Issuu on Google+

Revista PIB

Distribuição gratuita - venda proibida

Primeira Igreja Batista de Curitiba 10 de Junho de 2012| Ano III | Edição 24

Afetivos e Efetivos

Conflitos que nos destroem

Iniciativas ensinam a fazer arte

p. 05

p. 10

p. 14


EDITORIAL

Todo mundo gosta de uma boa viagem, principalmente a uma chácara com a companhia de bons amigos. E tudo isso fica muito melhor quando se trata do Acampamento da Juventude, que acontecerá no próximo fim de semana e contará com muita presença de Deus e as palavras impactantes dos preletores convidados. O tema deste acampamento será “A Viagem” e você descobre o porquê no Destaque! Nesta edição, você ainda encontrará uma matéria publicada originalmente na Gazeta do Povo, que divulga os projetos sociais do Espaço Vida & Música, um projeto do Ministério Compromisso Adoração em parceria com o Ministério de Ação Social da PIB (ABASC). E se você der uma boa folheada na Revista, você encontrará diversas atividades e programações que nossos ministérios estão organizando e promovendo. São programações que visam a edificação do corpo de Cristo, como os acampamentos do Ministério Infantil (Estação 22.6), o Café Colonial das Células, o jantar de comemoração do Aniversário do projeto Sopa Solidária, o Retiro da Família, e o Encontro Doutrinário sobre a volta de Cristo. Não deixe de participar, se inscrever e se envolver, pois tudo isso é a igreja ativa pelo propósito que foi planejada!

ÍNDICE EM FOCO 03 ESPECIAIS 04 FALANDO NISSO 05 VIDA CRISTÃ 06 VIDA EM CÉLULAS 07 AÇÃO SOCIAL 08 PALAVRA 10 EDUCAÇÃO CRISTÃ 11 DESTAQUE 12 FALANDO NISSO 14 INFANTIL 16

Desejamos uma ótima leitura!

HOMENS 18

Se você tiver críticas, dúvidas, sugestões e ideias para nossa RevistaPIB? Escreva para jornalismo@pibcuritiba.org.br

CONSTRUÇÃO 19 ACONTECE NA PIB 20 NESTA SEMANA 23 CLASSIFICADOS 25

Você quer levar a RevistaPIB para a sala de espera do seu consultório, salão de beleza, fábrica, escritório? Encomende um lote de revistas para levar. Comunicação 3091- 4321 | 3091-4412

Campus PIB Vila Sandra

Campus PIB Campo Largo

Contato (41) 3373-6770 | pibcuritiba.org.br/vilasandra

Contato (41) 8805-8568 | pibcuritiba.org.br/campolargo

Rua João Dembinski, 2069 - Cidade industrial

Rua Manif Júlio, 445 - Bairro Caratuva

Curitiba, PR | CEP 81230-000

Campo Largo, PR | CEP 83608-230

REVISTA PIB | Ministério de Comunicação (41) 3091-4321 | comunicacao@pibcuritiba.org.br

2

Direção de Comunicação Albert Martins Oliveira Filho Secretaria Geral Tânia Regina Plaza Machado dos Santos Redação Kelly Oliveira Projeto Gráfico e Direção de Arte Israel Lessak Capa: Wesley Senna Diagramação Carolina Lima Ribeiro Revisão Ismael Carrenho Impressão e Acabamento Nova Gráfica Tiragem 2.800 exemplares.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

EXPEDIENTE

Primeira Igreja Batista de Curitiba Contato (41) 3091-4347 | www.pibcuritiba.org.br Rua Bento Viana, 1200 - Batel | Curitiba, PR | CEP 80240-110 Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h


EM FOCO Foto por: Emily Sophia

O futuro das famílias III (final) É notório, devido às imposições sócio-econômicas atuais, que o conceito de casamento e família no mundo contemporâneo vem atrelado sempre à idéia de crise ou de desordem. Não existe mais um padrão de família, mas, sim, padrões. Por muitos anos, a humanidade foi regida por um modelo de família, o patriarcal, em que o pai era o chefe de família e com os papéis dos membros bem definidos. 

“Por muitos anos, a humanidade foi regida por um modelo de família, o patriarcal, em que o pai era o chefe de família e com os papéis dos membros bem definidos.”

Atualmente, muitos são os modelos de família. Na maioria dos centros urbanos ocidentais, são cada vez maiores os tipos de famílias existentes, como famílias onde pai e mãe trabalham fora; outras compostas por pais ou mães recasados; outras de mães solteiras que assumiram a maternidade; outras de casais sem filhos por opção e outras formadas por casais que não oficializaram sua condição.

Neste caso, observa-se que essas alternativas de família se contrapõem ao conceito tradicional e vão reformulando, na prática e com o tempo, o conceito de família e as expectativas com relação ao casamento tradicional. Estando o conceito de família conturbado, a figura do pastor surge como uma alternativa a ela, principalmente, porque o modelo bíblico para a família encontra ecos nas vozes de várias disciplinas, podendo servir de referencial para uma restauração desse conceito.

Alexandre Sombrio Vice Líder Min. de Células da Juventude

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

3


ESPECIAIS

Missões Mais uma atividade missionária do Ministério com Especiais. No dia 19/5 estivemos presente na Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Capão Raso. Foi uma benção irmos até lá adorar juntamente com nossos irmãos. Também estiveram presentes vários visitantes cadeirantes que puderam ouvir da Palavra de Deus, e conhecerem o Ministério Rodando Para o Alvo. Também o grupo de pagode do Ministério Além da Visão, e alguns surdos e intérpretes. Foi realmente uma experiência gratificante e podermos mais uma vez ter a oportunidade de anunciar que Cristo tem amor a todas as pessoas e deseja usar todas as vidas. E nos sentimos realmente especiais por proclamar as Boas Novas do Senhor.

Info: Giselda, 3091-4347 Ramal: 4324 ou 4376

4

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

Daniele Veloso Estagiária Min. de Especiais


FALANDO NISSO

Afetivos e efetivos Ao final dos anos 90 passamos por uma crise econômica que afetou diretamente meu setor de atividade. Sem renda, minhas prestações da casa própria estavam atrasadas e não via como pagar e evitar um processo de cobrança que me levaria a devolver o imóvel ao Banco. Num final de tarde de 1999, trabalhando na cozinha da igreja durante um grande evento, alegre por estar ali, mas triste por causa de minha conjuntura pessoal, cheguei perto do pastor, que também estava ajudando e, em rápidas palavras contei minha situação. Imediatamente ele parou o que estava fazendo, abraçou-me e, levantando as mãos para o céu, pediu a Deus uma resposta para minha situação. Semanas depois, glorifiquei a Deus porque em apenas um trabalho, com a remuneração obtida, consegui pagar não só as parcelas atrasadas, mas quitar todo o saldo devedor. Em outro momento, ao ser procurado por uma cliente, desesperada porque seu marido estava em uma janela no 8º andar de um prédio no centro da cidade, prestes a se suicidar, telefonei ao pastor para ver se poderia fazer alguma coisa. Eu sabia que às sextas-feiras ele preferia não fazer atendimentos, para se dedicar ao preparo dos sermões. Entretanto, quando por telefone ele ouviu meu pedido, anotou rapidamente o endereço, foi até o local, e tempos depois pudemos ver a família toda frequentando nossa Igreja. Uma de suas filhas inclusive cursou teologia.

Hoje é o Dia do Pastor. Um dia em que devem ser honrados todos os que são chamados para cuidar do povo de Deus. Romanos 13.7. Muitos ouviram e atenderam ao chamado, mesmo conscientes de estarem abrindo mão de frutíferas carreiras na iniciativa privada. Ao obedecerem a seus chamados, seus eternos frutos estão sendo acumulados no reino dos céus. As duas histórias aqui relatadas representam milhares de situações que acontecem diariamente, em todos os lugares, onde estiver um servo de Deus dedicando-se ao corpo de Cristo. Deus tem separado homens para o ministério da palavra e pastoreio do seu povo. Em toda a terra, milhões de pessoas têm alcançado a salvação por meio do incansável trabalho destes servos preciosos. Em Jeremias 3.15 encontramos esta linda promessa do Senhor:   “E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência.” Aqui, Deus tem sido fiel a esta promessa. Nossos amados pastores nos abençoam efetiva e afetivamente em todo o tempo com seus dons e talentos. Deus seja louvado por suas vidas. Haroldo Portugal Diácono e líder de Área Min. de Células Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

5


VIDA CRISTÃ

PEDIDOS DE ORAÇÃO 10

Domingo

Hoje é o dia consagrado ao Senhor, momento para nos reunirmos com irmãos e irmãs para adorar nosso Deus. Louve ao Senhor por termos casas de oração, por termos liberdade de culto.

11

Coréia do Norte

Atualmente, há quatro igrejas na cidade - duas protestantes, uma católica e outra ortodoxa -, mas são basicamente “igrejas de fachada”, servindo à propaganda política. Quase todos os cristãos na Coréia do Norte pertencem a igrejas não-registradas e clandestinas. O culto deles se constitui de um encontro “casual” de 2 ou 3 deles em algum lugar público. Lá eles oram discretamente e trocam algumas palavras de encorajamento. O país ocupa, pelo sexto ano consecutivo, a primeira posição na Classificação de países por perseguição. Clame pela perseverança do povo coreano, e também para que consigam através dos missionários expandirem a Palavra de Deus no país.

12

Grupos de Amor-Exigente

Ore por este curso que acontece nas terças e sextas feiras, para que os coordenadores possam sentir em seus corações a vontade de acolher e orientar famílias que estão com a alma machucada. Clame ao Senhor para que este programa alcance muitas pessoas. Ore pelo Pedro, Layla, Antônia, Sérgio, Vera, Azenil e Emerson.

13

Ministério do Estacionamento

Interceda pelos voluntários do estacionamento, que Deus conceda serenidade e perseverança durante o período que permanecem no pátio de nossa igreja, servindo os membros, visitantes e principalmente a Deus. Ore também pelos irmãos e irmãs, para que compreendam e sigam as orientações dos voluntários.

15

Ministério Infantil

Peça a Deus que continue concedendo sabedoria aos voluntários e seminaristas que atuam com as crianças, concedendo amor, energia e coragem. Ore pela liderança da Liziane, para que Deus a capacite cada vez mais.

16

Agradecimento

Agradeça sempre a Deus, pelo amor, cuidado e dedicação que Ele tem por você. Ore agradecido, a cada dia pelo novo despertar, pelo trabalho, pela vida.

Para Refletir “Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” ( Lc.1.46b,47)

6

Sentinelas de Oração Domingos, das 9h às 10h30 e 18h às 18h45 Quartas-feiras, das 9h às 11h Jardim de Oração Diná, 9997-0495 Projeto Débora (pais intercedendo por seus filhos) Quartas-feiras, 14h Jardim de Oração Odete, 3528-9405 | 8885-8204

Valentes de Oração Quartas-feiras, 18h às 20h Sextas-feiras, 18h Ana Bussato / 9184-8874 Participantes Escola Bíblica (Professores do Ensino) Quintas-feiras das 13h às 13h30 edcrista@pibcuritiba.org.br Clamor Jovem Sábados, 18h Quarta-feira, 22h30 Dalieni Wosniak, 9208-4652

Esposas orando por seus maridos Terças-feiras, 14h | Salãozinho Orando pelo Brasil Pare tudo e ore diariamente às 12h

Famílias Pr. Gerson e Maria José 9154-0084

Orando pelas Células Todos os dias às 6h Pr. Alvo

Orando pelos Funcionários Isabel Muller

Orando pela Construção Aos sábados 6h

Pedidos de Oração por e-mail Jovens (Helen): clamorjovem@pibcuritiba.org.br

Orando pelos muçulmanos RIVI (Daura): Quintas-feiras, 18h ministeriooracao@pibcuritiba.org.br Jardim de Oração

Homens e Mulheres Públicos

Ore por todos os congressistas, tanto deputados federais como senadores, para que Deus mova Seu Espírito e impeça o avanço da legitimação da iniquidade. Clame para que eles reflitam nas suas declarações e possam servir de barreiras vivas na aprovação de leis e liberações, que destroem a vida e as famílias brasileiras.

14

GRUPOS DE ORAÇÃO

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

NÓS CREMOS Conversão É a iluminação do Espírito no coração do homem, fazendo com que ele compreenda seu estado de pecador, tenha uma mudança de vida e caminhe em direção a Deus. As principais ideias bíblicas incluem o abandono da maldade e do pecado, com a dedicação do ser a Deus. A verdadeira conversão inclui: fé na Palavra de Deus e em Cristo; e arrependimento, isto é, uma mudança de mente e tristeza pelo pecado. “E disse: Em verdade vos digo que, se não vos convertedes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.” (Mateus 18:3). “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.” (Atos 3:19) Dúvidas? noscremos@pibcuritiba.org.br


VIDA EM CÉLULAS

A quem devemos orar? por Romildo Alves dos Prazeres

Os discípulos foram testemunhas do tempo em que Jesus investia para ficar a sós com seu Pai celestial. Foi num desses períodos usados pelo Mestre que eles pediram: “Senhor, ensina-nos a orar”. Como resultado desse pedido temos o que chamamos de “Oração do Senhor”. Antes de Jesus, grandes homens de Deus tinham passado pela face da terra como, por exemplo, Abraão, o pai da fé, que rogou a Deus para poupar as cidades. Poderia ter sido muito natural para o povo hebreu que tinha muito orgulho de seu pai Abraão, que o Senhor ensinasse a orar dessa forma: “Pai Abraão, amigo de Deus, rogai por nós”. Mas Jesus não procedeu dessa maneira. Se quisermos ser discípulos de Jesus devemos nos submeter aos seus ensinamentos, e não vamos oferecer nossas orações aos santos do Antigo ou Novo Testamento. Nessa oração Ele nos ensina que temos um privilégio muito, mais muito maior. Nós não somos convidados a ir a um simples servo de Deus, não importa quão grande espiritualmente ele ou ela possa ter sido. Somos convidados a entrar com ousadia na presença do Todo-poderoso Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. O convite é absolutamente fantástico, e nós certamente não podemos considerar como mérito ou direito nosso, mas através de Seu Filho, o Senhor Deus nos convida por meio da oração a vir à Sua presença. Uma vez que tenhamos compreendido a grandeza e o privilégio de tal convite, recusar seria uma atitude tão pequena de nossa parte, pois trocamos um convite real de conversarmos com Deus para ficarmos do lado de fora falando com um servo. Todos aqueles a quem é dado este direito e privilégio, são os que recebem o Senhor Jesus, e estão dispostos a confiar nEle para quem ele é e pelo que ele fez por nós. São pessoas dispostas a cumprir os seus ensinamentos como verdadeiros discípulos, recebendo o grande e glorioso privilégio de serem filhos e filhas de Deus. AGENDA DE CÉLULAS Dia 23 de junho teremos um café colonial das células intergeracionais e adultos! Valor: R$27,00 por pessoa. Local: Av. Vicente Machado, 643 www.confeitarianeuchatel.com.br Venha participar conosco!

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

7


AÇÃO SOCIAL 8

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012


9

AÇÃO SOCIAL


PALAVRA

Conflitos que nos destroem Pr. Paschoal Piragine Jr

Texto base: Gn 4: 1-17

Se rebelar contra Deus é viver uma vida de conflitos que podem consumí-lo. O objetivo desse estudo é olhar para os conflitos que Caim viveu e tentar entender como eles o consumiram. 1. O conflito com Deus: O coração de Caim se abriu para o sentimento de autodeterminação, independência que se transformaram num arrogante sentimento de onipotência. No homem moderno esses sentimentos o tornam capaz de resolver tudo e não depender de nada e de ninguém. Sua relação com Deus é mero ritual e não um sentimento de dependência. Ele esquece que ter conflito com Deus é destruir a sua própria vida. 2. O conflito consigo mesmo: Abel era diferente de Caim porque dependia de Deus, e lhe oferecia sempre o melhor e era avaliado positivamente por Deus. Que pensamento simplista e egoísta, querer que todos mudem para construir a sua felicidade. 3. O conflito com o irmão: A morte de seu irmão foi a maneira mais fácil de Caim se livrar da concorrência. Jesus muda o foco do assassinato para o ódio, pois quem mata é tão assassino quanto ao que odeia. Se o nosso coração e alma não forem tratados, atitudes impulsivas virão com tamanha força e às vezes com violência, que destruirão os

10

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

relacionamentos mais significativos. E um pouquinho de nós e das pessoas que amamos vai morrer! 4. O conflito com as consequências de nossos atos: Caim tentou esconder o seu ato perante Deus, mas acabou se condenando. Esqueceu-se que Deus sempre observa o que fazemos. Você pode pensar que consegue driblar as consequências de seus erros, mas não consegue fugir nem de Deus, nem de você mesmo. 5. O conflito com o propósito de sua vida: Deus dá uma nova oportunidade a Caim para reconstruir a sua vida com base no arrependimento, mas não é isso que acontece. Caim escolhe sair da presença de Deus e construir uma cidade com base nos seus próprios princípios e valores, assim nasceu uma sociedade que se opôs aos filhos de Deus e que dá início à destruição da humanidade no dilúvio. Hoje, toda a vez que o homem procura seus próprios caminhos, sem escolher o caminho de Deus em Jesus, também há destruição. Para pensar: Você tem vivido em conflitos? Tem sofrido, ou tem feito gente sofrer em consequência disso? Oração: Hoje é o dia da sua segunda chance! Ore a Deus que o dirija e passe a viver para cumprir os propósitos dEle para a sua vida!


EDUCAÇÃO CRISTÃ Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

11


DESTAQUE 12

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012


DESTAQUE Wesley Senna Coordenador de Comunicação da Juventude

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

13


FALANDO NISSO

Iniciativas ensinam a fazer arte “Projetos sociais revelam talentos e mostram que manifestações artísticas também auxiliam a promover a cidadania.” Os acordes da música “Aleluia” que soam pela Vila Autódromo, no bairro Cajuru, demonstram que algo diferente está sendo feito na comunidade: arte. Projetos sociais que levam o ensino de música, pintura ou dança para regiões de maior vulnerabilidade social mostram que, além de despertar talentos, é possível promover o desenvolvimento integral de pessoas com pouco acesso a ambiente artísticos. “O sujeito tem o direito de se apropriar da produção cultural da humanidade”, afirma Rosane Cardoso de Araújo, professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para ela, aprender uma manifestação artística é, antes de tudo, um direito de qualquer cidadão, além de uma oportunidade para o desenvolvimento do potencial criativo e da sensibilidade estética. Ainda segundo Rosane, a arte permite que os indivíduos manifestem sentimentos, ideias e o livre exercício de imaginação.

14

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

É o que pensam também os responsáveis pelo projeto Espaço Vida e Música, realizado pelo Instituto Cargolift em parceria com a Fundação de Ação Social de Curitiba. “Pretendemos chegar a um nível onde a composição e a expressão da música na vida dessas crianças e adolescentes sejam sua própria história de transformação”, afirma o Pr. Paulo Davi e Silva, diretor do projeto.

“Essas crianças aprendem sobre convivência e tolerância com o outro, a ouvir professores, colegas e a música dos amigos. Também desenvolvem perseverança”


Experiências

“...aprender uma manifestação artística é, antes de tudo, um direito de qualquer cidadão, além de uma oportunidade para o desenvolvimento do potencial criativo e da sensibilidade estética.” Um reforço para a autoestima dos estudantes

Outra iniciativa que leva música, além de outras atividades educacionais e esportivas, para comunidades carentes é o Projeto Dorcas, implantado nos bairros Bonfim e Cachoeira, na periferia de Almirante Tamandaré. O programa é mantido por uma organização não governamental e recebe apoio da prefeitura do município. Em uma parceria com a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), o Dorcas oferece aulas de flauta doce e canto coral para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

A interferência na autoestima é um dos efeitos da participação de crianças e jovens em projetos ligados a manifestações artísticas. “Ao entrar em contato com a arte, ao perceber-se capaz de produzir, de vivenciar experiências artísticas relevantes, a criança sente-se estimulada, competente, sensibilizada e isso promove nela um sentimento de satisfação e, consequentemente, a vontade de persistir”, avalia Rosane Cardoso de Araújo, professora do Departamento de Artes da UFPR.

A coordenadora musical do projeto e professora da Embap, Renate Lizana Weiland, afirma que entre os benefícios observados estão o domínio da agressividade e o aumento da capacidade de concentração dos participantes. “Essas crianças aprendem sobre convivência e tolerância com o outro, a ouvir professores, colegas e a música dos amigos. Também desenvolvem perseverança”, conta.

Quem percebe isso na prática é a coordenadora musical do Projeto Dorcas, Renate Lizana Weiland. “As crianças que participam do projeto vivem em uma realidade de violência e agressividade. Mas, quando percebem que sabem fazer algo tão bonito, tão emocionante, elas se comportam de outra maneira, porque isso influencia na sua autoestima”, conta.

Outras expressões Além da música, existe dança nos bairros de Curitiba e região. Um projeto criado pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e hoje desenvolvido por ex-alunos em parceria com o Colégio Nossa Senhora Medianeira trabalha a dança como posicionamento diante dos desafios impostos a jovens da Vila Torres. Por meio da dança contemporânea, o projeto Entrenós Outros atinge pelo menos 50 pessoas entre 10 e 15 anos. Mabile Borsatto, professora do projeto, conta que o Entrenós Outros amplia a percepção desses jovens a respeito da vida. “Não que dança seja terapia ou solução, não que vá mudar a casa, a realidade, mas muda a cabeça deles”, diz.

FALANDO NISSO

O Espaço Vida e Música utiliza um local cedido pela prefeitura para ensinar crianças de 7 a 14 anos a tocarem um instrumento. O projeto existe desde 2008. Hoje, com 400 alunos, conta com uma orquestra sinfônica, uma orquestra de violões e uma fanfarra (banda com instrumentos de metal e sopro). Ele funciona em quatro núcleos localizados na periferia de Curitiba e região, entre eles a Vila Autódromo, que recebe cursos de violino e flauta doce.

Os benefícios que iniciativas como essas trazem para a vida desses jovens podem ir além do bem-estar. Segundo Rosane, o contato com a arte pode criar uma oportunidade de aprendizagem que humaniza. “Ao ser realizada em grupo, a atividade favorece a formação de competências sociais (pessoais e interpessoais), além de trazer, em muitos casos, uma possibilidade de formação profissional”, diz.

“As crianças que participam do projeto vivem em uma realidade de violência e agressividade. Mas, quando percebem que sabem fazer algo tão bonito, tão emocionante, elas se comportam de outra maneira, porque isso influencia na sua autoestima.” Fonte: Gazeta do Povo, em 17 de Maio de 2012 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

15


INFANTIL

INTRODUÇÃO IDADE CERTA

ABRAÇO DA VITÓRIA O Estação 22.6 também está participando do Abraço da Vitória. Caso, você criança, Junior ou voluntário do Ministério Infantil não esteja participando, pode começar a participar, é só trazer uma latinha de achocolatado no próximo domingo, vamos fazer um cofrinho e começar a juntar nossas moedas para ajudar a construção!

Tudo tem o seu tempo, não é mesmo?! Por isso, o Estação 22.6, prepara atividades direcionadas a faixas etárias, se preocupando com o desenvolvimento da criança, não somente espiritual, mas também social e cognitivo. Ao longo dos anos algumas necessidades surgiram Estação 22.6 sofreu uma adequação nas faixas etárias para este ano, ficando desta maneira: Antes Agora Berçário (0 a 1 ano e 11 meses) Permanece Maternal (2 e 3 anos) Permanece Principiantes (4 e 5 anos) Principiantes (4 a 6 anos) Primários (6 a 8 anos) Primários (7 a 9 anos) Juniores (9 a 12 anos) Juniores (10 a 12 anos) Assim, é possível desenvolver um conteúdo mais adaptado para as realidades e situações vividas no dia a dia das crianças, tornando o ensino cada vez mais relevante e direto.

ATENÇÃO

PAIS E RESPONSÁVEIS DE JUNIORES (10-12 ANOS)

Ensinar a Bíblia é uma grande responsabilidade e um desafio, principalmente nos dias atuais em que a mídia e o acesso à tecnologia bombardeia nossas crianças diariamente com valores contrários aos ensinamentos bíblicos. Contudo, não podemos deixar de ensinar a Palavra de Deus; devemos, sim, dinamizar a maneira de ensiná-la. Pensando nisso, o Ministério Infantil adotou em seu currículo o material “Detetive Junior”, da Série Investigar, onde doutrinas bíblicas serão ensinadas por meio de investigação, e cada Junior será instigado a examinar as Escrituras, encontrando nelas os princípios para uma vida reta. Por isso, você - pai ou responsável - deve se envolver com o crescimento espiritual de nossos juniores, adquirindo uma revista com atividades que serão realizadas nos cultos aos domingos, como devocional semanal e nas células intergeracionais. O livro está disponível na Livraria da PIB por R$7,50. Contamos com vocês!

Além disso, contamos com o apoio dos pais com relação às trocas das idades, é importante que seu filho participe da classe a qual pertence, pois o ensino é direcionado. E mais, é importante que a criança conviva e interaja com crianças da sua faixa etária, principalmente em um ambiente em que o desenvolvimento é gradativo, a falta de interesse e o deslocamento podem aparecer, pois o conteúdo torna-se maçante. Muitas vezes é necessário um período de adaptação, o qual é necessário paciência e compreensão dos pais até que seu filho se ambiente, mas após isto, é possível ver grandes resultados. PAIS VOLUNTÁRIOS Os pais também podem ser voluntários no Estação 22.6, é isso mesmo! Se você pai tem vontade de nos ajudar e não sabe onde ou como ajudar, é simples. Você pode ir até um dos andares do ministério e saber como pode se voluntariar, quais dias horários e no que pode nos ajudar. Lembrando que todos os voluntários precisam preencher a ficha de voluntariado da Central e participar do treinamento que acontece todo primeiro sábado de cada mês às 14h (*) (*) Essa data pode sofrer alterações.

16 16 16

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012


BERÇÁRIO (0 A 2 ANOS): Tema: Eu posso falar com Deus! (Oração) Objetivo: Jesus nos ensinou a orar (Pai Nosso) PRINCIPIANTES (4 A 6 ANOS): Tema: Somos Importantes Base Bíblica: Gênesis 1.27 Versículo para memorizar: “No princípio, criou Deus os céus e a terra.” Gênesis 1.1. PRIMÁRIOS (7 A 9 ANOS): Tema: Somos Importantes Base Bíblica: Gênesis 1.27-2.25 Versículo para Memorizar: “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste...” Salmo 139.14. JUNIORES (10 A 12 ANOS): Tema: Um esconderijo quase perfeito (Onipresença de Deus) Base Bíblica: Jonas 1.1-3,5,12;2.1-2,7-10;3.1-10 Versículo Bíblico: “Cria em mim,ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável” Sl 51.10

DISCIPULADO Agende a entrevista do seu filho com os nossos líderes ligando para a secretaria do Estação 22.6. Esta entrevista irá auxiliar aos pais e a criança na tomada de decisão para o início do discipulado.

DIA DO PASTOR O Estação 22.6 agradece a Deus pela vida do Pr. Lelo, que tem abençoado muitos juniores, suas famílias e voluntários do ministério. Que Deus continue enchendo sua vida com ricas bênçãos, graça e sabedoria. Deus o abençoe! Feliz Dia do Pastor!

ACAMPAMENTOS Acampa Juniores (10 a 12 anos) 9 a 11 nov. Acampa Primários (7 a 9 anos) 21 a 23 de setembro

INFANTIL

O QUE ESTAMOS APRENDENDO?

Vareda das Araucárias Almirante Tamandaré. Inscrições aos domingos no Stand, após os cultos e com a secretária do Ministério Infantil durante a semana. Carolina, 3091-4363

ONDE ESTAMOS Térreo - Berçário (0 a 1 ano e 11 meses) Durante os cultos de domingo pela manhã e à noite. 1º andar – Maternal e Principiantes (2 a 6 anos) Durante escolas bíblicas (domingo pela manhã) e cultos de domingo pela manhã e à noite. 2º andar – Primários (7 a 9 anos) Durante escolas bíblicas (domingo pela manhã) e cultos de domingo pela manhã e à noite. 4º andar – Juniores (10 a 12 anos) Durante escolas bíblicas (domingo pela manhã) e cultos de domingo pela manhã e à noite. 6º andar – Secretaria Segunda à sexta das 09h às 12h e 13h às 18h.

Secretaria do Estação 22.6 (41) 3091-4363 kids@pibcuritiba.org.br

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

17 17 17


HOMENS

Pessoas Comuns, Relacionamento Excelente! Você pode identificar um relacionamento bemsucedido, observando as pessoas em ação. A forma como elas interagem diz tudo. Além de trabalharem juntas, fazerem as refeições juntas, continuam este relacionamento fora do ambiente de trabalho. Um passeio no clube em fins de semana, um cineminha, a igreja ou mesmo a escola são exemplos de que este relacionamento pode ser a melhor coisa.

Alguns pontos devem ser observados para a excelência destes relacionamentos, que crescem à medida que são trabalhados pelas pessoas. São eles:

Um relacionamento para ser perfeito não exige que os parceiros sejam também perfeitos, até porque as partes não são perfeitas e estão sujeitas às diferenças, o que é bastante normal entre as pessoas.

Saiba ouvir: encontre um tempinho para ouvir o que o outro tem a lhe dizer. Isto parece difícil hoje em dia, em razão do tempo escasso, mas lembre-se que às vezes, uma só palavra pode mudar todo o contexto de sua vida.

Para que este alvo seja atingido, é fundamental acreditar que a conquista da harmonia e consequente felicidade desta relação dependem de atitudes mutuamente desempenhadas e, porque não dizer, de metas a serem alcançadas.

Saiba perdoar: saber perdoar é imprescindível para o relacionamento ser bem-sucedido. Está escrito no Livro dos Livros, a Bíblia, em Mateus, 18:22, que se deve perdoar até 70 x 7 se for preciso, pois num relacionamento sempre haverá perda, mágoa e esta prática pode e deve ser adotada por você, na certeza do êxito total.

Estou falando sobre iniciar com uma atitude positiva e otimista, entusiasta sobre esta situação nova diante de você, a qual poderá ser sempre melhorada, à medida do seu maior ou menor empenho. Aponto também para a necessidade de haver um compromisso total e constante com o sucesso desta ligação, passando a compartilhar todos os momentos.

Interesse: demonstre o mais puro e honesto interesse pela outra pessoa. Envolvimento: busque ser mais envolvente e caloroso com os sentimentos e problemas do outro.

Contudo, este novo compromisso assumido será saudável e duradouro, se tiver como pano de fundo o amor e o respeito entre as partes, pois assim ambos terão a oportunidade de crescerem juntos e desfrutarem dos seus benefícios.

Prof. Menegatti Palestrantre e membro da PIB

18

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012


No último domingo deste mês lançaremos os lanches exclusivos da campanha Abraço da Vitória. Na cantina de domingo a noite, 24/6, edição exclusiva!

CONSTRUÇÃO

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Datas: - 16, 23 e 30/06 - aulas teóricas - 14h às 17h. - 07/07 - passeio fotográfico - saída da PIB às 8h30. Oferta mínima - R$ 100,00 Info: no stand da construção ou Tânia, 3091-4321. Inscrições: pibcuritiba.org.br/cursodefoto

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

19


ACONTECE NA PIB 20

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012


OFICINA DE IMPROVISAÇÃO PARA PIANO

Depois do Congresso de Mulheres com o tema “Infinitamente mais”, agora é a vez do ABUNDANTEMENTE ALEM!

Data: 23/06. Hora: 9h às 12h. Local: Auditório da Loja ZeroDB (Av. Sete de Setembro, 3293) Investimento: R$30,00 (Destinado à campanha O Abraço da Vitória) Palestrante: Profª. Abigail. Info: 3091-4308 | musica@pibcuritiba.org.br

Encontros intencionais em junho! O quê: Vídeo conferência com dvd���s das ministrações da Ana Paula Valadão e Fátima Wolf - facilitadora: Érika Checan. Quando: terças, das 14h às 15h no Espaço Mulher ESPECIAL: 22 de junho às 19h30 Jantar Missionário - Adquira convite na Livraria 30 de junho às 15h30 Pré lançamento do XI Congresso de Mulheres ANIVERSÁRIO SOPA SOLIDÁRIA Aniversário Sopa Solidária | 9 anos Local: Salão Social da PIB Data: 29/06 Hora: 19h30 Cardápio: Buffet de Sopas (incluso refrigerante) Valor: R$20,00 CONVOCAÇÃO Convoco os membros do Conselho da Primeira Igreja Batista de Curitiba e os delegados da ABASC para nossa reunião mensal que acontecerá no dia 14 de junho, às 19h, no Salãozinho. E Assembleia Bimestral, dia 27 de junho, após o culto de oração, na Capela. Sua presença é fundamental.

CÉLULAS ADOLESCENTES Você que tem 13 e 14 anos e quer se enturmar, venha participar da nossa célula. Data: Toda sexta-feira. Hora: 18h. Local: 3º andar. Info: Pr. Lelo, 9189-7070 AMIGOS EM CRISTO

Grupo voltado para pessoas viúvas, solteiras e divorciadas, convida para reunião. Data: 15/06 Hora: 20h Local: sala 301. EXPEDIÇÃO BÍBLICA

Reunião informativa: 17/06 às 17 h - Na PIB Roteiro: 2 a 14/10 - Turquia (As sete Igrejas do Apocalípse e Capadócia) 14 a 22/10 - Israel - Roteiro completo. expedicaobiblica.blogspot.com.br Info: Cleide Neto, 3501-2071 | 8802-6548 CURA INTERIOR

Pr. Paschoal Piragine Junior. Presidente

Data: 14 a 16 /06 - 5ª e 6ª feira das 19h30 às 22h - Sábado das 9h às 17h Local : PIB Curitiba Investimento: R$ 70,00 Inscrições: Francine | Lorena, 3091-4358 familia@pibcuritiba.org.br

DOAÇÃO

VIAGEM MISSIONÁRIA A MOÇAMBIQUE

Precisa-se de projetor para a Igreja Batista Nova Vida (congregação da PIB Curitiba na cidade de Botuverá-SC). Contato: Pr. Rodrigo (Koki), (47) 8493-1640 | 3359-1640. SEJA UM VOLUNTÁRIO DE ILUMINAÇÃO Venha fazer parte da nossa equipe de iluminação cênica. Interessados em aprender: Comunicação, 3091-4321.

ACONTECE NA PIB

ABUNDANTEMENTE ALÉM

Data: 03 a 20/10 Reunião p/ os interessados: 17/6 às 17h. Local: Sala 204. Info: Edna, 8426-6509. DOAÇÃO

A Congregação da Benção, em Pinhais, foi assaltada e levaram todos os instrumentos. Estamos precisando de um violão e teclado. Quem puder ajudar, ligar para: Tesouraria, 3091-4397 | 3091-4303.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

21 21


ACONTECE NA PIB 22

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012


NESTA SEMANA ATIVIDADES Contas para Depósito de Dízimos e Ofertas

Todos os dias 06h..... | Encontro de oração

CNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

Domingo 09h30 | Esc.Bíblica: Disc. e Form. Espiritual 09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos) 09h30 | Escola Bíblica em Inglês 09h30 | Embaixadores do Rei 10h30 | Culto Matutino 10h30 | Culto em Inglês 10h30 | Culto dos Juniores 17h | Mensageiras do Rei 19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos) 19h | Culto Vespertino

Banco do Brasil Ag 1869-4 CC 5045-8

Banco Santander Ag 2133 CC 13001130-2

Bradesco Ag 2369 CC 16-7

Caixa Econômica PIB: Ag 1316 CC 12900 Op. 003 ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

Itaú Ag 3835 CC 33218-4

HSBC Ag 0054 CC 38242-41

Segunda-feira 13h30 | Espaço Mulher 13h30 | Assessoria Jurídica Gratuita 14h | Curso de Tricô e Crochê 19h45 | Culto dos Advogados Cristãos 20h | Culto dos Atletas Terça-feira 14h | Mulher Cristã em Ação 14h | Curso de Patchwork 19h30 | Encontro de Homens 20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino 20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Quarta-feira 13h30 | Oficinas Maturidade 14h | Culto Maturidade 15h | Células Maturidade 16h30 | Coro Maturidade 18h | Oração Adolescentes 20h | Culto de Oração 22h30 | Oração Jovens Quinta-feira 15h | Culto da Vitória 15h | Estudo Bíblico em Inglês 19h | Discip. e Form. Espiritual 19h30 | Montanhistas de Cristo 20h | Culto dos Surfistas de Cristo Sexta-feira 09h | Amor Exigente-Grupo Conexão Um 18h | Discipul. e Form. Espiritual 18h | Valentes de Oração 19h30 | Culto de Adolescentes 20h | Amigos em Cristo (quinzenal) Sábado 15h | Assessoria Jurídica Gratuita 15h30 | Ensaio Conj. Celebrai 17h | Ensaio Coral A. B. Deter 17h | Culto dos Surdos 18h | Discipul. e Form. Espiritual 18h | Clamor Jovem 19h30 | Culto dos Jovens 19h30 | Culto Jovens Adultos 19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

23


NESTA SEMANA

NOSSO PROPÓSITO 1. Levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus; 2. Amar e servir ao próximo; 3. Fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

NOSSOS PASTORES Presidente: Pr. Paschoal Piragine Jr. Pr. Adoniran dos Santos Melo Pr. Adriano Fogaça dos Santos Pr. Alexandre Sombrio Pr. Anselmo José R. Alves Pr. Antônio Lopes Pr. Artur Paupitz Pr. Daniel Cecil Pr. Diego Barbosa dos Santos Paz Pr. Edson M. de Andrade Pr. Eliezer dos Santos Magalhães Pr. Gerson Avena da Silva Pr. Igor Pohl Baumann

Pr. Leandro Sonda Pr. Marcílio de Oliveira Pr. Manfred E. Schwalb Pr. Michel Ferreira Piragine Pr. Nilson Vital de Oliveira Pr. Paulo Davi e Silva Pr. Ricardo Lebedenco Pr. Thiago de Souza Carvalho Min. Albert M. Oliveira Filho Min. Elly Claire J. Lopes Min. Érika C. B. Massa Checan Min. Rondinely Germano Vieira Min. Tallita Vieira Barros Min. Thais Regina de Lima

ANIVERSARIANTES OBS: Caso não queira que apareça o seu nome, ou perceba algum erro nos seus dados pessoais, comunique ao Ministério de Integração da PIB, integracao@pibcuritiba.org.br, 3091-4358.

DISPONÍVEL SOMENTE PARA O PÚBLICO LOCAL

ESCALA DO CONSELHO DIACONAL

24

Semana

Diáconos

10 a 16/06

Isabel Muller, Cláudio Petryk, Soeli, Arnaldo Muller, Torquato, Antero.

17 a 23/06

Iwerson, Almir, Simone, Cláudio Dominguez, Paulo Romano, Karlis Kruklis, Arnaldo Jr.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012


ANÚNCIOS

ANUNCIE SEMANALMENTE COM UMA IMAGEM NESTA PÁGINA Entre em contato com comunicacao@ pibcuritiba.org.br ou pelo telefone (41) 3091-4321

ConsórCio AdemilAr. InvestImento seguro, futuro tranquIlo. investir - Adquira o consórcio e, contemplado, você compra imóveis para locação, formando um patrimônio sólido. reformar - Você pode reformar o seu imóvel, valorizando seu patrimônio. Poupar - Guarde dinheiro todo mês, fazendo uma poupança programada. Construir - Compre o terreno e construa sua casa.

parCela reduzIda

CrÉdiTo

a

(após a 10 )*

(1 a 10 )*

r$

parCela reduzIda

a

a

parCela 100% do valor

80.000,00

r$

468,89

r$ 388,89

r$

526,67

r$ 100.000,00

r$

586,11

r$ 486,11

r$

658,33

r$ 150.000,00

r$

879,17

r$ 729,17

r$

987,50

r$ 200.000,00

r$ 1.172,22

r$ 972,22

r$ 1.316,67

r$ 300.000,00

r$ 1.758,33

r$ 1.458,33

r$ 1.975,00

*Parcela calculada com contribuição de 70% do fundo comum até a contemplação, quando será recalculada. Prazo de 180 meses para créditos de 80 mil a 300 mil reais. Valores e condições poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Correção anual pelo INCC.

lIgue agora para

miChele mendes

Para o futuro dos filhos - Programe-se para entregar as chaves de um imóvel para seus filhos ou netos.

3287.6623 | 8476.4471 Av. 7 de setembro, 5870 www.comprecomconsorcio.com.br

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

25


ANÚNCIOS

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail comunicacao@pibcuritiba.org.br | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista. VENDE-SE • Apto. V. Izabel. 157m². 3 qt(1 suíte). 2 gar + dep. Semi-mob. Desocup. R$ 359 mil. 9988-9612 | 3335-1056 • Apto. Paranaguá 90m². Ótimo local, semi-novo, com armários. 2 qt(1 suíte). 1 gar R$ 220 mil. 9936-6810 • Caminhão Atego 2425 08 truck, semi leito, pneus novos, com sider facchini 10,5m vendo também só no chassis. 3027-5928 | 9984-9289 • Apto. 0km (entrega dez/12), padrão Thá - Boulevard 116m² priv./3Q/2G Av. Iguaçú, 3525. Entrada+financ. 9967-5909. • Sobrado em Araucária c/7 peças, R$ 140 mil , aceita caminhoneta na troca. Marcos, 9607-9483. • Piscina de 5.000l c/capa, filtro e motor. R$300,00. 3643-0506 | 9834-0311 • Apto. Cristo Rei, 3qts.,sl.,coz.,banh.,vaga p/carro, cond.baixo. R$240mil. Inez, 9174-7476.

ALUGA-SE • Apto. no Centro. R$ 1.000,00 + taxas. Marcelo, 9953-5197 | Marcelo.silveira@ metso.com • Apto. mobiliado no Água Verde: 2qts. + 1 suite, garag., portaria 24h. 9709-8646 • 2 salas comerciais 2 andares podendo se interligados p/ única atividade.4 WC COPA, Centro, Araucária. Cristina 96881549 | tinasgomes@bol.com.br

SERVIÇOS

• Produtos Herbalife. Aceito cartão débito e crédito. Eliane, 8442-6323 | 9627-5501. • Pão de mel artesanal, sabor variado, R$ 2,00. Encomendas para festas e congressos. Alexandre | Elaine, 33395805 | 8474-2209. • Diarista. Nilza, 9837-2934. • Cuidadora de idoso. Maria da Luz, 3383-7357. • Pequenos reparos, hidrául., elétrica, pinturas, forros, pisos, mont. de móveis. Luiz, 9235-7407 | 3013-3780.

PRECISA-SE • Vendedor(a) c/ experiência. CV p/ osvaldo@omservice.com.br c/ foto e pretenção salarial. • Estofador profissional, para estofados residenciais. 9986-2039 | 3349-8486

26

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012


ANÚNCIOS

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail comunicacao@pibcuritiba.org.br | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista.

Corte de cabelo: feminino | masculino | infantil Coloração | Mechas | Manicure | Pedicure | Depilação Sobrancelha | Maquiagem | Massagem Av. Nossa Senhora Aparecida, 582 (anexo ao Mercadorama Seminário) Aberto de 2ª a sábado - das 9h00 as 21h0

Telefone: 3077-0103 | www.cadorocuritiba.com.br

Aparelhos Auditivos

Encontre aqui a solução para ouvir bem.

• Aparelhos auditivos, teste antes da compra; • Assistência técnica em todas as marcas de aparelhos; • Confecção de moldes auriculares e protetores de ouvido; • Temos pilhas para aparelho e toda a linha de acessórios; cartela de pilhas

8,00

www.phonesul.com.br

Compre o seu aparelho com

25% de desconto à vista

ou parcele em até

12x.

R. Marechal Floriano Peixoto - 228 - 18° andar - Centro - Curitiba-

(41) 3082-8361

(41) 3019-8825

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Junho de 2012

27


Toda semana, você pode conferir como está o andanmento da campanha “O Abraço da Vitória”. Como nosso lema já diz, queremos finalizar a construção da nossa igreja, ao mesmo tempo que construímos vida em cada pessoa que participa conosco! N Ú M E R O D E P E S S O A S E N V O LV I D A S N O S G R U P O S 8 5 Úl t im a a tu a li za ç ã o : 0 6 /0 6

= 100%

01 Fabrício

26 - 30,5%

02 Almir Luiz

31 - 36,4%

03 Isabel

89 - 104%

04 Helen

1 - 1,17%

05 Sibele

13 - 15,2%

06 Antero

34 - 40%

07 Yochinori

1 - 1,17%

09 David

62 -72,9%

10 Jucirene

99 - 116%

11 Magno

29 - 34,1%

12 Ingo

4 - 4,70%

13 José Jacob

34 - 40%

14 Emanuel

1 - 1,17%

15 Igor

20 - 23,5%

16 Richard

123 - 144%

17 Izaque

2 - 2,35%

18 Elizabeth

4 - 4,70%

19 Eunice

18 -21,1%

20 Marlon

12 -14,1%

21 Aylton

34 -40%

22 Jure

18 -21,1%

23 Pedro

1 - 1,17%

24 Maristela

30 - 35,2%

25 Adoniran

70 - 82,3%

26 Natanael

6 - 7,05%

27 Roberto

34 - 40%

28 Matheus

9 - 10,5%

29 Alexandre B.

1 - 1,17%

30 Mayra

1 - 1,17%

31 Alexandre S.

21 - 24,7%

32 Elaine

50 - 58,8%

34 Thiago

1 - 1,17%

35 Israel

11 - 12,9%

36 Lucas

10 - 11,7%

37 Juniores

47 - 55,2%

38 Juventude 1

70 - 82,3%

39 Victor

5 - 5,88%

40 Wesley

5 - 5,88%

41 José Mario

2 - 2,35%

42 Paulo

12 - 14,1%

43 Marcos

27 - 31,7%

44 Alvo

51 - 60%

45 Maria

24 - 28,2%

46 Gerson

15 - 17,6%

47 Bruna

8 - 9,41%

48 Yohan

1 - 1,17%

49 Eliézer

12 - 14,1%

50 Wellington

1 - 1,17%

51 Jomar

9 - 10,5%

52 Sanderson

21 - 24,7%

53 Rosaines

16 - 18,8%

54 Valdomiro

6 - 7,05%

55 Cleide

56 - 65,8%

56 Milton

21 - 24,7%

57 Sofonias

1 - 1,17%

58 Fabio

1 - 1,17%

59 Marilia

20 - 23,5%

60 Joyce

10 - 11,7%

61 Marcílio

59 - 69,4%

62 Helio

11 - 12,9%

63 Primários

9- 10,5%

64 Principiantes

1 - 1,17%

65 Maternal

1 - 1,17%


Revista PIB 10/06/12