Issuu on Google+

Revista PIB Distribuição gratuita - venda proibida

Primeira Igreja Batista de Curitiba 14 de novembro de 2010 | Edição 46


ÍNDICE EM FOCO 03 EDUCAÇÃO CRISTÃ 04 CHAMADO EM AÇÃO 05 VIDA CRISTÃ 06 VIDA EM CÉLULAS 07 ANOTAÇÕES 08

HOMENS 09 DESTAQUE 10 MULHERES 12

Tudo feito com todo carinho para você.

IDOSOS 13

A todos uma ótima leitura! Kelly Oliveira ERRATA:

FALANDO NISSO 14 ACONTECE NA PIB 15

• Na sessão Chamado em ação (edição 45, 07/novembro), o título original é “Próxima paragem: Santo Ângelo”, e não conforme publicado “Próxima parada: Santo Ângelo”. • A introdução da mesma sessão deve ser lida desta forma: Compartilhar. Assim é conhecida a nova congregação da PIB de Curitiba, do Rio Grande do Sul, trabalho que começou em Julho de 2009.

ACONTECE NA PIB 16 NESTA SEMANA 17 CLASSIFICADOS|ANÚNCIOS 19

Direção de Comunicação Albert Martins Oliveira Filho Secretaria Geral Tânia Plaza Machado dos Santos Redação Beyvi Martins • Kelly Oliveira Projeto e Direção de Arte Israel Trancoso Lessak Capa Wesley Senna Diagramação Santos Revisão Ismael Carrenho Merli Impressão e Acabamento Gráfica REVISTA PIB | Ministério de Comunicação Contato (41) 3091-4321 | comunicacao@pibcuritiba.org.br Primeira Igreja Batista de Curitiba Contato (41) 3091-4347 | www.pibcuritiba.org.br Rua Bento Viana, 1200 - Batel | Curitiba, PR | CEP 80240-110 Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h

2

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

Regina Gráfico Priscila Capital

EXPEDIENTE

EDITORIAL

Quem nunca foi impulsionado por um sonho a lutar pela conquista de um propósito? Desde a infância somos convidados pelo mundo da imaginação a criar diversas histórias. Quando adultos conhecemos o mundo como ele realmente é e os sonhos nos levam a querer buscar uma profissão, um carro, uma casa, uma família ou para outros a conquista das nações. Diversos são os sonhos e eles fazem parte da vida de todo ser humano. Segundo o Pastor Paschoal Piragine “os sonhos são como sementeira de Deus em nossos corações para a gente germinar em obra de fé”. Nessa edição você conhecerá um pouco sobre o sonho que Deus colocou no coração de um grupo de homens e como foi todo o processo de ousadia e fé na conquista desse ideal. Você também poderá saber um pouco como foi o Retiro das Congregações da PIB. O tema foi “Compromisso Radical” e esse encontro marcou de forma especial cada pessoa que esteve lá. Já o nosso “Falando Nisso” trará noticias sobre a política e como podemos proceder após as eleições.


EM FOCO

Compromisso Radical – 2° Retiro das Congregações PIB Curitiba por Pr Daniel Rocha Tôrres

Compromisso radical: estas foram as palavras que marcaram o fim de semana das congregações de Curitiba e Região Metropolitana da nossa igreja. Nos dias 05 a 07 de novembro, 317 pessoas de oito congregações participaram do 2° Retiro das Congregações da Primeira Igreja Batista de Curitiba. Foi um tempo especial na presença de Deus, no qual pudemos crescer espiritualmente, conhecer novas pessoas, nos divertir e estreitar os laços de amizade e comunhão entre as congregações. O Pr Anselmo Reichardt foi nosso preletor, nos ajudando a compreender o que significa ter um compromisso radical com Jesus, com a Sua Palavra e com a Sua igreja. Nós aprendemos que, para isso, precisamos assumir o chamado de Jesus sobre as nossas vidas, o chamado para sermos discípulos verdadeiros do Rei. Aprendemos que o discípulo de Jesus: não negocia valores; não cultua a Deus só na igreja, pois a vida dele é um culto; foi chamado para investir em pessoas, ou seja, discípulo que não faz outros discípulos não é discípulo.

O Pr Anselmo nos alertou que Deus não deu ordens diretas para fazermos encontros de oração ou grupo de homens ou adolescentes; Ele nos chamou para fazer discípulos, por mais que todas estas atividades são boas e devem fazer parte da vida da igreja. Se elas não nos conduzirem a fazer discípulos, perderam seu foco. Voltamos para as nossas congregações com dois objetivos em mente, duas paixões no coração. De sermos discípulos verdadeiros de Jesus, tendo um compromisso radical com o Rei, e sermos discipuladores, levarmos a Palavra de Deus adiante com as nossas palavras e principalmente com a nossa vida. Que Deus nos ajude nesta tarefa tão especial que Ele nos confiou. “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt 28.19-20). Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

3


EDUCAÇÃO CRISTÃ

Como posso participar dos ensinos? Basta começar a frequentar o estudo e se cadastrar diretamete com o professor responsável. Informações: no stand da Educação Cristã após os cultos ou pelo telefone 3091-4309 e-mail edcrista@pibcuritiba.org.br DISCIPULADO BÁSICO 2010 / 2011 Em dezembro/ 2010 e janeiro/ 2011 a Escola Bíblica continuará ofertando mais um ciclo do Discipulado Básico. Portanto, se você quer participar deste chamado de Deus para seu crescimento na graça de Cristo, poderá se inscrever no stand após os cultos dominicais ou diretamente com o professor em sala de aula. Somente aos domingos das 9h30 às 10h30 na sala 204. DIA DA BÍBLIA: 2º. DOMINGO DE DEZEMBRO Dia 12/12 das 9h30 às 10h30 na sala 402. Estudaremos sobre “A Bíblia como guia de transformação de vida”. Teremos outras atividades especiais. Toda Escola Bíblica participa, e convida toda igreja para este encontro. CANDIDATOS AO INGRESSO EM TEOLOGIA Quer entrar na Faculdade Teológica Batista do Paraná para se preparar melhor para a obra de Deus? Você não participou das reuniões anteriores? Então você tem uma “repescagem” marcada com o Pr. Igor Baumann no dia 18/12 às 18h na PIB. RECESSO DA ESCOLA BÍBLICA NO MÊS DE DEZEMBRO 2010 Não teremos classes de Escola Bíblica nos dias 19 e 26/12, devido ao recesso de Natal e atividades do Nataleluia 2010. As classes retornarão normalmente no dia 06/02 2011.

Escola Bíblica Missionária Durante todo mês de novembro, as classes arrecadaram

alimentos

não

perecíveis

para enviar à Igreja Batista de Possadas, na

Argentina,

juntamente

com

nossos

missionários em formação pelo Centro de Formação Ministerial. No dia 5/12 às 9h30 os alimentos deverão ser entregues na classe única de celebração da Escola Bíblica. Toda igreja pode participar!

Celebração anual da Escola Bíblica Pelas atividades realizadas em 2010 Data: 05/12/10, às: 9h30 - Sala 402. Todas as classes, professores, e formandos da Linha de Ensino. Todos adorando a Deus pelo crescimento na graça do Senhor Jesus. Aproveitamos para convidar você que ainda não participa da escola bíblica ou quer começar a participar em 2011.

PROFESSORES DAS CLASSES GENERALISTAS Se você precisar continuar sua classe durante o mês de dezembro, nos dias 19 e 26, por favor, comunique à secretaria de Educação Cristã para que possamos atender suas necessidades de sala, quadro, materiais, etc. Caso os professores não façam a solicitação até 05/12, entenderemos que irá usufruir do recesso juntamente com as demais classes.

4

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

Curso de verão da Escola Bíblica: Todo mês de janeiro de 2011. Aos domingos, às 9h30m. Sala 402. Tema: Os 10 Mandamentos. Preletor: Pr. Manfred Schwalb


CHAMADO EM AÇÃO

Giro missionário por Cleide Neto

para interagir com a comunidade. No dia 24 de outubro, foi organizado um bazar e uma Costela no Chão, evento que atraiu aproximadamente 100 pessoas. Missão Seara – Ribeirinhos da Amazônia Desafios. As secas na região do Amazonas têm prejudicado o trabalho dos missionários Laura Sabino e João Paiva. As visitas realizadas de casa em casa não estão acontecendo porque os acessos fluviais estão secos, impedindo a navegação.

Tarde Alegre na Congregação em Planalto

Congregação em Planalto Tarde Alegre. Uma parceria com a Prefeitura Municipal, Rádio Comunitária e Congregação Batista da PIB de Curitiba movimentou a cidade de Planalto, no último dia 8 de outubro. Não somente as crianças participaram, mas os pais e avós se envolveram nesta festa. O Projeto Boa Leitura reuniu muitos participantes que ouviram as histórias bíblicas, contadas pelos irmãos da igreja que se envolveram totalmente nesse projeto.

A região tem problemas sérios de pedofilia e prostituição de adolescentes; em decorrência, as escolas da região enfrentam sérias dificuldades. A missionária Laura recebeu um convite para ensinar, nessas escolas, princípios de moralidade. É uma oportunidade que ela coloca nas mãos de Deus porque esse trabalho limitaria o seu tempo de evangelismo pelas regiões, em virtude das distâncias. Retiro das Congregações Integração. Com a participação de 320 pessoas, nos dias 5 a 7 de novembro, as congregações, Vila da Fé, Cristo Reina, Vila Sandra, Da Bênção, Da Paz, Do Farol, Almirante Tamandaré e Ceifar, participaram na Chácara Esperança do retiro promovido pelo Ministério de Missões. Compromisso Radical foi o tema do encontro e os preletores foram os pastores Paschoal Piragine e Anselmo José R. Alves. PR. Valdir - Batismo nas Congregações do Pólo Sudoeste do Paraná

Pólo Sudoeste do Paraná Batismos. O dia 12 de outubro foi um momento especial que marcou as congregações de Ampere, Pranchita, Santo Antônio do Oeste, Pérola e a nova frente missionária em Santa Isabel do Oeste; oito novos irmãos foram batizados e em seguida, esse momento foi comemorado com um churrasco e uma tarde de lazer. Aproximadamente 120 pessoas participaram desse encontro que aconteceu em uma chácara da região. Congregação Vila Sandra Confraternização – Esta é uma estratégia usada pela congregação Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

5


VIDA CRISTÃ

GRUPOS DE ORAÇÃO

PEDIDOS DE ORAÇÃO 15

Celebração

Ore para que a palavra de Deus habite em cada participante do momento de celebração. Clame ao nosso Deus para que todos sejam invadidos pela Sua sabedoria, e possam cantar hinos de gratidão, receber Sua mensagem em seus corações.

16

Construção

Vamos agir como Renovo que saiu de seu lugar e foi construir o templo do Senhor (Zacarias 6.12), Ore para que possamos adquirir forças e contribuir com a conclusão do templo de nosso Deus.

17

Jantar Abasc “ O Castelo do Rei”

Sentinelas de Oração Domingos, das 9h às 10h30 Quartas-feiras, das 9h às 11h Jardim de Oração | Diná: 9997-0495 Projeto Débora

(pais intercedendo por seus filhos)

Quartas-feiras, 14h Jardim de Oração Odete: 3528-9405/8885-8204

Participantes Escola Bíblica Professores do Ensino

Quintas-feiras das 13h às 13h30 edcrista@pibcuritiba.org.br Clamor Jovem Sábados, 18h | Jardim de Oração Fernanda: clamorjovem@pibcuritiba.org.br

Esposas orando por seus maridos Famílias Terças-feiras, 14h | Salãozinho Pr. Gerson e Maria José | 9154-0084 Orando pelo Brasil Pare tudo e ore diariamente às 12h

Orando pelos Funcionários Isabel Muller

Orando pelos muçulmanos Quintas-feiras, 18h Jardim de Oração Pr. Fernando e Cristina

Pedidos de Oração por e-mail Jovens (Fernanda): clamorjovem@pibcuritiba.org.br

RIVI (Daura): Aniversariantes Catarina | 3018-7765/9186-5883 ministeriooracao@pibcuritiba.org.br

Este evento tem como objetivo envolver pessoas em prol de uma ação única: misericórdia! Clame para que Deus ilumine, e dê discernimento aos organizadores deste evento.

18

Guerra Ministério de Mulheres:

“ A mulher sábia edifica sua casa...(Pv 14:1) Deus precisa de mulheres sábias, clame por este ministério. Ore pela participação de todas as mulheres de nossas igreja nas muitas atividades que são realizadas durante a semana.

19

Somália:

Ser cristão nesse país é muito perigoso. Há relatos de cristãos que foram decapitados quando encontrados. Nossos irmãos e irmãs precisam de encorajamento e discipulado. Peça a Deus que levante líderes, e faça com que os cristãos somalis cresçam, apesar da situação de medo e perigo em que vivem.

20

Natalaleluia:

Clame ao Senhor por esta intervenção que nossa igreja faz na sociedade. O NATALALELUIA 2010. Ore pelo Pr. Paulo Davi, Talita, toda a equipe de trabalho e todos os voluntários envolvidos, para que tudo saia conforme a vontade do Senhor. Ore para que consigam transmitir aos corações o propósito de Deus para cada vida.

21

Agradecimento

A palavra de Deus nos dias em Colossenses 3.15 que devemos ser agradecidos. Cumpra este mandamento. Ore por você, para que seja sempre agradecido ao nosso grandioso Deus.

6

NÓS CREMOS

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

A questão da guerra sempre vai representar um dilema para os cristãos. Estão em jogo o amor e a justiça, a complacência e a retidão. Há na igreja evangélica três atitudes típicas em relação à guerra: o ativismo (o cristão sempre deve ir à guerra); o pacifismo (o cristão jamais deve ir à guerra); e o seletivismo (o cristão deve ir à guerra somente quando esta for uma guerra justa, em defesa da liberdade, da justiça e da paz, contra regimes e governantes extremistas que ameaçam os direitos humanos, como no caso do nazismo, por exemplo). O que aconteceria se as nações “cristãs” simplesmente cruzassem os braços e permitissem que Hitler vencesse a guerra? Seja qual for a sua opção teológica, o cristão, individualmente, tem sempre a responsabilidade de estabelecer e manter a paz. “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus “.(Mt 5.9). Versículo para memorizar: “O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão. (Sl 85.10). Dúvidas? noscremos@pibcuritiba.org.br


VIDA EM CÉLULAS por Pr. Marcílio de Oliveira

Célula: um estilo de vida Hoje eu gostaria de dizer porque eu estou em células! Há pessoas que vão às células porque fazem parte de uma visão da igreja, outras porque o pai mandou, ou por outra razão qualquer.

simples, mas cheias do Espirito Santo; e também perceber a presença de Jesus no nosso meio...sim, isso me faz querer voltar a cada semana!

Eu decidi participar porque para mim, é um estilo de vida! Fazer novos amigos, reencontrar outros, nos reunirmos para aprender juntos sobre a Palavra de Deus, cantar louvores, comer...há muitas coisas que podem ilustrar a maneira de viver em células. Mas há algo que me faz querer participar: relacionamentos que duram mais do que o programa ou evento!

Esse é um estilo de vida que eu quero para mim. E você?

Ser participante de célula não é somente ir a uma reunião ou programa semanal, mas sim, conviver com pessoas e aprender a amálas e servi-las em qualquer tempo; orar pelos pedidos de oração; fazer os discipulados, ajudando pessoas a caminharem com Jesus; ir aos pique-niques; ajudar os que estão passando por lutas; falar das minhas lutas; receber oração, incentivos e palavras de Deus, que chegam a mim através de pessoas

Música:

Descansarei Cobre-me, Com Tuas mãos Com poder, Vem me esconder Senhor Se o trovão e o mar se erguendo vêm Sobre a tempestade eu voarei Sobre as águas Tu também és Rei Descansarei pois sei que és Deus Minha alma está, Segura em Ti Sabe bem, Que em Cristo firme está

Líder: Delegue e peça compromissos dos participantes de sua célula! Se você não fizer, outros o farão e as pessoas se comprometerão com algo que pode distanciá-las de um projeto importante de Deus para as suas vidas: servir!

‘‘O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.’’ (Salmos 85.10 ).

Retiro de Células Dias: 18 a 20 de Fevereiro de 2011. As primeiras 10 inscrições ganharão um prêmio! Informações com Fernanda 3091-4342 R$ 100,00 ou 4 x R$ 25,00 Café em Células dia 20/11 às 9h. Não percam, pois esse será o último do ano!

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

7


ANOTAÇÕES

Pregador:____________________________ Tema: ______________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 8

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010


HOMENS

Ministério de Homens da Primeira Igreja Batista de Curitiba. por Pr. Manfred Ernst Schwalb

modificar-nos, não conseguiremos mudar o futuro. E quem vive um cristianismo confortável, que não lhe apresenta exigências, nunca promoverá mudanças em sua vida. Quais são os eventos que o Ministério dos Homens promove? Semanal: Encontro na terça - feira na Igreja, das 19h30 às 21h30; Grupo de crescimento na quinta - feiras. A Visão da PIB de Curitiba é o propósito do Ministério dos Homens: “Nosso propósito é levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo, e fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.” Quais são os objetivos do Ministério dos Homens? Acolher homens freqüentadores da igreja para que se sintam em casa e promover a unidade dos homens na PIB; Preparar homens para atuarem como agentes de transformação na família, na profissão, na sociedade e na igreja, alicerçados na Palavra de Deus. É um esforço permanente de motivar homens para se unirem na busca de um compromisso maior com Deus, exercendo uma liderança masculina saudável e equilibrada. Não é tão difícil encontrar homens dispostos, mas encontrar homens fiéis é muito mais desafiador. O Ministério de Homens tem três prioridades: C – Comunhão com Deus e uns com os outros. Comunhão se constrói sobre o fundamento da autenticidade, não simplesmente na aceitação e concordância. Ter almoços e jantares para os homens e suas famílias; P – Profissão: Palestras ligadas á área profissional, fórum, cadastro de profissionais e serviços junto com ABASC; F – Família: Promover grupos de crescimento e seminários. Os Grupos têm o objetivo de criar uma sólida amizade entre os participantes, cada um se importando com o outro, conhecendo-o melhor, suas qualidades e suas fraquezas, suas vitórias e suas derrotas. Há um compartilhamento franco e aberto de homens que querem ser transformados, os participantes são recompensados por serem francos com Deus e uns com os outros. A cada tema estudado e compartilhado, assumimos um compromisso com Deus e os participantes para uma mudança de vida. Se não nos comprometermos seriamente a

Mensalmente: Na última sexta-feira do mês acontece o encontro “4 horas com Deus”, com início às 22h e término às 2h. É uma vigília com louvor e adoração, testemunhos e estudos. Anualmente: Congresso dos homens O próximo Congresso será nos dias 01 a 03 de abril/11 no Bristol Capivari Eco Resort / Campina Gde.do Sul - PR. Preletor: Luis Wesley Workshop – mês de agosto Como participar do Ministério dos Homens? 1. Frequentando os encontros, grupos, Fórum e Congresso; 2. Tornando se um voluntário no Ministério dos Homens; 3. Assumindo a responsabilidade de ser um coordenador..

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

9


DESTAQUE

Do sonho à conquista Uma nova campanha está em andamento lançanda na PIB e o objetivo da entrevista com o Pastor Pachoal Piragine era a produção de uma matéria que falasse da importancia do envolvimento da igreja com a construção da fachada. O desejo era de que cada membro pudesse sonhar e participar desse novo desafio Ao chegar ao gabinete pastoral, muitas pessoas estavam em volta à mesa da secretaria. O clima era de alegria, porque era aniversário do Pastor Paschoal Piragine e algumas pessoas o parabenizavam por esta data. Após alguns minutos o Pastor entrou em seu gabinete e se ajeitou em uma de suas poltronas. No meio da conversa sorridente, Paschoal começou a contar uma história sobre sonhos e conquistas. “Olha, é necessário fazer os cálculos dos valores daquela época. Isso, menina, não é tão simples assim. Mas posso dizer que o terreno que estamos pisando neste exato momento valia aproximadamente 25 milhões”. (Este foi o total pago na época, ainda não se sabe o valor em Reais). Pense, se a igreja arrecadava 100 mil por mês, conseguir 25 milhões, para a realidade daquelas pessoas, era impossível... Bom, mas mesmo assim ele tinham esperança e no coração um sonho colocado por Deus. O interessante foi que eles foram para São Paulo especialmente para conversar com um arquiteto e levar uma documentação da prefeitura conhecida mais como “guia amarela”. A reunião foi de manhã e quando o arquiteto olhou aqueles papeis, falou cheio de convicção “vocês precisam comprar um terreno”. Naquele momento todos saíram muito desanimados e decepcionados... Como estavam em São Paulo e o ônibus só sairia à noite, aqueles homens resolveram ir a uma feira que estava acontecendo no Anhembi. Nesta feira um integrante desse grupo, chamado André, foi reconhecido por uma senhora que estava em um stand, o nome dela era Maria Matarazzo. Logo que Maria o viu, perguntou qual o motivo que os trazia a São Paulo. O rapaz, com o semblante triste, contou toda a história e revelou que, para conseguirem realizar aquele sonho, precisavam comprar um terreno. Matarazzo ouviu atentamente a história de André e, após uns minutos,

10

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

por Kelly Oliveira

disse a eles que possuía um terreno em Curitiba e gostaria de usá-lo na construção de um shopping. No entanto, o projeto não havia dado certo porque a prefeitura não tinha autorizado. Naquele momento o semblante daquele grupo começou aos poucos mudar e o sorriso ficou estampado quando ela perguntou a eles: “Vocês não querem comprar o meu terreno?”. Após ouvirem isso e o valor oferecido, ficaram entusiasmados e cheio de esperanças. “Mas a questão é que naquele momento eles ouviram o preço errado, eles ouviram o valor com três zeros a menos”. Esse dia foi motivo de festa para eles e quando chegaram a Curitiba, logo anunciaram as boas notícias à igreja. O processo na compra do terreno aconteceu, porém no meio deste, os membros perceberam que o valor era outro, com três dígitos a mais do que eles pensavam. Várias perguntas surgiram naquele momento, e uma delas era: “O que vamos fazer agora?” Sentiram que aquilo de fato era impossível, mas em fé decidiram continuar. O desafio foi abraçado e agora eles precisavam levantar 8 milhões, porque essa era a entrada para conseguirem começar a usar o terreno. O resto poderia ser pago financiado ou parcelado no total de 5 anos. Oraram muito a Deus pedindo em todo tempo orientação e sabedoria. Eles não tinham 8 milhões e sabiam que abraçar esse desafio era uma atitude ousada, mas inspirados Nele queriam continuar. Uma convicção tinham: aquilo era impossível para eles mas não era impossível para ELE. Após reuniões e muitas orações decidiram fazer uma campanha ousada, cujo nome era “Doe um salário”. Era perto do final do ano e, para a surpresa daquele grupo de líderes, a igreja toda comprou essa causa e ainda decidiram que o 13° que muitos iriam receber, seria revertido em beneficio desse sonho. A alegria era grande e quando foram conferir o valor arrecadado, o total chegou a 1 milhão. Mas a realidade era que eles precisavam chegar aos 8 milhões. O prazo estava curto e aqueles homens decidiram conversar com Maria Matarazzo e pedir mais 30 dias para assim tentarem levantar o que faltava. Marcaram um encontro com ela e naquele dia contaram como levantaram 1 milhão, todavia, precisavam de um tempo maior para conseguirem o restante. A mulher se surpreendeu com a atitude daquelas pessoas e a generosidade dos membros daquela igreja. Ela ouvia tudo


DESTAQUE

atentamente, e quando eles terminam de contar a história ela apenas sorri e diz: “Vocês não vão conseguir”. Após alguns segundos em silêncio, Deus toca o coração daquela mulher e ela lança uma proposta que surpreendeu novamente aqueles homens. “Vamos fazer o seguinte, 1 milhão vocês já tem, então quero que vocês levantem mais 2 milhões. O valor total deve ser 3 milhões. Se conseguirem esses 3 milhões, eu dou 5 milhões de presente e o resto vocês podem começar a pagar parcelado”. Eles aceitaram a proposta e, ao saírem daquela reunião, decidiram por fé realizar mais uma campanha com o nome “Doe mais um salário”. Quando a igreja ouviu aqueles homens contando como tinha sido a reunião e a nova campanha que estava sendo lançada todos se perguntavam “Mas como eu vou doar mais um salário inteiro?” Naquela época, muitos gerentes de bancos eram membros da igreja e eles tiveram uma ideia. Todos se reuniram e, após alguns minutos, tomaram a voz dizendo as pessoas presentes naquele lugar “Nós temos uma saída”. A proposta era, todos que desejassem contribuir nessa causa poderiam ir ao bancos que eles trabalhavam e assim financiar o seu salário e o pagamento poderia ser feito em até 12 parcelas. Porque desta forma eles poderiam levantar mais dinheiro e desta forma tentarem chegar aos 3 milhões que a igreja precisava. A ideia foi aceita e depois de um tempo eles conseguiram levantar mais 1 milhão. Uma nova reunião foi marcada e faltavam cinco dias para terminar o prazo que eles tinham recebido, entretanto, faltava mais 1 milhão e eles definitivamente não sabiam como poderiam conseguir o valor que faltava.Todo estavam preocupado e começaram a orar para que Deus fizesse um milagre. A história da conquista desse terreno chegou aos ouvidos do presidente de uma empresa muito conhecida na cidade de Curitiba. Mesmo não sendo evangélico, ele queria conhecer de perto quem eram essas pessoas e ouvir deles essa história fascinante. O empresário procurou o pastor da igreja e o convidou para acompanhá-lo em uma viagem. O pastor da PIB aceitou e contou em detalhes a história que aquele homem queria ouvir. Quando ele terminou, o homem se emocionou e perguntou: “Mas como eu posso ajudar?” O pastor apenas disse a ele: “O senhor faça o que Deus colocar em seu coração”. Depois da conversa, ele se retira de perto do pastor e, ao voltar, entrega na mão dele um cheque de 1 milhão, que era o valor que faltava para fechar o total dos 3 milhões.

Ao chegar à igreja, o pastor conta a todos com muita alegria sobre o grande milagre que Deus realizara nessa viagem a São Paulo. Naquele momento, grupo decidiu levar o valor que tinha arrecadado para Maria Matarazzo e ela, ao ver que eles tinham conseguido, os presenteou com os 5 milhões que havia prometido. Agora a preocupação era pagar as parcelas. Entretanto, depois de um tempo, uma grande inflação atingiu o país e aquele valor que antes era grande e difícil de pagar, transformou-se em algo leve e fácil de ser administrado. Após alguns anos, o terreno foi pago e o investimento agora era a construção de um lugar onde as pessoas pudessem não apenas se reunir, mas louvar a Deus, servir ao próximo e se sentirem amadas e seguras. “Eu sou movido pelos desafios, e o que me emociona hoje não é o que está feito, é o que ainda precisamos conquistar. O que me emociona é ver que o que foi construído está sendo utilizado da melhor maneira possível. Quando eu vejo o ônibus do departamento dos especiais chegando e as pessoas descendo dele fazendo festa, isso me alegra. Nós precisamos entender que isso aqui não é monumento faraônico, isso aqui é uma agência do reino de Deus e ela faz diferença todo dia na vida de alguém”, revela Paschoal Piragine Esses homens no passado ousaram sonhar com Deus e, mesmo quando tudo pareceu impossível, eles não desistiram porque sabiam que essa era a vontade Dele. Agora em 2010 usufruímos de um ambiente que foi conquistado em fé por um grupo de homens que ouviam e viviam para Ele. Essa vitória é o terreno que pisamos e o prédio que usamos para transmitir e viver os valores de Deus. O sonho não acabou e hoje o objetivo é a construção da fachada da PIB que durará aproximadamente 4 meses. Segundo o Pastor, “Os sonhos são como sementeira de Deus em nossos corações para a gente germinar em obra de fé. Ele semeia sonhos nós regamos com fé e Ele dá o crescimento em projetos da graça Dele na vida da gente”. Para ele, nós que frequentamos a igreja fazemos parte de um sonho que Deus, em algum momento, colocou no coração de alguém.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

11


MULHERES

Organização Mensageiras do Rei por Mirtes Macedo

Muitas meninas passaram pela Organização Mensageiras do Rei durante todos esses anos e, através dos estudos das revistas trimestrais Aventura Missionária e Você Adolescente e dos estudos e atividades da Aventura Real, muito aprenderam e muitas bençãos receberam. Hoje podemos ouvir suas vozes através de depoimentos marcantes: “Eu sempre me recordo que o primeiro apelo missionário que aceitei, foi no acampamento de MR! Recordo-me com muito carinho das tardes de domingo em que eu pude aprender com Tia Mirtes, Tia Lúcia, Tia Irene, Angélica...” (Sheila Moraes).

Parceiras de Deus celebram final do ano com encontros intencionais “Já não vos tenho chamado servos(as) porque o servo(a) não sabe o que faz o seu senhor, mas vos tenho chamado amigos(as) porque tudo o que ouvi de meu Pai, eu os tornei conhecido. Vocês não me escolheram, mas eu vos escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça.” Jo 15 27/11 Formatura e Coquetel das Mensageiras do Rei convites a venda na livraria da igreja 30/11 “Rendição Arriscada” Parceiras de Deus em Moçambique

“MR foi um tempo muito bom na minha vida e que fez diferença na minha formação como mulher!” (Mariana Balliana). “No decorrer destes anos, participando das mensageiras, aprendi muito estudando várias biografias missionárias que levo comigo como lição de vida, que serão de grande importância para mim!!! (Crisllaine Cabral). “Mensageiras do Rei para mim representa ser diferente, fazer diferença! Aprendí que devo glorificar a Deus com o meu corpo, com a minha voz e com a minha vida! Quero fazer a vontade de Deus e ser bênção nas vidas de outras pessoas. Ser Mensageira do Rei é ser uma missionária em todo lugar, confiando totalmente em Deus.” (Caren Taynara). “ Passei nove anos participando das MR e aprendí muito!!! Nunca vou esquecer do que aprendí nos estudos, palestras, acampamentos, retiros..... Vou me lembrar de cada detalhe... Foi muito construtivo para mim!” (Shaira Eitel). “A organização MR é responsável pelo que sou hoje e pela formação do meu caráter. Nunca esquecerei das coisas boas que vivemos e de tudo que aprendemos!” (Ana Rita) FORMATURA E COQUETEL Reconhecimento de Etapas DATA: 27/11, às 19h30 LOCAL: Salão Social da PIB CONVITES: R$ 10,00 adulto- R$ 8,00 infantil (7 a 9 anos) Adquira convites com as líderes das MR ou na livraria da igreja. Informações com Tia Mirtes 3296-4208/ 8884-7490, Tia Lúcia 3022-3852/ 9602-7117

12

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

2/12 Chá das amigas 5/12 Retiro com a liderança do Min Mulheres: 9h-15h Irmandade Betânia 6/12 Último dia de funcionamento do Espaço Mulher (retorno dia 31/1/11) 7/12 Culto de ação de graças - MCA (retorno dia 7/2/11) 7/12 Formatura Mulher Única 14/12 Grande Celebração com as Parceiras de Deus na PIB Curitiba: 19h30 às 21h30 Culto com todas as participantes de todos os núcleos do ministério de mulheres: Esposas de pastor e ministras; MCA; Chá das amigas, Congresso, Encontros de Mulheres e Espaço Mulher + Gestão ministerial: coordenação, louvor e comunicação. informações: 3091.4327 ou mulheres@pibcuritiba.org.br

Outros destaques: Grupos de Apoio – Espaço Mulher – Em 2010 os grupos de apoio reuniram mulheres que se ajudaram em diversos desafios. Confira alguns testemunhos no blog (www.pibcuritiba.org.br/blogmulheres). Em 2011 é sua vez de participar!


IDOSOS

Idosos em ritmo de final de ano... Em virtude do final de ano os encontros com os idosos estĂŁo sendo programados atĂŠ dia 24 de novembro. DĂşvidas? idosos@pibcuritiba.org.br ou 3091-4327 das 14h as 18h. Adquira o DVD do culto.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

13


FALANDO NISSO

O fim para um novo começo por Kelly Oliveira

O fim das eleições chegou e o começo de um novo governo se inicia. Foi confirmado no dia 31 de outubro que Dilma Rousseff (PT) foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil. A vitória foi confirmada às 20h04, quando a petista alcançou 55,39% dos votos, contra 44,61% de José Serra, do PSDB.

econômico dos anos do governo Lula, com um “crescimento espetacular” que permitiu que mais de 10% da população saísse da pobreza.

O Brasil parou quando o resultando saiu, e Dilma Rousseff tornou-se destaque de vários jornais e sites internacionais:

As emoções tomaram conta de muitos, e diversos foram os sentimentos. Nas redes sociais não foi diferente, e os comportamentos de muitos brasileiros, diante da vitória da petista, transformaram-se em notícia. Um dos grandes exemplos é o twitter, que mostrou a atitude preconceituosa regionalista de muitos brasileiros. Vários perfis de pessoas do sul e sudeste “culpavam” o povo nordestino de ter sido responsável pela escolha de Dilma para a presidência. Essa atitude se deu, supostamente, pelo fato que o sul foi a região que menos apoiou a petista e muitas tem sido as ofensas, de ambas as partes, consequente da eleição de Dilma.

· Site da rede de TV árabe “Al-Jazeera” - aponta que ela assumirá o poder “de um país em ascensão”, e uma das economias “mais quentes” do mundo; · Bulgária - a agência de notícias “Novinite” diz que a popularidade de Dilma é resultado, principalmente, de sua “promoção pelo extremamente popular presidente Lula da Silva”. “Acredita-se que Dilma Rousseff tenha ganho o segundo turno das eleições presidenciais graças aos votos dos mais pobres e da classe média da sociedade brasileira; · Espanha - o “El País” destaca a eleição da primeira mulher e “herdeira de Lula” à Presidência do Brasil. O jornal ressalta a importância de Lula - a quem chama de “formidável figura política latino-americana” - para o resultado. “Rousseff necessitará, no entanto, assentar sua força e poder na presidência, com um governo próprio e sua própria forma de trabalhar que é, sem dúvida, muito mais austera que a de seu antecessor”, afirma o jornal; · Norte-americano “New York Times” - dá destaque às diferenças entre Dilma e Lula: “Rousseff não tem o carisma de Lula nem sua influência sobre o Congresso”. O jornal afirma ainda, que os investidores temem que ela não consiga aprovar reformas econômicas “que poderiam reduzir o alto custo de fazer negócios no Brasil”; · Portugal - “Jornal de Notícias” destacou a eleição da primeira mulher à Presidência do Brasil, e ressaltou o discurso de Dilma Rousseff após a divulgação do resultado, em que se comprometeu a acabar com a miséria no país; · México - o “El Universal” lembrou o passado guerrilheiro de Dilma, e afirmou que ela “ganhou reputação de uma líder dura e até grosseira com seus subalternos, capaz até de gritar com outros ministros”; · França - o “Le Monde” disse que Dilma, “sucessora do popular presidente Lula”, é a primeira mulher eleita ao cargo de presidente. O jornal destaca que Dilma foi guerrilheira e sobreviveu ao câncer, e teve, como principal trunfo da campanha, o balanço

14

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

Nesse dia o mundo olhou para o Brasil, olhares que estimulavam criticas e elogios.

Aos poucos a euforia vai cessando, e a rotina vai retomando. Cabe agora ao povo brasileiro e aos cristãos duas responsabilidades : · 1 Tm 2.1-3 - “Exorto, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. · Fp 1:27 - “ Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, lutando juntos pela fé evangelística”. Orar pelos nossos governantes é o dever daqueles que amam e servem a Deus. · Quatro anos - esse é o período em que Dilma irá governar o Brasil, diversas foram as promessas e o discurso convenceu a muitos. Agora cabe, a cada brasileiro, fazer valer o seu voto e lutar para que seja cumprida cada palavra. Esteja informado, leia, questione, debata, converse e lute pelos seus direitos e do próximo. Com respeito e amor ao Brasil cumpramos o nosso papel de cidadão. Ordem e Progresso esse é o lema, assim seja.


ACONTECE NA PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

15


ACONTECE NA PIB

Café em Células

Central de Voluntáriado.

Dia 20/11/2010 às 9h.

Você que já preencheu seu cadastro para ser

Este é o nosso último café do ano! Não percam!

voluntário e já foi entrevistado, anote esta data

Sua presença é muito importante!

Dia da capacitação: 20/11 14h às 17h30 sala 314

Info: Fernanda, 3091-4342

Você não pode perder!

Retiro de Jovens Casais

Thanksgiving dinner -

Tema: Caminhando Juntos Numa Só Pegada.

Jantar de Acão de Graças

Preletor: Pr. Jacques Kleinmann

DIA 25 NOVEMBRO - 19:30 HS.

Dias: 18 a 20/03/2011

Salão Social

Local: Hotel Monthez - Brusque/SC

Info: Inez - 9174-7476

Valor: R$504,00

Convites : Culto de Ingles : Angela e Mariza

________________________________

________________________________

Inscrições: 3091-4327

________________________________

Confraternização Jovens Casais

Nataleluia

Dia: 20/11, as 19:30h

Seja um voluntário neste Nataleluia!

Local: Sala 402

Inscrições abertas até dia 15 de novembro. nataleluia@pibcuritiba.org.br

Trazer um prato de doce ou salgado.

________________________________

Info: Roselian, 3091-4308.

Culto de Encerramento do Projeto Debora

Retiro de Líderes de Células

Dia 25/11, 14h30, na sala 101

________________________________

Infor: Elisa 9149-0202 e Fabiana 8464-4022

Dias: 18,19 e 20/02/2011.

_______________________________

Reservem essa data!

Projeto Oito e Meia

Preletor: Pr. Paschoal Piragine Jr. Informações: Ministério de Células, 3091-4342

16

________________________________

Projeto Oito e Meia

_______________________________

Tema: Natal em Jazz

Retiro da Família 2011

Data: 04/12/2010

Dias: 05 a 09/03/2011

20h30.

Hotel Monthez - Brusque/SC

local: Capela PIB Curitiba

Inscrições no stand após os cultos de domingo, ou

R. Bento Viana, 1200 - Batel

na secretaria de Educação Cristã, de terça a sexta,

Entrada: 1 kg alimento

das 14h às 17h30.

Informações: Min. Adoração 3091-4308

Atividade

Data

Informações

Educação Musical c/ Princípios

-

Priscila, 3091-4368 | Vanessa, 3091-4363

Acampa Juniores

19 a 21/11

Vanessa, 3091-4363

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010


1. Levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus; 2. Amar e servir ao próximo; 3. Fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

NOSSOS PASTORES Presidente: Pr. Paschoal Piragine Jr. Pr. Adoniran dos Santos Melo Pr. Adriano Fogaça dos Santos Pr. Anselmo José R. Alves Pr. Antônio Lopes Pr. Artur Paupitz Pr. Daniel Cecil Pr. Diego Barbosa dos Santos Paz Pr. Edson M. de Andrade Pr. Eliezer dos Santos Magalhães Pr. Gerson Avena da Silva

NESTA SEMANA

NOSSO PROPÓSITO

Pr. Igor Pohl Baumann Pr. Marcílio de Oliveira Pr. Manfred E. Schwalb Pr. Michel Ferreira Piragine Pr. Nilson Vital de Oliveira Pr. Paulo Davi e Silva Pr. Ricardo Lebedenco Min. Albert M. Oliveira Filho Min. Elly Claire J. Lopes Min. Érika C. B. Massa Checan Min. Rondinely Germano Vieira Min. Tallita Vieira Barros

ANIVERSARIANTES

ESCALA DO CONSELHO DIACONAL

Semana

Diáconos

14/11 a 20/11 Luiz Roque, Antero, Sandra, Sabino, Sonia, Marlene Múrcia, Natanael Avelino. 21/11 a 27/11 Darlene, Isabel Müller, Hélio, Arnaldo, Marcos, Rosemeri, Alfred Lis Paulo Romano.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

17


NESTA SEMANA

PIB NA MÍDIA RÁDIO Programas diários (segunda a sexta-feira): 05h30 - 91 ROCK FM 91,3 (Curitiba e online) http://www.91rock.com.br/

14h00 - ÔMEGA FM 93,9 (Guarujá) http://www.radioomegafm.net/ 15h00 - PORTAL IGREJAS - Web Rádio http://www.portaligrejas.com.br/

09h30 - PODER TOTAL - Web Rádio http://www.podertotal.org/

15h00 - MENSAGEM - Web Rádio http://www.radiomensagem.com/

11h00 - CIDADE GOSPEL FM 100,5 (Realeza) http://www.rcgfm.blogspot.com/

16h30 - CHIK - Web Rádio http://www.chik.com.br/

11h00 - LOUVOR ETERNO FM 100,5 (Maringá) 18h30 - MARUMBY AM 730 (Curitiba) http://www.radiolouvoreterno.com.br/ http://radioevangelismo.com/ 11h00 - PORTAS ABERTAS - Web Rádio 22h00 - SARA BRASIL FM 107,5 (Curitiba) http://www.radioportasabertas.com/ http://www.sarabrasilfm.com.br/ 12h00 - ARAUCÁRIA FM 98,7 (Pranchita) 22h00 - SARA BRASIL FM 95,5 (Porto Alegre) 12h15 - ESPERANÇA FM 98,3 (Curitiba) http://www.sarabrasilfm.com.br/ http://esperancafm.ning.com/ Semanais: 12h30 - LIVRE FM 107,7 (Curitiba) DOMINGOS - 10h00 - FELICIDADE (Sapiranga) http://www.livrefm.com.br/

TV (somente Curitiba e região) TERÇAS E QUINTAS - 17h CWB TV Canal 5 (NET) e 72 (TVA) SÁBADOS - 09h - BAND - Canal 2 DOMINGOS - 09h - CNT - Canal 6 Prudentópolis PR DOMINGO-11h ás 11h30 TV Centro Sul canal 36 UHF ( TV Carajás) INTERNET PIB Curitiba: www.pibcuritiba.org.br Flickr: flickr.com/pibcuritiba Twitter: twitter.com/pibcuritiba Dia-a-Dia com Deus: www.diaadiacomdeus.com.br

SEGUNDAS - 18h00 - BETEL FM 88,9 (Bernard de Yrigoien - Argentina) 13h00 - TRANSMUNDIAL SW 25m / 11.735 http://betelfm.listen2mymusic.com/ QUARTAS - 20h30 - HCJB SW 25m / 11.920 KHZ KHz (Todo Brasil) http://www.hcjb.com.br/ http://www.transmundial.com.br/ 13h00 - IGUAÇÚ FM 104,9 (Planalto) http://www.iguacufm.com/

ATIVIDADES Domingo 09h30 | Escola Bíblica: Discipul. e Form. Espiritual 09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos) 09h30 | Escola Biblica em Inglês 10h30 | Culto Matutino 10h30 | Culto em Inglês 10h30 | Culto em Espanhol (1º domingo do mês) 10h30 | Culto dos Juniores 17h

| Embaixadores do Rei

17h

| Mensageiras do Rei

17h

| Reunião dos Intercessores

19h

| Estação 22.6 (0 a 12 anos)

19h

| Culto Vespertino

Segunda-feira 13h30 | Espaço Mulher 14h30 | Curso de Tricô e Crochê 19h45 | Culto dos Advogados Cristãos 20h

| Culto dos Atletas

Terça-feira 14h | Mulher Cristã em Ação 19h30 | Encontro de Homens 20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino 20h | Ensaio Conj. Celebrai 20h | Amor Exigente - Grupo Conexão Quarta-feira 13h30 | Oficinas Maturidade 14h | Culto Maturidade 15h | Células Maturidade 16h30 | Coro Maturidade 19h | Discip. e Form. Espiritual 20h | Culto de Oração

Sábado 16h | Ensaio Conj. Celebrai 17h | Ensaio Coral A. B. Deter 17h | Culto dos Surdos 17h | Profissionais da Saúde (quinzenal) 18h | Discipul. e Form. Espiritual 19h30 | Culto dos Jovens 19h30 | Culto Jovens Adultos 19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

Quinta-feira 15h | Culto da Vitória 15h | Estudo Bíblico em Inglês 19h30 | Montanhistas de Cristo 20h | Surfistas de Cristo

Contas para Depósito de Dízimos e Ofertas

CNPJ PIB: 75.051.458/0001-79

Banco do Brasil

Bradesco

Itaú

Ag 1869-4 CC 5045-8

Ag 2369 CC 16-7

Ag 3835 CC 33218-4

Banco Real Ag 1741 CC 4014170

18

Sexta-feira 09h | Grupo Amor Exigente 18h | Discipul. e Form. Espiritual 19h30 | União de Adolescentes 20h | Amigos em Cristo (quinzenal)

Caixa Econômica PIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 033 ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 033

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

HSBC Ag 0054 CC 38242-41


CLASSIFICADOS E ANÚNCIOS

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail secretaria@pibcuritiba.org.br | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista. SERVIÇOS • Consultora Orientadora Natura. Rute Polito 3226-8327 / 8505-5716 / 9644-1397, rute.polito@uol.com.br

ALIGA - SE • Quartos p/ temporada nos Estados Unidos. Local NY, bairro Queens. Sandra, s.lamim@yahoo.com

VENDE-SE • Jazigo no Cemitério Parque Iguaçu, ótima localização, R$ 13.500,00, Almorezer, 3272-4590 • Terreno em Condomínio próx ao Barigui, c/ bosques, trilhas, cancha, churrasqueiras, 227m2 privativos, 2 total . Liesel, 9964-1924/9684-6939. • Chácara, 4,4ha, c/ 3 casas, piscina, campo de futebol, playground. A 10 km do centro de Bauru/SP. R$ 250 mil. Iede, (14 )9701-4491/(41)9144-9568.

OFERECE-SE • Vaga para assistente social, 20h semanais, no CAPs infantil Pinheirinho. Carlos, capsinfantilntms@hotmail.com

PRECISA-SE Congregação Batista Vila da Fé precisa de: • Computadores modernos p/ utilizar em projetos da igreja. Teclado (instrumento musical) p/ ser utilizado nos cultos. Pr Daniel, 9154-9559 • Voluntários para aux. no ministério infantil nas terças ou domingos a noite. Edicleia, 3342-1840 / 9199-2236.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de novembro de 2010

19



revista PIB