
2 minute read
MEMORIAL: A HISTÓRIA DO CONSELHO DE ADMINSITRAÇÃO
Arno Veiga Cugnier
A abertura do Boletim do Conselheiro 170 é uma homenagem a uma das marcas que Arno Veiga Cugnier deixou aos trabalhadores em seu período como representante dos empregados no Conselho de Administração: o estímulo à cultura. Em cada boletim, em cada informativo encaminhado aos trabalhadores, Arno também encaminhava um texto, um poema, uma música. Era o estímulo para que os trabalhadores tivessem, também na arte, uma forma de manifestação política e de crescimento pessoal e coletivo.
Advertisement
Conhecido pelos celesquianos como o Engenheiro, Arno foi o quinto Conselheiro eleito com apoio dos sindicatos da Intercel. Dirigente sindical do Sinergia, ficou conhecido pela capacidade de argumentação e pela intransigência na defesa dos trabalhadores e da Celesc Pública.
Eleito em 2007, Arno esteve no Conselho em um período de profundas mudanças no setor elétrico e em grandes embates com acionistas minoritários que buscavam privatizar a Celesc. Em entrevista publicada na Cartilha do 10º Congresso dos Empregados da Celesc, Arno lembrou dos momentos duros do processo de desverticalização, onde "havia conselheiros que queria se aproveitar do momento para encaminhar a privatização da empresa".
A desverticalização da Celesc foi, com certeza, o grande tema do mandato. Entretanto, vários outros assuntos permearam as atividades da representação da categoria. Debates sobre a gestão da empresa, os custos de pessoal, as perdas no setor elétrico e o aperto contra as estatais através de metas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foram travados junto à mobilizações contra a privatização da Celesc.
Ao término de seu mandato, Arno permaneceu na luta com os trabalhadores e teve papel importante na mobilização contra um dos maiores golpes privatistas já tentados contra a Celesc Pública: o golpe do novo mercado, já no segundo mandato de Jair Maurino Fonseca, tema do próximo memorial. "A luta de toda a categoria, tanto na Celesc como na Eletrosul foi muito árdua e de muito enfrentamento. Acumulamos adversários, todavia muitos companheiros dentro de uma cumplicidade política encorajadora", afirmou Arno em entrevista à Intercel.
O mandato do engenheiro foi mais um período de intensos trabalhos e lutas, dando continuidade à um projeto coletivo capitaneado pelos sindicatos da Intercel que desde a década de 90 é responsável pela manutenção da Celesc Pública.
EXPEDIENTE
Boletim do Conselheiro é uma publicação do Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Celesc Jornalista Responsável: Paulo Guilherme Horn (MTE 3489/SC) Revisão: Jair Maurino Fonseca Telefone / Whatsapp: (47) 9187-6572 | Email: leandronusi@gmail.com https://www.facebook.com/ LeandroNunesConselheiro