

O diagnóstico da infec ção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. O vírus conta com um período de incu bação prolongado antes do surgimento dos primeiros sintomas, o que pode atra sar a detecção.
Quando um vírus inva de o organismo, ele adere às células humanas com o objetivo de se instalar e produzir inúmeras cópias de si mesmo – quanto mais cópias o vírus produz, maior é a carga viral no orga nismo. No caso do HIV, o alvo principal são células de defesa chamadas linfó citos T-CD4+, conhecidas comumente como glóbulos brancos.
Os medicamentos antir retrovirais impedem justa mente o processo de repli cação viral no organismo humano. Ao bloquear a pro dução de novas cópias do vírus, o tratamento age na redução da carga viral no sangue.
Cerca de 1% das pesso as vivendo com HIV mantêm o controle da carga viral baixa, em limite inferior ao da detecção pelos ensaios utilizados rotineiramente, sem a realização do trata mento: são os chamados controladores de elite.
Hipóteses explicam o controle natural da infecção
As razões exatas pelas quais um grupo pequeno de pessoas consegue controlar
a infecção pelo HIV natural mente ainda permanecem desconhecidas.
A médica infectologista Rosana Richtmann, do Hos pital Emílio Ribas, de São Paulo, explica que os con troladores de elite apresen tam contagem de linfócitos T-CD4 estável, carga viral indetectável (inferior a 50 cópias/ml) e, clinicamente, não manifestam sintomas característicos da infecção.
“São poucos pacientes, porém privilegiados por que eles conseguem sem trata mento, sem uso de antirre troviral, deixar a carga viral abaixo de 50 cópias por ml. Isso é praticamente uma carga viral indetectável”, explica.
A especialista ressalta que os casos são raríssimos e que embora o vírus não seja detectado no sangue, a infecção pode ser identifica da através do teste de soro logia, que revela a presença
de anticorpos específicos contra o HIV no organismo.
“Eles conseguem con viver naturalmente com o vírus de forma excelente. A maioria deles não evolui para a doença, para a Aids. Porém, existe uma porcen tagem que pode evoluir para a doença, seja por um desbalanço imunológico, que pode acontecer com o tempo, oito ou dez anos depois, ou seja por alguma infecção outra”, diz.
Rosana acrescenta que a recomendação aos pa cientes é de que seja rea lizado o acompanhamento periódico do quadro clínico.
“Mesmo que o paciente seja definido como um con trolador de elite, o que é uma raridade, uma exceção à regra, importante deixar isso muito claro, ele precisa de acompanhamento médico por que a gente não sabe em qual momento ele pode precisar de algum tratamen
to”, destaca.
Um estudo publicado no periódico Brazilian Jour nal of Infectious Diseases aponta que o controle viral pode estar associado a uma capacidade aumentada des ses indivíduos de combater a infecção, seja por terem células do sistema imuno lógico com função ampliada ou por herança genética, como mutações que apri moram o combate ao vírus.
“A existência de indiví duos capazes de controlar naturalmente a infecção re presenta uma oportunidade para explorar quais recursos do sistema imunitário per mitem tal controle, fornece informações sobre as dinâ micas vírus hospedeiro e revelam um possível alvo de novos fármacos ou vacinas, fator ainda não completa mente esclarecido”, afirmam os pesquisadores da Univer sidade São Francisco (USF) no artigo.
Segundo Rosana, o es tudo científico dos casos de controladores de elite pode abrir caminhos para desco bertas importantes sobre a infecção pelo HIV.
“Quanto mais conse guirmos estudar a genética desse paciente, como os receptores ou ausência de receptores desses pacien tes, abre-se um imenso caminho na ciência para futuros tratamentos e para busca pela cura em relação ao HIV”, afirma.
O Brasil registrou 7.332 casos e 15 mortes por co vid-19 em 24 horas, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo (4). Desde o início da pandemia, foram registrados 35,37 mi lhões de casos e 690.124 óbitos.
O número de pessoas que se recuperaram da doença é de 34,25 milhões de pessoas, o que representa 96,8% dos infectados. Há ainda 427.342 casos em acompanhamento.
O boletim deste domingo não trouxe dados atualizados da Bahia, do Distrito Fede ral, do Maranhão, do Minas Gerais, do Mato Grosso do
Sul, do Mato Grosso, de Per nambuco, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, de Roraima, de São Paulo e do Tocantins.
Estados.
Em relação ao número de casos, a maior incidência foi
em São Paulo (6,2 milhões), Minas Gerais (3,9 milhões) e Paraná (7,8 milhões). Os menores números estão no Acre (154.710), em Rorai ma (179.519) e no Amapá (181.738).
São Paulo é o estado com
o maior número de mortes, com 176.356, seguido por Rio de Janeiro (76.143) e Minas Gerais (63.995). Os menores índices estão no Acre (2.032), Amapá (2.165) e em Roraima (2.177).
Segundo o Ministério da Saúde, foram aplicadas até agora 494,43 milhões de doses de vacina. Desse total, 181,05 milhões são de primei ra dose, 163,51 de segunda dose e 5,02 milhões de dose única.
A dose de reforço teve 101,5 milhões de aplicações; a segunda dose de reforço, 38,41 milhões e a dose adi cional, 4,91 milhões.
Com o objetivo de am pliar a cobertura vacinal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou mais uma estratégia para avançar na vacinação dos maranhenses. No último fim de semana, as praças Deodoro e Dom Pedro II, no Centro de São Luís, contaram com tendas da Vacinação de Natal para imunização contra a Co vid-19 e a Influenza. Os dois dias de ação contabi lizaram quase 200 atendi mentos.
A ação aconteceu em meio a programação do “Natal do Maranhão - o maior da nossa história”, realizada pelo governador Carlos Brandão e, dessa forma, atraiu o público que acompanhou os desfiles e apresentações natalinas para as tendas de vaci nação.
A chefe do Departa mento de Epidemiologia da SES, Mayrlan Ribeiro Avelar, destacou o empe nho do Governo do Estado em aumentar a cobertura vacinal no Maranhão.
“Fizemos a oferta de vacinas para o público a partir dos seis meses até a fase adulta e estamos trabalhando para que essa cobertura aumente e que tenhamos a nossa popula ção protegida. Lembrando que a prevenção ainda é o melhor remédio, a vacina é de graça e está disponível na nossa rede SUS”, refor ça Mayrlan Ribeiro Avelar.
A tenda da Vacinação de Natal facilita mais o acesso da população às vacinas e incentiva a atuali zação das doses de reforço
e da vacinação infantil con tra a Covid-19. Atualmente, o Maranhão tem doses disponíveis para crianças a partir de 6 meses de idade e adultos acima de 18 anos devem estar com a quarta dose em dia.
A autônoma Kely de Sousa, 33 anos, estava passando pela Praça De odoro e aproveitou para receber a sua terceira dose da vacina contra a Co vid-19. “A vacina é muito importante para evitar mais mortes por essa doença. Essa ação é um incentivo para a população, que passa por aqui, seja para fazer compras ou assistir às apresentações de Natal. Eu estava sem tempo de ir a um posto de saúde e aproveitei para me vacinar aqui”, comentou.
O almoxarife Wellington Donh Honório de Lima, 30 anos, que estava acom panhado da família para assistir às apresentações de Natal, também tomou a terceira dose da vacina contra a Covid-19 e desta cou a importância da ação. “Essa iniciativa do Governo foi muito boa, pois tem muita gente que perdeu a data da vacinação e aqui no meio desse momento de lazer pode tirar cinco minutos do seu tempo para vacinar”, elogiou.
As tendas da Vacinação de Natal voltam com o seu atendimento no próximo fi nal de semana, das 17h às 20h. Para vacinar é neces sário apenas apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e cartão de vacinação ou aplicativo ConecteSUS
www.atosefatos.jor.br jornalatosefatos@yahoo.com.br comercialatosefatos2@gmail.com comercialatosefatos@hotmail.com
O senador Alexandre Sil veira (PSD-MG) será o rela tor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Estouro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A análise da proposta no colegiado vai começar nesta terça-feira (6), a partir das 9h30.
O presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União Bra sil-AP), decidiu marcar a reunião no colegiado após conversas ao longo da ma nhã desta segunda (5) com o presidente do Senado, Ro drigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários do Parlamento.
Silveira é um dos se nadores mais próximos de Rodrigo Pacheco e é cotado para ser o futuro ministro da Infraestrutura no próximo governo Lula. Ele tentou garantir mais oito anos como senador nas eleições de ou tubro, mas perdeu a disputa.
No entanto, Silveira é visto como uma peça impor tante nas articulações em Minas Gerais que garantiram a vitória de Lula em cima do atual presidente da Repú blica, Jair Bolsonaro (PL), no estado.
A PEC do Estouro, ideali
zada pelos aliados do presi dente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para viabilizar o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600, já tem uma sinalização positiva de apoio de partidos que somam 54 senadores. O número é maior do que o necessário para a aprovação de uma PEC no Senado Federal.
Para que uma PEC seja aprovada na Casa Alta do Congresso, é preciso que a proposta tenha ao menos 49 votos (correspondentes a mais de 3/5 do total de cadeiras do Senado).
Há partidos que também indicam que podem apoiar a proposta, mas aguardam as negociações sobre mu danças em relação ao texto antes de adotar um posicio namento. Se aprovada pela CCJ, a proposta precisa pas sar pelo plenário do Senado.
A PEC tem o objetivo de retirar o Auxílio Brasil — ou Bolsa Família, caso o nome do benefício venha a ser alterado — do cálculo do teto de gastos, regra fiscal criada no governo de Michel Temer (MDB) que limita o crescimento das despesas públicas. O texto da propos ta estabelece que os recur sos destinados ao benefício
social ficarão fora da regra durante quatro anos.
O texto foi apresentado na última segunda-feira (28) pelo senador Marcelo Cas tro (MDB-PI) com o apoio da equipe de transição do governo eleito. Castro é relator-geral do Orçamento de 2023.
A PEC precisa ser apro vada em dois turnos tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. Se for apro vada pelos senadores, será enviada à Câmara.
A expectativa dos petis tas é que a análise pelos deputados comece e termi ne na próxima semana. Isso porque o Orçamento do ano que vem está previsto para ser votado pela Comissão Mista de Orçamento e pelo Congresso até 16 de de zembro.
Na Câmara, em tese, a PEC teria de passar por uma análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e também por uma comissão especial.
O governo eleito, po rém, planeja uma manobra regimental para reduzir o período de tramitação. Para isso, a PEC seria anexa da a outra com tramitação mais adiantada na Câmara.
Assim, o texto poderia ser analisado diretamente no plenário da Casa, o que agilizaria o prazo.
A PEC propõe um gasto extrateto que pode chegar a R$ 198 bilhões. O valor decorre dos R$ 175 bilhões que seriam destinados para o novo Bolsa Família, acres cidos de R$ 23 bilhões para investimentos.
Inicialmente, a ideia do PT era que os recursos destinados a bancar o Bolsa Família ficassem de fora do teto por tempo indetermina do. Porém, após resistên cias de líderes políticas no Congresso, petistas e alia dos preferiram enviar o texto com o prazo de quatro anos extrateto para esse ponto.
A intenção é garantir o auxílio mensal a famílias de baixa renda no valor de R$ 600 mais R$ 150 por criança de até seis anos, a partir de janeiro.
Diante da resistência de líderes partidários aos qua tro anos propostos, petistas no Senado trabalham com a perspectiva de um prazo máximo de dois anos para que os recursos do Bolsa Família fiquem fora do teto de gastos a partir do ano que vem.
titutivo que propõe dois anos de prazo.
“Hoje vai ser um dia de articulações, negociações, de conversar com os sena dores, de contar os votos para que amanhã a gente possa aprovar, se possível, na Comissão de Justiça [do Senado]”, explicou Castro. O senador lembrou que, para ser aprovado, o texto, preci sa de, no mínimo, 49 votos favoráveis de senadores e 308 de deputados em dois turnos de votação em cada uma das Casas.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, deve ir aos Estados Unidos para se reunir com o presiden te norte-americano, Joe Biden, somente depois da posse. A informação foi dada nesta segunda-fei ra (5) pelo ex-chanceler do governo petista Celso Amorim.
Na semana passada Lula declarou que poderia viajar aos EUA ainda neste ano depois de ser diploma do pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na próxima segunda-feira ( 12), mas hoje, segundo Amorim, durante uma reunião em Brasília com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, ele teria dito que “talvez não seja possível ir antes da posse” e a pro babilidade maior é que o encontro fique para o início de 2023.
Após a reunião Lula postou uma foto com Sulli van e disse que está “ani mado para ir aos Estados Unidos”.
“De tudo se falou, prin cipalmente sobre a última reunião do G20 e sobre a necessidade de uma nova governança mundial”, detalhou Amorim. Outro assunto abordado por Lula com os norte-americanos
foi a necessidade de incluir outros países no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Segundo Celso Amorim, Sullivan demonstrou inte resse em cooperar com o Brasil no G20 para cami nhar para uma governança global mais justa. O grupo reúne as 19 maiores eco nomias do mundo e da União Europeia. “Foi uma conversa longa, de quase duas horas. Eles trataram sobre a importância da re lação entre os dois países para a paz e a democracia na América do Sul”, disse. O ex-ministro também falou que não foram discutidas ações específicas, mas a necessidade de engaja mento das duas nações.
Além de Lula e Sullivan, participaram do encontro Juan Gonzales, assessor do governo dos EUA para a América Latina; Ricardo Zúñiga, vice-secretário de Estado para assuntos de Hemisfério Ocidental; e Douglas Koneff, encar regado de Negócios da embaixada no Brasil.
Do lado do governo de transição, além de Amorim, também estavam presen tes o senador Jaques Wag ner (PT-BA) e o ex-ministro da Educação Fernando Haddad.
O relator do Orçamento Geral da União, senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse nesta segunda-feira (5) que o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) será o re lator da chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Com o prazo apertado para apreciar o texto, nas duas Casas do Congresso,
até a semana que vem, a proposta exclui do teto de gastos R$ 175 bilhões para pagamento do Bolsa Família no valor de R$ 600, a partir de janeiro de 2023. A PEC também tira do teto mais R$ 23 bilhões para serem aplicados em investimentos, quando houver excesso de arrecadação.
A intenção dos senadores é discutir a PEC na CCJ nesta terça-feira (6) e votar a maté
ria no colegiado já na manhã de quarta-feira (7) e à tarde no plenário do Senado. Na semana seguinte, a expecta tiva é que a Câmara dos De putados aprecie a proposta.
Inicialmente, a equipe de transição defendeu que a exclusão dos valores do teto de gastos valesse por quatro anos, mas, segundo Marcelo Castro, a proposta não foi bem recebida e deve ser modificada por um subs
A reunião ocorreu pela manhã na residência oficial do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e tam bém contou com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Além deles, participam os senadores Davi Alcolumbre (União-AP) e Alexandre Sil veira (PSD-MG) e os depu tados Hugo Leal (PSD-RJ) e Celso Sabino (União-PA), presidente da Comissão Mis ta de Orçamento (CMO) e cotado para ser o relator da PEC na Câmara.
de funcionários lotados na unidade. As contribuições deverão ser feitas por e-mail (secidoso@tjma.jus.br), logo após o início dos tra balhos correicionais.
Processos da Vara Es pecial do Idoso e dos Regis tros Públicos da Comarca de São Luís serão submeti dos a Correição Ordinária, para verificação da regula ridade e conformidade dos processos e atos da secre taria judicial da unidade. O acervo da unidade é de 830 processos, segundo estatís ticas do sistema Termojuris, da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão.
Os trabalhos serão ini
ciados em ato público no dia 24 de janeiro de 2023 (terça-feira), às 8h, no Fó rum “Des. Sarney Costa” (Av.Professor Carlos Cunha S/N, 4º andar – Calhau). O encerramento da correição está previsto para o dia 6 de fevereiro de 2023 (segunda -feira), às 18h.
A correição foi determi nada pela juíza Lorena Ro drigues Brandão, por meio da Portaria-TJ – 5806/2022. Durante as atividades, a
juíza verificará a regulari dade dos serviços listados no artigo 15 do Código de Normas da Corregedoria, na vara e nas secretarias judiciais de distribuição, avaliação, contadoria e do depósito judicial.
Durante os trabalhos correicionais, qualquer ci dadão poderá apresentar reclamação ou sugestão sobre o funcionamento da unidade ou sobre os pro cedimentos e atividades
Dentre outros atos, a juíza verificará se são cum pridos os despachos, deci sões e sentenças; se são utilizados de forma correta os atos ordinatórios e ade quadamente expedidas as certidões; se certificam o re cebimento dos expedientes em secretaria e a juntada de documentos nos autos, assim como a data das intimações de atos proces suais; se são certificados os pagamentos das custas e juntados aos autos os comprovantes; e se a secre taria cumpre os prazos para fazer conclusão dos autos, para juntar expedientes e para abrir vistas, dentre outros atos.
O edital (EDT-VEIRP –42022) anunciando a correi ção será afixado no Fórum, para conhecimento público.
O Poder Judiciário da Comarca de Vara Única de Arari realizou, na últi ma quinta-feira, dia 1º de dezembro, uma sessão do Tribunal do Júri na unidade judicial. O julgamento, pre sidido pelo juiz titular João Paulo de Sousa Oliveira, teve como réus José Be nedito Maciel e Walisson Lopes Lima. Eles estavam sendo acusados de práti ca de crime de homicídio que vitimou José Cantídio Pereira Neto. Ao final da sessão, José Benedito foi absolvido pelo conselho de sentença. Já o outro réu, Walisson Lopes Lima, foi considerado culpado, recebendo a pena de 12 anos de reclusão, a ser cumprida, inicialmente, em regime fechado. Destacou a denúncia que, em 6 de fe vereiro de 2020, na estrada que dá acesso ao Povoado Murici, zona rural de Arari, os denunciados teriam ma tado José Cantídio a tiros.
Seguiu a denúncia re latando que José Cantídio, em 2019, afirmava que sua arma havia sido roubada, e que não noticiou o roubo
à polícia em razão da ile galidade do porte. Aduziu a vítima que os autores do roubo da arma foram Davide Costa de Sousa e Walisson Lopes Lima. Foi averiguado, ainda, que os dois denunciados eram muito próximos. Durante cumprimento de um man dado de busca e apreensão na casa de José Benedito, a polícia encontrou um celular, que continha diver sas mensagens apagadas, datadas de um dia após o crime.
Indagado sobre tais mensagens de celular,
José Benedito afirmou tra tar-se de conversas sobre o retrovisor de uma motoci cleta, e que teria apagado as conversas depois que descobriu que Walisson estava preso. José Bene dito afirmou que, no dia do crime, estava trabalhando em uma reforma. Durante interrogatórios, José Be nedito e Walisson Lopes acusaram-se mutuamente, um atribuindo ao outro a autoria dos disparos que vitimaram José Cantídio.
“As defesas de ambos os acusados sustentaram a tese de negativa de au
toria, por não estarem os denunciados no local onde se deu o delito, não pos suindo nenhuma relação com o crime. (…) O Con selho de Sentença após reconhecer, por maioria, a materialidade e a autoria delitiva, também por maio ria de votos, respondeu negativamente ao quesito de absolvição genérica em relação ao acusado Walisson Lopes Lima (…) Quanto ao acusado José Benedito Maciel, foi res pondido positivamente, por maioria de votos, a materialidade, tendo sido afastada a tese do Ministé rio Público de participação no crime”, destacou o juiz na sentença.
A sessão do Tribunal do Júri foi realizada no Salão do Fórum de Arari, funcionando na acusação o promotor de Justiça Pe terson Armando Azevedo de Abreu. Na defesa dos acusados, os advogados Erivélton Lago, Luanna Dalya Andrade Lago Cam pos, Thiago Antônio Pires Neto e José Carlos Pires de Sousa.
A Semana da Paz em Casa, em Rondônia, foi encerrada com a apresen tação de uma nova funci onalidade no aplicativo do TJRO: a medida protetiva.
Ao baixar o app, o botão da nova funcionalidade já aparece na tela inicial do celular, o que possibilita às vítimas de violência doméstica mais agilidade para solicitar esse impor tante instrumento jurídico de proteção às mulheres.
O lançamento da fun cionalidade “Medida Pro tetiva” foi durante uma coletiva à imprensa no edifício-sede do Tribunal de Justiça de Rondônia.
As magistradas Juliana Paula Silva e Inês Moreira coordenaram a atividade, que marcou mais uma semana de sensibilização de combate à violência fa miliar contra as mulheres.
O desembargador Álvaro Kalix Ferro, responsável pela Coordenadoria de Mulheres do TJRO, estava viajando, mas acompan hou a atividade e no lança mento foi representado pela psicóloga Aline Dan tas, do Nups do Juizado especializado e também membro da Coordenado ria. “Para libertar as víti mas do ciclo da violência, muitas vezes manipuladas emocionalmente por seus agressores, os instrumen tos de combate devem ser diversificados, justamente para que lancem mão a qualquer momento”, expli ca Aline.
Também participaram da apresentação do novo app, os desenvolvedores do aplicativo da Secretaria de Tecnologia da Infor mação e Comunicação – Stic, que esclareceram como foi o percurso até a disponibilização do serviço aos usuários. “O presiden te do TJRO, desembar gador Marcos Alaor Diniz Grangeia, entendeu que era uma prioridade, por isso nos esforçamos em tempo recorde para reali zar o protótipo da funciona lidade”, contou a secretária Angela Carmem.
Também foi exibido um tutorial com o passo a pas so para fazer o pedido da medida protetiva, demon strando que a funcionali dade trará, de fato, maior rapidez no atendimento, o que “em se tratando de violência doméstica, pode significar a prevenção de casos extremos como o feminicídio”, frisou a juíza Juliana.
A juíza auxiliar da Cor regedoria, Inês Moreira, também trouxe os números registrados pela CGJ. Em 2021, só na capital, foram 2.284 novos processos nos dois juizados especializa dos na violência doméstica e familiar contra a mul her. No mesmo ano foram expedidas ou reativadas 2.887 medidas protetivas. Em 2022, o número de pro cessos cresceu, totalizan do 2.683, até novembro. Já o número de medidas protetivas caiu para 2.538.
Auxílio Brasil, que deverá ser rebatizado de Bolsa Família, da regra do teto de gastos para os próximos anos.
A medida apresentada pelo senador Marcelo de Castro é uma forma de viabilizar a manutenção do valor mínimo de R$ 600 para o programa de transferência de renda, além de instituir um valor adicional de R$ 150 por criança menor de 6 anos de idade de cada beneficiário. Esse é um dos principais compromissos de campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
1,35%,
A Comissão Mista de Or çamento (CMO) analisa en tre os dias 7 e 8 de dezem bro os 16 relatórios setoriais referentes ao projeto da Lei Orçamentária Anual de 2023 (PLN 32/2022). Cada relatório detalha uma área do Orçamento da União e avalia as emendas que contemplam os órgãos da quela área, sugerindo quais devem ser aceitas.
O Relatório Preliminar do Orçamento de 2023 já foi aprovado na comissão e prevê que as projeções de receita e despesa totalizam R$ 5,2 trilhões, sendo R$ 143,5 bilhões destinados ao orçamento de investimento
das estatais e R$ 5 trilhões aos orçamentos fiscal e da seguridade social. Destes, R$ 2 trilhões referem-se ao refinanciamento da dívida pública federal.
A votação do Orçamento de 2023 está prevista dia 16 de dezembro, em reu nião conjunta do Congresso Nacional. No dia anterior, a comissão mista deve votar o parecer final do relator-geral do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI).
O texto de Castro prevê que a meta para o déficit pri mário do governo central em 2023 foi fixada em R$ 65,9 bilhões na Lei de Diretrizes
Orçamentárias (LDO) de 2023, o equivalente a 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB), com aumento em relação ao déficit primário apurado em 2021 (0,41% do PIB). No Projeto de Lei do Orçamento Anual (PLOA) de 2023, a previsão é que o resultado primário do go verno central seja um pouco menor do que a meta da LDO (R$ 63,7 bilhões).
PEC da Transição Nesta semana, parla mentares também devem definir os próximos passos da PEC da Transição. Pro tocolado formalmente no Senado na quarta-feira (28), o texto exclui o Programa
Na prática, com o valor assegurado para o progra ma assistencial, os recursos ordinários do Orçamento ficariam liberado para serem remanejados, no todo ou em parte, para outras despesas. A única mudança realizada por Castro em relação ao texto proposto pelo governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva é em relação ao prazo de 4 anos para validade para a medida. Inicialmente, a exclusão do Bolsa Família do teto de gastos seria per manente. Pelos cálculos dos valores previstos no PLOA de 2023, a manuten ção do Bolsa Família em R$ 600 teria um custo total de até R$ 175 bilhões.
Levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae) mos tra que, em outubro, os pequenos negócios foram responsáveis por cerca de oito a cada dez novas vagas de trabalho criadas no país. O saldo positivo de empregos gerados por empresas de todo tipo por te no país, nesse período, foi de 159.454, sendo que os pequenos negócios res pondem por 125.114 das contratações (78,5%).
“Pelo décimo mês con secutivo, as micro e pe quenas empresas apre sentaram saldo positivo na geração de empregos no país”, avaliou o Sebrae, por meio de nota.
No acumulado de 2022, o país contabiliza 2,3 mi lhões de novos postos de trabalho – desses, 1,661 milhão (71,6%) por meio de micro e pequenas empre
sas. A participação de mé dias e grandes na geração de empregos é de 22%, com 513 mil contratações.
Setores
Entre os sete setores da economia analisados, as micro e pequenas em presas apresentaram saldo positivo em todos, enquan to médias e grandes em presas registraram saldo negativo na construção
civil e na extrativa mineral. Na área de serviços, por exemplo, o saldo de con tratações dos pequenos negócios foi de 60,2 mil, enquanto médias e gran des empresas aumentaram seus quadros em 29,1 mil novos contratados.
As contratações pelos pequenos negócios no co mércio também foram bem superiores: quase cinco
vezes mais do que a de médias e grandes – 39,1 mil contra 8,3 mil, respec tivamente.
No acumulado de 2022, as micro e pequenas em presas do setor de ser viços foram as que mais contrataram, com 850.781 novos empregos, além de 274.679 postos na cons trução civil e 262.143 no comércio.
O dólar fechou em alta de 1,35% nesta segun da-feira (5), cotado a R$ 5,284.
Enquanto isso, o si nal negativo prevalece na bolsa paulista nesta se gunda-feira, em meio a ajustes após uma semana positiva, enquanto agentes financeiros continuam mo nitorando as negociações relacionadas à PEC da Transição.
O mercado também opera na expectativa pela reunião do Copom (Comitê de Política Econômica) do Banco Central, esta semana, que divulgará na quarta-feira (7) a decisão sobre a taxa básica de ju ros, a Selic.
Às 17:10, o Ibovespa operava em baixa de 2%, a 109.640,58 pontos, após acumular um avanço de 2,7% na semana passada.
O volume financeiro somava R$ 4,2 bilhões, em sessão que tende a ter a liquidez novamente afetada na segunda etapa do dia, em razão de jogo do Brasil na Copa do Mundo.
Em Brasília, o presi dente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), colo cou a PEC da Transição na pauta da próxima quarta-fe ira (7) do plenário da Casa, apesar de a proposta ainda estar na Comissão de Con stituição e Justiça (CCJ).
Investidores estão aten tos sobre o desfecho das negociações em torno do
valor e do prazo de ex ceção ao teto de gastos.
A PEC original proto colada no Congresso cria uma exceção de até 198 bilhões de reais para gas tos fora do teto em 2023. Pelo texto, a medida teria validade por quatro anos.
“As atenções seguem voltadas para os próximos passos do futuro governo, especialmente no que diz respeito à formação da equipe econômica e ao quadro fiscal para 2023”, afirmou a equipe de pesqui sa macroeconômica do Itaú Unibanco.
No caso da equipe, o presidente eleito Luiz In ácio Lula da Silva ainda não anunciou membros da equipe econômica, mas tem crescido no mercado a aposta de que a pasta da Fazenda será comanda pelo ex-ministro Fernando Haddad.
Lula afirmou na sexta-fe ira que só deve anunciar os nomes de seu ministério após a diplomação presi dencial em 12 de dezem bro, e disse que o nome escolhido para comandar o Ministério da Fazenda terá a cara de seu primeiro mandato.
No exterior, a semana começava com alta de commodities como petró leo e minério de ferro, mas Wall Street sinalizava uma abertura em baixa antes de dados de serviços dos Estados Unidos.
para receber uma bola ta belada entre Thiago Silva e Marquinhos e marcou novamente para o Brasil, abrindo 3 a 0 no placar.
Finalizando o atropelo no primeiro tempo, Lucas Paquetá recebeu um le vantamento de Vinícius Júnior e, invadindo a área sozinho e chutando de pri meira, marcou o quarto gol do Brasil.
Abrindo três gols de vantagem antes dos 30 minutos do primeiro tempo, a Seleção Brasileira goleou a Coreia do Sul por 4 a 1 e avançou para as quartas de final da Copa do Mundo no Catar.
Na próxima fase, a Se leção Brasileira enfrentará a Croácia de Luka Modric, Marcelo Brozovic e compa nhia, que superou o Japão
também nesta segunda-fei ra (5). A partida ocorrerá na sexta-feira (9), ao 12h (horário de Brasília). Quem vencer, enfrenta Holanda ou Argentina, na semifinal.
Aos seis minutos do primeiro tempo, Vinícius Júnior, aproveitando boa jogada de Raphinha pela direita, ficou sozinho na área, dominou, chutou e marcou o primeiro gol do
Brasil.
Quatro minutos depois, Richarlison sofreu pênalti e Neymar, voltando de uma lesão no tornozelo desenvolvida na partida de estreia na Copa, foi na cobrança e mandou a bola para o lado oposto do go leiro sul-coreano.
Quando o relógio já se aproximava dos 30, Richarlison invadiu a área
No segundo tempo, o Brasil baixou o ritmo, pos sibilitando com que a Co reia do Sul levasse mais perigo ao gol não só de Alisson como também de Weverton, que entrou no final do segundo tempo para ter seus seus minu tos na Copa – até então, ele não havia estado em campo em nenhum jogo, sendo o único do elenco nessa situação.
A Coreia do Sul, porém, só marcou um gol – com Paik Seung-ho, em bomba de fora da área -, fechando a conta da noite catari em 4 a 1 para a Seleção Brasi leira, que agora se prepara para as quartas.
cisa de mim no meio-campo para fazer a ligação entre a defesa e o ataque. Estou muito orgulhoso e feliz.”
O técnico Didier Des champs não perdeu sua fé em Griezmann mesmo quando o jogador não pas sava por boa fase no Barce lona e foi colocado no banco de reservas em seu retorno ao Atlético de Madrid no ano passado.
O ex-atacante Ronaldo disparou contra os críticos e afirmou não ver problemas em jogadores da Seleção Brasileira irem até um res taurante de luxo em Doha, no Catar, em meio à Copa do Mundo para comer um dos carros-chefes do menu do local: um bife folheado a ouro, com valor estimado de R$ 9 mil.
“Se comeu a carne fo lheada a ouro, problema do cara”, afirmou Ronaldo, que esteve ao lado dos atletas na churrascaria, em entrevista no domingo (4) ao podcast Podapha. “Não tem nada de errado. Inclusive, pode ser inspirador para outras pessoas”, acrescentou.
Atletas da Seleção Brasi leira foram ao lado de Ronal do Fenômeno ao restaurante Nusr-Et, do chef turco Salt Bae, no Catar. Estavam pre sentes no local os atacantes Vinicíus Junior e Gabriel Je sus, além do defensor Éder Militão, que foram criticados pela atitude.
dindo futebol com política, com discurso de ódio. As pessoas estão muito per didas. Hoje você não vê a pessoa discutindo futebol, é só opinião, e o discurso de ódio é constante”, afirmou Ronaldo.
“É uma p… experiência gastronômica. Você está num lugar que provavelmen te não vai voltar. É aproveitar a experiência. Não tem nada de errado. E se você for com um pouquinho mais de bom senso, pode ser inspirador para outras pessoas, pra quem for correr atrás, para trabalhar, para correr atrás do sucesso e da vitória”, concluiu.
Durante o Mundial, o restaurante tem sido local frequente de visitas de atle tas e celebridades. Antes do duelo com a Alemanha pela fase de grupos, vários joga dores da Espanha visitaram o local e provaram a iguaria.
O jogador francês An toine Griezmann ainda não marcou gols nesta Copa do Mundo, mas o meia-ata cante não se importa, já que está aproveitando seu retor no ao mais alto nível com os atuais campeões mundiais.
Griezmann, cujo papel é ligar o meio-campo e a linha de frente em uma função em que defende tanto quanto ataca, é um homem feliz
dentro e fora do campo.
Enquanto Kylian Mbappé marcou cinco gols no Catar para levar sua contagem geral em Copas do Mundo para nove e Olivier Giroud ultrapassou Thierry Henry para se tornar o maior arti lheiro da história da seleção da França com 52 gols, Griezmann tem trabalhado incansavelmente na linha atrás deles.
“Tive chances de marcar contra a Dinamarca, mas perdi. Talvez não esteja tão perto da área como costu mava estar. Estou jogando boas partidas”, disse Griez mann, que jogou um recorde de 71 partidas consecutivas com os Bleus, a repórteres.
“Ainda não marquei um gol, mas não chuto 50 vezes por jogo e não estou obce cado com isso. A equipe pre
“Devo tudo a ele, então, quando jogo, jogo pela Fran ça, meus companheiros de equipe, mas também pelo técnico”, disse Griezmann, que correu nada menos que 11,3 quilômetros no domingo, quando a França venceu a Polônia por 3 x 1 para garantir um confronto de quartas de final contra a Inglaterra no sábado.
“Estar bem fisicamente me ajuda muito. Não há problemas na minha vida privada”, disse Griezmann. “Na minha cabeça, tive mo mentos difíceis no Barça e no ano passado, quando voltei ao Atlético. Foi com plicado, tive que me tornar muito pequeno, tive que me encontrar, dentro e fora do campo.”
O jantar dos atletas e do ex-jogador foi filmado e di vulgado nas redes sociais do próprio chef, que conta com 49,5 milhões de seguidores no Instagram. As cenas dos brasileiros consumindo a “carne dourada” gerou polê mica nas redes sociais, com internautas acusando-os de ostentação demasiada.
“A Seleção Brasileira e os jogadores de futebol têm uma responsabilidade tão grande de transmitir o bem, e as pessoas estão confun
O Chef das Celebridades Salt Bae, de 39 anos, é um chef de cozinha turco que conquista o paladar das celebridades.
Famoso por vídeos nas redes sociais onde salga a carne de maneira pouco usual – ato que lhe rendeu o apelido -, o chef já atendeu outras celebridades do mun do do futebol, como Lionel Messi, Robert Lewandowski, entre tantos outros.
Nas redes sociais, cos tuma divulgar vídeos das visitas de celebridades que recebe em seus restaurantes espalhados pelo mundo.
Os projetos e ações do governo do Estado em Edu cação, desenvolvidos na capital maranhense, foram vitrines nesta segunda-feira (5) para secretários mu nicipais de Educação dos municípios maranhenses. Os dirigentes visitaram o Núcleo Arte Educação; a Escola de Ensino Funda mental Tempo Integral –IEMA Bilíngue, e o Centro Integral de Educação Infantil Creche da Liberdade.
“Estou emocionada por que sempre acreditei que a Educação Infantil é a base de tudo. Então, estar conhecendo essa iniciati va, para nós, que estamos com o projeto de construir uma creche em Turiaçu, está sendo uma experiência nova, gratificante. Estou me sentindo realizada porque nossas crianças serão o futuro”, destacou Graciete dos Santos, secretária de Educação de Turiaçu, ao conhecer a Creche da Li berdade.
“Para nós, que somos secretários nos municí pios, é bom conhecer ex periências exitosas para
implementar em nossos municípios. Então, espera mos encontrar aqui boas iniciativas para passar aos nossos profissionais da edu cação municipal”, revelou o secretário de Educação de Vargem Grande, Nonato Costa.
O secretário de Pre sidente Dutra, Fernando Sereno, agradeceu pela oportunidade de conhecer as ações do Estado em Edu cação. “Quero agradecer o governo do Estado por abrir as portas para conhecermos essas iniciativas, como a
Creche da Liberdade, que é algo de sucesso para essa comunidade. Então estamos levando para o município algo exitoso”, ressaltou.
A gestora geral da Cre che Liberdade, Márcia Por to, destacou a visita dos gestores como forma de ins pirá-los para investimentos na formação das crianças. “Mostramos aos secretários a rotina da escola, a cultura de educação que vivemos todos os dias com as crian ças, desafios e possibilida des e o engajamento com
a comunidade. Que eles se inspirem no que esta mos desenvolvendo aqui”, realçou.
Os secretários munici pais também conheceram o Núcleo Arte Educação, projeto de desenvolvimento artístico para estudantes da rede estadual, desenvolvido pela parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Cultura (Secma), no Teatro Artur Azevedo.
Elitane Sousa Mendes, secretária de Educação de Apicum-Açú, comentou que no município já há uma iniciativa de música e arte, mas reforça que é preciso conhecer novas experiên cias. “É muito importante co nhecermos para enriquecer ainda mais nosso trabalho lá no município”, avaliou.
Um grupo de gestores esteve na Escola de En sino Fundamental Tempo Integral - IEMA Bilingue, no bairro Rio Anil, e conheceu a experiência de educação realizada na escola. A visita dos secretários municipais fortalecerá as políticas edu cacionais em suas regiões.
Amanhã da última sexta -feira, 02, foi marcada pelo encerramento do Projeto “Olhares sobre a Copa de 2022”. Os corredores da He modiálise transformaram-se. Deram lugar a uma exposição com os trabalhos desenvol vidos pelos alunos do ABC Nefro que é uma parceria do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/ Ebserh) com a Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de São Luís (Semed).
Com o tema da Copa do Mundo, que está mexendo com toda a população, por que não trazer para dentro do hospital a alegria do verde e amarelo para dar um tom diferente durante as quatro horas nas máquinas de he modiálise? Emerson Davi, 13, um dos alunos do projeto, que cursa o sexto ano do ensino fundamental, estava anima do. “Eu fiz para a exposição a bandeira do Brasil e pintei o mapa e o mascote. Eu acho muito divertido as aulas. Gosto bastante. Me ajuda na leitura e inclusive terminei de fazer ontem o caderno de desenho.”
Além da exposição, eles puderam ter contato com os demais alunos que fre quentam a escola municipal
Alberto Pinheiro, por meio do aparelho eletrônico tablet, do ado pelo Instituto Alcoa. Com o apoio do Setor de Tecnolo gia da Informação e Saúde Digital foi possível conectar os dois ambientes, escola e hospital, e fazer desse dia ainda mais especial. “Hoje assisti as aulas pelo tablet e pude acompanhar os outros alunos que estavam na es cola mesmo. Foi muito legal” acrescenta Emerson.
A coordenadora do projeto “Olhares sobre a Copa de 2022”, professora Ray Olivei ra, explica como foi a dinâmi ca trabalhada com os alunos que se dividem entre os cui dados à saúde e o apren dizado “A ideia principal foi trazer o projeto desenvolvido na escola regular para dentro da sala no hospital. Acolher esses meninos também com o que está acontecendo nas escolas. Vários conteúdos foram trabalhados permean do o tema da Copa. Nós pri vilegiamos três continentes, trabalhando um país de cada. Começamos a trabalhar des de 19 de outubro e dentro de cada país desenvolvemos conteúdos de história, arte e outros, tanto do ponto de vista teórico quanto prático.”
Na exposição constam
trabalhos dos alunos dos três turnos, do ensino funda mental anos iniciais e finais e da EJA. Pelo projeto são 26 alunos matriculados, mas teve também a participação dos demais pacientes e até acompanhantes que apenas recebem apoio pedagógico e que se sentiram à vontade para desenvolver as ativi dades.
A professora e coordena dora pedagógica Margareth Santos Fonseca esclarece como é pensada a rotina desses pacientes no que se refere as atividades escolares “Aqui nós não trabalhamos só o lúdico, mas se trabalha essencialmente o currículo escolar. Um currículo interdis ciplinar, transversal, a partir da metodologia de pedagogia de projetos, que é umas das habilidades organizativas dos conteúdos escolares, de for ma que seja um pouco mais prazerosa, mas lúdica para esse aluno que é imunode primido, que tem toda uma comorbidade”.
A Classe hospitalar ABC Nefro surgiu pela iniciativa da equipe multidisciplinar da Unidade de Nefrologia e Transplante do HU-UFMA que observou que diante da difícil rotina dos pacientes da
hemodiálise, acabam tendo dificuldade de acesso às atividades escolares formais, “ A iniciativa tem o objetivo de possibilitar o acesso ao aprendizado com base na grade curricular da escola e com isso aumentar o nível de compreensão dos pacientes às orientações a serem se guidas, no que diz respeito ao uso adequado da medicação, dieta prescrita e aos hábitos de vida, entre outros tópicos importantes”, explica a assis tente social da Unidade de Nefrologia e coordenadora do projeto ABC nefro, Gisele Silva Pereira.
No final todos receberam medalhas de agradecimento pela participação e dedica ção e puderam contemplar suas produções expostas nos corredores, fazer regis tros e dar o grito de guerra. Mesmo após quatro horas de máquina, mesmo diante do cansaço, eles estavam felizes em poder vivenciar o momento de forma tão festi va e alegre. São pequenos atos que fazem a diferença na vida desses pacientes. E essa exposição foi mais uma iniciativa que deu um toque especial nessa longa batalha por uma melhor qualidade de vida.
CRYSTAL EMPREENDIMENTOS MEDICOS E HOS PITALARES (NATUS LUMINE MATERNIDADE E HOSPITAL). CNPJ: 23.813.270/0001-17, torna público que REQUEREU junto à Secretaria de Meio Ambiente – SEMMAM, a Licença Corretiva de Operação - LCO para a atividade de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento de urgências e emergências, localizado na Av. dos Holandeses, nº 69, Olho d’ Agua, São Luis - MA, conforme Processo SEM MAM n o 044/2022.
CRYSTAL EMPREENDIMENTOS MEDICOS E HOS PITALARES (NATUS LUMINE MATERNIDADE E HOSPITAL). CNPJ: 23.813.270/0001-17, torna público que REQUEREU junto à Secretaria de Meio Ambiente – SEMMAM, a Licença Corretiva de Instalação - LCI para a atividade de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento de urgências e emergências, localizado na Av. dos Holandeses, nº 69, Olho d’ Água, São Luís - MA, conforme Processo SEM MAM n o 045/2022.
MATEUS SUPERMERCADOS S.A. (MIX MATEUS), CNPJ:. 03.995.515/0110-10 torna público que RE QUEREU junto à Secretaria de Meio Ambiente – SEM MAM, a Renovação de Licença de Operação - RLO para a atividade de comercio varejista em geral, com pre dominância a produtos alimentícios - Supermercados, localizado na Av. Castelo Branco, Bairro: Formento, Pinheiro-MA Processo nº 8455/2022.
BEE ENERGIA INTELIGENTE LTDA., torna público que REQUEREU junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA a Licença de In stalação – LI para 02 (duas) usinas para minigeração de energia elétrica a partir de sistemas solares fotovoltai cos a se localizar na Estrada da Fazendinha, s/n, Cha padinha, Santa Quitéria do Maranhão – MA conforme o E-processo 245940/2022.
ÂNGULO 45 EMPREENDIMENTOS S.A., torna pú blico que REQUEREU junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA a Licença de Operação - LO para usinas de geração de energia elétrica a partir de sistemas solares fotovoltaicos (04 sistemas de geração de energia, cada uma com capaci dade de 01 megawatt de energia, totalizando 4 mega watts) conectados à rede de energia elétrica de média tensão localizado na Av. José Ribamar Castro, s/n, aces so para Mata Roma-MA, Mata Roma-MA, conforme o E-processo 248076/2022.
e colaborando para rigorosa elucidação dos fatos”.
Em nota publicada em suas redes sociais, a Arqui diocese de Santarém, entida de organizadora do evento, manifestou “profundo pesar e solidariedade” pelas vítimas do “lamentável acidente”.
Um carro invadiu a princi pal procissão católica de San tarém, no Pará, na madrugada desde domingo (4), atrope lando 16 pessoas e deixando ao menos dois mortos. A 28ª Caminhada de Fé com Maria faz parte das festividades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém, e percorre 37 quilômetros entre Mojuí dos Campos e Santarém.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado, por volta de 01h30, equipes da corporação, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de órgãos mu nicipais escoltavam fiéis que participavam da procissão, que reuniu milhares de pes soas.
“Lamentavelmente, nas imediações do 8º Batalhão de Engenharia de Construção na BR-163, um veículo modelo
Fiat Strada, com os faróis apagados, avançou contra os policiais da PRF que realizam o controle de fluxo no local, resultando no atropelamento de 16 (dezesseis) romeiros, sendo confirmado, até o mo mento, dois mortos”, informou a nota da PRF.
Os mortos no acidente são Ângela Maria Gomes Moraes e o filho dela Marcírio Mendes Moraes Neto. A PRF informou que o carro tentou fugir do local, sendo perseguido por viaturas das forças de se gurança, que alcançaram o veículo. Os três ocupantes do carro foram presos com altos níveis de álcool constatados pelo teste de alcoolemia.
“O condutor foi submetido ao teste do etilômetro, sendo constatado o resultado de 0,46 mg/l de álcool por litro de ar alveolar, configurando o crime de trânsito. Os outros
dois passageiros do veículo também foram submetidos ao teste, sendo constatado a embriaguez em ambos, com resultados de 0,46 mg/l e 1,02 mg/l”.
O limite previsto no código Brasileiro de Trânsito é de 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar. Os três homens foram encaminhados à dele gacia Santarém.
Segundo a PRF, as vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas pelo Serviço Atendimento Médico de Urgência (Samu) ao Posto de Saúde Municipal de San tarém. Sete pessoas ficaram feridas.
“A PRF lamenta profun damente o ocorrido e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas e par ticipantes da caminhada e esclarece que segue investi gando a dinâmica do acidente
“Neste momento de dor, rogamos ao Nosso Senhor Jesus Cristo que receba em sua morada celeste as vítimas fatais, e lhes conceda em sua infinita misericórdia o descan so eterno. Ao mesmo tempo, manifestamos o nosso apoio e a nossa solidariedade às vítimas internadas nos hospi tais da cidade, e imploramos a Nossa Senhora da Concei ção, a intercessão pela plena recuperação de todos”, diz a nota da Arquidiocese.
A prefeitura de Santarém também divulgou nota em que manifesta “voto de profundo pesar” pelo falecimento de Ângela e Marcírio.
“Manifestamos ainda nos sa solidariedade e condolên cias aos familiares e amigos e estamos com nossas equipes acompanhando e à disposição dos familiares desde a hora do ocorrido. Que Deus conforte a família nesse momento difícil de perda e de dor”.
A 28ª Caminhada de Fé com Maria saiu do campo No gueirão, em Mojuí dos Cam pos, onde ocorreram shows de bandas católicas e a Missa de Envio da Caminhada antes do início da procissão. O en cerramento seria na Praça da Matriz, em Santarém, mas foi cancelado devido ao acidente.
Na manhã desta segun da-feira (5), a Polícia Fede ral realizou uma operação e três pessoas foram presas em investigações contra pornografia infantil e até estupro de vulnerável no Maranhão.
Segundo a Polícia Fe deral, a operação ‘Inimigo Inesperado’ aconteceu em Araioses, São José de Ri bamar e São Luís , cum prindo três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preven tiva expedida pela Justiça.
Dentre os suspeitos, dois também são investigados por crimes de estupro de vulnerável e uma terceira pessoa foi presa em flagran te por armazenar material pornográfico infantil.
As investigações come çaram após informações que foram enviadas à PF pela ONG NCMEC (Nacio
nal Center for Missing and Exploited Children), que analisa dados repassados pelos prestadores de ser
viços de conexão/internet envolvendo suspeita de ex ploração sexual infantil que trafeguem em suas redes.
Dois militares, um sar gento do Exército e outro da Marinha, foram tortura dos, mortos e tiveram os corpos carbonizados, na madrugada de sábado (3), em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Po liciais do 25º Batalhão da Polícia Militar (Cabo Frio) receberam chamado de que havia um carro incendiado na Estrada da Caveira, na Região dos Lagos. No local, foi encontrado um veículo abandonado com dois cor pos carbonizados na área de mata.
Segundo a PM, os mi litares estariam em São Pedro da Aldeia para pas sar o fim de semana. Até o momento, ninguém foi preso. O caso está sendo investigado pela 125ª DP (São Pedro da Aldeia).
Uma das vítimas é o sargento do Exército Julio Cesar Mikaloski, morador de Nova Iguaçu, na Baixa da Fluminense. Ele deixou dois filhos menores, de 3 e 10 anos. Segundo informa ções das famílias, o militar e o amigo teriam ido passar o fim de semana na Região dos Lagos, quando erraram o caminho e foram abor
dados por criminosos que controlam a região. Eles foram mortos e os corpos carbonizados dentro de um carro, provavelmente de uma das vítimas.
A Polícia Civil informou que os agentes buscam imagens de câmeras de se gurança e ouvem testemu nhas. Investigações estão sendo feitas para apurar a autoria do crime. Os corpos foram levados para o Insti tuto Médico-Legal de Cabo Frio, onde é feita a coleta de material para exame de DNA. Não há data marcada para o enterro das vítimas.
Em nota, a Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste (CML) informa que “o caso encontra-se a cargo dos órgãos de segurança pú blica, não cabendo ao CML comentar investigações em andamento”. Neste mo mento de consternação, o Comando está prestando todo o apoio e solidariza-se com os familiares e amigos.
O 1º Distrito Naval tam bém foi procurado, mas não quis comentar o caso. Disse que qualquer informação será prestada na página oficial da Marinha.