Page 1

Revista PIB

Distribuição gratuita - venda proibida

Primeira Igreja Batista de Curitiba 25 de Dezembro de 2011| Ano II | Edição 50


Sorrisos, olhares, abraços se encontram e em alguns momentos tudo parece ser mágico. Mas, espere, não podemos esquecer do real sentido do Natal. Lembro que esses dias uma amiga veio a mim para saber se, de fato, era correto comemorarmos o Natal. Minha resposta foi simples: “O que faz o seu Natal ser comemorado corretamente é a motivação do seu coração.” Para alguns Natal é época de faturar, vender, gastar, e consumir; para outros é tempo de tristeza pois se sentem sozinhos em uma hospital, um asilo, ou até mesmo em uma prisão. Já, algumas pessoas, consideram um momento importante porque podem estar perto das pessoas que amam. Os motivos se você for observar existem, e são inúmeros; entretanto, não podemos esquecer que Natal é o mesmo que PRESENTE. Bom, essa é minha visão, não por causa do dia 25, afinal, a data é apenas simbólica, mas porque Deus permitiu que de uma jovem nascesse um lindo bebê, o presente para a humanidade, um presente que traria vida, cor, sentido e alegria ao mundo escuro que sua criação se encontrava. Esse é o Natal de esperança, e é nesse clima que a PIB de Curitiba se encontra, e no Destaque dessa semana relembre por meio de todos os eventos do Nataleluia o que é Natal, e como essa data vai além de Papai Noel, e uma mesa farta. Confira nossas matérias, e que nossas palavras possam ser nosso maior presente para você, estimulando sua fé, gerando coragem e ousadia nas suas escolhas, e edificando sua vida e da sua família.

ÍNDICE EM FOCO 03 CHAMADO EM AÇÃO 04 ESPECIAIS 05 VIDA CRISTÃ 06 VIDA EM CÉLULAS 07 ANOTAÇÕES 08 HOMENS 09 EDUCAÇÃO CRISTÃ 10 FALANDO NISSO 11 DESTAQUE 12 IDOSOS 16 CONHECENDO A PIB

17

AÇÃO SOCIAL 20 ACONTECE NA PIB 22 NESTA SEMANA 23

A todos um lindo Natal. Um grande abraço e votos sinceros de toda equipe da Comunicação.

CLASSIFICADOS 25

Direção de Comunicação Albert Martins Oliveira Filho Secretaria Geral Tânia Regina Plaza Machado dos Santos Redação Kelly Oliveira Projeto Gráfico e Direção de Arte Israel Trancoso Lessak Capa Israel Trancoso Lessak Diagramação Israel Trancoso Lessak Revisão Ismael Merli Impressão e Acabamento Editora e Gráfica Cromos Número de tiragem 2.500 exemplares.

EXPEDIENTE

EDITORIAL

Depois de muita correria e animação por parte de muitas pessoas, finalmente o grande dia chegou: NATAL. É hora de trocar presentes, vestir aquela roupa nova, comer e se fartar no banquete posto à mesa.

REVISTA PIB | Ministério de Comunicação Contato (41) 3091-4321 | comunicacao@pibcuritiba.org.br

2

Primeira Igreja Batista de Curitiba

Campus PIB Vila Sandra

Campus PIB Campo Largo

Contato (41) 3091-4347 | www.pibcuritiba.org.br

Contato (41) 3373-6770 | pibcuritiba.org.br/vilasandra

Contato (41) 9885-0606 | pibcuritiba.org.br/campolargo

Rua Bento Viana, 1200 - Batel | Curitiba, PR | CEP 80240-110

Rua João Dembinski, 2069 - Cidade industrial

Rua Manif Júlio, 445 - Bairro Caratuva

Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Curitiba, PR | CEP 81230-000

Campo Largo, PR | CEP 83608-230

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II


por Pr. Alexandre Sombrio

Se fôssemos fazer uma pesquisa de campo, perguntando o que é o Natal, quais respostas obteríamos? Para as crianças, talvez a resposta seria Papai Noel e presentes. Para os pais, o gasto do 13º salário para comprar presentes. Para avós, uma lista imensa de presentes. Para os comerciantes, o paraíso! Natal é sinônimo de dar e receber presentes! Quando olhamos para Deus, vamos descobrir que ele também considera o Natal como um presente. Na realidade, entendemos que Ele nos deu o melhor de todos os presentes: seu próprio Filho! Todo presente fica melhor se vier embalado em um papel bonito, com um laço grande e principalmente um cartão com uma mensagem feita pelo seu remetente. Para o nosso Deus, o papel bonito seria seu amor profundo por nós. O laço, sua grande misericórdia. E, com certeza, no cartão estaria escrito: hoje vos nasceu o Salvador (Lc 2.11). Jesus é o melhor presente do Pai para nós! Além de ser o melhor presente que recebemos, Jesus é também o melhor presente que se pode dar para alguém. Quantos foram os presentes que nós entregamos neste Natal? Será que entre eles incluímos Jesus? Ao apresentarmos Jesus para nossos familiares e amigos estamos dando a eles a possibilidade de receber o presente da graça de Deus, que salva e liberta o homem da escravidão do pecado.

EM FOCO

O melhor presente!

Para darmos um presente, alguns requisitos precisam ser preenchidos. O primeiro deles é o custo. Tenho como comprar? Neste caso, Jesus é o melhor presente que podemos dar porque é de graça. Não pago nada pra recebê-lo e também nada desembolso para presentear a quem eu amo. Em Romanos 6.23, a Bíblia diz que a vida eterna em Cristo Jesus é um dom, uma dádiva, um presente gratuito de Deus. Outro requisito observado ao dar um presente é a utilidade dele, ou, o benefício que trará à pessoa que o recebe. Jesus é o melhor presente que podemos dar porque traz como benefício a salvação perfeita do homem. Assim sendo, Jesus tem a melhor relação custo benefício: é de graça e traz a vida eterna para a humanidade. O terceiro requisito seria a validade do presente. Quanto tempo vai durar? Nesse aspecto, Jesus continua sendo o melhor presente. Ele não vem com prazo de validade e sua obra nunca perece. Hebreus 9.12 diz: “[...] não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção”. Neste Natal, ao invés de darmos presentes que logo se esquecerão e se desfarão, podemos escolher apresentar Jesus àqueles que amamos. Este é definitivamente o melhor presente!

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

3


CHAMADO EM AÇÃO CHAMADO EM AÇÃO

Transformação do Brasil por Ministério de Missões

A mobilização Jesus Transforma, ou Trans, como é mais conhecida, é uma ação missionária que envolve centenas de voluntários na proclamação do Evangelho em cidades e bairros não alcançados, onde o conhecimento do verdadeiro Deus está ausente, objetivando a plantação ou a revitalização de uma igreja. Ao fim de cada projeto, missionários nomeados por Missões Nacionais têm a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho em cada cidade e bairro alcançado, firmando na fé os novos convertidos, estruturando liderança e, por fim, tornando a igreja auto-sustentável e com DNA missionário. Participar de uma Trans é, acima de tudo, demonstrar paixão pelas almas perdidas e comprometimento com o Reino. Os que decidem viver essa experiência passam antes por um período de treinamento e capacitação, recebendo informações sobre o campo de atuação e aprendendo técnicas de evangelização arrojadas que ajudarão nos trabalhos de visitação, abordagem nas ruas, trabalho com crianças e serviço social. Além de ser uma ótima oportunidade para praticar o Ide de Cristo, a Trans proporciona períodos preciosos de comunhão com batistas de várias partes do Brasil. Participação da PIB de Curitiba Em 2012, Missões Nacionais espera por você para juntos, saciarmos a sede de Deus nos diversos Estados, entre os quais o Paraná será um dos anfitriões.  A PIB de Curitiba estará envolvida através da Congregação em Pranchita/PR, que receberá um grupo de voluntários e ficará responsável pela hospedagem e alimentação desse grupo.

4

Para dar suporte a esses nossos irmãos, vamos contar com o apoio do Ministério de Ação Social, disponibilizando roupas para o bazar que será realizado pela Congregação com o objetivo de gerar recursos e atender a essa demanda. A Trans acontece no período de 7 a 22 de janeiro; os interessados em participar devem ler as instruções disponibilizadas no site da Junta de Missões Nacionais e fazer a sua inscrição. Aqui na PIB, o pastor Daniel Eiras, pode esclarecer e orientar. Ele atende no 6º andar do edifício de Educação Religiosa.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

Fonte: www.missoesnacionais.org.br

Ministério de Missões Informações: 3091-4315 missoes@pibcuritiba.org.br


ESPECIAIS

Mundo Auditivo por Pr. Adoniran Melo

Andar num parque, ouvir os pássaros, as pessoas conversando, crianças sorrindo, se houver uma concentração apurada você poderá até perceber traços da personalidade de quem fala com você. Assim é o dia a dia de um deficiente visual no mundo dos sons, mas seus sons são coloridos e recheados de sentimentos dos mais diversos, sons que informam, direcionam, ensinam e inspiram. Experimente fechar os olhos, e você terá uma percepção diferente do mundo. Você já fez este exercício? Não? então feche seus olhos e tente ver as cores dos sons: uma criança sorrindo tem um som meio esver-

Muitas pessoas ouvem, claro! Outras não... Mas só o deficiente visual tem poderes especiais: ouvir além de meros sons, ler o mundo de uma maneira sonora e ao mesmo tempo silenciosa.

deado, dando-nos esperança para nossos dias fadados à desfragmentação dos valores humanos e familiares; alguns sorrisos são meio amarelos, pois alguém se aproxima de você, mas não sabe como se comportar em meio à sua deficiência. E o que dizer da escuridão das perdas e desprazeres da vida?

Ministério Especiais Informações: 3091-4324 especiais@pibcuritiba.org.br

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

5


VIDA CRISTÃ

GRUPOS DE ORAÇÃO

PEDIDOS DE ORAÇÃO 25

Natal

Ore para que este dia represente esperança, decisão de amar o próximo, misericórdia. Clame ao Senhor para que o mundo entenda o verdadeiro propósito do Natal, e os corações permitam que a luz de Jesus possa adentrar em seus corações.

26

Unidade da Igreja

Clame ao Senhor para que todos os cristãos estejam juntos, proclamando o Reino de Deus e anunciando que SÓ JESUS CRISTO SALVA!

27

Israel

A igreja em Israel sofre forte discriminação. Os judeus que não professam nenhuma religião são mais bem-vindos em Israel do que os messiânicos. Aos cristãos de origem judaica é negada qualquer posição legal como grupo religioso e muitos não recebem vistos ou cidadania. Ore para que eles continuem a ser ousados ao compartilhar sua fé.

28

Agradecimento

Vamos dar graças a Deus pela Sua revelação através da Sua palavra, Sua existência e Majestade.

30

ABASC

Ore para que o mover do Espírito de Deus possa atingir todos os membros de nossa igreja e possamos nos mobilizar como voluntários e contribuintes, nos projetos promovidos pela nossa Ação Social. Peça a Deus para nos fortalecer, a fim de que possamos manter a obra a serviço dos excluídos.

31

Hoje e Amanhã

Ore ao Senhor que é dono do hoje, do amanhã, do passado e do futuro. Agradeça pelo ano que finda, por tudo que recebeu, pela vida, pelo amor, pelo que foi possível e pelo que não foi. Ore pelas pessoas que ao longo deste ano conheceu, por aqueles que te deram a mão e aqueles que você conseguiu ajudar. Por quem você compartilhou a vida, o trabalho, a dor e a alegria. E peça perdão ao Senhor pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto, pela palavra inútil, por viver sem entusiasmo, e pelo amor desperdiçado.

Quartas-feiras, 14h Jardim de Oração Odete: 3528-9405/8885-8204 Esposas orando por seus maridos Terças-feiras, 14h | Salãozinho

Professores do Ensino

Quintas-feiras das 13h às 13h30 edcrista@pibcuritiba.org.br Clamor Jovem Sábados, 18h | Quarta-feira às 22h30. Dalieni Wosniak, 9208-4652 Famílias

Orando pelo Brasil Pr. Gerson e Maria José | 9154-0084 Pare tudo e ore diariamente às 12h Orando pelos Funcionários Orando pelas Células Todos os dias às 6h Isabel Muller Pr. Alvo Orando pela Construção Aos sábados 6h Orando pelos muçulmanos Quintas-feiras, 18h Jardim de Oração Pr. Fernando e Cristina

Pedidos de Oração por e-mail Jovens (Helen): clamorjovem@pibcuritiba.org.br RIVI (Daura): ministeriooracao@pibcuritiba.org.br

NÓS CREMOS No Natal, nos lembramos do que cremos: a Palavra se fez carne e habitou entre nós, como uma criança, humana. Cremos que Deus tornouse humano, nascendo do lado de fora de uma estrebaria, em uma manjedoura, nascido da virgem Maria. Cremos que Jesus, é totalmente humano e totalmente divino. Nem por isso deve ser tratado como dois entes, mas sim como um único ser suigeneris, o Cristo. Este é o mistério da encarnação. Tal mistério levanta a pergunta: por que Cristo nasceu? A resposta bíblica é clara: para nos salvar através do cruciante sacrifício em nosso lugar e do poder de sua ressurreição. Natal, portanto, é a celebração do nascimento do Salvador da humanidade. “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno e Principe da Paz” Isaias 9.6 Memorize!

Para refletir “Antes, tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.” Salmos 1.2

6

Participantes Escola Bíblica

Projeto Débora

(pais intercedendo por seus filhos)

Crentes

Implore a Deus por ajuda para vivermos de acordo com a Sua vontade, glorificando o nome de Jesus Cristo, o grande Deus; por coragem para trabalharmos com os oprimidos e pobres.

29

Sentinelas de Oração Domingos, das 9h às 10h30 e 18h às 18h45 Quartas-feiras, das 9h às 11h Jardim de Oração | Diná: 9997-0495

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade”. João 1.14 Dúvidas? noscremos@pibcuritiba.org.br


VIDA EM CÉLULAS Durante o ano todo as células da igreja trabalham fazendo reuniões semanais de estudo bíblico e pastoreio mútuo, visando comunhão, crescimento espiritual, evangelismo, adoração e desejando formar novos discípulos de Jesus nesta Terra. É bem neste momento que estamos vivendo, o Natal, que tudo o que fazemos ganha maior força e sentido, quando nos lembramos do nascimento de Jesus anunciando que o plano de Deus de perdão e salvação da humanidade está se concretizando. O Natal é o anúncio de que a esperança para o mundo chegou! Este é um tempo maravilhoso para você, que vive em células, anunciar que há esperança para o homem, esteja ele onde e como estiver! Como fazê-lo? Da mesma forma que fazemos o ano todo! Amando as pessoas, percebendo que necessidades sempre são oportunidades de mostrar o amor de Jesus, compartilhando vida, casa, comida, abraços, e sendo gente boa de Deus neste mundo! Lembre-se! Neste tempo as pessoas estão com seus corações abertos para receber carinho e presentes. Ainda dá tempo para você ajudar alguém a conhecer o Natal de Jesus. Para você, que faz parte deste ministério, ainda deixo uma dica: aproveite o tempo em família para adorar a Jesus e quem sabe, mandar algumas mensagens de Natal a todos aqueles que compartilharam suas experiências de vida com você ao longo deste ano. A todos, meu desejo sincero de que Jesus encontre lugar em seus corações não só no Natal, mas a cada dia de suas vidas!

Estamos celebrando o Natal, então aproveite a oportunidade de anunciar Jesus às pessoas, esse é um momento especial, as pessoas estão com o coração aberto para ouvir a mensagem de Jesus.

Em 2012 – Retiro de Líderes 24 a 26 de Fevereiro. Venha fazer a sua inscrição!

Vai começar um brilho no ar Que festa tão linda, você vai gostar Vem, que está chegando o Natal Vem, que está chegando o Natal O Nataleluia já chegou! Estrelas no céu a cintilar Cores no ar, vamos celebrar Vem, que está chegando o Natal Vem, que está chegando o Natal O Nataleluia já chegou! Natal é alegria, é Jesus no coração Por isso noite e dia vou cantando essa canção Meninos e meninas de todas as nações Comemoram esse dia, o Natal é muito bom Vem, que está chegando o Natal Vem, que está chegando o Natal O Nataleluia já chegou!

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

7


ANOTAÇÕES

Pregador:____________________________ Tema: ______________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 8

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II


HOMENS

Raiva por Prof° Menegatti

A raiva segue o choque e a negação de forma quase espontânea. Tente pisar no pé de alguém: A primeira reação é de choque : “Mas o que é isto?” - a seguinte é a negação: “Eu não acredito que você fez isto” - e logo em seguida vem a raiva: “Que história é esta de pisar em meu pé?” São estes os passos naturais que acontecem. Porém, existem pessoas que expressam rapidamente a raiva e outras que não a expressam ficando quase impossível de ser identificada. No caso de pessoas codependentes, devido à concha que criaram, muitas vezes passam a vida inteira mascarando seus sentimentos, às vezes para agradar outras pessoas, ficando difícil para elas se permitirem externar a raiva. Para este tipo de pessoa um recurso muito útil, é levá-la a extravasar a raiva através de malhar em sacos de bater, luvas de boxes, tatames e almofadas. Extravasar a raiva é como extrair água com uma bomba manual, por isso, se você é uma pessoa que nunca fica zangada, você está realmente reprimindo a raiva. Ela está escondida em algum lugar e você precisa abrir a panela de pressão. Não importa de que forma você vai puxar a rolha e deixar a raiva sair. Qualquer método que você utilize é um bom método. Você precisa reconhecer esta raiva, liberá-la, lidar com ela e extinguí-la. A raiva é um mecanismo emocional, natural e saudável, que Deus nos deu para lidarmos com a dor e a perda. Um versículo que expressa isto é Efésios 4.26, onde Paulo nos diz para tomarmos consciência da raiva antes que ela se torne pecado. Você não estará criando raiva, você estará escoando este sentimento. A raiva profunda contida pode anular o sistema imunológico do corpo e é com certeza uma toxina espiritual. Pesquisas mostram que um grande número de pacientes com câncer nutriam mágoas e ressentimento profundos além dos problemas de saúde. EXERCÍCIO - Você tem alguma raiva ou mágoa

guardada? Qual seria um bom método para colocá-la para fora? Quem poderia te ajudar neste processo?

Não perca na edição 51 a continuação desse estudo. Ministério de Homens Informações: 3091-4409 familia@pibcuritiba.org.br

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

9


EDUCAÇÃO CRISTÃ 10

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 18 de dezembro de 2011| Ano II


AÇÃO SOCIAL FALANDO NISSO MULHERES

Mais que uma história de Natal! por Kelly Oliveira

Após um delicioso almoço italiano, realizado pela célula 230, um grupo de jovens resolveu doar os alimentos não consumidos. Ao chegar à igreja os membros encaminharam os jovens para realizar a doação em uma favela do Parolin. Ao chegar ao local um senhora os recebeu e começou compartilhar algumas ações que ela procurava realizar em prol das crianças daquele lugar carente nos últimos anos. Nessas histórias, a senhora comentou que no Natal passado infelizmente muitas crianças, por falta de apoio de algumas instituições, tiveram um Natal sem presentes, e festa. Ao ouvir isso, aqueles quatro jovens foram tomados por um sentimento de compaixão, e decidiram fazer algo para abençoar aquelas pessoas. A data e o local foram definidos: 17 de dezembro no bairro Parolin, e essa ação seria realizada junto com a Igreja Batista do bairro. A lista, com 80 crianças, era o alvo inicial mas no coração desses jovens o desejo era alcançar aproximadamente 200 crianças. Era comum, no final dos encontros de célula, o sorteio com o nome das crianças, orações e planejamento para o grande dia. Enquanto uns organizavam uma coisa, outros cuidavam da programação. Até que o grande dia chegou. A tarde foi de pura recreação, música, teatro, lanche, música e o compartilhar da Palavra de Deus. O dia era de sol, regado de sorrisos, gargalhadas, e expressões de alegria pairavam sobre aquele lugar, e aquele momento era único e especial. Foram aproximadamente 50 jovens envolvidos que juntos arrecadaram brinquedos, roupas, alimentos, entre outras coisas. Foram pequenos gestos, entretanto, que geraram grandes transformações na mente e no coração de cada um que participou desse evento. Essa não é apenas mais um história de Natal, é o relato de escolhas realizadas por pessoas que movidas por Ele geraram, e vão gerar mudanças à nossa volta. Confira o depoimento dessa galera!

Impactar vidas é um privilégio! A correria dos nossos dias nos aprisiona e faz pensarmos somente em nós mesmos. Esse evento foi libertador. Quando conseguimos fazer alguma coisa que demonstre o amor de Deus por alguém, por mais singelo que seja, nosso coração se abre e somos renovados por uma alegria recompensadora.Poder ver todas aquelas crianças sorrindo e adorando ao Senhor é um privilégio imensurável.” Dieison Medeiros

Para mim esta experiência foi extremamente impactante! Porque Deus é simples e usa pessoas que se dispõem, somos diferentes uns dos outros. A minha experiência se reflete neste texto que é em Romanos 12:4-6 ”Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo porém diversos dons segundo a graça que nos foi dada” Fernanda Magalhães

Pude viver momentos muito intensos ao lado de aproximadamente 80 crianças, que demonstravam em seus rostinhos muita alegria por passar uma tarde com muita brincadeira, teatro, brinquedos e comidinhas preparadas com o maior carinho. Ver pessoas de igrejas diferentes que pareciam se conhecer desde a infância e participar de simples atos que impactaram vidas, foi uma experiência que ficará gravada para sempre na memória. Sempre me perguntei o que eu poderia fazer para ajudar as pessoas carentes que moram no Parolin, bairro onde moro há alguns anos, mas nunca imaginei algo tão especial. Nesse final de semana pude vivenciar o amor de Deus durante o evento todo, e com certeza guardarei esse momento como um memorial do agir de Deus!” Fernanda Teixeira Zavadzki

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

11


CHAMADO EM AÇÃO DESTAQUE

Em 1996, a PIB Curitiba produziu uma cantata de Natal muito bonita que emocionou e marcou a muitas pessoas, mas somente no ano de 1997 os espetáculos natalinos receberam o nome de Nataleluia, que nesta época era um conjunto de todas as apresentações natalinas da igreja: espetáculos, apresentações dos corais em Shoppings e praças e as memoráveis serenataleluias que abençoavam os lares de Curitiba. 1997 - MARAVILHAS DE UM NATAL DE AMOR

O Nataleluia 97, coordenado pelo saudoso pastor Marcílio de Oliveira Filho, foi um musical que teve uma montagem cênica grande para os padrões da época, já com atores, dança e a participação especial do Ministério de Surdos. Outra marca que ficará na história, foi a montagem de um presépio vivo com cavalos, burrinho, ovelhas e cabritos e outros animaizinhos que ajudaram a tornar o espetáculo mais realista. Neste ano foi gravado o primeiro CD do Nataleluia. 1998 - NATAL EM SUA CASA - JESUS NO CORAÇÃO

Em 1998, o público conheceu uma família formada por três gerações (avô, pai, mãe e neto) e pela tia Flora, uma simpática senhora que os ajudava nas funções domésticas. Tia Flora, que não conhecia a história do Natal, manifesta a vontade de saber o que significava essa festividade e teve sua curiosidade suprida pelo garotinho da família que contou com a ajuda do coral, orquestra e teatro, formando um belo espetáculo. 1999 – NATAL É DEUS POR NÓS

O espetáculo aconteceu no Teatro Ópera de Arame, com musical apresentado em uma inesquecível noite de adoração, com orquestra de sinos, conjunto de pandeiros, 12 teclados, grupo de surdos, teatro, dança, coro nataleluia e orquestra sinfônica. 2000 – NATAL INESQUECÍVEL

Neste ano tia Flora voltou aos palcos, mas agora em companhia de suas sobrinhas. Tudo acontecia quando um livro gigante de páginas coloridas era aberto no palco, para contar a história do Natal. Os personagens deste livro saíam de suas páginas e ganhavam vida interagindo com elas. No final desse espetáculo a Tia Flora recebeu a visita do Pr. Paschoal, que lhe falou sobre o plano de salvação e o verdadeiro sentido do Natal.

12

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II


DESTAQUE

2001 - BEM-VINDO AO NOSSO MUNDO

Com a participação de diversos grupos de Dança e Música de Curitiba, no ano do atentado contra as torres gêmeas em “New York”, quando o mundo estava chocado com a guerra e o terrorismo, o espetáculo falou de toda história de Jesus, desde as profecias sobre seu nascimento até a crucificação e segunda vinda, sempre fazendo um paralelo com os fatos que estavam na mente do público em 2001. 2002 - A GLÓRIA DO SENHOR

Neste ano, 22 antigas canções natalinas foram adaptadas para os palcos do ginásio da PIB Curitiba, contou a história de Jesus através do diálogo de moradores de ruas e transeuntes. O maior impacto que foi apresentado neste musical é a temática que mostra a importância do Natal. Jesus nasceu como presente de Deus para a humanidade, como diz-nos a Bíblia que “vimos sua glória, a glória do Unigênito do Pai”. 2003 - REVIVENDO A ESSÊNCIA DO NATAL

O Nataleluia 2003 teve início quando cinco contadores de histórias apareceram de forma mágica, falando divertidamente a respeito da essência do Natal a partir de coisas simples em linguagem circense. O Anjo que anunciava o nascimento do menino Jesus descia à Terra por um tecido acrobático, e do alto, nas estruturas da PIB recitava o texto bíblico de forma poética. Uma árvore gigante formada de retalhos remetia ao sentido de tudo: Cada um de nós possui uma história diferente e preciosa de relacionamento com o Jesus do Natal, que quando juntas mostram ao mundo como é bom viver com Jesus. 2004 – JORNADA DA ESPERANÇA

Já passou pela sua cabeça como seria se Jesus tivesse nascido no Brasil? Na cidade de Belém ... do Pará!? E os reis magos? Ah, claro! Eles viram a estrela brilhar quando pastoreavam seus rebanhos nos ... pampas gaúchos! Este lindo musical foi apresentado como início das apresentações de 2004, com o Nataleluia Kids. No espetáculo principal os espectadores viajaram pelos tempos na fantástica Jornada de Esperança. Num banco de praça, um idoso simpático e engraçado (Sr. Benedito) explica ao jovem e solitário Cristiano o que é o Natal desde os tempos antigos, ilustrando com quadros cênicos de todas as épocas bíblicas, até os nossos dias. Vimos uma manjedoura se formando no palco a partir de um carrinho de catadores de papel. Pela 1ª vez foram usadas projeções de vídeo invertidas, numa tela em frente ao palco. Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

13


DESTAQUE

2005 – O PROPÓSITO DO NATAL

Em 2005, o personagem principal, um sábio escritor, buscava encontrar tal sentido no conhecimento, nos livros, na filosofia, mas encontrouse com o Jesus do Natal e tudo tomou uma nova perspectiva. Uma cruz feita de luzes, com mais de 20 mil watts de potência, marcou o ponto alto do espetáculo, que contou também com músicas numa linha mais pop, escolhidas com muito cuidado, especialmente para o evento. 2006 – UMA NOITE DE MILAGRES

É Natal, uma moça e uma senhora estão internadas e após a visita dos familiares, começam ouvir uma voz cantando “Oh, Holy Night”. Assim teve início o Nataleluia 2006 que contou a interação das diversas áreas misturadas ao trabalho de projeções de vídeo. Na história contada nos palcos bastou aquela noite para que as vidas das duas mulheres fossem milagrosamente transformadas. 2007 – NATAL DO CORAÇÃO

Ah, quem é que não se lembra do Nataleluia 2007!? Com o cenário de banco de uma praça, a história do menino Pepe que sonhava e buscava um lugar para depositar seu coração, encantou a muitos. O espetáculo uniu diversas áreas de atuação da igreja para montar um Nataleluia voltado para toda a família. É claro que a música natalina não ficou de fora, mas a preocupação maior foi trazer a história para os dias atuais, mostrando a realidade das pessoas e a diferença que Jesus pode fazer na vida delas. 2008 – NATAL DE LUZ

Figuras geométricas representando a tradicional imagem do presépio. Reis magos chegando de bicicleta para adorar o menino Jesus. Cenários que incluem desenhos a laser. O Nataleluia 2008 encenou neste ano a Natividade, contando para isso com o auxílio da tecnologia e de avançadas técnicas de som e iluminação. O foco, no entanto, não esteve em nenhuma dessas inovações, mas no coração da mensagem natalina: o nascimento do filho de Deus, que veio para trazer salvação a todos que nEle depositarem sua fé.

14

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II


DESTAQUE

2009 - ALÉM DO ESPETÁCULO

Você se lembra de Demétrio? Esse era o personagem principal do Nataleluia 2009. Um talentoso ator que percebe que está preso ao espetáculo de Natal em que atua, e que com a ajuda de atrapalhados contrarregras tenta fugir do mundo da ficção, onde nada dá errado para um mundo real no qual sua vida tem um propósito que vai muito além do espetáculo. As canções do musical apresentaram o nascimento de Jesus de forma bem diferente e foram interpretadas por solistas, um coral de 200 vozes e as crianças da igreja, além da orquestra completa. 2010 – VIOLETA CARON: DE VOLTA PARA CASA

Em 2010 o Nataleluia contou com muita arte e beleza a história da jovem Violeta Caron, que saiu do anonimato nos subúrbios e chegou ao comando de um importante programa de auditório, tendo sua vida completamente transformada. Cercada de fãs e dirigida por um empresário inescrupuloso, Violeta vai aos poucos perdendo o controle de suas próprias atitudes e transformando-se em uma pessoa egocêntrica e amarga, o oposto daquilo que aspirava ser quando era criança. O que Violeta precisava? Voltar para casa e para os valores que recebeu de seus pais.

2011 – NOITE DE ESPERANÇA

Na última semana celebramos o Nataleluia 2011, um espetáculo que reuniu cerca de 500 pessoas no palco da PIB Curitiba. Todo o conceito do espetáculo, desde cenários até figurinos foi criado a partir do Cubo Rubik, ou como é mais conhecido o Cubo Mágico, representando a busca do personagem Arthur, um escritor em depressão, pela esperança. Com a ajuda de dançarinos, atores, cantores e orquestra, além da moderníssima tecnologia de projeção de imagens mapping, a história de Erick e Arthur encantou a todos.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

15


IDOSOS

Diário de Bordo IV por Humberto Queiroz

“Solta o cabo da nau, toma o remo nas mãos, e navega com fé em Jesus, e então tu verás que bonança se faz, pois com Cristo seguro serás”

Completamos nossa última etapa da jornada através da Bíblia, com pouso da nave do templo em Jerusalém. Lá se vai quase um mês de caminhadas, seguindo as pegadas do apóstolo Pedro e dos que com ele caminharam. A chamada Comunidade do Caminho cresceu aos olhos de todos, uns crendo, outros duvidando de que seja coisa para durar. Em Antioquia passaram a ser chamados de CRISTÃOS. O Espírito Santo, que marcou com grandiosa presença na Festa de Pentecostes, que sucedeu à ascenção de Nosso Senhor aos céus, continuou manifestando Seu poder através de diáconos e apóstolos. A forma para isso era por meio de curas de enfermidades e ressurreição, como aconteceu com um homem pobre que esmolava à porta do Templo, a outro homem chamado Enéias e a uma queridíssima mulher de nome Dorcas. Mas, nem tudo são flores. Despontaram os espinhos quando um jovem diácono, chamado Estevão, foi sacrificado pela ira incontida de muitos que decidiram cegar-se às Escrituras reapresentadas pelo jovem, preferindo matá-lo a admitir que haviam crucificado o verdadeiro Messias Prometido. Esse fato doloroso, somado às prisões anteriores dos apóstolos Pedro e João, desencadeou a dispersão da Comunidade do Caminho, pelas terras da Samaria, Lida, Jope, Cesaréia, Chipre, onde foram alcançados pela liderança consciente do apóstolo Pedro, tanto pessoalmente, como por enviados, mostrando o nascimento do conceito que hoje celebramos como MISSÕES. Esta viagem nos entusiasmou muito. Sentimo-nos como caçadores de pérolas em um mar tranquilo chamado O LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS, de profundidade e riqueza perfeitamente possíveis a qualquer mortal, que movido ou não, pelo espírito de aventura, foi tocado pelo Espírito Santo. Isso tudo aconteceu

16

com o realizar de pequenos mergulhos, capítulo por capítulo, verso por verso, na busca de pérolas invisíveis ao olho humano, e isso foi algo muito precioso. O apóstolo Pedro nos mostrou o exercício de uma liderança cuidadosa com o colégio dos apóstolos, na eleição de Matias; com o atendimento de pessoas, instituindo o diaconato; usou o processo democrático da escolha pelo voto, mas instituiu critérios saudáveis para uma escolha frutífera; alimentou os dispersos com a Palavra e não se furtou ao exercício dos dons com os quais lhe adornou o Espírito Santo. Entre tantos outros expoentes do cristianismo nascente e dos dias de hoje, o apóstolo Pedro é um referencial muito inspirador, no campo da submissão e da conduta cristãs. CONTINUAREMOS COM NOSSAS VIAGENS BÍBLICAS A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2012. VOCÊ NÃO PODE PERDER!

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

Ministério de Idosos Informações: 3091-4353 idosos@pibcuritiba.org.br


CONHECENDO A PIB

Comunicação: Design & Criação por Kelly Oliveira

“Fomos criados por Deus, assim, nossas criações também são Dele!”

Matheus Machado, criando um projeto para sua igreja, no workshop de Design&Criação no LouvaçãoGlobal 2011

A Coordenadoria de Design e Criação é responsável pela concepção visual das atividades que os ministérios buscam promover. Um dos carros-chefes na produção da equipe são os materiais impressos (desde a criação de logos, flyers, folders, banners em lona, cartazes, marcadores de página, convites etc). Para a produção desses materiais contamos com um de nossos estagiários, responsável por atender o “briefing de design”, um formulário que o ministério preenche solicitando a criação de algum material. O responsável pelo gerenciamento de todo esse trabalho é Israel Trancoso Lessak, 21 anos. Ele atua com as áreas de Design, Criação e Comunicação em igrejas. É funcionário da PIB de Curitiba desde 2010, coordenando a equipe de design no Ministério de Comunicação. Ministerialmente, coordena a equipe de design da igreja a qual é membro, Comunidade Cristã de Curitiba. Atua também como freelancer na área de criação e consultoria de comunicação, incluindo layouts para web, identidade visual e produtos de mídia gráfica em geral.

RevistaPIB: Qual a função de um designer? Lessak: Em uma profissão tão diversificada como a nossa, se contentar com apenas uma definição é um erro no meu modo de perceber. O mestre do design Alexandre Wollner, por exemplo, fala em suas entrevistas de uma maneira bem direta: DESIGN É PROJETO. Para se desenvolver um bom projeto (design) é necessário conhecer muito bem aquilo no que se está trabalhando, dominar técnicas e ter bom senso para aplicar o seu conhecimento na hora de expressar as suas ideias. Um bom designer deve saber escutar, observar e destacar coisas que a maioria não percebe, deve procurar expressar suas ideias através de formas e cores, a fim de mostrar o óbvio sem ser óbvio. De acordo com uma definição internacional (ICSID) de 1958, projetar a forma significa “coordenar, integrar e articular todos aqueles fatores que, de

uma maneira ou de outra, participam no processo constitutivo da forma do produto. Isto se refere tanto a fatores relativos ao uso e consumo individual ou social quanto à sua produção”. Esta definição se alinhou ao projeto (design) de produtos industriais ou gráficos, pelas características culturais presentes na época em que foi definido. Hoje, os mesmos conceitos de design são aplicados à serviços e ideias, como foi expresso pelo mesmo órgão, em 2000: “Design é uma atividade criativa cujo propósito é estabelecer as qualidades multi-facetadas de objetos, processos, serviços e seus sistemas de ciclos de vida. Assim, design é o fator central da humanização inovadora das tecnologias e o fator crucial das trocas econômicas e culturais.” Entende-se que um problema de design é também um problema de comunicação, pois não há como projetar uma interação (comunicação) sem um meio em que a mensagem seja propagada. Assim,

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

17


CONHECENDO A PIB

a utilização de ferramentas de comunicação no design é de extrema importância na escolha, desenvolvimento e análise dos aspectos tanto estéticos e formais quanto técnicos e produtivos em um projeto. Como designer, minha busca por uma função se reflete em duas constantes: o aprimoramento técnico e o questionamento e reflexão dos conceitos sobre os quais construímos as relações que comunicamos. Estas duas constantes me levam a criar (projetar, designar) algo relevante para quem desejo comunicar. RevistaPIB: É possível ser um designer para Deus? Lessak: Com certeza! Eu acredito que toda criação é uma manifestação de Deus. Através de nossa criatividade e excelência em nossos projetos podemos desenvolver uma conexão com o Criador e com as pessoas. Como designer cristão, podemos mudar nossa forma de pensar sobre as artes e o mundo – e como esses se relacionam – aproveitamos o que há de melhor em nossa sociedade e em nós mesmos, com o objetivo de adorar ao Senhor. Eu mesmo, hoje estou envolvido com um movimento chamado Manifesto Criativo, que é um coletivo de pessoas que decidiram se reunir para promover ações na sociedade. Neste coletivo, nós definimos que, como criadores, nós queremos: •

Explorar possibilidades de criação: Gerar ambientes propícios à criação, em suas diversas formas de manifestação para com as necessidades do contexto que nos cerca;

Compartilhar criações: Promover eventos com a finalidade de proporcionar um espaço ao compartilhamento de ideias, projetos, artes e criações de todos os tipos, respeitando as diferentes visões e ideologias.;

Conectar criadores: As atividades desenvolvidas e promovidas são um ótimo recurso para o relacionamento interpessoal de criadores, adotando um caráter de desenvolvimento humano, social e espiritual.

função como designer e nosso chamado como cristãos. E isso é uma alegria a cada momento que nos dispomos a servir ao Reino de Cristo! RevistaPIB: Qual a importância dessa profissão no Reino? Lessak: Tem duas passagens na Bíblia que gosto muito, e que me fazem ver qual o propósito da Igreja de Cristo: “Naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. (...) pois por meio dEle, temos acesso ao Pai, por um só Espírito. (...) edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito”. (Efésios 2:12-22) e “os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum” (Atos 2:44). Então, fui atrás da definição de comunicação, no dicionário: “ação de comunicar, lat. communicare: tornar comum, participar, estabelecer ligação, aproximar.” Então, foi incrível perceber que tanto o propósito de Deus, quanto o propósito da Igreja é a Comunicação (aproximação): Deus ao ser humano, e a Igreja à Deus, uns aos outros e à quem está afastado de Deus. RevistaPIB: Como são usadas as ferramentas dessa profissão dentro da igreja? Lessak: Como DESIGN É PROJETO, o designer precisa estar dentro das reuniões de planejamento de eventos e programação da igreja com a visão de propósito (que tipo de materiais, recursos de design ou ações criativas podem ser utilizados neste

Como se pode perceber, é possível desenvolver diversas ações que relacionem qual é nossa

18

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II


RevistaPIB: Quais são as maiores necessidades nessa coordenadoria dentro da PIB? Lessak: Nossa coordenadoria produz os materiais impressos (desde a criação de logos, flyers, folders, banners em lona, cartazes, marcadores de página, convites etc). Além disso, há a produção da Revista PIB, esta mesma que você tem em mãos. Outro campo no qual a equipe se envolve é na produção de todos os materiais necessários a eventos da igreja (desde a Campanha Anual de Oração, passando por eventos como o LouvaçãoGlobal até o fim do ano, com o Nataleluia), estes eventos geram uma demanda muito maior do que a equipe interna pode suprir. É aqui que se destacam mais os nossos voluntários, que muitas vezes, não aparecem tanto em nossa rotina, mas que sempre estão por aqui! Assim, nossa maior necessidade é envolver voluntários que tenham disposição e disponibilidade para servirem ao Reino através de seus dons e ferramentas técnicas. RevistaPIB: Quais os benefícios em ser um voluntário nesse departamento? Lessak: Existe muita alegria quando nos colocamos à disposição do Reino como voluntários. Lembrome que desde cedo comecei a servir como voluntário em minha igreja, ajudando a fazer cartazes de divulgação dos eventos. Naquela época eu ainda estava no ensino médio, e não tinha certeza de qual curso eu gostaria de prestar vestibular. Foi através deste tempo servindo ao Reino, que desenvolvi

habilidades na criação, que fui motivado a cursar Design Gráfico e que tive contato e experiências que me levaram aos empregos que tive na área.

CONHECENDO A PIB

projeto?). A integração do designer na formação do conceito dos eventos e projetos sociais é essencial, pois é preciso conhecer o centro das necessidades daqueles que queremos aproximar, é preciso estar envolvido e conectado com a motivação espiritual de cada mensagem que propagamos. Ao aplicar estes conhecimentos nos projetos da igreja local, a igreja expande suas fronteiras à pessoas e lugares novos, alcançando cada propósito como Igreja.

Dentre muitas outras alegrias, como voluntários, nós podemos: •

Desenvolver e aprimorar habilidades e dons;

Desenvolver senso de equipe, unidade e liderança;

Trabalhar expectativas e desenvolver um caráter moldável à feedbacks;

Desenvolver relacionamentos interpessoais, além das relações profissionais e comerciais;

Desenvolver projetos relevantes que serão aplicados, e não somente simulações acadêmicas;

Desenvolver um senso de comunidade, sendo parte de um sistema maior;

Desenvolver projetos que podem ser utilizados como Atividades Complementares nos cursos universitários.

RevistaPIB: Como se tornar um voluntário? Lessak: Essa é simples! É só fazer contato comigo pelo e-mail design@pibcuritiba.org.br ou pelo telefone 3091-4393 e logo, você estará criando, comunicando e produzindo com a gente! E então, o que acha de se alegrar com a gente, voluntariando em nossa equipe de design? Aqui tem muita grama para cortar!

Através de nossa criatividade e excelência em nossos projetos podemos desenvolver uma conexão com o Criador e com as pessoas.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

19


AÇÃO SOCIAL 20

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II


AÇÃO SOCIAL Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

21


ACONTECE NA PIB 22

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II


1. Levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus; 2. Amar e servir ao próximo; 3. Fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

Presidente: Pr. Paschoal Piragine Jr. Pr. Adoniran dos Santos Melo Pr. Adriano Fogaça dos Santos Pr. Anselmo José R. Alves Pr. Antônio Lopes Pr. Artur Paupitz Pr. Daniel Cecil Pr. Diego Barbosa dos Santos Paz Pr. Edson M. de Andrade Pr. Eliezer dos Santos Magalhães Pr. Gerson Avena da Silva

NESTA SEMANA

NOSSOS PASTORES

NOSSO PROPÓSITO

Pr. Igor Pohl Baumann Pr. Marcílio de Oliveira Pr. Manfred E. Schwalb Pr. Michel Ferreira Piragine Pr. Nilson Vital de Oliveira Pr. Paulo Davi e Silva Pr. Ricardo Lebedenco Min. Albert M. Oliveira Filho Min. Elly Claire J. Lopes Min. Érika C. B. Massa Checan Min. Rondinely Germano Vieira Min. Tallita Vieira Barros

ANIVERSARIANTES OBS: Caso não queira que apareça o n° de seu telefone, ou perceba algum êrro nos seus dados pessoais, comunique ao Ministério de Integração da PIB, integracao@pibcuritiba.org.br, 3091-4358.

Disponivel somente para o público local

ESCALA DO CONSELHO DIACONAL

Semana

Diáconos

25/12 a 31/12 Claúdio, Isabel Muller, Soeli, Arnaldo Muller, Torquato e Antero. 01/01 a 07/01 Almir, Iwerson, Simone, Cláudio, Paulo Romano, Karlis Krulis, Arnaldo Jr.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

23


NESTA SEMANA

ATIVIDADES Contas para Depósito de Dízimos e Ofertas CNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

Banco do Brasil Ag 1869-4 CC 5045-8

Banco Santander Ag 2133 CC 13001130-2

Bradesco Ag 2369 CC 16-7

Caixa Econômica PIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 003 ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

Itaú Ag 3835 CC 33218-4

HSBC Ag 0054 CC 38242-41

24

Todos os dias 06h..... | Encontro de oração Domingo 09h30 | Escola Bíblica: Discipul. e Form. Espiritual 09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos) 09h30 | Escola Biblica em Inglês 09h30 | Embaixadores do Rei 10h30 | Culto Matutino 10h30 | Culto em Inglês 10h30 | Culto dos Juniores 17h | Mensageiras do Rei 19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos) 19h | Culto Vespertino Segunda-feira 13h30 | Espaço Mulher 14h | Curso de Tricô, Crochê e Pathwork 19h45 | Culto dos Advogados Cristãos (Recesso) 20h | Culto dos Atletas Terça-feira 14h | Mulher Cristã em Ação 19h30 | Encontro de Homens (Recesso) 20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino 20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

Quarta-feira 13h30 | Oficinas Maturidade 14h | Culto Maturidade 15h | Células Maturidade 16h30 | Coro Maturidade 20h | Culto de Oração Quinta-feira 15h | Culto da Vitória 15h | Estudo Bíblico em Inglês 19h | Discip. e Form. Espiritual 19h30 | Montanhistas de Cristo 20h | Surfistas de Cristo Sexta-feira 09h | Amor Exigente Grupo Conexão Um. 18h | Discipul. e Form. Espiritual 19h30 | União de Adolescentes 20h | Amigos em Cristo (quinzenal) Sábado 15h30 | Ensaio Conj. Celebrai 17h | Ensaio Coral A. B. Deter 17h | Culto dos Surdos 18h | Discipul. e Form. Espiritual 19h30 | Culto dos Jovens 19h30 | Culto Jovens Adultos 19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)


CLASSIFICADOS E ANÚNCIOS

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail comunicacao@pibcuritiba.org.br | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista.

ANUNCIE SEMANALMENTE COM UMA IMAGEM NESTE ESPAÇO

entre em contato com comunicacao@pibcuritiba.org.br ou pelo telefone (41) 3091-4321

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

25


CLASSIFICADOS E ANĂšNCIOS 26

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II


CLASSIFICADOS E ANÚNCIOS

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail comunicacao@pibcuritiba.org.br | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista. VENDE-SE

• Palio Celebration 2010. Cinza, 4p,

completo. R$ 24.300 liesel@mps.com.br Liesel, 9964-1924

PRECISA-SE

• Tosador c/ experiência em tesoura e Aux. Serv. Gerais q goste de animais. PetSecret - Carolina, 9829-5237 • Assist. Adm/Financeiro, c/ exp. em

contas a pagar e receber, folha de pag. Leila, 9981-4728. • Assist. Adm c/ inglês fluente e espanhol, c/ exp. em importação. Leila, 9981-4728. • Supervisor de Vendas, conhecimento em equip. de lavanderia industrial. Leila, 9981-4728.

ALUGA-SE

• Sala para Profissional da Saúde no Batel, R. Buenos Aires, 444. Renata,

9975-7593 | rebuquera@hotmail.com

SERVIÇOS

• Atendimento Psicológico p/ adolescentes, casais e família. Dra. Renata,

9975-7593 | rebuquera@hotmail.com • Atendimento Domiciliar - Fisioterapia e Estética Corporal /Facial. Dra. Diana Manso, 9833-8960 • Atend. psicológico: crianças e adultos. Carla Melo, 9209-6600. • Equilíbrio Financeiro Cursos e Palestras Finanças Pessoais. 3618-2379 equilibriofinanceiro.com.br • Planos de Saúde: Unimed, Clinipan, SulAmérica., Amil, Sandra 9964-3235 | 9224-7300 | saneali@hotmail.com • Seguros online - cote e tire dúvidas: www.balestrinconsultoria.com.br

ANUNCIE AQUI RAPIDAMENTE COM UM TEXTO CURTO entre em contato com comunicacao@pibcuritiba.org.br ou pelo telefone (41) 3091-4321

ANUNCIE SEMANALMENTE COM UMA IMAGEM NESTE ESPAÇO

entre em contato com comunicacao@pibcuritiba.org.br ou pelo telefone (41) 3091-4321

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de dezembro de 2011| Ano II

27


Revista PIB - 25/12/11  

Revista semanal da PIB

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you