Boletim do Conselheiro nº 05

Page 1

Boletim do

Conselheiro

05 Julho/22

Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Celesc | Paulo Guilherme Horn | pghorn@gmail.com / (47) 9 9992-0036

Mudança tardia Na última quinta-feira, dia 07, os corredores da Celesc foram invadidos pelo boato de que dois diretores da empresa seriam substituídos. Antes do fim da manhã, recebi contato da Secretaria de Governança do Conselho, convocando uma reunião extraordinária de urgência do Comitê de Elegibilidade para analisar a documentação de potenciais dois novos diretores, transformando o boato em fato: a Diretora de Finanças e Relações com Investidores, Claudine Furtado Anchite, e o Diretor de Distribuição, Sandro Levandoski, caíram. A mudança deveria ter acontecido muito antes. Entretanto, apesar de tardia, era absolutamente necessária. A ex-Diretora de Finanças e Relações com Investidores acumulou polêmicas em seu período na empresa. Com posturas autoritárias, ficou marcada por denúncias de assédio moral contra trabalhadores, perseguição de aposentados e ameaças a dirigentes e entidades sindicais, conduta inaceitável. Ao ex-Diretor de Distribuição caberá a pecha, para o resto da vida, de inimigo dos celesquianos e por ter sido o único Diretor-empregado que recebeu voto contrário de um representante dos trabalhadores no Conselho de Administração. Funcionário de carreira, Sandro apoiou os ataques feitos pela Diretoria aos direitos dos trabalhadores e defendeu a tercei-

rização das atividades na empresa. Afirmou ao Conselho de Administração, conforme relato do ex-Conselheiro Leandro Nunes, que a qualidade do serviço prestado por um eletricista terceirizado era melhor do que a de um trabalhador próprio. Acumulou a Diretoria Comercial durante o período que a empresa ficou sem Diretor eleito pelos empregados, sendo o grande responsável por um projeto piloto que terceirizaria o atendimento comercial, descartado após a eleição do atual Diretor, Vitor Guimarães, que tem recomposto e fortalecido o atendimento comercial com a contratação de empregados próprios através de concurso público. No lugar dos dois, entram empregados de carreira da Celesc: Marcos Pacheco, na Diretoria de Finanças e Relações com Investidores e Marco Gianesini, na Diretoria de Distribuição. Mais do que desejar um bom trabalho a ambos, esperamos que eles olhem para os dois Diretores que saíram e façam o contrário: tratem pessoas, entidades representativas dos trabalhadores e a Celesc Pública com a urbanidade e o respeito merecidos. Por serem empregados da Celesc, carregam consigo a expectativa de todos os celesquianos por uma gestão que inclua, novamente, os trabalhadores nos debates da empresa.

"Mais do que desejar um bom trabalho a ambos, esperamos que eles olhem para os dois Diretores que saíram e façam o contrário: tratem pessoas, entidades representativas dos trabalhadores e a Celesc Pública com a urbanidade e o respeito merecidos"

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.