

zação chegou a ser prorroga da pelo Ministério da Saúde por conta da baixa adesão. As doses estão disponíveis em mais de 40 mil pontos de vacinação. A meta é imu nizar 95% do público-alvo, formado por 14,3 milhões de crianças menores de 5 anos.
Crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico. Até o último sábado (24), 6 milhões de doses con tra a pólio haviam sido apli cadas durante a campanha.
O ministro da Saúde, Mar celo Queiroga, disse hoje (26) que as Américas vivem mo mento delicado frente à ame aça de retorno da poliomielite na região. Ao discursar na 30ª Conferência Sanitária Pan -Americana, ele defendeu a promoção de uma vigilância epidemiológica sensível, que permita a detecção e a inves tigação de todos os casos de paralisia flácida aguda, quadro relacionado à pólio.
“A inclusão do tema er
radicação da poliomielite como item na agenda da 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana é crucial para alavancarmos ações imedia tas de comunicação sobre os riscos existentes, bem como coordenar esforços”, disse, ao destacar ainda a neces sidade de elaboração de um plano de resposta a surtos atualizado, de acordo com procedimentos operacionais previstos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Precisamos ampliar as coberturas vacinais e forta lecer nossos sistemas de vigilância para evitar o risco de reintrodução dessa enfer midade imunoprevenível em nossa região. Precisamos agir agora. Precisamos agir juntos”, finalizou Queiroga.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomie lite e Multivacinação está em andamento em todo o país e deve ser encerrada na próxi ma sexta-feira (30). A imuni
Também conhecida como paralisia infantil, a poliomie lite é uma doença infecto contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar adultos e crianças por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca de pessoas doentes. Nos casos graves, em que acontecem paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A vacinação é a única forma de prevenção.
de estarem nos glóbulos ver melhos, também têm relação com proteínas em plaquetas na parede dos vasos. Isso muda os fatores de coagulação e foi mostrado em outros estudos anteriores uma mudança de fa tor de coagulação. Quem é do tipo A tem uma tendência maior a fazer coágulos e também tem mais trombose venosa”, afirma Diogo, em comunicado.
O acidente vascular cere bral (AVC), também chamado de derrame, acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rom pem, provocando paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. O problema pode compro meter a movimentação dos membros e está entre as prin cipais causas de incapaci dade e de morte no mundo.
Pesquisadores da Facul dade de Medicina da Uni versidade de Maryland, nos Estados Unidos, encontraram associação entre ser do tipo sanguíneo A ao risco aumen tado de sofrer um AVC antes dos 60 anos. Os resultados do
estudo foram publicados no periódico científico Neurology.
Os cientistas analisaram dados de pelo menos 48 estu dos realizados na América do Norte, Europa, Japão, Paquis tão e Austrália sobre genética e AVC isquêmico, que acontece pelo entupimento de veias e artérias responsáveis pela irrigação de diferentes partes do cérebro. Os dados de 17 mil pessoas que sofreram der rame ao longo da vida foram comparados aos de quase 600 mil pessoas que nunca desenvolveram a doença.
Durante a análise, os pes quisadores notaram que o tipo sanguíneo A predominou em comparação com pessoas
que tiveram AVC com 60 anos ou mais ou nunca tiveram. De acordo com o estudo, para es sas pessoas, o risco de ter um derrame precoce foi 16% maior. Já para aqueles indivíduos com o tipo O, o risco foi 12% menor.
O médico neurologista Guilherme Diogo, do Hospi tal das Clínicas da Faculda de de Medicina da Univer sidade de São Paulo (USP) explica que o estudo realiza uma associação de genoma.
“Ele consegue ver essa relação, mas não testa o me canismo dela. Então, ele traz algumas hipóteses junto com outros estudos. Uma das ideias é que o sistema ABO é dado por glicoproteínas que, além
O médico que atua nas áreas de neuroimunologia e de emergências neurológicas, pondera que não é possível afirmar que pessoas com o grupo sanguíneo A estão mais suscetíveis ao AVC preco ce com base nas evidências científicas até o momento. Para o especialista, a desco berta internacional pode abrir portas para que a comunida de científica entenda melhor quais fatores podem estar relacionados ao problema.
“A ideia desses estudos de risco por genética é combinar vários fatores. Por exemplo, a gente pode juntar várias dessas mutações genéticas a fatores ambientais também. Será que eu vou conseguir desenvolver mais algum exa me, mais algum tratamento precoce a partir daquela mu tação? Sozinho, esse estu do não vai conseguir fazer isso, mas pode ser um passo para virar algo complexo”, diz.
O Ministério da Saúde de Uganda informou hoje (26) que o país registra cin co mortes causadas pelo ebola. Em meio a um novo surto da doença, o país tem ainda 18 óbitos em in vestigação e considerados como prováveis para ebola.
Há ainda, de acordo com o balanço mais recente, 18 casos confirmados para a doença e outros 18 clas sificados como prováveis.
O governo de Uganda alerta que o ebola é uma doença grave e geralmente mortal, mas que pode ser prevenida por meio de cui dados como evitar o conta to direto com fluidos corpo
rais de pessoas e animais com suspeita de infecção e usar equipamentos de proteção individual, in cluindo máscaras e luvas.
O ministério reforça ainda que corpos de pes soas que morreram sob suspeita da doença de vem ser enterrados ime diatamente após o óbito, por equipes treinadas, no intuito de prevenir que o vírus se espalhe.
Os sintomas da infec ção incluem febre repen tina, fraqueza corporal intensa, sangramentos nos olhos, no nariz, nos ouvidos e na boca, vômito e diarreia com sangue.
O Ministério da Saúde divulgou hoje (26), em Bra sília, novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com o levantamento, o Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 6.068 novos casos da doença e 30 óbitos.
Desde o início da pan demia, o país acumula 34,6 milhões de casos confir mados e 685,8 mil mortes. Os pacientes recupera dos somam 33,8 milhões.
O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados: 6 mi lhões e 174,6 mil óbitos.
Em seguida, estão Minas Gerais (3,8 milhões de ocorrências e 63,7 mil mortes); Paraná (2,7 mi lhões de casos e 45,3 mil mortes) e Rio Grande do Sul (2,7 milhões de casos e 41 mil óbitos).
Conforme o Ministério da Saúde, 483 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplica das, sendo 179,7 milhões da primeira dose e 161,2 milhões da segunda dose, além de 98,7 milhões da primeira dose de reforço e 33,4 milhões da se gunda dose de reforço.
De iniciativa do vere ador Raimundo Penha (PDT), o projeto dispõe sobre a criação da Central de Intérpretes da Língua Brasileira e Guias Intér pretes para pessoas com deficiência auditiva no âmbito do município de São Luís.
PL 305/2019
De autoria do vereador Aldir Junior (PL), o pro jeto torna obrigatório em São Luís a presença de intérprete de Língua Bra sileira de Sinais (Libras) em aulas teóricas nos Centros de Formação de Condutores.
PL 329/2021
O Dia Nacional do Sur do foi comemorado nessa segunda-feira (26) com o objetivo de propor re flexões e debates acerca dos direitos e da luta pela inclusão das pessoas sur das na sociedade.
Por conta da data, a Câmara de São Luís re alizou um levantamento sobre iniciativas parlamen tares que visam propor cionar maior qualidade de vida à comunidade surda
da capital maranhense. Conheça o resumo dos Projetos de Lei:
PL 21/2019
De autoria da vereado ra Concita Pinto (PCdoB), o projeto estabelece a obrigatoriedade da se leção e permanência de profissionais proficientes e/ou fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Li bras) nas repartições pú blicas, órgãos públicos, autarquias, entidades de
natureza privada ou pú blica que prestam servi ços, hospitais públicos e privados, UTI’s, urgências e emergências, postos de saúde do Município e de responsabilidade da Pre feitura de São Luís, com o objetivo de suprir a ne cessidade de atendimento a todas as pessoas surdas e com deficiência auditiva que utilizam a Libras no meio social.
PL 142/2019
O PL é de iniciativa da vereadora Concita Pin to (PCdoB) e autoriza a Prefeitura de São Luís a promover curso de Libras direcionado às pessoas com algum tipo de defici ência auditiva ou defici ência na fala, bem como a todas as pessoas por meio de projetos voltados às comunidades.
PL 240/2021
O referido PL é de au toria da vereadora Fátima Araújo (PCdoB) e visa
é uma colaboração com o projeto de Deus, além de ser uma alegria sermos recebidos aqui na Pre feitura de nossa cidade”, pontuou o padre Flávio.
O prefeito Eduardo Braide recebeu, na ma nhã desta segunda-fei ra (26), o padre Flávio Collins, reitor do Santuá rio Nossa Senhora de Na zaré do Cohatrac. Acom panhado da Comissão Organizadora do evento, o pároco ouviu de Eduar do Braide que a realiza ção do Círio contará com o apoio da Prefeitura.
“Como católico, sem pre participei do Círio de
Nazaré e, como prefeito da cidade, vou garantir o apoio logístico para a realização dessa grande festa da fé que já virou tradição em nossa São Luís e em nosso Estado”, afirmou Eduardo Braide.
Com o tema “Santuário de Luz” e lema “O que andais conversando pelo caminho?” (Lc24,17), a 30ª edição de uma das maiores celebrações re ligiosas do Maranhão
vai reunir novamente os fiéis numa grande cele bração que completa 30 anos. “Ao longo desses 30 anos, o Círio deixou de ser uma festa paro quial, tanto que se tornou o terceiro Santuário da Arquidiocese de São Luís e é uma obra de muitas mãos e de pessoas de boa vontade, e essa par ceria com a Prefeitura de São Luís, ainda mais o prefeito sendo católico,
O secretário de Co municação, Igor Almeida, também participou da reunião com a comis são do Círio de Nazaré. “O Círio é um momento importante para o Coha trac, que vivencia essa festa profundamente. E a Prefeitura não poderia ficar de fora de um dos eventos católicos mais importantes da nossa ci dade. Nós, da Prefeitura, celebraremos os 30 anos do Círio de Nazaré com muita alegria”, completou.
Depois de dois anos sem a grande procissão por conta da pandemia da Covid-19, a celebração deste ano, que acontece de 6 a 16 de outubro, vol tará com sua programa ção completa, começan do pelo Círio das Crian ças, Novenário da Luz, Romaria do Círio, Procis são da Luz e Translado, Círio Cultural e a Gran de Procissão do Círio.
O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje (27) que é preciso adequar a estrutura das escolas no país para incentivar a prática de esportes pelos jovens. “Nós vamos ter que mudar o conceito das nossas escolas. É preciso fazer uma revolução da arquitetura brasileira. Por que todas as escolas bra sileiras têm padrão igual: é um monte de concreto, de preferência vertical, com uma quadrinha de basquete ou de futebol de salão sem rede”, disse ao participar de um encon tro com comunicadores, atletas e membros de tor cidas organizadas em um hotel na capital paulista.
Para Lula, é importante que as escolas sejam ca pazes de oferecer alterna tivas além da sala de aula. “Ou seja, a escola tem que ser um instrumento de múl tipla funcionalidade. Você tem que ter várias pos sibilidades das crianças na idade que elas podem aprender qualquer tipo de esporte”, acrescentou.
Com essas mudanças, o candidato acredita que as escolas podem, inclusive, ajudar a suprir a carência de espaços para prática de exercícios e lazer nas cidades. “Um menino em uma cidade pequena ou média não tem uma pis cina pública. Os campos de futebol, na maioria, são de times privados que cercam e a molecada não pode entrar”, exemplificou.
A implantação desse
novo modelo depende, segundo o candidato, de políticas que integrem as três esferas de governo. “É preciso que o Estado e os entes federados – União, estados e municípios – se coloquem de acordo que nós precisamos mudar o padrão para que a gente possa acreditar na prática do esporte”, enfatizou.
O candidato ressaltou ainda que esse tipo de investimento, de incen tivo ao esporte de forma ampla, deve partir neces sariamente dos gover nos. “Nenhum empresário, por mais progressista que seja, vai investir em um atleta antes desse atleta provar que pode dar re torno financeiro”, disse.
Esse tipo de política deve, de acordo com Lula, também ser entendida como um investimento em saúde e qualidade de vida.
“A gente, primeiro, precisa pensar o esporte como um instrumento para cuidar da saúde de uma parte da nossa sociedade. Como uma coisa que garante a segurança e a formação do ser humano”, disse.
As mudanças na estru tura das escolas se alinham ainda com a proposta do candidato de expansão do ensino em tempo integral. “Nós queremos, agora, fazer escola de tempo in tegral. Como é que você vai manter uma criança em tempo integral em uma es cola de concreto armado, onde não tem uma árvo re, uma quadra, não tem nada. É quase uma prisão”.
extensão da medida a seu cliente, mas os ministros da Quinta Turma enten deram que isso não seria possível, pois sua situação seria diferente da de Mo nique. Isso porque ele foi denunciado por participação ativa no crime e não por crime omissivo, como ela.
Monique é acusada, juntamente com o então namorado, o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, dr. Jairinho, de ter partici pado da morte de seu filho, Henry Borel, de 4 anos, no dia 8 de março de 2021.
A Quinta Turma do Su perior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou hoje (27) a decisão que revogou a prisão preventiva de Moni que Medeiros e, no mesmo julgamento, negou a sol tura de Jairo Souza San tos Júnior, o dr. Jairinho. Ambos são acusados pela morte de Henry Borel, filho de Monique, de 4 anos. Monique foi solta no mês passado, após decisão mo nocrática (individual) do
relator do caso no STJ, ministro João Otávio de No ronha. O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) recorreram, mas a Quinta Turma mante ve a revogação da prisão.
Os membros do MP ale garam risco de que ela atrapalhasse as investiga ções, por haver indícios de que buscou coagir tes temunhas, por exemplo. Noronha afirmou, contudo,
não estarem atendidas as condições para a prisão preventiva no caso dela.
“Não se pode decretar a prisão preventiva base ada apenas na gravidade genérica do delito, no cla mor público, na comoção social”, afirmou o minis tro, que destacou a con clusão da instrução pro cessual como suficiente para a soltura de Monique.
A defesa de dr. Jairinho, por sua vez, havia pedido a
O menino morreu após ser levado desacordado para o hospital pelos dois. A suspeita é que a criança tenha sido agredida por Jairinho. No entanto, ele e Monique negam que tenha havido qualquer agressão a Henry. Na versão de ambos, o menino se machucou ao cair da cama onde dormia.
Recentemente, o Mi nistério Público pediu que Monique e Jairinho sejam levados a júri popular, jul gados pelas acusações de homicídio, tortura e coação.
mio CNJ de Qualidade.
O painel apresenta gráficos do resultado ge ral, média por segmento, média por porte, média por domínio, distribuição dos resultados por nível de maturidade, relatórios detalhados, notas de cada órgão, ranking do iGov TIC-JUD e visão analíti ca do resultado. É possí vel, também, por meio do painel, filtrar por órgão, tema, porte, segmen to e UF de cada órgão.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, entre 7 e 11 de novembro, a 17ª edição da Semana Nacional da Conciliação. A iniciativa ocorrerá em todo o país que visa estimular o uso dos meios consen suais e extrajudiciais de solução de litígios das mais variadas naturezas. Para este ano, o conceito da campanha é “Menos conflitos, mais recomeços”.
O apoio da OAB é es sencial para o sucesso da iniciativa, afirma o conse lheiro do CNJ e presidente da Comissão Permanente de Solução Adequada de Conflitos no colegiado, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues. “Como advo
gado indicado pela Ordem para o CNJ, eu considero fundamental a importância da conscientização e da motivação dos advogados como agentes centrais para o fortalecimento dos métodos de tratamento adequado dos conflitos e enquanto promotores da cultura da paz”, destaca.
A semana envolve também a 12º edição do Prêmio Conciliar é Legal, que, em 2022, contem plará a Categoria Advo cacia. Serão premiados procedimentos e rotinas desenvolvidas individual mente ou em escritórios advocatícios que facilitem e promovam meios auto compositivos de conflitos.
A celebração do Ca samento Comunitário na Comarca de Grajaú, mar cada para dia 29 de se tembro, foi antecipada para esta quarta-feira, 28, às 18h, no Estádio Muni cipal, localizado na Rua Alan Kardec, nº 29, Bairro Rodoviária, em Grajaú.
Comunitários” é oferecido gratuitamente aos casais de baixa renda do Esta do e regulamentado pelo Provimento nº 32/2022, da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão.
Os tribunais e conse lhos do Poder Judiciário têm até sexta-feira (30/9) para responder ao ques tionário do Índice de Go vernança, Gestão e In fraestrutura de Tecnologia da Informação e Comuni cação do Poder Judiciá rio (iGovTIC-JUD) 2022. Disponibilizado pelo Con selho Nacional de Jus tiça (CNJ), o dispositivo mede o nível de maturi dade dos órgãos na área de tecnologia da informa ção. O formulário deve ser acessado pelo link disponibilizado no Con nect-Jus, e as regras para seu preenchimento estão estabelecidas no Ane xo II da Portaria CNJ n. 211/2021, atualizada pela
Portaria CNJ n. 339/2022.
O questionário traz per guntas que abrangem todo o universo da estratégia tecnológica, dividido em dois domínios: o da Go vernança e Gestão de TIC, contendo os temas: Trans formação Digital, Políticas e Planejamento, Atendi mento e Suporte ao Usuá rio; e o dos Serviços de TIC, abordando os temas: Sistemas de Informação, Infraestrutura Tecnológi ca e Serviços em Nuvem, Riscos, segurança da In formação e Proteção de Dados. A Resolução, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comuni cação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), prevê tam
bém, a realização anual do diagnóstico pelo CNJ.
O CNJ disponibilizou, ainda, um simulador para preenchimento em plani lha de Excel, que auxilia o levantamento final de dados. A pontuação clas sifica os órgãos pelos ní veis de maturidade: Baixo, Satisfatório, Aprimorado e Excelência, e a meta da ENTIC-JUD é de ter, no mínimo, 75% dos órgãos com nível de maturidade satisfatório até dezembro de 2026. Em 2021, porém, esse índice já havia sido ultrapassado, com uma média geral de 68,7%, no nível Aprimorado. O re sultado do iGovTIC-JUD também é um critério de pontuação para o Prê
O iGovTIC-Jud é consi derado pelo CNJ como um instrumento de fomento de melhoria contínua da área de Tecnologia de Informa ção e Comunicação. Se acordo com o chefe da Se ção de Gestão Estratégica de TIC do Departamento de Tecnologia de Informa ção e Comunicação (DTI/ CNJ), Igor Guimarães Pedreira, a ação do CNJ contribui com a evolução da TI no Poder Judiciário. “Com base nos resultados dos últimos anos do iGo vTIC-JUD, é possível per ceber o quanto o grau de maturidade em Governan ça, Gestão e Infraestrutu ra de TIC tem evoluído de forma geral nos Órgãos do Poder Judiciário, con tribuindo no alcance da meta geral estabelecida pela Estratégia Nacional de Tecnologia da Infor mação e Comunicação”.
A determinação, da juíza Nuza Oliveira Lima, diretora do Fórum da Comarca de Grajaú, foi comunicada na Porta ria nº 915/2022, de 20 de setembro de 2022.
No documento, a juíza considerou “a necessidade de alteração da data de realização do Casamento Comunitário em função da readequação da agenda dos participantes do ato”.
O Projeto “Casamentos
Por meio do projeto, casais que já convivem ou querem se casar podem participar da cerimônia gratuitamente, sem pagar as custas cartorárias com o registro civil. Os cartó rios são ressarcidos das despesas com os atos pelo FERC - Fundo Es pecial de Registro Civil.
O objetivo principal do projeto, iniciado em 1998, na capital maranhense, é a regularização do es tado civil de pessoas de baixa renda, facilitando o exercício da cidadania.
Financeiro da Universi dade de Brasília César Bergo alertou para al guns riscos que a con tratação de empréstimos consignados podem re presentar para o públi co de renda mais baixa.
Beneficiários do Auxí lio Brasil já podem con tratar, pagando juros de no máximo 3,5% ao mês, empréstimos consigna dos, dando como garan tia o que receberão por meio do programa Auxílio Brasil. A contratação do crédito está prevista na Portaria nº 816 publica da no Diário Oficial da União de hoje (27) pelo Ministério da Cidadania.
“A portaria estabele ce o limite de juros de 3,5% ao mês. Esse teto pode ser ainda menor, dependendo da negocia ção da instituição finan
ceira com o tomador do empréstimo”, informou, em nota, o ministério.
Conforme prevê a Lei 14.431, de 3 de agosto, o valor do consignado está limitado a 40% do repasse permanente de R$ 400 do Auxílio Brasil.
“Dessa forma, o bene ficiário poderá descon tar até R$ 160 mensais, em um prazo máximo de 24 meses”, acrescenta.
Segundo a pasta, o objetivo do empréstimo consignado “é permitir que famílias do Auxílio Brasil, hoje sem acesso a crédito – muitas delas
endividadas e pagando juros altos –, possam reorganizar-se financei ramente, empreender e buscar autonomia”.
Nesse sentido, o mi nistério oferece, também, “ações de educação fi nanceira”. “Ao contratar o produto, os beneficiá rios terão de responder a um questionário que medirá os conhecimentos sobre o tema e a capa cidade de administrar o empréstimo”, detalha.
Após a sanção da lei que libera o crédito con signado, o economista e professor de Mercado
Segundo ele, as pes soas precisam, antes de tudo, ficar atentas ao as sédio das instituições fi nanceiras para não cair em golpes. Nesse sentido, acrescentou o professor, é importante que os bene ficiários tenham noções sobre educação financei ra, de forma a “agir de ma neira racional e não emo cional” na hora de contrair esse tipo de empréstimo.
“Muitas vezes, elas não têm noção do que é juros, do que é em préstimo”, explicou. “De repente ela assume uma dívida, e o que ela rece be para poder se man ter, que já é pouco, fica ainda menor. Porque o objetivo maior dessa ajuda é [beneficiar as] pessoas que, muitas vezes, estão totalmen te fora do mercado de trabalho e não têm ou tra renda”, argumentou.
geiros aqui no nosso país. Dessa forma, fortalecendo cada vez mais a econo mia”, disse o ministro.
O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) subiu 0,10% em setembro. O resultado está abaixo do que foi registrado em agosto, quando subiu 0,33%. No ano, o índice acumula avanço de 8,91% e de 10,89% em 12 meses.
De acordo com o Insti tuto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Var gas (Ibre-FGV), que divul gou os números hoje (27), em setembro de 2021, o índice teve alta de 0,56% no mês e de 16,37% no acumulado de 12 meses.
Os resultados indicam ainda que a taxa do índice re lativo a materiais, equipamen tos e serviços caiu de 0,14% em agosto para -0,06% em setembro. Já o índice refe rente à mão de obra variou 0,26% em setembro, depois de avançar 0,54% em agosto.
Depois de subir 0,03% em agosto, a taxa referente a materiais e equipamentos,
no grupo materiais, equi pamentos e serviços, re cuou 0,14% em setembro.
“Três dos quatro subgrupos componentes apresentaram decréscimo em suas taxas de variação, destacando -se materiais para estrutura, cuja taxa passou de -0,08% para -0,42%”, informou.
A taxa referente a serviços passou de 0,68% em agosto para 0,34% em setembro. “Neste grupo, vale destacar o recuo da taxa do item re feição pronta no local de tra balho, que passou de 1,54% para 0,07%”, completou.
A taxa relativa ao índice da mão de obra variou 0,26% em setembro. Em agosto ti nha registrado alta de 0,54%.
Ainda em setembro, três capitais tiveram queda nas taxas de variação: Brasília, Recife e São Paulo. Em mo vimento contrário, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre registraram alta nas suas taxas de variação.
Os gastos de turis tas estrangeiros no país somaram mais de US$ 2,7 bilhões (cerca de R$ 14,5 bilhões no câmbio de hoje) de janeiro a ju lho deste ano, valor 84% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado (US$ 1,5 bilhão). As informações foram divulgadas hoje (26) pelo Ministério do Turismo, com base em dados do Banco Central.
Somente em julho des te ano, foram US$ 389 mi lhões, 74% a mais do que em julho de 2021 (US$
223 milhões). De acordo com o Ministério do Tu rismo, os dados apontam para a forte retomada do setor, que sofreu bastan te com a pandemia de covid-19, a partir do se gundo bimestre de 2020.
A expectativa do Mi nistério do Turismo é de que, até o fim do ano, 4,2 milhões de turistas estran geiros visitem o Brasil. Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o ministro Carlos Brito disse que a retomada dos voos in ternacionais e o trabalho da Embratur, a agência
brasileira de promoção do país no exterior, de vem favorecer a chegada de turistas estrangeiros.
“A retomada dos voos internacionais agora vai aquecer a nossa econo mia, porque com o nos so trabalho, que estava sendo realizado no pré -pandemia, iríamos ultra passar os 7 milhões de turistas estrangeiros que vinham ao nosso país. Mas fomos surpreendidos com a pandemia. Agora esperamos chegar no fi nal do ano com mais de 4 milhões de turistas estran
O recorde de turistas estrangeiros no país que visitaram o Brasil foi re gistrado em 2018, quando 6,62 milhões vieram ao país. Em 2019, último ano cheio antes da pandemia, foram 6,35 milhões. Em 2020, as medidas de iso lamento social no Brasil e no mundo provocaram um grande baque no turismo internacional, a partir de março. Naquele ano, fo ram 1,8 milhão de turistas estrangeiros no país. Em 2021, esse número caiu para menos de 600 mil.
Neste ano, os turistas estrangeiros voltaram a superar 1 milhão ainda no primeiro semestre. “É muito importante que os estrangeiros venham ao nosso país. Dos es trangeiros que vêm ao nosso país, em torno de 93% querem voltar e 95% aprovam a nossa gastro nomia. Temos que trazer os turistas estrangeiros ao nosso país, porque temos tudo o que eles procuram ou muito mais do que eles imaginam”, disse Brito.
Os proprietários ru rais de todo o país preci sam ficar atentos. Acaba nesta sexta-feira (30), às 23h59min59s, o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Proprie dade Territorial Rural (ITR) 2022. O envio começou em 15 de agosto. Segundo o balanço mais recente da Receita Federal, 4.725.521 contribuintes tinham entre gado a declaração até o início da tarde de hoje (26).
Neste ano, a Receita Fe deral espera receber de 5,84 milhões a 5,9 milhões de de clarações. Na comparação por estados, a Bahia tem o maior número de decla rações enviadas até agora: 953.620. Em seguida, vêm Minas Gerais (763.142) e Rio Grande do Sul (501.518).
Devem preencher a de claração do ITR pessoas e empresas que são pro prietárias rurais, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural. Quem perder o prazo está sujeito a multa de 1% ao mês ou fração de atraso sobre o imposto devido. A multa será lançada de ofício.
O contribuinte deve ela borar a declaração por meio
do Programa Gerador da De claração do ITR, disponível na página da Receita Federa e transmiti-la pela internet.
O valor do imposto pode ser pago em até quatro parcelas mensais, sendo que nenhuma pode ter valor inferior a R$ 50. Imposto abaixo de R$ 100 deve ser pago em quota única. Tanto o pagamento em uma só vez quanto o da primei ra quota devem ser feitos até o último dia do prazo de entrega da declaração.
O produtor rural pode tirar dúvidas sobre o pre enchimento da declara ção nos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), mantidos por diversas ins tituições de ensino superior em parceria com a Receita Federal. As orientações são fornecidas de forma virtual e gratuita. A lista dos NAF em todo o país pode ser acessada neste endereço.
Além das orientações, o produtor rural pode obter esclarecimentos sobre o ITR na própria página da Receita Federal, que preparou um questionário com as princi pais perguntas e respostas sobre o preenchimento e a entrega do documento.
Nico Schlotterbeck sobre Jude Bellingham, pare ceu ter dado à Inglaterra uma vitória moralizadora.
Mas a Alemanha, que vive fase fraca antes da Copa do Mundo, mos trou que não pode ser subestimada, e empatou com Havertz, que apro veitou uma falha do go leiro Nick Pope aos 42 minutos da etapa final.
A seleção inglesa irá à Copa do Mundo depois de uma sequência de seis partidas sem vitórias, mas com pelo menos algum orgulho e confiança res taurados após um emo cionante empate por 3 a 3 em casa com a Alema nha na Liga das Nações nesta segunda-feira (26).
A Inglaterra perdia por 2 a 0, depois de um pênalti convertido por Ilkay Gun dogan e de um excelente chute de Kai Havertz a me nos de 20 minutos do fim, e vaias começaram a soar no Estádio de Wembley na última partida do Grupo A3.
Mas o time inglês res pondeu de maneira emo
cionante, com gols de Luke Shaw e Mason Mount em um intervalo de quatro mi nutos, empatando o jogo com os primeiros gols da Inglaterra com bola rolan do em suas últimas cinco partidas.O pênalti conver tido por Harry Kane aos 38 minutos da segunda etapa, após uma falta de
Bukayo Saka quase marcou o gol da vitória para a Inglaterra no fim do jogo, em um lance de contra-a taque, mas a bola parou na ponta dos dedos do ar queiro alemão Ter Stegen.
A Inglaterra termina no último lugar do grupo, com três pontos, atrás da Alema nha com sete, e da Hungria, que ficou com 10 pontos após perder em casa por 2 a 0 para a Itália, que ficou na liderança com 11 pontos e se classificou para a fase final da Liga das Nações.
A Copa do Mundo de Basquete Feminino, que está sendo disputada até 1º de outubro na Austrália, define na noite desta se gunda-feira (22) e madru gada de terça-feira (26) os quatro últimos classi ficados para as quartas de finais da competição.
Jogam nesta rodada Porto Rico e Coreia, Estados Unidos contra Bósnia e Herzegovina, Mali e Ca nadá, Sérvia contra Fran ça e Austrália e Japão.
No Grupo A, três pa íses já se classificaram para a próxima fase – Es tados Unidos (4-0), China (3-1), Bélgica (3-1). Dis
putam a última vaga Porto Rico (1-3), Coreia (1-3) e, com chances remotas, Bósnia e Herzegovina. Os classificados do gru po B já estão definidos: Canadá, França, a anfi triã Austrália (todos com campanha 3-1) e Sérvia (2-2). Completam o gru po Japão (1-3) e Mali. Os Estados Unidos é o favorito ao título e tam bém o país que acumula o maior número de con quistas. Além das norte-a mericanas, apenas União Soviética, Brasil e Austrá lia já conquistaram meda lha de ouro em mundiais femininos de basquete.
O campeão mundial de xadrez Magnus Carlsen disse nesta segunda-feira (26) que acredita que Hans Niemann “trapaceou mais — e mais recentemente — do que admitiu publi camente”, acrescentando que não quer mais jogar contra o norte-americano e quaisquer outros rivais que tenham trapaceado repetidamente no passado.
O norueguês de 31 anos renunciou na Julius Baer Generation Cup na semana passada depois de uma jogada contra Niemann, que está quase 200 pon tos no ranking Elo atrás
dele — o sistema de clas sificação usado para cal cular os níveis relativos de habilidade dos jogadores.
“Até agora só con segui falar por meio das minhas ações, e essas ações declararam clara mente que não estou dis posto a jogar xadrez com Niemann”, disse Carlsen em comunicado no Twitter.
Carlsen, campeão mun dial desde 2013, também se retirou da Sinquefield Cup em St Louis, no Es tado norte-americano do Missouri, no início deste mês, depois de perder ines peradamente para o jovem
de 19 anos, provocando um furor de comentários e alegações de que Nie mann havia trapaceado.
Niemann negou qualquer irregularida de em jogos presenciais.
“Quando Niemann foi convidado no último minu to para a Sinquefield Cup de 2022, considerei for temente me retirar antes do evento. Acabei optando por jogar”, disse Carlsen.
Niemann já foi banido do site chess.com por trapacear online depois de admitir que não jogou de forma justa em jogos não competitivos no site em sua juventude.
“Acredito que Niemann trapaceou mais — e mais recentemente — do que admitiu publicamente”, disse Carlsen na segunda-feira.
“Seu progresso no tabu leiro foi incomum, e durante todo o nosso jogo na Sinque field Cup tive a impressão de que ele não estava tenso ou mesmo totalmente concen trado no jogo em posições críticas, enquanto me supe rava jogando com as peças pretas de uma maneira que acho que apenas um punha do de jogadores pode fazer.”
Niemann não es tava imediatamente dis ponível para comentar.
O técnico da França, Didier Deschamps, dis se que Kylian Mbappé precisa de mais apoio de seus companheiros de equipe depois da derrota por 2 x 0 para a Dinamarca na Liga das Nações no domingo (25).
Mbappé, que marcou na vitória por 2 x 0 sobre a Áustria na quinta-fei ra (22), forçou o golei ro dinamarquês Kasper Schmeichel a fazer al gumas defesas, mas não conseguiu marcar. Kasper Dolberg e An dreas Skov Olsen deram a vitória aos anfitriões.
“Kylian fez muitas
coisas boas”, disse Deschamps a repór teres. “Ele é um dos poucos jogadores que atuou por 90 minutos nas duas partidas.”
“Ele também não pode fazer tudo sozinho. Ele foi mais decisivo, como toda a equipe, há três dias, isso não me preocu pa. Não vou me preocu par com Kylian. Ele tam bém precisa dos outros.”
A França, que voltará a enfrentar a Dinamarca na Copa do Mundo em novembro, terminou em terceiro no grupo da Liga das Nações, com cinco pontos em seis jogos.
A partir de amanhã (27), alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem se inscrever para a Olim píada do Bicentenário da Independência do Brasil [https://olimpiadabrasil. org/]. A iniciativa, que visa estimular a difusão de conhecimento em di versas áreas, é realiza da pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Edu
cação, Turismo e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Os estudan tes podem se inscrever diretamente, sem a ne cessidade de que a es cola se inscreva. O prazo para inscrições começa nesta terça-feira e vai até o dia 9 de outubro.
Segundo o governo, o objetivo é provocar uma reflexão não só sobre a importância do marco da
Independência do Brasil em si, mas também sobre todos os desdobramen tos num espectro mais amplo que o histórico. As questões da Olimpíada vão abranger vários te mas como literatura, pin tura, matemática, histó ria, geografia, geopolíti ca, música, entre outros.
A Olimpíada do Bi centenário da Indepen dência será dividida em duas categorias: sênior
e júnior. Na primeira, participam estudantes nascidos de 1° de janeiro de 2004 a 31 de dezem bro de 2007, desde que não estejam matricu lados em algum curso superior. Já a categoria júnior é voltada para estudantes nascidos a partir de 1º de janeiro de 2008. As provas se rão divididas em quatro fases, incluindo provas virtuais e presenciais.
ção 45 do Festival Guarnicê de Cinema é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Univer sidade Federal do Maranhão (UFMA). Neste ano, o festival está sendo realizado em for mato híbrido, com a progra mação presencial e on-line, até o dia 30 de setembro.
Neste ano, foram se lecionados 79 filmes para as mostras competitivas. A mostra com o maior núme ro de obras é a de video clipes, com 26 produções.
Originada na China por volta de 221 d.C., a seri grafia é uma técnica de impressão em tecido que se utiliza de tinta e estên cil. Hoje, por sua produção rápida e custo relativa mente baixo, é bastante usada em camisetas, ade sivos, ecobags, brindes etc.
Com todas essas possibili dades de aplicação, o Cen tro Cultural Vale Maranhão proporcionará uma oficina de serigrafia, de 29 de se tembro a 1º de outubro, das 14h às 18h, com aulas mi nistradas pelo artista visual e designer Hermano Torres.
A técnica será demonstrada por meio da produção de
fotolitos, confecção das telas e práticas em diferen tes aplicações, como teci do, papel e embalagens. Hermano Torres é bacharel em Design pela Universi dade Federal do Maranhão e certificado em Digital Arts pela City College of San Francisco, nos Esta dos Unidos. Possui mais de 10 anos de carreira como designer e ilustrador. Os interessados na oficina devem realizar a inscrição presencialmente no CCVM no primeiro dia de aula. O Centro Cultural Vale Ma ranhão está localizado na Rua Direita, nº 149, Cen tro Histórico de São Luís.
O Festival Guarnicê de Cinema exibe, até o dia 29 de setembro, as mostras Jovem e Guarnicêzinho, voltadas a crianças e jovens da capital maranhense. As exibições, que são gratuitas, serão re alizadas no Teatro Napoleão Ewerton – SESC, na Avenida dos Holandeses, em São Luís (veja a programação completa no final da matéria).
Segundo os organizadores do festival, a representação infantil está garantida nos 19 filmes indicados. Os sonhos e alegrias da infância serão abordados na Mostra Guar nicêzinho, desde a busca de um garoto por seguidores para
seu canal na internet em ‘To dos os Inscritos de Ness’ à ‘ba talha’ das irmãs gêmeas Ana e Hannah pelo quarto perfeito em ‘Meu Quarto dos Sonhos’.
Já a Mostra Jovem busca retratar, em seus 14 filmes, os dramas e vivências da juventude, seja buscando o amor na era dos smartphones como no documentário Saindo Com Estranhos Na Internet’ ou simplesmente tentando ser ou vido como em ‘Fale Conosco’.
“O Festival busca assim democratizar o acesso à cultu ra cinematográfica de crianças e jovens maranhenses. Dessa forma, o Guarnicê cumpre seu papel de transformador
da realidade social do nos so Estado”, pontua Rosélis Barbosa Câmara, coordena dora do Festival Guarnicê.
As mostras Jovem e Guar nicêzinho estão abertas, des de esta segunda-feira (26), não sendo necessária reserva e retirada de ingressos. Mas é recomendável chegar ao teatro com antecedência, pois o local está sujeito a lotação.
As sessões do Guarni cêzinho terão início às 9h de cada dia, e a Mostra Jovem começa sempre às 14h30.
Realizado pela Pró-Rei toria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão, a Edi
Também estão sendo exibidos 21 curtas-metra gens nacionais, dez curtas maranhenses, oito longas nacionais, sete reportagens, quatro filmes publicitários e três longas maranhenses, além de mostras paralelas.
Os filmes indicados para as mostras competitivas e pa ralelas passaram por uma co missão de pré-seleção forma da por Camila de Moraes, Erly Vieira Jr, Isa Albuquerque, Ma noel Leite, Marcus Túlio, Rafa ela Gonçalves e Stella Lindo so, que coordenou a equipe.
Toda a programação do Festival Guarnicê de Cinema é gratuita, e as in formações sobre as mos tras estão disponíveis no menu ‘programação’ do site.
As inscrições para o con curso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Guarda Municipal de Fortuna, no leste do Maranhão, terminam na próxima segunda-feira (3).
No Maranhão, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está oferecendo 24 vagas para o cargo de técnico do seguro so cial, nas cidades de São Luís (15) e Imperatriz (9).
O cargo exige nível mé dio de escolaridade, com salário de R$ 5.905,79.
As inscrições podem ser feitas pelo site: ht
tps://www.cebraspe.org. br/concursos/inss_22. A taxa de inscrição é de R$ 85, que poderá ser paga até o dia 21 de outubro.
Já a Prefeitura de Fortuna está oferecendo 18 vagas e cadastro de reserva para a formação da Guarda Mu nicipal do Município. A jor nada de trabalho é de 44 horas semanais e o salário bruto é de R$ 1.575,60.
As inscrições custam R$ 97 e podem ser feitas no site do Instituto de Assessoria, Seleção e Desenvolvimento Cien tífico e Social (IASD).
do objeto, mas foi al cançado e detido pela equipe de investigação.
Após a prisão, o Gru po de Resposta Tática (GRT) da Superinten dência Estadual de In vestigações Criminais (SEIC) foi acionado para dar apoio e fazer o re colhimento do material para ser analisado, com o objetivo de identificar a sua natureza e eficiência.
Um homem foi preso, na tarde desta segunda -feira (26), em posse de uma granada. A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendên cia Estadual de Repres
Diante do fato, o sus peito passou a ser mo nitorado, até a polícia encontrá-lo, por volta das 15h desta segunda.
Na hora da abordagem policial, o homem ainda tentou correr e se livrar
Já o homem foi autu ado em flagrante delito pelo crime de possuir ar tefato explosivo em desa cordo com determinação legal, previsto no Esta tuto do Desarmamento.
O suspeito foi enca minhado à Central de Inquéritos e Custódia, onde permanece à dispo sição do Poder Judiciário.
A Polícia Federal (PF) concluiu o relatório final do inquérito aberto para investi gar a morte de Genivaldo de Jesus Santos, ocorrida em maio durante uma aborda gem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Umbaúba, no sul do es tado de Sergipe. O relatório, entregue hoje (26) ao Minis tério Público Federal (MPF), indicia três agentes da PRF por abuso de autoridade e homicídio qualificado.
“O inquérito policial foi encaminhado, nesta segun da-feira (26/9), ao Minis tério Público Federal para providências de sua com petência, permanecendo a Polícia Federal à disposição para quaisquer outras even tuais diligências julgadas necessárias ao apurató rio”, disse a PF, em nota.
A morte de Genivaldo ganhou projeção nacional por causa das imagens veiculadas na internet, que mostram a vítima presa dentro de uma viatura es fumaçada. Genivaldo se debate com as pernas para fora enquanto um policial rodoviário mantém a tampa do porta-malas abaixada, impedindo o homem de sair. Segundo o Instituto Médico Legal (IML) do estado, Ge
nivaldo morreu de insufici ência aguda secundária a asfixia. Ele teria sido parado pelos agentes por trafegar de moto sem capacete.
A PF indiciou três agen tes por homicídio qualifi cado. Isso significa que se trata de um homicídio come tido em circunstâncias que tornam o crime mais grave do que já é. Nesse caso em específico, foi considerada a prática da asfixia na morte de Genivaldo e da impossi bilidade dele se defender.
Os agentes seguem afastados de suas funções, mas não estão presos.
Por meio de nota, a Po lícia Federal agradeceu as colaborações prestadas pela Secretaria de Segu rança Pública de Sergi pe, em especial, o Instituto Médico Legal do Estado de Sergipe; e pela Polícia Rodoviária Federal, “pela agilidade no atendimento às demandas da investigação”.
Em nota, o MPF con firmou o recebimento do inquérito e explicou que terá 15 dias para análise do inquérito e apresenta ção de denúncia. Após a conclusão do inquérito, a PF citou as colaborações da PRF e de outros ór gãos nas investigações.
A desarticulação de uma organização que pra ticava fraudes por meio de pirâmide financeira e outros crimes contra o Sistema Financei ro Nacional é o objeti vo da Operação Techni kós, da Polícia Federal, nesta terça-feira (27).
Segundo as investiga ções, até o momento, mais de 400 pessoas teriam sido lesadas, em valores que podem ultrapassar R$ 30 milhões. “A orga nização é composta por um conglomerado de 15 empresas e atuou entre os
anos de 2017 e 2020, ba seada em Santa Catarina e São Paulo, tendo capta do clientes para supostos investimentos em cripto ativos e outros negócios, prometendo lucros além dos existentes no mer cado”, acrescentou a PF.
Na prática o grupo ope rava na forma de pirâmide financeira, mediante a negociação de valores mobiliários sem a devida autorização do Banco Central ou da Comissão de Valores Mobiliários. Além do bloqueio e se questro de veículos e de
bens, direitos e valores mantidos em instituições financeiras e em corre toras de criptomoedas, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal nos municípios catarinenses de Rio do Sul, Itapema, Porto Belo e Videira e ainda nas cidades paulis tas de Paulínia e Osasco.
Até o momento, 11 pessoas foram indiciadas pela prática dos crimes de integrar organização criminosa, falsificação de documento particular,
falsidade ideológica, uso de documento falso, ope rar instituição financeira sem a devida autorização, emitir, oferecer e negociar valores mobiliários sem registro prévio de emissão junto à autoridade compe tente, além de estelionato e de lavagem de dinheiro.
Na ação, foram apre endidos veículos, docu mentos, joias, telefones celulares, relógios e reco lhidos os passaportes dos dois principais investiga dos. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Nesta segunda-feira (26), um homem de 31 anos foi preso, no bairro Cidade Nova, na cidade de João Lisboa, a 650 km de São Luís, suspeito de homicídio.
O crime aconteceu no úl timo dia 2 de setembro, no balneário do povoado Ma rajuba, zona rural de João Lisboa, tendo como vítima um homem, também de 31 anos.
O suspeito foi preso pela Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de João Lisboa, em cumprimento a um mandado de prisão temporária.
Segundo a polícia, no dia do crime, o homem preso e um comparsa atraíram a vítima para o balneário no
povoado Marajuba e lá pas saram a ingerir bebida alcoó lica, até que desferiram onze golpes de faca contra a víti ma, que veio a óbito no local.
A motivação para o crime seria o fato de a vítima ter desferido um golpe de faca contra um dos suspeitos há, aproximadamente, sete anos.
Após o crime, os suspeitos fugiram, mas um deles, que já estava sendo monitorado pela polícia, retornou à cidade e foi preso nesta segunda.
Após as formalidades, o suspeito foi encaminha do ao presídio de Impera triz, onde permanecerá à disposição da Justiça da Comarca de João Lisboa.
são ao Narcotráfico (SE NARC), no bairro Monte Castelo, em São Luís. Segundo a polícia, durante investigações foi descoberto que um homem estaria de posse de uma granada, modelo M26.