Issuu on Google+

Ricardo Minoru Horie & Ana Cristina Pedrozo

Ano: 2012 2011 2010 Edição: 7 6 5 4 3 2 1

Autores:

Ricardo Minoru Horie e Ana Cristina Pedrozo

Editora:

Bytes & Types Com. e Serv. Ltda.

Edição:

2010 - 1a edição

Revisão técnica:

Juliana Midori Horie

Projeto gráfico:

Ricardo Minoru Horie e Ana Cristina Pedrozo

Diagramação:

Ricardo Minoru Horie e Ana Cristina Pedrozo

Capa:

Juliana Midori Horie


Dedicatórias (Ricardo Minoru Horie) À minha esposa Cibele; Ao meu filho Pedro; Aos meus pais Maria Neuza e Massato; Às minhas irmãs Carolina e Juliana; E, principalmente, à memória do meu querido irmão Fabio.

Agradecimentos (Ricardo Minoru Horie) Ao André Borges Lopes pela ajuda na concretização desse projeto, sugestões técnicas e comerciais, e a Juliana Midori Horie pelos projetos gráficos do miolo e da capa, assim como na revisão técnica desse livro.

Reconhecimentos (Ricardo Minoru Horie) Gostaria de reconhecer, e agradecer, a ajuda que me foi dada, de forma direta ou indireta, pelas milhares de pessoas com as quais tive a oportunidade de manter contato eletrônico, e pelas várias centenas que tive o prazer de conhecer pessoalmente nesses mais de 20 anos de área gráfica e “de estrada” por este País. Agradeço às pessoas que me ensinaram por meio de cursos e palestras que frequentei, dos livros que li e, sobretudo, às que me fizeram perguntas (que nem sempre consigo responder de imediato), sugestões e críticas (sempre bem-vindas). Pessoas que me ajudaram a chegar ao patamar de amadurecimento e conhecimento técnico em que me encontro neste momento e, ainda me ajudarão a evoluir mais, pois tenho plena certeza de que há ainda muito a aprender e a ensinar. Afinal de contas, também é ensinando que se aprende!


Dedicatórias (Ana Cristina Pedrozo) Ao meu filho Gustavo, que nunca deixa um dia ser igual ao outro. Ao meu marido Nadiel, pelo grande apoio.

Agradecimentos (Ana Cristina Pedrozo) Ao meu amigo Ricardo Minoru Horie pela oportunidade e reconhecimento.

Reconhecimentos (Ana Cristina Pedrozo) Quando estou escrevendo sobre determinado assunto, a sensação de que nunca está totalmente bom é muito grande. Por isso é bastante comum a busca por mais informações que podem estar em outros livros, na Internet ou na consulta de um especialista. Mas a minha grande experiência é o acúmulo de informações que resulta na interação com meus alunos ou com meus mestres e que divido com você leitor nas próximas páginas.


Sobre os autores Ricardo Minoru Horie Atua há mais de 20 anos na indústria gráfica no segmento de pré-impressão com treinamentos e consultorias técnicas para empresas, além de ministrar regularmente seminários, palestras, oficinas e cursos pelo País. Autor de mais de 40 livros técnicos na área de editoração eletrônica, dentre eles: “Acrobat Pro e Pro Extended para uso gráfico”, “PitStop Pro – Análise e edição avançada de PDFs”, “Dicas, Truques & Macetes – Adobe InDesign”, “Arte-Finalização – Preparação e Fechamento de Arquivos PDF”, “Catálogo de Fontes do Font Folio“, “Utilizando o Photoshop” e “Utilizando o InDesign”. Foi pioneiro como autor de livros eletrônicos para o segmento gráfico no Brasil. É beta tester de vários produtos tais como InDesign, Acrobat e PitStop. Por mais de uma década colaborou com a edição brasileira da revista Publish, tendo atuado como colunista e editor executivo. Desde 2007 passou a compor a equipe de colunistas, palestrantes e consultores da revista Desktop. Também é membro das comissões de estudos de Pré-Impressão Eletrônica e Impressão Digital da ONS 27/ABTG. Foi colunista do jornal “O Estado de São Paulo” e docente do curso superior de tecnologia gráfica do Senai “Theobaldo De Nigris”, considerado e reconhecido internacionalmente como o mais importante centro de aprendizado gráfico na América Latina. É sócio/diretor junto com André Borges Lopes na Bytes & Types (www.bytestypes.com.br), empresa especializada em consultorias técnicas e treinamentos na área gráfica.

Ana Cristina Pedrozo de Oliveira Designer e técnica em produção visual gráfica pelo Senai “Theobaldo De Nigris”. Atua desde 1989 em agências, birôs de pré-impressão e gráficas desenvolvendo projetos gráficos da criação até o acabamento e acompanhando todas as fases de produção. Atualmente é produtora gráfica da Fábrica de Ideias Comunicações. Especialista em Produção Gráfica e aplicativos como InDesign, Illustrator, CorelDRAW e Photoshop, ministra treinamentos em instituições como GraphWork, Senac, Senai e ABTG, além de prestar consultoria em empresas da área gráfica em São Paulo e em outros estados do Brasil.


Referências bibliográficas ■■

HORIE, R. M. Arte-Finalização - Preparação e Fechamento de Arquivos PDF. São Paulo: Érica, 2008.

■■

Manuais originais dos aplicativos: Adobe InDesign CS4 e CS5.

■■

CRUISE, John; ANTON, Kelly Kordes. Adobe InDesign CS4 How-tos - 100 Essential Techniques. Adobe, 2009.

■■

BOTELLO, Chris. Adobe InDesign CS4 revealed. Adobe, 2010.

Marcas registradas ■■

Adobe InDesign, Adobe Acrobat Pro Extended, Adobe Acrobat Pro, Adobe Acrobat Professional, Adobe Acrobat Distiller, Adobe Photoshop, Adobe PageMaker, Adobe Illustrator são marcas registradas da Adobe Systems Incorporated.

■■

Windows XP e 7 são marcas registradas da Microsoft Corporation.

■■

Macintosh e Mac OS são marcas registradas da Apple Computer Incorporated.

■■

Todos os demais nomes e marcas registradas citados neste livro pertencem aos seus respectivos proprietários.


Prefácio O trabalho de confecção de produtos editoriais possui várias fases que seguem procedimentos específicos, dependendo do tipo de publicação e do tamanho das equipes editoriais e de artes. O uso de processos de edição colaborativa permite que os profissionais envolvidos na elaboração e confecção de anúncios, livros, revistas e jornais possam interagir de forma paralela durante todo o desenvolvimento da obra. Autores, redatores, editores, revisores, jornalistas e diagramadores podem trabalhar em um mesmo arquivo de InDesign simultaneamente. A principal e mais acessível ferramenta disponível para estas tarefas é o Adobe InCopy, descrito em sua totalidade neste livro. Seu conteúdo bastante inovador vai além de descrever os recursos e comandos disponíveis nos aplicativos. Ele oferece os passos e etapas necessárias para a construção de um fluxo de trabalho eficiente de edição colaborativa com o InDesign e InCopy que pode ser implantado em empresas de vários segmentos. O livro oferece várias sugestões de procedimentos e cuidados: da estruturação das equipes de trabalho até mesmo em relação aos controles de alterações dos conteúdos executados individualmente. Trata-se do primeiro título disponível em português e no mercado Brasileiro e se presta a ajudar gestores e profissionais de agências de publicidade, editoras de livros, revistas e jornais que estão em busca de informações técnicas e métodos de implantação no processo de produção de seus materiais editoriais e publicitários. Os autores


Sobre este livro Este livro tem como objetivo explicar os recursos do fluxo colaborativo com InDesign e InCopy e como ele pode ajudar especificamente os profissionais de editoras de livros e revistas e agências de publicidade a produzir, diagramar e editar materiais editoriais e promocionais com mais eficiência e produtividade. Ele foi estruturado de forma pedagógica e didática, para que o leitor, independente do seu nível de informação nos processos e aplicativos de editoração eletrônica, possa aprender ou atualizar seus conhecimentos. Os recursos e comandos foram agrupados em capítulos que acompanham o processo de diagramação, edição e revisão. Os autores procuraram inserir neste material boa parte da sua experiência na montagem de fluxos de trabalho colaborativos, de maneira a torná-los mais produtivos As sugestões e recomendações de configurações e ajustes nas opções, comandos e recursos foram meticulosamente estudadas para a realidade de quem precisa obter fotolitos ou chapas de impressão offset, ou mesmo impressos a partir das modernas e tão exigentes quanto, impressoras digitais comerciais.


Como utilizar esta coleção de livros Para melhor compreensão do modus operandi do Adobe InDesign e os recursos, o conteúdo da coleção foi dividido em volumes e capítulos cujos nomes definem de forma clara os assuntos tratados. Isso permite ao leitor que quer aprender ou está enfrentando algum problema específico, ou mesmo possui alguma dúvida, ir diretamente para o volume e o capítulo que trata do assunto. A coleção foi projetada para que os capítulos sejam completos e independentes, mas, ao mesmo tempo, que a obra possa ser lida sequen­cialmente, o que é recomendável, sobretudo em relação aos primeiros volumes e capítulos.

Volume 1 - InDesign CS5 - Layout & Diagramação Este volume trata dos recursos básicos de operação do InDesign tais como ferramentas, frames, edição de elementos de página, trabalho com paths, importação de elementos externos, gerenciamento de vínculos e paginação.

Volume 2 - InDesign CS5 - Textos O segundo volume da coleção trata dos recursos de edição e formatação de textos tais como importação, seleção, atributos de caracter, de parágrafo, correção ortográfica, além de explicar o processo de confecção e importação de tabelas.

Volume 3 - InDesign CS5 - Automação de Tarefas & Produtividade O terceiro volume da coleção trata dos recursos de automação de tarefas e de produtividade do InDesign tais como estilos de parágrafo, caracter, objetos e tabelas, Book, confecção de sumários, índices remissivos, textos variáveis e condicionais, referências cruzadas, notas de rodapé etc. O destaque são os novos recursos de revisão baseados no Acrobat.com.

Volume 4 - InDesign CS5 - Arte-Final, Preflight e Geração de PDFs O quarto volume da coleção trata dos cuidados com a arte-finalização de projetos gráficos, com as fontes tipográficas, cores e preenchimentos, além de explicar os recursos de preflight visual e eletrônico. O destaque deste volume é o capítulo que mostra passo-a-passo os processos mais confiáveis para geração de arquivos PDF para envio para empresas gráficas.


Volume 5 - InDesign CS5 - Fluxos colaborativos com InDesign e InCopy O quinto volume descreve os procedimentos, técnicas, recursos e comandos disponíveis no InDesign e InCopy para serem usados como uma solução para edição colaborativa de materiais editoriais e publicitários, além de servir de base para o gerenciamento de fluxos de trabalhos paralelos em empresas de vários segmentos.

Convenções usadas A seguir serão detalhadas algumas convenções usadas nessa coleção de livros.

O Adobe InDesign O Adobe InDesign CS5 é comercializado isoladamente, mas também está inserido em vários pacotes Adobe Creative Suite: ■■

Adobe Creative Suite Design Premium CS5.

■■

Adobe Creative Master Collection CS5.

O Adobe InCopy O Adobe InCopy CS5 somente é comercializado isoladamente.

Sistemas operacionais usados Para a confecção deste livro nos baseamos no Windows XP com Service Pack 2 e o Mac OS X (10.5.8). O InDesign com raríssimas exceções é virtualmente idêntico nas duas plataformas. Quando houver diferenças, elas serão devidamente destacadas.


Ícones Mesmo usuários experientes podem desconhecer e deixar escapar pequenos e grandes recursos ou armadilhas escondidas nos aplicativos do pacote ou mesmo, descobrir novas formas de se realizar tarefas. Por isso identificamos estas dicas e armadilhas com um ícone.

IDADE OV

M EXPERI AU

O ENT M

FAÇ

Os parágrafos indicados com o ícone “Fique de Olho” são lembretes de utilização do aplicativo e/ou formas alternativas ou mais fáceis de se realizar uma mesma tarefa. Podem também identificar itens ou processos que originam resultados diferentes ou indesejados ou que requerem uma atenção especial, pois o uso de um determinado comando, opção ou configuração oferece risco de problemas sérios com consequências onerosas.

O ícone “Saiba Mais” identifica referências cruzadas com o assunto que está sendo estudado. Caso você queira se aprofundar em determinado tópico, será indicado o capítulo, página e volume para continuar sua pesquisa.

IS MA

N

SAIBA

UE DE O IQ

O LH

F

As novidades referentes a versão CS5, as referências cruzadas e as sugestões de uso dos comandos e ferramentas também serão indicados com ícones durante o processo de aprendizado e leitura do livro.

A “Coleção Adobe InDesign CS5” contempla as principais alterações realizadas na versão CS5. Por isso, caso você queira verificar somente as novidades da versão, o ícone “Novidade” indicará os recursos que sofreram alterações e foram colocados próximo aos assuntos correlatos.

No final dos principais capítulos, existe uma proposta de experimentação dos comandos estudados, que são indicados pelo ícone “Faça um Experimento”, convidando você a testar os conhecimentos adquiridos.


Sumário

Introdução

17

Aplicabilidade....................................................................................18

Definição de equipes

19

Definição de equipes de trabalho....................................................19 Diagramador.........................................................................................20 Redator/Autor.......................................................................................20 Revisor...................................................................................................21 Editor......................................................................................................21 Gestor....................................................................................................21

Desenho do fluxo de trabalho colaborativo

23

Criação de infra-estrutura

31

Criação de Infra-estrutura necessária..............................................31 Servidor local........................................................................................31 Espaço de armazenamento de arquivos no servidor......................32 Pastas/Folders de armazenamento de arquivos.............................32 Infra-estrutura de rede local...............................................................32 Plataformas de trabalho......................................................................32 Estações de trabalho com InCopy......................................................32 Versões de InDesign e InCopy ...........................................................33 Criação de regras...............................................................................33

13


Boas práticas no projeto gráfico

35

Boas práticas no desenvolvimento do projeto gráfico....................35 Frames de texto e estórias.................................................................35 Estilos de parágrafo, caracter, objetos e tabelas..............................35 Fontes tipográficas...............................................................................36 Gerenciador de fontes.........................................................................36

Identificação dos usuários

37

Exportação dos conteúdos

39

Exportação dos conteúdos................................................................39 Conceito de estória..............................................................................39 Frames de imagens..............................................................................40 Opções de exportação das estórias.................................................40 Arquivos de exportação das estórias...............................................41 Locais de exportação dos arquivos das estórias ............................41 Nomenclatura dos arquivos de exportação das estórias................41 Ícones das estórias............................................................................42 Eliminação de estórias......................................................................42

Atribuição das estórias

43

Não atribuir.......................................................................................43 Atribuir..............................................................................................44 Criação de grupos de atribuições.......................................................44 Adicione estórias à atribuições existentes.......................................46 Exportação de estórias e aplicação simultânea de atribuições ..........46 Atualização de estórias e atribuições ...............................................47

Interface do InCopy

49

Interface principal.............................................................................49 Ferramentas......................................................................................50 Modos de Visualização.....................................................................50 Galley.....................................................................................................50 Story.......................................................................................................51 Layout....................................................................................................51 Visualização de vários arquivos na tela...........................................52 Edição de conteúdos.........................................................................55 Princípios básicos.................................................................................55


Princípios básicos de edição de conteúdos

55

Analogia errônea............................................................................56 Analogia adequada........................................................................56 Check In / Check Out - procedimentos passo-a-passo ..................56 Paleta Assignments.............................................................................58

Inserção e edição de textos

59

Inserção e edição de textos..............................................................59 Importação de textos - procedimentos passo-a-passo..................60 Seleção de textos e navegação........................................................65 Seleção de textos com cliques...........................................................65

Formatação de textos

65

Formatação de textos.......................................................................66 Atributos de caracter...........................................................................66 Outras opções da paleta Character............................................67 Atributos de parágrafo........................................................................68 Outras opções da paleta Paragraph...........................................69 Recursos de formatação de textos...................................................71 Hifenização ...........................................................................................71 Ajustes automáticos de hifenização...........................................71 Hifenização automática - procedimentos básicos....................71 Hifenização - procedimentos passo-a-passo............................71 Ajustes manuais de hifenização ................................................72 Posicionamento do hífen.............................................................72 Escolha de dicionários..........................................................................73 Dicionários - procedimentos passo-a-passo.............................73 Tabulação...............................................................................................74 Localização e substituição de fontes.................................................75 Localização e substituição de fontes - procedimentos passo-a-passo.............................................................................................76 Mudança de caixas...............................................................................76 Glifos......................................................................................................77 Caracteres opcionais............................................................................77 Bullets e numeração automáticos de textos....................................78 Bullets e numeração - procedimentos passo-a-passo............78 Formatação automática de textos...................................................80 Estilos de formatação de texto - procedimentos básicos...............81


Estilos de formatação de texto - procedimentos passo-a-passo..81 Estilos de parágrafo......................................................................81 Estilos de caracter.........................................................................84 Importação de estilos de caracter e parágrafo.........................87

Outras operações com textos

89

Caracteres ocultos.............................................................................89 Localização e substituição de palavras............................................90 Localizar e substituir - procedimentos básicos................................90 Localizar e substituir - procedimentos passo-a-passo....................90 Tipos de metacaracter para busca.....................................................94 Correção ortográfica (Spelling)......................................................100 Correção ortográfica - procedimentos passo-a-passo................. 100 Referências com localização determinada.....................................102 Referências cruzadas - procedimentos básicos............................ 103 Referências cruzadas - procedimentos passo-a-passo................ 103 Criação e gerenciamento de notas de rodapé...............................109 Notas de rodapé - procedimentos passo-a-passo....................... 109 Importação de imagens para frames vazios de estória ...............113 Importação de imagens - procedimento passo-a-passo............. 113

Edição de imagens bitmap e vetoriais

113

Redimensionamento e reposicionamento de imagens.................115 Redimensionamento......................................................................... 115 Reposicionamento............................................................................. 115

Monitoramento de alterações

117

Monitoramento de alterações........................................................117 Track Changes - procedimentos passo-a-passo........................... 117 Aceitar ou rejeitar as alterações..................................................... 120

Fluxos de trabalho remotos

121

Trabalho com fluxos de trabalho remotos - passo a passo...........122 Exportação do InDesign para o InCopy........................................... 122 Importação para o InCopy................................................................ 124 Exportação para o InDesign ............................................................ 125 Importação para o InDesign ............................................................ 125


Introdução

Introdução Os prazos cada vez mais curtos na produção de materiais como livros, revistas e outros periódicos, além de materiais publicitários como anúncios, por exemplo, torna necessário o uso de procedimentos que ao mesmo tempo, implementem a produtividade e aumentem o controle da produção. Uma das formas mais eficientes de se fazer isso é, por meio da edição colaborativa, onde vários envolvidos na produção de materiais editoriais e promocionais possam interagir simultaneamente com os conteúdos. Isso não é uma tecnologia ou procedimento novo, pois há muitos anos isso é feito de forma analógica e até mesmo digital nas editoras de jornais e revistas que usam sistemas de edição colaborativa como, por exemplo, o GoodNews (desenvolvido pela Tera). A forma analógica de se fazer isso obriga o diagramador a imprimir provas que têm de ser avaliadas individualmente e sequencialmente revisadas por autores, redatores, revisores e editores que fazem anotações nos impressos e depois as devolvem para o diagramador. Como a crescente adoção do InDesign em praticamente todas os segmentos de comunicação impressa (editorial, promocional, publicitária etc.), muitas empresas também vêm fazendo pesquisas e entrando na edição colaborativa com a solução baseada InDesign e InCopy, uma das primeiras soluções disponíveis para equipes pequenas e que não demandam de estruturas de informática dedicadas, complexas e de alto investimento.

17


RESPONSÁVEL

Definição de equipes

GESTOR

Definição de equipes de trabalho O primeiro passo para criação do fluxo de trabalho colaborativo é definir as equipes. Seguem algumas sugestões de profissionais ou cargos que representam boa parte das equipes editoriais e de artes encontrados tradicionalmente em editoras de livros e revistas, e agências de publicidade. Eles serão fundamentais durante a tarefa de atribuição de textos para serem editados pelas equipes editoriais e serão usados em todo o conteúdo deste livro para demonstrar e simular fluxos de trabalho colaborativos diversos. Cada abertura de capítulo exibirá os responsáveis ou envolvidos em cada etapa no box no canto superior esquerdo.

19


Diagramador

DIAGRAMADOR

O Diagramador, também conhecido como designer, tem como principais atribuições: ■

Idealizar o projeto gráfico

Diagramar

Exportar o conteúdo para o InCopy

Criar as atribuições para o InCopy

Aplicar as alterações solicitadas pelos outros usuários da equipe editorial

Redator/Autor

REDATOR/AUTOR

O Redator ou Jornalista são figuras mais comuns nas redações de revistas e nas agências de publicidade. Nas editoras de livros, pode ser conhecido como Autor (que idealizou o texto original), mas pode ser chamado como Preparador de Textos (quando aperfeiçoa o texto original do Autor). Suas principais atribuições são:

20

Criar

Preparar

Editar

Sugerir alterações nos textos

Coleção Adobe InDesign CS5 - Fluxos colaborativos com InDesign e InCopy


Desenho do FLuxo de Trabalho Colaborativo

RESPONSÁVEL

GESTOR

Desenho do fluxo de trabalho colaborativo O segundo passo é desenhar o fluxo de trabalho que será usado para as tarefas de edição dos textos e layout. Nas próximas páginas iremos exibir alguns esquemas simplificados de fluxos de trabalho colaborativos que usam o InDesign para cuidar do layout e o InCopy para criar e editar os textos. Em cada camiseta dos personagens que representam cada um dos cargos e funções, existe um logo da ferramenta que utilizam em cada fluxo de trabalho. | MS Word ou processador de texto similar | InDesign | InCopy

23


Fluxo de trabalho simplificado Agência de Publicidade (opção I)

REDATOR

DIAGRAMADOR

REVISOR

DIAGRAMADOR

PDF

24

Coleção Adobe InDesign CS5 - Fluxos colaborativos com InDesign e InCopy


RESPONSÁVEL

Criação de infra-estrutura

GESTOR

Criação de Infra-estrutura necessária O terceiro passo é criar a infra-estrutura necessária para o armazenamento e disponibilidade dos arquivos dos materiais a serem editados de forma colaborativa. Para se trabalhar com InDesign e InCopy com uma boa performance, as exigências de infra-estrutura costumam ser relativamente altas, mas nada exorbitante. Muitas das recomendações abaixo só podem ser parametrizadas pelo próprio Gestor e dependem de avaliação da infra-estrutura existente, além de testes de performance, para então identificar os gargalos e solucioná-los.

Servidor local Nos fluxos baseados em edição local (onde o diagramador e a equipe editorial estão fisicamente no mesmo local), é altamente recomendável que todos os arquivos dos projetos a serem editados de forma colaborativa estejam armazenados em um servidor com alta acessibilidade (estabilidade e disponibilidade) para todos os participantes em todas as plataformas usadas pelas equipes de artes e editoriais. Mesmo no caso do Diagramador, é recomendável que seus arquivos sejam trabalhados diretamente a partir do servidor.

31


Espaço de armazenamento de arquivos no servidor O espaço de armazenamento no servidor de arquivos deve ser bem dimensionado para armazenar os arquivos de InDesign, de InCopy, assim como os de imagens e ilustrações vinculadas e ainda possuir pelo menos 30% de seu espaço livre.

Pastas/Folders de armazenamento de arquivos É altamente recomendável que cada projeto seja armazenado em sua própria pasta/folder. Por exemplo: ■■

InDesign

■■

InCopy (tanto os das estórias quanto os de atribuição em pastas separadas)

■■

Imagens bitmap e ilustrações vetoriais

■■

Fontes tipográficas

De acordo com a preferência sobretudo do Gestor e Diagramador, podem ficar separados em subpastas de acordo com a organização das equipes. Este assunto será abordado com maior profundidade nos próximos capítulos.

Infra-estrutura de rede local No caso de fluxos baseados em redes locais, a infra-estrutura da rede deve ser bem dimensionada para o fluxo de dados entre as estações de trabalho produtivas e o servidor de armazenamento dos arquivos. Muitas vezes os gargalos de performance da rede estão nas placas de rede das estações de trabalho, no cabeamento ou mesmo nos hubs, switchers e roteadores.

Plataformas de trabalho A solução baseada em InDesign e InCopy permite o trabalho colaborativo mesmo se forem usadas estações de trabalho de plataformas diferentes, por exemplo, o Diagramador com Macintosh e as equipes editoriais com PC, ou vice versa.

Estações de trabalho com InCopy O InCopy é tão exigente de recursos quanto o InDesign. Verifique se as estações de trabalho a serem usadas atendem, preferencialmente os requerimentos desejáveis da Adobe para o produto. Se for possível, instale uma quantidade maior de memória do que o recomendado.

32

Coleção Adobe InDesign CS5 - Fluxos colaborativos com InDesign e InCopy


RESPONSÁVEIS

GESTOR

DIAGRAMADOR

BOAS PRáTICAS NO PROJETO GRáFICO

Boas práticas no desenvolvimento do projeto gráfico Ao idealizar materiais que serão editados colaborativamente é fundamental que no planejamento do projeto gráfico, alguns itens sejam levados em consideração.

Frames de texto e estórias No projeto gráfico, muitas vezes é importante que determinados textos sejam dividos em vários frames de texto interconectados compondo uma única estória (o texto principal de cada um dos capítulos de um livro de literatura, por exemplo). Existem outras situações, uma página de jornal com duas reportagens distintas, por exemplo, onde é preferível que os frames das duas reportagens não sejam interconectados, gerando assim duas estórias distintas do InDesign. Isso vai permitir que possam ser editados simultaneamente por dois Redatores diferentes e também que o texto de uma não force o recorrimento da outra.

Estilos de parágrafo, caracter, objetos e tabelas Sempre crie e aplique estilos de Parágrafo, Caracter, Objetos e Tabelas em textos e outros elementos de página. Isto irá facilitar a diagramação por parte do Diagramador, mas também a edição por parte da equipe Editorial.

35


IDENTIFICAçãO DOS uSuáRIOS

ENVOLVIDOS

DIAGRAMADOR

REDATOR/AUTOR

REVISOR

EDITOR

Identificação dos usuários O quarto grande passo é identificar os usuários nas ferramentas que utilizarão. Isso vai permitir que sejam atribuídas estórias para cada participante e depois saber exatamente em tempo real quem está trabalhando em cada estória. Tanto o Diagramador no InDesign, quanto cada um dos membros da equipe editorial no InCopy, em suas respectivas estações de trabalho, devem ir até o comando User disponível tanto no menu File quanto no submenu da paleta Assignments, digitar sua identificação e escolher a cor que tenha sido convencionada pelo Gestor. No nosso caso, as cores foram definidas da seguinte forma: ■

Gestor: Preto (Black)

Diagramador: Vermelho (Red)

Redator/Autor: Verde (Green)

Revisor: Ciano (Cyan)

Editor: Amarelo (Yellow)

Caso hajam várias pessoas com o mesmo cargo, recomendamos que

37


ExPORTAçãO DOS CONTEÚDOS

RESPONSÁVEL

DIAGRAMADOR

Exportação dos conteúdos Uma das finalidades de se exportar as estórias é separar os textos do layout permitindo assim que os integrantes da equipe editorial os editem no InCopy.

Conceito de estória Antes de mais nada, convém explicar o conceito de estória, pois sua compreensão é de fundamental importância para o sucesso no fluxo de edição colaborativa. Os frames (caixas) de texto permitem que eles sejam interconectados entre si para fazer com que um texto flua entre eles à medida que são redimensionados ou mesmo apagados. Por exemplo: ■

Três frames de texto interconectados entre si são tratados pelo InDesign e pelo InCopy como uma estória.

Já três frames de texto não conectados entre si são tratados pelo InDesign e pelo InCopy como três estórias.

39


Frames de imagens Frames do InDesign que contém imagens bitmap ou ilustrações vetoriais (para evitar ser repetitivo, doravante chamados apenas de imagens) também podem ser exportados com a finalidade de permitir alterações nas dimensões das imagens dentro do frame assim como o seu reposicionamento, por parte da equipe editorial. Uma alternativa interessante é a possibilidade de se exportar frames de imagens vazios e desta forma permitir que a equipe editorial importe as imagens. Alguns cuidados são necessários: ■■

É recomendável que se crie frames retangulares ou elípticos e não elementos retangulares ou elípticos ou mesmo frames criados com a ferramenta Text. Estes frames para funcionar como estórias, teriam que ser convertidos para frame (menu Object > Content > Graphic).

■■

O frame deve estar vazio. Caso contenha textos, pode impossibilitar a importação futura de imagens por parte da equipe editorial.

■■

Ilustrações vetoriais podem ser ampliadas e diminuídas sem perda de qualidade. O mesmo não acontece com imagens bitmap que só permitem ser impressas em uma boa qualidade quando possuem resoluções próximas a 300 ppi e estejam posicionadas sem fator de ampliação.

■■

Os arquivos das imagens a serem importadas pela equipe editorial devem ser copiados para a mesma pasta que armazena as outras imagens que já tenham sido previamente importadas garantindo o vínculo.

Opções de exportação das estórias Para exportar as estórias e frames de imagens basta escolher um dos comandos do menu Edit > InCopy > Exportar: Selection: Exporta apenas a estória cujo frame esteja selecionado. Layer: Exporta apenas as estórias e imagens cujos frames estejam em um determinado layer (camada). All Stories: Exporta todas as estórias. All Graphics: Exporta todos os frames de imagens. All Graphics and Stories: Exporta todos os frames de imagens e todas as estórias.

40

Coleção Adobe InDesign CS5 - Fluxos colaborativos com InDesign e InCopy


RESPONSÁVEL

ATRIBuIçãO DAS ESTÓRIAS

DIAGRAMADOR

Depois da exportação das estórias, o próximo passo seria tomar a decisão sobre atribuir ou não as estórias para os participantes do processo de edição colaborativa. As duas opções têm vantagens e desvantagens.

Não atribuir Geralmente indicado para fluxos produtivos mais simples e com poucos participantes. Caso as estórias não sejam atribuídas, elas ficarão todas liberadas para serem editadas por todos que usarem o InCopy. Isso pode ser ao mesmo tempo uma benção como um complicador. Abaixo um exemplo de documento cuja paleta Assignments exibe apenas estórias que não possuem atribuições.

43


INTERFACE DO INCOPY

ENVOLVIDOS

REDATOR/AUTOR

REVISOR

EDITOR

Interface principal O InCopy possui uma interface muito similar ao InDesign, e oferece praticamente a mesma disposição de itens dos demais aplicativos da Adobe. Disposição dos arquivos na tela Zoom Visualização Normal / Adobe Preview Bridge

Espaço de trabalho

Propriedades Edição de texto Posicionamento Notas Deslocamento Zoom Paletas

Informações sobre o texto L = número de letras W = número de palavras C = número de caracteres D=

49


Ferramentas Edição dos textos Reposicionamento de imagens dentro dos frames Inclui notas de comentário Deslocamento da área de visualização da tela Zoom

Modos de visualização O InCopy possui três modos de visualização das estórias: Galley, Story e Layout, que podem ser acionados por meio das abas posicionadas na parte superior esquerda da tela dos documentos abertos.

Galley Mostra o texto da forma como está no layout, ou seja, com as quebras de linhas e parágrafo nos frames ou que estejam contornando imagens, além dos textos em excesso.

50

Coleção Adobe InDesign CS5 - Fluxos colaborativos com InDesign e InCopy


FORMATAçãO DE TExTOS

ENVOLVIDOS

REDATOR/AUTOR

REVISOR

EDITOR

Seleção de textos e navegação Os textos precisam ser selecionados antes de ser possível alterar suas características. Para tanto, basta usar a ferramenta Type Tool e selecionar as letras, palavras, linhas e/ou parágrafos. Existem alguns atalhos de teclado que facilitam muito a seleção de textos e, também, a navegação dentro deles: ■

Control/Command-Seta direcional para baixo: Move o cursor para o início do próximo parágrafo;

Control/Command-Seta direcional para cima: Move o cursor para o início do parágrafo atual;

Control/Command-End: Move o cursor para o final da estória atual;

Control/Command-Home: Move o cursor para o início da estória atual;

Acrescente a tecla Shift nas combinações de teclas acima para não apenas deslocar, mas também selecionar os textos.

Seleção de textos com cliques ■

Dois cliques no texto: irá selecionar a palavra;

Três cliques no texto: irá selecionar a linha;

Quatro cliques no texto: irá selecionar o parágrafo.

65


Formatação de textos

F

É importante lembrar que o InCopy apesar de possuir extensos e poderosos recursos de formatação de textos, esta não é sua função primordial assim como não é o objetivo principal dos Autores, Redatores, Revisores e Editores.

F

UE DE O IQ

Na opinião dos autores deste livro, os participantes da equipe editorial deveriam focar seu trabalho na edição dos conteúdos de texto.

F

UE DE O IQ

Os recursos de formatação do InCopy devem ser usados com a concordância do Diagramador para que o projeto gráfico do material não seja profundamente alterado. Muitas vezes é preferível que se deixe esta tarefa para o Diagramador.

UE DE O IQ

Alterações nos atributos dos textos no InCopy somente são permitidas em estórias que não tenham sido atribuídas ou em documentos que tenham sido criados inteiramente no InCopy para depois serem incorporados ao InDesign.

O LH

UE DE O IQ

F

A seguir os descritivos de recursos e comandos para formatação dos atributos de caracter e parágrafo do InCopy.

O LH O LH O LH

Atributos de caracter

66

UE DE O IQ

O LH

F

No InCopy as opções de formatação de caracteres estão disponíveis na barra de propriedades localizada na parte superior da interface ou por meio da paleta Character. Caso prefira trabalhar com a paleta Character, basta arrastar a barra de propriedades Character para fora da barra de propriedades principal. O contrário também funciona.

Coleção Adobe InDesign CS5 - Fluxos colaborativos com InDesign e InCopy


ENVOLVIDOS

REDATOR/AUTOR

REVISOR

EDITOR

OuTRAS OPERAçÕES COM TExTOS

Caracteres ocultos Os chamados caracteres ocultos indicam espaços entre palavras, tabulações, finais de parágrafos, finais de estórias etc. O InCopy permite exibir ou ocultar estes caracteres invisíveis, pelos comandos Show Hidden Characters e Hide Hidden Characters, no menu Type. Tabulação

Parágrafo Hífen Parágrafo condicional utilizando Shift e Enter Hifenização condicional utilizando Control, Shift e Hífen Fim do texto

A cor padrão quando exibidos é azul, mas caso o texto esteja em camadas, a cor será a mesma definida para a camada. Os caracteres ocultos não são impressos ou incorporados em arquivos PDF ou XML.

89


Localização e substituição de palavras O processo de busca e substituição de elementos permite automatizar tarefas repetitivas relacionada à troca ou alterações de palavras e símbolos.

Localizar e substituir - procedimentos básicos O uso do comando Find/Change permite a busca de palavras que estão nos textos, fazendo um rastreamento de características como caixa (alta ou baixa), estilos aplicados, formatação entre outras opções.

Localizar e substituir - procedimentos passo-a-passo Para acessar o comando clique no menu Edit > Find/Change.

Query: Oferece alguns tipos de troca previamente configuradas. É possível salvar novas substituições ou apagar as existentes clicando nos e . ícones

As opções de localização e substituição disponíveis nas abas são: Text: Referente à palavras, grupos de palavras, metacaracteres e textos com características específicas. GREP: Pesquisa utilizando conjuntos de caracteres denominados de metacaracter para especificar variações na busca por padrões distintos. Por exemplo: se houver no texto a necessidade de aplicar um estilo de caracter específico como bold e com uma fonte diferente do texto, nas várias ocorrências de número de telefone mas sem um padrão estabelecido, pode-se criar uma sequência de metacaracter. No texto a seguir existem números de telefone separados por hífen ou por ponto e onde os prefixos podem ou não estar entre parênteses.

90

Coleção Adobe InDesign CS5 - Fluxos colaborativos com InDesign e InCopy


EDIçãO DE IMAGENS BITMAP E VETORIAIS

ENVOLVIDOS

REDATOR/AUTOR

EDITOR

Importação de imagens para frames vazios de estória Conforme dito em capítulos anteriores, estórias também podem ser compostas por frames de imagens. A utilidade deste recurso é permitir à equipe editorial que faça o reposicionamento ou redimensionamento das imagens dentro dos frames das estórias. Uma outra alternativa seria o Diagramador ter exportado frames vazios que serão usados para importar imagens por parte dos Redatores, Autores e Editores.

Importação de imagens - procedimento passo-a-passo

F

Os frames têm de ser criados previamente no InDesign e depois exportados e atribuídos.

UE DE O IQ

É recomendável que se crie frames retangulares ou elípticos e não elementos retangulares ou elipticos que para funcionar como estórias, teriam que ser convertidos para frame (menu Object > Content > Graphic).

O LH

UE DE O IQ

F

Para os frames de imagens vazios, o InCopy permite fazer a importação de todos os formatos de imagens bitmap e ilustrações vetoriais que o InDesign reconhece.

O LH

113


F

O LH

114

UE DE O IQ

Os arquivos das imagens a serem importadas pela equipe editorial devem ser copiados para a mesma pasta que armazena as outras imagens que já tenham sido previamente importadas.

1.

No InCopy abra o arquivo de InDesign (INDD) ou de atribuição do InCopy (INCA).

2.

Escolha e selecione uma das estórias por meio de um clique sobre ela ou mesmo por meio de um clique sobre seu nome na paleta Assignments.

3.

Pressione o botão Check Out na parte inferior da paleta Assignment ou o comando Check Out no menu da paleta.

4.

Escolha a ferramenta Position Tool e acione o comando Place no menu File. Localize a imagem que deseja importar e pressione o botão Open.

5.

Clique sobre o frame.

Coleção Adobe InDesign CS5 - Fluxos colaborativos com InDesign e InCopy


MONITORAMENTO DE ALTERAçÕES

ENVOLVIDOS

REVISOR

EDITOR

DIAGRAMADOR

Monitoramento de alterações Todas as inserções e alterações feitas pela equipe editorial nos textos podem ser rastreadas no InCopy. O acompanhamento é feito por meio da paleta Track Changes que pode ser aberta no menu Window > Track Changes. Ela pode ser encaixada na barra de botões.

Track Changes - procedimentos passo-a-passo 1.

Acesse a paleta Track Changes, localizada no menu Window > Editorial > Track Changes.

Alteração posterior Alteração anterior Mostrar as alterações Ligar a visualização

Aceitar alteração Recusar alteração Aceitar todas as alterações Recusar todas as alterações

Usuário Data e hora da alteração

2.

Tipo de alteração

Note que o nome do usuário, além da data e hora da alteração, aparecem na paleta.

117


3. Configure o modo como as alterações serão mostradas no editor de matéria. As opções são: cor do texto, cor do fundo e marcação como tachado (Strikethrough), sublinhado (Underline) ou contorno (Outline). Os ajustes são para texto adicionado (Added Text), texto apagado (Deleted Text) e texto movido (Moved Text).

4. Selecione uma estória para editar e pressione o botão Check Out na parte inferior da paleta Assignment ou o comando Check Out no menu da paleta. 5. Ative o monitoramento das alterações por meio do botão Enable Track Changes in the Current Story na paleta Track Changes. 6. Alterne para visualização de Galley ou Story e pressione o botão Show Changes na paleta Track Changes. 7. Note que à medida que os textos são alterados, o texto anterior é mantido para que seja possível o monitoramento.

118

Coleção Adobe InDesign CS5 - Fluxos colaborativos com InDesign e InCopy


ENVOLVIDOS

DIAGRAMADOR

REDATOR

FLuxOS DE TRABALHO REMOTOS

Trabalho com fluxos de trabalho remotos Neste capítulo iremos passar informações e os recursos do InCopy e InDesign voltados para fluxos de trabalho chamados de remotos ou offline. Nestes fluxos de trabalho relativamente comuns em vários segmentos editoriais e publicitários, o Diagramador, Gestor e o Editor geralmente trabalham dentro da empresa enquanto que o Redator, Autor e Revisor trabalham remotamente em seus escritórios ou residências conectados à Internet, mas não ao servidor da editora ou agência de publicidade. Para exemplificar as possibilidades, usaremos o exemplo de um artigo para uma revista composto por um título e um texto que deverão ser escritos por um Redator que trabalha em sua residência e possui o InCopy. O Diagramador da editora criou o documento de InDesign com os frames de texto, os formatou previamente com atributos de caracter e parágrafo e vai exportá-los para o InCopy com atribuições e por fim enviá-los por e-mail usando os recursos do InDesign. O Redator ao receber o e-mail contendo o material, vai abrí-lo no InCopy, escrever os textos e exportar o conteúdo para o InDesign e enviar por e-mail usando os recursos do InCopy. O Diagramador recebe o e-mail e insere o conteúdo de volta no InDesign. Depois disso, torna esse conteúdo disponível para outros da equipe editorial para ser revisado e aprovado

121


Trabalho com fluxos de trabalho remotos - passo a passo Neste passo a passo iremos detalhar os procedimentos para trabalho com fluxos remotos.

Exportação do InDesign para o InCopy 1. O Diagramador da editora depois de criar o documento de InDesign com os frames de título e texto pré formatados.

2. Cria a atribuição para o Redator na paleta Assignments.

3. Arrasta os dois frames para a atribuição do Redator na paleta Assignments.

122

Coleção Adobe InDesign CS5 - Fluxos colaborativos com InDesign e InCopy


OUTROS TÍTULOS DA “COLEÇÃO INDESIGN CS5” Layout & Diagramação O primeiro volume da coleção trata dos recursos básicos de operação do InDesign tais como ferramentas, frames, edição de elementos de página, trabalho com paths, importação de elementos externos, gerenciamento de vínculos e paginação. Um arquivo PDF com amostras do livro pode ser baixado do link www.bytestypes.com. br/livros ou solicitado diretamente ao autor (minoru@bytestypes.com.br). Este volume, assim como outros livros, podem ser adquirido na loja virtual da Bytes & Types, e enviado para qualquer local do País (frete não incluso). Resumo Esta coleção trata do mais renomado e versátil ■ Autores: Ricardo Minoru Horie aplicativo de paginação disponível no mercaAna Cristina Pedrozo do, e largamente utilizado por designers e cria■ Qtd. de Páginas: 102 tivos em todo o mundo. ■ Formato: 148 X 210 mm

O objetivo é explicar de forma simples e objetiva, as várias ferramentas, comandos e recur- ■ Peso: 220 g sos do InDesign CS5 para tornar o processo de diagramação de projetos gráficos tais como materiais publicitários, promocionais e editoriais, muito mais fácil e eficiente.

A coleção é composta por diversos volumes que concentram os recursos correlatos para a www.bytestypes.com.br diagramação, arte-finalização e geração de arlivros@bytestypes.com.br quivos PDF, além das novidades incorporadas na versão CS5. Para facilitar o aprendizado, existem exemplos práticos passo-a-passo e os procedimentos são extensivamente ilustrados. Além disso, existem dezenas de valiosas dicas, truques, e principalmente avisos, recomendações e armadilhas espalhadas pelas páginas dos capítulos.


OUTROS TÍTULOS DA “COLEÇÃO ADOBE INDESIGN CS5” Textos O segundo volume da coleção trata dos recursos de edição e formatação de textos tais como importação, seleção, atributos de caracter, atributos de parágrafo, correção ortográfica, além de explicar o processo de confecção e importação de tabelas. Um arquivo PDF com amostras do livro pode ser baixado do link www.bytestypes.com. br/livros ou solicitado diretamente ao autor (minoru@bytestypes.com.br). Este volume, assim como outros livros, podem ser adquirido na loja virtual da Bytes & Types, e enviado para qualquer local do País (frete não incluso). Resumo Esta coleção trata do mais renomado e versátil ■ Autores: Ricardo Minoru Horie aplicativo de paginação disponível no mercaAna Cristina Pedrozo do, e largamente utilizado por designers e cria■ Qtd. de Páginas: 78 tivos em todo o mundo. ■ Formato: 148 X 210 mm

O objetivo é explicar de forma simples e objetiva as várias ferramentas, comandos e recur- ■ Peso: 160 g sos do InDesign CS5 para tornar o processo de diagramação de projetos gráficos tais como materiais publicitários, promocionais e editoriais, muito mais fácil e eficiente.

A coleção é composta por quatro volumes que concentram os recursos correlatos para a dia- www.bytestypes.com.br gramação, arte-finalização e geração de arquilivros@bytestypes.com.br vos PDF, além das novidades incorporadas na versão CS5. Para facilitar o aprendizado, existem exemplos passo-a-passo e os procedimentos são extensivamente ilustrados. Além disso, existem dezenas de valiosas dicas, truques, e principalmente avisos, recomendações espalhadas pelas páginas dos capítulos.


OUTROS TÍTULOS DA “COLEÇÃO ADOBE INDESIGN CS5” Automação de Tarefas & Produtividade O terceiro volume da coleção trata dos recursos de automação de tarefas e de produtividade do InDesign, tais como estilos de parágrafo, caracter, objetos e tabelas; Book; confecção de sumários e índices remissivos: textos variáveis e condicionais; referências cruzadas, notas de rodapé etc. O destaque são os novos recursos de revisão baseados no Acrobat.com. Um arquivo PDF com amostras do livro pode ser baixado do link www.bytestypes.com. br/livros ou solicitado diretamente ao autor (minoru@bytestypes.com.br). Este volume, assim como outros livros, podem ser adquirido na loja virtual da Bytes & Types, e enviado para qualquer local do País (frete não incluso). Esta coleção trata do mais renomado e versátil aplicativo de paginação disponível no merca- Resumo do, e largamente utilizado por designers e cria■ Autores: Ricardo Minoru Horie tivos em todo o mundo. Ana Cristina Pedrozo

O objetivo é explicar de forma simples e obje- ■ Qtd. de Páginas: 122 tiva, as várias ferramentas, comandos e recur- ■ Formato: 148 X 210 mm sos do InDesign CS5 para tornar o processo de diagramação de projetos gráficos tais como ■ Peso: 240 g materiais publicitários, promocionais e editoriais, muito mais fácil e eficiente. A coleção é composta por diversos volumes que concentram os recursos correlatos para a diagramação, arte-finalização e geração de ar- www.bytestypes.com.br quivos PDF, além das novidades incorporadas livros@bytestypes.com.br na versão CS5. Para facilitar o aprendizado, existem exemplos práticos passo-a-passo e os procedimentos são extensivamente ilustrados. Além disso, existem dezenas de valiosas dicas, truques, e principalmente avisos, recomendações e armadilhas espalhadas pelas páginas dos capítulos.


OUTROS TÍTULOS DA “COLEÇÃO ADOBE INDESIGN CS5” Arte-Final, Preflight e Geração de PDFs O quarto volume da coleção trata dos cuidados com a arte-finalização de projetos gráficos, com as fontes tipográficas, cores e preenchimentos; além de explicar os recursos de preflight visual e eletrônico. O destaque deste volume é o capítulo que mostra passo-a-passo os processos mais confiáveis para geração de arquivos PDF para envio para empresas gráficas. Um arquivo PDF com amostras do livro pode ser baixado do link www.bytestypes.com. br/livros ou solicitado diretamente ao autor (minoru@bytestypes.com.br). Este volume, assim como outros livros, podem ser adquirido na loja virtual da Bytes & Types, e enviado para qualquer local do País (frete não incluso). Esta coleção trata do mais renomado e versátil aplicativo de paginação disponível no merca- Resumo do, e largamente utilizado por designers e cria■ Autores: Ricardo Minoru Horie tivos em todo o mundo. Ana Cristina Pedrozo

O objetivo é explicar de forma simples e obje- ■ Qtd. de Páginas: 106 tiva, as várias ferramentas, comandos e recur- ■ Formato: 148 X 210 mm sos do InDesign CS5 para tornar o processo de diagramação de projetos gráficos tais como ■ Peso: 220 g materiais publicitários, promocionais e editoriais, muito mais fácil e eficiente. A coleção é composta por diversos volumes que concentram os recursos correlatos para a diagramação, arte-finalização e geração de arquivos PDF, além das novidades incorporadas www.bytestypes.com.br na versão CS5. livros@bytestypes.com.br Para facilitar o aprendizado, existem exemplos práticos passo-a-passo e os procedimentos são extensivamente ilustrados. Além disso, existem dezenas de valiosas dicas, truques, e principalmente avisos, recomendações e armadilhas espalhadas pelas páginas dos capítulos.


OUTROS TÍTULOS DA EDITORA

Acrobat 9 Pro e Pro Extended

Acrobat 9 Pro e Pro Extended

para uso gráfico - Volume 1

para uso gráfico - Volume 2

PitStop Pro 10 Análise e edição avançada de PDFs

Coleção InDesign CS5

Fluxo colaborativo com InDesign InCopy


OUTROS TÍTULOS DA EDITORA

Coleção InDesign CS5

Coleção InDesign CS5

Layout & Diagramação

Textos

Coleção InDesign CS5 Automação & Produtividade

Coleção InDesign CS5 Arte-final & Geração de PDFs

www.bytestypes.com.br - livros@bytestypes.com.br


www.dppress.com.br comercial@dppress.com.br (11) 3875-5235


No Title