2 minute read

Oficinas da Funac geram oportunidades para os socioeducandos no mercado de trabalho

calizado no município de São José de Ribamar, tem especializado adolescentes que cumprem e já cumpriram medidas socioeducativas nessa unidade, na produção de pães do tipo francês, pães doces, salgados e biscoitos.

acessórios), para que os adolescentes possam abrir seus pequenos negócios e já começarem a trabalhar na profissão aprendida.

Advertisement

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) está oferecendo capacitação profissionalizante dos socioeducandos por meio das oficinas escolas. A ação visa proporcionar aos participantes uma oportunidade de profissionalização e qualificação para o mercado de trabalho.

Por meio de aulas práticas, os adolescentes adquirem técnicas na produção de produtos manufaturados nas áreas da panificação, fabricação de chinelos, horticultura, aviário e serviços em barbearia.

Outro benefício das oficinas escola é a descoberta ou vocação de profissões por parte dos adolescentes durante o cumprimento de suas medidas socioeducativas.

Fábrica de Chinelos

A Fábrica de Chinelos, por exemplo, que funciona no Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão, em São Luís, não só capacita os socioeducandos a fabricarem chinelos de borracha como, também, oferece orientação de personalização, o que valoriza ainda mais o produto.

No momento, toda a produção de chinelos é doada para os familiares dos próprios socioeducandos e tem sido motivo de muita satisfação para essas famílias ao verem seus filhos aprendendo uma profissão.

Padaria Escola

Na Padaria Escola, que funciona no Centro Socioeducativo de Internação lo-

De acordo com a coordenação de Programas Pedagógicos da Funac, setor responsável por acompanhar os egressos, mais de 200 adolescentes já foram qualificados pela Padaria Escola e alguns já estão seguindo a carreira de padeiro, o que demonstra a eficácia da atuação dessa ação.

Outro destaque, ainda seguindo a atuação de qualificação profissional, tem sido a Oficina Escola de Barbearia que, atualmente, funciona nos Centros Socioeducativos do São Cristóvão – no município de São Luís – e também no Semear – situado em Imperatriz – onde, por meio de aulas práticas e teóricas, os adolescentes se capacitam em corte de cabelo masculino e barba.

Nesse contexto, está sendo articulada, em parceria com a Secretaria Estadual de Trabalho e Economia Solidária (Setres), a distribuição de kits (máquina de corte, navalha, escova e demais

“As Oficinas Escola da Funac são consideradas cases de sucesso, concorrendo até a premiações nacional e estadual. É um investimento do Governo do Maranhão e os avanços podem ser observados por todos que trabalham no fortalecimento do Sistema Socioeducativo no Estado”, enfatiza a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.

Prêmios

A Funac é finalista no Prêmio Avaliação de Gestão, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), estando entre as 16 iniciativas habilitadas para o Prêmio, com a oficina Padaria Escola na categoria eficiência.

O projeto da Padaria Escola também contribuiu para a colocação do Maranhão no Ranking Nacional do Prêmio Excelência em Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP), na categoria Destaque Boas Práticas, nos anos de 2021 e 2022, alcançando a 25º colocação nas linhas de Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano e Sustentabilidade Social

This article is from: