Page 1

JORNAL DA PARÓQUIA DE CASA FORTE - RECIFE-PE | ANO XVIII - Nº 01 | SET DE 2012 | WWW.PAROQUIADECASAFORTE.COM.BR

Cristo Hoje... “Desde a infância você conhece as Sagradas Escrituras; elas têm o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra.” (2Tm. 3,16-17).

Bíblia como fonte de fé O mês de setembro é dedicado à meditação sobre a Bíblia. Ela não é, apenas, um livro para consultas, mas, também a fonte inesgotável de ensinamentos para solução dos problemas da vida. Sua mensagem não foi destinada aos antigos, nem a um povo escolhido, mas a todos os homens de ontem, de hoje, e de amanhã, por todos os séculos. Por exemplo, em uma parábola, como a do Bom Samaritano, há uma mensagem que não tem limite. É a narrativa daquele homem caído na estrada vítima da ação criminosa de bandidos que o assaltaram, tiraram-lhe tudo, e ainda deixaram-no ferido quase morto. O samaritano não só teve compaixão, mas usou óleo para aliviar a dor de seus ferimentos e, depois de erguê-lo o levou para uma hospedaria com a finalidade de obter a sua total recuperação. Os que querem seguir os ensinamentos do Mestre procuram diariamente pelas estradas da vida, um homem caído e ferido para, também, prestar socorro e sentir-se realizado por tão grande atitude. Mas, não precisa ir tão longe. Sempre que alguém encontrar uma pessoa de cabeça baixa, no lar, na rua, no trabalho ou em qualquer

local, cheia de problemas, sem esperanças para enfrentar o futuro ou o dia de amanhã, terá, também, a oportunidade de expressar compaixão para com o seu irmão. Oferecendo sua ajuda, repartindo o sofrimento daquele ser humano, estará praticando o mesmo gesto daquele samaritano. S i m , s e m p re q u e a l g u é m despertar o amor próprio de seu irmão; o levantar para que de pé possa melhor olhar a natureza, as belezas que existem em torno de si; olhar o sol que, ao final da tarde, está no ocaso; afirmar e o convencer de que aquele sol não morre, ele estará, também, lembrando e o convencendo de que aquele mesmo sol surgirá amanhã, no horizonte, com um brilho mais forte, anunciando um novo dia que vem começando; um sol que vai iluminar um outro tempo, repleto de novas esperanças e felicidades para todos. Ademais, um novo caminho iluminado será mais seguro para o destino de todos. Neste instante, surgiu um novo s a m a r i t a n o. Po i s , o g e s t o representou a maior demonstração do respeito e do amor ao próximo, a obediência a um dos grandes ensinamentos do Pai!

Nesta edição... A Palavra do Pastor

Pe. Roberto Carlos

Pág. 02

Gente em Comunicação Aniversário de Pe. Edwaldo

Pág. 03

Jovem FOLHA

Oratório Festivo Dom Bosco Retiro do EAC

Pág. 04 Pág. 05

Notícias da paróquia

Pastoral da Saúde - Viver melhor

Escola de Fé e Vida - Mês da Bíblia

Pág. 06 Pág. 07

Espaço Aberto

Consciência em conflito Frei Aloísio Fragoso

Pág. 08


FOLHA FORTE

02

A PALAVRA DO PASTOR

O livro dos livros

Pe. Roberto Carlos

Abrindo a Bíblia, você está acessando a um dos livros mais lidos de toda história da humanidade. Antes de você, milhões de pessoas procuram nela um sentido para a sua vida e o encontraram. Ora, um livro procurado e lido por tanta gente deve possuir um segredo muito importante para a vida, pois em geral, nós, homens e mulheres, não somos tão bobos para continuar procurando uma coisa num lugar onde nada se encontra.A Bíblia é como um coco de casca dura, que esconde e protege uma água que mata a sede do romeiro cansado. Romeiro e peregrino somos todos nós! Cansados também, vamos continuar bebendo desta água que jorra para sempre. Sabemos, também, que a Bíblia não caiu pronta do céu. Ela surgiu da terra, da vida do povo de Deus. Surgiu como fruto da inspiração divina e do esforço humano. Surgiu sem rótulo. Só mais tarde, o próprio povo descobriu ali dentro, a expressão da vontade de Deus e a presença real da sua Palavra santa. Deus estava trabalhando e inspirando desde o começo, mas eles só descobriram no fim. A gente só conhece totalmente uma flor, depois que o botão se abre e as pétalas são visíveis à luz do sol. O botão da Bíblia abriu-se na ressurreição de Jesus. É bom que se saiba que a Bíblia não foi escrita de uma só vez. Levou aproximadamente mil

anos, iniciando pelo ano 1250 a.C. e o ponto final foi colocado cem anos depois do nascimento de Jesus.A Bíblia foi escrita em vários lugares.Algumas partes do Antigo Testamento foram escritas na Babilônia, Palestina e outra parte no Egito. O Novo Testamento tem partes que foram escritas na Palestina, Síria, Ásia Menor, Grécia e Itália. O Antigo testamento possui 46 livros. E com exceção do Livro da Sabedoria, que foi escrito em aramaico, os outros 45 livros foram escritos em hebraico. Já o Novo Testamento, que é composto de 27 livros, foi todo escrito em grego. Ninguém tem o direito de interpretar a Bíblia do jeito que lhe convém, contrário aos interesses da comunidade, pois a Bíblia não é propriedade privada de ninguém, nem dos sábios nem tão pouco dos doutores. Ela foi entregue aos cuidados do povo de Deus, para que este realize a sua missão libertadora, e revele aos olhos de todos a presença de Javé, o Deus vivo e verdadeiro.A Bíblia deve ser interpretada de acordo com o sentido que lhe dá a comunidade, a Igreja.

EDITORIAL

A história de um Jornal Tudo começou nos idos de 1995. Alguns casais, cheios de coragem, altivez e determinação, se dispuseram a iniciar a publicação de um Jornal de Paróquia. O incentivo, o apoio e a confiança não faltaram, e, assim, surgiu a primeira edição do Jornal FOLHA FORTE. Contudo, restava algo – a certeza do êxito da grande iniciativa! Um grande poeta paraibano afirmou:”Recordar não é viver, porque viver de lembranças é morrer de saudades”. É uma profunda mensagem, mas, nesta data, vale muito olhar o passado, p o rq u e a f o r ç a e a e n e r g i a q u e impulsionam o trabalho da atual Equipe da Comunicação são alimentadas pelo amor manifestado pelos pioneiros que iniciaram este Jornal. Agora, surge uma nova etapa, mais um ano da corrida que teve início, mas

Anuncie Aqui

Joaquim

Veronildo

 3268.8999  9963.7461

que não terá fim. O apoio inicial do Padre Edwaldo ainda é o mesmo; o desejo de prosseguir não falta; a confiança daquelas que utilizam o Jornal FOLHA FORTE para seus anúncios continua. Alguns integrantes da Equipe i n i c i a l p re c i s a r a m s a i r, o u t ro s prosseguiram, assim como poderá haver novas substituições. Nesta época de Olimpíadas, vale lembrar as palavras daquele soldado grego que, após a grande Batalha de Maratona, não mediu esforços para retornar e anunciar o resultado aos irmãos. Assim, após correr os 42 quilômetros, cansado, extenuado, esgotado pelo grande esforço entrou na Cidade e, antes de cair morto, reuniu as últimas e derradeiras forças para gritar: “VENCEMOS, VENCEMOS”.

CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

EXPEDIENTE A publicação mensal de distribuição gratuita e de responsabilidade da Pastoral da Comunicação, da Paróquia da Casa Forte Praça da Casa Forte, 388 Casa Forte, Recife - PE. CEP: 52061-420 Fone: (81) 3268-0647 Jornalista responsável Zodja Costa - 2043 DRT/PE Colaboradores Carmen Galvez, Fátima, Irma, Joaquim Alves, Marcinho, Rosário, Stela, Tereza e Veronildo Diagramação Veronildo Projeto Gráfico Carmen Galvez Impressão MXM Gráfica e Editora Ltda Tiragem desta edição: 1.500 exemplares Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

MXM GRÁFICA


03 FOLHA FORTE Aniversário do Pároco

No dia 8 de setembro a paróquia de Casa Forte comemorou mais um aniversário do seu pároco. Cheio de vitalidade e apresentando bom estado físico, Pe. José Edwaldo comemorou seus 81 anos como ele gosta, junto aos seus parentes e amigos. Como todos os anos, faz questão de comemorar nesta data que também se comemora a natividade de Nossa Senhora.

Ao chegar foi saudado por todos

A celebração foi presidida por pe. Edwaldo e concelebrada com os padres Célio, Felipe Mallet e Roberto Carlos

Muitos paroquianos estiveram no Salão Paroquial

Com muita alegria o aniversariante foi cumprimentado por seus amigos e familiares, com direito a bolo e velinhas


,

Jovem

SUPLEMENTO DO JORNAL FOLHA FORTE | ANO XVIII - Nº 01| SET DE 2012

Encontreiros participam de Adoração Aproxima-se o XXVI Encontro de Jovens com Cristo da Paróquia de Casa Forte, e com isso o Grupo Jovem Cristo Forte promoveu um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento para todos os jovens e casais que vão trabalhar neste EJC. A Adoração aconteceu no dia 05/09 na Igreja Matriz, e contou com a presença de Hamilton Apolônio, fundador da Comunidade Boa Nova. Após uma profunda explicação sobre "Eucaristia" os jovens puderam ter um encontro íntimo com Jesus Sacramentado.

Equipes saem em Retiro de preparação para o EJC Retiro é um momento onde busca-se no silêncio um contato com Deus; e foi isso que muitos Encontreiros do EJC fizeram nos dias 01 e 02 de setembro. Muitas equipes aproveitaram este final de semana para vivenciarem um Retiro de preparação para o Encontro de Jovens com Cristo. As equipes aproveitaram para, além dos momentos espirituais, colocar em dia algumas atividades práticas e também aumentar o entrosamento entre os integrantes.

Oratório Festivo’ A Paróquia de Casa Forte terá seu Primeiro Oratório Festivo. No dia 29 de Agosto de 2012, a comunidade Lemos Torres será a sede do Primeiro Oratório, que receberá o nome de: Oratório Festivo Dom Bosco. Dom Bosco (1815-1888) foi um sacerdote da Igreja Católica que viveu em Turim (Itália), em pleno século XIX, um período em que a Itália estava passando por profundas crises sociais, porque nesse período ocorrem à revolução industrial em Turim, e muitos jovens e adolescentes vinham do interior com uma perspectiva de trabalho na capital, mas quando chegavam ficavam à mercê de toda sorte.

Apesar de vivermos em outros tempos, a criação de Dom Bosco, o Oratório Festivo, pensa na ocupação positiva do tempo livre das crianças e adolescentes. Esta é a inspiração: o tempo livre, o lazer, o esporte, a brincadeira, etc. Segundo Pe. Roberto Carlos, o Oratório Festivo é uma proposta que visa à promoção humana e cristã de crianças e adolescentes, que aproveita o tempo livre, através de atividades recreativas e lúdicas; sendo um espaço com clima de descontração e amizade. Com atividades que cultivam valores positivos como a amizade, cordialidade, honestidade e religiosidade, fortalecendo vínculos e hábitos saudáveis. “Em Verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus. E quem acolher em meu nome uma criança como esta estará acolhendo a mim mesmo”. (Mt. 18: 35) Ora! Então haverá maneira melhor de encontrar o Cristo, se não no sorriso sincero e pleno de felicidade, que se estampa no rosto de uma criança, de um jovem que passa a ter uma convivência salutar, onde possa ser bem acolhido, valorizado e amado (Santos, 2011). A educação da juventude caminhará lado a lado dos projetos de civilizar os jovens no cristianismo, tornando-os bons cristãos e honestos cidadãos. Cidadania e catolicismo podem convergir para lados da mesma moeda.

Folha Jovem é um suplemento do Jornal Folha Forte de responsabilidade dos Encontros de Jovens (Gabriel Mesquita -Bié - 9666-0044 Assessor EJC) e Adolescentes (Rachel Pontes 9743-5983 - Supervisora EAC) - Diagramação:Veronildo Oliveira.


EJC e EAC

Retiro do EAC

Gesto concreto Muitas vezes há dificuldades de fazer o bem, pelo simples fato de não saber como. Entretanto, através de ideias simples é que se faz o bem.Amanda Maria, filha do casal Mendes e Lizete, que fizeram o último ECC e que são do Círculo Esperança Azul, teve uma forma diferente de comemorar seu aniversário de 20 anos. Não fez uma big festa em uma casa de festa da moda, mas ofereceu um almoço e substituiu o presente dos convidados, seus colegas de faculdade, do CEFET e do Ginásio Pernambucano, por latas e pacotes de leite em pó. Tudo que foi conseguido foi doado à Creche Beneficente Menino Jesus, que cuida de 180 (cento e oitenta) crianças das áreas carentes do Bairro, na faixa etária de 45 dias a 06 anos, de segunda a sexta-feira, das 07 às 17h.

No último fim de semana de agosto, os adolescentes da Paróquia de Casa Forte tiveram a oportunidade de viver um momento especial, o Retiro EAC. Com o tema “Sou Reflexo do Seu Amor”, o evento aconteceu na Colônia Salesiana, em Jaboatão dos Guararapes.

O Retiro EAC reuniu cerca de 30 adolescentes e teve como objetivo reforçar a integração, amizade e, principalmente, espiritualidade, em aprofundamentos religiosos e fé cristã. Com direito a reflexões, momento Mariano, confissão e outros momentos preparados especialmente para os adolescentes, todos voltaram renovados com a experiência. Evidentemente que seus pais aprovaram a ideia e no dia 12 de setembro Amanda, juntamente com toda a família, esteve na Creche e fez a entrega dos seus presentes, oportunidade que aproveitou para conhecer as instalações e, principalmente, as crianças, razão maior do seu gesto. Parabéns, Amanda, que seu gesto se multiplique, pois fazer o bem, além de ser bom para quem recebe é muito gratificante para quem o faz.

H o s p i t a l

d e

“Apesar de estar no meio das provas, eu optei por ir ao Retiro e não me arrependi. Foi um fim de semana maravilhoso, que eu recomendo”, falou a adolescente Joana Cavalcanti em depoimento. Para os que não puderam ir, ano que vem, tem mais. E, para os que foram, a Supervisão EAC espera por vocês mais uma vez.

O l h o s

SANTA L U ZIA

Você vê a diferença

Estra do Encanamento, 909/873 Casa Forte-Recife-PE Central de Marcações: (81) 2121-9191 www.hospitalsataluzia.com.br

Rua Jeronimo de Albuquerque nº279 Casa Forte - Recife - PE Fone: (81)3268-5114


FOLHA FORTE

06

Notícias da Paróquia NOTÍCIAS DA PARÓQUIA

Pastoral da Saúde

21ª Reunião do Setor Centro Residencial

Dicas para viver melhor 1.Aprender a planejar A tensão constante é extremamente prejudicial à saúde. "Ela afeta o funcionamento do sistema nervoso, hormonal e imunológico", alerta o psicólogo Armando Ribeiro das Neves Neto, professor da USP. Uma boa maneira de controlar essas reações é não deixar todos os compromissos para a última hora. "Acostume-se a anotar suas pendências em uma lista", diz o especialista em produtividade pessoal Christian Barbosa.

Foi realizada no dia 22 de agosto, no Salão Paroquial da Paróquia Bom Jesus do Arraial, em Casa Amarela, a 21ª Reunião do Setor. Padre Josiven, vice-coordenador do Setor Centro Residencial, abriu os trabalhos com uma oração inicial. Em seguida, passou a palavra para frei Joaquim, vigário Episcopal do Vicariato Recife Norte 1, pois teve que se ausentar por motivo superior. Frei Joaquim solicitou a Veronildo que apresentasse um resumo da visita pastoral realizada à paróquia Sagrado Coração de Jesus – Casa Forte, no período de 27 a 30 de julho.

2. Aproveitar o contato com a natureza Sinta o cheiro da grama molhada, escute os pássaros, sente-se na sombra de uma árvore... Pratique essa terapia sempre que possível, já que ela é altamente relaxante. "A vegetação transfere umidade ao ar e, portanto, o ambiente fica ionizado negativamente . Isso provoca uma reação química no organismo, gerando uma sensação de muita calma", explica a a rq u i t e t a P é ro l a Felipetti Brocanelli, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A psicóloga Solange Martins Ferreira, do Hospital Santa Catarina, garante que as atividades ao ar livre também contribuem para recuperação de pacientes: "Quando observam a natureza, eles tiram a atenção da doença"

Após a apresentação, frei Joaquim teceu comentário sobre o objetivo de uma visita pastoral. Dando continuidade, frei Joaquim convidou Glaucia Guedes para apresentar o resumo da visita pastoral realizada à paróquia Bom Jesus do Arraial. Ao final, ficou decidido que a próxima reunião será no próximo dia 26 de setembro, na Paróquia das Graças.

3. Trocar o café pelo chá-verde Ainda que você precise do café para acordar, faça a substituição. Afinal, o chá verde também contém cafeína, que funciona como estimulante. O bom é que ele oferece outros extras. "Diversos estudos mostram 2.1.23-Comunicação e Divulgação que a bebida atua na prevenção e no tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson", afirma a nutricionista Andréia Naves.

APROFUNDAMENTO

COMPANHIA DOS BICHOS

EDMAR VICTOR (Laboratório de Análises Clínicas)

PEDAGÓGICO

ESCOLA NOVO TEMPO Daniela Teobaldo e

Rachel Vieira 8648-1840 / 8616-6252


07 FOLHA FORTE

Notícias da Paróquia

Novos bancos da matriz

Escola da Fé e Vida São Paulo Apóstolo

4º Bazar da Fraternidade Foi realizado no dia 25 de agosto próximo passado, das 8h30 às 15h o 4º Bazar Beneficente. O evento ocorreu na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Jardim São Paulo, que tem como pároco o padre Rinaldo Pereira dos Santos.

A escola da Fé e Vida São Paulo Apóstolo iniciou no último dia 11 de setembro a programação do mês da Bíblia. O tema escolhido está em sintonia com o Ano Litúrgico e está sendo enfocado na perspectiva do discipulado e da missionariedade. Considera, também, os cinco aspectos fundamentais no processo de formação do discípulo/a missionário/a, conforme o Projeto Nacional de Evangelização: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o discipulado, a comunhão fraterna ou a vivência em comunidade e a missão propriamente dita.

Foram vendidos diversos itens com preços bem abaixo do mercado, entre: celulares, GPS, vídeo games, perfumes, brinquedos, roupas e muito mais.

Vila Vintém No período de 04 a 12 de outubro, realizou-se na Comunidade de Vila Vintém, a festa de sua Padroeira N.S. Aparecida. Como ocorre todos os anos, os paroquianos prepararam a festa com muito cuidado, desde o Novenário, até o dia do encerramento, quando se realizou a procissão e a missa solene.

As aulas são as terças-feiras, no horário das 19h30 às 21h, no Salão Paroquial, ministradas pelo Prof. Aerton Carvalho

Bananal A

Anuncie Aqui

Joaquim

Veronildo

 

3268.8999 9963.7461

Anuncie Aqui

Joaquim

Veronildo

 

3268.8999 9963.7461

Anuncie Aqui

Joaquim

Veronildo

 

3268.8999 9963.7461


FOLHA FORTE

08

ESPAÇO ABERTO

Consciência em conflito Estamos às portas de novas eleições, cercados de reclamos políticos por todos os lados. A expectativa dos eleitores é a mesma de outras campanhas e de sempre: construir uma nação igualitária, justa para todos, limpa de mazelas e confiável na procura do bem comum. Todos os candidatos prometem com discursos iguais corresponder a esta expectativa. Estarão iludidos os eleitores? Ainda que assim fosse, não temos o direito de fugir aos deveres da cidadania. A História comprova que, neste campo, a indiferença ou a omissão acabam se constituindo em uma nova categoria política: a dos acomodados ou desesperançados. O que daí resulta é só benefícios para as velhas raposas, prontas a se perpetuar no poder e continuar tranquilamente mamando nas tetas da nação. Coincidentemente acontece o julgamento dos réus do chamado mensalão. A grande midia trata de transformá-lo numa espécie de "maior espetáculo da terra", onde temos de assistir ao juízo final sobre a consciência coletiva do país. Nossos sentimentos cívicos e morais se confundem e se conflitam. Por um lado, alegramo-nos ao reconhecer que a passagem dos anos não arquivou a ação da Justiça. Por outro lado, perguntamo-nos: por que o palco do Supremo Tribunal Federal foi armado precisamente no tempo e na duração desta nova campanha política? Por que um só dos mensalões sobe ao banco dos réus, enquanto outros, com

protagonistas dos demais partidos políticos, esperam um momento menos inoportuno, que não se sabe quando virá, se virá? Seria preciso um enorme déficit de lucidez mental para acreditar que isso acontece por mera coincidência. Qualquer que seja o resultado deste processo, ele estará sob suspeita: nunca saberemos se a sentença final foi ditada pelo respeito ao Direito e a

Justiça ou também contaminada por indisfarçáveis pressões eleitoreiras. Que pensar de tudo isso à luz da fé cristã? Vale a pena ficar repetindo velhos chavões, como por ex. o exercício da política partidária é inevitavelmente corruptor e dele ninguém escapa de mãos limpas? Esta generalização traz consigo a absolvição antecipada de todos os corruptos, transforma o delito em uma norma universal, um princípio

Frei Aloísio Fragoso gerado da natureza humana, além disso legitima o pecado de uns pela inevitabilidade do pecado dos outros. De tanto ouvir falar dos mesmos delitos e sentir a impotência de corrigi-los, a consciência comum passa a absorver a idéia de que a prática da corrupção deve entrar na lista das perdoáveis fraquezas humanas, daí c o r r o m p e r- s e é n a t u r a l , n ã o corromper-se é sobrenatural, virtude reservada aos santos. Desta forma selamos o vício como regra e a virtude como exceção. Uma inversão de toda moralidade. Quando se perde a consciência do pecado, a ponto de legitimá-lo, é sinal de que, moralmente, chegamos ao fundo do poço. Salve-se quem puder, i.e.. quem for mais esperto. A moral cristã considera a corrupção p e c a d o g r av e , m e r e c e d o r d e condenação.A mão que vai depositar o voto é a mesma que faz o "pelo sinal da santa cruz livrai-nos Deus Nosso Senhor dos nossos inimigos". Os que se corrompem com o dinheiro público são inimigos do povo. O inferno para eles aqui na terra é o ostracismo político. O voto é nossa arma. No entanto, o nosso voto não pode ser orientado pelas incertas sentenças dos senhores juízes do STF e sim pela nossa consciência cívico-cristã, escolhendo aquele Projeto Político que comprovadamente prioriza as classes mais deserdadas e menos favorecidas. Frei Aloísio Fragoso é frade da Ordem dos Franciscanos Menor

Atividades Paroquiais Missas Matriz: Sábados:

19h Terça a Sexta 16h (com as crianças) 19h30 (com as famílias)

Domingos: 08h (paroquial) 17h (com os jovens) 19h30 (com as famílias) Cap. N. Sra. Graças (Col. Virgem Poderosa) Quartas, sextas e sábados às 17h e Domingo às 11h

Terças-feiras às 19h - Hora da Graça Hospital Infantil 3ª e 5ª às 17h Capela da Sagrada Família 3ª a 6ª às 17h30

Em nossas Comunidades: Poço da Panela: Domingo às 19h30 Lemos Torres: 1ª Quarta às 19h30 Inaldo Martins 2ª Quarta às 19h

Ponte do Vintém 3ª Quarta às 19h30 Sant’Ana Aos domingos, às 8h30, Celebração Eucarística

Batizados

Aos segundos e quartos domingos de cada mês, às 10:00h, sendo imprescindível a participação dos pais e padrinhos em palestra de preparação que ocorrerá sempre no mês anterior do batismo, conforme data preestabelecida pela pastoral. Secretaria e-mail: paroquiadecasaforte@hotmail.com 2ª a 6ª das 07h às 12h30 e das 14h às 18h - Site: www.paroquiadecasaforte.com.br Sábados: das 8 às 12h Telefone: 3268-0647

Folga do Vigário Às segundas-feiras

PLAZA SHOPPING

Folha Forte setembro  

Informativo da Paróquia de Casa Forte

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you