



COLUNISTAS

Estratégias Digitais
Marcelo Martinez pág. 14

Inteligência Emocional
Sandra Teschner pág. 20

ENTREVISTA ESPECIAL - pág. 08
![]()




COLUNISTAS

Estratégias Digitais
Marcelo Martinez pág. 14

Inteligência Emocional
Sandra Teschner pág. 20

ENTREVISTA ESPECIAL - pág. 08
Dos dados à IA: a visão da Agis para o futuro do ecossistema de canais
Entrevista especial com Marco Antonio Chiquie, presidente da Agis
ESTRATÉGIAS - pág. 42

PARTNER POINT
ENTREVISTA COM EXECUTIVOS DO MERCADO
O caminho promissor do mercado de processamento de dados com a ascensão da IA
Vendas
Prof. Luiz Marins pág. 48




AFTER HOURS pág. 50
Novidades e variedades
MERCADO pág. 32
As novidades das fabricantes
ACER, BEEPHISH, HUAWEI, KASPERSKY, LG, OMADA
TP-LINK E XEROX
DISTRIBUIÇÃO pág. 38
Estratégias e benefícios das distribuidoras
ADISTEC, INGRAM MICRO, TD SYNNEX E WDC NETWORKS
PROG. DE CANAIS pág. 40
Programas detalhados pelas fabricantes e distribuidoras
AMD, HUAWEI, TBG E VERTIV

























dar melhores condições a eles. A localização estratégica de Shenzen, que possui um dos complexos portuários mais importantes do mundo, também é um ativo a ser considerado, pois podemos economizar muito nos aspectos de armazenagem e poder exportar de acordo com as necessidades. No Brasil quando importamos, adiantamos todos os impostos como ICMS, IPI, PIS e Cofins, isso exige um capital de giro maior. Tendo essa filial podemos gerenciar melhor nosso capital de giro.
PS: Como ser assertivo na hora de escolher uma subsidiária em outro país?
VR: É essencial entender o ecossistema local, avaliar a relevância estratégica da região para o negócio e garantir que a operação traga ganhos reais em eficiência e competitividade. No nosso caso, a escolha por Shenzhen não veio só pelo volume de produtos fabricados na China, mas pelo fato da cidade ser um polo tecnológico e portuário, que vai facilitar o acesso a outros fornecedores, atendendo nossa necessidade de estar mais próximo dos parceiros industriais.
PS: Quais iniciativas a WDC Networks tem realizado para atender à demanda digital dos parceiros e de seus clientes?
VR: Estamos atentos aos setores de Data Centers, IA, Cibersegurança, Redes Privadas 5G e eficiência energética. Nossas iniciativas abrangem novas metodologias de abordagem dessas oportunidades, de como capacitar nossos canais com a mentalidade de ajudar o cliente do nosso cliente. Ou seja, acreditamos no
modelo de parcerias, aportando nosso portfólio como um todo. Temos uma equipe de Design Center para desenhar os melhores projetos e infraestrutura logística, como os novos centros de distribuição em Itajaí (SC) e em breve no Sudeste. Além disso, visamos ampliar nossa oferta de soluções para Data Centers, IA, Redes Privadas 5G, Cibersegurança e eficiência energética, áreas em ascensão bastante demandadas pelas integradoras e ISPs. Também seguimos fortalecendo nosso braço de serviços com a Infinite Consulting, para dar apoio às integradoras e ISPs que necessitam de serviços 24x7 sem ter que investir diretamente.
PS: Quais soluções e serviços são os mais rentáveis para os parceiros, integradoras e ISP’s, que você destacaria hoje do portfólio da WDC?
VR: A onda crescente de uso de IA está desencadeando uma necessidade de mais soluções para Data Centers. Existem muitos “CPDs” (centro de processamento de dados) privados que estão desatualizados na parte de eficiência energética, possibilitando grandes ganhos às integradoras para efetuar esse retrofit. Outra vertente é o incremento de segurança de dados em função de ataques cada vez mais em identidade de usuários, análise de vulnerabilidades e proteção contra-ataques gerados internamente, depois do Firewall. O uso de telas de LED para arquitetura corporativa, Retail Media e centros de controle de redes também é um mercado de crescimento e com boa rentabilidade.
Não podemos nos esquecer de
Vanderlei Rigatieri: Visamos ampliar nossa oferta de soluções para Data Centers, IA, Redes Privadas 5G, Cibersegurança e eficiência energética
mencionar que a Indústria 4.0 exige infraestrutura de comunicação entre máquinas mais robustas e as Redes Privadas 5G que podem ser implantadas pelos nossos canais, criando uma nova fonte de receita. Enfim, temos um repertório novo e fora do radar de muitos parceiros que são fontes de alta rentabilidade e ainda baixa concorrência.
PS: Por fim, comente sobre os próximos passos da WDC Networks para se estabelecer como referência no setor de distribuição de valor agregado, pronta para o futuro:
VR: Seguiremos investindo em inovação de portfólio, expansão de nossa capacidade de atendimento da forma mais simplificada e ágil possível, e no fortalecimento da nossa rede logística. Entendemos que os nossos canais de vendas muitas vezes têm um bom relacionamento com seus clientes, mas deixam dinheiro na mesa por não ter uma distribuidora parceira trabalhando em conjunto. A WDC acredita muito no modelo “colaborativo”, juntos podemos somar as forças e ganhar o cliente. Nossa mensagem é simples: tragam as oportunidades, sejam abertos a modelos diferentes de negócio para surpreender os clientes na ponta.







TD SYNNEX firma acordo com a AWS para acelerar a adoção da nuvem e da IA nas Américas
A TD SYNNEX anuncia uma nova parceria de colaboração estratégica (SCA) com a Amazon Web Services (AWS), que visa acelerar a adoção da IA, a migração e modernização para a nuvem na América do Norte, América Latina e Caribe.
Vale pontuar que com a alian-

Ingram Micro oferta soluções de ITAD para o descarte correto dos equipamentos eletrônicos
A Ingram Micro disponibiliza o programa de descarte de ativos de tecnologia da informação (ITAD), uma solução completa, segura, sustentável e estratégica de ativos de tecnologia. “Tanto o setor empresarial quanto a sociedade civil têm a responsabilidade de adotar práticas eficientes de manejo e reciclagem, com foco na recuperação de materiais”, revela Guilherme Barreiro, diretor de serviços da Ingram Micro.
Guilherme Barreiro: Tanto o setor empresarial quanto a sociedade civil devem adotar práticas eficientes de reciclagem
ça, os canais terão acesso a uma gama de serviços da AWS, através da TD SYNNEX. “O acordo reforça a credibilidade de nossa equipe e a confiança em nossa direção estratégica. Ele nos permitirá acelerar o desenvolvimento de negócios na região e fornecer tecnologia de ponta aos parceiros para que possam levar suas operações a um novo patamar“, detalha Otavio Lazarini, presidente da TD SYNNEX para América Latina e Caribe.
Otavio Lazarini: A aliança permitirá levar as operações dos parceiros da região a um novo patamar
Barreiro acrescenta que o gerenciamento responsável dos equipamentos obsoletos é uma prioridade coletiva. “Ao integrar as práticas do ITAD, ajudamos as empresas a cumprirem as regulamentações locais e internacionais sobre o destino correto dos ativos”, conclui o executivo.














