Saber mais - Recursos Hídricos e Ordenamento do Território

Page 1

... existem 18 LAGOAS da Região abrangidas por 5 PLANOS

DE ORDENAMENTO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DE LAGOAS (POBHL)? A água é um recurso fundamental para a existência da vida. No mundo atual a água assume uma elevada importância estratégica dada a progressiva escassez de água potável, tendo em conta as necessidades crescentes da sua utilização, e os Açores não são exceção. Cerca 97,2% da água do nosso planeta está presente nos oceanos e mares, sendo esta percentagem de água salgada, pelo que 2,8% são de água doce. Mas, apesar de o nosso planeta ser constituído por grandes porções de água, apenas 0,63% está disponível para o consumo humano, na forma de rios, lagos e águas subterrâneas.

O arquipélago dos Açores é altamente vulnerável às alterações climáticas, uma vez que o clima é a única fonte natural de adquirir água doce. Portanto, é fundamental que o Homem não condicione os métodos naturais de retorno da água à atmosfera, não desregule a forma como a água escoa em superfície ou se infiltra em profundidade para alimentar os aquíferos por forma a não prejudicar a sociedade, economia e ecossistemas. Na Região, o escoamento de fertilizantes e de matéria orgânica para as lagoas tem potenciado um conjunto de disfunções em termos de qualidade da água, genericamente designada por eutrofização, a qual limita o seu aproveitamento para diversos usos potenciais, coloca em causa a qualidade ambiental daqueles ecossistemas e condiciona a estratégia de desenvolvimento local. A eutrofização de massas de água de superfície é uma das principais preocupações relativamente à política de recursos hídricos nos Açores, sendo associado a um dos mais graves problemas de qualidade a nível mundial. A degradação da qualidade da água, para além de ter outras consequências, pode impossibilitar que esta seja utilizada para fins recreativos ou para abastecimento às populações. De modo a procurar minimizar esta problemática, o Governo Regional criou e implementa Planos de Ordenamento de Bacias Hidrográficas de Lagoas (POBHL), cujos principais objetivos são “o estabelecimento de regras que visem a harmonização e a compatibilização das diferentes atividades, usos, ocupação e transformação do solo nas respetivas áreas de intervenção, com a recuperação, manutenção e melhoria da qualidade da água das lagoas, numa perspetiva integrada de valorização e salvaguarda dos recursos e valores naturais, da biodiversidade, da paisagem e do interesse público.” Para conhecer mais sobre estes planos clique aqui. Ainda assim, não se esqueça que o desperdício de água causa grandes danos ambientais, mas também lhe aumenta a fatura da água! Tem bons motivos para economizar. Veja como pode contribuir para a redução de consumo de água aqui.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.