6 minute read

Criciúma

Next Article
Rancho Queimado

Rancho Queimado

Cristo, esta pessoa pode servir dentro de algum ministério. Esta mesma dinâmica se aplica quanto às pregações dominicais, bem como aos discipulados individuais ou em grupos. A visão de que aquele que é moldado por Cristo torna-se instrumento Dele onde está inserido é constante repassada. Desta forma, até mesmo quem não serve em um ministério específico nas comunidades ouve, repetidas vezes acerca de seu desafio como discípulo de Jesus que o mundo é seu lugar de serviço a Deus, no próximo. Esta mesma dinâmica se faz presente em nossa missão e visão quando o planejamento é trazido à tona.

Agora, quanto a percepção do testemunho público dos membros no mundo, fica difícil fazermos uma média, ou até mesmo emitirmos um veredicto, já que estamos falando de um grupo de mais de 1000 pessoas. Mas sobre isto, algumas coisas podem ser pontuadas. A primeira delas é que famílias que levam a sério uma vida em comunhão eclesiástica e tentam pautar suas vidas nos valores do Reino de Deus tornam-se notórias em seus contextos, seja no trabalho, escola, comunidade ou família. Ou seja, percebe-se que colocar em prática os valores do Reino, geram bom testemunho. Infelizmente, o contrário também é percebido. Pessoas que limitam sua vida comunitária ao pagamento do “anual” visando uma cova no cemitério e pautam suas vidas em seus próprios valores, tendem a oferecer para o mundo um testemunho pífio. Parafraseando o próprio Jesus, temos membros que tem construído suas casas sobre a rocha e temos membros que insistem em construir suas casas sobre a areia. Não obstante, alegramo-nos com aqueles que percebem os fundamentos de suas edificações e tem optado por mudanças. Comunitariamente, olhar para as dores do mundo ao redor e esboçar uma ajuda através do engajamento comunitário é um desafio que tem ganhado novos ares. Também isto se deve ao fato da pandemia. Ao perceber que algumas famílias ao entorno padeciam por conta da falta de trabalho no início da pandemia as comunidades se engajaram no recolhimento e distribuição de alimentos e roupas, que também se estendeu na questão de medicações e auxílio por meio de assessoria sobre outros meios destas famílias conseguirem ajuda junto aos órgãos governamentais. Hoje, continuamos auxiliando com roupas, numa parceria com o CRAS do município, alimentos e outras necessidades que são geridas pelo ministério de diaconia que capta os recursos e os destina na medida das demandas.

Advertisement

Esperamos que nosso breve relato sirva de alguma forma à outras paróquias diante dos desafios que nossos tempos requerem. Seguimos firmes para o futuro com os pés em nossa história na mesma certeza que o profeta Samuel esboçou ao seu tempo de que “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1Sm 7:12)

CComunidade Evangélica de Confissão Luterana de

RICIÚMA

Rua Júlio de Castilhos, 1393 - São Luiz 88.803-280 - Criciúma/SC (48) 3437-7613 valmir.ropke78@gmail.com

Miss. Valmir Pieper Röpke Valdir Manoel Alves Neto 233 membros

cfe. estatísticas ano-base 2020

Criciúma

CRICIÚMA

A Comunidade com Funções Paroquiais de Criciúma vem apresentar um breve relato do seu atual momento em suas atividades desenvolvidas em sua comunidade no munícipio de Criciúma e ponto de pregação no município de Araranguá. São duas realidades com características bem distintas, e, diante disso houve a necessidade de ter uma proposta de cuidado aos membros e desenvolvimento das atividades nas localidades com direcionamento específico considerando os perfis de cada local. As atividades desenvolvidas vêm passando por uma reestruturação nesses últimos anos, isso, não significou um rompimento às atividades desenvolvidas pelos pastores que nos antecederam, e, sim a partir de um planejamento estratégico e por direção de Deus tem se bus-

cado ser uma igreja relevante, e ao mesmo tempo ser viável em sua sustentabilidade e superação a estagnação no alcance de novos membros. Entre as mudanças implantadas, o que de fato tem sido bem inovador é quanto a realização das atividades serem realizadas no templo e nas casas. “Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo” (Atos 5.42). No espaço físico do templo são realizadas quatro celebrações com o propósito de ser um ajuntamento das diferentes células organizadas nos diferentes bairros e cidades da região que é de atuação da Paróquia. Nas casas são realizados os Encontros de Células, grupos de 10 a 15 pessoas. Estes membros de célula além de terem um acompanhamento semanal, ainda passam por um processo de formação, a partir do material da Rota de Treinamento. Os grupos de células são organizados de acordo com as faixas etárias, ou seja, crianças, adolescentes, jovens e adultos. As células vêm experimentando um crescimento, e, já se tem 15 células. Acreditamos que a partir das células podemos atingir as cidades de nossa região.

Hoje, temos células em Criciúma, Içara, Nova Veneza e Siderópolis. Estamos trabalhando para plantar novas células nessas cidades, e, como também, nas demais cidades vizinhas de Criciúma. Num primeiro momento, a proposta da comunidade não é ter mais templos na cidade e região, mas, células nos diferentes bairros destas cidades. A proposta é ter um templo centralizado onde seja acessível a todos poderem participar das celebrações. E, assim, otimizando recursos e viabilizando uma atuação forte e relevante. Diante disso, se tem a necessidade de ampliar o espaço das celebrações, e, isso, já se deu início. “Então disse aos seus discípulos: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara" (Mateus 9.37-38). Deus tem dado direção e entendimento a essa comunidade de como recrutar os seus escolhidos para servirem em sua Seara. No objetivo de ter excelência na Obra de Deus temos investido na formação para qualificar os crentes no uso dos dons recebidos para fazer o melhor uso em suas habilidades. Conduzir a igreja com uma espiritualidade saudável e forte para se ter sensibilidade a direção de Deus por meio Espirito Santo, isso é necessário ter uma vida de oração. Sendo, assim se tem ocupado tempo e energia na formação. Onde, são oferecidos cursos específicos para os irmãos que se dedicam ao ministério de louvor, ao ministério de células, ao ministério de diaconia, no ministério administrativo para se ter qualificação de acordo com o chamado e vocação. E, para ser uma igreja uma sensível ao mover do Espírito Santo, tem se buscado esse sopro de Deus através de campanhas de oração e jejum, e, nas celebrações tido momentos de ministração da Palavra e orações e intercessões intensas. Para ampliar a visibilidade ao Ministério que Deus está confiando por meio dessa Igreja temos o Ministério de Mídia, o qual vem se dedicando às transmissões dos Cultos, e, em promover a Igreja através das redes sociais (WhatsApp, Facebook, Youtube e Instagram), o que tem sido muito importante para promover a evangelização tornar a nossa igreja conhecida em nosso contexto. As células também tem contribuído muito na divulgação da Igreja e alcance de novas pessoas em Criciúma e região. A igreja, ainda vive um momento de transição, a partir das células um novo jeito de ser Igreja, onde temos buscado ser relevantes aos membros existentes, as pessoas que estão sendo alcançadas e as muitas que ainda serão alcançadas. Falo muitas, pois temos promessas da parte de Deus e estamos trabalhando com zelo e dedicação para que esse dia chegue tão logo. A Igreja vive um momento de expansão em número de pessoas em seus programas, ampliação no número de lideranças e evolução na situação financeira, ampliação do novo espaço de culto.

Até então, já temos aproximadamente 145 pessoas em células, onde cada grupo é formado com até 15 pessoas, e com o cuidado de proporcionar uma formação a partir do discipulado individual ou micro grupo com o material proposta pela Rota de Treinamento. Todos os grupos tem pessoas que foram alcançadas a fé cristã, a partir dos Encontros realizados nas casas. A diretoria, os ministros e as lideranças estão sintonizadas e empenhados na sustentabilidade financeira, onde se tem claro entendimento que ainda é necessário ampliar a arrecadação, mesmo que as arrecadações tem triplicado nos últimos três anos. Assim, como dar

This article is from: