5 minute read

Prefeitura de São Luís disponibiliza à população obras da Biblioteca Zelinda e Carlos Lima

de São Luís coloca à disposição dos estudantes e da população este acervo fantástico, com obras raras e temas variados do patrimônio cultural. Este espaço servirá ainda ao programa Patrimônio nas Escolas, realizado em conjunto com a Secretaria de Educação e os 35 mil alunos da rede municipal de ensino agora podem utilizar este espaço como apoio aos seus estudos”, destacou a presidente da Fumph, Kátia Bogéa.

Acervo

Advertisement

Ilusão Brasileira’, ‘O Captiveiro’ (memórias), ‘A Setembrada - a revolução liberal de 1831’, sendo esses três últimos do autor Dunshee de Abranches, entre centenas de outras obras raras.

AVISO DA LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº PE024/2023. A Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Maranhão - MA, torna público aos interessados que no dia 04 de Maio de 2023, às 15h00min realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônica, do tipo MENOR PREÇO, em regime de empreitada por preço unitário, tendo por objeto o Registro de Preços Objetivando a EVENTUAL E FUTURA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA, PARA FORNECIMENTO DE LINK DEDICADO COM MANUTENÇÃO A REDE MUNICIPAL DE COMPUTADORES – INTERNET BANDA LARGA ILIMITADA, para o Município de Alto Alegre do Maranhão/MA, na forma da Lei Federal nº 10.520/2002 e da Lei Complementar nº 123/2006, subsidiariamente na Lei Federal nº 8.666/1993 e demais normas regulamentares pertinentes à espécie. O Edital e seus anexos poderão ser obtidos na Sala da Comissão Permanente de Licitação de segunda a sexta das 09:00 às 12:00 horas ou no endereço eletrônico de compras oficial da Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Maranhão -MA (http:// licitacao.altoalegredomaranhao.ma.gov.br), e, ainda, em caso de problemas no site acima, poderão ser solicitados através do e-mail cpl.altoalegrema@gmail.com, em dias úteis das 09:00 às 18:00. Alto Alegre do Maranhão/ MA, 17 de Abril de 2023. Diógenes Dos Santos MeloPregoeiro Oficial.

PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 056/2023 – CPL/PMP

PREGÃO ELETRÔNICO N° 018/2023 – SRP

ERRATA

O MUNICÍPIO DE PARNARAMA Estado do Maranhão, por meio do Pregoeiro Oficial e Equipe de Apoio, em virtude de equívoco de digitação, comunica a retificação no texto do Aviso de Licitação, cujo objeto é o registro de preços para a eventual contratação parcelada de empresa especializada para a aquisição de materiais, equipamentos e suprimentos de informática diversos, em atendimento as necessidades da Prefeitura Municipal de Parnarama/MA, publicado neste Diário Oficial da forma adiante exposta:

Onde se lê ADJUDICAÇÃO: Por Item

Leia-se: ADJUDICAÇÃO: Por Lote

As demais disposições constantes no texto originário e que não tenham sido objeto desta retificação permanecem inalteradas.

Publique-se.

A partir desta terça-feira (18), a população de São Luís poderá contar com mais uma opção de pesquisa e conhecimento sobre temas como patrimônio, arquitetura e cultura popular. Trata-se da Biblioteca Zelinda e Carlos Lima, que integra o Centro de Memória e Documentação da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph). O espaço, que funciona na sede do órgão municipal, foi inaugurado pela Prefeitura de São Luís, nesta segunda-feira (17). Na ocasião, a vice-prefeita, Esmênia Miranda, representou o prefeito Eduardo Braide.

“Esta biblioteca é um presente da Prefeitura de São Luís, em parceria com a família de seu Carlos e dona Zelinda Lima, o que muito nos orgulha. Quem ganha com isto é a nossa população que poderá desfrutar destas obras que agora estão aqui, neste acervo maravilhoso”, pontuou a vice-prefeita, Esmênia Miranda.

Com os mais de mil livros doados por Zelinda Lima e família, o acervo da Fumph passa a contar com um total de 2.500 títulos, entre obras raras e coleções especiais autografadas, que estarão disponíveis para apreciação do público. O espaço está aberto ao público e a consulta será realizada sob supervisão do bibliotecário.

Embora o empréstimo de materiais seja restrito para usuários internos (funcionários da Prefeitura), a população em geral poderá fotografar o livro ou documento, desde que com o consentimento do responsável técnico. As visitas à biblioteca poderão ser feitas no horário de funcionamento da Fumph - de segunda a quinta, de 9h às 12h e de 14h às 18h e, na sexta, o atendimento é de 8h às 14h.

“Agora, todo o acervo sobre temas relativos ao patrimônio, que antes era restrito a quem buscava nossa casa, está à disposição da população de São Luís. Agradeço à Fumph, na pessoa de Kátia Bogéa e ao prefeito Eduardo Braide. Estou me sentindo muito feliz em saber que estes livros estão em boas mãos e expostos para uma consulta permanente”, disse Zelinda Lima que participou, ao lado de familiares, da inauguração da biblioteca.

A presidente da Fumph, Kátia Bogéa, destacou o papel da fundação no que diz respeito à preservação da memória. “Temos um centro voltado para isto e recebemos, em nossa biblioteca, o acervo do casal Carlos e Zelinda Lima, que são pessoas importantes para a história do Maranhão por sua dedicação à pesquisa. Agora, o Município

No espaço podem ser encontrados livros e documentos das áreas de Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Arqueologia, Cultura Popular, Arquitetura Religiosa, Artes, História e Literatura do Maranhão, Educação Patrimonial, materiais de referência (enciclopédias, dicionários, manuais e cartilhas), periódicos (revistas científicas, informativas, jornais, etc.), materiais multimídia (CDs e DVDs), além da coleção Zelinda e Carlos Lima.

A sala na qual foi instalada a biblioteca foi revitalizado para abrigar obras como “Bumba-meu-boi’, “Rezas, Benzimentos e Orações - a fé do Povo”, “Pecados da Gula”, entre outros assinados pelo casal e ainda livros de escritores como Machado de Assis, Padre Antônio Vieira, Humberto de Campos e as publicações autografadas de Josué Montello, além de outros autores de renome do cenário maranhense e nacional.

Títulos como ‘História do Comércio do Maranhão’ (16121895), ‘Alcântara no seu passado econômico social e político’ (1950) e a documentos com apontamentos para a história da instrução pública e particular do Maranhão (1937), sendo todos de autoria de Jerônimo de Viveiros também integram o espaço que tem ainda o livro ‘A Balaiada’, de Astolfo Serra, ‘A

Também participaram da inauguração da Biblioteca Zelinda e Carlos Lima os secretários municipais Liviomar Macatrão (Semapa); Saulo Santos (Setur); Verônica P. Pires (Semispe); Manuella Fernandes (Ipam), e ainda Maurício Itapary, superintendente do Iphan no Maranhão; Eduardo Longhi, superintendente de Patrimônio Cultural do Maranhão; Lourival Serejo, presidente da Academia Maranhense de Letras; Dilercy Adler, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; representantes de grupos da cultura popular, pesquisadores, amigos e familiares do casal.

Saiba Mais

Zelinda e Carlos Lima

Zelinda Machado de Castro e Lima e Carlos Lima ficaram conhecidos pelo foco em suas pesquisas sobre a história e cultura popular maranhense. Ela filha de comerciante espanhol e de uma maranhense de Caxias, concluiu grau técnico em Contabilidade e Administração no Colégio São Luís. Pesquisadora da cultura popular, o interesse surgiu após conhecer uma casa religiosa do Tambor de Mina em São Luís. Zelinda foi secretária Adjunta de Cultura do Estado, fundou a Empresa Maranhense de Turismo (Maratur) e foi diretora do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, da Casa da Cultura Popular Domingos Vieira Filho e coordenadora do Fundo Rotativo do Artesanato do Maranhão. Ela focou suas pesquisas em temas como festas e danças populares, folclore, culinária, artesanato, bordado, festas religiosas, bumba meu boi, carnaval dentre outros.

Parnarama/MA, 10 de abril de 2023.

FRANCISCO GLEYDSON OLIVEIRA CARVALHO Pregoeiro Oficial / PMP

PAULO ANZOLIN, CPF n° 738.274.790-53, torna público que recebeu da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA/MA, a Licença Única Ambiental – LUA, conforme e-processo nº 216486/2022, e Autorização para Supressão Vegetal – ASV (SINAFLOR), na FAZENDA RINCÃO AGRÍCOLA, localizada na Zona Rural, município de Mirador, para atividades AGROSILVIPASTORIS.

WESLEY FERREIRA PEREIRA, CPF n° 709.205.481-80, torna público que recebeu da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA/MA, a Licença Única Ambiental – LUA, conforme e-processo nº 229172/2022, e Autorização para Supressão Vegetal –ASV (SINAFLOR), na FAZENDA SANTA LUZIA, localizada na Zona Rural, município de São João do Sóter, para atividades AGROSILVIPASTORIS.

This article is from: