1 minute read

Cultura geek nos anos 80

Sem dúvidas, na década de oitenta a figura do nerd era muito estigmatizada. Ser mais centrado e estudioso numa época em que toda a gente queria ser fixe trazia grandes consequências como exclusão e bullying. Curiosamente, no cinema, a temática se tornava central em muitas produções. Extraterrestres, mundos paralelos, viagens espaciais e no tempo, magias e ficção científica eram recorrentes nos filmes de maiores bilheterias. Inclusive, a própria figura do nerd se desenhava em muitos protagonistas.

Ninguém queria ser o nerd da turma, mas quase todos os adolescentes tinha a sua pitada de insegurança e medo da exclusão, o que leva a uma certa identificação com os protagonistas.

Advertisement

Hoje a temática nerd volta a estar em alta, em especial com a popularização dos filmes de super heróis, das plataformas de streaming de jogos e de filmes. A ascensão do geek é uma prova disso. Podes gostar do universo nerd e, ainda assim, ser “cool”.

Afinal, muitos eventos nerds são famosíssimos. Inclusive, quem diria que o Rock in Rio, criado nos anos 80 um dia teria um espaço dedicado aos nerds, como é o caso da Game XP? Também são muitas as marcas de camisolas e produtos de modo geral voltado a esse público. Certamente, tal cenário fez o interesse pelas produções oitentistas do gênero crescer bastante. Porém, o interesse ultrapassou a barreira dos filmes de temática nerd, alcançando a música, moda, estilo de vida e a década de oitenta como um todo.

This article is from: