1 minute read

Trabalho transmídia

Trabalho transmídia

A narrativa, ou criação de personagens para a performance nasce em 2009, quando surgiu a vontade tanto em mim quanto em Thaís de Almeida Prado, de criar um arquétipo de super heroína.

Advertisement

Thais começou a criar uma graphic novel de super-heroínas criando suas personagens a partir de pessoas reais, convidando amigos criarem suas próprias personagens baseada em seus próprios desejos e distorções, mesclando suas vidas com idéias fantásticas.

Pouco a pouco, fomos trabalhando no que seria ser uma super heroína e qual seria o mote para essa história se desenrolar e, a partir dos desejos e linguagens de cada um que entrava para o projeto, foram nascendo desmembramentos: roteiro, rascunho para uma graphic novel, planejamento de um aplicativo de jogo, ensaio fotográfico, gravação de pílula para web série. Minha vontade se materializou ao encontrar Jaime e criar uma lutaperformance, La Grand Pelea. O trabalho foi ganhando um corpo orgânico que extrapola uma só mídia, onde cada participante, que é também uma personagem, desenvolve uma parte deste organismo criando, a partir de sua própria linguagem criativa, um desmembramento para o projeto.

Sob direção de Thaís, que atua como uma gerenciadora da trama para que esses desmembramentos não se percam da trama central, a cada vez que um trabalho se concretiza, a própria trama ganha mais força e se modifica. É um trabalho coletivo e colaborativo em processo e em constante transformação, como um organismo.

O primeiro passo foi a criação da gênese das personagens, onde é contada a história da trama que dá origem as outras histórias. Neste primeiro momento unem-se a Thais e a mim Nathalia Lorda, Marília de Almeida Prado e Pedro Falcão.

A segunda ação foi iniciar um rascunho imagético