__MAIN_TEXT__

Page 1

MANUAL DE COMUNICAÇÃO


2

FICHA TÉCNICA GERÊNCIA DO MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO: Albert Martins de Oliveira Filho

ELABORAÇÃO Lana Carvalho e Jessica Fonseca Vieira

ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO Lana Carvalho

ICONOGRAFIA Jessica Fonseca Vieira

PROJETO GRÁFICO, DIAGRAMAÇÃO E ARTE-FINAL Jessica Fonseca Vieira


3

04 APRESENTAÇÃO 05 ENCOMUN 08 CANAIS DE

COMUNICAÇÃO

17 BRIEFING 20 COMO SABER

QUAIS AS MÍDIAS USAR PARA MEU MINISTÉRIO? 22 ASSESSORIA DE IMPRESNSA


4

APRESENTAÇÃO O Ministério de Comunicação tem como objetivo alcançar vidas. Conta com colaboradores que, através de sua

Contato

profissão, têm o propósito de disseminar a Palavra e, acima

Secretaria:

de tudo, servir a Deus. Para isso, usamos todos os meios, recursos, tecnologias e ferramentas possíveis, com o fim de potencializar nossas ações. Quem está por trás disso não busca dinheiro, riquezas, poder ou reconhecimento. São servos do Senhor que dedicam o que sabem e buscam conhecer mais para servir com excelência. Voluntários, estagiários e funcionários, não importa como nem onde, do maior ao menor, trabalham com amor e dedicação. Ser ministério de comunicação em uma Igreja é desafiador em vários sentidos. Nosso objetivo principal não são produtos, marcas e mercados, e nem mesmo faturamento, verbas ou comissões. Nosso público alvo somos nós mesmos, quem está aqui dentro ou lá fora, do nosso lado e do outro lado do mundo. Dependemos dos caminhos que Deus nos mostra e das portas que Ele abre.

(41) 3091-4321 comunicacao@pibcuritiba.org.br Agência: (41) 3091-4416 criacao1@pibcuritiba.org.br Multiplataforma: (41) 3091-4412 revistapib@pibcuritiba.org.br Jornalismo: (41) 3091-4412 jornalismo@pibcuritiba.org.br


5

ENCOMUN EnComun é o apelido do Ministério de Comunicação da Primeira Igreja Batista de Curitiba – como se fosse um neologismo ambíguo para representar o encontro de comunicadores com “algo” em comum: Jesus Cristo. Nossa logomarca é uma cruz, porque reflete quem é a nossa fonte de inspiração, nossa razão de ser e a quem servimos. Somos diferentes, de várias áreas da comunicação, e por isso são diversas as cores que formam a cruz. Os pixels, elemento moderno, retratam o mundo digital contemporâneo, os recursos e as tecnologias presentes em nossa geração, que usamos para levar a mensagem de Cristo ao mundo.

São comunicadores que se achegam à cruz, que descobrem o amor de Deus e se fazem irmãos, com Ele em comum. Também se espalham, levando a mensagem da Cruz para o mundo e suas realidades, bem como para a carreira e a vida. Somos obra do Criador, e é dEle que refletimos criatividade. Nosso propósito é: levar comunicadores a um relacionamento intenso com Deus, servir com nossos dons e talentos e fazer Jesus conhecido em todas as mídias, no poder do Espírito Santo.


6

COMUNICAÇÃO ALBERT MARTINS Ministro de Comunicação

AGÊNCIA

MULTIPLATAFORMA

Criação;

Patrocínio;

Produção;

Revista/Informativo;

Gerencias da Comunicação;

Web;

Eventos; Campanhas;

Áudio; OOH: Outdoor & placas externas; Vídeo; Imprensa; Produtos.


7

OP. DE CAMPUS

RÁDIO

TV

Coordenadorias: vídeo, fotografia; multimídia e iluminação.

Criação;

Criação;

Operação.

Produção;

Open House; Trip; Eventos Masters: Nataleluia, Summit, Missionar, Louvação, etc.

Operação.


8

CANAIS DE COMUNICAÇÃO O Ministério de Comunicação oferece suporte através de alguns canais. São meios que encontramos para atuar de forma ativa no Reino. Para o seu ministério, serão ferramentas úteis e eficazes. Para a Igreja, são formas criativas e diversificadas de alcançar o propósito específico que temos.


9

Canais de Comunicação TV Rádio Site News Totem Informativo Dia a Dia com Deus

Produções Dia a Dia com Deus Super Opinião Boa Tarde Doutor Turma de Primeira Mão na Massa

As

ferramentas

apre-

sentadas neste manual são variadas e podem ser utilizadas de forma individual, de acordo com a solicitação do seu ministério. Cada ferramenta é solicitada de forma

específica e tem um processo particular de produção. As páginas seguintes descrevem brevemente nossos canais de comunicação e mídias, para que você possa conhecê-los.


10

RÁDIO Estamos presentes em 28 rádios pelo Brasil, como a Gospel FM, a Sara Brasil e a Marumby AM, com os programas Dia a Dia com Deus e Alta Tensão, em diversos horários, durante toda a semana.

Spot de rádio Sob autorização da Comunicação. Chamada de 30” (trinta segundos) nos intervalos da programação de rádio (a ser entregue gravada em MP3 de 192 kbps).

São,aproximadamente 100 mil ouvintes por minuto em todas as nossas rádios do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Belo Horizonte, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

TELEVISÃO Em parceria com a Rede Super, transmitimos 24 horas por dia de conteúdo cristão para a televisão. Para divulgação dos ministérios, há possibilidade da produção de vinhetas destinadas à TV, com duração de 30” (trinta segundos), para inserção nos intervalos da programação da Rede Super de Curitiba. Esses recursos são utilizados apenas sob a autorização da Comunicação. São quase 250 mil telespectadores por minuto.

TV’s Vídeo Signage Sob autorização da Comunicação Imagem para divulgação de evento nas televisões dos corredores do hall e nos andares.

ATENÇÃO! Caso você tenha terceirizado a produção de materiais de comunicação por meio de voluntários e/ou freelancers, enviar para a aprovação da Comunicação.


11

DIGITAL Redes Sociais Em um mundo cada vez mais conectado, a PIB Curitiba não poderia ficar de fora. Usamos redes sociais como Facebook, Whatsapp e Instagram para sermos instrumentos do Senhor no objetivo de alcançar vidas. Esses meios de comunicação são grandes aliados em todo o processo de divulgação digital atual. Em meio a inúmeros seguidores, nossos eventos chegam a muito mais pessoas do que apenas com a divulgação impressa. Para essas plataformas, produzimos artes digitais de divulgação que são publicadas nas páginas da Primeira Igreja Batista de Curitiba.

Facebook (post) – mais de 106.000 curtidas Arte digital para publicação/divulgação na página da Primeira Igreja Batista de Curitiba, no Facebook.

Instagram (post) – mais de 8.000 seguidores

ATENÇÃO! Caso você tenha terceirizado a produção de materiais de comunica serviço por meio de voluntários e/ou freelancers, enviar para a aprovação da Comunicação.


12

Site Cerca de 60 mil acessos por mês. Como nossa política visa a concentrar esforços e visibilidade, cada ministério tem à sua disposição a utilização de uma página personalizada no site www.pibcuritiba. org.br. Essa visibilidade é muito diferente de um blog ou site por conta própria, que exigem várias campanhas e conteúdo viral para alcançar patamares que o pibcuritiba.org.br já tem hoje. Como Ministério de Comunicação, temos preocupação com a transferência

de know-how para garantir a continuidade do projeto. Preocupando-se com as peculiaridades de cada ministério, o sistema web tem capacidade de customização de imagem de fundo, ferramentas, cores, etc. Alguns projetos de destaque têm um

domínio próprio por serem estratégicos, como é o caso do Missionar, do Nataleluia e do Louvação. Para um projeto ter um domínio próprio, é necessário comum acordo entre o ministério e a Comunicação, incluindo um planejamento estratégico.

Home Banner Para divulgação de eventos master, artes digitais são produzidas para a home page do site da PIB. Esse tipo de material será desenvolvido apenas sob autorização da Comunicação.

Carrossel de imagens Hà possibilidade de desenvolver uma imagem para a página inicial do site da PIB, que redireciona o usuário à página do seu ministério, por ocasião de algum evento a ser promovido ou divulgado. É Limitado a 2 (duas) artes por ministério. ATENÇÃO! Caso você tenha terceirizado a produção de materiais de comunicação por meio de voluntários e/ou freelancers, enviar para a aprovação da Comunicação.


13

Newsletter As mesmas informações que seu ministério enviar para divulgação no boletim Dia a Dia com Deus serão incluídas no newsletter, que é enviada por e-mail a mais de 32 mil contatos cadastrados da PIB Curitiba. Seu ministério também pode possuir um mailing próprio, se necessário.

Telão Além dos materiais impresso e online, o Acontece na PIB também é divulgado antes dos cultos dominicais da igreja, no telão, como vídeo, no estilo slideshow.

Totem Sob autorização da Comunicação Veículo digital, localizado no hall dos elevadores. Apresenta imagens e vídeos.

TV’s dos corredores Imagem e/ou vídeo para divulgação de eventos nos monitores que transmitem a agenda semanal da PIB (localizados nos corredores da igreja).

ATENÇÃO! Caso você tenha terceirizado a produção de materiais de comunicação por meio de voluntários e/ou freelancers, enviar para a aprovação da Comunicação.


14

IMPRESSO - Banners internos do estacionamento Sob autorização da Comunicação Os banners em lona ficam nos muros da igreja durante o período de divulgação e duração do evento. Exemplos: arte do ministério, Campanha da Construção, Nataleluia,

Banner Peça publicitária digital ou impressa em lonas, tecidos e afins, com o objetivo de promover a divulgação de eventos, locais, etc.

Missionar, etc.

Informativo Dia a Dia com Deus O informativo Dia a Dia com Deus oferece um meio de os ministérios divulgarem seus eventos através da descrição mais uma arte elaborada por nós. Conteúdo impresso.

Flyer Trata-se de material publicitário impresso em uma única folha (frente e verso) com informações básicas. Utilizado para alta distribuição.

Folder Material publicitário impresso com dobras. Contém quantidade considerável de informações, seja ele promocional seja institucional. ATENÇÃO! Caso você tenha terceirizado a produção de materiais de comunicação por meio de voluntários e/ou freelancers, enviar para a aprovação da Comunicação.


15

Cartão de Visitas Pequeno cartão que contém as principais informações sobre o seu ministério, como nome, telefone, e-mail, endereço, etc. Pode também ser utilizado para divulgação do seu evento, como já foi disponibilizado para o Jantar Missionário, Feijoada dos Atletas, Nataleluia, etc.

Placa (Na Visconde Guarapuava e na Bento Viana) Sob autorização da Comunicação. Arte impressa para divulgação externa nas placas da própria PIB.

- Diagramação de material editorial Apostilas, livretos, etc. Tempo de produção de 21 dias.


16

OUTROS MATERIAIS Outros

Assinatura de E-mail

Roteiro de células

Também temos outros tipos de trabalhos que, mesmo não sendo de divulgação para seus eventos, são muito úteis para seu ministério.

Arte com informações básicas, como nome, ministério, telefone, endereço + logo atual do ministério, para utilização no e-mail.

Alguns eventos também podem ser divulgados no roteiro semanal de células.

O Ministério de Comunicação indica o desenvolvimento de campanhas para a divulgação de grandes eventos. A principal característica de uma campanha é que as peças que a constituem devem preservar identidade entre si e ter uniformidade tanto textual quanto visual, para aumentar o impacto da campanha.

rentes mantendo o mesmo conceito criativo.

vimento dele já no início. O tempo e o número de impressões (impactos ou número de vezes a que o público é exposto) também é crucial. Para uma campanha, é necessário agendar uma reunião de planejamento com o Ministério de Comunicação.

Sabe-se que, por mais criativa que seja, uma peça de divulgação isolada tem pouca eficácia quando comparada a uma campanha completa, com peças dife-

Assim, o Ministério de Comunicação possibilita a completa integração de seu projeto ministerial por meio de diversos canais, desde que participe do desenvol-

CAMPANHAS

Desenvolver campanhas requer planejamento prévio e convém que o seu ministério recorra à Comunicação desde o início. Nesse período, é feita avaliação de quais meios e canais comunicativos de que o evento precisará para divulgação eficaz.

Utilizamos artes específicas para Facebook, Instagram e WhatsApp, bem como divulgamos através de outdoors eletrônicos e também pelo totem, além de Newsletter, Informativo DDD e Home Banner do site.

ATENÇÃO! Caso você tenha terceirizado a produção de materiais de comunicação por meio de voluntários e/ou freelancers, enviar para a aprovação da Comunicação.


17

COMO ABRIR UM BRIEFING! O QUE É UM BRIEFING? Briefing é um conjunto de informações usadas para o desenvolvimento de um projeto.


18 BRIEFING Solicitar um briefing ao Ministério de Comunicação é muito fácil. Acesse o link apps. pibcuritiba.org.br/intranet e siga os passos abaixo (secretárias e ministros dos ministérios têm acesso):

3

1

2

4


19 6

5

Este formulário tem o propósito de registrar todas as informações necessárias ao desenvolvimento de artes, criações, projetos, materiais gráficos e de web para o seu ministério. Por não se tratar de uma ferramenta de registro de pedido, mas de descrição, é importante que as informações sejam claras e objetivas, pois é o principal meio de contato que nossos designers mantêm com o seu ministério. Assim que você enviar o formulário, seu pedido entrará automaticamente em nossa lista de tarefas.

ATENÇÃO Nosso prazo de entrega varia entre 7 e 21 dias, dependendo da demanda de trabalho, quantidade de materiais, etc. Solicitações que não respeitarem este limite não serão atendidas.

A Comunicação é responsável por desenvolver seus materiais. Contudo, a produção é de responsabilidade do seu ministério, bem como o processo de solicitação de compras e entrega dos materiais. No campo Descrição do Material, atente-se aos detalhes necessários para a produção, pois são as informações contidas naquele espaço que serão utilizadas para solicitar os orçamentos. O campo Conteúdo é destinado a todas as informações que seu material precisa ter. Se for frente e verso, especifique qual conteúdo é destinado à frente e qual ao verso.


20

COMO SABER QUAIS MÍDIAS USAR PARA MEU MINISTÉRIO? Cada mídia de comunicação que utilizamos é usada estrategicamente, de acordo com o perfil do público alvo, para alcançar o máximo de pessoas possível – seja para um evento seja para divulgação dos cultos, ou apenas para uma frase motivacional. Por isso, indicamos mídias específicas para alguns ministérios.


21

Dia a Dia com Deus, posts no Facebook e artes via WhatsApp.

Casais: o ministério de casais conta com a Newsletter semanal, o roteiro de célula (que agora inclui informações da News), Informativo, WhatsApp e Facebook.

EXEMPLO:

Jovens:

Infantil:

as informações

nas divulgações via Face-

Homens e mulheres:

do ministério infantil podem

book, WhatsApp e Totem

os ministérios de homens e mulheres são suficientemente alcançados por posts no Facebook, WhatsApp, Newsletter, Acontece na PIB e Informativo.

ser divulgadas com maior eficácia pelo Informativo. O Acontece na PIB e também pela Newsletter.

Sentimo-nos muito satisfeitos e realizados em fazer do nosso trabalho uma parte do sonho que Deus tem para você. O conhecimento, a técnica ou mesmo as pessoas podem mudar, mas o sentimento de servir a Deus

a

Juventude

pode apostar com tudo

da PIB.

Idosos:

Para alcançar os

idosos, as mídias que mais impactam são o informativo

é a alma do ministério, invariavelmente. Esperamos que este material possa abençoar grandemente o seu ministério e, juntos, possamos alcançar os propósitos de Deus para todos aqueles a quem ministramos!

Agora cabe a você estudar seu público alvo e, com a nossa ajuda, saber de que forma podemos alcançar mais vidas para Cristo!


22

ASSESSORIA DE IMPRENSA Temos uma equipe de comunicadores preparada para realizar seu trabalho nas diversas ramificações da comunicação. Para preservar a imagem da Primeira Igreja Batista de Curitiba e garantir que nenhuma informação que envolva nossa reputação centenária será transmitida de forma não adequada, toda e qualquer opinião, pronunciamento, declaração, manifestação e/ou exposição que fale em nome da PIB, OBRIGATORIAMENTE deve passar pela autorização da comunicação. Nossa equipe é preparada e capacitada para exercer essa função.


23

Contato Secretaria: (41) 3091-4321 comunicacao@pibcuritiba.org.br AgĂŞncia: (41) 3091-4416 criacao1@pibcuritiba.org.br Multiplataforma: (41) 3091-4412 revistapib@pibcuritiba.org.br Jornalismo: (41) 3091-4412 jornalismo@pibcuritiba.org.br


24

Profile for Primeira Igreja Batista de Curitiba

Manual de Comunicação  

Ser Ministério de Comunicação em uma Igreja é desafiador em vários sentidos. EnComun | Primeira Igreja Batista de Curitiba

Manual de Comunicação  

Ser Ministério de Comunicação em uma Igreja é desafiador em vários sentidos. EnComun | Primeira Igreja Batista de Curitiba

Advertisement