

bre a vontade do indivíduo em doar órgãos e também sensibilizar os familiares para autorizarem a doação. É deles a palavra final.
A campanha será vei culada em TV, rádio, mí dia exterior em lugares de grande circulação de pessoas, em portais onli ne, além de redes sociais. Atualmente, mais de 59 mil pessoas estão na fila espe rando por um órgão. Esse dado contabiliza também as pessoas que esperam por uma córnea. Só em 2022, em média, mais de 45% das famílias não con cordaram com a doação.
Um tratamento com an ticorpos monoclonais para a doença de Alzheimer, cha mado lecanemabe, retarda a progressão do declínio cognitivo em 27% em com paração com um placebo, uma substância sem qualquer efeito para o organismo. As informações foram divulgadas pelas farmacêuticas Biogen e Eisai na terça-feira (27).
maioria dos casos”, disse ele.
A taxa de ARIA-E sintomá tica, inchaço no cérebro, foi de 2,8% nos participantes do estudo que tomaram o medi camento e de 0% naqueles que tomaram o placebo. A taxa de ARIA-H sintomática, sangramento cerebral e acú mulo de ferro no tecido foi de 0,7% no grupo da droga e 0,2% no grupo do placebo.
O Ministério da Saúde lançou hoje (27) a campa nha nacional de doação de órgãos e tecidos. O tema da campanha é Amor para Su perar, Amor para Recome çar e o objetivo do ministério é incentivar a discussão do tema dentro das famílias. A lei brasileira determina que a família deve autorizar a doação de órgãos e, por isso, é importante que a vontade do doador seja
conhecida pelos parentes.
“O Brasil tem suas par ticularidades. Os familiares precisam reiterar, concordar [com a doação], mesmo que haja a decisão dos próprios indivíduos, mas isso apenas reforça a grandeza das fa mílias brasileiras e o quanto o programa de doação de órgãos e tecidos precisa ser enaltecido todos os dias”, disse o ministro da Saúde substituto, Bruno Dalcomo.
Em sua fala, ele destacou que o país tem o título de maior programa público de transplantes do mundo.
No ano passado, o foco da campanha era estimular a conversa com a família para, através do diálogo e conscientização, aumentar o número de doações e incentivar o gesto. Ago ra, o ministério mira na importância do conheci mento dos familiares so
O Brasil é o segundo país do mundo que mais realiza transplantes, que é garantido a toda a popula ção por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2021, foram feitos cerca de 23,5 mil procedimentos, desse total, cerca de 4,8 mil foram transplantes de rim, 2 mil de fígado, 334 de coração e 84 de pulmão. O país tem 633 hospitais de transplantes autorizados.
“Nosso paciente de senvolveu dor crônica do tipo mista, predominante mente neuropática, de alta intensidade e constante, e identificada como sequela tardia resultante do tra tamento radioterápico.”
Segundo o estudo, en tre os sintomas do pa ciente, estavam: dor em queimação, sensação de choque, e parestesia na região da cavidade oral e auricular bilate ral, além da presença de odinofagia grave.
A droga, testada em um ensaio clínico global de fase 3, também atendeu a todos os desfechos secundários, mos trando “engajamento alvo” com níveis reduzidos de amiloide –uma proteína que é uma das características da doença – e efeitos positivos na cognição e na capacidade de realizar tarefas cotidianas quando comparado com um placebo.
“Acreditamos que aju dar a aliviar esses encargos impactará positivamente a sociedade como um todo”, disse o CEO da Eisai, Ha ruo Naito, em comunicado. “Além disso, os resultados do estudo lecanemabe Clarity AD comprovam a hipótese amiloide, na qual o acúmulo anormal de Aβ no cérebro é uma das principais causas da doença de Alzheimer”.
No entanto, o pesquisa dor Richard Isaacson, dire tor da Clínica de Prevenção de Alzheimer no Centro de Saúde do Cérebro da Facul dade de Medicina Schmidt da Florida Atlantic Universi ty, disse à CNN que os re sultados do estudo não são prova da hipótese amiloide.
“Isso prova que, em pesso as com uma certa quantidade de amiloide no cérebro em um determinado estágio da doen ça, essa droga funciona. Em termos de provar um meca nismo pelo uso de uma droga, não. Alzheimer é uma doença muito heterogênea”, disse.
A Associação de Al zheimer expressou espe rança sobre os resultados.
“Para as pessoas nos es tágios iniciais da doença de Alzheimer, este tratamento tem o potencial de mudar o curso da doença de maneira clinicamente significativa”, disse a associação em co municado. “Esses resultados indicam que o lecanamabe pode dar às pessoas mais tempo ou perto de suas habi lidades plenas para participar da vida diária, permanecerem independentes e tomarem futuras decisões de saúde. Tratamentos que oferecem esses benefícios para pes soas com comprometimento cognitivo leve (CCL) devido à doença de Alzheimer e a demência precoce de Alzhei mer são tão valiosos quanto os tratamentos que prolon gam a vida das pessoas com outras doenças terminais”.
Um estudo publica do na revista científica internacional “Scienti fic Journal of Health”, revelou que o estímu lo na medula espinhal promove alívio da dor.
O estudo juntou vários profissionais pelo Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH): o mé dico ortopedista especia lista em cirurgia de colu na vertebral e medicina regenerativa, Luiz Felipe Chaves Carvalho; o PhD em Neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agre la Rodrigues; além dos
autores: Jorge Taqueda Neto, médico anestesis ta; Gleiviane Matos do Nascimento, fisiotera peuta; Flávia Diana San tos Figueredo, também fisioterapeuta, e Marcos Masayuki, médico ortope dista especialista em ci rurgia da coluna vertebral.
Pacientes com câncer estão sujeitos a sentirem dor como resultado da doença ou do tratamen to multimodal (cirurgia, quimioterapia e radio terapia). A estimulação medular espinhal (EME) é uma técnica minimamen
te invasiva, reversível, e possivelmente exibe poucos efeitos colaterais quando em comparação com os medicamentos usados para o alívio da dor crônica e de difícil tra tamento, e tem sido am plamente utilizada em pa cientes não oncológicos.
Segundo os autores, o objetivo do estudo foi re latar um caso de sucesso ao implantar o sistema em um paciente que de senvolveu dor intensa e odinofagia após tratamen to radioterapêutico para neoplasia da orofaringe.
Segundo os autores, o alívio contínuo e sus tentado da dor foi veri ficado, após o implante, nas reavaliações iniciais (com 2 semanas e 1 mês) e trimestrais (a partir de 2 meses), e se mantém mesmo após de 2 anos de realizado o procedimento.
De acordo com os autores, o paciente que foi analisado no estudo respondeu com sucesso ao tratamento de neuro estimulação, mantendo o alívio contínuo e re dução de 100% da dor na cavidade oral, o que possibilitou a suspensão da medicação opioide, a resolução da odinofagia, a recuperação dos hábitos alimentares, o retorno às atividades diárias, melho rando a qualidade de vida.
Mas ele afirma que isso não diminui o significado po tencial do ensaio. “No passa do, a redução da amiloide no cérebro nem sempre estava ligada a melhorias cognitivas ou melhorias clínicas signifi cativas. Neste estudo, todos os desfechos foram positivos. Isso nunca aconteceu antes”.
No geral, houve efeitos colaterais em 21,3% dos par ticipantes do estudo que to maram lecanemabe, mas Isaacson alerta que quando as pessoas recebem esse tipo de tratamento, elas pre cisam ser monitoradas de perto durante todo o pro cesso. Os efeitos colaterais sintomáticos são uma medi da mais importante, diz ele.
“Quando este medica mento é usado corretamen te, os efeitos colaterais são controláveis e os resultados negativos são evitáveis na
A opinião é compar tilhada por Isaacson: “Es tou imaginando um mundo onde, nos próximos anos, esse tipo de tratamento será uma das muitas ferramen tas em nossa caixa de fer ramentas no gerenciamento da doença de Alzheimer”. Embora as descobertas venham apenas de dados pre liminares, as empresas dizem que planejam publicá-las em um periódico revisado por pa res e planejam apresentar os dados para obter a aprovação das autoridades regulatórias dos EUA até o final de março.
A Biogen também é a em presa por trás de outro me dicamento para Alzheimer, o Aduhelm, que foi aprovado de forma controversa pela Food and Drug Administration (FDA), agência semelhante à Anvisa dos EUA, em junho de 2021. O Aduhelm foi o pri meiro novo medicamento para Alzheimer aprovado em quase 20 anos, mas havia dúvidas sobre sua eficácia e custo. A FDA rapidamente reduziu o grupo de pessoas que po deriam recebê-lo, e não está claro quantos médicos irão prescrever devido à incerteza em torno de seus resultados.
Aduhelm também foi a força motriz por trás de um aumento maciço nos prê mios do Medicare Parte B para 2022 e da cobertura restrita do Medicare em abril.
A candidata a deputada estadual Professora Cás sia (Fé Brasil - PCdoB) defendeu mais qualifica ção profissional e oportu nidade para a juventude.
“Pro Maranhão se desenvolver é preciso qualificação profissional. Lutarei para que nossa juventude tenha aces so à primeira oportu
nidade de emprego.”, propôs, durante inser ção no horário eleitoral gratuito de rádio e TV.
A campanha da Pro fessora Cássia tem se
notabilizado por pro postas voltadas para a valorização das mu lheres, da juventude, educação e desenvolvi mento dos municípios.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a em presários, durante o jantar realizado nesta terça-feira (27), que acredita em uma vitória no primeiro turno. Mas, para evitar um clima de frustração como o que ocorreu em 2006, o comitê já tem um plano B montado para o caso de a disputa ir para o segundo turno.
No lado de Bolsonaro, a confiança segue na rea lização da etapa final, mas há um temor de que a re jeição ao presidente cres ça às vésperas da votação.
O plano A do comitê de Lula prevê uma vitória no primeiro turno, garantida pela onda que o PT busca criar nesta última semana de campanha, com o anúncio de apoios como os de Joaquim Barbosa, Celso de Mello, André Lara Resende, além de eventos com artistas, atletas e intelectuais. “Estamos num viés de alta e acredita mos no plano A”, disse um coordenador da campanha.
O coordenador declarou, porém, que Lula já está se preparando para um cenário de segundo turno. “Não vamos permitir que se repita 2006, quando a campanha estava desnorteada na segunda-feira e não sabia o que fazer, por que o clima era de já ganhou naquela disputa”, afirmou.
Para isso, o plano B prevê uma reunião logo na segun da-feira do Conselho Político para traçar a estratégia do segundo turno, com convoca ção também de reunião com todos os governadores que estiverem eleitos e apoiarem Lula, além de senadores elei tos alinhados com o petista.
O comitê de Lula acre dita que vai eleger todos os senadores nos nove esta dos do Nordeste, além de garantir a eleição em outros Estados, como São Paulo.
os assessores do presidente temem um aumento da rejei ção nestes últimos dias por causa da volta dos ataques feitos por ele contra o Judici ário. “Se a rejeição subir, aí o cenário de segundo turno fica ameaçado, a eleição pode ser definida no domingo”, disse um assessor presidencial.
Para garantir o segundo turno, Bolsonaro aposta num bom desempenho no deba te da Globo, que acontece nesta quinta-feira (29). Ao contrário do primeiro deba te da eleição presidencial, quando praticamente não se submeteu a um treinamento para o evento, o presidente Jair Bolsonaro transformou o da Globo como seu principal ato de campanha nesta última semana do primeiro turno.
Bolsonaro está sendo trei nado para responder aos ques tionamentos sobre a compra de imóveis em dinheiro vivo, vai buscar passar um lado mais humano e quer conquistar vo tos de indecisos nesta reta final.
O presidente já dedicou uma parte dos seus últimos dias para treinar para o debate de quinta-feira e intensificará ainda mais este treinamen to. Segundo assessores, o presidente já melhorou seu desempenho no segundo debate, quando Lula não es teve presente, e avalia que no último ele deve estar ainda mais bem preparado, princi palmente para confrontar Lula.
A candidata a deputa da estadual Professora Cássia (Fé Brasil-PCdoB) realizou grande carrea ta, que reuniu dezenas de veículos, nas ruas e avenidas de São Luís.
“Estou muito feliz e emocionado com o abra ço espontâneo de tantos
maranhenses à nossa mensagem de renovação e esperança apresentada nesta campanha eleito ral”, afirmou a candidata ao Legislativo estadual.
O movimento que per correu vários bairros de São Luís, entre os quais Lira, Madre Deus, São
Francisco, Ilhinha, Pon ta D’Areia, Altos do Ca lhau, Vinhais, Jaracati e Camboa, demonstrou a força da candidatura da Professora Cássia, que disputa vaga na Assem bleia Legislativa pela Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil).
“Esta carreata nos dá a certeza de que a po pulação acolheu nossas propostas de valorização das mulheres, da juven tude, da educação e de desenvolvimento com in clusão social daqueles que mais precisam”, afir mou a Professora Cássia.
“Não vamos deixar vá cuo, já estamos com espírito preparado para um eventual segundo turno, já traçando a estratégia para ganhar na última etapa caso aconte ça, não seremos pegos de surpresa”, acrescentou o co ordenador. A estratégia pre vê procurar Simone Tebet para conquistar seu apoio e conversa com a cúpula do PDT, não com Ciro Gomes.
Já no comitê de Bolsonaro, continua a avaliação de que haverá segundo turno, mas
O comitê de Bolsonaro re conhece, por outro lado, que a previsão de terminar o primeiro turno empatado com Lula está descartada. No cenário realista, a equipe presidencial prevê ficar de sete a oito pon tos atrás do petista. No otimis ta, cinco pontos atrás. E, no pessimista, dez pontos atrás. A confiança, porém, é que ha verá segundo turno, principal mente porque Simone Tebet pode crescer nesta semana.
Aí, no segundo turno, a expectativa é que a melhora no cenário econômico tenha maior impacto na eleição, prin cipalmente com uma redução no preço dos alimentos. “Até 30 de outubro, a inflação mais baixa vai começar a bater na prateleira do supermer cado, estaremos pagando a terceira parcela do Auxílio Brasil, aí teremos condições de pensar numa virada”, avaliou um assessor de Bolsonaro.
teúdo eleitoral no Palácio da Alvorada. O ministro entendeu que a residência oficial do presidente não pode ser utilizada para a realização das trans missões por ferir a isono mia entre os candidatos.
Além de Gonçalves, votaram para manter a de cisão os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lú cia e Alexandre de Moraes.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (27) manter a decisão que proibiu o uso de imagens de viagens internacionais recentes do presidente Jair Bolsonaro na propa ganda eleitoral à reeleição.
Na semana passada, por meio de decisão indi vidual, o ministro Benedito Gonçalves acolheu pedido feito pelo PDT e pela Coli gação Brasil da Esperança (PT) para suspender o uso de vídeos sobre as viagens.
Na ocasião, o ministro decidiu que imagens públi
cas e particulares relacio nadas aos eventos oficiais realizados em Londres (funeral da rainha Eliza beth II) e em Nova York (discurso na 77ª Assem bleia Geral da ONU) não podem ser utilizadas na propaganda por ferir a iso nomia entre os candidatos.
Na sessão de hoje, por 6 votos a 1, o plenário decidiu manter a decisão do rela tor. Votaram nesse sentido os ministros Raul Araújo, Maria Claudia Bucchiane ri, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e o presiden
te, Alexandre de Moraes.
O ministro Carlos Hor bach votou para liberar o uso das imagens na campanha. O ministro di vergiu por entender que, durante eleições anterio res, outros candidatos à reeleição também fizeram menção a seus governos nos discursos na ONU.
Na mesma sessão, por 4 votos a 3, o TSE também referendou a decisão indi vidual de Benedito Gonçal ves que proibiu Bolsonaro de realizar transmissões ao vivo (lives) com con
Na votação, o minis tro Carlos Horbach abriu a divergência e votou a favor da realização das lives. Ele citou que, em eleições anteriores, rea lizadas em 2006 e 2014, o TSE aceitou a realiza ção de transmissões de candidatos à reeleição no Palácio da Alvorada.
Maria Claudia Buc chianeri e Raúl Araújo tam bém votaram a favor das lives. A ministra argumen tou que não há vantagem de Bolsonaro sobre os demais candidatos. “Qual a diferença entre uma live feita pelo candidato A com fundo branco dentro da residência oficial e uma live feita pelo candidato B no fundo branco em um hotel”?, indagou a ministra.
O Judiciário de Itapecu ru-Mirim organiza uma ce rimônia do projeto “Casa mentos Comunitários” para o dia 17 de novembro de 2022, a partir das 18 horas, na modalidade presencial. O local da cerimônia ainda será definido.
As inscrições estão abertas até o dia 15 de outubro, no horário das 8h às 18h, gratuitamente. Os casais interessados em participar deverão fazer o pedido de habilitação para o registro civil no cartório do Ofício Único de Miranda do Norte (Rua do Sol, nº 28, Centro - Miranda do Norte. Telefone 98-34641506).
O juiz Celso Serafim Júnior, titular da 3ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mi rim, autorizou a celebração por meio das Portarias nº 4793/2022 e 4906/2022, de 19 de setembro, que alte rou a data de realização da solenidade em função da Copa Mundial de Futebol 2022.
úvos);
- certidão de casamento averbada em cartório (para divorciados);
- autorização dos pais, se menor de 18 anos um dos nubentes;
- RG – frente e verso;
- CPF e
- comprovante de en dereço.
CASAMENTOS COMU NITÁRIOSO projeto Casamentos Comunitários, realizado pela Corregedoria Geral da Justiça, cumpre o dever constitucional de facilitar a conversão da união de pessoas em casamento.
O projeto é voltado, es pecialmente, para casais sem disponibilidades de recursos para suportar as despesas cartorárias, e na busca da legalização das uniões estáveis já cons tituídas, bem como a dos que pretendem estabelecer uma relação conjugal.
A juíza Cáthia Rejane Portela Martins, titular de Buriti Bravo, presidiu nesta terça-feira (27) uma sessão do Tribunal do Júri na comarca. O julgamento, realizado na Sala do Tribunal do Júri do Fórum, teve como réu João José da Silva Neto, acusado de ter matado Jucenildo Rodrigues da Silva, a golpes de faca e pedradas na cabeça, crime ocorrido em 1º de abril deste ano. Ao final, o conselho de sentença considerou o réu culpado e ele recebeu a pena definitiva de 12 anos de reclu são, a ser cumprida, inicial mente, em regime fechado.
Consta no inquérito policial que, na data citada, por volta
de 06h00min, a equipe da polícia civil foi informada pelo Delegado de Polícia de Buriti Bravo, acerca da ocorrência de um homicídio nas proxi midades da Escola Municipal José Raposo, que fica no Bair ro Mutirão. Os policiais, após tomarem conhecimento do ocorrido, se deslocaram até o local e encontraram o corpo da vítima caído em um canto do muro da escola, com as pernas dobradas, tendo sido encontrado, ainda, uma lâmi na de faca de serra dentro do seu corpo, na região do pes coço e muito sangue no local.
Os policiais, então, em preenderam diligências na busca de imagens e/ou tes
temunhas do crime, quando foram informados, por volta de 12h00min, que o denunciado João José havia sido visto por populares com a roupa suja de sangue. Na sequência, a polícia civil, com o apoio de policiais militares, conseguiu encontrar o denunciado em um bar no Bairro Mutirão. Após novas diligências, a polícia tentou localizar duas testemunhas, as quais su postamente sabiam como o crime tinha acontecido. A polícia também diligenciou para apreender as roupas usadas pelo denunciado e verificaram que o calção que ele estava usando apresenta va várias manchas de sangue.
Em depoimento, o de nunciado relatou que no dia anterior ao crime, por volta de 21h50min, chegou no bar da Morena, localizado na Rua do Campo I, no Bairro Mutirão, conversando com alguns amigos e perguntou para a dona do bar se tinha cerveja no bar, mas só havia cachaça amargosa e cachaça quente no estabelecimento motivo que resolveu ir em bora na companhia de um amigo de nome Rhaimison.
Ao saírem, o amigo do de nunciado entrou em um beco, enquanto João José seguiu direito e chegou em frente ao ginásio, quando avistou a vítima dando dinheiro a um homem, para comprar drogas.
Após o homem sair, João José aproximou-se de Jucenil do, instante em que iniciaram uma discussão. Durante o de sentendimento, o denunciado alegou que a vítima tentou lhe atingir com uma pedrada. Ele revidou e acertou a cabeça de Jucenildo. O denunciado disse que conseguiu pegar uma faca que estava na mão da vítima e já foi golpeando-a no pescoço, tendo desferido aproximadamente quatro fa cadas e que, após a vítima cair no chão, percebeu que ela ainda estava respiran do, ocasião em que pegou uma pedra e começou a ba ter na cabeça de Jucenildo.
Além da magistrada, atua ram na sessão de julgamento o promotor de Justiça Gustavo Pereira Silva, na acusação, e a advogada Verônica da Silva Cardoso, na defesa do réu. Este foi o quinto julga mento realizado na Comarca de Buriti Bravo neste ano.
DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO
De acordo com a por taria, para a inscrição no projeto, noivos e noivas deverão apresentar a se guinte documentação:
- certidão de nascimen to (se solteiro);
- certidão de óbito do cônjuge falecido (para vi
O casamento comu nitário tem por objetivos consolidar a família como núcleo básico de acolhida, convívio; promover o direi to à convivência familiar, entendendo-a como núcleo afetivo, vinculado por laços consanguíneos, de aliança ou afinidade e os direitos humanos; proteger e ga rantir os direitos civis da família e sucessões.
GHEDINI DAL PUPO,
n° 768.767.640-87, torna público que recebeu da Secretaria Estadual de Meio Ambiente
sos Naturais – SEMA/MA, a RENOVAÇÃO DE LICENÇA ÚNICA AMBIENTAL – RELUA, con forme e-processo nº 26280/2021, na FAZENDA MARIA HELENA III, localizada na Zona Rural, município de São João dos Patos, para ativi dades AGROSILVIPASTORIS.
indicador que mede nível de demanda apresentou queda de 1,7 ponto para 101,5 pontos. No entanto, o indicador que mede o nível dos estoques va riou 0,3 ponto, se mante ve estável e permaneceu com resultado favorável abaixo de 100 pontos.
O Índice de Confiança da Indústria (ICI), calcula do pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Funda ção Getulio Vargas (FGV/ IBRE), recuou 0,8 ponto em setembro e alcançou 99,5 pontos, mas nas mé dias móveis trimestrais a queda ficou em 0,6 ponto. O indicador mostrou ainda, que, em setembro, 11 dos 19 segmentos industriais monitorados pela sonda gem registraram retração.
Segundo os números di vulgados hoje (28), no Rio de Janeiro, pelo IBRE, o Índice Situação Atual (ISA) caiu 1,9 ponto, passando para 100,9 pontos. Já o
Índice de Expectativas (IE) variou 0,1 ponto, chegando a 98 pontos e se mante ve relativamente estável.
Nas avaliações que in tegram o ISA, a percep ção dos empresários em relação à situação atual dos negócios recuou 4,1 pontos para 97,6 pontos, o que representou uma piora e foi o que mais influenciou negativamente o resul tado no mês. É o menor nível desde março, quan do ficou em 91,9 pontos.
Os pesquisadores con sideram que o resulta do “parece estar atrelado também a uma percepção de queda na demanda”. O
Pelo terceiro mês con secutivo a produção nos próximos três meses man tém trajetória negativa en tre as expectativas. Em setembro, houve recuo de um ponto para 91,1 pontos. Esse é o menor patamar desde março. Naquele mês ficou em 90,3 pontos.
Apesar disso, para os próximos seis meses, o indicador que mede a ten dência dos negócios mos tra recuperação pelo se gundo mês, dessa vez de 1,7 ponto, passando a 98,5 pontos e se aproximando dos patamares observados no último trimestre de 2021.
Houve queda também no Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria, que, em setem bro, caiu 1,4 ponto, retor nando ao patamar obser vado em maio de 2022, quando ficou em 80,8%.
Para o economista Sté fano Pacini, da FGV/IBRE, o recuo, em setembro, da confiança da indústria foi influenciado por uma per cepção dos empresários de queda na demanda por produtos industriais de todas as categorias de uso, exceto nos produtos de consumo de bens não duráveis. “Tal resultado afeta negativamente a ava liação sobre a situação atual dos negócios, apesar de uma descompressão nos custos com a redução dos preços do petróleo e da energia”, explicou.
Já nas perspectivas, o economista apontou para os próximos meses um pessimismo quanto ao aumento da produção, possivelmente relaciona do com a continuidade da desaceleração da atividade econômica e dificuldades no abastecimento de al guns insumos. “O cená rio melhora um pouco no horizonte de seis meses, mas é preciso ter caute la, considerando que a política monetária mais restritiva deve conter os investimentos nos pró ximos meses”, finalizou.
xima da estabilidade, alternando pequenas altas e pequenas que das, após a abertura dos mercados externos.
Os juros altos no Bra sil ajudaram a segurar a pressão sobre o dó lar, que ontem atingiu o maior valor desde 22 de julho. No entanto, o mercado financeiro brasileiro voltou a ser in fluenciado pelo exterior.
Por mais um dia, o mercado financeiro viveu um dia de tensões em meio à ameaça de reces são global. A bolsa caiu para o menor nível em dois meses. O dólar alter nou altas e baixas, mas fechou estável após duas fortes altas seguidas.
O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta terça -feira (27) aos 108.376 pontos, com baixa de 0,68%. Em queda pela
terceira vez seguida, o indicador atingiu o menor nível desde 5 de agosto.
A bolsa chegou a abrir em alta, mas inverteu o movimento após de clarações de integran tes do Federal Reser ve (Fed, Banco Cen tral norte-americano).
Nesta terça, diretores do órgão indicaram que a autoridade monetá ria dos Estados Unidos continuará agressiva no
aumento de juros, mes mo com a possibilidade de recessão na maior economia do planeta.
As declarações tam bém afetaram o mercado de câmbio. O dólar co mercial fechou esta terça vendido a R$ 5,377, com recuo de apenas 0,09%.
A cotação iniciou o dia em queda, chegando a R$ 5,29 nos primeiros minutos de negociação, mas voltou a operar pró
As bolsas norte-ame ricanas fecharam com desempenho misto. O índice Dow Jones, das empresas industriais, caiu 0,43%. O S&P 500, das maiores empresas, recuou 0,21% e fechou no menor nível desde novembro de 2020. O Nasdaq, das empresas de tecnologia, foi na con tramão e subiu 0,25%.
Na Europa, a libra es terlina, que ontem tinha caído para o menor nível em quase 40 anos, recu perou-se parcialmente hoje em relação ao dólar. No entanto, as explosões nos gasodutos que ligam a Rússia à Alemanha aumentaram os receios de uma nova escalada na guerra da Ucrânia.
O Índice de Confiança do Empresário do Comér cio (Icec), divulgado hoje (27) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turis mo (CNC), caiu 2,6% de agosto para setembro, al cançando 125,5 pontos. O resultado está 2,7 pontos abaixo do nível registrado antes da pandemia da co vid-19. Em comparação a setembro do ano passado, entretanto, a confiança dos varejistas aumentou 5,2%, refletindo, principalmente, a retomada da circula ção dos consumidores.
A economista Izis Fer reira, da CNC, disse que a avaliação das condi ções atuais do empre sário do comércio, com queda de 7,1%, contribuiu para a queda da confian ça do comerciante em setembro, influenciada pela piora na percepção sobre o desempenho do setor, de redução de 8,1%.
De acordo com a eco nomista, as últimas leituras da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Institu to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apon taram queda no volume transacionado de merca dorias, “e isso tem levado a uma piora na avaliação dos comerciantes em rela ção ao desempenho atual do setor do comércio”.
Ela disse que também as expectativas gerais para o curto prazo tiveram ligeira queda na passagem mensal (-0,2%). As expec tativas para o setor, em setembro, caíram 0,5%.
Para a própria empresa, as expectativas mostra ram redução de 0,6%.
Porém, em relação ao desempenho da econo mia nos próximos me ses, o Icec aponta que os comerciantes estão um pouco mais otimistas (0,4%). Para isso, contri buíram a geração de vagas no mercado de trabalho, a inflação mais contida e a turbinada nos pro gramas de transferência de renda. “A expectativa, então, é que a ativida de econômica no Brasil
cresça este ano acima do esperado”, disse Izis.
Ainda em relação às ex pectativas, a economista da CNC observou que na comparação com os meses de setembro anteriores, principalmente em anos de eleições gerais, o nível atual das expectativas é maior. “Isso mostra que por mais que tenhamos riscos e incertezas associados ao momento que estamos vivendo, eles não foram suficientes para diminuir as expectativas abaixo do nível de meses anteriores”.
Ela ressalta que, na última década, apenas em setembro de 2019 as pers pectivas para o curto prazo superaram o nível atual.
“O comerciante está conseguindo uma me lhora da rotatividade dos produtos nas prateleiras e isso tem se refletido em uma maior intenção de investir em estoques, por mais que o volume de vendas das últimas leituras do IBGE tenha apontado queda”, disse .
Na avaliação de Izis Ferreira, o comerciante está mais cauteloso em re lação aos investimentos e pretende ampliar o volume de produtos nas pratelei ras, já antecipando o mo vimento sazonal esperado para a segunda metade do ano. O aumento observado na intenção de investi mentos em estoques foi de 1,2%, em setembro, após 2 meses de retração.
Em relação a setem bro de 2021, a intenção de investir nos estoques cresceu 4,4%, com a di minuição da proporção de comerciantes que consideram os estoques acima do adequado. Em setembro de 2022, 24,4% dos varejistas acredita vam ter mais mercadorias do que deveriam, con tra 25,1% há 12 meses.
Izis Ferreira informou que desde junho de 2022, a intenção de investir em estoques do comércio vem crescendo mais entre as empresas de médio e gran de porte ou aquelas com mais de 50 funcionários.
cismo, em apoio ao atacan te Vinícius Júnior, atleta do Real Madrid, que foi alvo de ofensas discriminatórias na Espanha este mês, antes e durante o clássico do Real contra o Atlético de Madrid.
A seleção brasileira pas seou em campo diante da Tunísia, no último amistoso antes da Copa do Catar, no estádio Parque dos Prínci pes, em Paris. Goleada de 5 a 1. Só na primeira etapa foram quatro gols: dois de Raphinha, um de pênalti de Neymar e Richarlison tam bém marcou antes do inter valo. Quem selou a vitória na etapa final foi o camisa 9 Pedro, do Flamengo, que fez seu primeiro gol com a amarelinha, na segunda chance que teve no es crete comandado por Tite.
Foi a sétima vitória seguida da seleção, que completou hoje 15 jogos de invencibilidade. A lista
final de convocados pelo técnico Tite sairá no dia 7 de novembro. A estreia da seleção na Copa do Catar será contra a Sér via em 24 de novembro, pelo Grupo G, que tem ainda Suiça e Camarões.
O poder ofensivo do Bra sil no primeiro tempo teve Lucas Paquetá (esquerda), Richarlison e Raphinha (di reita). O trio impôs seu ritmo e logo aos seis minutos, Neymar no meio de campo enfiou uma bola rasteira perfeita para Paquetá, mas o chute saiu torto. Qua tro minutos depois, quem abriu o placar foi Raphinha, que cabeçou para o fundo da rede, após lançamento
de primeira de Casemiro.
Aos 17 minutos, os tu nisianos empataram com gol de cabeça do zagueiro Talbi. Mal deu tempo de os adversários comemorarem. No minuto seguinte, Raphi nha dominou pela direita e lançou para Richarlison dominar a bola com o peito e chutar com categoria, sem chances para o goleiro Dahmen. O momento era de alegria, mas ocorreu um ato racista durante a come moração de Richarlison: foi arremessada uma casca de banana no gramado, próximo aos jogadores. Antes do início da partida, a seleção brasileira já havia se manifestado contra o ra
Ainda na primeira etapa, aos 26 minutos, o árbitro anotou pênalti a favor do Brasil, após Casemiro ser puxado por Laidouni dentro da área. Neymar cobrou com categoria e ampliou para 3 a 1 a vantagem verde e amarela. E ainda deu tempo de Raphinha marcar o segundo dele na partida, aos 39, após lindo passe de Richarlison. E já no finzinho, aos 41, Neymar foi derrubado por zagueiro Bronn: o juiz não só ano tou a falta como expul sou o jogador da Tunísia.
No segundo tempo, a seleção voltou a campo com Vinícius Júnior pela esquerda, no lugar de Pa quetá, e o camisa 9 Pedro, substituindo Richarlison pelo meio no ataque. Com a defesa tunisiana mais fechada, o Brasil criou bem menos. Mas aos 28 mi nutos, brilhou a estrela do camisa 9 Pedro: tudo começou com jogada de Neymar com Vini Jr, mas a bola sobrou para o centro avante chutar de primeira e selar a vitória por 5 a 1.
uma característica muito positiva”, disse o che fe da equipe, Frederic Vasseur, em comunicado.
“Sabíamos que ele era rápido, mas a maneira como ele se adaptou à Fórmula 1 em tão pouco tempo foi uma das me lhores surpresas da nos sa temporada. Ele é um cara muito legal, todos na equipe gostam de sua personalidade e atitude.”
Mais um caso de racismo no futebol chamou atenção nesta terça-feira (27). O ata cante da Seleção Brasileira, Richarlison, foi vítima do preconceito enquanto come morava um dos gols marca dos contra a Tunísia, no últi mo amistoso do Brasil antes da Copa do Mundo, que ter minou com o placar de 5 a 1.
Richarlison saiu para comemorar o segundo gol do Brasil, marcado por ele, e foi recebido por uma banana arremessada pela torcida adversária no campo. Os seguranças do estádio onde ocorria a partida, o Parc des Princes, na França, ainda tentaram identificar a res ponsável pelo ato de racis mo, mas não o encontraram.
As imagens repercuti ram mundialmente e gerou um desabafo do jogador. Em seu perfil oficial do Twitter, o atacante cobrou punição sobre os casos de racismo. "Enquanto fi carem de "blá blá blá" e
não punirem, vai continuar assim, acontecendo todos os dias e por todos os can tos. Sem tempo, irmão! #racismonão", escreveu na legenda da publicação.
Diversos clubes brasi leiros também se mani festaram e repudiaram a atitude do torcedor. O re púdio foi reforçado, inclu sive, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através de comunicado ofi cial, assinado pelo presi dente Ednaldo Rodrigues.
“Mais uma vez, venho publicamente manifestar o meu repúdio. Desta vez, vi com os meus próprios olhos. Isso nos choca. É preciso lembrar sempre que somos todos iguais, independente da cor, raça ou religião. O combate ao racismo não é uma causa, mas uma mudança fundamental para varrer esse tipo de crime do planeta. Eu insisto em dizer que as punições precisam ser mais severas”, reforçou.
O primeiro e único pilo to de Fórmula 1 da China, Guanyu Zhou, permane cerá na Alfa Romeo na próxima temporada, de pois que a equipe com sede na Suíça anunciou uma extensão de contra to nesta terça-feira (27).
Zhou, de 23 anos, es treou na F1 este ano e
marcou seis pontos em 16 corridas, em compa ração com 46 do com panheiro de equipe fin landês Valtteri Bottas.
O anúncio era espe rado e deu outro impulso para os torcedores chine ses uma semana depois que a Fórmula 1 publicou um calendário recorde de
24 corridas para 2023, com o Grande Prêmio da China em Xangai progra mado para retornar pela primeira vez desde 2019.
“Desde o primeiro dia com a equipe, no teste de Abu Dhabi no ano passa do, ele me impressionou com sua abordagem de trabalho e isso é sempre
Mesmo com a confirma ção de Zhou, ainda restam assentos potencialmente abertos no grid de 2023, com o australiano Daniel Ricciardo entre aqueles de olho em uma vaga após deixar a McLaren.
A quarta colocada Alpi ne, precisando substituir o bicampeão mundial Fer nando Alonso, tem uma vaga enquanto a Williams procura um companheiro de equipe para o piloto tai landês Alex Albon e a Haas ainda não decidiu o desti no de Mick Schumacher.
A Espanha venceu Por tugal por 1 a 0 nesta terça -feira (27) durante a última rodada do grupo 2 da Liga das Nações da UEFA. A par tida foi no Estádio Munici pal de Braga, em Portugal.
Com gol do atacante Ál varo Morata, aos 43 minu tos do segundo tempo, a Espanha garantiu a vaga para a semifinal da Liga das Nações e quebra um jejum de 88 anos na competição.
A Espanha não vencia um rival fora de casa, em jogos oficiais, desde 1934.
Portugal dominou a par
tida, mas a Espanha per maneceu na disputa e, aos 88 minutos, uma bola longa na área de Dani Carvajal foi cabeceada por Nico Williams para Morata, que chutou na rede para silenciar a maior parte do estádio lotado.
A Espanha terminou no topo da Liga A-Grupo 2 com 11 pontos em seis jogos, um pon to acima de Portugal, segundo colocado, que só precisava de um empate para garantir uma vaga nas semifinais.
Os espanhóis juntam-se à Croácia, Itália e Holanda na fase final do próximo ano.
las de todos os estados e municípios. O instru mento permite, segundo ele, que o professor faça testes para diagnosticar o nível de conhecimento dos alunos em quatro disciplinas (língua por tuguesa, matemática, ciências e inglês), do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BENTO CNPJ nº 062142580001-77
PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 46/2022-CPL-SRP
- OBJETO: Registro de Preços para futura e eventual Contratação de empresa para forneci mento de materiais de equipamentos permanen tes, para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de São Bento-MA. ABERTURA: Data para ca dastro de propostas a partir das 08:00 horas do dia 29/09/2022, Data para abertura de propos tas e início dos lances a partir das 08:00 horas do dia 13/10/2022, horário de Brasília/DF, lo cal https://licitanet.com.br/. TIPO DE LICI
TAÇÃO: Menor Preço. OBTENÇÃO E CONSUL
O ministro da Educa ção, Victor Godoy, afir mou hoje (27) que há um desafio na educação básica brasileira de resol ver o desnível entre estu dantes que estão em uma mesma série. Em entre vista hoje (27) ao pro grama A Voz do Brasil, ele afirmou que, muitas vezes, alunos não têm o conhecimento exigido daquela série específica.
“Hoje você tem um grande desnível. Um pro
fessor de matemática do 6º ano recebe alunos que estão em diferentes níveis de conhecimen to e ele não tem como identificar isso”, disse.
Segundo Godoy, li dar com essa questão é um dos objetivos da Política Nacional para Recuperação das Apren dizagens na Educação Básica, implantada em maio deste ano. “É uma política que é bastante abrangente porque ataca
várias dimensões dessa recuperação dos estu dantes, tanto no que se refere aos conhecimen tos que foram perdidos quanto ao combate à evasão e ao abandono e ao desenvolvimento de competências socio emocionais. Tem o uso de tecnologia para acele rar todo esse processo”.
O ministro citou a existência de uma nova plataforma diagnóstica e formativa, aberta a esco
“O aplicativo vai mos trar, de acordo com o nosso currículo nacional, para o professor, quais são os conhecimentos que aquele aluno de veria ter e não tem. E vai orientar a escola a reagrupar os estudantes de acordo com o nível de conhecimento. Ele vai ver os alunos que não sabem somar, do 3º ano, do 4º ano, do 5º ano, do 7º ano, do 8º ano, vai reagrupar esses estudantes e vai traba lhar esse reforço escolar com esses estudantes”.
Segundo Victor Godoy, a plataforma hoje é utili zada para avaliar e auxi liar a recuperação de mais de 6 milhões de alunos.
mais sobre o que signifi ca o Estatuto da Criança e do Adolescente. Além de aprenderem, as crian ças receberam um lan che especial, oferecido
TA DE EDITAL: O Edital e seus anexos estão à disposição dos interessados na Comissão Per manente de Licitação-CPL, no Prédio da CPL de São Bento, de 2ª a 6ª feira, no horário das 8:00 às 12:00h. O Edital poderá ser consultado gratuita mente no portal da transparência, ou no site do Licitanet, os esclarecimentos poderão ser real izados através do email:cplsaobento@hotmail. com. São Bento -MA, 28 de setembro de 2022. DANIEL SACRAMENTO DOS SANTOS FILHO – Pregoeiro.
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 30/2022-SRP/CPL
- OBJETO: Registro de Preços para futura e eventual Contratação de empresa para forneci mento de combustíveis para o Município de Pe dro do Rosário. ABERTURA: Data para cadas tro de propostas a partir das 08:00 horas do dia 29/09/2022, Data para abertura de propostas e início dos lances a partir das 08:00 horas do dia 11/10/2022, horário de Brasília/DF, local https:// licitanet.com.br/ . TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço. OBTENÇÃO E CONSULTA DE EDITAL: O Edital e seus anexos estão à disposição dos interessados na Comissão Permanente de Lic itação-CPL, no Prédio da CPL de Pedro do Rosário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 8:00 às 12:00h. O Edital poderá ser consultado gratuita mente no portal da transparência, ou no site do Licitanet, os esclarecimentos poderão ser real izados através do email: Cplpedrodorosario@ hotmail.com. PEDRO DO ROSÁRIO- MA, 28 de setembro de 2022. JOSÉ LEANDRO SILVA RA BELO – Pregoeiro Oficial.
AVISO DE ADIAMENTO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇO N° 002/2022
PROCESSO ADMINISTRATIVO n° 0808.04/2022-BACURITUBA
Uma tarde para apren der sobre civilidade, Di reito e Justiça, mas sem esquecer o lado lúdico. Assim pode ser resumida a visita de alunos e alu nas do 3o Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal João Perei ra de Farias, ao Fórum desembargador Eleazar Soares Campos, da Co marca de Vara Única de Parnarama. A visita à
Casa da Justiça foi nesta terça-feira (27), coorde nada pela gestora, Pro fessora Josilene Pereira Barros, e contou com 21 alunos, todos com mé dia de idade de 9 anos.
Na unidade judicial, os pequenos e pequenas foram recebidos pelos servidores e pela juíza ti tular Sheila Silva Cunha. Na oportunidade, sob o olhar atento dos visitan
tes, a magistrada apre sentou a Sala de Audi ências e ensinou noções básicas sobre a rotina das atividades ali realiza das. Os alunos e alunas, em seguida, conhece ram as demais depen dências do fórum, bem como a secretaria judi cial, recepção, e outros.
No gabinete da juí za, os alunos e alunas aprenderam um pouco
“Foi uma tarde agra dável, na qual os alunos e alunas da Escola João Pereira de Farias, literal mente, coloriram nosso ambiente de trabalho. É muito gratificante poder contribuir, de maneira tão próxima, com a for mação pessoal dessas crianças. É muito impor tante adotarmos novas e mais intensas maneiras de promover essa apro ximação do judiciário com a comunidade, de modo a alcançarmos o estreitamento dos la ços e o fortalecimento do sentimento de con fiança nas instituições”, destacou Sheila Cunha.
Ao término da visita, cada criança levou para casa, de presente, um exemplar do Estatuto da Criança e do Adolescente na versão em quadrinhos da Turma da Mônica, publicada pela Edito ra Maurício de Sousa.
A Presidente da Comissão Permanente de Lic itação da Prefeitura Municipal de Bacurituba, torna público para o conhecimento dos inter essados que, por motivos de ordem administra tiva, a Concorrência pública em epígrafe, obje tivando o Registro de Preços para a execução dos serviços de Engenharia de Recuperação de Estradas Vicinais na Zona Rural do Município de Bacurituba/MA, anteriormente marcada para o dia 30 de setembro de 2022 às 09h00min, fica ADIADA para o dia 18 de outubro de 2022 as 15:30min.
Bacurituba/MA, 28 de setembro de 2022.
Talyta Garreto dos Santos
Presidente da Comissão Permanente de Lici tação.
AGROSSILVIPASTORIL LTDA torna público que recebeu da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Natu rais – SEMA/MA, a Licença Única Ambiental de Regularização (LUAR) de empreendimento agrossilvipastoril, situado na Fazenda Esper ança e Outras, com sede na zona rural do mu nicípio de Itinga do Maranhão, estado do Mara nhão, conforme dados constantes no e-processo nº 146625/2022.
ESPERANÇA
Dois bares da avenida Litorânea, em São Luís, foram alvo de assaltantes nesta quarta-feira (28). Segundo informações da Polícia Militar, os crimino sos chegaram nos esta belecimentos, que ficam um do lado do outro, em um veículo Logan preto, de placa não identificada.
Dois assaltantes com a arma de fogo em punho foram a um dos bares e renderam funcioná rios e clientes. Enquanto, o terceiro criminoso foi ao bar vizinho e, tam bém, assaltou os clien tes e os funcionários.
Ainda de acordo com a polícia, o trio che
gou a apontar um re vólver na cabeça das vítimas, exigindo dinhei ro e objetos de valor.
Durante a ação cri minosa, os assaltantes conseguiram levar joias, dinheiro e outros obje tos de valor das vítimas, sendo que uma delas foi uma idosa de 80 anos.
Após o crime, os homens fugi ram no Logan preto.
A PM foi acionada e fez rondas na região, mas ne nhum suspeito foi preso e nem localizado até o fe chamento desta matéria.
O caso está sendo investigado pela Polí cia Civil do Maranhão.
Seis pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (28), no Por to de Tefé, no Amazo nas com R$ 78,6 mil em espécie. Um inquérito foi aberto para apurar a origem do dinheiro.
De acordo com as investigações, o mon tante seria usado para compra de votos. To dos os presos são pres tadores de serviços da Prefeitura de Maraã, no noroeste do estado.
A ação é parte da Operação Eleições 2022, coordenada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
É a segunda apre ensão de dinheiro que seria usado para compra de votos no Amazonas em menos de 24 horas. Na terça-feira (27), po liciais apreenderam R$ 61 mil em uma aeronave que partiria do aeroclube do município de Anori.
Os pacotes divididos em notas de R$ 100 e R$ 200 estavam na mala de mão de uma passageira, identificada como irmã de uma candidata a deputa da estadual. Segundo a polícia, um inquérito tam bém foi aberto para escla recer os fatos e a origem dos valores, até o mo mento não comprovadas.
Criminosos fizeram dois vigilantes de reféns e roubaram dois caminhões do tipo caçamba da obra do aterro sanitário de Im peratriz, cidade localizada a 629 km de São Luís.
O caso aconteceu na madrugada do dia 23 de setembro, mas só foi di vulgado nesta quarta-feira (28). De acordo com a po lícia, os assaltantes imobi lizaram os trabalhadores
e levaram os dois cami nhões que estavam esta cionados no pátio da obra. Por meio de nota, a Prefeitura de Imperatriz informou que não hou ve registro de feridos e
que um boletim de ocor rência foi registrado na Polícia Civil pelo enge nheiro responsável pela obra. A polícia ainda tenta localizar os criminosos e os veículos roubados
A Polícia Federal (PF) cumpre 29 mandados de busca e apreensão em dez municípios paulistas, in cluindo a capital, em uma operação realizada hoje (28) contra desvios de di nheiro da área da saúde.
As investigações apontam para o uso de organizações sociais e empresas de fachada para superfaturar con tratos em unidades de atendimento médico no município de Pirajuí, no interior de São Paulo.
Segundo a PF, as empresas tinham diver sos sócios que atuavam
como laranjas para des viar as verbas públicas que deveriam ser usadas nos serviços de saúde. Ainda de acordo com a polícia, fiscalizações da Controladoria Geral da União (CGU) indicaram que o esquema pode ter sido levado para outros municípios paulistas e até para outros estados.
A polícia estima que as organizações sociais in vestigadas movimentaram R$ 1,1 bilhão em verbas públicas no estado de São Paulo, sendo R$ 350 milhões de recursos rece bidos do governo federal.