QUANDO JULGAMOS POR CONVENIÊNCIA (Sérgio Fadul)
Jesus nos ensinou, em todos os momentos, que o julgamento é algo inoportuno e errado, pois nos faz perder a graça do amor. Mas, como se comportam aqueles que se dizem cristãos? Existe uma grande diferença entre a liberdade e a libertinagem, que é fruto do relativismo de conceitos que o mundo oferece. Acaso não podemos alertar o irmão de algum erro? Isto é recomendado pelo próprio Jesus, pois o nosso amor deve condicionar a salvação de todos? Isto não é julgamento, mas temos que ter muito carinho para colocar certos pontos de vista. Ora, uma pessoa que diz que o outro não deve fazer algo, que é proibido, não entende a diferença entre alertar que aquilo que ela faz não é o correto. Ainda assim, quando o “outro” não interage com a sua forma de ver e pensar, o julgamento toma forma quando começamos a distribuir, entre as pessoas, o seu ponto de vista diante do outro, muitas vezes numa forma de exclui-lo de um grupo ou da comunidade, criando o preconceito nos demais e levando tantos outros ao mesmo erro. Muitas pessoas ainda justificam o que elas endossam, dizendo que são advogados, quase médicos, que tem conhecimento específico e tal, ou que fulano de tal, que um expert no assunto falou aquilo, tudo para que o seu ponto de vista seja aceito e o outro não. Somos todos pecadores, não somos santos. Podemos até almejar a santidade, mas o caminho é longo e nossa carne nos engana muito. E como arde a nossa carne frente aos desejos! Como dizemos ser incapazes de conseguir superar algumas dificuldades. Nosso ego grita tão alto que ficamos quase surdos e débeis nos nossos conceitos cristãos. Nos relacionamentos entre casais também é assim! Graças a Deus não somos iguais. Deus nos dá grande riqueza ao nos ter nos feito com tantas diferenças. Como é importante se conhecer, sentir o outro próximo! É lógico que muitas coisas vão se moldando no percorrer de nossa vida, nos levando, algumas, à santidade e outras ao erro, ao pecado. Deus não é menos bom por causa disto. Fazemos nossas escolhas e não podemos criar desculpas por nossos próprios erros, por “ficarmos nus” diante de Deus. O fruto proibido não é a maçã. A maçã é só uma imagem figurativa da nossa escolha errada, daquilo que Deus nos diz: “Aquilo é errado, não faça!” Como Deus nos ajuda? Os 10 mandamentos foram a primeira forma de manifesto aberto ao povo, como forma de suprimirem o mal e o desconhecimento, seja pela falta de interesse, seja pela ignorância.
Mas eles são simplificados por outros dois, no qual em seu âmago está o amor, a caridade, o doar-se ao outro sem esperar algo de volta. Amar a Deus e ao próximo. Em quem vocês confiam? Em Deus ou no mundo? Então porque vocês dão ouvidos ao mundo? Enquanto vivemos na riqueza, ou na bonança, conseguimos viver tranquilamente como perfeitos cristãos. Mas no momento das primeiras dificuldades, cedemos com muita facilidade e dizemos: “Eu não tinha outra forma de fazer... Só esta...” Mas, se esta forma é a errada, então não escolhemos certo. Ou nós nos deixamos desejar pelas coisas do alto ou pelas coisas deste mundo! Roubar, mesmo em situação muita necessidade, é errado, mas também aquele que não enxerga o necessitado erra também! Faltou o amor entre os dois e agem de formas distintas e erradas. O problema é que as pessoas não querem “arrumar suas casas”, elas querem que os outros mudem, que as satisfaçam, que as ouçam. Os fariseus, quando enxergam a vontade de amar de Jesus, de se entregar ali na Galileia, eles preferem chama-lo de belzebu. Eles sabiam que os homens têm medo de satanás e colocar esta estampa faria as pessoas não se admirarem e se entregarem ao amor... Portanto, tenhamos em nossos corações, que se queremos corrigir, devemos saber realmente o que é certo ou errado. Se o irmão não aceita, é liberdade dele, portanto não faça disto a sua propaganda. Busquemos amar! Busquemos conhecer, até mesmo aquele que é difícil para você! Não desistamos nas primeiras tentativas, mas não façamos das tentativas uma persuasão, uma imposição. A imposição da mudança termina sendo, na maioria das vezes, um convite para fazer o contrário. E a persuasão pode ser muito aborrecedora e ter um sentido de controladora. Eu aprendi na minha vida de vendedor que quando a pessoa quer, diz sim, devemos sempre manter–la no nosso amor. Quando diz não querer, ela tem grande potencial de querer, quando o produto é bom (e é bom...). O problema é aquele que está em cima do muro, que não é nem sim e nem não... A estes nos cabe viver o amor, sem desistir, sempre, para mostrar o quão bom é Deus e que grandes coisas ele tem a nosso favor. Também aprendi é que não existe “almoço grátis” neste mundo, portanto, as escolhas mais confortáveis, tem seu preço mais adiante a pagar. O nosso tempo é muito curto, então, pare de julgar, de pressupor e ame! Escolha o certo!
Pastoral da Comunicação - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória Pároco - Padre Geovane Ferreira Silva Coordenação – Sérgio Calado Fadul Jr Site da paróquia: www.nsdagloria.com.br Email: pascomnsdagloria1@gmail.com Facebook/Matriz.de.Nossa.Senhora.da.Gloria Whatsapp A Voz da Glória: 99443-1022 Largo do Machado s/nº - Catete – Rio de Janeiro – Tel: (21) 2225-0735 A Voz da Glória 10/06/2018 – Página 04
Boletim Semanal da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado
10/06/2018 - Edição 22 - Ano 2
AVISOS DA SEMANA MISSA EM HONRA A SÃO MIGUEL ARCANJO Dia 13/06, quarta-feira às 20 h. PASTORAL DA FAMILIA Convida a todos para as reuniões as segundas-feiras 20 h. Sala de inscrições de batismo. Família eixo da sociedade, recém-casados, 2ª união, viúvas e viúvos. FESTA JUNINA Nos dias 09 e 10/06. Vamos participar? As pastorais estão precisando de ajuda. CONFRARIA DO ROSÁRIO Missa e reunião dia 15/06, sexta feira às 8 h. CATEQUESE DE ADULTOS (Batismo, 1ª Eucaristia e Crisma) Inscrições abertas na secretaria ou segunda e terça a partir das 19 h com os coordenadores. CATEQUESE INFANTIL Inscrições abertas para catequese infantil (3 a 10 anos). ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO Toda sexta-feira a partir das 19 h. Organizada pelas pastorais. Todos são convidados. D.A.S.A – IRMANDADE Irmandade que trata dependência amorosa, obsessão romântica, vício sexual, anorexia e codependência. Os encontros acontecem toda quinta-feira às 19:30 h.
VOCÊ ACHA QUE SUA VIDA É INSUPORTÁVEL (Formação Canção Nova) ‘Fica sabendo, que o teu silencioso martírio de diz Jesus Misericordioso, leva muitas almas ao céu. todos os dias, na total submissão à Minha Mas, às vezes, o sofrimento ultrapassa as minhas forças, padre. Que devo fazer nestes momentos? Vontade, leva muitas almas ao Céu‘. Jesus responde: ‘Quando te parecer que o Estas palavras de Jesus nos convidam a viver o dia sofrimento ultrapassa as tuas forças, olha para as a dia de forma silenciosa, sem nos queixarmos, Minhas Chagas e te elevarás acima do desprezo e sem murmurarmos. Para muitas pessoas a vida do juízo dos homens. Quando os sofrimentos diária é quase insuportável. Todos os dias eu faço ultrapassarem as suas forças, quando te parecer a mesma coisa: levanto-me, tomo banho, tomo que não aguentas mais – diz Jesus – olha para as café, vou para o trabalho, almoço, volto do Minhas Chagas, e pensa no quanto eu padeci, eu trabalho, janto, vou dormir… Todos os dias a sofri por você, e você deixará de se preocupar com mesma coisa, a mesma rotina. A vida me é o desprezo e com aquilo que os homens pensam insuportável. de você. Retire os olhos das suas dificuldades, e De fato, a rotina diária leva muitas pessoas a fixa-os nas Minhas Chagas, no meu sofrimento e caírem no desânimo, na depressão, a desistirem encontrarás força para enfrentares todos os de viver, pois não descobrem um sentido para sofrimentos. A meditação sobre a Minha Paixão viver. Até mesmo muitos cristãos, que reservam te ajudará a te elevares acima de tudo’. (D. 1184) diariamente uma parte do seu dia para um Se você meditar sobre a Paixão de Jesus, e ver encontro pessoal com Jesus, para a oração quanto Jesus sofreu e, mesmo assim, não desistiu deixam-se vencer pelo cansaço e pelo desânimo. da vida, mas lutou por ela até o fim, até a última É neste momento que Jesus te dirige estas gota de sangue, derramando o mesmo por mim palavras, te convidando a assumir o silencioso e por você, verás que ela te ajudará a te elevar martírio de todos os dias, na total submissão à acima dos sofrimentos e você verá que os próprios Vontade de Deus. sofrimentos são meios que Deus encontrou para Deus não quer que você reclame, mas que você te levar ao crescimento. Não desista de viver, pois ame, que você assuma a sua cruz com amor. Isto, Jesus morreu para dar vida a você.