3 minute read

Brandão anuncia voo direto de São Paulo a Barreirinhas

Nesta quinta-feira (26), o governador Carlos Brandão anunciou que, em breve, haverá um voo direto de São Paulo para Barreirinhas, no Maranhão. O anúncio foi feito durante encontro em Brasília com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo; com a diretora de Marketing e Promoção da Embratur, Jaqueline Gil; e com o secretário estadual de Turismo, Paulo Matos.

“Tivemos uma reunião muito produtiva com o presidente da Embratur, onde propusemos muitas parcerias na área do turismo. Vamos investir ainda mais no potencial turístico do Maranhão e não temos dúvida de que essa parceria vai crescer e fortalecer ainda mais a atração de turistas para as regiões da Chapada das Mesas, dos Lençóis Maranhenses,

Advertisement

Atenção Primária à Saúde

do Centro Histórico de São Luís. Temos muitas boas notícias aos operadores de turismo, a todo o setor hoteleiro, aos donos de bares e restaurantes. O Maranhão vai avançar cada vez mais”, garantiu o governador do Maranhão.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o trabalho feito pelo governo do Estado ao consolidar a Rota das Emoções. “Turismo é comida na mesa e geração de emprego e é isso que queremos para o Brasil. Reconhecemos o trabalho já feito até aqui na Rota das Emoções e vamos avançar mais ainda. É hora do mundo conhecer o Brasil, o Maranhão”, afirmou o presidente. Na ocasião, o secretário estadual de Turismo do Maranhão, Paulo Matos, apresentou as potencialidades do estado, por exemplo, a possível criação da Rota da Amazônia. “Amazonas, Pará e Maranhão serão os estados da Rota da Amazônia, uma grande oportunidade para trazer turistas americanos, europeus e fortalecer o turismo no Brasil”, disse o secretário.

Durante a reunião, o governador Carlos Brandão falou ainda sobre os últimos avanços na área do Turismo no Maranhão. “Recentemente consolidamos o voo para Miami com escala em Belém e em breve teremos o voo com destino a Portugal, estamos muito felizes com cada uma dessas conquistas. Isso significa que o Maranhão está conquistando espaços internacionais e vamos avançar cada vez mais”, frisou o governador.

Com o objetivo de discutir estratégias de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial da Atenção Primária à Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quinta-feira (26), o Seminário em Saúde Mental: estratégias de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial na Atenção Primária à Saúde. Coordenado pela Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, por meio do Departamento de Atenção à Saúde Mental, o encontro aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque.

“Estamos discutindo estratégias para fortalecer esse trabalho que precisa ser realizado em conjunto, e tem que ser iniciado pela Atenção Primária, que é a porta de entrada. É preciso termos um raio-x da alma e da mente, para que haja uma saúde mental fortalecida e bem cuidada”, avaliou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira.

A Portaria nº 3088 de 2011, institui a Rede de Atenção Psicossocial, que é composta por pontos de atenção que devem atuar de forma interligada, visando à integralidade do cuidado, iniciando pela Atenção Primária em Saúde que é a porta de entrada também para atendimento a casos de sofrimento psíquico e transtornos mentais.

A chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental da SES, Isabelle Rêgo, explica que os representantes da Atenção Primária dos 217 municípios foram convidados para o evento.

“Com a criação da Rede, houve essa descentralização dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), mas é importante destacarmos que a RAPS, se inicia desde a Atenção Primária, que é ordenadora do cuidado. Casos de transtornos mentais mais simples, como insônia e depressão com sintomas leves, podem receber os cuidados dentro de uma UBS, pois ali tem um médico que pode avaliar e diagnosticar sem necessariamente ser um especialista em saúde mental”, explicou Isabelle Rêgo. Durante o evento, também foi lançado o Guia de Saúde Mental na Atenção Primária à saúde, que servirá como referência para os departamentos municipais de Atenção à Saúde Mental.

“Com o matriciamento da SES, conseguimos instalar dentro do nosso município uma Rede de Saúde Mental. Tivemos dois focos, os profissionais de saúde e a população, por perceber o aumento de casos de transtornos mentais durante a pandemia da Covid-19. Hoje nossa equipe multiprofissional conta com psicólogo, psiquiatra e assistente social fazendo um trabalho que hoje é referência no Maranhão”, afirmou a secretária municipal de Saúde de Cidelândia, Maria do Socorro Costa.

This article is from: