A Voz da Glória 042 Ano 3

Page 1

CONTEMPLANDO AS DORES DE NOSSA SENHORA (DOM ORANI JOÃO TEMPESTA– A12) A Coroa das Sete Dores de Nossa nossa sociedade! Inseguranças, injustiças, Senhora relembra as principais dores que a maldades, maledicências! Quantas dores nos Virgem Maria sofreu em sua vida terrena, fazem sofrer! Unidos a Maria, estejamos em culminando com a paixão, morte e pé diante da Cruz. sepultamento de Seu Divino Filho. E é junto à Cruz que a Mãe de Jesus se torna Mãe de todos os homens e do corpo Místico de Cristo: a Igreja Católica. Unir-se às dores de Maria é unir-se também às dores de Nosso Senhor Jesus Cristo. Onde está a mãe está também o Filho. 1ª. Dor Apresentação de meu Filho no templo Quem confia em Deus jamais será confundido. Nas vossas penas, nas vossas angústias, confiai em Deus e jamais vos arrependereis dessa confiança. Mesmo prevendo dores e sofrimentos em procurar fazer a vontade de Deus, continuemos firmes e confiantes no Senhor. 2ª. Dor A fuga para o Egito Unidos à dor que Maria sentiu nessa ocasião, peçamos forças e graças para suportarmos com paciência as dores de nossas vidas, e para nos mantermos afastados dos pecados. Estejamos unidos a tantos que sofrem perseguição e são obrigados a fugir de seus países. 3ª Dor Perda do Menino Jesus Aqui nos unimos a tantas situações de famílias que “perdem” seus filhos em tantas dependências e situações. Somente no retorno 6ª. Dor ao Senhor representando pelo templo é que Uma lança atravessa o Coração de Jesus serão reencontrados. É a unidade com tantas situações que a Igreja, 4ª. Dor como mãe que é, vê seus filhos sem vida nos Doloroso encontro no caminho do seus braços, seja pelos pecados, seja pelas Calvário injustiças ou perseguições. Com a mesma coragem e fé de Maria vivamos esses Nós nos unimos à dor de tantas mães que momentos difíceis deste conturbado século. trocam olhares com seus filhos que carregam tantas cruzes e tantas dores no mundo de 7ª. Dor hoje. Aprendamos a sofrer em silêncio, como Jesus é sepultado Maria e Jesus sofreram neste doloroso encontro Quantas dores Maria passou e suportou, e no caminho do Calvário. sempre esteve ao lado do Filho. Maria é 5ª. Dor exemplo de fiel discípula e missionária. É Aos pés da Cruz aquela que vive a dor na esperança da Ressurreição. Quantas situações de cruzes e de morte em nossa Pastoral sociedade!da Comunicação Inseguranças, -injustiças, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória Pároco - Padre Geovane Ferreira Silva Coordenação – Sérgio Calado Fadul Jr Agentes participantes no boletim: Elydia / Maria das Graças www.nsdagloria.com.br pascomnsdagloria1@gmail.com YouTube/pascomnsdagloria Instagram/nsdagloria Twitter/nsdagloriarj www. issuu.com/pascomnsdagloria Facebook/Matriz.de.Nossa.Senhora.da.Gloria A Voz da Glória: Acesse pelo nosso site (box) Secretaria (21) 3251-4511 ou (21) 3251-5929

15/09/2019 - Edição 42 - Ano 3

AVISOS PAROQUIAIS Missa com Orações pela Árvore Genealógica - O Cantinho Amigo estará aberto neste domingo. Dia 18/09, quarta-feira, às 20 h. Confraria do Rosário - Missa e Reunião dia 20/09, sexta-feira, às 08 h. Terço dos Homens - Atenda o pedido da Virgem Maria e venha rezar conosco o Terço dos Homens. Todas as segundas-feiras às 19:30. Catequese para Adultos - Inscrições abertas para o Catecumenato. Mais informações na secretaria paroquial. Um cristão agradecido se torna dizimista comprometido. Venha ser dizimista. A pastoral do dízimo se encontra no final da igreja para fazer a sua inscrição ou durante a semana na lojinha dos artigos religiosos. Carnês da Obra estão sendo distribuídos na secretaria paroquial. Por favor, ajude-nos.

POR QUE EXALTAR A SANTA CRUZ Algumas pessoas não-cristãs podem se perguntar: por que ‘exaltar’ a cruz? Podemos responder que nós não exaltamos uma cruz qualquer ou todas as cruzes: exaltamos a Cruz de Jesus Cristo, porque é nela que foi revelado o máximo amor de Deus pela humanidade. Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único. O Pai ‘deu’ o Filho para nos salvar, e isso resultou na morte de Jesus e na morte na cruz. Por quê? Por que foi necessária a Cruz? Foi devido a gravidade do mal que nos mantinha escravos. A Cruz de Jesus exprime duas coisas: toda a força negativa do mal e toda a suave onipotência da misericórdia de Deus. A Cruz parece decretar o fracasso de Jesus, mas, na realidade, marca a sua vitória. No Calvário, aqueles que o injuriavam, diziam: ‘Se és Filho de Deus, desce da cruz’. Mas a verdade era o oposto: justamente porque era o Filho de Deus, Jesus estava ali, na cruz, fiel até o final ao desígnio do amor do Pai. E exatamente por isso Deus ‘exaltou’ Jesus, dando-lhe uma realeza universa. Quando olhamos para a Cruz onde Jesus foi pregado, contemplamos o sinal do amor infinito de Deus por cada um de nós e a raiz da nossa salvação. Daquela Cruz vem a misericórdia do Pai que abraça o mundo inteiro. Através da Cruz de Cristo, se venceu o mal, a morte foi derrotada, ________

(PAPA FRANCISCO - EDITADO)

a vida nos foi doada e a esperança restituída. A Cruz de Jesus é nossa única e verdadeira esperança! É por isso que a Igreja ‘exalta’ a Santa Cruz, e é por isso que, nós, cristãos, nos abençoamos com o sinal da cruz. Entretanto, a cruz não é um sinal ‘mágico’. Acreditar na Cruz de Jesus significa O seguir no Seu caminho. Dessa maneira, inclusive os cristãos colaboram com a Sua obra de salvação, aceitando com Ele o sacrifício, o sofrimento, como também a morte pelo amor de Deus e dos irmãos. Convido os cristãos a lembrar de tantos irmãos e irmãs que são perseguidos e mortos por causa da sua fidelidade a Cristo. Isso acontece, em particular, lá onde a liberdade religiosa ainda não é garantida ou plenamente realizada. Acontece, porém, mesmo nos países e ambientes em que, em princípio, protegem a liberdade e os direitos humanos, mas onde concretamente os fiéis e, especialmente, os cristãos, encontram limitações e discriminações. Por isso, hoje, recordamos e rezamos de modo todo especial por eles. Amanhã é dia de Nossa Senhora das Dores e lembro que era Ela quem estava no Calvário, aos pés da Cruz. A Ela, confio o presente e o futuro da Igreja, para que todos sempre saibamos descobrir e acolher a mensagem de amor e de salvação da Cruz de Jesus.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.