2 minute read

HÍBRIDA: PROTOTIPAGEM EXPERIMENTAL DE

“Berlindas: por uma estética do risco com acoplamentos para corpos potentes”

está disponível online, formato PDF em <http://www.discombobulate.me/PDF/berlindas.pdf>

Advertisement

sob a licensa internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0.

Alterar a arquitetura do corpo resulta em ajustar e estender sua consciência do mundo.

STERLAC: 1997, p.55

Esse trabalho é dedicado a todos que compartilham ações de empoderamento social.

A todos que hibridizam processos.

E aos que ousam dar um passo para além das berlindas.

AGRADECIMENTOS

Esse trabalho foi desenvolvido pela soma de tantos afetos, que poderia ser preenchido apenas por agradecimentos. Agradeço como todo meu amor a Mateus Knelsen, companheiro de todas as trilhas da vida. Sem seu apoio constante esse trabalho não teria se completado. Agradeço ao acalento de minha família: Maria Angélica, Cybelle e Samantha, sempre muito presentes. Este trabalho não teria começado sem a propulsão de Gabriel Menotti que ousou, antes de mim, unir minhas duas paixões: o salto de paraquedas com arte. Tão pouco teria sido possível sem que Ruy Fernandes me introduzisse ao salto de base, sendo meu mentor também em todos os devaneios consequentes da prática. Agradeço a Ramy Arany, minha mãe espiritual, quem me ensina um caminho de consciência e amor que me ajudam a dar conta da vida, com foco e leveza.

Agradeço as orientações de Christine Mello, Silvia Laurentiz, Lúcio Agra, Malu Fragoso e Guto Nóbrega, que fizeram notas muito importantes no decorrer do desenvolvimento deste mestrado.

Agradeço a todos os professores de outras áreas que me aceitaram em suas classes e me ajudaram pacientemente a compreender esses outros mundos: Christina Joselevitch, Mirella Gualtieri, Márcio Lobo Neto e Balázs Vince Nagy. Agradeço aos grupos de pesquisa com quem crio conexões potentes a todo momento, e que me mostram novas possibilidades de mundo: MedHackers, Synbio Brasil, Realidades e GIIP.

Agradeço a todos os meus amigos, que me complementam na vida, e aos amigos de berlindas, que dividem comigo os momentos mais intensos. Agradeço a Raquel Parrine, revisora deste projeto, que de forma divertida e carinhosa me fez ter mais paciência com a arte da escrita, transformando este em um texto compreensível. Agradeço a meu amigo Jaime Lobato, com quem a parceria me faz repensar positivamente a arte e com quem criei o Projeto Híbrida. Em especial, agradeço a todos os participantes do Projeto Híbrida, que compartilharam suas possibilidades, presença e afeto e plantaram comigo uma sementinha por um mundo melhor. São muitos para serem citados, mas a cada um, envio meu sincero e profundo agradecimento.