Issuu on Google+

Revista PIB

Distribuição gratuita - venda proibida

Primeira Igreja Batista de Curitiba 17 de Junho de 2012| Ano III | Edição 25

Tragédias e Deus

Não se conforme

Provações de Jó

p. 03

p. 14

p. 19


EDITORIAL

A Revista PIB está semana trata em especial na sessão Destaque um tema que interessa a muito. Quantos de nós, em meio as tragédias, não questionamos: “Onde está Deus?”. Particularmente já ouvi de pessoas próximas: “Se Deus existe por que Ele permite tantas coisas aconteçam no mundo?”.

ÍNDICE EM FOCO 03 CHAMADO EM AÇÃO 04

Fato é que andar com fé em meio as lutas é o maior de todos os desafios, isto porque, essa batalha é interna e exige de nós forças além da capacidade humana para continuar na caminhada da vida. Mas, não se pode negar que Deus em toda Sua soberania tinha plena consciência que a humanidade enfrentaria todo tipo de luta decorrente da escolha de Adão e Eva no jardim do Edem. Movimento por seu amor Ele prometeu inúmeras vezes em Sua palavra que jamais deixaria seus filhos abandonados.

VIDA CRISTÃ 06 VIDA EM CÉLULAS 07 AÇÃO SOCIAL 08 EDUCAÇÃO CRISTÃ 11 DESTAQUE 12

Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 2 Coríntios 12:8-10

FALANDO NISSO 14 ACONTECE NA PIB 15 CONSTRUÇÃO 16 ESPECIAIS 18 PALAVRA 19 INFANTIL 20

Não deixe de ler nessa domingo as sessões: Em Foco, Destaque e Palavra e descubra por meio desses artigos o quanto Deus não abandona aqueles que o amam.

INTEGRAÇÃO 22 ACONTECE NA PIB 23 NESTA SEMANA 26

Veja também em Ação Social a história do jovem Roberto Nitschke e sinta-se convidado para participar do Jantar Beneficente em prol da Campanha Levanta Roberto que acontecerá no dia 23 de Junho, participe. Veja, e entenda mais sobre o a ação da Sopa Solidária, e leia os depoimentos dos participantes dessa equipe. Isso e muito mais, feito para você A todos uma ótima leitura! A Redação

ANOTAÇÕES 27 NESTA SEMANA 28 CLASSIFICADOS 29 Você quer levar a RevistaPIB para a sala de espera do seu consultório, salão de beleza, fábrica, escritório? Encomende um lote de revistas para levar. Comunicação 3091- 4321 | 3091-4412

Campus PIB Vila Sandra

Campus PIB Campo Largo

Contato (41) 3373-6770 | pibcuritiba.org.br/vilasandra

Contato (41) 8805-8568 | pibcuritiba.org.br/campolargo

Rua João Dembinski, 2069 - Cidade industrial

Rua Manif Júlio, 445 - Bairro Caratuva

Curitiba, PR | CEP 81230-000

Campo Largo, PR | CEP 83608-230

REVISTA PIB | Ministério de Comunicação (41) 3091-4321 | comunicacao@pibcuritiba.org.br

2

Direção de Comunicação Albert Martins Oliveira Filho Secretaria Geral Tânia Regina Plaza Machado dos Santos Redação Kelly Oliveira Projeto Gráfico e Direção de Arte Israel Lessak Capa e Diagramação Carolina Lima Ribeiro Revisão Daura Stofella Impressão e Acabamento Nova Gráfica Tiragem 2.800 exemplares.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

EXPEDIENTE

Primeira Igreja Batista de Curitiba Contato (41) 3091-4347 | www.pibcuritiba.org.br Rua Bento Viana, 1200 - Batel | Curitiba, PR | CEP 80240-110 Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h


EM FOCO foto por Bernart Casero

Tragédias e Deus Somos acometidos por diversos sofrimentos causados por todo tipo ação em nosso meio. Violência e desastres naturais, entre outros, mas, esse cenário não atinge apenas nosso país. Há um tempo atrás, li a respeito de uma onda de frio que provocou caos na Europa, Estados Unidos e China. O governo da Austrália decretou estado de emergência. No Haiti, pessoas perderam suas casas, parentes e  amigos, após um terremoto. Em menos de um minuto começaram a vagar pelas ruas que se transformaram em um   gigantesco campo de refugiados, onde milhares de pessoas gritavam ao mundo  pedindo água, comida e medicamentos. Diante desses eventos, imagino que você possa ter algumas perguntas:  Onde está Deus? Por que Deus permitiu? Deus poderia ter evitado? Será que Deus  não viu o que iria acontecer?  Uma das coisas mais difíceis para nós, que somos cristãos, é conciliar t  ragédia com graça e providência de Deus. Estas perguntas vêm ao nosso coração  nestes momentos e não são fáceis de responder, mas podemos lidar com elas dentro de algumas das verdades ensinadas pela Palavra de Deus: “No mundo tereis aflições, mas não se desanimem, eu venci o mundo”. – Por causa de Jesus as tragédias não determinam o fim de nossas vidas.  Elas podem até determinar o fim dos nossos corpos, mas não fim das nossas vidas! Porque Jesus está vivo, Ele nos socorre e não nos deixa vencidos pela dor para sempre. (João 16:33)

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” – Nenhuma  tragédia nos dominará permanentemente, Deus sempre nos trará uma saída,  conforto e esperança, (Salmo 30:5b  3). Deus é soberano para mudar o curso da história e de acontecimentos. Ele  reina absoluto sobre todas as coisas e tem poder absoluto sobre tudo. ( Apocalipse 4:11 e Tiago 5:16-18).  “Deus faz escolhas segundo seu propósito” - Deus poderia ter impedido, mas em sua soberania não o fez,  segundo o seu propósito. (Romanos 9.13-24) “Deus responde as orações segundo seu propósito” Efésios 3.20 “Deus conforta e cura a dor de seus filhos” Salmo 147.3  “Deus nos sustenta em toda tribulação” II Coríntios 1.4  “Deus em sua atuação soberana deixa-nos entender algumas coisas e outras não” - Deuteronômio 29.29  Nestes momentos, nossa âncora tem que estar firmada em alguém superior a nós,  que tenha todo o poder sobre todas estas coisas, que seja nosso abrigo. Mais  do que isto, alguém que, além de ter o controle sobre tudo, tenha o amor para  nos ouvir e andar conosco no meio da tribulação. Este alguém só pode ser Deus!

Adoniran Melo Pastor Min. de Especiais

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

3


CHAMADO EM AÇÃO

Chamando as coisas que ainda não são como se já fossem... O ato de orar parece ter como um dos principais alicerces o chamar as coisas que ainda não são como se já fossem. De pedir que o que é não seja mais. De dar à realidade espiritual mais peso do que à material. De ver com os olhos da fé. De trazer a existência o que ainda não pode ser visto com os olhos naturais.

4

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012


Preciso voltar um pouco e relatar algo que aconteceu há cerca de três semanas. Fui ao Brasil numa viagem rápida para resolver coisas do projeto e outras de caráter pessoal. Deus providenciou a passagem (uma irmã muito especial me abençoou com suas milhas). O tempo lá foi bom, produtivo, resolvi muita coisa em pouquíssimo tempo (fiquei menos de vinte dias). Quando voltei aos Estados Unidos, tive um problema sério na imigração. Eles me deram apenas dois meses de permissão para estar no país e escreveram em meu passaporte que não posso pedir extensão ou mudar meu visto, justamente as duas coisas que preciso fazer para ficar aqui e liderar o treinamento missionário em setembro. A advogada da JOCUM me disse para ignorar o que está escrito e pedir a extensão mesmo assim. Estes dias, tenho orado e pedido discernimento sobre o que fazer. No último dia em que estava no Brasil, uma das líderes da igreja orou por mim e lembrou-se de quando Paulo havia sido apedrejado, jogado para fora da cidade e dado como morto (At 14). Os discípulos foram até onde Paulo estava, ele se levantou e voltou para a cidade. A irmã chorou enquanto orava e eu, naquele momento, sinceramente não conseguia ver o que me mandaria para fora da cidade! Agora está bem mais claro! O que vivi na imigraçao foi bem real e espiritual para mim. A oficial foi muito rude e passou a linha de abuso de poder. Ela tentou limitar a minha entrada aqui de todas as formas. Hoje, com toda esta situação diante de mim e com a dificuldade dos obreiros que trabalham comigo, em levantar o sustento necessário para vir, senti-me desafiada por Deus a chamar as coisas que não são como se já fossem.

Na prática, o que isso significa? Orei como se tudo que vamos fazer nas nações já fosse real. Orei pelos missionários chegando, o treinamento acontecendo, eu com meu visto podendo coordenar esta escola. Orei pelas novas equipes saindo para lugares onde o Evangelho nunca foi pregado, pessoas ouvindo a Palavra pela primeira vez, o sobrenatural de Deus acontecendo, igrejas nascendo ali. Orei pelo grupo intercedendo e adorando em nações onde o nome de Jesus ainda não é conhecido. Por nossa equipe, servindo pessoas necessitadas e sendo a mão e a boca de Deus em muitas e diversas ocasiões. Orei por pessoas sem esperança recebendo esperança e por destinos sendo mudados. Pela presença de Deus tão forte conosco e vidas sendo totalmente transformadas.

CHAMADO EM AÇÃO

Em 2002, eu estava terminando a Escola de Missões Estratégicas na JOCUM. Na época, meus pais compraram um apartamento em Curitiba. Porém, levou três anos para que eles realmente viessem de Recife e se mudassem para o apartamento. Lembro-me de ter ido lá algumas vezes. O lugar não era nada atraente, tudo no cimento cru, feio e frio. Eu orava, chorava e pedia a Deus por minha família. Em minhas orações, chamava aquele lugar de lar, de nossa casa. Pedia fervorosamente que Deus os trouxesse. Algumas vezes declarava que eles eram bemvindos, pois aquela seria a casa deles e seria um tempo novo. Eu não sabia exatamente o que orava, mas posso afirmar que, desde quando meus pais se mudaram para Curitiba, temos visto, como família, a provisão de Deus de uma forma surpreendente. Hoje o Senhor me lembrou de minhas orações no apartamento, onde as coisas eram sem forma e sem cor. Senti-me desafiada a orar da mesma forma por outros tópicos: meu visto, a vinda da equipe de missionários que trabalha comigo e as nações que vamos alcançar.

Orei com convicção declarando que, a despeito das dificuldades com o meu visto, mesmo se tiver de sair do país e voltar novamente, apesar da dificuldade com o sustento dos missionários e nossas batalhas e desafios, creio que Deus está nos ouvindo e Sua reposta vai muito além da realidade visível. Quando orava pelo apartamento de meus pais, não sabia se eles teriam dinheiro para terminá-lo. Na realidade, não tinham. Mas agora olho e vejo algo além de paredes pintadas, piso colocado, eletrodomésticos e ambientes decorados. Vejo a fidelidade de Deus em todos os cômodos. Ele fez do ambiente bruto, cru e frio, um lar aconchegante, acolhedor e de novos começos. Queridos, quero animá-los a, apesar das lutas e dos fatos diante dos seus olhos, juntarem-se a mim em Deus, chamar as coisas que ainda não são como se já fossem. Em outras palavras, tenhamos fé, a despeito da situação. Ele não disse que seria fácil, mas que estaria conosco todos os dias (Mateus 28). Uma coisa eu sei: Ele é imutável e fiel! Não digo isso como uma super mulher que não sofre ou teme. Todos passam por momentos de crise e me senti bastante vulnerável nesta. Mas desejo continuamente escolher colocar minha fé nEle! Escolho lutar, mesmo quando não consigo ver as coisas que ainda não são, e escolho viver como se elas já fossem. Por isso resolvi escrever. “A fé é a firme certeza das coisas que se esperam, é a evidência daquilo que ainda não vemos” Hebreus 11:1. Prosssigamos expandindo o Reino de nosso Pai! Conto com suas orações. Grande abraço.

Giane Paiva Missionária

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

5


VIDA CRISTÃ

PEDIDOS DE ORAÇÃO 17

Templo

Clame pela proteção de Deus pelo nosso templo. Ore para que o Seu Santo Espírito possa percorrer todos os locais deste templo, envolvendo com Seu poder todos os presentes nos cultos.

18

Ministério de Esportes

Ore por este ministério. Clame ao Senhor que os lideres possam servir como instrumentos do Espírito Santo, através do esporte, conquistando pessoas para o Seu Reino. Ore pelo Pastor Anselmo, pelo Rondinelli, Anderson e todos os voluntários.

19

Embaixadores do Rei

É uma organização missionária criada com o objetivo de desenvolver o caráter cristão de meninos de 9 a 16 anos. No Brasil, a organização existe desde 1948, quando foi criada a primeira “embaixada”, na Primeira Igreja Batista da Tijuca, no Rio de Janeiro. Hoje é coordenada pelo Departamento Nacional de Embaixadores do Rei (DENAER), e filiada à União de Homens Batistas do Brasil, uma entidade (Junta) da Convenção Batista Brasileira. Na PIB as reuniões acontecem aos domingos às 17h30. Orem por esta organização, pelos lideres, pelos meninos e por mais integrantes.

20

Enfermos

Os pedidos por enfermos têm sido muito grandes. Vamos orar para que Deus possa confortar cada pessoa enferma e seus familiares. Que sintam o mover do Espírito Santo e aceitem a vontade de Deus para suas vidas.

22

A Viagem

Ore por este acampamento. Nestes três dias próximos os jovens estarão reunidos em retiro para estudar, meditar, conviver com a Palavra de Deus. Peça que todos e todas possam receber a unção do Espírito Santo. Clame pela vida dos preletores.

23

Agradecimento

A cada dia que amanhece, agradeça pela saúde, pela força, paz e sabedoria. Agradeça pela Sua presença em nossa vida, agradeça pelos seus familiares, pela sua igreja, pelo seu trabalho. Nunca esqueça, sempre agradeça!

Para Refletir “Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus, pus a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as suas obras.” Sl 73.28

6

Sentinelas de Oração Domingos, das 9h às 10h30 e 18h às 18h45 Quartas-feiras, das 9h às 11h Jardim de Oração Diná, 9997-0495 Projeto Débora (pais intercedendo por seus filhos) Quartas-feiras, 14h Jardim de Oração Odete, 3528-9405 | 8885-8204 Esposas orando por seus maridos Terças-feiras, 14h | Salãozinho

Valentes de Oração Quartas-feiras, 18h às 20h Sextas-feiras, 18h Ana Bussato / 9184-8874 Participantes Escola Bíblica (Professores do Ensino) Quintas-feiras das 13h às 13h30 edcrista@pibcuritiba.org.br Clamor Jovem Sábados, 18h Quarta-feira, 22h30 Dalieni Wosniak, 9208-4652

Orando pelo Brasil Pare tudo e ore diariamente às 12h

Famílias Pr. Gerson e Maria José 9154-0084

Orando pelas Células Todos os dias às 6h Pr. Alvo

Orando pelos Funcionários Isabel Muller

Orando pela Construção Aos sábados 6h

Pedidos de Oração por e-mail Jovens (Helen): clamorjovem@pibcuritiba.org.br

Orando pelos muçulmanos RIVI (Daura): Quintas-feiras, 18h ministeriooracao@pibcuritiba.org.br Jardim de Oração

Mensageiras do Rei

O objetivo deste ministério é fazer com que as meninas possam ter um coração voltado para missões, orar por missões, contribuir para missões e assumir sua responsabilidade de testemunhar de Jesus Cristo. Ore para que mais meninas participem deste abençoado ministério.

21

GRUPOS DE ORAÇÃO

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

NÓS CREMOS Eutanásia Eutanásia não significa simplesmente aliviar o sofrimento de alguém que já está morrendo, como a mídia tem divulgado. Na verdade, o movimento pré-eutanásia surgiu na Inglaterra, no início do século XX, inspirado nas teorias de Charles Darwin, levadas à sua conclusão lógica: os fracos não tem o direito de viver. Porém, somente Deus, o Autor da vida, tem direito de decidir quem deve viver e quem deve morrer. Em Êxodo 20.13 lemos: “Não matarás”. A vida humana é sagrada; fomos criados à imagem e semelhança de Deus. A vida aqui na Terra é uma preparação para a eternidade, e somente Deus pode decidir de que modo será feita essa transição. “Vejam agora que Eu sou o único, Eu mesmo. Não há Deus além de mim. Faço morrer e faço viver, fei e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se de minha mão” (Dt 32:39). “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhe foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmo?” (1Co 6:19) Dúvidas? noscremos@pibcuritiba.org.br


VIDA EM CÉLULAS

Jovens Casais - célula 251 Temos uma célula de jovens casais, que começou mais ou menos em novembro de 2011, quando compreendia apenas eu, minha esposa, e mais um casal aqui da PIB, eram só os 4. Mas, desde o início, já orávamos pelos outros casais que Deus iria mandar. Nós não estávamos preocupados em quem chamar, pois sabíamos que Deus mandaria os casais que Ele quisesse. O tempo foi passando e um dia resolvemos fazer um jejum, com o propósito de preparar a célula para receber os novos. Depois disso, não demorou e neste ano Deus mandou 3 casais. Um deles, estava procurando emprego, já estava ficando desanimado. Da primeira célula que ele veio, ele fez esse pedido a Deus e nós oramos por ele, e na outra semana, no nosso encontro, ele fez questão de dar o testemunho de que já estava empregado, como supervisor numa empresa. Outro casal, está muito feliz em participar de uma célula de casais, pelas amizades novas, pelo propósito de estudar a Palavra de Deus e aprender sobre as coisas do Reino. E, agora, estão fazendo o curso de discipulado e irão se batizar em breve. Deus sabe o que faz e prepara as pessoas que Ele quer no momento certo para ser Seu instrumento.

DICA PARA O LÍDER Deus tem um plano esplendido através do qual você pode influenciar o mundo inteiro. Através da oração você pode acompanhar qualquer missionário às partes mais remotas do globo. Através da oração você pode contribuir para o ministério de qualquer pastor ou evangelista, numa igreja ou reunião evangélica, em toda a face da Terra. Através da oração você pode abraçar uma criança que sofre. Você pode tocar uma testa febril em qualquer hospital, mediando o amor de Jesus que produz cura. Então, oremos! (Toque o Mundo através da Oração – Wesley L. Duewel)

Agenda Ministério de Células Prepare-se: dia 23/06 temos o encontro das Células de Adultos! Reserve a sua agenda! Reunião de Oração todos os dias às 6 horas da manhã! Venha interceder pela nossa nação!

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

7


AÇÃO SOCIAL 8

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012


9

AÇÃO SOCIAL


AÇÃO SOCIAL O cardápio está muito bom, o refrigerante é livre. Vamos oferecer massa curta, massa longa, e massa mista. Além disso, teremos risoto, sobre-coxa de frango desossada e salada mista de folhas. E, não para por ai, teremos também um vídeo especial com o  Roberto Nitschke, sorteio de livros e muitas outras surpresas. Além de ter uma noite agradável com amigos e parentes, em um ambiente tranquilo e bonito, você estará abençoando uma pessoa que precisa. Participe! Garanta seu convite até o dia 19 de Junho!

Kelly Oliveira Min. de Comunicação

10

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

“Hoje eu me sinto um fardo, todo mundo tem todo um cuidado comigo. Se eu precisar ir em algum lugar, é um grande esforço, varias coisas precisam se mobilizar e se envolver para eu poder ir à algum lugar. Sinto falta de acordar, levantar e sair. É complicado estar paralizado do peito para baixo, a mão está afetada, mas os braços funcionam. A minha mão esquerda funciona melhor que a direita. Ainda bem que as mãos não foram completamente paralizadas. Nossa, se tivesse perdido os movimentos delas isso realmente me deixaria muito pior. Com a cirurgia o processo para recuperação será lento. No dia do acidente eu fui operado e colocaram um pino na minha cervical, e como não houve rompimento total no acidente, está no momento, com um “mal contato”, por isso que não estou andando. Através desse tratamento (A stem cell implant) eu possivelmente poderei voltar a recuperar meus movimentos. Para isso meu corpo tem que estar receptivo às células. Cada corpo tem uma reação diferente, ou seja, uma recuperação diferente. Uns ficam paralizados para sempre, outros por meio do tratamento obtiveram melhoras significativas, e essa é minha esperança.” Roberto Nitschke


EDUCAÇÃO CRISTÃ Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

11


DESTAQUE

“Neste mundo terei aflições” (Jo 6.33). A partir deste versículo e de tantos outros, além da nossa experiência cotidiana, percebemos que em nossa vida passamos por diversos momentos de turbulência. Tempos de aflição, quando, conforme o ditado popular, “não vemos a luz no fim do túnel”. Talvez uma demissão, um grave problema de saúde, a morte de alguém querido, dívidas e mais dívidas, a frustração com a sua própria vida.

O Socorro de Deus

Ser cristão não nos isenta de passar por estes momentos, mas garante que receberemos o socorro do nosso Deus gracioso. O salmo 121 não nos deixa esquecer quem é o Deus que servimos. “Elevo os olhos para os montes: De onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”. Meditando neste maravilhoso salmo, percebemos algumas características do socorro de Deus. Em primeiro lugar, é um socorro singular (v.1-2). De todos os montes da região de Jerusalém, o salmista sabia que em apenas um ele poderia achar o socorro, pois ele conhecia o único Deus, criador dos céus e da Terra. Portanto, todo o povo em sua peregrinação ao monte Sião, entoava este salmo, com os olhos fixos no único lugar onde encontrariam a salvação. Em segundo lugar, o socorro de Deus não tarda (v.34). Na região de Jerusalém os perigos eram constantes, devido as montanhas e suas pedras, onde facilmente é possível vacilar os pés e se machucar gravemente, ou até mesmo morrer. Mas o Senhor Todo Poderoso é o nosso socorro, aquele que nos vigia em todo o tempo Ele não cochila, nem dorme, e é por este motivo que não permite que nossos pés vacilem nos terrenos rochosos e perigosos da vida. Pensando nisso, eu imagino um pai, que recebe a missão de cuidar de seu filho pequeno por algumas horas, enquanto sua esposa sairá para fazer compras no mercado. Ele ajeita seu filho no centro da sala e o fica observando, enquanto assiste à televisão; mas acaba cochilando e, quando acorda, a casa está toda virada, vasos quebrados, paredes pintadas, brinquedos espalhados por todo o canto. “Nosso Deus não é homem” (Nm 23.19), e portanto não mente nem falha, não cochila nem dorme; “Ele é o único Deus, nosso socorro bem presente na tribulação” (Sl 46.1).

12

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012


DESTAQUE A terceira característica que podemos perceber neste salmo é que o socorro de Deus é constante em tempo (v. 5-6). “O Senhor é a tua sombra à tua direita”, desta forma o salmista ilustra que Deus está conosco em todos os momentos. Você já parou para perceber a sua sombra e já tentou fugir dela? É impossível! E por mais escuro que o céu esteja, por mais que deixemos de olhar para ela, nossa sombra estará sempre ao nosso lado. Quando as tribulações da vida nos afligirem, quando nossos olhos estiverem fixos nos problemas e dificuldades, olhe para o seu lado, e perceba o socorro de Deus, que é constante em tempo. A última característica neste texto é que o socorro de Deus é constante em lugar (v. 7-8). “O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”. É desta forma que o salmista encerre este cântico de peregrinação. O povo sabia que quando estivessem rumo a Jerusalém, Deus estaria com eles; e quando eles saíssem de Jerusalém, e voltassem para seus lares, Deus estaria com eles também. Sabemos que “Deus não habita em templos feitos por mãos humanas” (At 17.24), mas habita no coração de Seus filhos. Desta forma, onde quer que estivermos, Deus estará conosco. Portanto, não devemos temer o vale da sombra da morte (Sl 23.4), pois até mesmo lá Deus estará conosco.

Portanto, quando os problemas sem solução aparecerem em sua vida, confiemos em Sua Palavra, a qual nos mostra um socorro singular que não tarda, é constante em tempo e em lugar. Digamos em meio às tribulações: “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra” (Sl 121.1).

Alexandre Amin Min. de Comunicação

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

13


FALANDO NISSO

Não se conforme

Num curto espaço de tempo me deparei com situações que fazem a gente pensar e se indignar. Baseado em nossos princípios e valores cristãos, é difícil mesmo encarar certas coisas e ficar quieto. Fico envergonhado e preocupado com nosso mundo, nossa sociedade, como nós e nossos filhos precisam crescer em meio a tanta iniquidade. Na TV, no cinema, na propaganda, realmente o mundo jaz no maligno. Nem mesmo o dia dos namorados escapa. Ao contrário, na mídia em geral, a verdade é que essa é uma data com forte apelo comercial, mas que carrega um significado de sensualidade e sexo sem compromisso. E agora, de uns anos para cá, o apelo se expandiu e distorceu. Corre na internet alguns e-mails criticando a postura de uma loja de bijuterias de prata em que, ao invés das tradicionais propagandas de casais de namorados de mãos dadas, aparecem braços e mãos dadas de supostos casais homossexuais. Isso mesmo, homem com homem e mulher com mulher e o slogan: “o amor é para todos”. Poderíamos discorrer páginas sobre a sutileza do erotismo ou da homossexualidade na mídia, mas, falando sinceramente, não tem nada de sutil, é escancarado mesmo. E muitas vezes hipócrita ou totalmente incoerente. Na mesma semana que a apresentadora Xuxa ‘confessou’ sua vida e abusos sofridos quando pequena, os meios de comunicação trouxeram a tona novamente

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

o problema do abuso infantil, MAS, um seriado que supostamente ‘valoriza’ a mulher brasileira, mostrava os desejos de homens por uma garota que se passa por ‘de menor’. É muita incoerência! Ao mesmo tempo em que se critica a questão do abuso, a própria publicidade está saturada de cenas sensuais envolvendo jovens e adolescentes. Existe um filme, que apesar de não ser cristão, ajuda a entender a questão e pode servir como forma de começar o diálogo sobre a questão dentro de casa: “Confiar”. Levando em conta o ‘discernir e reter o que é bom’, o filme fala sobre a filha do casal que é vítima de um predador sexual nessas salas de bate papo pela internet. Não por coincidência, o pai da menina é um publicitário que se vê confrontado com a sensualidade presente em anúncios de modelos cada vez mais jovens, quase adolescentes. É como se o filme ajudasse a explicar que a sociedade ‘colhe o que planta’. Enfim, é muito difícil escrever sobre tudo isso em apenas uma página, ainda mais quando um comercial diz tudo em 30 segundos. Não pregamos o ódio nem a exclusão, mas sim o amor e o desejo de alcançar vidas para Jesus, não importa quem seja. Seria leviano culpar apenas os meios de comunicação. São diversos outros fatores que contam. O que não pode é a gente ficar calado e se conformar, mas sim buscar a vontade de Deus que é boa, agradável e perfeita.

Com tanto esforço sobre a questão do abuso do álcool e direção, o que você pensa ao entrar no Supermercado Condor de Santa Felicidade e se deparar com esta cena? Imagine o que é para uma criança já ir se habituando com uma garrafa de bebida, mesmo que não alcoólica?

Albert Martins Líder do Min. de Comunicação comunicacao@pibcuritiba.org.br

14

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012


ACONTECE NA PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

15


CONSTRUÇÃO

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Líderes, não esqueçam de entregar as fichas preenchidas. Isso é muito importante pois é por meio delas que atualizamos a planilha de controle da campanha. E também não esqueçam de entregar para os integrantes do seu grupo o chaveiro e o squeeze.

No último domingo deste mês lançaremos os lanches exclusivos da campanha Abraço da Vitória. Na cantina de domingo à noite, 24/6, edição exclusiva!

Presenteie quem você ama, e ajude na construção, comprando nosso chocolate Doce Abraço. Agora com nova receita, ainda mais saboroso! Oferta mínima - R$ 7,00

Squeeze Locação de carro antigo para casamentos e outros eventos. Agendar previamente. Custo: R$ 450,00.

(Garrafinha de água) Oferta mínima - R$ 22,00

Você pode adquirir o voucher no stand do Abraço.

Camisetas

Oferta mínima: R$ 22,00 16

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012


CONSTRUÇÃO

Stand Adquira este CD com a coleção de músicas cantadas pelas mulheres da PIB de Curitiba. Oferta mínima R$ 7,00

Pins PIB do Abraço da Vitória. Oferta mínima: R$ 5,00

Caneca Térmica Oferta Mínima - R$24,90

Chaveiros PIB Oferta mínima: R$ 7,00

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

17


ESPECIAIS

Fazendo a impossibilidade humana render-se à possibilidade divina Inúmeros homens e mulheres de séculos passados conseguiram a proeza de eternizar seus nomes na história, apesar de suas deficiências. Nos anos atuais muitos indivíduos também tem tido sucesso excepcional em suas vidas, mesmo com problemas limitadores. Vivenciando essas dificuldades com maior ou menor intensidade, algumas pessoas conseguiram desempenhar brilhantemente suas atividades nas sete áreas de influência da nossa sociedade: família, religião, educação, governo, mídia, artes e economia. Poderia citar alguns que marcaram nossa época :

Terezinha Aparecida Guilhermina (D.V.) atleta Paraolímpica Velocista Brasileira.

“Deus escolheu de propósito as coisas absurdas para envergonhar aqueles que pensam ser sábios. E Ele escolheu as pessoas fracas para envergonhasras que têm poder . Deus escolheu coisas que no mundo são insignificantes, que não valem nada, e usouas para aniquilar o que o mundo considera importantes.” I Co 1:26-28. 18

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

Christopher Reever (ator do filme “O Super Homem”) e autor do livro Still Me (Ainda Eu). O livro trata de uma história forte que retrata como uma pessoa consegue superar um acidente sério, que modifica completamente sua vida e como é possível encontrar novos rumos na vida. Terezinha Aparecida Guilhermina (D.V.), é atleta Paraolímpica Velocista; Verônica Almeida (D.F.), foi a melhor nadadora do mundo na sua modalidade; Nick Vujicic (D.F.), sem os dois braços e sem as duas pernas, é Palestrante Motivacional; Mas, queremos ressaltar também que existe em nosso meio homens e mulheres não muito reconhecidos, mas pessoas que têm marcado nossa geração, trazendo testemunho do que Deus está fazendo em suas vidas: Jaqueline Alexandre (D. F. ) - Adoradora de Deus; Bernard (D. F.) - Seminarista; Everson (D. V.) - Esportista (Goalball) ; Cidão (D. F.) - Missionário; Cleverson (D. F.) - o Poeta; Andrey (D.V.) - Pianista Nosso Grupo de Pagote (Além da Visão), do Ministério Especiais , e muito outros... Info: Giselda, 3091-4324 ou 3091- 4376

Giselda Murino Min. de Especiais


PALAVRA

Provações de Jó Pr. Anselmo

Texto base Jó 1.1-12 e 2.1-7

Podemos subir um degrau na nossa vida de fé observando a vida de um homem admirável: Jó. Vejamos algumas lições preciosas decorrentes de suas provações:

não acusou Deus nem atribuiu a culpa a Ele, mostrando que o Senhor era a prioridade de sua vida.

A causa do sofrimento de Jó - A Bíblia descreve um “concílio celestial”, onde Satanás acusa Jó de temer a Deus simplesmente por interesse pessoal, pois era um homem abençoado e tudo contribuía para sua felicidade. Deus provou Sua confiança no caráter íntegro de Jó.

vida?

- Será que não estamos servindo a Deus para recebermos algo dEle? - Satanás dizia que as bênçãos materiais eram a raiz da fé de Jó. Qual é a raiz da minha fé? A mente humana é limitada para entender o sofrimento – Os amigos de Jó não sabiam da dimensão espiritual do que estava acontecendo, eles vieram para consolar mas revelaram-se péssimos conselheiros: julgaram e condenaram Jó.

- Como temos reagido diante das dificuldades da

- Você consegue adorar a Deus em tempos de tribulação? Jó curvou-se diante da soberania de Deus (1.21) – Às vezes nós achamos que Deus está “falhando” e lutamos contra a Sua soberania. É como se disséssemos para Deus: “Senhor, faça a Tua vontade, desde que ela coincida com a minha e eu não sofra”. - Você tem lutado contra a soberania de Deus? - O que tem impedido você de confiar totalmente nEle? Lições para guardar:

- Você já passou por uma situação semelhante de decepção com amigos que julgaram seu sofrimento como resultado dos seus pecados?

1- Em tempo de prosperidade, mantenha-se puro! 2- Em tempos de luta, mantenha a fé! 3- Em tempo de extremo sofrimento, mantenha a piedade!

Jó era um adorador (1.20-21) – Depois de receber as notícias das calamidades, Jó prostrou-se em sinal de adoração. Jó adorava a Deus em qualquer situação, ele

Oração: Senhor, eu desejo permanecer firme e fiel a ti em qualquer circunstância da vida. Ajuda-me! Em nome do Senhor Jesus, Amém! Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

19


INFANTIL

INTRODUÇÃO

FASE DE ADAPTAÇÃO

Pois é, a fase de adaptação também acontece na igreja, você sabia? Enfrentar o novo, o desconhecido já é difícil para nós adultos, para as crianças também é. Este é um período de mudança, crescimento, desenvolvimento e amadurecimento. E a participação dos pais neste processo é fundamental. Além de tudo isto fará com que os laços afetivos entre as crianças e os pais se renovem. A criança precisa aprender a conviver em um ambiente que não estava acostumada, é uma nova realidade com várias situações diferentes.

ACAMPAMENTOS Acampa Juniores (10 a 12 anos) 9 a 11 nov. Acampa Primários (7 a 9 anos) 21 a 23 de setembro Vareda das Araucárias Almirante Tamandaré. Inscrições aos domingos no Stand, após os cultos e com a secretária do Ministério Infantil durante a semana. Carolina, 3091-4363

Nesta fase, é possível perceber alguns sentimentos na criança: - Tristeza; - Separação; - Sensação de estranheza; - Desconforto e - Ansiedade.

O QUE ESTAMOS APRENDENDO?

Por isso, é necessário tempo para que a criança aprenda a conviver com esta nova situação: organização do tempo e espaço, além de ter os “novos” adultos que estão com ela se tornarem referência. O choro é a expressão mais comum das crianças nesta fase, além dos sentimentos citados acima, tudo isso porque para ela significa a separação dos adultos que lhe dão prazer e o principal: sua segurança básica, os pais. A adaptação é uma questão de tempo. Algumas crianças passam por esse processo mais rápido, outras demoram um pouco mais. A comparação não é a melhor maneira para resolver esta situação, e sim a paciência, compreensão e incentivo. Nós do Estação 22.6 também estamos preparados para auxiliar aos pais neste desafio. DISCIPULADO Agende a entrevista do seu filho com os nossos líderes ligando para a secretaria do Estação 22.6. Esta entrevista irá auxiliar aos pais e a criança na tomada de decisão para o início do discipulado.

20 20

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

BERÇÁRIO (0 A 1 ANO E 11 MESES): Tema: Jesus cuida das pessoas Objetivo: O bebê começará a familiarizar-se com o nome de Jesus. MATERNAL (2 A 3 ANOS): Tema: Jesus ensina a orar (Oração) História Bíblica: Jesus nos ensinou a orar (Pai Nosso) PRINCIPIANTES (4 A 6 ANOS): Tema: O pecado estragou tudo Base Bíblica: Gênesis 3.8 Versículo para memorizar: “Pois todos pecaram...” Romanos 3.23 PRIMÁRIOS (7 A 9 ANOS): Tema: O pecado estragou tudo Base Bíblica: Gênesis 2.16-17:3. 1-24. Versículo para Memorizar: “Aquele que não conheceu o pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” 2 Coríntios 5.21 JUNIORES (10 A 12 ANOS): Tema: De quem vieram as ideias? (Deus é o Criador) Base Bíblica: Gênesis 1 e 2 Versículo Bíblico: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável” Salmos 51.10.


INFANTIL

PAIS E RESPONSÁVEIS DE JUNIORES (10-12 ANOS) ATENÇÃO Ensinar a Bíblia é uma grande responsabilidade e um desafio, principalmente nos dias atuais em que a mídia e o acesso à tecnologia bombardeia nossas crianças diariamente com valores contrários aos ensinamentos bíblicos. Contudo, não podemos deixar de ensinar a Palavra de Deus; devemos, sim, dinamizar a maneira de ensiná-la. Pensando nisso, o Ministério Infantil adotou em seu currículo o material “Detetive Junior”, da Série Investigar, onde doutrinas bíblicas serão ensinadas por meio de investigação, e cada Junior será instigado a examinar as Escrituras, encontrando nelas os princípios para uma vida reta. Por isso, você - pai ou responsável - deve se envolver com o crescimento espiritual de nossos juniores, adquirindo uma revista com atividades que serão realizadas nos cultos aos domingos, como devocional semanal e nas células intergeracionais. O livro está disponível na Livraria da PIB por R$7,50. Contamos com vocês!

QUERO SER VOLUNTÁRIO DO ESTAÇÃO 22.6 Ser voluntário no Estação 22.6 é muito abençoador! Por isso, para ser voluntário, você precisa preencher a ficha de cadastro da Central de Voluntários, que você pode encontrar em um dos andares do Ministério Infantil ou procurar a Central de Voluntários. Assim a Central de Voluntários entrará em contato para iniciar o processo de voluntariado. Você também pode se apresentar todo primeiro sábado de cada mês na capacitação da Central de Voluntários, no 3º andar às 14h00 (*) (*) Essa data pode sofrer alterações.

ONDE ESTAMOS Térreo - Berçário (0 a 1 ano e 11 meses) Durante os cultos de domingo, pela manhã e à noite.

ABRAÇO DA VITÓRIA O Estação 22.6 também abraçou esta causa! As crianças, juniores e voluntários também estão participando. Se o seu filho, ou se você voluntário, não está em nenhum grupo, pode começar a participar. É só trazer uma latinha de achocolatado no próximo domingo e vamos fazer um cofrinho. Durante a semana você junta suas moedinhas e traz no domingo. Vamos ajudar a construir a igreja!

Secretaria do Estação 22.6 (41) 3091-4363 kids@pibcuritiba.org.br

1º andar – Maternal e Principiantes (2 a 6 anos) Durante escolas bíblicas (domingo pela manhã) e cultos de domingo, pela manhã e à noite. 2º andar – Primários (7 a 9 anos) Durante escolas bíblicas (domingo pela manhã) e cultos de domingo, pela manhã e à noite. 4º andar – Juniores (10 a 12 anos) Durante escolas bíblicas (domingo pela manhã) e cultos de domingo, pela manhã e à noite. 6º andar – Secretaria Segunda à sexta das 09h às 12h e 13h às 18h.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

21 21 21


INTEGRAÇÃO

{o Ministério elo Como funciona

1. 2. 3.

A pessoa vai até a igreja, e em um momento no final do culto, é feito um pré-cadastro pelos voluntários do ELO.

Durante a semana, a pessoa é cadastrada no sistema, e contactada para a inclusão de mais informações do cadastro, e já é orientada a alguma das opções (célula, batismo, discipulado, central de membros)

Em um intervalo de uma semana, o ELO entra em contato com os ministérios internos que estão acompanhando a pessoa, para ver se há a continuidade do processo de integração.

Contato Ministério ELO: 3091-4366 ministerioelo@pibcuritiba.org.br

22

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012


ACONTECE NA PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

23


ACONTECE NA PIB 24

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012


OFICINA DE IMPROVISAÇÃO PARA PIANO

Depois do Congresso de Mulheres com o tema “Infinitamente mais”, agora é a vez do ABUNDANTEMENTE ALEM!

Data: 23/06, das 9h às 12h Local: Auditório da Loja ZeroDB (Av. Sete de Setembro, 3293) Investimento: R$30,00. (Destinado à campanha “O Abraço da Vitória”). Palestrante: Profª. Abigail. Info: 3091-4308 | musica@pibcuritiba.org.br

Encontros intencionais em junho! O quê: Vídeo conferência com dvd’s das ministrações da Ana Paula Valadão e Fátima Wolf - facilitadora: Érika Checan. Quando: terças, das 14h às 15h, no Espaço Mulher ESPECIAL: -22 de junho às 19h30 Jantar Missionário - Adquira convite na Livraria. -30 de junho às 15h30 Pré lançamento do XI Congresso de Mulheres. ANIVERSÁRIO SOPA SOLIDÁRIA Aniversário Sopa Solidária | 9 anos Local: Salão Social da PIB Data: 29/06 às 19h30 Cardápio: Buffet de Sopas (incluso refrigerante) Valor: R$20,00 CONVOCAÇÃO Convoco os membros do Conselho da Primeira Igreja Batista de Curitiba e os delegados da ABASC para nossa Assembleia Bimestral, dia 27 de junho, após o Culto de Oração, na Capela. Sua presença é fundamental. Pr. Paschoal Piragine Junior. Presidente PIBPOCA

De 10 a 13 anos. Data: 23/06, das 16h às 19h. Ingressos: R$ 7,00 p/ juniores e R$ 5,00 p/ convidados. Local: PIB Curitiba. Info: Lucas, 3091-4347. CURSO INTENSIVO DE LIBRAS

Data: 09 a 20 /06 (segunda a sexta). Horário: 19h às 21h. Inscrição R$ 90,00. Info: Giselda, 3091-4324. comunicarpib@yahoo.com.br

ACONTECE NA PIB

ABUNDANTEMENTE ALÉM

CÉLULAS ADOLESCENTES Você que tem 13 e 14 anos e quer se enturmar, venha participar da nossa célula. Data: todas as sexta-feiras, às 18h. Local: 3º andar. Info: Pr. Lelo, 9189-7070. AMIGOS EM CRISTO

Grupo voltado para pessoas viúvas, solteiras e divorciadas, convida para reunião. Data: 15/06, às 20h. Local: sala 301. EXPEDIÇÃO BÍBLICA

Reunião informativa: 17/06 às 17h - Na PIB. Roteiro: 2 a 14/10 - Turquia (As sete Igrejas do Apocalípse e Capadócia); 14 a 22/10 - Israel - Roteiro completo. expedicaobiblica.blogspot.com.br Info: Cleide Neto, 3501-2071 | 8802-6548. VIAGEM MISSIONÁRIA A MOÇAMBIQUE

Data: 03 a 20/10. Reunião p/ os interessados: 17/6 às 17h. Local: Sala 204. Info: Edna, 8426-6509. PAIS VOLUNTÁRIOS

Quer ser um Pai voluntário e ajudar no Min. de Adoles.? Venha para a nossa reunião! Data: 28/06/12 às 20h. Local: sala 310 (3º andar). Info: Léia, 9642-1863. CAFE COLONIAL

Café das células intergenacionais e adultos! Data: 23/06 Valor: R$27,00. Local Avenida Vicente Machado, 643. www.confeitarianeuchatel.com.br .

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

25 25


NESTA SEMANA

ATIVIDADES Contas para Depósito de Dízimos e Ofertas

Todos os dias 06h..... | Encontro de oração

CNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

Domingo 09h30 | Esc.Bíblica: Disc. e Form. Espiritual 09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos) 09h30 | Escola Bíblica em Inglês 09h30 | Embaixadores do Rei 10h30 | Culto Matutino 10h30 | Culto em Inglês 10h30 | Culto dos Juniores 17h | Mensageiras do Rei 19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos) 19h | Culto Vespertino

Banco do Brasil Ag 1869-4 CC 5045-8

Banco Santander Ag 2133 CC 13001130-2

Bradesco Ag 2369 CC 16-7

Caixa Econômica PIB: Ag 1316 CC 12900 Op. 003 ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

Itaú Ag 3835 CC 33218-4

HSBC Ag 0054 CC 38242-41

26

Segunda-feira 13h30 | Espaço Mulher 13h30 | Assessoria Jurídica Gratuita 14h | Curso de Tricô e Crochê 19h45 | Culto dos Advogados Cristãos 20h | Culto dos Atletas Terça-feira 14h | Mulher Cristã em Ação 14h | Curso de Patchwork 19h30 | Encontro de Homens 20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino 20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

Quarta-feira 13h30 | Oficinas Maturidade 14h | Culto Maturidade 15h | Células Maturidade 16h30 | Coro Maturidade 18h | Oração Adolescentes 20h | Culto de Oração 22h30 | Oração Jovens Quinta-feira 15h | Culto da Vitória 15h | Estudo Bíblico em Inglês 19h | Discip. e Form. Espiritual 19h30 | Montanhistas de Cristo 20h | Culto dos Surfistas de Cristo Sexta-feira 09h | Amor Exigente-Grupo Conexão Um 18h | Discipul. e Form. Espiritual 18h | Valentes de Oração 19h30 | Culto de Adolescentes 20h | Amigos em Cristo (quinzenal) Sábado 15h | Assessoria Jurídica Gratuita 15h30 | Ensaio Conj. Celebrai 17h | Ensaio Coral A. B. Deter 17h | Culto dos Surdos 18h | Discipul. e Form. Espiritual 18h | Clamor Jovem 19h30 | Culto dos Jovens 19h30 | Culto Jovens Adultos 19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)


_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

ANOTAÇÕES

Pregador:____________________________ Tema: ______________________________________________________________________________

27


NESTA SEMANA

NOSSOS PASTORES

NOSSO PROPÓSITO 1. Levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus; 2. Amar e servir ao próximo; 3. Fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

Presidente: Pr. Paschoal Piragine Jr. Pr. Adoniran dos Santos Melo Pr. Adriano Fogaça dos Santos Pr. Alexandre Sombrio Pr. Anselmo José R. Alves Pr. Antônio Lopes Pr. Artur Paupitz Pr. Daniel Cecil Pr. Diego Barbosa dos Santos Paz Pr. Edson M. de Andrade Pr. Eliezer dos Santos Magalhães Pr. Gerson Avena da Silva Pr. Igor Pohl Baumann

Pr. Leandro Sonda Pr. Marcílio de Oliveira Pr. Manfred E. Schwalb Pr. Michel Ferreira Piragine Pr. Nilson Vital de Oliveira Pr. Paulo Davi e Silva Pr. Ricardo Lebedenco Pr. Thiago de Souza Carvalho Min. Albert M. Oliveira Filho Min. Elly Claire J. Lopes Min. Érika C. B. Massa Checan Min. Rondinely Germano Vieira Min. Tallita Vieira Barros Min. Thais Regina de Lima

ANIVERSARIANTES OBS: Caso não queira que apareça o seu nome, ou perceba algum erro nos seus dados pessoais, comunique ao Ministério de Integração da PIB, integracao@pibcuritiba.org.br, 3091-4358.

DISPONÍVEL SOMENTE PARA O PÚBLICO LOCAL

ESCALA DO CONSELHO DIACONAL

28

Semana

Diáconos

17 a 23/06

Iwerson, Almir, Simone, Cláudio Dominguez, Paulo Romano, Karlis Kruklis, Arnaldo Jr.

24 a 30/06

Natanael Avelino, Luiz Roque, Sandra, Sabino, Sonia, Marlene.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012


ANÚNCIOS

ANUNCIE SEMANALMENTE COM UMA IMAGEM NESTA PÁGINA Entre em contato com comunicacao@ pibcuritiba.org.br ou pelo telefone (41) 3091-4321

ConsórCio AdemilAr. InvestImento seguro, futuro tranquIlo. investir - Adquira o consórcio e, contemplado, você compra imóveis para locação, formando um patrimônio sólido. reformar - Você pode reformar o seu imóvel, valorizando seu patrimônio. Poupar - Guarde dinheiro todo mês, fazendo uma poupança programada. Construir - Compre o terreno e construa sua casa.

parCela reduzIda

CrÉdiTo

a

(após a 10 )*

(1 a 10 )*

r$

parCela reduzIda

a

a

parCela 100% do valor

80.000,00

r$

468,89

r$ 388,89

r$

526,67

r$ 100.000,00

r$

586,11

r$ 486,11

r$

658,33

r$ 150.000,00

r$

879,17

r$ 729,17

r$

987,50

r$ 200.000,00

r$ 1.172,22

r$ 972,22

r$ 1.316,67

r$ 300.000,00

r$ 1.758,33

r$ 1.458,33

r$ 1.975,00

*Parcela calculada com contribuição de 70% do fundo comum até a contemplação, quando será recalculada. Prazo de 180 meses para créditos de 80 mil a 300 mil reais. Valores e condições poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Correção anual pelo INCC.

lIgue agora para

miChele mendes

Para o futuro dos filhos - Programe-se para entregar as chaves de um imóvel para seus filhos ou netos.

3287.6623 | 8476.4471 Av. 7 de setembro, 5870 www.comprecomconsorcio.com.br

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

29


ANÚNCIOS

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail comunicacao@pibcuritiba.org.br | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista. VENDE-SE • Piano Fritz Dobbert, 1994, acab. em mógno alto brilho, bem conservado. R$ 4.500,00. Elaine, 9933-4192. • Flauta Transversal seminova, A.W.Armstrong Elkhart (americana) mod. 104 s 8 4247 por $800,00. 9183-7859 | 33621570. • MONTANA Conquest 1.8 flex 2005, Prata R$ 20.500,00. Toledo, 3286-8391|9233-4007. • Vendo Renault Clio, Authentique 2004, Prata, 4 portas, Motor 1,0 16v. Felipe, 9987-0242. • Apto. 0km (entrega dez/12), padrão Thá - Boulevard 116m² priv./3Q/2G Av. Iguaçú, 3525. Entrada+financ. 9967-5909. • Apto. Cristo Rei, 3qts.,sl.,coz.,banh.,vaga p/carro, cond.baixo. R$240mil. Inez, 9174-7476. • Terreno 12x24m² c/ 2 casas. Jd. Cláudia, Pinhais. R$ 145.000,00. Emiliano, 9601-1596/3667-3772.

SERVIÇOS

• Produtos Herbalife. Aceito cartão débito e crédito. Eliane, 8442-6323 | 9627-5501. • Pão de mel artesanal, sabor variado, R$ 2,00. Encomendas para festas e congressos. Alexandre | Elaine, 33395805 | 8474-2209. • Pequenos reparos, hidrául., elétrica, pinturas, forros, pisos, mont. de móveis. Luiz, 9235-7407 | 3013-3780.

PRECISA-SE • Professor de português para produção de texto, para Fundamental II. Escola Evangelium, 3019-0753 | 3018-7468. • Empregada Doméstica Mensal. Serviços Gerais. Patrícia|Sonia, 3344-1625|9129-7411.

ANUNCIE SEMANALMENTE COM UM TEXTO NESTE ESPAÇO Entre em contato com comunicacao@ pibcuritiba.org.br ou pelo telefone (41) 3091-4321

Corte de cabelo: feminino | masculino | infantil Coloração | Mechas | Manicure | Pedicure | Depilação Sobrancelha | Maquiagem | Massagem Av. Nossa Senhora Aparecida, 582 (anexo ao Mercadorama Seminário) Aberto de 2ª a sábado - das 9h00 as 21h0

Telefone: 3077-0103 | www.cadorocuritiba.com.br

30

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012


ANUNCIE SEMANALMENTE COM UMA IMAGEM NESTE ESPAÇO

ANÚNCIOS

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail comunicacao@pibcuritiba.org.br | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista.

entre em contato com comunicacao@pibcuritiba.org.br ou pelo telefone (41) 3091-4321

Aparelhos Auditivos

Encontre aqui a solução para ouvir bem.

• Aparelhos auditivos, teste antes da compra; • Assistência técnica em todas as marcas de aparelhos; • Confecção de moldes auriculares e protetores de ouvido; • Temos pilhas para aparelho e toda a linha de acessórios; cartela de pilhas

8,00

www.phonesul.com.br

Compre o seu aparelho com

25% de desconto à vista

ou parcele em até

12x.

R. Marechal Floriano Peixoto - 228 - 18° andar - Centro - Curitiba-

(41) 3082-8361

(41) 3019-8825

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de Junho de 2012

31


Toda semana, você pode conferir como está o andanmento da campanha “O Abraço da Vitória”. Como nosso lema já diz, queremos finalizar a construção da nossa igreja, ao mesmo tempo que construímos vida em cada pessoa que participa conosco! N Ú M E R O D E P E S S O A S E N V O LV I D A S N O S G R U P O S 8 5 Úl t im a a tu a li za ç ã o : 1 4 /0 6

= 100%

01 Fabrício

26 - 30,5%

02 Almir Luiz

36 - 42,3%

03 Isabel

89 - 104%

04 Helen

1 - 1,17%

05 Sibele

13 - 15,2%

06 Antero

38 - 44,7%

07 Yochinori

1 - 1,17%

09 David

67 -78,8%

10 Jucirene

99 - 116%

11 Magno

29 - 34,1%

12 Ingo

4 - 4,70%

13 José Jacob

36 - 42,3%

14 Emanuel

1 - 1,17%

15 Igor

20 - 23,5%

16 Richard

123 - 144%

17 Izaque

2 - 2,35%

18 Elizabeth

4 - 4,70%

19 Eunice

18 -21,1%

20 Marlon

12 -14,1%

21 Aylton

34 -40%

22 Jure

21 -24,7%

23 Pedro

1 - 1,17%

24 Maristela

30 - 35,2%

25 Adoniran

70 - 82,3%

26 Natanael

6 - 7,05%

27 Roberto

36 - 42,3%

28 Matheus

9 - 10,5%

31 Alexandre S.

21 - 24,7%

32 Elaine

50 - 58,8%

34 Thiago

1 - 1,17%

35 Israel

11 - 12,9%

36 Lucas

10 - 11,7%

37 Juniores

47 - 55,2%

38 Juventude 1

77 - 90,5%

39 Victor

5 - 5,88%

41 José Mario

2 - 2,35%

42 Paulo

12 - 14,1%

43 Marcos

27 - 31,7%

44 Alvo

51 - 60%

45 Maria

24 - 28,2%

46 Gerson

15 - 17,6%

48 Yohan

1 - 1,17%

49 Eliézer

15 - 17,6%

50 Wellington

1 - 1,17%

51 Jomar

12 - 14,1%

52 Sanderson

21 - 24,7%

53 Rosaines

16 - 18,8%

54 Valdomiro

6 - 7,05%

55 Cleide

56 - 65,8%

56 Milton

21 - 24,7%

57 Sofonias

47 - 55,2%

58 Fabio

1 - 1,17%

59 Marilia

20 - 23,5%

60 Joyce

10 - 11,7%

61 Marcílio

59 - 69,4%

62 Helio

11 - 12,9%

63 Primários

9- 10,5%

64 Principiantes

1 - 1,17%

65 Maternal

1 - 1,17%


Revista PIB 17/06/12