1 minute read

CEU GLICÉRIO

Next Article
Pedro Souza

Pedro Souza

Este projeto, CEU Glicério, faz parte do conjunto Centro de Educação Unificado, seguindo o padrão FDE. Para seguir esse padrão, então, toda a estrutura da escola é pré-moldada: vigas, pilares, lajes e cobertura. A escola é dividida em três grande blocos, ocupando o terreno de mais de 7 mil metros quadrados.

O Bloco Esportivo se encontra na Rua São Paulo, é onde fica as salas de ginastica e artes marciais, junto com a piscina semiolímpica. O Bloco Pedagógico, logo abaixo do Esportivo na planta, fica na Rua Glicério, possuí 18 salas de aula, de 1º a 9º do fundamental e uma quadra coberta, além do refeitório no térreo.

Advertisement

Já o Bloco Cultura se encontra da Rua Barão de Iguape, neste bloco fica o anfiteatro para 312 pessoas, seguindo as normas

NBR/ABNT

O projeto foi feito pensando no entretenimento de todos aqueles que vivem próximos, por isso existe um gigante pátio coberto além de diversas áreas abertas.

O exercício proposta durante o semestre em Teoria da Arquitetura e Urbanismo, foi, a partir da leitura de “Dentro do Nevoeiro”, de Guilherme Wisnik, criar uma instalação no bairro do Glicério que contemplasse com o conceito da obra, junto com o entorno.

O resultado, do trabalho em grupo, foi a criação de uma caixa de 4x4 coberta por cortinas e telhas transparentes, criando uma ideia de ilusão, junto com o desenho perspectiva de um quarto de cortiço.

Neste trabalho utilizamos do conceito japonês MA, que, em resumo, mostra como o espaço negativo, a pausa e o vazio fazem parte da obra como inteiro, e não são partes esquecidas.

Planta da instalação

Corte da implantação

This article is from: