Issuu on Google+

Revista PIB Distribuição gratuita - venda proibida

Primeira Igreja Batista de Curitiba 25 de Março de 2012 | Ano III | Edição 13

Teologia do Bambu p.03

Faça as pessoas se sentirem bem p.13

O Abraço da Vitória p.20


Grande abraço

ÍNDICE EM FOCO 03 CHAMADO EM AÇÃO 04 HOMENS

VIDA EM CÉLULAS- 07 AÇÃO SOCIAL 08 EDUCAÇÃO CRISTÃ

10

JUVENTUDE 11 CONGREGAÇÕES 12 HOMENS 13 MULHERES 14 DESTAQUE 16 TESTEMUNHO 18 AÇÃO SOCIAL 19 CONSTRUÇÃO 20 ACONTECE NA PIB 21 NESTA SEMANA 23

A Redação

ANOTAÇÕES 24

Caso queira fazer criticas, elogios, ou enviar seu testemunho nos escreva: jornalismo@pibcuritiba.org.br

ANÚNCIOS 26

Primeira Igreja Batista de Curitiba

Campus PIB Vila Sandra

Campus PIB Campo Largo

Contato (41) 3091-4347 | www.pibcuritiba.org.br

Contato (41) 3373-6770 | pibcuritiba.org.br/vilasandra

Contato (41) 9885-0606 | pibcuritiba.org.br/campolargo

Rua Bento Viana, 1200 - Batel | Curitiba, PR | CEP 80240-110

Rua João Dembinski, 2069 - Cidade industrial

Rua Manif Júlio, 445 - Bairro Caratuva

Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Curitiba, PR | CEP 81230-000

Campo Largo, PR | CEP 83608-230

Direção de Comunicação Albert Martins Oliveira Filho Secretaria Geral Tânia Regina Plaza Machado dos Santos Redação Kelly Oliveira Projeto Gráfico e Direção de Arte Israel Trancoso Lessak Capa e Diagramação Carolina Lima Ribeiro Revisão Ismael Carrenho Impressão e Acabamento Editora e Gráfica Cromos Número de tiragem 2.800 exemplares.

REVISTA PIB | Ministério de Comunicação Contato (41) 3091-4321 | comunicacao@pibcuritiba.org.br

2

05

VIDA CRISTÃ 06

EXPEDIENTE

EDITORIAL

Uma das experiências mais marcantes que tive com Deus foi em um bosque, em um período de meditação na Palavra. Após ler a Bíblia, comecei a conversar com Deus, falava a respeito do meu desejo de ser uma missionária que pudesse ter tantas experiências com Ele como as pessoas que eu admirava tiveram: Loren Cunningham, Bráulia Ribeiro, Jim Stair, entre outros. Contava, e expressava para Ele meu entusiasmo com as história de fé, e que desejava viver aquilo também. Na empolgação da minha conversa fui interrompida por Ele: “Filha minha, o que vale mais: experiência ou intimidade? Não desejo que busque, apenas, experiências, porque elas são passageiras. Quero desafia-lá a buscar intimidade, porque isso sim trará mudanças e transformações na sua vida.” Saí daquela conversa refletindo, e todos os dias ia para aquele bosque em busca dessa intimidade, que não fazia ideia de como deveria construir. Passado alguns anos em conversar com amigos comecei a compartilhar meus momentos com Deus, e nesse instante descobri que tinha grandes histórias, que se tornaram lindas experiências geradas em intimidade com meu Pai. Você deseja viver experiências em intimidade com seu Senhor e Criador? Você sabe para quê você foi criado? Sabe o real propósito da sua existência? Leia o Destaque dessa semana e comece hoje uma nova história com Ele. Na sessão Em Foco, conheça a teologia do Bambu. Escrito pelo Pr. Alexandre Sombrio, ele relata a capacidade que temos em nos adaptar a muitas situações, e por meio da teologia do bambu explica muita coisa que fará você refletir sobre situações de sua vida.... Veja também o feedback da reunião de domingo passado, com os líderes pretos, da campanha Abraço da Vitória. Quem veio poderá, nessa matéria relembrar o que foi discutido; já quem não pôde vir, terá a oportunidade de ficar por dentro das decisões dessa reunião. Isso e muito mais, aproveite e fique por dentro de tudo que acontece na PIB.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III


EM FOCO

A teologia do Bambu por Pr.Alexandre Sombrio

Nos últimos versículos de Filipenses, Paulo revela ainda mais o elo profundo entre ele e os irmãos de Filipos. Ele se alegra porque o zelo dos irmãos novamente se renovou por ele. No momento de dificuldade de Paulo, aqueles irmãos serviram para ele de apoio, renovação e sustento. Os versos que mais impactam neste trecho final são os de onze a treze. Neles, o apóstolo revela o seu segredo de contentamento. Como se contentar em qualquer situação e não se deixar dominar pelas preocupações? Em primeiro lugar, pela capacidade de adaptação a qualquer situação. Paulo diz:“Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância” (v.11). Essa capacidade de se adaptar me faz lembrar de um conceito: a resiliência.  Segundo dicionário Aurélio, resiliência é a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal deformação elástica.  Na área da psicologia, ela pode ser descrita como a capacidade que uma pessoa tem de adaptar-se positivamente em situações adversas. Podemos inferir que Paulo era resiliente. Temos um exemplo de resiliência na natureza: o bambu. A maneira como ele se adapta às situações

adversas pode ser utilizada como analogia para a nossa vida cristã. Quando a tempestade vem e os fortes ventos atingem o bambu, sua capacidade de adaptação permite que se enverguem completamente sem se quebrar. Pode-se dizer que ela literalmente se “prostra” quando expostos a condições adversas. Quanto mais as dificuldades da vida nos atingem, mais precisamos nos prostrar perante o Senhor, para que Ele nos ajude a vencê-las. Em segundo lugar, a possibilidade de vencer as dificuldades se manifesta quando reconheço a força que Cristo me dá. Filipenses 4.13 diz:  “Tudo posso naquele que me fortalece”. Ou seja, com o poder, força e capacidade que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação. Posso estar bem alimentado ou com fome, com muito ou com pouco (v.12), não importa, com Jesus tenho a convicção de que posso enfrentar qualquer coisa. Outra coisa relativa ao bambu e que dá a capacidade de resistência a ele são seus nós. Neste caso podemos parafrasear que o bambu não tem “eus”, tem “nós”. O cristão que consegue enxergar Cristo como suficiente é aquele que aprendeu a se dobrar perante o Senhor e a viver em comunidade.  Esta é a teologia do bambu!

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

3


CHAMADO EM AÇÃO

Viagem Missionária Por Daniele Veloso

Dia 11/03 o Ministério de Surdos esteve em Viagem Missionária para a Igreja Batista Verdade, em Ponta Grossa – PR. Estivemos num grupo de 22 pessoas, entre surdos e intérpretes, viajamos com as 2 kombis da igreja e mais dois carros particulares. A viagem foi tranquila.

4

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

Fomos recebidos com um saboroso café da tarde e até mesmo no pós culto também nos serviram um gostoso lanche. A mensagem do Pr. Adoniran, realizada em Libras e sendo traduzida por Sandra, proporcionou uma experiência vivenciada pelos Surdos a todo momento. Fora a mensagem, tivemos três apresentações em Libras, sendo que uma delas foi apresentada pelos Surdos, sinalizando a música Agnus Dei.


por Ministério de Homens

Objetivo Homem ao Máximo é um curso disponibilizado pela Universidade da Família que revela o plano de Deus a respeito da identidade e responsabilidades do homem. Aborda o propósito de Deus para a vida dos homens e da sua família, seu relacionamento com a esposa e a bênção de ser um bom pai para seus filhos.

Conteúdo O livro “Homem ao Máximo” aborda os seguintes temas: -O que nos impede de atingir todo o nosso potencial nos negócios, no casamento, no relacionamento com os filhos, em tudo? -Discussão sobre “problema x pecado”; “a sabedoria humana x a sabedoria divina”. -Deus nos deu “dez ordens ou simples sugestões?” Quais são estas ordens? -Como é o seu relacionamento com os filhos? -Qual o estilo de liderança do homem no lar? -Há um sacerdote na casa? -O que precisa mudar? -Como lidamos com a culpa? -Que imagem você tem de você? -Consequências de pais ausentes ou pais indiferentes! -Como renovar o casamento? -Homens imaturos ou meninos adultos ... -Vá até à cruz

Dinâmica do curso -Grupo de até 10 homens (solteiros também são bem vindos!) -12 reuniões semanais de aprox. 2 horas de duração -Ler o(s) capítulo(s) do livro

HOMENS

Curso: Homem ao Máximo

-Ler e fazer o estudo da Apostila -Compartilhar na próxima reunião -Formatura com testemunhos e entrega do Certificado para os participantes assíduos -Treinar um vice líder para ser líder e multiplicador do curso -Incentivar as esposas a realizarem o Curso “Mulher Única”

Materiais e custos -Livro “Homem ao Máximo” de Edwin Louis Cole -Apostila “Homem ao Máximo” adquirida da Universidade da Família (UdF) pelo líder do curso (não é vendida em livrarias!) -Os materiais são encomendados pelo líder do curso na UdF e entregues aos participantes na 1ª reunião. Estes deverão pagar o material até a 2ª reunião. -Custo do curso = custo dos materiais = R$ 50,00 (ref. ao livro e apostila).

Duração -O curso Homem ao Máximo tem a duração de 12 semanas (1 encontro semanal). Local: PIB - Sala 202 Dia de semana: 3as. Feiras Horário: 19h30 às 21h30 Início: 03/04/2012

Líder e Inscrição Eugen Wagner Líder dos casais da PIB, estará ministrando o estudo para este grupo. Inscrição: Francine, 3091-4358 familia@pibcuritiba.org.br Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

5


VIDA CRISTÃ ANOTAÇÕES

PEDIDOS DE ORAÇÃO

25 – ASSEMBLÉIA PIB “Nosso propósito é levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo, e fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo” Ore para que, no dia de hoje, os líderes que estão colocando seus nomes à disposição da obra de Deus, possam sentir-se capacitados por Ele para o desempenho da função e o cumprimento do nosso propósito.

26- ATLETAS DE CRISTO Ore por este ministério que visa apoiar os atletas na sua carreira profissional, vida pessoal e principalmente espiritual, auxiliando na sua formação como um discípulo de Jesus. Os cultos acontecem nas segundasfeiras às 20h.

GRUPOS DE ORAÇÃO Sentinelas de Oração Domingos, das 9h às 10h30 e 18h às 18h45 Quartas-feiras, das 9h às 11h Jardim de Oração | Diná: 9997-0495

28 – MINISTÉRIO JOVEM Clame ao Senhor pelos jovens que têm como objetivo promover a comunhão entre si, atuando nas diversas áreas sociais da igreja. Peça a Deus proteção em todos os momentos de suas vidas. Clame pelos líderes.

29 – PLANTÃO PASTORAL Ore para que o mover do Espírito de Deus abençoe cada seminarista ou pastor de plantão. Peça a Deus que conceda sabedoria para que possam auxiliar as pessoas que os procuram.

30 – ÁFRICA DO SUL Interceda por este país. Peça a Deus direção e acompanhamento nos projetos implantados. Que as sementes possam brotar, produzindo um grande efeito no povo. Clame para que os líderes africanos possam ser fortalecidos e comprometidos no evangelho.

31 – AGRADECIMENTO Ore com todo o ser agradecido pelo sangue que Jesus derramou na cruz, foi por mim e por você, para que todos nós pudéssemos desfrutar da salvação eterna.

Para refletir “Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda” (Salmo 127.1)

6

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

Professores do Ensino

Quintas-feiras das 13h às 13h30 edcrista@pibcuritiba.org.br

Projeto Débora

(pais intercedendo por seus filhos)

Quartas-feiras, 14h Jardim de Oração Odete: 3528-9405/8885-8204 Esposas orando por seus maridos Terças-feiras, 14h | Salãozinho

Clamor Jovem Sábados, 18h | Quarta-feira às 22h30. Dalieni Wosniak, 9208-4652 Famílias

Orando pelo Brasil Pr. Gerson e Maria José | 9154-0084 Pare tudo e ore diariamente às 12h Orando pelos Funcionários Orando pelas Células Isabel Muller Todos os dias às 6h Pr. Alvo Orando pela Construção Aos sábados 6h Orando pelos muçulmanos Quintas-feiras, 18h Jardim de Oração Pr. Fernando e Cristina

27 –  MINISTÉRIO DE CÉLULAS Interceda pelo mover do Espírito de Deus na próxima campanha. Ore para que as casas das famílias da PIB se transformem em grupos menores e recolham com amor todos os participantes das células. Ore pelo pastor Marcilio, responsável por este ministério.

Participantes Escola Bíblica

Pedidos de Oração por e-mail Jovens (Helen): clamorjovem@pibcuritiba.org.br RIVI (Daura): ministeriooracao@pibcuritiba.org.br

NÓS CREMOS DEPRESSÃO A depressão é uma doença caracterizada por sintomas como mudanças de humor, distúrbios de sono, perda de interesse nas atividades cotidianas, degradação de auto-estima. Ela é diferente de melancolia ou tristeza profunda, é uma alteração nos neurotransmissores do sistema neurológico. Ela afeta várias pessoas no mundo inteiro, especialmente aqueles que a desconhecem e/ou não realizam tratamento adequado. A Bíblia não nega o problema do sofrimento humano, ela mostra que Deus pode curar quem sofre, mas muitas vezes, ele opta em caminhar junto com a pessoa se apresentando a nós e consolando para que sua presença e amizade sejam suficientes. “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu salvador e o meu Deus” (Sl 43.5). “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus, creiam também em mim” (Jo 14.1). Dúvidas? noscremos@pibcuritiba.org.br


VIDA EM Cร‰LULAS Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Marรงo de 2012| Ano III

7


AÇÃO SOCIAL 8

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III


AÇÃO SOCIAL Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

9


EDUCAÇÃO CRISTÃ 10

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III


MULHERES JUVENTUDE Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Marรงo de 2012| Ano III

11


CONGREGAÇÕES

UMA SÓ IGREJA. MUITOS LUGARES DE INFLUÊNCIA. Nós acreditamos na Igreja. Sabemos que o Reino de Deus não se resume a grupos divididos, buscando cada um agradar ao Senhor por si só, mas que todos somos um, vivendo só por Um.

É sob esta perspectiva que nós, da Primeira Igreja Batista de Curitiba, buscamos expandir as fronteiras do Reino, alcançando e cuidando de pessoas que não estão próximas a nós. São os Campus e as Congregações: iniciativas em que a nossa igreja pode estar mais perto de diversos outros bairros e cidades, apoiando suas atividades e auxiliando em suas necessidades locais, com nossa estrutura e ministérios de apoio, para que todo o Reino cresça.

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

CRISTO REINA R. Guaçui, 5502 Sitio Cercado - Bairro Osternack 81.935-080 (41) 3564-5048

VILA DA FÉ R. Cel. Pretextato Pena Taborda Ribas, 599 – Sta. Quitéria 80.310-260 (41) 9154-9559

DA BÊNÇÃO R. Arapongas, 1393 Pinhais 83.326-250 (41) 8407-6757

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

DA PAZ Av. João Franco, 1.233 - Contenda 83.730-000 (41) 9626-0709

JOGO DA VIDA R. José Milek Filho, 1084 - Vl Feliz Almirante Tamandare 83.505-000 (41) 9154-0159

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

DO FAROL R. Rio Tiête, 357 - Iguaçu I - Faz . Rio Grande 83.820-000 (41) 9976-3188

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

BARRA DAS ORDENANÇAS Interior de Prudentópolis (42) 8845-2689

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

PÉROLA DO OESTE Av. Brasília, s/nº – Pérola do Oeste,PR (46) 3563-3934

CRISTO VIVE Trav. Clotilde dos Santos Gomes, 19 Centro Prudentópolis,PR 84.400-000 (42) 8838-4675

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO PRANCHITA R. Parnaíba s/no, Caixa Postal 08 (46) 8407-1970

SANTO ÂNGELO R. Antunes Ribas, 579 – Centro Santo Ângelo,RS (55) 8124-1021

PLANALTO R. Curitiba, 311 – Centro Planalto,PR 85.750-00 (46) 8407-1970

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

WENCESLAU BRAZ Av. Avelino Vieira, 52 - Centro Wenceslau Braz,PR 84.950-000 (41) 9129-8044

AMPERE R. XV de Novembro, 1675 – Centro Ampere,PR 85.640-000 (46) 9901-7571

PARTENON R. Tenente Alpoin, 145 – Partenon Porto Alegre,RS 91510-710 (51) 3319-4020

CAMAQUÃ R. Boa Ventura Soares, 304 Camaquã,RS 96.180-000 (51) 3737-7190

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO

REALEZA R. Padre Fernando Zanchet, 2410 – Realeza,PR (46) 9901-7571

DIONÍSIO CERQUEIRA R. Henrique Brasil de Quadros 320 Centro – Dionísio Cerqueira,SC (49) 8849-2028

PRESÍDIO FEMININO Av. Bento Gonçalves 1515 Ap 1105 A Porto Alegre,RS 90650-000 (51) 9405-4773

BOTUVERÁ R. André Wilson Colzani, 100 Centro - Botuverá,SC (41) 9670-1522

PIB CURITIBA CAMPUS

CAMPO LARGO R. Manif Júlio, 445 – V. São Luis Campo Largo 83.608-230 (41) 9222-6030

PIB CURITIBA CAMPUS

VILA SANDRA R. João Dembinski, 2069 – ao lado do Lar Ebenezer - CIC (41) 3373-6770

Primeira Igreja Batista de Curitiba | Evangelismo e Missões (41) 3091-4315 | missoes@pibcuritiba.org.br

12

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III


por Professor Menegatti

Achei que para hoje seria muito oportuna uma reflexão sobre como estamos tratando as pessoas, especialmente aquelas que se encontram mais próximas de nós. Talvez seja a hora de percebermos o quanto precisamos mudar, renovar nossa mente (Rm 12:2), a fim de colher bons frutos em nossa vida.

Leia a fábula abaixo, a qual disponibilizamos em nosso site, e tire suas próprias conclusões, lembrando apenas de cuidar com o que faz e fala às pessoas. Isso faz uma enorme diferença.

HOMENS

Faça as pessoas se sentirem bem

Boa leitura e fique sempre com Deus.

Faça as pessoas se sentirem bem Quando eu ainda era um  menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho, muito duro. Naquela noite longínqua, minha mãe pôs um prato de ovos, linguiça e torradas bastante queimadas, defronte ao meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o fato. Tudo o que meu pai fez, foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola. Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geléia e engolindo cada bocado.  Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse: “ Amor, eu adoro torrada queimada...” Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse: “Filho, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada... Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém.   As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir”. (fábula extraída do site – www.menegatti.srv.br)

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

13


MULHERES

365 dias para viver, escolhendo viver um dia de cada vez por Ministério de Mulheres

Fernanda, 30 anos, administradora, recém contratada numa grande empresa, reclama de dor de cabeça constante, cansaço, palpitações. O diagnóstico médico não revela um fato clínico definido. Possivelmente trata-se de “stress”. Como assim? Afinal ela começou a trabalhar há pouco tempo e, na verdade, está realizando seu super sonho, depois de enfrentar uma seleção rigorosa. O que esses sintomas têm a ver com seu grande momento? Vitória acaba de dar à luz a um lindo bebê. Que delícia! A realização do casal e de toda a família. No entanto, tem sofrido com os constantes pesadelos, que a mantém em tensão o dia todo. O que é isso? Não seria esse o momento de estar exultante de alegria?

14

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

Juliana, 55 anos, acaba de se divorciar, após 30 anos de casamento. Sente-se esgotada, após tantas tentativas de reconciliação. Sofre de insônia e crises de ansiedade. Essas mulheres, com histórias e momentos de vida diferentes, vivem algo em comum. Estão sofrendo. E este sofrimento independe da realidade observável, mas sim daquela que está subjacente, às vezes invisível. Ou seja, há dentro delas um conflito, uma dor emocional, não racional e lógica, mas ligada a conteúdos internos, que pedem atenção e cuidado. Entender o que se passa dentro do ser humano sempre foi um desafio. Afinal o homem é um ser complexo, com dimensões bio-psico-social-espiritual. O que o afeta em uma área pode refletir em outra. Pesquisadores têm estudado o que leva pessoas a somatizarem, ou seja, a canalizarem para sintomas físicos, como dores, por exemplo, situações inicialmente captadas e vivenciadas na dimensão emocional.


Nosso organismo tem seus próprios mecanismos de proteção. Seja por meio da negação, postergação, evitação, somatização.

Na verdade, a ansiedade não deveria ser a vilã da história. Afinal ela foi investida, primeiramente, com uma finalidade de preservação e sobrevivência. Acionada em momentos de tensão, para preservação da nossa vida. Podemos lembrar dessa companheira, como amigável e bem vinda alertando-nos em casos de perigo, em que precisamos de adrenalina para tomar atitudes rápidas e protetoras. Quem não lembra de uma cena em que se viu correndo ao ouvir um sonoro latido de cachorro?

Buscar ajuda também é indicado. Em algumas situações será importante a avaliação de profissionais, incluindo medicamentos e psicoterapias.

Entretanto, a ansiedade pode se tornar crônica, e portanto patológica, quando não está relacionada diretamente a uma situação de perigo eminente, mas permanece acionada, de modo difuso e generalizado. Essa ansiedade tem imposto ao nosso organismo danos físicos e psicológicos, às vezes por períodos extremamente prolongados. E de uma forma tão nefasta, que em muitos momentos não conseguimos sozinhos nos desvencilhar dela.

Lembrando-se que só suportamos viver um dia de cada vez. Planejar, organizar, cuidar: sim. Controlar situações e pessoas ou tentar prever o futuro e o desconhecido: impossível! Essa pretensão só nos acarreta mais ansiedade e conflito, gerando doenças.

Entretanto, o enfrentamento ainda é o melhor meio de superação. Entrar em contato com as situações que despertam a ansiedade patológica pode facilitar a criação de mecanismos pró-ativos e mais eficazes.

Sem excluir estas alternativas, o relacionamento social é um elemento satisfatório. Buscar amigas, pessoas vivendo situações semelhantes, conversar, trocar experiências, são movimentos saudáveis, que exercitam nosso cérebro, e nos ajudam a superar problemas.

“As pressões externas vivenciadas no dia a dia, associadas às próprias cobranças, inseguranças e inquietações, transformam a ansiedade em uma doença, com manifestações físicas e emocionais.”

As repercussões da ansiedade patológica no organismo atingem vários órgãos e sistemas de nosso corpo: o cérebro, com manifestações como insônias, depressão; o coração, com arritmias e hipertensão; a respiração, com alergias e hipo ou hiper ventilação, o sistema gastrointestinal, com dificuldades de digestão, e até podem causar problemas de pele, como no caso das urticárias e demartites atópicas. Como enfrentar essa tensão patológica, geradora de “stress”? Como identificar e combater a ansiedade crônica e suas repercussões, que tem nos aprisionado a tantos problemas físicos e emocionais, com os quais convivemos diariamente, e para os quais muitas vezes nos sentimos impotentes?

MULHERES

Existe um aliado dos estados de sofrimento por pressão social: a ansiedade. A ansiedade é personagem conhecida num mundo de exigências e desafios, onde impera a competitividade e onde a humanidade está em segundo plano. As pressões externas vivenciadas no dia a dia, associadas às próprias cobranças, inseguranças e inquietações, transformam a ansiedade em uma doença, com manifestações físicas e emocionais.

Atenta para a realidade e pensando em oferecer um serviço de ajuda às mulheres, o Ministério de Mulheres da PIB Curitiba tem oferecido um espaço privilegiado de conversa e trocas entre pessoas que vivenciam situações geradoras de conflito e ansiedade. Por meio de grupos de apoio os participantes podem falar sobre suas experiências de vida, e ouvir relatos de outras participantes, propiciando recursos para enfrentamentos e busca de soluções.

Os grupos ocorrem às segundas, terças, quartas e sextas, das 19h30 às 21h, e é necessário fazer a inscrição, escolhendo o tema do grupo.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

15


DESTAQUE

Por que você existe? por Kelly Oliveira

O que vem à sua mente quando você lê a palavra INTIMIDADE? Você já parou para pensar que uma das primeiras experiências que vivemos é a definição completa e perfeita dessa palavra tão pequena? Pense.....descobriu? Não, então vou ajudar. No ventre de sua mãe, lá você permaneceu durante 9 meses, sendo alimentado por emoções, e as mais intensas sensações. Nesse período você recebeu cuidado, amor, sentiu por meio de toques, vozes e canções uma ligação extraordinária com sua mãe e o seu pai. E, essa foi a sua primeira experiência em intimidade com ela. Após o nascimento o choro, mas em seguida, nos braços de sua mãe, uma calma sem explicação te envolve. O medo que te fez gritar, e abrir seus pulmões para receber o oxigênio, vão embora, e enfrentar essa nova fase parece fácil, porque você sente de novo aquela ligação gerada no ventre da sua mãe. Ao olhar no dicionário o real significado de intimidade, descobri que ela tem como uma de suas definições: essencial. Percebi nesse instante que essa palavra está intrinsecamente ligada a intimidade, ou seja, essa é uma condição principal, e indispensável na vida do ser humano. Posso ir mais longe, nessa reflexão, e afirmar que Deus permitiu que passássemos por esse processo para que nascêssemos sabendo que fomos criados para viver constantemente em intimidade. Até aqui descobrimos que a primeira lição que Deus desejou que aprendêssemos é o valor da intimidade. Agora a segunda lição é tão pura e perfeita como a primeira. Vamos permanecer no mesmo exemplo: você na versão bebê. Quando você nasceu, não nasceu com um repertório de informações, e uma

16

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

percepção aguçada de mundo. Você nasceu frágil, desprotegido, sem conhecimento nenhum, inocente, entre outras coisas. Mas, todas essas fragilidades no início da sua vida só foram permitidas para que você jamais esquecesse a segunda lição que Deus queria te ensinar: dependência. Você nasceu para viver em intimidade e dependência. Isso é tremendo! Na Bíblia podemos ler, nos primeiros capítulos de Gênesis, a descrição de um cenário feito cuidadosamente pelas mãos de Deus com o propósito de gerar um relacionamento com Sua criação. Eu, particularmente,admiro e gosto muito desse livro pois ele revela a identidade da criação humana, e o real propósito da existência do homem. E quero, junto de ti, refletir em algumas passagens bíblicas: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.


DESTAQUE E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.” Gênesis 1:26-31 Nessa passagem vemos revelado, em suas linhas, o doce e nobre caráter de Deus. Mostra que Ele sentiu grande prazer e alegria em criar o homem à Sua imagem e semelhança, aponta que Ele fez o homem para reinar com Ele diante da Sua obra e grande criação. Revela que em Seu coração o egoísmo e orgulho não encontram espaço. “Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar.” Gênesis 2:19-21 No versículo 19 vemos a confirmação da alegria de Deus em compartilhar com o homem a responsabilidade de gerenciar a criação. É possível ver Deus chamando o homem e dando a ele a tarefa de listar e dar nome a tudo que Ele tinha criado. E que, desde o início de tudo, o objetivo maior de Deus foi chamar o homem a viver em intimidade; afinal, você não confia ou divide com estranhos, segredos ou objetos de valor, não é verdade? Assim foi com Deus, olhando nos olhos e confiando a nós, Seus filhos, criados à Sua imagem e semelhança, a administração dos Seus sonhos e planos para a Sua criação.

que Deus deseja que o homem permaneça: ao Seu lado. E, mesmo quando Adão e Eva pecaram, desejando ser conhecedores do bem e do mal, Deus não suportou a ideia de ter longe de si Seus filhos. Nesse instante Jesus se manifestou dizendo que seria o Resgatador, o único caminho e única verdade, garantindo assim vida eterna ao homem, ao lado do seu Pai e Criador. (João 14:6 ) Mas, como atingir esse objetivo? Eu sou convertido, mas nunca ouvi a voz de Deus, como é isso?Qual o caminho que tenho que seguir para alcançar isso? Não fique preocupado, as primeiras lições precisam ser relembradas e guardadas em seu coração. Segundo, buscar viver essa intimidade com dependência total do seu Senhor. Terceiro, oração. Me acompanhe nessa redescoberta da intimidade com Cristo nas próximas edições. Mas, já vou adiantando que uma oportunidade já lhe está sendo apresentada: 40 dias orando como Jesus. Adquira seu livro, e juntos vamos entender a importância dessa campanha e como ela pode mudar e transformar muitas coisas na sua vida. Até a próxima edição!

A Bíblia vai mostrar, o tempo todo, o caminho

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

17


TESTEMUNHO

Livre dos conceitos distorcidos e da bulimia adaptado por Kelly Oliveira

A vontade de emagrecer a qualquer custo, e ser aceita tanto pela sociedade quanto por mim mesma, era o que eu pensava toda vez que induzia o vômito após uma refeição. A maior tortura era olhar no espelho! O sentimento era de raiva, e ela me dominava. Por mais que evitasse, o espelho mostrava o que eu não queria ver: Eu não me amava. As lágrimas, o medo e a solidão também me cercavam, ficava inconformada em ser como eu era. Arrancar o meu corpo e colocar outro no lugar era o meu maior desejo. Desde pequena senti-me rejeitada pelos meus colegas e amigos, que zombavam da minha aparência e faziam brincadeiras que me ofendiam. Atitudes que continuamente causaram feridas em mim e que demoraram para cicatrizar. Mesmo sendo cristã, fazia isso comigo mesma e, dia após dia, eu sentia culpa. Descobri com o tempo que essa era uma das maiores armas que o inimigo usa para prejudicar nosso relacionamento com Deus, porque dessa forma ficamos longe da Sua maravilhosa Graça. A culpa nos paralisa a tomar atitudes de mudanças e nos prende no pecado, nos afastando sempre da luz. Na verdade, eu achava que Deus não se importava comigo, que Ele estava nos bastidores, longe de mim.

“A maior tortura era olhar no espelho! A raiva me dominava e por mais que evitasse, o espelho mostrava o que eu não queria ver: Eu não me amava.”

18

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

A decisão de parar veio após uma conversa que minha mãe teve comigo, assim que ela descobriu tudo o que estava acontecendo. Então eu vi a luz novamente, e junto com Deus e meus pais consegui lutar contra as algemas que me aprisionavam. A fé voltou, porque descobri que não estava sozinha e que era amada por Deus e meus pais. Fui ao médico, comecei a praticar exercícios, fazer dieta, e nessa trajetória descobri o meu valor. Perdi 24 quilos e me redescobri. A bulimia e o Bullying ficaram no passado, e hoje vivo a melhor fase da minha vida. Agradeço a Deus porque hoje sei que Ele nunca deixou de acreditar em mim, mesmo quando deixei de acreditar n’Ele, e também aos meu pais que me apoiaram e foram a perfeita manifestação do amor de Deus por mim. Você se identificou com a minha história? Quero dizer que independente do problema que esteja passando, não queira assumir o controle porque as consequências podem ser mais graves do que imaginamos. E se estiver pensando demais em estética, tome cuidado pois tudo começa muito camuflado, como uma vaidade normal de mulher ou da juventude. Procure ajuda, e corra para Deus porque n’Ele você achará seu valor. E por fim, garanto: devocional é o remédio para conceitos distorcidos.


AÇÃO SOCIAL Este anúncio deve ter deixado você curioso(a); afinal, poucos sabem o que significa P.R.I. mas agora você, finalmente, poderá saber o que é, e como poderá se envolver. Airton Mussi (45) trabalha na Hamaya como supervisor da área comercial e ajuda na assessoria da diretoria. A empresa tem como objetivo voltar todas as suas atividades para a reciclagem de materiais, em especial metais ferrosos e não-ferrosos, eletrônicos e equipamentos de informática. A Primeira Igreja Batista, junto a Hamaya, decidiram fazer uma parceria; em entrevista, Mussi explica um pouquinho a respeito dessa campanha. Revista PIB: O que é, e como surgiu essa campanha e parceria com a PIB ?

Mussi: Produtos Recicláveis de Informática Revista PIB: Qual o objetivo? Mussi: Coletarmos produtos (PRIs) que estão sem destinação ambientalmente adequada, gerar receita, cumprir o nosso papel socioambiental . Revista PIB: Como irá funcionar? Mussi: A PIB será nosso ponto de coleta, o espaço encontra-se ao lado da pista de skate em baixo de um toldo verde; a coleta será auto gerenciável, e determinaremos junto à Ação Social (Vivian) o procedimento referente a logística. Revista PIB: O que podemos doar?

Mussi: Essa campanha é uma ferramenta de informação institucional com foco no mercado de atacado (empresas) e varejo (comércio, consumidor final) que encontram-se sem conhecimento quanto ao procedimento para descarte de PRIs !

Mussi: Torres de computador, notebooks, monitores, placas eletrônicas, HDs e aparelhos celulares...

“PRIs é um mercado inexistente no Brasil”. Essa campanha surgiu da vontade de ajudar e distribuir renda. A entidade (PIB) desfruta de um conceito importante junto à comunidade, transparência e seriedade, vindo ao encontro dos objetivos da Hamaya. Diante dos fatos observados surgiu interesse comercial, como oportunidade de negócio.

Mussi: As placas serão exportadas para o Japão para extração dos metais existentes (ouro, prata, paladium), cumprindo com a cadeia produtiva da logística reversa. As torres e monitores serão exportados para os países asiáticos, para reutilização.

A princípio um trabalho de prospecção comercial, tendo em vista a quantidade de membros que a congregação reúne toda semana. Tivemos a oportunidade de apresentar a Hamaya e a ideia da Campanha em uma das reuniões mensais dos pastores, e tivemos aprovação unânime.

Revista PIB: O que acontecerá com esses produtos que serão entregues a vocês?

Revista PIB: Como funcionará a parceria entre vocês e a Primeira Igreja Batista? Mussi: Uma parceria para conscientização sobre sustentabilidade ambiental. Na prática a igreja divulga, agrega e coleta os PRIs, nós compramos e destinamos os resíduos sólidos corretamente, com emissão de Certificado Ambiental.

Revista PIB: O que significa P.R.I.?

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

19


CONSTRUÇÃO No dia 18 de março aconteceu às 17h a primeira reunião com os líderes pretos, integrantes da Campanha Abraço da Vitória, na Capela da PIB. Na reunião estavam presentes aproximadamente 40 pessoas que tinham o objetivo de planejar a melhor forma de garantir o funcionamento da campanha. Nessa tarde, algumas orientações e decisões foram entregues aos líderes, e você pode ajudar o líder do seu grupo na realização de algumas tarefas que foram entregues a eles nesse dia; afinal, estamos todos juntos nessa grande conquista. Segue abaixo ideias para transformarmos esses planos em ações efetivas: 1.Camisetas A pedidos, será produzido camisetas da campanha. Aguarde que em breve elas estarão no stand da construção, e na primeira edição todos que quiserem poderão fazer pedidos sob encomenda. 2.Encaminhe as fichas do seu grupo! As fichas serão preenchidas por quem deseja participar da campanha, após o preenchimento ela deve ser entregue para o seu líder de grupo, ou no stand da construção, gazofilácio ou equipe da tesouraria ( para Anne).Mas, ajude o líder do seu grupo a não esquecer de enviar essas fichas, porque por meio delas poderemos atualizar a planilha de controles da campanha. Lembre-se que o placar começa nessa semana. Mais um motivo para nos ajudar com a devolução das fichas.

20

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

3. Cantinas, almoços, jantares, etc. Os grupos que desejarem ajudar nessas iniciativas terão duas etapas: Agendar seu evento com o Yochinori Tanaka . Ele será o gestor desses eventos e encaminhará para divulgação nos canais de comunicação da igreja. A segunda etapa é contactar David Fehrmann (marketing@abasc.org.br). O Ministério de Comunicação também está disponível para apoiar na divulgação, criação de embalagens e demais necessidades. 4.Demais eventos Você é criativo? É uma pessoa de contatos? Aqui você tem liberdade para sugerir, e até promover iniciativas, em prol da construção, que serão coordenadas com os pastores ou líderes ministeriais da competência ou natureza do evento. Por exemplo uma apresentação musical em prol da construção deve ser alinhada com o Pr. Paulo Davi, de Artes e Adoração. Um competição esportiva com mesmo fim seria com o Min. de Atletas, Pr Anselmo. 5. Entrega de materiais Precisamos que os líderes que ainda não receberam seu kit completo, retirem no Ministério de Comunicação. Isso pode ser agendado com a Tânia (comunicacao@pibcuritiba.org.br, 3091 4321). Conheça a placa da campanha na contra-capa da Revista. Saiba quem são, e como está o andamento de cada grupo do Abraço da Vitória.


Na qualidade de Presidente da PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE CURITIBA e ASSOCIAÇÃO BATISTA DE AÇÃO SOCIAL DE CURITIBA - ABASC, venho convocar os membros e delegados para a Assembléia Ordinária, tendo como pauta principal a eleição e posse da Nova Diretoria, com vigência para o biênio 2012 - 2014, que será realizada no dia 25 de março de 2012, pela manhã, em 1º Turno e dia 01 de abril de 2012, pela manhã e noite, em caso de 2º e 3º Turnos, nas dependências da Primeira Igreja Batista de Curitiba.

ACONTECE NA PIB

CONVOCAÇÃO

Pr. Paschoal Piragine Júnior - Presidente.

INAUGURAÇÃO No domingo, dia 18 de Março, foi inaugurado o primeiro andar do prédio Ed. Cristã de nossa igreja. Visite, conheça e usufrua da nova estrutura. Para as famílias a grande novidade: Banheiro família.

ENCONTRO DE HOMENS Dia: 27/03 (terça) às 19h30 Tema: “Relacionamentos com propósito” Ministrado por Ricardo Somaggio Local: Capela da PIB

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

21


ACONTECE NA PIB 22

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Marรงo de 2012| Ano III


Contas para Depósito de Dízimos e Ofertas CNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

Banco do Brasil Ag 1869-4 CC 5045-8

Banco Santander Ag 2133 CC 13001130-2

Bradesco Ag 2369 CC 16-7

Caixa Econômica PIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 003 ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

Itaú Ag 3835 CC 33218-4

HSBC Ag 0054 CC 38242-41

Todos os dias 06h..... | Encontro de oração Domingo 09h30 | Escola Bíblica: Discipul. e Form. Espiritual 09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos) 09h30 | Escola Biblica em Inglês 09h30 | Embaixadores do Rei 10h30 | Culto Matutino 10h30 | Culto em Inglês 10h30 | Culto dos Juniores 17h | Mensageiras do Rei 19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos) 19h | Culto Vespertino Segunda-feira 13h30 | Espaço Mulher 13h30 | Assessoria Jurídica Gratuita 14h | Curso de Tricô e Crochê 19h45 | Culto dos Advogados Cristãos 20h | Culto dos Atletas Terça-feira 14h | Mulher Cristã em Ação 14h | Curso de Patchwork 19h30 | Encontro de Homens 20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino 20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Quarta-feira 13h30 | Oficinas Maturidade 14h | Culto Maturidade 15h | Células Maturidade 16h30 | Coro Maturidade 20h | Culto de Oração

NESTA SEMANA ACONTECE NA PIB

ATIVIDADES

Quinta-feira 15h | Culto da Vitória 15h | Estudo Bíblico em Inglês 19h | Discip. e Form. Espiritual 19h30 | Montanhistas de Cristo 20h | Surfistas de Cristo Sexta-feira 09h | Amor Exigente Grupo Conexão Um 18h | Discipul. e Form. Espiritual 19h30 | União de Adolescentes 20h | Amigos em Cristo (quinzenal) Sábado 15h | Assessoria Jurídica Gratuita 15h30 | Ensaio Conjunto Celebrai 17h | Ensaio Coral A. B. Deter 17h | Culto dos Surdos 18h | Discipul. e Form. Espiritual 19h30 | Culto dos Jovens 19h30 | Culto Jovens Adultos 19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

23


ANOTAÇÕES 24

Pregador:____________________________ Tema: ______________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III


Presidente: Pr. Paschoal Piragine Jr.

1. Levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus; 2. Amar e servir ao próximo; 3. Fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

ANIVERSARIANTES

Pr. Adoniran dos Santos Melo Pr. Adriano Fogaça dos Santos Pr. Alexandre Sombrio Pr. Anselmo José R. Alves Pr. Antônio Lopes Pr. Artur Paupitz Pr. Daniel Cecil Pr. Diego Barbosa dos Santos Paz Pr. Edson M. de Andrade Pr. Eliezer dos Santos Magalhães Pr. Gerson Avena da Silva Pr. Igor Pohl Baumann

Pr. Leandro Sonda Pr. Marcílio de Oliveira Pr. Manfred E. Schwalb Pr. Michel Ferreira Piragine Pr. Nilson Vital de Oliveira Pr. Paulo Davi e Silva Pr. Ricardo Lebedenco Pr. Thiago de Souza Carvalho Min. Albert M. Oliveira Filho Min. Elly Claire J. Lopes Min. Érika C. B. Massa Checan Min. Rondinely Germano Vieira Min. Tallita Vieira Barros

NESTA SEMANA

NOSSOS PASTORES

NOSSO PROPÓSITO

OBS: Caso não queira que apareça o n° de seu telefone, ou perceba algum erro nos seus dados pessoais, comunique ao Ministério de Integração da PIB, integracao@pibcuritiba.org.br, 3091-4358.

DISPONÍVEL SOMENTE PARA O PÚBLICO LOCAL

escala do conselho diaconal

Semana

Diáconos

25 a 31/03

Iwerson, Almir, Simone, Cláudio Dominguez, Paulo Romano, Karlis Kruklis, Arnaldo Jr.

01 a 07/04

Natanael Avelino, Luiz Roque, Sandra, Sabino, Sonia, Marlene.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

25


ANÚNCIOS

VENDE-SE • Terreno 1000m², Boqueirão. R$750mil. Geraldo, 9978-4660 | 3045-9121 geraldoamorim@vendemaisimoveis.com.br • Flauta Transversal seminova, A.W.Armstrong Elkhart (americana) mod. 104 s 8 4247. R$800,00 | 9183-7859. • Apto 73m² em Santos/SP, Litoral Sul, próx. à praia. Ótima localização e bem conservado. Airton, 9935-6006. • Restaurante buffet por quilo. Negociação de sociedade, em parte ou integral. 3013-3780 após 19h. • Chácara em Mandirituba, 2 alqueires, casa de alvenaria, mina de água, açude, com animais. Antonio, 8801-1288 | Gislaine, gislainecaetano@yahoo.com.br • Palio Fire 04/05 básico, prata, pneus novos, aro 15, R$ 15.500,00. Tamara, 9641-1504.

ALUGA-SE • Consultório montado p/ profissional da área da saúde no Batel (próx. à PIB), disponibilidade de vários períodos. Renata, 9975-7593. • Quarto grande mobiliado c/direitos. Água Verde. 3026-4062 | 8801-6630.

PRECISA-SE

SERVIÇOS

CRÉDITO

a

a

(1 A 10 )

PARCELA REDUZIDA a

(APÓS A 10 )*

PARCELA 100% DO VALOR

R$ 42.396,80

R$

213,75

R$

171,35

R$

226,12

R$

80.000,00

R$

468,89

R$

388,89

R$

526,67

R$ 100.000,00

R$

586,11

R$

486,11

R$

658,33

R$ 200.000,00

R$ 1.172,22

R$

972,22

R$ 1.316,67

*Parcela calculada com contribuição de 70% do fundo comum até a contemplação, quando será recalculada. Prazo de 240 meses para créditos de 42.396,80. Prazo de 180 meses para créditos de 80 mil a 200 mil reais. Valores e condições poderão sofrer alterações sem aviso prévio. LIGUE AGORA PARA A REPRESENTANTE AUTORIZADA

MICHELE MENDES 3287.6623 | 8476.4471

Av. 7 de Setembro, 5870

www.comprecomconsorcio.com.br

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação. comunicacao@pibcuritiba.org.br A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista.

26

PARCELA REDUZIDA

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

EN RES TANT EP

E

• Produtos Herbalife. Eliane, 8442-6323 | 9627-5501. Cartões débito e crédito. • Atendimento psicológico: crianças e adultos. Carla Melo, 9209-6600. • Consórcio de imóveis, automóveis e caminhões. Opções de crédito entre R$ 7.700 a R$ 300.000, Paulo, 9616-7934 . paulounilance@gmail.com • Pequenos reparos, hidrául., elétrica, pinturas, forros, pisos, mont. de móveis. Luiz, 9235-7407 | 3013-3780. • Planos de Saúde Vendas: Amil, Unimed, Clinipan, SulAmérica. Sandra, 99643235/9224-7300 | saneali@hotmail.com • Fonoaudiologia. Atend. partic. e convênios. Melissa, 9981-0939. • Fisioterapia Domiciliar: Reabilitação Cardíaca, Pulmonar e Neurológica (crianças e adultos). Simone, 8889-6165. • Acompanhante p/pessoas que precisam ir às compras, passeios, médicos, etc. Neide, 9950-5361 • Locação de van e ônibus para eventos como turismo, feiras, viagens familiares. Edo, 3081-0592 / 9122-2698 | edo.adir@ hotmail.com

CONSÓRCIO ADEMILAR. INVESTIMENTO SEGURO, FUTURO TRANQUILO.

R

• Doméstica/mensalista p/ 2 pessoas, paga-se bem. Água Verde. Berenice, 9859-3300

AU

TORIZADO

Abertura e encerramento de empresas. Serviços contábeis para empresas, condomínios, igrejas e aposentadoria. Consultoria contábil e fiscal. IRPF 2012 - Não deixe para a última hora, agende um horário com um de nossos contadores

41 3354 9900 - marcelo@stanley.cnt.br

Rua Mateus Leme, 5352, Abranches, 82210-290, Curitiba, PR


Primeira Igreja Batista de Curitiba | 25 de Março de 2012| Ano III

ANÚNCIOS

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail comunicacao@pibcuritiba.org.br | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista.

27



Revista 25/03/12