13.12.2022

Page 1

x Fórum de Santa Inês realiza entrega de presentes da campanha de Natal São Luís - MA, Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2022 Motorista banida de aplicativo por combinar viagens não deve ser indenizada PÁGINA 4 Conmebol propõe que Brasil troque 3 estrelas da camisa por corações para homenagear Pelé PÁGINA 6 Lula defende democracia em discurso após diplomação POLÍTICA: PÁGINA 5 PÁGINA 8 PÁGINA 2 Dívida global permaneceu acima do pré-pandemia em 2021, a 247% do PIB, diz FMI Quadrilha tenta roubar carro de PM e suspeito acaba baleado em São Luís HIV: especialistas destacam importância do acompanhamento psicológico no diagnóstico R$ 2,00 ATOS E FATOS MARANHÃO / R$ 2,50 OUTROS ESTADOS - ANO XXV - Nº 54785 Escolas da Rede Estadual conquistam ouro na MOBFOG 2022PÁGINA 7 PÁGINA 4

HIV: especialistas destacam importância do acompanhamento psicológico no diagnóstico

O mês de dezembro é dedicado à mobilização nacional pela prevenção do HIV e incentivo ao cuidado e assistência das pessoas que vivem com o vírus.

O tratamento do HIV alcançou avanços relevantes do ponto de vista da eficiência no controle da infecção e na redução dos efeitos colaterais dos medicamentos.

Embora a terapia antirretroviral tenha evoluído e a infecção seja tratável como outras doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, os impactos para a saúde mental de pessoas que recebem o diagnóstico ainda são significativos.

“O impacto do diagnóstico do HIV acaba sendo diferente daquele relacionado a outras doenças muito em função do estigma social associado ao vírus”, afirma o psicólogo Maycon Rodrigo Torres, membro do Laboratório de Psicanálise e Laço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor de psicologia Faculdade Maria Thereza (Famath).

O especialista afirma que o fato de o contágio do HIV estar vinculado principalmente à transmissão por via sexual reforça a associação da infecção com questões ligadas à sexualidade.

“Em doenças como o diabetes e a pressão alta, não existe um componente de moralidade tão explícito quanto em relação ao HIV. O ponto da sexualidade e a dificuldade que a sociedade tem de lidar com o tema influencia no modo de recepção desse diagnóstico”, afirma Torres.

“Apesar dos avanços tecnológicos em relação ao tratamento e à qualidade de vida das pessoas, em última instância o preconceito social acaba

influenciando diretamente no medo que as pessoas têm e no modo que elas lidam com a infecção”, completa.

Falta de apoio

A travesti Iza Potter, 38, morava na Itália quando foi diagnosticada com HIV aos 23 anos. Internada devido a um quadro de tuberculose, Iza afirma à CNN que foi informada de maneira traumática e sem qualquer apoio psicológico.

“Após três dias internada, uma enfermeira foi fazer algum procedimento e disse ‘você sabe que você tem HIV, né, você já está sabendo disso’. Eu respondi que não, que não sabia. Não teve no momento um apoio psicológico”, afirma. “Eu fiquei desesperada naquele momento”, relata.

Iza conta que, em seguida, a médica responsável pelo caso chamou a atenção da enfermeira e explicou sobre o diagnóstico. Ela afirma que sentiu como um descaso a abordagem da profissional de saúde como se, por ser uma travesti, o diagnóstico de HIV já fosse algo esperado.

“Ela não perguntou, ela afirmou ‘você sabe, né’. Não, eu não sabia. Foi um momento

muito difícil”, destaca.

Iza afirma ter sofrido com dificuldades comuns da população trans e travesti no que diz respeito a acessar os serviços de saúde, como o desrespeito ao nome social.

“Por ser travesti, ter essa questão de achar que não vou encontrar apoio psicológico, ou por que talvez o hospital me tratava pelo nome masculino e isso se repete em todos os países, por as pessoas não estarem preparadas para receber uma travesti e outras coisas do gênero, porque é o que acontece. Isso te leva a criar certos tipos de barreiras para que você não busque o atendimento”, conta.

Ela afirma que, a transição como travesti foi a primeira vez que precisou se reinventar e que considera o diagnóstico do HIV a segunda. Hoje, Iza é ativista e fala abertamente sobre temas relacionados ao HIV no Instagram e no Youtube.

“Deixo uma mensagem ao público em geral, mas principalmente para mulheres trans e travestis que deixam de fazer testes, de se cuidar ou até mesmo de procurar um tratamento: não é o fim, é só um restart, não

é uma doença, é uma infecção crônica e todo mundo um dia vai tomar algum medicamento, não se preocupe”, afirma.

Acesso ao diagnóstico

No Brasil, exames laboratoriais e testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos, podem ser realizados de maneira gratuita em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Saiba onde fazer o teste.

Pessoas que vivenciaram situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, devem realizar a testagem, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

Nos centros de testagem, além da coleta e da execução dos exames, é oferecido um processo de aconselhamento, para facilitar a correta interpretação do resultados.

O psicanalista Cassio Rotenberg, docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), afirma que o acompanhamento terapêutico pode reduzir os impactos do diagnóstico para a saúde mental.

“Essa pessoa que imagina que a vida acabou muitas vezes não tem conhecimento do quanto ela tem de vida dentro dela e o quanto essa vivacidade, esse instinto de vida, vai ajudá-la a reverter esse momento que ela está vivendo”, diz Rotenberg.

“Do ponto de vista psicanalítico, podemos ajudar essa pessoa a ter a calma suficiente para falar assim ‘confie, que você mesmo vai começar a perceber que a vida não acabou’”, afirma.

Afegãos com covid-19 são encaminhados para abrigo em São Paulo

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia Alexandre Naime Barbosa acredita que as primeiras semanas de janeiro terão uma alta nos casos de Covid-19.

Em entrevista à CNN Rádio, ele destacou que o movimento é esperado devido às confraternizações de fim de ano.

“Logo depois das festas, nos primeiros 15 dias, teremos aumento no número de

casos, porque as pessoas vão se aglomerar”, explicou.

Naime afirmou, no entanto, que não há como evitar a aglomeração nesta época do ano, mas que se deve tomar cuidados.

“Se tiver contato com pessoas mais vulneráveis, o ideal é usar máscara e ficar longe”, disse.

Segundo ele, é preciso “convivência racional”, já que “cada vez mais a população tem que entender que esta-

mos convivendo com o vírus e não vamos erradicá-lo a curto e médio prazo.”

Ao mesmo tempo, não é mesma “situação trágica” de 2020 e 2022: “Brinco que estamos com a ‘Covid-22’, com o paciente que já recebeu a vacina e preparado para combater o vírus.”

Naime destaca que os não-vacinados e que têm apenas o esquema básico vacinal são os mais suscetíveis, além de imunossuprimidos

e aqueles nos extremos de idade.

Apesar do aumento recente de casos de Covid-19, o infectologista afirma que não há nova onda, mas, sim um repique esperado devido à uma variante mais transmissível da Ômicron.

De acordo com ele, a chegada da vacina bivalente é uma arma importante neste momento, assim como a intensificação da imunização infantil.

Covid-19: Brasil registra 7 mortes e 6.777 novos casos em 24h

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 690.754 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (11) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 35.577.538.

Em 24 horas, foram registrados 6.777 novos casos. No mesmo período, foram confirmadas 7 mortes de vítimas do vírus.

Ainda segundo o boletim, 34.384.846 pessoas se recuperaram da doença e 501.938 casos estão em acompanhamento. O boletim de hoje não traz os dados atualizados de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Maranhão, Goiás e Tocantins.

Estados De acordo com os dados disponíveis, São Paulo lidera o número de casos, com 6,22 milhões, seguido

por Minas Gerais (3,95 milhões) e Paraná (2,80 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (155,8 mil). Em seguida, aparece Roraima (180 mil) e Amapá (182 mil).

Em relação às mortes, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, São Paulo apresenta o maior número (176.563), seguido de Rio de Janeiro (76.206) e Minas Gerais (64.038). O menor número de mortes está no Acre (2.032), Amapá (2.165) e Roraima (2.177).

Vacinação

Até hoje, foram aplicadas 495,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 181,1 milhões com a primeira dose e 163,6 milhões com a segunda dose. A dose única foi aplicada em 5 milhões de pessoas. Outras 101,7 milhões já receberam a primeira dose de reforço e 38,9 milhões já foram vacinadas com a segunda dose de reforço.

DIRETORA GERAL Raimunda Nonata Marques EDITOR Djalma Rodrigues O jornal Atos e Fatos é uma publicação da COPIDESK GRAFICA EDITORA E PROPAGANDA FUNDADOR Udes Lemos da Cruz SITE E E-MAILS: www.atosefatos.jor.br jornalatosefatos@yahoo.com.br comercialatosefatos2@gmail.com comercialatosefatos@hotmail.com As matérias das COLUNAS e ARTIGOS são de inteira responsabilidade do AUTOR Redação e parque gráfico: Avenida Guaxenduba, nº 371/D - Centro - Fones: (98) 3302-7022 / 3302-7020 CEP: 65015-560 - CNPJ. 23.671.134/0001-30 GERENTE ADMINISTRATIVO........................Hilário Marques da Cruz ASSISTENTE ADMINISTRATIVA COMERCIAL Josiane Costa
Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2022 comercialatosefatos2@gmail.com www.atosefatos.jor.br ATOS FATOS Saúde 2 Fones: (98) 99617-0542

Lula defende democracia em discurso após diplomação

do Brasil um país mais desenvolvido e mais justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida para todos os brasileiros, sobretudo os mais necessitados”, disse.

Ao receber o diploma de eleito pela terceira vez, Lula lembrou dos questionamentos que recebeu ao longo da vida pública por não ter diploma universitário.

“Quero agradecer ao povo brasileiro, pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil”, concluiu.

Diplomação

Cinco cidades realizam eleições municipais neste domingo

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu hoje (12) a democracia e reafirmou o compromisso de fazer do Brasil um país “mais desenvolvido e mais justo”.

Lula discursou após ser diplomado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, como candidato eleito. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, também recebeu o documento.

Após receber o diploma, Lula fez um discurso

emocionado em defesa de democracia e do sistema eleitoral. Segundo o presidente eleito, durante as eleições, a nação foi “envenenada com mentiras” produzidas nas redes sociais, semeando “mentira e ódio”.

‘Quero dizer que muito mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, esta é a celebração da democracia.

Poucas vezes na história recente deste país a democracia esteve tão ameaçada. Poucas vezes na nossa história a vontade popular

foi tão colocada à prova, e teve que vencer tantos obstáculos para enfim ser ouvida”, afirmou.

O presidente eleito também garantiu o compromisso de fazer um país “mais desenvolvido e justo” durante os quatro anos de seu mandato”.

“Reafirmo hoje que farei todos os esforços para, juntamente com meu vice Geraldo Alckmin, cumprir o compromisso que assumi não apenas durante a campanha, mas ao longo de toda uma vida - fazer

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha dos eleitos nas eleições e marca do fim do processo eleitoral. Com o diploma eleitoral em mãos, os eleitos podem tomar posse no dia 1° de janeiro de 2023.

O TSE é responsável pela diplomação dos candidatos à Presidência da República. Os deputados, senadores e governadores são diplomados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) até 19 de dezembro.

Lula e Alckmin são diplomados hoje presidente e vice-presidente

A cerimônia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin em seus respectivos cargos ocorre a partir das 14h de hoje (12) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ato solene, com cerca de 300 convidados e com forte esquema de segurança, marca o fim de todo o processo eleitoral. O diploma que atesta terem sido Lula e Alckmin eleitos pelo voto popular será assinado pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

Segundo o Código Eleitoral, devem constar no certificado o nome do candidato, a sigla pela qual foi eleito e o cargo. A expedição do documento é uma formalidade que condiciona a posse no cargo. Ou seja, de posse do diploma Lula e Alckmin estão aptos a assumir a partir de 1° de janeiro.

Entenda

Na prática, o diploma é um atestado dado pelo TSE de que as eleições foram

regulares. Isso porque o documento somente pode ser emitido após o cumprimento de diversas exigências, como a aprovação das contas de campanha, a finalização de todas as etapas de auditoria eleitoral e a análise inicial de recursos contra o resultado do pleito.

Moraes já negou uma ação aberta pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, derrotado em sua tentativa de reeleição. A legenda alegou

falha de segurança em alguns modelos de urna eletrônica, mas não conseguiu comprovar suas alegações. O presidente do TSE multou a agremiação em cerca de R$ 23 milhões, por litigância de má-fé.

Segundo o TSE, não constam na Corte Eleitoral recursos contra o ato de diplomação do presidente e vice eleitos. A cerimônia de diplomação ocorre uma semana antes do fim do prazo previsto nas normas eleitorais. Pelo protocolo, são

esperados discursos de Lula e Moraes.

Há expectativa de que, após a cerimônia, Lula anuncie mais nomes de seu gabinete ministerial, conforme ele mesmo já antecipou. Espera-se também o anúncio das primeiras mulheres no primeiro escalão do novo governo. Na sexta-feira (9), o presidente eleito adiantou cinco nomes, entre eles o das pastas da Fazenda, Fernando Haddad, e Justiça, Flávio Dino.

Cinco cidades no país realizam eleições neste domingo (11). Os municípios de Leme (SP), Ribeirão Pires (SP), Baixio (CE) e Divisa Alegre (MG) vão escolher novos prefeitos e vice-prefeitos, cujos mandatos irão até dezembro de 2024. Em Monte Horebe (PB), a eleição suplementar ocorre para os cargos de vereador. A votação teve início às 8h e termina às 17h.

Leme (SP) e Ribeirão Pires (SP)

Em Leme, o então prefeito e candidato à reeleição em 2020, Wagner Ricardo Antunes Filho (PSD), conhecido como Wagão, venceu a disputa municipal com 46,8% dos votos. No entanto, foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e tornou-se inelegível. O registro de sua candidatura foi indeferido pela Justiça Eleitoral paulista em primeira e segunda instâncias, decisão confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Estão aptos a votar 75.761 eleitores na cidade, mas há apenas um candidato inscrito: o atual prefeito interino, Claudemir Borges (PSD). O outro candidato que iria concorrer, Paulinho Vallença (União Brasil), renunciou à candidatura. Segundo o TRE-SP, nesse caso, a legislação eleitoral estabelece que basta um voto válido para que o único candidato seja eleito.

Em Ribeirão Pires, o prefeito entre 2009 e 2012, Clovis Volpi (PL), venceu as eleições de 2020 com 45,91% dos votos válidos. No entanto, suas contas relativas ao exercício de 2012 foram rejeitadas em definitivo pelo TJSP. Segundo o TRE-SP, a chapa do prefeito passou a ser inelegível, e a cassação foi confirmada com base na Lei da Ficha Limpa.

Estão aptos a votar na cidade 90.990 eleitores. Disputam o cargo cinco candidatos: o atual prefeito interino, Guto Volpi (PL), Amigão D’Orto (PSB), Carlos Sacomani (PMB), Gabriel Roncon (Cidadania) e José Carlos Agnello (MDB). Baixio (CE)

Em Baixio, o TRE-CE cassou os diplomas do prefeito e do vice-prefeito, José Humberto Moura Ramalho e José Donizete Viana Cavalcante, por abuso de autoridade. A decisão unânime, o TRE também confirmou a inelegibilidade de José Humberto Moura Ramalho por oito anos, a partir dos pleitos subsequentes à eleição de 2020. Hoje, os eleitores do município escolherão entre os candidatos Zico (PDT) e Kacilda (PT).

Divisa Alegre (MG)

Em Divisa Alegre, a prefeita eleita, Renilda Pereira de Sousa e Silva (PL), teve a candidatura indeferida pelo TSE por apresentar o pedido de registro, em substituição à então candidata Célia das Virgens, fora do prazo legal de 20 dias antes da eleição. O município do Norte de Minas tem 5.271 eleitores aptos a votar neste domingo. As opções de escolha estão entre Ademir da Loja (Progressistas) e Patryck Ederson de Figueiredo Bahia (PSD).

Monte Horebe (PB)

Em Monte Horebe (PB), a eleição suplementar ocorre para os cargos de vereador. Os nove parlamentares da Câmara Municipal foram cassados por descumprimento da cota de gênero nas Eleições de 2020.

Ao todo, 23 municípios já realizaram eleições suplementares em 2022. Outras três cidades, Viseu (PA), Iguatu (CE) e Pacujá (CE), devem realizar novos pleitos em 2023. Os eleitos vão exercer os mandatos até 31 de dezembro de 2024.

Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2022 comercialatosefatos2@gmail.com www.atosefatos.jor.br ATOS FATOS Política 03 Fones: (98) 99617-0542

Fórum de Santa Inês realiza entrega de presentes da campanha de Natal

da estatal que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios.

Anestesista denunciado por estupro de paciente vai à audiência hoje

O juiz Raphael Leite Guedes, titular da 4ª Vara de Santa Inês, realizou nesta sexta-feira, dia 9, a entrega dos presentes arrecadados no fórum, destinados à campanha ‘Papai Noel dos Correios’. A entrega foi feita à gerente da agência dos Correios em Santa Inês, Maria da Conceição Pereira. Os presentes foram doados pelos servidores do fórum e magistrados. Este é o segundo ano que o fórum participa da campanha, realizada em todo o Brasil. Os presentes

arrecadados no fórum serão destinados a crianças carentes do município. O promotor de Justiça Moisés Caldeira participou da entrega junto com o juiz.

No total, os Correios de Santa Inês tinham 115 cartinhas para serem adotadas e, nesta edição, o Ministério Público participou junto com o fórum da comarca. Foram adotadas 29 cartinhas. “A participação do Poder Judiciário de Santa Inês na campanha de arrecadação é gratificante na medida em

que ressalta a preocupação com a nossa futura geração, sobretudo as crianças carentes que não possuem condições de adquirir presentes na época natalina. A felicidade e bem-estar das nossas crianças é dever de todos e o Poder Judiciário de Santa Inês continuará ajudando na arrecadação nos anos seguintes”, destacou o magistrado.

A CAMPANHA

A campanha nasceu há mais de 30 anos, pela iniciativa de alguns empregados

A iniciativa visa a incentivar a escrita por meio das cartinhas, propagando entre as crianças valores como solidariedade e esperança e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Além das cartinhas das crianças da sociedade, desde 2010, os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos ao Papai Noel.

Para que tudo possa se tornar realidade, os Correios contam com a ajuda de milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Qualquer pessoa pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança.

Motorista banida de aplicativo por combinar viagens não deve ser indenizada

Uma motorista de aplicativo que teve a conta desativada pela plataforma por combinar corridas com passageiros não tem direito a ser indenizada. Tal entendimento foi exposto em sentença proferida no 4º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís. Trata-se de ação movida por uma mulher, em face da Uber do Brasil Tecnologia Ltda, na qual a demandante alegou que atuava na plataforma como motorista independente e que teria sido surpreendida com a sua desativação da plataforma sem justificativa e motivo aparente. Por tal razão, requereu a reativação de seu cadastro, bem como pleiteou a condenação da Uber em danos morais e danos materiais.

A demandada, por sua vez, requereu pela improcedência dos pedidos da autora. “Inicialmente, verifica-se que a inversão probatória com base no Código de Defesa do Consumidor é indevida uma vez que a relação entre o autor, postulante a motorista, e a plataforma UBER, não é de consumo, sendo a empresa um meio de trabalho para a ora

requerente que, na qualidade de motorista, ainda que em potencial, não é destinatário final do serviço prestado pelo aplicativo UBER, mas parceiro comercial que se vale da plataforma digital para auferir lucros”, esclareceu a Justiça na sentença. O Judiciário entendeu que a inversão do ônus probante deveria ser mantida, incidindo em artigo do Código de Processo Civil.

COMBINANDO VIAGENS

“A parte requerida, em defesa, afirmou que a autora teve a conta desativada do

aplicativo por dois motivos (…) Primeiro, em razão da verificação de que ela combinava viagens com usuários (…) Segundo, em razão de alguns relatos de usuários, relatando divergências entre as placas dos veículos e comentários negativos (…) No caso em tela, restou demonstrado pela requerida que a autora teria comprovadamente combinado viagens, prática desconforme com o código de conduta da Uber mencionado na contestação, além da existência de reclamações realizadas pelos

usuários”, observou o Judiciário na sentença.

Para a Justiça, a requerida agiu pautada no exercício regular de um direito e nos princípios da autonomia da vontade e da liberdade contratual, optando por desativar a conta de motorista independente do demandante. “Diante de tudo o que foi demonstrado, há de se julgar improcedentes os pedidos da parte autora”, finalizou a sentença, fundamentando-se em decisões semelhantes proferidas por outros tribunais em casos similares.

A primeira audiência de instrução do médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra, vai ocorrer hoje (12), a partir das 13h. A data foi marcada pelo juiz Carlos Márcio da Costa Cortazio Correa, da 2ª Vara Criminal de São João de Meriti, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

No processo que corre em segredo de Justiça, o anestesista foi denunciado por estuprar uma mulher durante o parto no centro cirúrgico do Hospital da Mulher Heloneida Studart, também em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

A equipe de enfermagem, que acompanhava a cirurgia suspeitou do comportamento de Giovanni Quintela e resolveu fazer o registro do crime por um aparelho celular, que ficou escondido dentro do centro cirúrgico. De posse das imagens, os enfermeiros comunicaram os fatos à chefia do hospital, que acionou a Polícia Civil.

Quintella foi preso em flagrante no dia 10 de julho ainda na unidade hospitalar. Após passar por audiência de custódia, ele teve a prisão convertida em preventiva.

Defesa

No dia 1º de novembro, o juiz Cortazio Correa negou o pedido de liberdade para o médico. De acordo com o TJRJ, entre os pedidos apresentados pela defesa do anestesista, também estavam o reconhecimento da ilegalidade da prova obtida por captação ambiental e, por consequência, de ausência de justa causa em razão da inexistência de indícios da materialida-

de e autoria delitiva. O juiz rejeitou os dois argumentos.

Indiciado

Giovanni Quintella Bezerra foi indiciado no dia 20 de julho deste ano pelo crime de estupro de vulnerável. O inquérito enviado à Justiça foi concluído pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de São João de Meriti, onde ocorreu o crime.

Cinco dias antes, o anestesista virou réu pelo mesmo crime, em decisão do juiz Luís Gustavo Vasques, também da 2ª Vara Criminal de São João de Meriti, que recebeu denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) contra o médico.

Os promotores apontaram na denúncia que “o crime foi cometido contra mulher grávida e com violação do dever inerente à profissão”. O MP pediu ainda que fosse decretado sigilo no processo, para preservar e resguardar a imagem da vítima.

Para o magistrado a denúncia do Ministério Público continha “a exposição dos fatos criminosos, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado, a classificação do crime e o rol de testemunhas”, apontou.

Os promotores, que ofereceram a denúncia, entenderam que Giovanni Quintella Bezerra agiu de forma livre e consciente. “Com vontade de satisfazer a sua lascívia, praticou atos libidinosos diversos da conjunção carnal com a vítima, parturiente impossibilitada de oferecer resistência em razão da sedação anestésica ministrada”, indicaram.

Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2022 comercialatosefatos2@gmail.com www.atosefatos.jor.br ATOS
Justiça 04 Fones: (98) 99617-0542
FATOS

Dívida global permaneceu acima do pré-pandemia em

foi equivalente a quase 60% do aumento de 2020, com a dívida privada caindo mais do que a dívida pública, indica o FMI.

Nos países em desenvolvimento de baixa renda, os índices da dívida total continuaram a aumentar em 2021, impulsionados pela maior dívida privada, aponta o órgão.

A recuperação econômica e o aumento da inflação reduziu a dívida em mais de 10 pontos porcentuais do PIB no Brasil, Canadá, Índia e nos Estados Unidos, mas a dívida real caiu menos devido às necessidades de financiamento do governo e do setor privado, avalia o FMI.

Brasil buscará ser maior exportador de algodão já em 2023,

dizem produtores

O Brasil tem a chance de buscar ao menos uma copa em 2023, a de campeão mundial na exportação de algodão, à medida que prevê um aumento na área plantada, enquanto a pluma dos Estados Unidos deve lidar com uma competição local por área com outros cultivos mais rentáveis, de acordo com avaliações de produtores brasileiros.

Segundo eles, o cenário de liderança brasileira no mercado global poderia se confirmar caso os EUA reduzam algo como 30% do plantio, para dar lugar a lavouras concorrentes como milho, soja e trigo. É um corte drástico, mas não totalmente descartado.

ele, citando o custos de produção 27% mais altos após uma disparada dos valores de insumos em 2022. “Não faremos isso porque precisamos manter os mercados conquistados e a força de trabalho”, completou.

O caminho do algodão seria semelhante ao da soja, mercado em que o Brasil já superou os EUA como maior produtor e exportador há certo tempo, enquanto no milho alguns creem que a exportação brasileira também poderá ganhar liderança em breve, condição que dá mais peso à nação na formação de preço no mundo.

A dívida global permaneceu acima dos níveis pré-pandêmicos em 2021, mesmo após registrar o declínio mais acentuado em 70 anos, ressaltando os desafios para os formuladores de políticas, aponta o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A dívida pública e privada total diminuiu em 2021 para o equivalente a 247% do PIB global, caindo 10 pontos porcentuais em relação ao seu nível máximo em 2020, de acordo com a última atualização do banco de dados da dívida global do FMI.

Em dólares, no entanto, a dívida global continuou a crescer, embora a um ritmo muito mais lento, atingindo um recorde de US$ 235 trilhões no ano passado.

A dívida privada, que inclui obrigações não financeiras corporativas e domésticas, impulsionou a redução geral, diminuindo 6 pontos porcentuais para 153% do PIB, de acordo a contagem única, publicada anualmente desde 2016.

A queda de 4 pontos porcentuais para a dívida pública, para 96% do PIB, foi a maior

queda em décadas, mostra o banco de dados. No entanto, a dívida global permaneceu quase 19% do PIB acima dos níveis pré-pandêmicos no final de 2021, indica o FMI.

A queda da dívida foi maior nas economias avançadas, onde tanto a dívida privada quanto a pública caíram em 5% do PIB em 2021, revertendo quase um terço do aumento registrado em 2020, apontam os dados.

Nos mercados emergentes (excluindo a China), a queda dos rácios da dívida em 2021

Para o organismo, os governos devem adotar estratégias fiscais que ajudem a reduzir as pressões inflacionárias agora e vulnerabilidades da dívida no médio prazo, incluindo a contenção do crescimento das despesas, enquanto protege áreas prioritárias, incluindo apoio aos mais atingidos pelo custo de vida na crise.

Isso também facilitaria o trabalho dos bancos centrais e permitiria aumentos menores em taxas de juros do que seria o caso, avalia o FMI, que lembra que, em tempos de turbulência, a confiança na estabilidade de longo prazo é um bem precioso.

Mercado exportador de cachaça bate recorde em 2022

Após queda nas exportações durante a pandemia, o setor produtor de cachaça já vinha mostrando recuperação em 2021, mas agora tem motivos maiores para comemorar. O setor registra, este ano, um recorde no valor exportado. Foram US$ 18,47 milhões exportados, o maior valor dos últimos 12 anos e 54,74% maior que as exportações de 2021. O levantamento do Comex Stat, o sistema de dados de comércio exterior do governo federal, e compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), traz dados de janeiro a novembro.

Os números se destacam principalmente por serem de um período imediatamente após os piores anos da pandemia da covid-19 e, mesmo assim, trazerem cifras superiores ao período anterior à crise sanitária mundial. Em 2019, por exemplo, foi registrado um valor de exportação de US$ 14,60 milhões. Os números de 2022 superam os de 2019 em aproximadamente US$

4 milhões. Houve ainda um crescimento no volume exportado. Foram 8,6 milhões de litros exportados, um aumento de 30,38%.

Para Carlos Lima, diretor executivo do Ibrac, as boas notícias são resultados da soma de alguns fatores, principalmente o retorno das atividades econômicas após a retração provocada pela covid-19. “Acho que isso se deve a um momento de retomada pós-pandemia. Apesar de termos tido um crescimento no ano passado, a volta efetiva dos bares e restaurantes trouxe um

otimismo no mercado”, disse à Agência Brasil. Lima também atribuiu a retomada dos eventos como um fator de influência nesses números.

Atualmente, a cachaça é exportada para 72 países. Em termos de valor exportado, os principais são os Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Itália, França e Paraguai. Este ano trouxe, inclusive, um aumento significativo na participação de alguns desses países, que até então não estavam entre os principais mercados. Portugal mais que dobrou nos valores de cachaça im-

portada do Brasil e a Itália teve um aumento de 180% nas cifras.

Lima entende que as ações de promoção da cachaça como um produto para exportação também contribuíram. O Ibrac realiza com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) um projeto de promoção de exportação da cachaça. Consiste em ações de promoção da cachaça e com proteção da denominação da cachaça como uma marca.

Micro e pequenas empresas, inclusive, têm sido inseridas no mercado internacional no contexto desse programa. A intenção do Ibrac é aumentar a base exportadora e manter os bons números nos próximos anos. “O Ibrac vem ao longo dos últimos anos investindo em ações de imagem da cachaça e promoção de oportunidade da cachaça. Empresas já investem há alguns anos no mercado internacional, e agora o país está desfrutando disso”, disse Carlos Lima.

A meta da liderança que um dia cotonicultores do Brasil acreditam alcançar pode ser, assim, antecipada. Já que o setor brasileiro diz estar preparado para avançar com a produção no próximo ano apesar de custos mais altos, para não perder mercados da Ásia, especialmente da China, conquistados recentemente.

Enquanto brasileiros estão começando o plantio da temporada 2022/23 (a ser colhida no ano que vem), os americanos estão terminando de colher o produto do mesmo ciclo e se preparando para 2023/24, com colheita no ano calendário de 2023, que deverá ser o campo em que a disputa será travada entre Brasil e EUA.

“Em curto período de tempo, seremos os maiores exportadores. E em um espaço de tempo um pouco maior, seremos também os maiores produtores. Talvez sejamos os maiores exportadores já no ano que vem”, disse o produtor Júlio Cézar Busato à Reuters, antes de passar a presidência da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) para Alexandre Pedro Schenkel, que dirigirá a entidade no biênio 2023-24.

China e Índia disputam cabeça a cabeça a posição de maior produtor global de algodão, segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), enquanto Brasil vem em quarto, com cerca de metade do volume produzido pelos líderes, mas hoje ligeiramente atrás dos americanos, que tiveram problemas climáticos com a safra neste ano.

Na exportação, o Brasil é o segundo atrás dos EUA e prevê aumentar os embarques em mais de 22%, afirmou a Abrapa esta semana, confiante em uma produção próxima de recorde — a maior parte da pluma brasileira é de segunda safra, plantada após a colheita de soja no início de 2023, com Mato Grosso e Bahia puxando a área.

“Tenho certeza que no próximo ano teremos oportunidades. Enquanto os outros vão recuar, nós não vamos recuar”, disse Busato.

A produção da pluma deve crescer 18% em 2022/23, para quase 3 milhões de toneladas, segundo a associação, com uma recuperação da produtividade após alguns problemas climáticos no ciclo anterior, visto que a área plantada deve aumentar pouco mais de 1%.

“Matematicamente, deveríamos encolher a área de algodão”, disse

Segundo análise da empresa de consultoria e gestão de riscos hEDGEpoint Global Markets, a expectativa é de aumento de área de algodão no Brasil frente a 2021/22 e “plantio dentro da janela ideal”, considerando as condições climáticas atuais.

Na análise, o especialista David Silbiger não se alongou sobre o que isso poderia representar para o mercado global. Mas disse que o preço atual deixa o setor nos EUA “perto ou até abaixo do custo de produção, “enquanto as culturas concorrentes apresentam melhores possibilidades de margem”.

“Assim, embora seja cedo para quantificar quanto de área o algodão irá de fato perder (nos EUA), fica claro que esta cultura já começa em desvantagem”, declarou, citando que a fibra sofre a concorrência do milho, soja, amendoim, arroz e trigo.

China é “avenida aberta”

A cultura de algodão é das mais demandantes em investimentos, com uma colheitadeira custando cerca de 7 milhões de reais, e tais equipamentos precisam se pagar, o que também explica o fato de muitos produtores brasileiros se manterem fiéis à pluma para honrar os compromissos financeiros.

Para tempos bicudos, Busato cita a competitividade do algodão do Brasil, que conseguiria, segundo ele, o dobro da produtividade dos EUA, além de contar com certificações de qualidade e rastreabilidade, um diferencial que o concorrente do norte não tem na escala do produto brasileiro.

No campo externo, o Brasil já exportou mais de 700 mil toneladas para a China (em 2020/21), tanto quanto consome internamente, mas também embarca grandes volumes especialmente para países asiáticos, como Vietnã, Bangladesh, Paquistão, Indonésia e Malásia, além de Turquia.

Busato lembrou que na guerra comercial entre EUA e China, que teve o ápice há cerca de três anos, os chineses, taxados pelos norte-americanos, “abriram uma avenida (de mercado aos brasileiros)”, e entramos com um tratorzão de 500 cavalos”. E agora este mercado precisa ser mantido.

Segundo Schenkel, novo presidente da Abrapa, o país é o único que tem condição de atender a demanda adicional de algodão nos próximos anos, pois outros concorrentes teriam limites de terras para avançar. Além disso, disse ele, o Brasil “tem a vantagem de não ser inimigo de ninguém”.

“A receptividade que temos tido nas viagens à Ásia é sempre muito positiva.”

2021, a 247% do PIB, diz FMI
Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2022 comercialatosefatos2@gmail.com www.atosefatos.jor.br ATOS FATOS Economia 05 Fones: (98) 99617-0542

Conmebol propõe que Brasil troque 3 estrelas da camisa por corações para homenagear Pelé

na Copa de 2022.

De acordo com a Conmebol, centenas de pessoas se reuniram neste domingo (11) na Conmebol Tree Of Dreams em Doha, Catar, para prestar homenagem ao craque.

O brasileiro Fernando Sarney, representante da Conmebol junto à Fifa, disse que Pelé é uma inspiração, um exemplo e um símbolo do Brasil. “Muito emocionante esta homenagem neste momento, enquanto se joga uma Copa do Mundo, o torneio que fez dele o Rei do futebol”, disse.

Pelé segue internado

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) propôs à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a troca de três estrelas da camisa do Brasil por corações, em homenagem ao ex-jogador de futebol Pelé, que participou de três títulos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais.

A Seleção Brasileira é a única a ter cinco estrelas na camisa oficial, e cada uma corresponde

a um título do Brasil no maior evento futebolístico do mundo.

“A Conmebol propõe à CBF que Pelé viva sempre na camisa de todos nós que amamos o futebol, que troque três de suas cinco estrelas por três corações, para que todos saibam que, embora não tenha sido o único arquiteto dos três campeonatos mundiais, foi com ele que nasceu o ‘jogo bonito'”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

mento, conhecido como Pelé, participou das vitórias do Brasil nos anos de 1958, na Suécia; 1962, no Chine; e 1970, no México. Considerado o “Rei do Futebol”, é o único jogador do mundo a ter conquistado três títulos mundiais.

O jogador é o maior artilheiro da Seleção Brasileira, junto de Neymar, de acordo com a contagem da Fifa. Ambos marcaram 77 gols com a camisa do Brasil. Neymar atingiu a marca no último jogo contra a Croácia,

Pelé completou doze dias internado neste domingo (11). Ele continua recebendo cuidados médicos no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

No último boletim, divulgado na terça-feira (6), os médicos disseram que Pelé segue tendo evolução no quadro de saúde e apresenta melhora progressiva do estado geral, em especial da infecção respiratória, que está sendo tratada com antibióticos.

Aos 82 anos, Pelé foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein em 29 de novembro para uma reavaliação do tratamento de quimioterapia do câncer de colón.

Tristeza permanece na chegada de seleção ao Brasil

Parte da delegação brasileira de futebol já está no país após participar da Copa do Mundo do Catar. Na última sexta-feira (9) a seleção perdeu para a Croácia nos pênaltis e foi eliminada nas quartas de final da competição.

Carlo Ancelotti: conheça o italiano técnico

do Real Madrid cotado por Ronaldo para seleção

Sempre me deu a confiança que preciso, os esporros que preciso também no momento certo. É como um pai pra mim, dá o carinho e a responsabilidade”, descreveu o jogador da seleção.

“Faz isso comigo e com todos os jovens. O Ronaldo sempre fala que foi o melhor treinador dele, pela parte tática, técnica e também por saber lidar com grandes jogadores”.

Meio-campista de grande criatividade e capacidade técnica, Ancelotti ganhou notoriedade atuando na Roma ao lado dos brasileiros Falcão e Toninho Cerezo, vencendo o Campeonato Italiano da temporada 1982/83 e erguendo quatro vezes o troféu da Copa da Itália.

Também foi multicampeão pelo Milan, sendo bicampeão da Liga dos Campeões. Também esteve no elenco da seleção italiana que ficou com o terceiro lugar na Copa de 1990

Sua carreira como técnico não foi algo planejado e começou de forma despretensiosa. Enfrentando sérios problemas de lesão no joelho no Milan comandado pelo histórico técnico Arrigo Sacchi, já cami-

nhava para o fim da vida nos gramados.

Foi então que acabou convidado pelo próprio Sacchi a acompanhá-lo na seleção italiana, para onde estava indo. Mas não seria no papel de jogador e, sim, como assistente.

“A sugestão de Arrigo (Sacchi) foi uma revelação para mim. Pela primeira vez, eu me vi no banco de reservas e, confesso, gostei da ideia. Na mesma hora, vi como uma grande oportunidade”, conta no livro “Carlo Ancelotti: The Beautiful Game of an Ordinary Genius”, lançado em 2010.

Ancelotti ficaria mais uma temporada como jogador do Milan e a relação difícil com o técnico Fabio Capello só ace-

lerou seu processo de despedida dos gramados e entrada na nova fase da carreira.

O treinador tem admiradores por toda parte e um deles é o próprio Tite, que o tem como inspiração. O treinador brasileiro passou oito dias em Madri, na primeira passagem do italiano pelo principal clube da capital, e total abertura entre os dois para falar de futebol.

“Aquilo foi marcante. Ele fez questão de me explicar todas as posições/funções dos atletas, quais as liberdades que concedia a cada um, como a equipe atuava com seis, às vezes sete jogadores, nas ações ofensivas, como posicionava Cristiano Ronaldo para tirar o melhor dele, os

gráficos de posicionamento nas bolas paradas, enfim, um minucioso material sobre a organização de sua equipe”, conta o treinador brasileiro no prefácio do livro “Carlo Ancelotti: Liderança Tranquila”.

Recentemente, o técnico conquistou o seu segundo título da Liga dos Campeões com o Real Madrid. Ele conquistou a competição outras duas vezes com o Milan.

Tanto pela equipe italiana quanto pela espanhola possui um título de liga nacional cada, também alcançado na Inglaterra (Chelsea), Alemanha (Bayern) e França (PSG). Ao todo, são 24 taças conquistadas em 27 anos de carreira

Apesar dos rumores na seleção brasileira, Ancelotti cogita se aposentar após o fim do seu contrato com o Real Madrid, em 2024.

“Depois desta passagem pelo Real Madrid, provavelmente vou me aposentar. Mas, se o Real me quiser aqui por mais dez anos, vou treinar o time por mais dez anos”, disse o treinador, em entrevista à plataforma Prime Video, sem descartar assumir uma seleção. “Sim, poderia haver, mas é prematuro falar sobre isso agora.”

Pelas redes sociais, jogadores brasileiros expressaram a frustração pelo fim do sonho do hexa enquanto desembarcavam no Brasil. Um deles foi Neymar. O craque do escrete canarinho, que enfrentou uma lesão no tornozelo durante a Copa, considerou que a eliminação veio quando o título estava “tão perto”. “Em solo brasileiro… Ainda dói muito a derrota, estávamos tão perto, tão perto. Infelizmente ou felizmente eu ainda não aprendi a perder. As derrotas me fortalecem, mas elas me machucam demais e eu ainda não me acostumei com isso”, disse o camisa 10 do time.

Também pelas redes sociais, Vinicius Júnior lamentou a eliminação no que chamou de “pior dia da vida”. “Chorei no campo, chorei no vestiário,

chorei sozinho no avião, chorei ao chegar em casa e chorarei sempre que me vier à cabeça o quão perto estávamos… O pior dia da minha vida, sem dúvidas. Estou tão triste”, postou o atacante do Real Madrid, que também pediu desculpas ao país.

Desembarque da delegação

No desembarque da delegação, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, apenas Everton Ribeiro falou com a imprensa. O tom era de desencanto e lamentação. “Todo mundo frustrado, triste. A gente não esperava. Estávamos muito confiantes de chegar na final, de sermos campeões. O trabalho tava (sic) sendo feito pra isso, estava caminhando bem. Infelizmente, num jogo em que sofremos um chute no gol… acabamos perdendo nos pênaltis. Mas futebol é assim, a gente tem que saber que o trabalho foi bem feito. Infelizmente não foi com o resultado que queríamos, que era sermos campeões. O Brasil merecia”, disse o meio-campo do Flamengo.

Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2022 comercialatosefatos2@gmail.com www.atosefatos.jor.br
Esporte 06 Fones: (98) 99617-0542
ATOS FATOS

ATOS FATOS

Escolas da Rede Estadual conquistam ouro na MOBFOG 2022

Os investimentos em educação no Maranhão têm possibilitado a Escolas da Rede Estadual de Ensino a obtenção de resultados expressivos em competições nacionais. A mais recente conquista foi durante a 35ª Jornada de Foguetes, na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes, realizada na última semana, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, onde os Centros Educa Mais Profª. Maria Pinho (São Luís); Colégio Militar Tiradentes I; Dom Ungarelli (Pinheiro); e CE Deputado Luís Rocha (Santa Helena) conquistaram medalhas de ouro.

A competição é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), por meio da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e pela MOBFOG, que são as principais competições da área, no país.

A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, recebeu os estudantes do Centro Educa Mais Maria Pinho, e destacou a importância das conquistas dos estudantes do Maranhão em uma competição de nível nacional. “Com alegria que recebemos os estudantes vitoriosos em mais uma competição nacional, e isso reafirma o compromisso do governador Carlos Brandão com a continuidade de ações que dão visibilidade às boas práticas das escolas públicas do Maranhão e protagonizam a juventude”, ressaltou.

O Centro Educa Mais Profª Maria Pinho foi o grande destaque da competição. Além da conquista na categoria do ouro, a escola também foi contemplada com o 1° Lugar na Classificação Geral, entre as 70

equipes participantes de todo o Brasil. Na prova de lançamento de foguetes, ficou em 1° lugar (com o alcance de 310 metros); e 3° lugar (270 metros).

Nesta competição, foram 9 medalhas de ouro conquistadas, além de 2 troféus na Categoria Campeão. Em 2019, a escola também conquistou medalha de ouro na MOBFOG.

A equipe do Maria Pinho foi formada pelos professores Sandra Eloi Ferreira e Francino Oliveira Neto e pelos estudantes: Gabriel Vicente Sousa (17 anos), Marcos Vinicius Garcês (17 anos), Iury Kauê Garrido (16 anos), Ghabryel Henrique (18 anos) e Renato Romero (19 anos).

“Queremos agradecer especialmente o governador Carlos Brandão e a secretária de Educação, Leuzinete Pereira, por nos proporcionar esse momento e possibilitar essa conquista, onde diversos estados participaram e o Maranhão obteve um excelente resultado”, agradeceu o estudante Renato Romero.

“Estimular nossos jovens a participar de uma competição como a Jor -

nada Brasileira de Foguetes impulsionam nossas esperanças na construção de um futuro melhor, pois significa desenvolver nos alunos o princípio investigativo e experimental, fomentando a pesquisa científica e o desenvolvimento de futuros pesquisadores em nosso estado”, enfatizou a professora do Centro Educa Mais Profª Maria Pinho, Sandra Eloi.

Mais

lente resultado na Mostra. Conquistou a medalha de ouro e o troféu de Escola Campeã, na competição de Lançamento de Foguetes, atingindo 198,5m.

“Parabenizamos essa brilhante equipe que representou muito bem a nossa Escola, o munícipio de Santa Helena e o Estado do Maranhão, pois superou todas as dificuldades e adversidades para ir tão longe ganhar a tão sonhada medalha de ouro”, expressou o gestor geral da escola, Jorge Emanuel Meneses.

Ainda na Baixada Maranhense, o Centro de Educa Mais Dom Ungarelli, em Pinheiro, também foi destaque na 16ª MOBFOG. A equipe, formada pelos estudantes Miguel Santana Braga e Matheus Cauã Azevedo Ribeiro, e pelos professores Ataide Alexandre Rodrigues e Danielle Sabor Fróis, conquistou o ouro na categoria Nível 04.

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO ALEGRE DO MARANHÃO CNPJ: 01.612.326/0001-32

AVISO DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO N° PE SRP-023/2022 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 087/2022- CPL/MA. A Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Maranhão - MA, torna público aos interessados que às 09h00min do dia 28 de dezembro de 2022, realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônica, do tipo MENOR PREÇO, em regime de empreitada por preço unitário, tendo por objeto o REGISTRO DE PREÇOS PARTA FUTURA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE CERTAS BÁSICAS para o Município de Alto Alegre do Maranhão/MA, na forma da Lei Federal nº 10.520/2002 e da Lei Complementar nº 123/2006, subsidiariamente na Lei Federal nº 8.666/1993 e demais normas regulamentares pertinentes à espécie. O Edital e seus anexos poderão ser obtidos na Sala da Comissão Permanente de Licitação de segunda a sexta das 09:00 às 12:00 horas ou no endereço eletrônico de compras oficial da Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Maranhão -MA (http://licitacao.altoalegredomaranhao.ma.gov.br), e, ainda, em caso de problemas no site acima, poderão ser solicitados através do e-mail cpl.altoalegrema@gmail.com, em dias úteis das 09:00 às 18:00. Alto Alegre do Maranhão/MA, 12 de dezembro de 2022. Diógenes Dos Santos MeloPregoeiro Oficial.

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO ALEGRE DO MARANHÃO CNPJ: 01.612.326/0001-32

AVISO DE CANCELAMENTO DE LICITAÇÃO

AVISO DE CANCELAMENTO DE LICITAÇÃO: PREGÃO ELETRÔNICO N° PE SRP-023/2022

A Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Maranhão - MA, torna público aos interessados que o Pregão Eletrônico SRP Nº 023/2022 tendo por objeto o Registro de Preços da REGISTRO DE PREÇOS

PARTA FUTURA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE CERTAS BÁSICAS publicado no Jornal de Grande circulação (ATOS E FATOS), no DOM (Diário oficial do Município) e Mural da Prefeitura, o pregão eletrônico acima citado que seria às 09h00min do dia 12 de dezembro de 2022, ficou CANCELADO, na forma da Lei Federal nº 10.520/2002 e da Lei Complementar nº 123/2006, subsidiariamente na Lei Federal nº 8.666/1993 e demais normas regulamentares pertinentes à espécie. O Edital e seus anexos poderão ser obtidos na Sala da Comissão Permanente de Licitação de segunda a sexta das 09:00 às 12:00 horas ou no endereço eletrônico de compras oficial da Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Maranhão -MA (http://licitacao.altoalegredomaranhao.ma.gov.br), e, ainda, em caso de problemas no site acima, poderão ser solicitados através do e-mail cpl.altoalegrema@gmail.com, em dias úteis das 09:00 às 18:00. Alto Alegre do Maranhão/MA, 12 de dezembro de 2022. Diógenes Dos Santos Melo - Pregoeiro Oficial.

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DAS SELVAS CNPJ: 01.612.668/0001-52

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 032/2022

campeões

O Colégio Militar Tiradentes I também recebeu medalha de ouro na Jornada de Foguetes 2022, com o 2º melhor em lançamento, com 292,9 m. A equipe foi formada pelos estudantes Aline Rebeca Araújo Barroso, Gabrielle Ribeiro Silva, Hanna Carolina Araújo Abreu e o Prof. Sd. PM Uanser Mendonça Ezeanowai (subcoordenador da Olimpíada na Escola).

Outra conquista foi da equipe do CE Deputado Luís Rocha, localizado no município de Santa Helena, composta pelos alunos Marcos Vinícius, Adriele de Jesus e Thiago Amaral, pelo professor Vinícius Sá, e pela gestora adjunta Clélia Regina, teve um exce-

Ao tomar conhecimento da conquista, a direção da escola destacou o empenho da equipe e a importância do incentivo que o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vem dando à Ciência.

“Aproveitamos para saudar toda a equipe de gestores, professores, técnicos, alunos e todos que participaram diretamente ou indiretamente para a conquista desta importante honraria. Aproveitamos para agradecer ao nosso governador Carlos Brandão, por dar autonomia à nossa secretária Leuzinete Pereira da Silva para incentivar a pesquisa científica no nosso estado”, destacou Ferdinand Ribeiro Borralho, gestor geral da escola.

Escola para cientistas tem inscrições abertas para curso superior

Inaugurada no ano passado, a Ilum Escola de Ciência, em Campinas, no interior paulista, está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de bacharelado em ciência e tecnologia. O curso, que é gratuito, tem duração de três anos em período integral. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de dezembro pelo site do curso.

vagas e metade delas será destinada a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Todos os alunos aprovados terão direito à moradia, alimentação e a transporte gratuitos. A escola ainda oferece curso de inglês e um laptop para cada estudante para uso pessoal durante o período em que estiver no curso.

Para se inscrever, o candidato deverá escrever

um texto de até 3 mil caracteres contando por que quer estudar ciências na Ilum. No processo de seleção, que continuará em fevereiro, também será preciso enviar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e comprovantes de medalhas conquistadas em olimpíadas de ciência. Após isso, ainda haverá uma etapa de entrevista individual. Segundo a Ilum, serão aprovados aqueles

que obtiverem melhor pontuação em todas as fases.

Esta será a segunda turma da escola, que faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A escola conta com financiamento do Ministério da Educação. No ano passado, 943 estudantes se inscreveram no processo seletivo da Ilum.

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus das Selvas/MA, através da Comissão Permanente de Licitação torna público para conhecimento dos interessados, que fará realizar, sob a égide do Decreto nº 10.024/19 e subsidiariamente as disposições da Lei 8.666/93 e suas alterações posteriores, Licitação na modalidade Pregão na sua forma Eletrônico, do tipo Maior lance ou oferta, sob o Regime de empreitada por preço global, objetivando: contratação de instituição financeira pública ou privada, para a prestação de serviços de gerenciamento de créditos provenientes da folha de pagamento dos servidores públicos da Prefeitura Municipal de Bom Jesus das Selvas/MA, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no instrumento convocatório. ABERTURA: 26 de dezembro de 2022, às 08h00min, através da plataforma: https://www.licitanet.com.br/, demais informações no e-mail cpl@bomjesusdasselvas.ma.gov.br Bom Jesus das Selvas/MA, 09 de dezembro de 2022. Victor Marques da Silva Alves - Pregoeiro.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BENTO CNPJ nº 062142580001-77

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 53/2022-CPL-SRP - OBJETO: Registro de Preços para futura e eventual Contratação de empresa para fornecimento de materiais e equipamentos permanentes, para atender as necessidades do Município de São Bento-MA. ABERTURA: Data para cadastro de propostas a partir das 08:00 horas do dia 14/12/2022, Data para abertura de propostas e início dos lances a partir das 08:00 horas do dia 26/12/2022, horário de Brasília/DF, local https://licitanet.com.br/. TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço. OBTENÇÃO E CONSULTA DE EDITAL: O Edital e seus anexos estão à disposição dos interessados na Comissão Permanente de Licitação-CPL, no Prédio da CPL de São Bento, de 2ª a 6ª feira, no horário das 8:00 às 12:00h. O Edital poderá ser consultado gratuitamente no portal da transparência, ou no site do Licitanet, os esclarecimentos poderão ser realizados através do email:cplsaobento@hotmail.com. São Bento -MA, 12 de dezembro de 2022. DANIEL SACRAMENTO DOS SANTOS FILHO – Pregoeiro.

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 54/2022-CPL-SRP - OBJETO: Registro de Preços para futura e eventual Contratação de empresa para fornecimento de equipamentos e suprimentos de informática, para atender as necessidades do Município de São Bento-MA. ABERTURA: Data para cadastro de propostas a partir das 08:00 horas do dia 14/12/2022, Data para abertura de propostas e início dos lances a partir das 14:00 horas do dia 26/12/2022, horário de Brasília/DF, local https:// licitanet.com.br/. TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço. OBTENÇÃO E CONSULTA DE EDITAL: O Edital e seus anexos estão à disposição dos interessados na Comissão Permanente de Licitação-CPL, no Prédio da CPL de São Bento, de 2ª a 6ª feira, no horário das 8:00 às 12:00h. O Edital poderá ser consultado gratuitamente no portal da transparência, ou no site do Licitanet, os esclarecimentos poderão ser realizados através do email:cplsaobento@hotmail.com. São Bento -MA, 12 de dezembro de 2022. DANIEL SACRAMENTO DOS SANTOS FILHO – Pregoeiro.

Serão oferecidas 40
Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2022 comercialatosefatos2@gmail.com www.atosefatos.jor.br
Educação 07 Fones: (98) 99617-0542

Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2022 comercialatosefatos2@gmail.com www.atosefatos.jor.br

Tiroteio deixa duas pessoas mortas e uma ferida em Colinas

segundo a polícia também estava envolvido nessa briga. O Maurílio recebeu um dos disparos, chegou a ser socorrido e levado para um hospital da cidade. Ele foi transferido para um hospital em Presidente Dutra, onde passou por um procedimento cirúrgico, onde se encontra em estado estável.

Polícia fala sobre crime que tirou vida do casal de rifeiros na Bahia

Um tiroteio ocorrido no fim de semana deixou duas pessoas mortas e uma ferida na cidade de Colinas, a 446 km de São Luís.

Segundo testemunhas, uma confusão generalizada teve início por volta da 00h30 de sábado (10). Tudo aconteceu no complexo da Beira-Rio, que envolve uma praça de eventos que costuma reunir muita gente, principalmente, no fim de semana.

Estava havendo uma festa e diversas barracas, onde havia muita gente. Houve essa confusão, teve início uma briga. Imagens que circulam nas redes sociais feitas por aparelhos

celulares mostram pessoas iniciando uma briga e pessoas assustadas.

A Polícia Militar foi solicitada e atendeu a ocorrência, foi até local para tentar intervir nessa confusão. Entre essas pessoas estava Yago Castro, que foi identificado pela polícia como o autor dos disparos. Ele estava nessa briga com uma das vítimas identificado como Maciel Nascimento, de 27 anos.

Depois dos socos o Yago foi até o carro dele, segundo testemunhas, apanhou uma arma de fogo e voltou atirando contra a multidão, onde estava Maciel e também outras pessoas. Dos seis dispa-

ros efetuados pelo Yago, três deles atingiram o Maciel. O Maciel ainda chegou a correr ferido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo dele foi encontrado uma hora e meia depois caído em uma rua próxima ao local.

Um dos disparos ainda acertou a Dediane Silva, de 36 anos. Ele estava em uma mesa muito próxima, onde tudo estava acontecendo. Durante a correria um dos disparos atingiu Dediane, que morreu no local.

Uma terceira pessoa também foi atingida e ficou ferida. A vítima foi identificada como Maurílio Nascimento, que é irmão do Maciel, que

A Polícia Militar fez diligências na região na tentativa de localizar o autor dos disparos, que fugiu logo após a ação criminosa com a arma. Ele fugiu em um carro. Na mesma noite a polícia prendeu Leandro da Silva Sousa, que também foi uma das pessoas identificadas pelos populares como um dos instigadores da própria confusão.

De acordo com informações da polícia, Yago Castro ele trabalhava na compra e venda de veículos e a confusão teria sido ocasionada por cobrança de uma dívida.

Policiais do 33º Batalhão da Polícia Militar de Colinas, juntamente com policiais das cidades de Paraibano, Jatobá, Mirador, Fortuna, São Domingos e Buriti Bravo foram acionadas para apoiar na ação. O caso está sendo investigado pela Delegacia Regional de Presidente Dutra.

Quadrilha tenta roubar carro de PM e suspeito acaba baleado em São Luís

O duplo homicídio que tirou a vida do casal de rifeiros, Rodrigo da Silva Santos, de 33 anos, e Hynara Santa Rosa da Silva, 39, se apresentam nas redes sociais como Digony e Naroka, respectivamente, ainda permanece sem novos desdobramentos por parte da 33ª Delegacia Territorial (DT) de Monte Gordo, segundo informações da Polícia Civil ao BNews.

Contudo, em nota, a polícia informou que o casal foi atingido por disparos de arma de fogo, na região de Barra do Jacuípe, em Camaçari, no Litoral Norte baiano, neste domingo (11). Equipes do Serviço de Local de Crime de Homicídio (Silch/RMS) realizaram os levantamentos iniciais e expediram as guias periciais e de remoção.

“A autoria e a motivação ainda são desconhecidas”, completou a nota.

O caso

Um casal de rifeiros baianos foi morto a tiros na tarde deste domingo (11), em um condomínio, em Barra do Jacuípe, Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Rodrigo da Silva Santos, de 33 anos, e Hynara Santa Rosa da Silva, 39, se apresentam nas redes sociais como Digony e Naroka, respectivamente. Ambos acumulavam milhares de seguidores em suas re-

des sociais, onde momentos de descontração antes do crime foram compartilhados.

A imagem do marido e mulher mortos, um ao lado do outro, passou a ser compartilhada em grupos de trocas de mensagem no final da tarde. Nela é possível ver que as vítimas estão com os mesmos trajes que aparecem horas antes curtindo um dia de sol e praia ao lado de amigos.

Horas antes do duplo homicídio, Digony fez uma sequência de stories anunciando suas rifas, ao lado de um amigo, à beira mar e no comando de um jetski. Já a sua mulher, no sábado (10), compartilhou vídeos em que apareceu chorando e afirmando que estava triste por ter se lembrando de alguns momentos da sua adolescente, e de quanto o tempo foi capaz de afastá-la de pessoas especiais. O casal de rifeiros baianos deixa dois filhos.

O Bnews entrou em contato com a Polícia Civil, que informou que a 33ª Delegacia Territorial/Monte Gordo vai investigar o crime. Equipes do Serviço de Invesitgação de Local de Crime da região “realizaram os levantamentos iniciais e expediram as guias periciais e de remoção”. Ainda segundo a polícia, a autoria e a motivação ainda são desconhecidas.

Na noite deste sábado (10), dois homens foram presos e um adolescente foi apreendido por suspeita de assalto na região da Chácara Itapiracó, em São Luís.

Segundo a polícia, o caso aconteceu por volta das 22h, quando quatro pessoas anunciaram um roubo na Avenida 4, Chácara Itapiracó, onde

um carro seria levado. No entanto, a vítima era um policial militar de folga, que reagiu e atingiu um deles com um disparo.

Após a reação do policial, dois dos quatro assaltantes acabaram presos e outros dois fugiram, mas um acabou localizado na Vila Jerusalém e também foi preso. Ao final, portanto, apenas um acabou

fugindo, mas o policial conseguiu apreender os seguintes materiais:

Dois celulares

Munição calibre 38

Duas armas artesanais de fabricação caseira

Uma carteira

Uma mochila com roupas

Dentre os presos havia um homem, de 21 anos, além de um adolescente

de 17 anos, que possui registros de ao menos 12 crimes nos últimos três anos, sendo a maioria por dano e assalto a mão armada.

O terceiro preso, que foi baleado, tem 25 anos e precisou ser internado no hospital Socorrão II, onde passou por cirurgia. Contra ele havia o registro de um mandado de prisão pelo crime de roubo qualificado.

ATOS
Polícia 08 Fones: (98) 99617-0542
FATOS

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.