Page 1

1

Kiko Teixeira Uma hist贸ria, muitos finais felizes.


2


3

Kiko Teixeira, o homem pĂşblico que dedicou sua vida a ajudar as pessoas.

Ut at erat vel mi pretium tempor non sed sem. Etiam non purus velit, ut mattis arcu. Aenean viverra sagittis rutrum. Nulla facilisi. Pellentesque id ipsum nisi, quis porta eros. M Magazine Books Editora Ltda, SĂŁo Bernardo do Campo, SP - Brasil


4


5

Introdução Caro leitor, primeiramente, se você pegou, abriu e chegou à introdução desta revista, significa que você é, no mínimo, curioso. Ótimo, pois raro são os curiosos desinformados ou sem conteúdo e opinião. De qualquer forma, você não vai se arrepender de ler as próximas páginas, que revelam a

interessante história de Adler Alfredo Jardim Teixeira, o Kiko, que com apenas 21 anos decidiu dedicar sua vida a servir as pessoas. Pode ter certeza que, ao final desta leitura, você não vai conhecer apenas a história e as realizações de um homem. Vai conhecer também um pouco da história de Rio Grande da Serra e

da Região do ABC; do papel dos Poderes Legislativo e Executivo em uma cidade; da importância do Consórcio Intermunicipal e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC; e, é claro, vai compreender como é possível mudar a qualidade de vida de muitas pessoas por meio de iniciativa e boa vontade.


6

Sumário

Quem é o Kiko Teixeira Características O que pensa No que acredita

009

Origens Uma prosa com a mãe do Kiko: Dona Zulmira

013

Infância Álbum de recordações

017

Adolescência Fase decisiva

021


7

Vida Pública Primeiros Passos

025

Todos os Passos do Kiko

029

Realizações Rio Grande da Serra antes e depois de Kiko

047

Reconhecimento Prateleira de reconhecimentos

105

Futuro Sonhos pessoais e profissionais

109


8


9


10

fique por

dentro

Nesta primeira matéria você não vai encontrar um texto enorme e altruísta dizendo que o Kiko é bom nisso ou naquilo. Encontrará, basicamente, declarações espontâneas do próprio Kiko em momentos diversos, que demonstram quem ele é, o que pensa e no que acredita. Este foi o caminho que escolhemos para você começar a conhecer um pouco da vida e da personalidade do protagonista desta história, uma pessoa que mescla características que muitos gostariam de ver em um homem público. Um cidadão que pode fazer a diferença no futuro.

Primeira Impressão Adler Alfredo Jardim Teixeira, popularmente conhecido como Kiko, nasceu em 29 de novembro de 1971, na capital paulista. Filho de pais portugueses, Kiko é o caçula de sete filhos, e caracteriza-se por ser um cidadão simples e determinado. Graças a sua personalidade proativa e ao prazer que sente em servir as pessoas, ele conseguiu, apesar da pouca idade, construir uma bela história na vida pública, repleta de realizações e benfeitorias à população, já tendo sido: três vezes Vereador; duas vezes Prefeito; e Presidente da Câmara Municipal, da Agência de Desenvolvimento Econômico e do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Agora que você já foi devidamente apresentado ao nosso protagonista, siga adiante e saiba o que ele tem a dizer.

Lazer: Ler, ir ao cinema e viajar. Particularidade: Gosta de ajudar e servir as pessoas. Valores que admira: Transparência e lealdade. Características: Solucionador, responsável e atento às oportunidades. Opinião: O bom político trabalha para todas as classes


11

Solucionador Se a solução de um problema não está ao meu alcance, vou atrás de quem possa me ajudar. Se sou corajoso ou ousado não sei, só sei que não tenho vergonha de pedir ajuda. Da recepcionista ao presidente, vou atrás de quem for preciso para conseguir soluções.

Vida Pessoal Dou muito valor ao meu relacionamento afetivo, mas também curto os momentos de reflexão comigo mesmo. Acho isso importante. Por enquanto não tenho filhos, mas faz parte dos meus planos para o futuro.

Política

Transparência Hobby

Acho que a boa política é aquela que se aproxima ao máximo das expectativas das pessoas.

Eu gostava muito do Mário Covas, pois ele era um camarada direto, que não deixava dúvidas em suas posições. Era uma pessoa transparente e sem rodeios, e eu admiro muito isso.

Adoro animais. Hoje só tenho cachorro, mas já tive muitos bichos, até um cavalo.

Carreira

Deus

Em política é muito complicado você querer estabelecer um plano de carreira, porque os resultados não dependem da vontade individual, e sim da vontade coletiva.

Sou católico e respeito todas as religiões. Creio que Deus é absoluto e supremo (onipresente, onisciente e onipotente). Ele esta no controle de todas as coisas e jamais poderemos defini-lo em palavras. É uma questão de Fé.

Ferramenta tecnológica Minha grande motivação é que hoje existem redes de relacionamento na internet, que aproximam a população dos seus representantes. Faz com que as pessoas que realmente te conhecem, que sabem das suas origens e da sua índole, confirmem tudo que você tenta passar à população. O Barack Obama, por exemplo, conseguiu boa parte de sua ascensão usando a internet.


12

Cargo Público Acredito que toda pessoa que assume um cargo público, independente de posição partidária, deve fazer o melhor pelas pessoas e pela comunidade que o elegeu.


13


14

fique por

dentro

Agora você conhecerá a Dona Zulmira, mãe do Kiko, que lhe contará os detalhes mais interessantes das origens de sua família. Diretamente de sua casa em Rio Grande da Serra, Dona Zulmira relata, com muita simpatia, bom humor e forte sotaque português, como tudo começou.

Conte um pouquinho sobre a senhora e sua vida em Portugal. Dona Zulmira: Tenho 85 anos. Sou de Portugal, lá de Funchal, na Ilha da Madeira. Minha vida era muito boa e calma. Meu pai era industrial e um bom comerciante, tinha até um cinema. Estudei em colégio de freiras, que era muito rigoroso. Lá aprendi muitas coisas, como falar francês (que naquele tempo era a língua universal), costurar e bordar. Como conheceu seu Edmundo, o pai do Kiko? Dona Zulmira: Foi em uma escola em que ele e minha prima estudavam. Nossos olhares se encontraram, e acho que nos apaixonamos à primeira vista. Eu tinha 16 anos e ele 19. Depois disso, não nos deixamos mais. Primeiro ele começou a frequentar minha rua. Só passava e olhava. Depois começou o relacionamento. Eu e o Edmundo namoramos quatro anos só se olhando na beira da janela. É verdade, naquela época o


15

namoro era diferente, não tinha essas coisas de “ficar” como hoje. Edmundo era uma pessoa simples, um analista de vinhos, e nosso relacionamento não foi uma unanimidade na família. Mesmo assim, continuamos namorando e logo veio o casamento. Quando vieram para o Brasil? Dona Zulmira: O Edmundo veio primeiro, e depois de seis meses eu vim. Cheguei ao Brasil em 12 de agosto de 1953, com 27 anos, sete anos de casamento e com dois filhos. Decidimos vir em busca de novas oportunidades. Como foi o início da vida aqui no Brasil? Dona Zulmira: Edmundo começou a trabalhar no Banco Português do Brasil, na Rua Quinze de Novembro, bem no centro de São Paulo. Para ajudar nas finanças eu fazia crochê e bordado. Primeiro alugamos uma casa na Zona Norte de São Paulo, em Santana.

Quando e por que vieram morar em Rio Grande da Serra? Dona Zulmira: O irmão de um conhecido havia comprado alguns terrenos aqui em Rio Grande e nos estimulou a comprar também. De início só vínhamos aos finais de semana, pois as crianças adoravam. Desde que cheguei aqui, procurei fazer alguma coisa pelo lugar. Foi muito difícil, pois a cidade era carente e não tinha uma rua calçada, mas graças a Deus, hoje tudo melhorou”. A casa em que a senhora mora hoje é a mesma de quando vieram pra Rio Grande? Dona Zulmira: Sim, é a mesma. Essa casa foi feita aos pedacinhos. No começo era tudo muito simples, mas aos poucos foi melhorando. Fizemos um fogão a lenha, depois beliches de casal e assim foi... Sempre tínhamos muitas visitas e vários colchões no chão para abrigar todo mundo. Fazíamos churrasco e era tudo muito gostoso e divertido.

Ninguém conhece o Kiko tão bem quanto a senhora. Fale um pouco da personalidade dele. Dona Zulmira: O Kiko é muito disciplinado e tudo dele é organizado minuciosamente. Ele não decide nada sem antes pensar e refletir bastante. É um ótimo filho, muito companheiro, carinhoso e tem um coração de ouro. Não vale me chamar de mãe coruja, pois é a mais pura verdade.


16

Quando o Kiko tinha 4 anos o Edmundo faleceu. Foi um dos piores momentos da minha vida, mas não pude me entregar à tristeza, tinha que ter forças para consolar e criar sete filhos sozinha. Mantive a generosidade materna, mas desenvolvi a firmeza do pai, exigindo que meus filhos fossem disciplinados nos estudos. Eu tinha uma meta de que só deixaria as coisas por conta deles depois que entrassem na faculdade, o que não é verdade, pois já estão formados e até hoje me preocupo com todos.


17


18

fique por

dentro

Geralmente, a infância é uma das melhores partes da vida de qualquer pessoa. Conheça então um pouco da melhor parte da vida do Kiko, vendo as fotos do seu álbum de recordações.

Durante a minha infância, meu lazer estava aqui em Rio Grande da Serra. Vínhamos todos os finais de semana e, desde então, tenho uma relação e um amor muito grande pela cidade.


Há uma represa em frente a minha 19 casa. Nadávamos e brincávamos muito nesta represa. Coisas simples, mas muito gostosas e marcantes.

Quando pequeno eu queria ser veterinário. Gostava muito de tudo que envolvia animais. Mas, no decorrer da vida, decidi que era melhor eu seguir a carreira de advogado e me dedicar aos animais por lazer.

Lembro que nunca queria ir embora de Rio Grande, porque era aqui que podíamos ter cachorro e brincar na rua, coisas que não fazíamos em casa, em São Paulo. Eu adorava, só aqui eu tinha esse tipo de contato com a natureza e com os bichos.


20

Esses dias eu e minha mãe estávamos lembrando de quando eu tinha quatro anos e sofria muito com bronquite. Eu tinha umas crises muito fortes, sempre de madrugada, e ficava totalmente sem ar. Minha mãe, coitada, viúva, com um monte de filhos e passando por um monte de dificuldades, vendo-me daquele jeito, entrava em desespero, e ligava para um pediatra que tratava de mim na época. O que me toca até hoje é o fato desse pediatra sair da casa dele de madrugada, todo arrumadinho de médico, e ir até seu consultório sozinho, só para me fazer inalação, e o pior, fazia tudo isso pelo convênio. Esses dias mesmos eu pensei em procurá-lo pra ver se eu o achava. Ele se chamava Dr. Ângelo Pifaia e já era um senhor na época. Isso me encanta muito, o amor que algumas pessoas têm em servir. Ele era um apaixonado pela profissão, e detalhe, ele via as dificuldades da minha mãe e, ao acabar a inalação, nos dava uma carona até a avenida principal, onde era mais fácil de pegarmos um taxi. Não sei se isso era uma coisa simples pra ele, só sei que pra mim e para minha mãe teve um significado enorme.


21


22

fique por

dentro

Atividades Preferidas Apesar de ter entrado na política muito jovem, Kiko conseguiu aproveitar bastante sua adolescência. Dentre as atividades que mais gostava de fazer, cuidar de animais era a sua favorita. Chegou a ter um canil em sua casa, onde cuidava de seus cachorros.

Nesta matéria você lerá um breve relato da adolescência do Kiko, fase em que, devido a alguns acontecimentos, ele fez escolhas decisivas em sua vida e passou a desenvolver o desejo de mudanças em seu coração.


23

Universidade Kiko fez um pouco de tudo em sua adolescência, de cuidar de animais a estagiar no escritório de assistência jurídica gratuita da faculdade. Mas a escolha decisiva de sua profissão foi feita com base em bom senso. Na época do vestibular Kiko pensava em prestar veterinária, mas mudou de idéia depois pesquisar e verificar que o ramo do direito lhe daria inúmeras possibilidades de atuação, bem como utilizaria mais suas aptidões.

IMAGEM PARA MARCAÇÃO. AGUARDANDO IMAGEM CORRETA.

Indignação Social Como morava em Rio Grande da Serra e fazia faculdade em São Paulo, Kiko pegava trem todos os dias, deparando-se com muitos problemas que indignavam a ele e a população da região, como, por exemplo, a existência de trens sucateados que andavam com as portas abertas, e a falta de calçamento nas ruas, que fazia com que ele e muitas pessoas da cidade tivessem que limpar os sapatos cheios de barro nas estações de trem antes de prosseguirem viagem.

Identificação Popular Como acontece até hoje, muitas pessoas voltavam algumas estações para poder pegar o trem menos lotado e, com sorte, seguir viagem sentado. Isso prolongava o percurso e o tempo de viagem, mas contribuía para que Kiko conversasse e se aproximasse das pessoas da região, que, pelo fato dele estudar direito, aproveitavam para tirar

dúvidas simples sobre questões jurídicas. As pessoas expressavam seus sentimentos em relação aos problemas que enfrentavam no cotidiano, fazendo com que Kiko se identificasse cada vez mais com a realidade e as necessidades das pessoas de sua cidade e da região do Grande ABC.


24

Foram as experiĂŞncias que vivi na minha adolescĂŞncia que me fizeram perceber que eu gostava, queria e podia ajudar as pessoas.


25


26

fique por

dentro

Esta matéria é diferente. Desta vez, Kiko escreveu uma carta pra você, contando tudo sobre seus primeiros passos na vida pública. Afinal, ninguém melhor para relatar os detalhes e passagens mais importantes do início desta interessante trajetória política do que o próprio agente que a vivenciou.

Apresentações É com muita felicidade que escrevo essa carta a você, que se interessou em conhecer não apenas um pouco da minha história, mas principalmente da história de melhoria de vida de uma população. Não é tão simples falar sobre “melhoria de vida”, pois definir o que são pequenas e grandes ações que proporcionam melhorias é uma coisa muito peculiar, depende de quem você é e de como você vive.

Caso você nem perceba que existe iluminação pública na sua rua, até mesmo porque desde que você nasceu ela sempre esteve lá, talvez considere simples e pequena a ação de iluminar um bairro. Porém, se você sempre evitou sair de casa à noite, porque sua rua é extremamente escura e fica perigosa, a instalação de um poste de luz na frente da sua casa significa uma grande ação e melhoria de vida pra você. Toquei nesse assunto porque foi justamente em busca de pequenas e grandes melhorias que decidi entrar na vida pública. Enxerguei nela a possibilidade de trazer melhorias para as pessoas do meu bairro, da minha cidade e da minha região. Pois bem, fui incumbido de lhes contar como foi o meu início na vida pública, e é isso que vou fazer nas próximas linhas. Vamos lá então.


27

Coisa de Família O meu caminhar em direção a vida pública começou com meu pai, que, além de um grande amor pela cidade, tinha muito carinho e preocupação com as pessoas de Rio Grande. Ele era muito comunicativo e simpático, adorava visitar os vizinhos e conversar com as pessoas. Conhecia as lideranças políticas da região e era o tipo de cidadão que falava com todo mundo, conquistando muita admiração e simpatia. Como já era uma militância política no seu ramo de trabalho, pois participava do sindicato dos bancários, muitas pessoas sugeriam

que se candidatasse a prefeito da cidade e, um belo dia, ele decidiu seguir esse conselho. Infelizmente faltou-lhe tempo para concretizar esta opção. Um infarto tirou sua vida meses antes do início do processo em que seriam escolhidos os candidatos. Como irmão Aarão estava sempre ao lado de meu pai, acompanhando-o em todas as visitas que realizava à população da cidade, teve sua jovem personalidade impregnada pela convivência social e política, a ponto de fazer todos da família, e ele próprio, considerarem a possibilidade de lançá-lo candidato a prefeito no lugar do nosso falecido pai, pois além dele já conhecer o processo e estar por dentro de toda a

IMAGEM PARA MARCAÇÃO. AGUARDANDO IMAGEM CORRETA.

história, seria uma ótima maneira de honrar meu pai e dar continuidade ao plano de trazer melhorias pra cidade. Dito e feito! Em 1976, Aarão, com apenas 19 anos, o que era permitido na época, candidatou-se e venceu as eleições em Rio Grande da Serra, tornando-se o prefeito mais jovem do Brasil. Seu mandato trouxe muitas melhorias para a população, como o de instalar iluminação pública em todos os bairros da cidade. Depois, em 1992, meu irmão mais velho, José Teixeira, se tornar prefeito da cidade. O Zé é muito carismático e popular. Aonde ele vai faz amizade e as pessoas gostam dele. Acredito que o destaque de sua gestão se deu na atenção aos assuntos sociais.


28

Cresci em um ambiente em que o assunto “política” estava muito presente. Tanto o perfil do meu pai (que tinha talento político), como as experiências dos meus irmãos (que efetivamente foram lideranças políticas da cidade), serviu-me de referencia para entender o papel e a essência da vida pública, que é o de servir e amenizar o sofrimento das pessoas. Entendi que a melhor parte do servir é a sensação de honra, mas também receber o carinho, o agradecimento e a energia positiva das pessoas. Com base nisso, não tive dúvida, na primeira oportunidade de me filiar a um partido e de me candidatar, o fiz. Em 1990, com 17 anos, filei-me ao PSDB, pouco tempo depois de sua fundação, em 1988. Dediquei-me muito para mostrar que eu realmente tinha força, desejo e capacidade para fazer algo diferente à população, e de que, mesmo jovem, estava pronto para assumir responsabilidades. Foi assim que, dois anos e meio depois de minha filiação, recebi a confiança do partido e fui lançado candidato a vereador. Graças a Deus, em 1992, com 20 anos, tive a felicidade de vencer a eleição, dando o primeiro passo rumo ao meu mote de vida, que é o de trabalhar para servir as pessoas, por meio da promoção de ações que viabilizem melhorias na qualidade de vida da população. Por fim, gostaria de finalizar esta carta lhe agradecendo. Pois, independente de que lado você esteja, como receptor ou como observador das ações e melhorias tratadas nos textos desta revista, o importante é que você se interessou por tudo isso, e está aqui agora, lendo e conhecendo histórias de realizações. De coração, muito obrigado. Pra mim é uma grande honra ter o privilégio de receber sua atenção. Forte abraço, Kiko.


29


30

fique por

dentro

Nesta matéria, além de conhecer a trajetória política percorrida pelo Kiko até o momento, você entenderá um pouco mais da função e da importância de alguns cargos e órgãos públicos.

Região do Grande ABC Antes de conhecer e entender os cargos públicos que Kiko teve a felicidade de ocupar, é preciso que você conheça um pouco mais sobre a Região do Grande ABC, até mesmo porque, tudo que será exposto daqui pra frente, tem ligação com essa região. O ABC é constituído por sete municípios da Grande São Paulo, que estão unidos geograficamente uns aos, ficando próximos à capital paulistana. Confira no mapa sua localização. Essa região é diferente, pois, além de cada cidade ter seus representantes políticos, como prefeito e vereadores municipais, juntas, desenvolveram organizações políticas regionais, que tem como objetivo promover ações que beneficiem todas as cidades da região. Essa governança regional é composta por três organizações: Consórcio Intermunicipal,

Câmara Regional e Agência de Desenvolvimento Econômico. Esses três órgãos regionais têm se caracterizado como

IMAGEM PARA MARCAÇÃO. AGUARDANDO IMAGEM CORRETA.

diferencial e referência para todo o país. Entenda por que ao ler os próximos capítulos desta história.


31

Kiko e sua trajetória

2º Mandato como Vereador de Rio Grande da Serra

Presidente da Câmara Municipal de Rio Grande da Serra

Vice-Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC

2º Mandato como Prefeito de Rio Grande da Serra

1997 - 2000

2001 - 2004

2005 e 2006

2009 - 2012

1993 - 1996 1º Mandato como Vereador de Rio Grande da Serra

2001 - 2004 3º Mandato como Vereador de Rio Grande da Serra

2005 - 2008 1º Mandato como Prefeito de Rio Grande da Serra

2007 Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC

2009 - 2011 Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC


32

Vereador Função

Eleição

As principais atribuições de um vereador são Fiscalizar as Ações da Prefeitura e Legislar. Legislar, entretanto, não significa apenas criar leis, mas também analisar e votar, aprovando ou rejeitando, projetos de leis apresentados pelos outros vereadores (parlamentares) ou pelo poder executivo (Prefeitura). Fiscalizar significa que o vereador tem o dever de analisar, permanentemente, os atos da prefeitura, acompanhando e denunciando eventuais irregularidades da administração municipal ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público. O vereador também exerce funções fora das salas do legislativo, como fazer visitas as comunidades e participar de discussões sobre temas municipais, a fim de aproximar-se dos problemas da cidade, viabilizando soluções por meio da proposta de projetos.

A escolha dos vereadores é feita por meio de Eleição Proporcional, ou seja, os nomes dos vereadores eleitos dependem de um cálculo feito com base na quantidade de votos que o partido recebeu, no número total de votos válidos e na quantidade de cadeiras partidárias disponíveis no município. A eleição de vereadores é feita no mesmo dia que a eleição para prefeito.

Mandato O mandato de um vereador dura quatro anos e o local em que eles criam e votam projetos de lei chama-se Câmara Municipal. O número de vereadores eleitos depende do número de habitantes de cada cidade. Ou seja, municípios mais populosos possuem mais vereadores.

Não Queriam Tirá-lo de Lá Kiko iniciou sua vida pública em 1992, sendo considerado o mais jovem vereador da Região do Grande ABC, com apenas 21 anos. Devido sua expressiva atuação, foi reeleito por mais dois mandatos consecutivos, trabalhando durante doze anos seguidos na câmara municipal de Rio Grande da Serra. Neste período, Kiko teve muita iniciativa; criou diversas leis importantes; e encabeçou relevantes fiscalizações, contribuindo positivamente com a promoção de consideráveis melhorias pra cidade.

Acho que as pessoas me viam como um jovem que queria e podia gerar mudanças. É uma grande felicidade você colocar seu nome pela primeira vez em uma eleição e ter a aceitação da população. Fui o segundo vereador mais votado da cidade.


33

Mudanças Positivas As contribuições de Kiko como legislador são inúmeras. Conheça agora as que mais se destacaram. Lei de Gratuidade do Transporte Coletivo para Portadores de Necessidades Especiais e Seus Acompanhantes: em Rio Grande da Serra os portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes tinham que pagar passagem, mas, graças a lei criada pelo Kiko, essa parcela da população teve sua realidade de locomoção melhorada. Lei de Assistência Judiciária Gratuita: essa lei, criada pelo Kiko, minimizou a dificuldade que a população tinha em solucionar questões jurídicas simples, como, por exemplo, uma ação de divórcio. Tal lei estabeleceu que os advogados da prefeitura poderiam dar assistência jurídica gratuita a população. Conclusão da Obra da UBS Central: No governo do Quércia edificaram um prédio em Rio Grande da Serra, a fim de que se tornasse uma Unidade Básica de Saúde Diferenciada, sendo um pouco maior que as outras e possuindo um local para os pacientes ficarem em observação. Porém, a obra não foi terminada e seu esqueleto ficou parado por oito anos. Vendo isso, no seu primeiro mandato como vereador, Kiko tomou a iniciativa de ajudar a resolver a questão, indo

diversas vezes ao palácio do governo estadual para discutir a respeito. Certo dia, Mário Covas, então candidato ao Governo de São Paulo, foi fazer campanha na cidade e, ao recebê-lo, Kiko conseguiu que o candidato assumisse o compromisso de terminar a obra da UBS caso fosse eleito. Mário Covas tornou-se governador e cumpriu sua promessa, terminando e inaugurando a principal unidade de atendimento médico da cidade.

Nesse caso da UBS Central, exercemos o nosso dever de requerer, de solicitar as coisas para o bem da cidade.


34

Presidente da Câmara Municipal Eleição

A chapa eleita é formada pelo 1º, 2º e 3º Secretários, VicePresidente e Presidente da Câmara, ou seja, por cinco vereadores eleitos internamente na Câmara.

devem ser utilizados como, exemplo, para o pagamento despesas gerais, do aluguel e manutenções. Também é ele preside as sessões da Câmara.

Função

Competências

Além de continuar exercendo seu papel de Vereador, o Presidente da Câmara também é responsável por administrar os rendimentos destinados à Câmara. É ele quem diz como os recursos

FOTO APENAS PARA MARCAÇÃO. AGUARDANDO FOTO CORRETA.

Além da Expectativa por das das que

Para ser um bom Presidente da Câmara é preciso ser organizado e saber administrar estrategicamente, além de ter agilidade e percepção para conciliar funções, tarefas e responsabilidades.

No seu terceiro mandato como Vereador, Kiko foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Rio Grande da Serra, e administrou como ninguém um orçamento limitado e comprometido com muitas dívidas. Incumbido de fazer uma boa administração, Kiko não decepcionou, na verdade, até surpreendeu, pois conseguiu realizar um fato inédito em Rio Grande, o de pagar todas as dívidas já existentes na câmara; reformar toda a estrutura e estética da casa, inclusive trocando a mobília da mesma; comprar um carro para o Poder Legislativo da cidade; criar uma página na internet, algo inovador na época; e, mesmo fazendo tudo isso, tendo duplicado o patrimônio da Câmara, conseguiu devolver dinheiro para a Prefeitura Municipal.


35

A Lógica se Concretiza

Prefeito Definição

O poder executivo é constituído por três estâncias: Federal (presidente da república), Estadual (governador do estado) e Municipal (prefeito). Portanto, o prefeito é o chefe do poder executivo dentro do município.

Em 2004, Kiko foi eleito Prefeito de Rio Grande da Serra com 48% dos votos, um expressivo índice de aprovação. O resultado em sua primeira candidatura não foi por acaso, sendo consequência da inteligente e funcional postura que Kiko desenvolveu em seus mandatos como vereador.

Depois, em 2008, graças a sua dedicada 1ª gestão, Kiko foi reeleito prefeito de Rio Grande da Serra com 81% dos votos válidos, um recorde na história política do ABC. Tal resultado comprovou, mais uma vez, que a administração do Kiko funciona e atende as expectativas da população.

Creio que chegamos à Prefeitura, porque as pessoas perceberam que se administramos bem um pedacinho, que foi a Câmara de Vereadores, poderíamos também fazer uma boa administração em um pedaço maior, que é a prefeitura.


36

Que os Desafios Comecem

Arregaçando as Mangas

Resultados

Ao assumir a Prefeitura de Rio Grande da Serra, Kiko deparouse com inúmeras dificuldades. Primeiro que a cidade tinha uma arrecadação anual minúscula, igual ao da câmara municipal de Santo André. Segundo que a situação do município não estava nada boa, com: unidades básicas de saúde abandonadas, com ambulâncias quebradas, sem medicamentos e com más condições estruturais; escolas esquecidas, muitas vezes sem merenda escolar; ruas esburacadas e sem calçamento; falta de saneamento básico; e limitação no desenvolvimento econômico da cidade, devido a lei de proteção de mananciais, que determina que o município é uma área de proteção ambiental, não podendo instalar mais indústrias em seu território. Pra piorar, a população da cidade apresentava um descontentamento, uma baixa autoestima, não sentindo orgulho de viver na cidade. Entretanto, mesmo diante de todas as dificuldades, Kiko não se deixou abater, e, por meio de muito planejamento, iniciativa e trabalho, conseguiu melhorar as condições da cidade e do sentimento da população.

Ao assumir a prefeitura, Kiko foi buscar reforços. O plano era sensibilizar pessoas que pudessem ajudá-lo (como representantes do Governo do Estadual), e, para isso, foi atrás dessas lideranças e expôs as dificuldades de Rio Grande. Disse que, oficialmente, Rio Grande era uma cidade com 40 mil habitantes, mas que, na prática, acreditava-se que esse número chegasse a 55 mil. Explicou os problemas enfrentados pela cidade e expôs seu desejo de melhorar a autoestima da população. Kiko arregaçou as mangas, trabalhou e conseguiu. Ajudou a cidade e melhorou a qualidade de vida da população, mesmo com o orçamento da cidade tendo aumentado muito pouco, afinal, durante todos esses anos, Kiko não fez mudanças de alíquota, e não aumentou impostos.

Todas as melhorias que a administração do Kiko gerou à Rio Grande da Serra serão detalhadas mais a frente na matéria “Realizações”, onde você poderá visualizar fotos do antes e depois da cidade, e constatar, com seus próprios olhos, que, quando o ser humano trabalha com paixão, melhorias acontecem.

Se o prefeito não tiver metas e direcionamento, passam-se quatro anos e não se consegue fazer nada.

A população quer ver as ações. Quer sentir que melhorou o atendimento no pronto-socorro, na escola de seus filhos e nas ruas do seu bairro.

FOTO APENAS PARA MARCAÇÃO. AGUARDANDO FOTO CORRETA.


37

Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC Contextualizando

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC é um órgão articulador de políticas públicas regionais, ativo desde 1990. É composto pela união dos prefeitos das sete cidades que integram a Região do Grande ABC, e que, juntos, buscam soluções que atendam as demandas da região. O objetivo do Consórcio é desenvolver ações que promovam benfeitorias unificadas nas áreas da saúde, educação, transporte, segurança e infraestrutura, já que

todas as cidades estão muito próximas e têm demandas comuns, como, por exemplo a linha férrea, que passa por quase todos os municípios da região, e, entre outros, as estradas, que ligam um município ao outro.

Eleição

A escolha do Presidente do Consórcio é feita por votação entre os sete prefeitos, que escolhem qual deles irá presidir durante um ano.

O Consórcio visa aproximar e gerar benfeitorias a todas as cidades da região. Afinal, não faz o menor sentido você ter uma cidade totalmente desenvolvida de um lado, enquanto a outra está com dificuldades.

Você não Vai Dormir Sem Saber • O Consórcio Intermunicipal tem e mantém duas Casas de Abrigo Regional, onde mães e crianças vítimas de violência são amparadas. • Em parceria com a FUNGRAF, o Consórcio tratou gratuitamente crianças da região com lábio leporino. • O símbolo do Consórcio é composto por sete andorinhas, ou seja, retrata justamente a base ideológica do Consórcio, que é o de que uma andorinha só não faz verão.

A meu ver, o Consórcio mostra um avanço da mentalidade política de seus agentes, que perceberam que existem problemas na região metropolitana que não podem ser resolvidos de uma forma individualizada.


38

Despercebido Ele Não Passa Em 2005 e 2006, Kiko foi eleito Vice-Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e, em 2007, ocupou a presidência do mesmo em votação unânime. Graças a sua eficiente administração, em 2009, Kiko foi novamente escolhido para ocupar a presidência, porém, em caráter interino, até que o novo presidente assumisse o cargo.

Nos dois anos em que atuei como Vice, empenhei-me em atender as necessidades da Região do Grande ABC. Participava de todas as discussões do Consórcio e abraçava todas as causas. Acho que foi graças a essa entrega que tive a felicidade de ser eleito presidente em 2007.”

Kiko inaugurando a Galeria dos Presidentes, que homenageia todos os prefeitos que já presidiram o Consórcio.


39

Hora da Colheita

Liberação de Verba para o Rodoanel

Como Presidente do Consórcio, Kiko trabalhou de forma atuante, conquistando, juntamente com os outros prefeitos, consideráveis conquistas à região do Grande ABC. Conheça as principais.

O projeto do Rodoanel previa somente uma entrada de acesso à Região do Grande ABC, por São Bernardo do Campo. Porém, graças à intervenção do Consórcio, junto ao Governo do Estado, a construção de mais uma entrada de acesso por Mauá foi autorizada,

garantindo que Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra fossem beneficiadas. Entretanto, era preciso mais financiamento para a realização do novo acesso, que foi conseguido por intermédio do Consórcio junto ao Governo Federal. Mais 2 bilhões de reais foram repassados à obra.

Dia em que o Presidente Lula repassou 2 bilhões de reais para serem investidos no Rodoanel.


40

Conquista de Verba para Limpeza Dos Piscinões As cidades do Grande ABC se ajudam o tempo todo, inclusive no combate as enchentes. Exemplo disso é a questão da cidade que sedia um piscinão nem sempre ser a beneficiada por ele, pelo fato de os piscinões terem que ser construídos em locais estratégicos, geralmente junto a cabeceiras de rios, a fim de

reterem a água da chuva que tende a cair nas áreas de vale. Isso mostra que a manutenção dos piscinões é de interesse de todas as cidades, e, quando o assunto é de interesse de todos, o Consórcio intercede. E foi isso que aconteceu. Durante a presidência do Kiko, o Consórcio intercedeu e conseguiu,

Liberação de Verba para o Desenvolvimento do Turismo da Região

e aprovar os planejamentos de cada cidade, o Ministério do Turismo liberou recursos para região.

O Consórcio, na gestão presidencial do kiko, solicitou, junto ao Ministério do Turismo, recursos para desenvolver um plano turístico para Região do Grande ABC, pois a região possui muitas vertentes turísticas que geram renda e emprego a população. Após analisar

através do Governo do Estado, a verba para realizar a limpeza dos piscinões da região, que, com o decorrer do tempo, tornaram-se onerosos para os municípios onde estavam instalados, pelo fato de terem ficado sujos, com capacidade de armazenamento reduzida e equipamentos danificados.


41

Equiparam o Caminhão dos Bombeiros O Consórcio, juntamente com o Pólo Petroquímico, melhorou as condições de trabalho do corpo de bombeiros, e garantiu mais segurança a população da região, ao equipar o caminhão usado no socorro de acidentes com produtos químicos. Ter esse caminhão equipado, e pronto para atender chamadas, é extremamente importante pra região, que abriga o Pólo Petroquímico e outras indústrias químicas, sendo também um corredor de acesso para carretas que transportam diferentes tipos de produtos químicos, estando mais propícia a este tipo de acidente.

Projeto Paz Nas Escolas Outra grande ação, que se iniciou durante a presidência do Kiko, foi o Projeto Paz nas Escolas, que forma professores e educadores com o intuito de diminuir a violência dentro das escolas. A intenção deste projeto é usar os professores como agentes multiplicadores da paz ao orientarem seus alunos.


42

Trilha de Jipe para Portadores de Necessidades Especiais Kiko sempre apoiou ações que estimulam a inclusão social, e isso não foi diferente no Consórcio, que ajudou a organizar o evento que envolvia trilhas de Jipe com portadores de necessidades especiais.

O que eu acho muito bacana no Consórcio é que, independente de questões partidárias, sete prefeitos se unem e juntam forças para atender interesses regionais.


43

Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC A Agência de D es en vol vi mento Econômico é u m a Associação Civ il de D i rei to P ri v ado, co m f ins não econ ôm i cos, criada em 1 9 9 8 com a missão de unir as forças d e i nstituiçõ es públicas e pri vad as para pro mov er o d es en vol vi mento econômico s u s ten tável da R egião do G ran d e A BC. Seu o bjetiv o é p rom over ações que to r nem a regi ão do Grande AB C m ai s com petitiv a, moder na e em p reen d e do ra, co m justiça s oci al e q u a lidade de v ida para s u a p op u lação. É f o rmada e cu s teada por recursos p ú bl i cos ( 49 %) e por recurso s d e i n i ci ativ as priv adas (51 % ) , através das Asso ciações Com erci ai s, Sindicatos e Pó lo Petroq u í m i c o do Grande AB C. Não é preciso ocupar al gu m cargo público para ser el ei to p res idente da Agência, q u al q u er u m dos seus membros p od e s e candidatar. A esco lha d o pres i dente é f eita por m ei o d a vo tação de to do s os m em b ros , que esco lhem quem i rá ocu par a presidência para u m m an dato de dois ano s.

Você não Vai Dormir Sem Saber A Agência de Desenvolvimento Econômico tem um projeto chamado “Incubadora”, que disponibiliza espaço físico, administração e orientação empresarial à pequenas e médias empresas. A empresa fica encubada como se fosse um bebê, e recebe toda a atenção e recursos físicos necessários para conseguir crescer e, com o tempo, ter forças para prosseguir sozinha. Existem duas incubadoras, uma em Mauá e outra em Santo André. A Agência coordena um projeto chamado “Arranjo Produtivo”, em que empresas da região se unem para conseguir atender grandes pedidos, que, por exemplo, uma pequena empresa não conseguiria atender sozinha. Isso faz com que a região não perca clientes e continue gerando renda, emprego e investimentos a todas as cidades da região. Outro projeto sob organização e promoção da Agência é o “Projeto Feira do ABC”, em que uma grande feira é organizada para promover o encontro das empresas regionais. A intenção deste projeto é que as empresas se conheçam, troquem informações, apresentem seus produtos e serviços e, consequentemente, fechem negócios umas com as outras, concentrando suas demandas e ofertas às empresas da região. Além de valorizar as empresas regionais, essa ação potencializa o desenvolvimento econômico do Grande ABC.

Quanto Mais Melhor Em 2009, em votação unânime, Kiko foi eleito Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Durante sua gestão, além de administrar os processos já existentes, novos e significativos projetos foram iniciados, a fim de beneficiar ainda mais os pequenos e médios empresários e empreendedores da região. Conheça os principais.


44

Oficina de Mobiliários Adaptados em PVC Preocupada com questões relativas à inclusão social, a Agência de Desenvolvimento Econômico colocou em prática o projeto “Oficina de Mobiliários Adaptados em PVC”, que tem como objetivo fabricar móveis, como cadeiras, mesas, andadores e carteiras escolares, a partir da montagem de tubos, conexões, forros, chapas e outros produtos em PVC, para facilitar a acessibilidade e a reabilitação de pessoas com disfunções neuromotoras. A grande vantagem deste projeto é que, pelo fato de o PVC ter baixo custo, a confecção destes mobiliários fica de 85 a 90% mais barata do que custaria, facilitando o acesso de famílias carentes a esses móveis. Todo o projeto só é possível graças à parceria da Agência com o Instituto do PVC (que fornece a matéria prima necessária) e com a Faculdade de Medicina do ABC (que disponibiliza espaço físico e alunos de terapia ocupacional e fisioterapia para criação dos objetos).


45

Parque Tecnológico do Grande ABC A Agência já protocolou o projeto “Parque Tecnológico do Grande ABC”, que prevê a construção de um parque onde o setor produtivo será aproximado do setor acadêmico, a fim de desenvolver políticas que tornem a região mais competitiva. A iniciativa nasceu com base na constatação de que muitas pessoas possuem projetos interessantes, mas que não se desenvolvem por falta de investimentos e pesquisas. Em muitos casos, as universidades da região já possuem uma série de estudos sobre esses mesmos assuntos e poderiam contribuir com o desenvolvimento e execução de tais projetos. Isso mostra que muitas idéias interessantes não progridem simplesmente porque os setores produtivos e acadêmicos não se comunicam, problema que será solucionado por meio da construção do parque em questão, que beneficiará todos os interessados: universidades, empreendedores e região.

Café com Crédito A Agência já tinha o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como parceiro, utilizando-o para fazer investimentos junto aos empresários da região. Porém, a fim de que os empreendedores e comerciantes do Grande ABC tivessem mais opções de crédito, a Agência fez parceria com mais uma instituição bancária, a Agência Paulista de Desenvolvimento, antigo Nossa Caixa Nosso Banco Desenvolvimento. Com base nisso, a Agência criou o programa “Café com Crédito”, chamando todos os empresários e comerciantes da região, a fim de lhes apresentar as características e taxas dos dois bancos disponíveis, para que assim, por meio da comparação, eles pudessem escolher o empréstimo que melhor se adequasse aos seus negócios.

Desenvolvimento Tecnológico das Empresas Muitas empresas não têm condições de realizar testes e simulações que aprimorem seus processos produtivos. O projeto “Desenvolvimento Tecnológico das Empresas” pretende ajudar os empresários neste sentido, custeando, por intermédio da Agência e do SEBRAE Nacional, pesquisas que possam aprimorar esses processos, minimizando os custos e potencializando os resultados.


46

Realizei-me em todos os cargos públicos que ocupei, afinal, em todos tive a felicidade de servir a população de alguma forma.


47


48

fique por

dentro

Se você gosta de histórias de superação, baseadas em fatos reais e com finais felizes, hoje é seu dia de sorte, pois é exatamente esse tipo de história que será contada nas próximas páginas. A história de melhoria de vida da população de uma cidade, que teve sua realidade totalmente transformada após a administração de um prefeito apaixonado por servir. Conheça agora Rio Grande da Serra antes e o depois de Kiko.

IMAGEM PARA MARCAÇÃO. AGUARDANDO IMAGEM CORRETA.


49

Saúde


50

Básica Só No Nome Todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade foram reformadas, ficando totalmente preparadas para garantir e promover um primeiro atendimento médico completo e estruturado.

antes

Reforma e Ampliação da UBS Central depois


51

depois

antes

Reforma da UBS Raimundo da Mata na Vila Conde

depois

antes

Reforma da UBS Maria Rosa Alonso Franco na Santa Tereza


52

depois

antes

Reforma da UBS Vila Lopes

depois

antes

Criação da UBS Deniz Cordeiro na Vila Niwa


53

Pra Quando Não For Só Gripe

depois

antes

Como nem só de gripe sofre o homem, as Compras de Ambulâncias, Aparelhos e Medicamentos foram fundamentais para promoção de socorros, atendimentos e acompanhamentos médicos em casos diferenciados.


54

Difícil É Ficar Doente E De Mau Humor É com muita alegria e diversão que os Eventos e Programas de Saúde realizados na cidade garantem a saúde e o bem-estar da população.

Programa Bairro a Bairro

SESI - Alimente-se Bem

Programa Saúde Ativa


55

Sendo Mais Específico

depois

antes

Todos os Centros de Atendimentos Especializados foram reformados, garantindo que os atendimentos e tratamentos médicos de públicos específicos tivessem ainda mais qualidade e eficiência.

Centro Social Urbano

Espaço de Prevenção de Saúde - Vila São João


56

CASMI

CEME - Centro de Especialidades Médicas

Sala de Suporte a Vida

Vigilância Sanitária

Espaço de Prevenção de Saúde Sítio Maria Joana


57

Educação


58

A Falta de Educação Está Em Falta Escolas reformadas, bem equipadas, com materiais didáticos e ótimos professores. Agora as crianças têm tudo que precisam para serem bem educadas e terem um ótimo futuro.

Criação da Casa Encantada no Jardim Encantado


59

depois

antes

Criação da EMEB Balão Mágico na Santa Tereza

depois

antes

Criação da EMEB “O Pequeno Príncipe” na Vila Niwa


60

depois

antes

Reforma da EMEB David Barbosa

depois

antes

Reforma da EMEB Padre Giuseppe Pisone


61

depois

antes

Reforma da EMEB Pinguinho de Gente

depois

antes

Reforma da EMEB Raquel Silveira Monteiro


62

Criação da EMEB “O Pequeno Príncipe” na Vila Niwa


63

Online Além de incluir os jovens no mundo digital, os Cursos de Informática gratuitos capacitam os mesmos para as exigências do mercado de trabalho


64

Pensando em Paz O mundo seria bem melhor sem violência e vícios. Esse é o pensamento desenvolvido junto às crianças da região pelos programas educacionais.

Perdi o Ônibus Não Convence Mais Com os novos transportes escolares, a única coisa que vai faltar é desculpa para explicar possíveis faltas e atrasos.


65

Infraestrutura


66

O Pessoal Têm Andado Bem Hoje é fácil e agradável andar pelas ruas da cidade, que estão padronizadas, asfaltadas e limpas. Lama, buraco e mato não atrapalham mais a locomoção da população.

Av. Dom Pedro I antes

depois

Rua Apolo - Vila Tsuzuki antes

Rua Aida antes

Rua Bonanza depois

Rua Amazonas antes

depois

antes

depois

Rua Brigadeiro Tobias - Pedreira depois

antes

depois


67

Rua Caetano Midolli antes

depois

Rua Cambaúva antes

Rua Ceará antes

Rua Embu - Vila Conde depois

antes

Rua Catarina - Jd. Guiomar antes

depois

depois

depois

Rua Goiás antes

depois


68

Rua Henr. Fons. Moreira antes

depois

Rua Madalena Bracialli - V. Lopes antes

depois

Rua Maria Monteiro Moreira - V. Lopes antes

depois

Rua Mariano Centofanti - Vila Lopes antes

depois

Rua Minas Gerais antes

depois

Rua MunicĂ­pio de Jandira - V. Lopes antes

depois


69

Rua Oriente - Vila Tsuzuki antes

depois

Rua Osasco - Vila Conde antes

depois

Rua S達o Francisco - Santa Tereza antes

Rua Segundo Fordiane antes

Rua Santa Catarina antes

depois

depois

depois

Rua Sergipe antes

depois


70

Rua Teodoro Siqueira antes

depois

Estrada Guilherme Pinto Monteiro antes

depois

Rua JosĂŠ Maria de Figueiredo antes

depois

Rua Pastor Aqulino Sartori antes

depois

Rua Pedro Bracialli antes

depois

Rua Prefeito Cido Franco antes

depois


71

Rua Ven창ncio Orsini antes

depois

Rua Benedito Cordeiro antes

depois

Rua Carlos dos Santos antes

depois

Rua Israel Cristino Coelho antes

depois

Rua Pascoal Maimoni Filho antes

depois

Rua Rubens Zimpeck antes

depois


72

Av. Sta. Tereza antes

Praça Sta. Cruz depois

antes

Rua Aparecida antes

Rua Sta. Cecília depois

Rua São Leopoldo antes

depois

depois

antes

depois

Rua Prefeito Cido Franco antes

depois


73

Viela - Rua Sol Nascente e Sol Levante antes

depois

Rua Benedito Cordeiro antes

depois

Viela Jean Lieutaud antes

Viela LĂ­dia Pollone antes

depois

depois

Viela Vila Lavina

Viela 4 - Liga as Ruas Caetano Midolli e Joaquim antes

depois

antes

depois


74

Ponto de Ônibus ou Ponto Turístico? Além de melhorar a acessibilidade aos transportes públicos, as reformas e padronizações dos pontos de ônibus também melhoraram a estética e o potencial turístico da cidade.


75


76

Fim da Escuridão Muitas famílias saíram da escuridão e sentiram-se mais seguras ao receber iluminação pública em suas ruas.


77

Saneamento Bรกsico


78

Vai Tudo Pelo Cano

depois

antes

Após a canalização e revitalização de inúmeros esgotos e córregos da cidade, a população está segura e não tem mais contato com água suja, que hoje está em seu devido lugar, correndo pelos canos.

São João Canalização


79

depois

antes

Canalização Sta. Tereza

depois

antes

Canalização Sta. Tereza II


80

Rede de Ă gua


81

Esporte


82

Conquistando Espaço Como toda criança brasileira tem certo talento para jogar futebol, o que não pode faltar é espaço esportivo para desenvolver o potencial dos futuros craques deste país.

Campinho Rua Osasco


83

Quadra Vila Lopes

Quadra Esportiva - Silvio Sabainski


84

No Sobe e Desce da Vida Os jovens skatistas não se cansam de subir e descer a nova pista de skate construída na cidade, que, além de afastar as crianças das drogas e da criminalidade, deixa a praça ainda mais bonita.


85

Eventos Esportivos


86


87

Patrim么nio Hist贸rico


88

Fazendo História

Bondinho

Os monumentos históricos de Rio Grande da Serra (que estavam em ruínas) foram totalmente restaurados, recuperando a identidade e a autoestima da população.

antes

depois


89

depois

antes

Restaura巽達o da Capela S達o Sebasti達o


90

Capela S達o Sebasti達o - Missa de Inaugura巽達o


91

Empregos


92

Transformando Potenciais em Profissionais Para superar o problema do desemprego local (causado pela impossibilidade da cidade em receber novas indústrias, pelo fato da mesma ser uma årea de mananciais e respeitar as leis de proteção ambiental), diversos cursos foram desenvolvidos, estimulando as iniciativas empreendedoras na cidade.

Padaria Artesanal

Programa Time do Emprego


93

Curso Ovos de Pรกscoa


94

Festival do Cambuci


95

Serviços Públicos


96

Todo Mundo Estå Rindo a Toa Hoje a população de Rio Grande da Serra tem motivos de sobra pra sorrir, principalmente quando participa dos divertidos eventos de lazer realizados na cidade.


97

Meio Ambiente Foi pensando no futuro do meio ambiente que centenas de mudas foram plantadas na cidade.


98

A Cidade é Bela

depois

antes

Após a revitalização e dos parques e das praças, é gostoso passear pela cidade e admirar sua beleza.

Parque dos Ipês


99

depois

antes

Parque do Cambuci

depois

antes

Revitalização da Entrada da Cidade


100

depois

antes

Praça da Bíblia

depois

antes

Praça Lídia Pollone


101

Praça Lavinia

Praça Lídia Pollone antes

depois


102

depois

antes

Salรฃo Comunitรกrio - Sta. Terezinha


103

depois

antes

Prefeitura


104

Não fiz nada sozinho. Todos, população e representantes do povo, contribuíram de alguma forma para transformar Rio Grande da Serra em uma ótima cidade para se viver.


105


106

fique por

dentro

Sabe àquela hora do dia que paramos para “namorar” nossa prateleira de realizações. Essa mesma, que abriga as medalhas e os troféus que já recebemos por termos desempenhado um bom trabalho. Então, o Kiko também tem uma desta, e lhe convida a conhecê-la agora, nesta matéria.

IMAGEM PARA MARCAÇÃO. AGUARDANDO IMAGEM CORRETA.

Troféu Tucano de Ouro

Prêmio Melhor dos Melhores

Graças à sua eficiente atuação como Presidente da Câmara, Kiko foi eleito um dos melhores vereadores do PSDB, sendo premiado com o Troféu “Tucano de Ouro 2003”. Mais de 1400 vereadores, atuantes em todo o Estado de São Paulo, foram avaliados, e apenas Kiko e mais dois vereadores foram premiados, sendo considerados os melhores vereadores do partido em 2003.

Em seu primeiro mandato como prefeito de Rio Grande da Serra, Kiko conseguiu, em um período muito curto, viabilizar importantes melhorias pra cidade, recebendo, em 2007, o Prêmio “Melhor dos Melhores”, em que o PSDB reconhecia os prefeitos do partido com as melhores administrações do Estado de São Paulo.


107

IMAGEM PARA MARCAÇÃO. AGUARDANDO IMAGEM CORRETA.

Diploma Prefeito Empreendedor

Medalha Brigadeiro Tobias

Em decorrência de sua admirada atuação como prefeito, que, dentre muitas ações, apoiou e estimulou o desenvolvimento turístico e as iniciativas empreendedoras da cidade, Kiko foi premiado duas vezes (2007-2008 e 2009-2010) com o Diploma Prefeito Empreendedor do SEBRAE. O Prêmio é destinado somente às lideranças municipais comprometidas com o apoio à micro e pequena empresa.

Em agradecimento ao apoio que Kiko sempre deu ao PROERD e ao Projeto Paz nas Escolas (programas que afastam as crianças das drogas e dos atos de violência), a Polícia Militar lhe entregou a Medalha Brigadeiro Tobias, maior condecoração que um civil pode receber da Polícia Militar.


108

Raio-X das Câmaras IMAGEM PARA MARCAÇÃO. AGUARDANDO IMAGEM CORRETA.

Em seu segundo mandato na câmara municipal, Kiko foi considerado o melhor vereador de Rio Grande da Serra, e um dos melhores vereadores da Região do Grande ABC. O reconhecimento foi outorgado pelo Diário do Grande ABC, o jornal regional mais importante do Brasil, que avaliou os projetos, os requerimentos e a atuação de cada parlamentar do ABC, premiando os vereadores que recebessem maior pontuação.


109


110

fique por

dentro

Chegamos ao fim... das páginas desta revista, é claro. Afinal, muitos desafios estão apenas começando, e ainda há muito a se fazer. Isso mesmo, deixamos o final para falar do começo. Do começo do futuro e das novas realizações. Leia agora sobre os sonhos e desejos de Kiko.

O Kiko espera o melhor para o futuro, pois é uma pessoa otimista e acha que o amanhã pode ser melhor que o hoje. Deseja dias melhores, com saúde, educação, trabalho, segurança, paz e qualidade de vida para todos. Sabe, contudo, que o amanhã começa agora e que não há futuro próspero sem muito trabalho e dedicação. Caso ele possa contribuir com esses ideais como homem público, atuando diretamente para o maior número de pessoas possível, ótimo, pois sua vontade é continuar servindo. Entretanto, como cidadão e como advogado que é pode

também contribuir com a sociedade, e se for este o futuro que o espera, fiquem certos que sua atuação será intensa e apaixonada. No seu DNA existe a chama do servir e esta característica ajuda a forjar um talento diferenciado quando se pensa em política e na contribuição que pode ser dada para o desenvolvimento de uma comunidade, seja ela da esfera municipal, estadual ou federal. Que o futuro traga apenas o que Kiko mereça, que o futuro seja o reflexo de seu empenho e de sua competência, que o futuro tenha o tamanho da sua honra e da sua humanidade.


111

Tenho o desejo de continuar trabalhando para servir as pessoas, mas acredito que os caminhos que v達o me permitir continuar fazendo isso a Deus pertencem. Adler Alfredo Jardim Teixeira - Kiko


112

Agradeรงo a Deus, todos os dias, por me permitir ajudar as pessoas por meio do meu trabalho. Adler Alfredo Jardim Teixeira - Kiko

Revista Kiko - Previa Finalizada  

Revista Prefeito Kiko

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you