

Valor: R$ 560,00/casal, podendo ser parcelado.

Culto Jovens Casais Dia 11/09, às 19H30, na sala 402

Serão momentos de compartilhamento, reflexão,

Vocês são noivos, ou jovens casados?

oração e especialmente muita alegria. Os casais

Venha visitar-nos e aprender a experiência

serão renovados pelo poder de Deus e toda a

do casamento incrível que Deus planejou

família vai perceber a graça de Deus e colher os

para você.

frutos deste retiro.

Informações: 3091-4315.

Informações: Rosana, 3091-4315.

________________________________ Retiro Integrador Para você que já fez os módulos de Discipulado ou Igreja e deseja se tornar membro da PIB Dia 18/09, das 9h às 18h

________________________________ Certificados de Batismo Você que se batizou entre o período de Abril a Julho (2010), já poderá retirar seu certificado de batismo na recepção do Ministério de Integração

Local: Pousada Betânia.

antes e após os cultos, ou em horário comercial na

Inscrições: Francine, 3091-4358.

secretaria do Ministério de Integração.

integracao@pibcuritiba.org.br

Informações: Francine, 3091-4358 |

ou Fernanda, 3091-4342.

integracao@pibcuritiba.org.br

Atividade

Data

Informações

Educação Musical c/ Princípios

-

Vanessa, 3091-4363

Acampa Primários

17 a 19/09

Vanessa, 3091-4363

Acampa Juniores

19 a 21/11

Vanessa, 3091-4363

Retiro da Família

04 a 08/03/2011

Annelize, 3091-4309 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010

15


ACONTECE3 NA PIB 16

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010


1. Levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus; 2. Amar e servir ao próximo; 3. Fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

NOSSOS PASTORES Presidente: Pr. Paschoal Piragine Jr. Pr. Adoniran dos Santos Melo Pr. Adriano Fogaça dos Santos Pr. Anselmo José R. Alves Pr. Antônio Lopes Pr. Artur Paupitz Pr. Daniel Cecil Pr. Edson M. de Andrade Pr. Gerson Avena da Silva Pr. Igor Pohl Baumann

NESTA SEMANA

NOSSO PROPÓSITO

Pr. Marcílio de Oliveira Pr. Manfred E. Schwalb Pr. Michel Ferreira Piragine Pr. Nilson Vital de Oliveira Paulo Davi e Silva Pr. Ricardo Lebedenco Min. Albert M. Oliveira Filho Min. Elly Claire J. Lopes Min. Érika C. B. Massa Checan Min. Rondinely Germano Vieira Min. Tallita Vieira Barros

ANIVERSARIANTES

ESCALA DO CONSELHO DIACONAL

Semana

Diáconos

29/08 a 04/09 Darlene, Isabel Müller, Hélio, Arnaldo, Marcos, Rosemeri, Alfred Lis, Paulo Romano. 05/09 a 11/09 Almir, José Volcov, Hilda, Rute G., Johan, Elly Lopes, Moisés, Malafaia.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010

17


NESTA SEMANA

PIB NA MÍDIA RÁDIO Programas diários (segunda a sexta-feira): 05h30 - 91 ROCK FM 91,3 (Curitiba e online) http://www.91rock.com.br/

14h00 - ÔMEGA FM 93,9 (Guarujá) http://www.radioomegafm.net/ 15h00 - PORTAL IGREJAS - Web Rádio http://www.portaligrejas.com.br/

09h30 - PODER TOTAL - Web Rádio http://www.podertotal.org/

15h00 - MENSAGEM - Web Rádio http://www.radiomensagem.com/

11h00 - CIDADE GOSPEL FM 100,5 (Realeza) http://www.rcgfm.blogspot.com/

16h30 - CHIK - Web Rádio http://www.chik.com.br/

11h00 - LOUVOR ETERNO FM 100,5 (Maringá) 18h30 - MARUMBY AM 730 (Curitiba) http://www.radiolouvoreterno.com.br/ http://radioevangelismo.com/ 11h00 - PORTAS ABERTAS - Web Rádio 22h00 - SARA BRASIL FM 107,5 (Curitiba) http://www.radioportasabertas.com/ http://www.sarabrasilfm.com.br/ 12h00 - ARAUCÁRIA FM 98,7 (Pranchita) 22h00 - SARA BRASIL FM 95,5 (Porto Alegre) 12h15 - ESPERANÇA FM 98,3 (Curitiba) http://www.sarabrasilfm.com.br/ http://esperancafm.ning.com/ Semanais: 12h30 - LIVRE FM 107,7 (Curitiba) DOMINGOS - 10h00 - FELICIDADE (Sapiranga) http://www.livrefm.com.br/

TV (somente Curitiba e região) TERÇAS E QUINTAS - 17h CWB TV Canal 5 (NET) e 72 (TVA) SÁBADOS - 09h - BAND - Canal 2 DOMINGOS - 09h - CNT - Canal 6 INTERNET PIB Curitiba: www.pibcuritiba.org.br Flickr: flickr.com/pibcuritiba Twitter: twitter.com/pibcuritiba Dia-a-Dia com Deus: www.diaadiacomdeus.com.br

SEGUNDAS - 18h00 - BETEL FM 88,9 (Bernard de Yrigoien - Argentina) 13h00 - TRANSMUNDIAL SW 25m / 11.735 http://betelfm.listen2mymusic.com/ QUARTAS - 20h30 - HCJB SW 25m / 11.920 KHZ KHz (Todo Brasil) http://www.hcjb.com.br/ http://www.transmundial.com.br/ 13h00 - IGUAÇÚ FM 104,9 (Planalto) http://www.iguacufm.com/

ATIVIDADES Domingo 09h30 | Escola Bíblica: Discipul. e Form. Espiritual 09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos) 09h30 | Escola Biblica em Inglês 10h30 | Culto Matutino 10h30 | Culto em Inglês 10h30 | Culto em Espanhol (1º domingo do mês) 10h30 | Culto dos Juniores 17h

| Embaixadores do Rei

17h

| Mensageiras do Rei

17h

| Reunião dos Intercessores

19h

| Estação 22.6 (0 a 12 anos)

19h

| Culto Vespertino

Segunda-feira 13h30 | Espaço Mulher 14h30 | Curso de Tricô e Crochê 19h45 | Culto dos Advogados Cristãos 20h

| Culto dos Atletas

Terça-feira 14h | Mulher Cristã em Ação 19h30 | Encontro de Homens 20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino 20h | Ensaio Conj. Celebrai 20h | Amor Exigente - Grupo Conexão Quarta-feira 13h30 | Oficinas Maturidade 14h | Culto Maturidade 15h | Células Maturidade 16h30 | Coro Maturidade 19h | Discip. e Form. Espiritual 20h | Culto de Oração

Sábado 16h | Ensaio Conj. Celebrai 17h | Ensaio Coral A. B. Deter 17h | Culto dos Surdos 17h | Profissionais da Saúde (quinzenal) 18h | Discipul. e Form. Espiritual 19h30 | Culto dos Jovens 19h30 | Culto Jovens Adultos 19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

Quinta-feira 15h | Culto da Vitória 15h | Estudo Bíblico em Inglês 19h30 | Montanhistas de Cristo 20h | Surfistas de Cristo

Contas para Depósito de Dízimos e Ofertas

CNPJ PIB: 75.051.458/0001-79

Banco do Brasil

Bradesco

Itaú

Ag 1869-4 CC 5045-8

Ag 2369 CC 16-7

Ag 3835 CC 33218-4

Banco Real Ag 1741 CC 4014170

18

Sexta-feira 09h | Grupo Amor Exigente 18h | Discipul. e Form. Espiritual 19h30 | União de Adolescentes 20h | Amigos em Cristo (quinzenal)

Caixa Econômica Ag 1316 CC 1290-0 Op. 033

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010

HSBC Ag 0054 CC 38242-41


CLASSIFICADOS E ANÚNCIOS

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail secretaria@pibcuritiba.org.br | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista. SERVIÇOS • Foto & Vídeo, anivers. e casam.. Aula part. de foto e assess. p/ escolha de câmera fotográfica. Joel, 8405-1394. • Atendimento psicológico domiciliar/clínico. Késia Oliveira (CRP/814508) 3538-0382 / 8495-0382. • Serviço de pintura e reformas em geral. Júlio, 3082-3008/8891-3870.

OFERECE-SE • Vaga p/ zelador p/ manutenção de condomínio resid. Thaís, 9196-1480. • Pensão para casais ou moças com alimentação e roupa lavada. 3082-3008/8415-0113.

VENDE-SE • Terreno no litoral, balneário Monções, 342m², valor R$8.500,00. 9191-6791. • Sala comercial nova, 9º and. silenc., ensol. Centro. 3242-8530 / 9988-8447. • Duas mesas, mogno c/ tampo temperado c/ 8 cadeiras. Ponta Grossa. R$ 700,00 cada. Geni/Sandra, 3224-9294. • Aparelho de medir pressão arterial novo. R$ 130,00. Sandra, 9112-8139. • Kit gás comp. de 15m3 R$ 800,00. 8433-5789/ 3319-0475. • Secadora Roupa Electrolux SE10 10kg. Garantia 1 ano. R$ 1.000,00. 3267-4723. • Máquina de lavar, microondas, guardaroupa 8 p. e cama de solteiro. Sandra, 9834-0307.

aluga-SE

• Quato para Senhora/moça. Próximo a PIB. 3242-8379. • Quarto em ap. para moça evangélica. Portão. Carla, 9916-3690. • Casa em Campina Grande, 2 q., R$ 100,00. 3082-3008/8415-0113.

PRECISA-SE • Pessoa p/ dividir apto nas Mercês. Quarto grande, preço baixo. Daniel, 9699-6628. • Costureira p/ trabalhar em loja, 9197-6881 / 3024-0397.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 29 de Agosto de 2010

19


fotos: Samuel Redekop

Revista PIB 29/08/10  

Revista PIB do dia 29/08/2010